Na Trilha dos Isolados – Parte I
Desde o dia 01 de dezembro de 2009, o fotojornalista JF Diorio e o repórter Roberto Almeida, acompanham a expedição na Frente Etnoambiental Vale Javari, na região oeste do Amazonas. A expedição organizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), deverá percorrer mais de mil quilômetros pelos rios Solimões, Jutaí e Boia. O objetivo é investigar vestígios de índios isolados, nunca contatados, que supostamente vivem na região. A ideia da viagem surgiu após um sobrevoo pela região, que constatou surgimento de uma grande clareira próxima ao rio Boia, nas entranhas da Terra Indígena Vale do Javari. Olhar Sobre o Mundo traz a primeira parte da viagem, que deve durar ainda mais um mês. Leia as matérias no especial: Na trilha dos isolados

Guisado de macaco, preparado na selva, próximo ao Rio Boia. Foto: JF DIORIO/AE

Vilarejo indígena na localidade de Tabatinga – AM, ponto de partida da expedição. 29/11/2009. Foto: JF DIORIO/AE

População ribeirinha navega pelas águas do Rio Solimões. AM, 29/11/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Barco Kukahã sai do porto de Tabatinga e dá início à expedição da Funai ao Vale do Rio Javari. AM, 29/11/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Rieli Franciscato, chefe da expedição da FUNAI ao Vale do Rio Javari, prepara um cozido com peixe. AM, 02/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Chegada da equipe ao Posto Indígena de Vigilância e Proteção, junto ao Rio Jandiatuba. AM, 04/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Chuva intensa durante o percurso da base de Jandiatuba para o barco Kukahã. AM, 05/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Detalhe das redes, dentro do dormitório, no barco Kukahã. AM, 05/12/2010. Foto: JF DIORIO/AE

Boto passeia pelas águas do Rio Solimões. AM, 06/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Seu Fernando, volta para sua casa, após fazer troca de alimentos que cultiva em sua roça, por combustível, com a tripulação do barco Kukahã. AM, 06/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Pássaros voam nas imediações do Rio Jutaí. AM, 08/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Entardecer no Rio Jutaí. AM, 08/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Facões que serão utilizados pela expedição na mata, são afiados. AM,09/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Índios fazem a manutenção das armas de caça, que serão utilizadas durante a expedição. AM, 09/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Habitação típica da região, na margem do Rio Jutaí. AM, 09/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Rieli Franciscato dá orientações sobre nó de marinheiro aos índios integrantes da jornada. AM,09/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Grupo posa para foto oficial da expedição, que inicia incurssão pela floresta. AM, 11/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Para entrar em algumas áreas é necessário o corte de troncos que bloqueiam a passagem, nos igarapé. AM, 13/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Vista do acampamento com as redes armadas em área de floresta. AM, 14/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Txami Matis, integrante da expedição, prepara macaco que caçou no Vale do Rio Javari. AM, 15/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Rieli Franciscato, chefe da expedição ao Vale do Rio Javari, confere as coordenadas no GPS. AM, 16/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Equipe descansa ao chegar a uma clareira onde poderia haver vestígios de índios isolados, mas nada foi encontrado. AM, 17/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Integrante da expedição atravessa igarapé em uma ponte improvisada. AM, 18/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Área alagada é desafio constante para a equipe, na região próximo ao Rio Boia. AM, 18/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Barcos de alumínio são usados para percorrer os igarapés. AM, 18/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Garimpo ilegal é localizado na margem do Rio Boia. AM, 18/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Garimpeiro cobre o rosto para evitar identificação. AM, 20/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Wilson Kanamari faz reconhecimento da área em canoa. AM, 21/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Voadeira passa por uma árvore caída no igarapé. AM, 23/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Detalhe de uma flor típica da floresta amazônica. AM, 24/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Galho quebrado que pode indicar um caminho indígena na selva. AM, 25/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Cozinha do acampamento da expedição na região do Rio Boia. AM, 26/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Árvore caída dificulta acesso da equipe em igarapé, junto ao Rio Boia. AM, 27/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Cobra foi morta após atacar um dos membros da equipe, que felizmente, não sofreu maiores consequências. AM, 27/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Grilo encontrado durante caminhada na segunda etapa da expedição, pela região do Rio Boia. AM, 28/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Rieli Francsicato bate na raiz de uma árvore que produz um som, que ecoa por toda a floresta. AM, 29/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Mutum abatido e já depenado, preso nas costas de Bini Matis. AM, 31/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Bini Matis fotografa Anderson e Jeremias durante caminhada, na segunda etapa da expedição, na região do Rio Boia. AM, 30/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Anderson lava as botas no igarapé, na região do Rio Boia. AM,03/03/2010. Foto: JF DIORIO/AE

Wilson Kanamari mostra um jabuti abatido. AM, 03/01/2010. Foto: JF DIORIO/AE

Equipe atravessa igarapé por uma pinguela durante caminhada. AM, 04/01/2010. Foto: DIORIO/AE

Crânio de macaco encontrado na trilha. AM, 04/01/2010. Foto: DIORIO/AE

Jeremias checa seu GPS, durante caminhada na segunda etapa da expedição. AM, 28/12/2009. Foto: JF DIORIO/AE

Varal improvisado para secar roupas e coturnos em volta da fogueira. AM, 06/01/2010. Foto: JF DIORIO/AE

Parte da equipe descansa na voadeira, enquanto outro grupo desbloqueia igarapé. AM, 07/01/2010. Foto: JF DIORIO/AE

Detalhe do pé de Rieli Franciscato, chefe da expedição, todo picado por insetos. AM, 11/01/2010. Foto: JF DIORIO/AE

Dia de folga da equipe, que aproveita para secar as roupas. AM, 10/01/2010. Foto: JF DIORIO/AE

Por do sol no Rio Boia. AM, 10/01/2010. Foto: JF DIORIO/AE
-
14/01/2010 - 23:02 Enviado por: Carlos
Parabens pelo trabalho. Pelas fotos pode-se ver o trabalho que foi realizar a expedição.
responder este comentáriodenunciar abuso-
15/01/2010 - 17:24 Enviado por: jfdiorio
Obrigado Carlos!
