Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Cinco meses após Olimpíada de Inverno, Josi ganha medalha no Brasileiro de Ginástica

Josi é um raro caso de atleta que consegue competir em alto nível em duas modalidades distintas.

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:
 Foto: Estadão

Josi Santos já fez história, este ano, ao ser a primeira brasileira a participar de uma prova de esqui aéreo em uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno. No domingo passado, em Aracaju (SE), conseguiu um feito tão raro quanto. Afinal, menos de seis meses depois de participar da Olimpíada de Sochi, ela foi medalhista no Campeonato Brasileiro de uma modalidade completamente diferente: a ginástica artística.

PUBLICIDADE

Aos 30 anos, Josi é uma veterana da ginástica, mas nunca teve grandes resultados, uma vez que é contemporânea de Daiane dos Santos e Daniele Hypolito, sempre muito superiores a ela. Depois, ganhou a concorrência de nomes como Lais Souza e Jade Barbosa.

Lais era sua companheira de treinos no Pinheiros quando as duas foram convidadas para a seletiva do esqui aéreo. Tinham o perfil desejado: ex-ginastas em idade competitiva. A CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) queria uma atleta, mas acabou ficando com as duas. Tudo que aconteceu com Lais o leitor já sabe. Josi herdou a vaga, foi a Sochi e terminou na última colocação.

Josi, porém, continuou treinando no Pinheiros, sem compromissos com resultados. No Brasileiro, disputado em Aracaju, aproveitou-se do baixíssimo nível técnico. Só 12 atletas se inscreveram no adulto, sendo ela a única do tradicional Pinheiros. Competiu só no salto e avançou à final em quinto.

No domingo, aproveitou-se que Julie Kim (Flamengo) errou no primeiro dos dois saltos e que Mariana Oliveira (Cegin) não competiu. Com média 13.725, acabou com o bronze, atrás de Jade e Daniele.

Publicidade

Jade, aliás, foi muito bem no salto, com 14.850, resultado que a coloca como forte candidata a medalha no Mundial. Mas ela sentiu o tornozelo na queda do último salto, saiu chorando, e não voltou para a competição, liberando o caminho para Daniele vencer no solo e na trave. Ao que tudo indica, Jade não teve nada grave.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.