PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Laís já consegue falar pequenas palavras, revela técnico

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

O técnico de Lais Souza, o canadense Ryan Snow, afirmou nesta terça-feira, já em Sochi, que a ex-ginasta consegue pronunciar algumas palavras. Em entrevista ao SporTV, ele revelou que a pupila está melhor. "Lais está muito forte, alegre e animada. Consegue falar pequenas palavras como 'claro', 'força', desejando força para a amiga", disse Ryan, em entrevista ao SporTV.

PUBLICIDADE

Josi Santos também falou sobre a amiga no desembarque em Sochi, segunda-feira à noite, e disse que irá competir no esqui aerials para representar a amiga. "Estou vindo para cá em homenagem a ela, por tudo que a gente fez nesses sete meses treinando junto com o Ryan. Foi muito árduo. A gente está muito juntas", comentou a atleta, também falando ao SporTV.

Leia mais: Lais esquiava em pista para especialistas, diz TV

Em entrevista a jornalistas brasileiros que estão presentes em Sochi, Josi afirmou nesta terça-feira que conversou com Lais no sábado e ouviu dela: "Pretinha, vai, é um sonho seu". Mas a informação perde um pouco de credibilidade depois que a mesma Josi comemorou que a colega mexia o braço, quando na verdade ela havia ganhado movimentos nos ombros. Ryan Snow, porém, confirmou que as duas se comunicaram.

De qualquer forma, só o fato de Lais falar já é uma evolução no seu quadro clínico. Domingo, no Fantástico (TV Globo), o médico Antonio Marttos Jr revelou ter esperanças de que a ex-ginasta volte a respirar sem ajuda de aparelhos. "Lais tem muita chance de voltar a respirar sem aparelho, possivelmente em breve. Mas não podemos dizer de zero a cem qual a chance", afirmou ele.

Publicidade

Relembre: Comunicando-se só com olhos, Lais pode respirar por aparelhos para sempre

Segundo reportagem no Jornal Nacional de sábado, foi colocado um tubo mais fino na traqueia de Lais, o que permite ao ar passar mais facilmente pelas cordas vocais. E é isso que faz com que as palavras que ela tenta pronunciar sejam ouvidas. "A pressão arterial está melhor, a parte respiratória, frequência cardíaca, tudo está voltando a um padrão melhor sem tanta ajuda externa", disse Marttos na ocasião.

Curta o Olimpílulas no Facebook e siga no Twitter.

Vale lembrar que o COB parou de emitir comunicados oficiais sobre o estado de saúde de Lais. E o médico do comitê não concede entrevistas por telefone ou e-mail. Assim, só os veículos de comunicação que estão em Utah (leia-se a Globo) conseguem informações sobre o estado de saúde da atleta. Uma semana depois do acidente, Lais segue sem movimentos nas pernas e nos braços.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.