-
-
14/01/2010 - 23:06 Enviado por: joao maria nascimento dos santos
simplesmente de mais vcs estao de parabems me lembra a epoca que eu era fuzileiro naval que vcs cumpram sua missao.
responder este comentáriodenunciar abuso-
15/01/2010 - 17:26 Enviado por: jfdiorio
Também me lebra muito o treinamento de infantaria, no meu tempo de polícia do exército!
-
-
15/01/2010 - 00:30 Enviado por: Carlos David Deud
A equipe esta de parabens, principalmente em divulgar as belezas existentes neste imenso e feliz BRASIL.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 00:54 Enviado por: Antonio Masssao Hirama
Quero parabenizar também o trabalho da equipe do Rieli Franciscato. O Rieli é profissional competente, indigenista nato, com o qual tive a satisfação de trabalhar na FUNAI/ Ji-Paraná – RO.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 03:57 Enviado por: Erik Borje Rehnby
Desejo sucesso à Expedição;que logrem êxito encontrando os indígenas e estabelecendo contato
responder este comentáriodenunciar abuso
de maneira serena e positiva para todos.Perseverança,coragem e humildade!
Erik B. R.-
15/01/2010 - 17:30 Enviado por: jfdiorio
Oi Erik! O objetivo da expediçao não é encontrar com os índios isolados e manter contato. O objetivo é encontrar vestígios deles, para a comprovação de sua existência, e realizar a demarcação destas terras, para que eles continuem isolados, vivendo sua vida tranquilamente, sem que nenhum branco os incomode!
-
04/02/2010 - 19:26 Enviado por: layre maria
olha seu Erik ainda nao temos respostas ainda pra isso mais vou deixar bem claro que teve muitas mortes no hayti agreçoes ,ferimentos,inzolaços que da muita pena ver isso num computador desses ai!!!!!!!!!!!!!!! agradeçsemos muito por sua compreençao ,e se vc poder doar alimemtos como arroz ,feijao ,tudo vale e asua compreençao ENTRE NO SYTI HAITI.COM.BR Que deus ti abençoe !e ti der muito mais HAITY! !!!!!!SOFRIMENTOS
-
-
15/01/2010 - 10:01 Enviado por: Alexandre Carlos Aguiar
Muito interessante a reportagem, explendidamente descrita nas fotos. Parabéns pelo trabalho. Já estou ansioso pela segunda parte.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 10:12 Enviado por: Carlos
Isso realmente me lembrou um filme.. “Cannibal Holocaust”.. quem tiver estômago forte pode conferir
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 10:18 Enviado por: Roberto de Freitas
Parabéns, fotos espetaculares.
Gostei dos pratos Guizado de Macaco e do Jabuti, será que consigo comer isto aqui em São Paulo?
Abs.,
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 10:26 Enviado por: Deko Aidar
Parabéns a toda a equipe ! Fotos Sensacionais !
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 11:20 Enviado por: Haduindo Garção
trabalho maravilhoso em prol do desenvolvimento do País e do conhecimento da sua realidade.
responder este comentáriodenunciar abuso
Parabens;É de louvar, força e boa sorte. -
15/01/2010 - 11:24 Enviado por: Fabio Almeida
Porque ir atrás de uma tribo indígena, que nunca teve contato com o homem branco, armando até os dentes? Todas estas armas são para caça e não para proteção? E se os índios que nunca tiveram contato com o homem branco forem agressivos, vocês vão atirar contra? Como pretendem fazer a aproximação? Se a intenção é buscar vestígios apenas e não o contato então espero que tenham sucesso (embora duvide que seja apenas isto). Caso contrário, desejo insucesso. Espero que entendam.
responder este comentáriodenunciar abuso-
15/01/2010 - 18:39 Enviado por: Marcon Macedo
Eu concordo com você! Acho que a “expedição” é uma violação à natureza intacta.
Eu acho que os “bandeirantes das terras já conquistadas” devem ir embora do local.
-
-
15/01/2010 - 11:30 Enviado por: tiago queiroz
Aê Diório, sem palavras, trabalho maravilhoso! Me deu saudades e vontade de voltar à Amazônia. Boa sorte por aí, abração Tiago Queiroz
responder este comentáriodenunciar abuso-
04/02/2010 - 19:44 Enviado por: layre maria
de nada aqui so e apenas o nosso trabalho que e salvar as pessoas na amazonia nossa cidade , olha seu TIAGO QUEIROZ vc e uma maravilha de pessoa
-
-
15/01/2010 - 11:44 Enviado por: Paulo
Deixem esses índios em paz!!!
responder este comentáriodenunciar abuso-
15/01/2010 - 17:36 Enviado por: jfdiorio
O objetivo da expedição é justamente este! Deixalos em paz! Esta expedição tem o objetivo de encontrar vestígios destes índios isolados, e não mater contato com eles! Tem o objetivo de comprovar a existência deles, para que se possa fazer a demarcação dessa terra, para que não sejam incomodados, por garimpeiros, madeireiros, seringueiros, grileiros de terra, como vem acontecendo.
-
-
15/01/2010 - 13:33 Enviado por: Jaelson Castro
Senhores,
não sei se nessa equipe havia biólogo, analista ambiental do IBAMA/ICMBIO, assim evitaria os crimes ambientais contra a fauna silvestre! Somente nas fotos acima, podemos ver o assassinato de um primata, duas serpentes e uma ave, esta última, provavelmente, ameaçada de extinção!
responder este comentáriodenunciar abuso
É assustador perceber que ainda existem pessoas que desejem o sacrifício de animais como primatas e jabutis, para satisfazer suas “necessidades de sangue”!
