Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Ciclismo sugere judô na Olimpíada de Inverno e leva troco: 'Humor inglês"

Não é segredo para ninguém que o ciclismo passa por uma crise sem precedentes depois do escândalo de doping de Lance Armstrong. O presidente Brian Cookson trabalha para limpar o nome da modalidade, mas parece perdidinho perdidinho. Na semana passada, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, sugeriu que ciclismo de pista, judô e badminton, entre outras modalidades disputadas em locais fechados, saíssem da Olimpíada de Verão e fosse para a de Inverno. Sério!

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

"Se você tem um um problema com os Jogos de Verão onde a coisa toda é percebida como excessiva - com muitas facilidades, muitos esportes, muitos competidores -, por que não mover alguns esportes que tradicionalmente acontecem no inverno no Hemisfério Norte em ginásios indoor? Então por que não olhar para os esportes de combate, como o judô, ou os indoor, como o badminton? Você pode até falar de colocar o ciclismo de pista na Olimpíada de Inverno"

PUBLICIDADE

A viagem continua: "Se nós movermos o ciclismo de pista para a Olimpíada de Inverno, isso vai nos permitir ter maior número de medalhas, o que seria ótimo. Então vamos falar dessas coisas e ver o que os stakeholders (pessoas com poder de influência), as federações nacionais, os times os competidores vão falar sobre essa opção".

A entrevista foi publicada no último dia 25 de março (nenhuma piada com tranqueira, por favor). A resposta veio nesta quarta, por meio do presidente da IJF (Federação Internacional de Judô).

"Eu sempre admirei o humor britânico e posso dizer agora que, certamente, o presidente da UCI não está com falta de humor. De qualquer caso, como presidente de uma federação internacional, eu desejo ao Mt. Cookson boa sorte e estou sempre disponível a ajudá-lo a entender melhor os movimento olímpico e a evitar declarações à imprensa quando não temos nada a comunicar", escreveu Marius L. Vizer, que não apenas dirige a IJF como a SportAccord, uma espécie de associação das federações esportivas (olímpicas e não olímpicas).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.