Lamentável!-
15/01/2010 - 18:35 Enviado por: jfdiorio
Oi Jaelson!Eu particularmente preferia levar nesta expedição apenas comida liufilizada (desidratada, como as rações militares) principalmente pela questão do peso, cada integrante da equipe leva em média 15 kg de arroz e farinha de mandioca, além dos equipamentos individuais (mais 15kg)totalizando aproximadamente 30kg por pessoa.
Mas como metade dos integrantes da expedição é formada por índios, e eles não comem esse tipo de alimento, temos de levar comida convencional, e como fazem os milhares de indígenas espalhados pelo Brasil afora diariamente, caçam animais silvestres para seu sustento. E não poderia ser de outra forma, acho que seria um disparate obriga-los a mudar seu cardápio só porque estão fazendo parte desta expedição. E particularmente , eu preferia não ter comido apenas arroz com farinha de mandioca no dia do guisado de macaco…
leia mais na matéria: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,expedicao-depende-da-mata-para-sobreviver,496318,0.htm -
30/08/2010 - 11:47 Enviado por: Raquel
Eu também fiquei meio horrorizada. Não com o fato de caça ser a alimentação indígena. Mas com o fato de eu poder estar ali, sendo indigenista especializada. Não tenho comido carne! Fico pensando que eu amaria estar ali, mas também em como seria tudo tendo-se em vista minha condição de mulher (ciclo menstrual) e com o fato de nao comer carne vermelha. Mas eu tenho disposição para enfrentar situações como esta. De qualquer modo, adorei as fotos.
-
-
15/01/2010 - 14:08 Enviado por: Paulo
Pow!
responder este comentáriodenunciar abuso
Matança de bichos, sujeira na mata e ainda atrás de índios que querem apenas viver sua vida em paz?
Sinceramente, para um vegetariano amante da natureza e do meio ambiente, foi uma tristeza ver estas fotos.
Espero que desistam logo e voltem o mais rápido possível.
Parem de matar animais.-
23/01/2010 - 05:20 Enviado por: Marcelo
Pelo amor de Deus! Esse trabalho que esta sendo realizado é o primeiro passo necessario para levantamento de dados para que possa ser feita uma futura demarcação destas terras, amparando essas tribos isoladas da constante intervenção de garimpeiros, madereiros, etc…é uma belo trabalho que esta sendo realizado e espero que logre êxito e que tenha continuidade em outras áreas ameaçadas pela exploração de recursos naturais de forma ilegal! Agora vem esse povo urbanoide falar de ecologia de dentro de seu escafandro repleto de ignorância. Temos que ter respeito pelo trabalho da Funai e pela cultura e habitos das populações indigenas.
-
-
15/01/2010 - 14:11 Enviado por: Robson
Um maravilhoso documentário. Parabéns pelas belas fotos e resistencia humana.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 14:15 Enviado por: Herman Straus
Concordo com o Paulo acima. Deixem os indios em paz . Relatório da ONU de ontem 14/01/2010 dão conta de que os índios irão desaparecer neste século por causa da situação de penuria em que se encontram em toda a América Latina.
responder este comentáriodenunciar abuso
Discriminados, usados e perseguidos , a proporção de morte de crianças em partos nas aldeis indigenas chega a 70%.
A bebida e outros , fazem a cada dia o indio menos indio e a sua população , idiomas e costumes desaparecerem aos poucos. Seria melhor esquecer os índios nas florestas. Lá eles vivem melhor. Não ao contato da civilização com os índios !!! Não !!!-
23/01/2010 - 05:26 Enviado por: Marcelo
Pelo amor de Deus! Esse trabalho que esta sendo realizado é o primeiro passo necessario para levantamento de dados para que possa ser feita uma futura demarcação destas terras, amparando essas tribos isoladas da constante intervenção de garimpeiros, madereiros, etc…é uma belo trabalho que esta sendo realizado e espero que logre êxito e que tenha continuidade em outras áreas ameaçadas pela exploração de recursos naturais de forma ilegal! Agora vem esse povo urbanoide falar de ecologia de dentro de seu escafandro repleto de ignorância. Temos que ter respeito pelo trabalho da Funai e pela cultura e habitos das populações indigenas. Outro delalhe, a política indigenista atual não pretende realizar contato com esses povos, pelo contrario, pretende garantir POR LEI(HOMOLOGANDO A AREA) que esses povos sobrevivam sem interferências.
-
-
15/01/2010 - 14:24 Enviado por: sergo sígolo
Acho lamentáveis essas expedições que nenhum proveito traz ao “civilizado” e aos habitantes da floresta (leia-se nativos, animais e plantas) apenas atende a uma curiosidade morbida de alguns poucos desinflrmados.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 14:45 Enviado por: Amarildo Fonseca
A selva amazônica e assustadora e bela, agora o objetivo da expediçao não sei se buscar o desconhecido povo da selva em quê servirá para a funai. se ela e o governo não cuidam dos indigenas que adotaram.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 14:56 Enviado por: José Leandro Fernandes
Parabéns à toda equipe, pelo grandioso registro desse canto pouco conhecido de tantos brasileiros.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 15:29 Enviado por: Roberto de Freitas
Quanta hipocrisia junta!!!!
Este mesmo povo que defende a floresta, seus habitantes, fauna e flora certamente vivem nas grandes cidades cercados de mordomias, de móveis de mógno, de cadeira de vime….andando de carro pra cima e pra baixo…poluindo a tudo e a todos com suas bitucas de cigarros nas calçadas ou mesmo passeando com seus cachorrinhos “chiques” encoleirados defecando e urinando em todas as calçadas.
Brasileiros Acordem!!!! Enquanto ficamos com este falso ideal de que “A Floresta” é nossa, exploradores de outras farão o que bem quiser daqui. Sou a favor da exploração, e detalhe a fauna morta foi para alimento próprio e numa escala mínima…..Há os que preferem alface, brócolis…mas vivem na cidade grande com tanta mordomia…..retirada da mesma floresta que dizem defender!!!
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 16:05 Enviado por: Luciano Salicio
Um tanto quanto desnecessário, não?
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 17:48 Enviado por: simone piovezan
Fotos impressionantes.Parabéns.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 18:20 Enviado por: Jaelson Castro
Prezados,
“…não sou contra o “progresso”, mas apelo para o bom senso…”!
Bom senso em seguir as Leis vigentes, em utilizar modernas estrategias expedicionárias, que inclui alimentação desidratada, evitando a matança de animais silvestres! Mesmo estando na metrópole, somos cidadãos, cumprimos as Leis, trabalhamos 40 hs semanais, enfim, sabemos os nossos direitos, como o direito de opinar e até exigir, que as Leis sejam cumpridas, especificamente a Lei de Crimes Ambientais!
Sim, vivo na grande cidade, sem móveis de madeira nativa, sem mordomias, andando de carro, não fumante, e fujo destes, não passeio com cachorro! Compro carne no mercado, compro também brócolis, planto alface, coentro, cebolinha, tomate-cereja, rúcula e agrião, esses eu planto, não compro não!
Adoro andar nas matas, fotografar e observar o comprotamento da fauna que se apresenta! Sempre que temos uma folga damos uma escapada da cidade!
Se tem algo falso, é dizer que a Amazonia brasileira não pertence ao Brasil! A PF tem colocado muitos “destes exploradores” em seus devidos lugares, muitos inclusive na cadeia!Estou acordado, o Brasil possui Destacamentos/Unidades das Forças Armadas cuja função é proteger as fronteiras, as florestas, tem o SIVAM – Sistema de Vigilância…, importante “ferramenta” utilizada em prol da Amazonia…É isso, cumprir as Leis vigentes, apelar para o bom senso, sensibilidade, afinal não teria necessidade a matança daquele, quem sabe, uma jovem macaca em seu primeiro passeio longe dos pais….., e demais seres que eram vivos, até se depararem com os desbravadores! Amyr Klink é mestre em planejamento, certo que a “parada” dele é marítima, no entanto, serve para expedições em geral! Alimentação é ítem basilar e fundamental, podem ter certeza, não era necessário sacrificar nenhum ser vivo silvestre! Certamente foram sacrificados outros animais….
Sinceramente, ao ver as fotos dos animais sacrificados, fiquei desestimulado em ler o texto, no entanto, creio que a expedição não contava com partcipação de um zoólogo….Enfim, pode-se fazer a mesma coisa de forma diferente, muito diferente e proveitosa, principalmente para o conhecimento científico, para conhecimento da nossa diversidade biológica, nossa riqueza, inclusive econômica!
Cordialmente,
Jaelson Castro
responder este comentáriodenunciar abuso-
15/01/2010 - 19:39 Enviado por: Celso Luiz Negreli
Fala sério Jaelson.
Os caras são índios, não são civilizados “chatos” que só comem alface, estão na selva, precisam comer, e você
vem falar do macaco que foi sacrificado??
Tenha paciência. A civilização está ficando muito chata…..Negreli
-
16/01/2010 - 00:16 Enviado por: Thabata
Concordo com o Jaelson, para se fazer uma expedição como esta, afim de descobrir provas da existência de uma tribo “intocada”, acho que não era necessário matar um jabuti, 1 macaco e tantos outros animais que não devem ter sido fotografados, acho que deve-se tomar cuidado porque há certos animais em extinção que podem servir de comida para expedicionarios nos dias de hoje… comam comida de astronautas, uma vez na vida nao vai matar ninguem, ou melhor não vai matar nenhum animal a toa.
-
16/01/2010 - 22:31 Enviado por: Andrea Santander
Joelson querido… eles comem este tipo de comida todos os dias. “Cai na real”… Fica esperto! Apenas divulgaram pra gente o que acontece… a vida real… entende?
-
23/01/2010 - 05:32 Enviado por: Marcelo
Pelo amor de Deus! Esse trabalho que esta sendo realizado é o primeiro passo necessario para levantamento de dados para que possa ser feita uma futura demarcação destas terras, amparando essas tribos isoladas da constante intervenção de garimpeiros, madereiros, etc…é uma belo trabalho que esta sendo realizado e espero que logre êxito e que tenha continuidade em outras áreas ameaçadas pela exploração de recursos naturais de forma ilegal! Agora vem esse povo urbanoide falar de ecologia de dentro de seu escafandro repleto de ignorância. Temos que ter respeito pelo trabalho da Funai e pela cultura e habitos das populações indigenas. Outro delalhe, a política indigenista atual não pretende realizar contato com esses povos, pelo contrario, pretende garantir POR LEI(HOMOLOGANDO A AREA) que esses povos sobrevivam sem interferências. Pelo amor de Deus, não estou escutando esse tipo de argumento, não sei se o amigo tem noção, mas caçar para consumo é um habito milenar nestas regiões isoladas da Amazônia. Como realizar uma expedição deste porte, que se obtiver êxito provavelmente transformara milhares de hectares em terras indígenas protegidas, obrigando os indígenas que fazem parte da expedição comerem alimento desidratados?
-
27/01/2010 - 03:35 Enviado por: Marcelo Rocha
Jaelson Castro você fala em bom senso mas vive no mundo burguês, vá ate a sua janela e veja o mundo,o que você sabe sobre leis, não se enxerga o mundo em que nos vivemos, acho que não prestou atenção no nome da matéria (Olhar sobre o Mundo) ou é totalmente ignorante, que dizer sobreviver na selva é levar seu lixo descartável como embalagens de alimentos material, tecnológico, material de higiene e etc, meu amigo você não tem ideia de como sobreviver sem seu mercado para comprar carne e verduras (brocolis) ou sem automóvel para andar, tem ideia do lixo que você escreveu, somente você na selva iria deixar rastro de embalagens por por mais que diga que iria carregar com sigo sua sujeira não conseguiria andar 10KM na mata fora, quando você pensa que é o predador esta sendo caçado a selva por mosquitos, cobras, onças e demais animais fora os bandidos com sua sensibilidade iria morrer no primeiro dia de sede e fome, e outra génio o IBAMA/ICMBIO tem mais o que fazer, do que você pois se todos nos vive-cimos de plantações e caça explorando selva não chegaria 5% do que a salva sobre para fornecer as matérias primas para todos, os produtos que utilizamos direta ou indiretamente, eu no seu lugar ficaria enojado por só criticar, já você é capaz de ser um cidadão exemplar porque nunca ouvi falar de uma boa ação sua lutar por memorias ou conservação, você deve ser uma pobre coitado que não vai nem na esquina sem ter medo de alguma coisa. Se preocupe com a violência, impunidade o povo sobre com fome, frio, sem educação, sem assistência medica, sem auxilio e etc, nos somos os destruidores, somos nos que causamos os malefícios e sem perceber estaremos e extinção em breve veja os crimes e a qualidade de vida dos outro, porque você deve estar a salvo em sua residência com vidinha pacata e solidária a vista do seu ponto de vida é muito boa ate que um desses efeitos colaterais atravessem sua vida, egocêntrica pare para pensar no que esta equipe passou e passa todos os dias e tudo com propósitos que é colectivo e você vem falar da sua plantação. O mínimo que todos devemos a esse tipo de trabalho é respeito e admiração meus parabéns à todos da equipe por seu desempenho e dedicação!!!
-
10/02/2010 - 02:10 Enviado por: claudio
“estratégias expedicionárias”, somente na teoria, ta maluco. O pessoal é da selva, não tem shopping lá.
-
12/03/2010 - 19:42 Enviado por: Antonio Carlos Pavanato
… e por aqui sacrificam-se bois, em proporção muito maior e ninguém fala nada.
Deixa de hipocrisia!
Os índios só matam ou pescam o que se consome, ao contrário dos hipócritas da cidade, que destroem tudo, pelo simples interesse financeiro.
Saiba que por eles (os índios) tudo isso aqui estaria muito melhor cuidado do que em nossas mãos podres!
-
-
15/01/2010 - 18:55 Enviado por: getulio lamartine
Minha admiração pelo trabalho e pelo sacrifício. Muito sucesso
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 19:33 Enviado por: Diga não a matança de animais
Lamentável a foto dos animais mortos numa expedição que não agrega nada e ainda depreda poucas regiões de floresta intácta que temos.
Querem fazer algo que faça a diferença? Vão para o Haiti, lá tem muita gente precisando de gente com espírito desbravador!!!
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 19:53 Enviado por: Patricia Machado
Quem conhece um pouco da realidade da Amazônia sabe que os povos indígenas e caboclos vivem da floresta, dela estão acostumados a tirar seu alimento, inclusive da fauna silvestre. Creio que foi imprudente mostrar as fotos dos animais mortos, pois para alguns isto pode parecer chocante. Mas é uma realidade. E afinal de contas, jornalismo é isso mesmo. Crime é impedir os moradores da região de se alimentar do que a natureza oferece. Caça predatória é uma coisa, subsistência é outra. Mais saudável que os alimentos industrializados…
responder este comentáriodenunciar abuso-
16/01/2010 - 00:58 Enviado por: João
Só porque eles estão acostumados então é o certo? A segunda foto parece deixar claro que eles tem acesso a alimentação industrializada por exemplo. A caça me parece muito mais ser só tradição do que necessidade.
-
-
15/01/2010 - 20:56 Enviado por: Marco Iazbeck
Sem entrar no mérito da expedição em si, me causa espanto (e ao mesmo tempo risos) a reação de algumas pessoas que estão criticando um índio porque ele come um animal silvestre, como há milênios, e provavelmente disparam sua indignação assentados confortavelmente sobre uma cadeira feita com material de difícil decomposição e utilizando energia elétrica que provém de vastas áreas inundadas, que causam muito mais estragos ao meio ambiente do que o exótico cardápio dos sivícolas. Estes “verdes” são muito chatos!
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/01/2010 - 21:34 Enviado por: João Fernando
Antes de qualquer outra consideração ideológica,naturalista ou ambientalista, é inegável A HONESTIDADE E SERIEDADE dessa missão. PARABÉNS, ao Rieli Franciscato e toda a sua equipe. É preciso considerar que as fotos retratam não só a imensa dificuldade desse desafio, como a CRUA REALIDADE da vida na mata. É muito fácil criticar sentado na frente do cumputador. Vai lá, sentir as picadas dos insetos, o cansaço, prá depois criticar.Agora, do ponto de vista POLÍTICO, infelizmente, na minha modesta opinião, é duvidoso o resultado positivo dessa missão.
responder este comentáriodenunciar abuso
DE cara, deram com um monte de dragas ilegais, cometendo vários crimes ambientais.Comunicado aos órgãos competentes,os mesmos disseram que NÃO SABEM A DATA QUE VÃO COMEÇAR A AGIR. Então,do que adiantará DEMARCAR área de índios isolados? Os problemas no Brasil são bem conhecidos. Temos leis prá tudo, mas NÃO TEMOS FISCALIZAÇÃO !
De nada adianta demarcar terras pra índio, reserva biológica, reserva marinha, se qualquer um vai lá, sem licença de ninguém, draga, cascalha, lava com mercúrio, e uma MISSÃO OFICIAL passa pelas dragas, fotografa e fica por isso mesmo.Esse é o problema do Brasil. Fica tudo por isso mesmo. Mas meus parabéns pelo esforço e dedicação dos envolvidos com esse trabalho, que ao menos serve PARA MOSTRAR a todos a imensa riqueza de nosso país, e os IMENSOS problemas que temos também. -
15/01/2010 - 21:59 Enviado por: MARCOS DA PAZ
QUERIA EU ESTAR NUMA EXPEDIÇÃO DESSA…E COM UM ENSOPADO DE MACACO ENTÃO… SERIA TUDO DE BOM P UM DESBRAVADOR KKKKK
responder este comentáriodenunciar abuso -
16/01/2010 - 00:31 Enviado por: GILMAR ADELINO RORIZ LEMES
Estão de parabéns pela bravura e pelo empenho em manter intacto nossos maiores bens.
responder este comentáriodenunciar abuso -
16/01/2010 - 01:12 Enviado por: Cláudio Vale
Deixem os nativos lá. Eles não precisam disso. Estão lá a séculos nunca pediram ajuda. Não querem ser incomodados.
responder este comentáriodenunciar abuso-
23/01/2010 - 05:37 Enviado por: Marcelo
QUANTA INGENUIDADE COMPANHEIRO!!!Os nativos que você se refere não estão mais sozinhos como no pré-portugal não! Tem muito interesse nessa região, mineradoras, madereiras etc…se não houver uma interferência, ja era esses povos em breve! Pelo amor de Deus! Esse trabalho que esta sendo realizado é o primeiro passo necessario para levantamento de dados para que possa ser feita uma futura demarcação destas terras, amparando essas tribos isoladas da constante intervenção de garimpeiros, madereiros, etc…é uma belo trabalho que esta sendo realizado e espero que logre êxito e que tenha continuidade em outras áreas ameaçadas pela exploração de recursos naturais de forma ilegal! Agora vem esse povo urbanoide falar de ecologia de dentro de seu escafandro repleto de ignorância. Temos que ter respeito pelo trabalho da Funai e pela cultura e habitos das populações indigenas. Outro delalhe, a política indigenista atual não pretende realizar contato com esses povos, pelo contrario, pretende garantir POR LEI(HOMOLOGANDO A AREA) que esses povos sobrevivam sem interferências. Pelo amor de Deus, não estou escutando esse tipo de argumento, não sei se o amigo tem noção, mas caçar para consumo é um habito milenar nestas regiões isoladas da Amazônia. Como realizar uma expedição deste porte, que se obtiver êxito provavelmente transformara milhares de hectares em terras indígenas protegidas, obrigando os indígenas que fazem parte da expedição comerem alimento desidratados?
-
-
16/01/2010 - 22:19 Enviado por: Andrea Santander - USA
Adorei o trabalho de voces. Mostrar uma parte da cultura que a gente nao conhece…
responder este comentáriodenunciar abuso
Deve ser muito dificil viver sem as nossas tecnologias, nossos eletro-eletronicos… nossa “comida de astronalta”. Sei que para voces deve ter sido muitos dificil mostrar essa realidade pra gente que vive no mundo da internet e perde o contato com a natureza e o costume do Brasil. Sei que existem pessoas que comem este tipo de comida todos os dias e isso pode ter escandalizado muitas pessoas que leram e viram estas fotos. A realidade as vezes escandaliza…
Parabens pelo trabalho! Estou aguardando a segunda parte
-
18/01/2010 - 10:41 Enviado por: Roberto de Freitas
Poxa, até que enfim! obrigado por não deixar a hipocrisia que acomete tantos brasileiros apoderar-se também de você.
Impressiono-me com as pessoas que defendem com tanta bravura a “pobre macaca longe da mãe” que serviu de alimentação para índios mateiros e nativos, acredito que esta bravura (hipócrita) poderia ser transferida para a grande cidade, ou seja, estes mesmos naturalistas que ficaram horrorizados com as fotos tornam inertes, indiferentes, invisíveis quando andam pelas ruas das grandes cidades e aos montes veêm pessoas jogadas na ruas, com certeza cenas muito piores do que uma mera dissecação alimentar, eles fazem parte da grande massa de letrados que prefere fugir da realidade brasileira, vivendo um mundo de faz de conta, de Shoppins Centers, de viagens ao Caribe, à França, das tecnologias de ponta e tantas outras mordomias…..eles preferem o BigBrother. É preciso viver e explorar e como sabiamente um outro internauta disse “A civilização está ficando muito Chata” e o que existe de pessoas neste país contribuindo para isto….affff (Celso Luiz Negreli e Andrea Santander – muito obrigado)
-
-
16/01/2010 - 23:56 Enviado por: Jorge Alberto Fernandes
Excelentes fotos. Realismo total. No início de minha vida profissional (médico), pensei em entrar na Funai. Cheguei ir à Brasília e queria ir para a frente de atração. Contribuí para que alguns índios tivessem mais saúde, fora da Funai. Mas a admiração por este trabalho que vocês fazem ainda é muito grande. Invejo-os, mesmo com os pés cheios de picada de inseto.
responder este comentáriodenunciar abuso -
18/01/2010 - 19:16 Enviado por: Pedro Reis
Maravilhosas fotos. Sucesso na expedição
responder este comentáriodenunciar abuso -
20/01/2010 - 19:35 Enviado por: Claudio
maravilhoso o trabalho! parabéns! Encontrando ou não os índios o acervo fotográfico é digno de publicação.
responder este comentáriodenunciar abuso -
20/01/2010 - 20:32 Enviado por: Paulo C. Maltese
É isso aí, vamos parar com essa hipocresia. Totalmente correta esta alimentação e a expedição. É a realidade e ponto. Os mateiros e nativos sobrevivem assim. Uma expedição desta tem alto valor científico e cívico. Ou alguém acha que eles vão só passear no meio do mato. Temos sim que conhecer nosso território e cuidar dele ao contrário os ilegais tomarão conta (garimpeiros, contrabandistas, traficantes e revolucionários de países vizinhos). Muitos estrangeiros e alguns brasileiros ja faziam isto há mais de cem anos – a contribuição é enorme. Leiam “O Rio da Dúvida” e “Z a Cidade Perdida”. Parabéns e sucesso a todos.
responder este comentáriodenunciar abuso
Além disto é bem mais agradável ler algo assim do que as notícias sobre nossos políticos. -
21/01/2010 - 13:32 Enviado por: José Roberto A. Araujo
Parabéns pelas fotos. Fico ansioso para acompanhar a parte II. Um grande abraço à toda equipe.
responder este comentáriodenunciar abuso -
22/01/2010 - 00:06 Enviado por: Amorim
Pessoal, vou me proporcionar a liberdade de esclarecer algumas questões aqui colocadas, e que me deixaram indignado, então peço um espaço:
1 – Os garimpeiros localizados encontram-se fora de quaisquer Terras Indígenas, dessa forma (infelizmente) a equipe ficou de mãos atadas para efetuar qualquer abordagem, essa não é uma atribuição da Funai. A Funai só atua, como é obvio, no interior das Terras Indígenas, não tem legitimidade para atuar fora dessas áreas, pode sim intermediar e colaborar com a atuação de outros orgão competentes;
2 – O objetivo da expedição não é a sanar uma simples “curiosidades mórbida”, como alguns aqui já escreveram, o objetivo é confirmar a existência desses índios, sem fazer contato – conforme a atual política do não-contato empreendida pelo Estado, por intermédio da Funai – e perante o Estado iniciar um processo de identificação e demarcação de uma Terra Indígena para a proteção e usoexclusivo desse grupo isolado, e repito, SEM REALIZAR O CONTATO! É possível identificar uma etnia sem contato, catalogando e sistematizando vestígios deixados por eles. Para realizar a proteção do grupo isolado e fiscalização de seu espaço de ocupação, é necessário – OBVIAMENTE – confirmar sua existência e posteriormente demarcar uma Terra Indígena;
3 – Naquela parte da Amazônia, ainda bastante preservada, a fauna e flora são fartas, o impacto causado por uma expedição do tipo é praticamente nula, pois a equipe caça apenas para a subsistência, aliás é um aspecto rígido das equipes da Funai que atuam nessa questão: caçar apenas para comer, por necessidade, o necessário, sem desperdícios. A atuação desse tipo de equipe de campo foi e é CRUCIAL para a preservação e manutenção de gigantescas áreas florestais e da biodiversidade contida nela, pois são delas que os índios isolados vivem. O que causa impacto, por exemplo, é a caça predatória (para comercializar) e o desflorestamento. Para quem teve uma vivência mínima no mato, na lama, vai entender esses argumentos, quem jamais saiu de seu cantinho urbano, e nunca teve uma experiência intensa como essa equipe esta tendo espero que entenda isso;
4 – Finalmente, ao invés de críticas vorazes e desinformadas, o pessoal deveria se informar mais e ter mais respeito à equipe que esta realizando a expedição, e sobretudo a seu Coordenador, Rieli Franciscato, pois são essas equipes, e esses indigenistas/sertanistas, determinantes na proteção e na manutenção física e cultural de grupos isolados. Em muitas regiões é por atuação incansável desses caras e dessas equipes que ainda existem índios isolados e imensas áreas ainda preservadas, afinal a equipe faz parte de uma Frente de Proteção ETNOAMBIENTAL. Essas equipes protegem, de forma competente, enormes áreas, e não ficam plantando alface, ou cuspindo atitudes inúteis achando que estão preservando o meio ambiente… (desculpa o desabafo). Além disso, mais da metade da equipe é formada por indígenas, e SIM eles caçam para se alimentar, NÃO É LUXO, e vivem dessa forma por tempos imemoriais;
5 – Parabenizo os repórteres pelas belas fotos, pelos textos, e pelo esforço em participar da expedição, porque não é coisa fácil.
Abraços a todos!!!
responder este comentáriodenunciar abuso-
23/01/2010 - 05:49 Enviado por: Marcelo
Boa preocupação parceiro, estude mais sobre a atual política indigenista e o tanto de trabalho que temos, como sociedade, que realizar para evitar que os mais de 50 povos isolados presente neste nosso querido País, sejam afetados em sua cultura, em seus hábitos, resumindo, em sua peculiar organização social. Pelo amor de Deus! Esse trabalho que esta sendo realizado é o primeiro passo necessario para levantamento de dados para que possa ser feita uma futura demarcação destas terras, amparando essas tribos isoladas da constante intervenção de garimpeiros, madereiros, etc…é uma belo trabalho que esta sendo realizado e espero que logre êxito e que tenha continuidade em outras áreas ameaçadas pela exploração de recursos naturais de forma ilegal! Agora vem esse povo urbanoide falar de ecologia de dentro de seu escafandro repleto de ignorância. Temos que ter respeito pelo trabalho da Funai e pela cultura e habitos das populações indigenas. Outro delalhe, a política indigenista atual não pretende realizar contato com esses povos, pelo contrario, pretende garantir POR LEI(HOMOLOGANDO A AREA) que esses povos sobrevivam sem interferências. Pelo amor de Deus, não estou escutando esse tipo de argumento, não sei se o amigo tem noção, mas caçar para consumo é um habito milenar nestas regiões isoladas da Amazônia. Como realizar uma expedição deste porte, que se obtiver êxito provavelmente transformara milhares de hectares em terras indígenas protegidas, obrigando os indígenas que fazem parte da expedição comerem alimento desidratados?
-
23/01/2010 - 05:51 Enviado por: Marcelo
Parabéns a toda equipe deste projeto! Orgulhoso do trabalho que esta sendo realizado pela Funai. Espero em breve poder somar com voces. Abraço!
-
-
24/01/2010 - 15:56 Enviado por: Sandra Martins
Fantástica a reportagem fotográfica que vocês fizeram. É um Brasil ainda desconhecido pelos brasileiros e pela mídia nacional focada no Rio e SP, com específicas incursões em Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. Se bem que é até, por questões de (in)segurança, que a mídia não invada este Brasil com a gana capitalista e latidundiária costumeira.
responder este comentáriodenunciar abuso
Abraços e belo trabalho. -
24/01/2010 - 16:08 Enviado por: Sandra Martins
Fiquei imensamente contente em saber que o objetivo da expedição é encontrar os vestígios dos grupamentos de índios isolados, comprovando sua existência, e acima de tudo buscando dar as munições adequadas para que se realize a demarcação dessas terras para que possam continuar isolados, tocando sua vida do jeito que eles quiserem sem a interferência, em geral, nefasta, do branco, do progresso.
responder este comentáriodenunciar abuso
Entretanto, fica cá uma curiosidade e uma sensação de tristeza. Em uma das respostas, alguém colocou o encontro com garimpeiros clandestinos fora das terras indígenas. Mas, se vocês ainda estão mapeando os indígenas isolados e suas terras, então há terras indígenas que não estão mapeadas e grupos ainda não catalogados cujas terras estão sendo contaminadas pelas práticas da garimpagem … ou esta linha de pensamento é ilógica ??? E como detê-los, claro que não é da competência de vocês, se o poder público entra para refrear este tipo de conduta, é ao mesmo tempo chamariz para os grilheiros poderosos – e grandes empresários, nacionais ou não.
O “Progresso” vai detoná-los, mais cedo do que talvez a concretização dos objetivos da missão deste projeto. Desculpe, mas é minha dúvida e, certamente, temor. -
24/01/2010 - 16:49 Enviado por: Victor Ferri Mauro
Parabéns pelas fotos! Ficaram muito bonitas e ilustrativas das dificuldades enfrentadas pela expedição. É um registro muito importante para a história do indigenismo brasileiro.
responder este comentáriodenunciar abuso -
25/01/2010 - 00:41 Enviado por: Ana Paula Martins Ruiz
Gostaria de parabenizar toda a equipe pelo excelente trabalho q vem realizando. As fotos ficaram muito lindas. Gostaria de saber se mulher tb participa das expedições? Desejo sucesso para todos. Parece q a população de índios isolados está crescendo no Brasil. Gostaria de desejá-los boa vinda ao Brasil!!! E q a equipe consiga novos registros dos isolados.
responder este comentáriodenunciar abuso -
26/01/2010 - 01:26 Enviado por: Na Trilha dos Isolados: vai um guisadinho de macaco aí? « [ blog de photo ]
[...] surgimento de uma grande clareira próxima nas entranhas da Terra Indígena Vale do Javari. O blog Olhar Sobre o Mundo traz a primeira parte da viagem, que deve durar ainda mais um mês. As matérias podem ser acessadas no especial Na Trilha dos [...]
responder este comentáriodenunciar abuso -
26/01/2010 - 14:42 Enviado por: Ivan Evangelista Jr
Parabéns pelas fotos.
responder este comentáriodenunciar abuso
Vemos que o grau de dificuldade do trabalho é muito alto. Paixão pela profissão e pelo trabalho faz a diferença nestes momentos.-
26/01/2010 - 15:50 Enviado por: Nilton Fukuda
O Ivan
Do ponto de vista da diversidade, dos contraste, até é facil fotografar esta cidade. Tudo pode virar fotos. Mas quanto á violência, aos roubos, daí precisamos ficar bem espertos.
abs
-
-
27/01/2010 - 21:29 Enviado por: Scatena
Parabéns pelos profissionais que investem tempo, paixão e suor na cobertura dessa pauta no coração da amazônia. Registrar populações isoladas no nosso imenso pais é uma tradição iconográfica da fotografia brasileira que não deve ser abandonada!
responder este comentáriodenunciar abuso -
28/01/2010 - 12:41 Enviado por: Nario Barbosa
Essa expedição lembrou os irmão Villa Boas na Amazônia.O mais importante dessa expedição ´´e encontrar esses indios ainda isolados.Esse material vai ficar para história do fotojornalismo documental.Acho que os jornais estão precisando se reciclar com esse tipo de matéria qud dá fôlego para ler,história do Brasil que estão por ai perdida no tempo.Parabéns Diório e equipe.
responder este comentáriodenunciar abuso -
30/01/2010 - 17:07 Enviado por: Marcio Ramos
Ja andei por boa parte da Amazonia e não da para andar por la sem comer bicho da mata se o seus mateiros forem indios, e sempre são indios ou descendentes. Eu sou vegetariano e tive que me alimentar de peixe.
responder este comentáriodenunciar abuso
Agora fazer contato com os indios é mata-los de gripe e não fazer é encurrala-los. Se a questão é determinar areas contra garimpeiros, madeireira e possiveis “invasores” a missão ja esta perdida, obvio, o governo mal consegue fazer isso em lugares de facil acesso imagina nesta “quebrada”??? De qualquer forma eu é que gostaria de andar por ai… boa sorte a todos. -
01/02/2010 - 23:00 Enviado por: Silvan Chaves
Olha, só o que posso dizer é parabéns, que trabalho fantástico.
responder este comentáriodenunciar abuso -
02/02/2010 - 12:24 Enviado por: ivan
Pelo salário que esses caras ganham até eu ia nesta expedição!!!
responder este comentáriodenunciar abuso -
04/02/2010 - 19:16 Enviado por: Fernando Pilatos
Parabéns a todos os integrantes dessa expedição pelo trabalho fantástico prestado.
Parabéns Diorio, sem palavras pra descrever suas imagens, aqui só nos resta imaginar toda as dificuldades que deve estar passando e também todas as recompensas fotográficas que ganha, fica a enorme vontade de um dia participar de algo tão grandioso e bonito.Boa sorte a todos
Abraço
Pilatos
responder este comentáriodenunciar abuso -
05/02/2010 - 01:23 Enviado por: Sergio Barzaghi
Ae Diório, fiquei sabendo que vc popou os macacos mas os mosquitos não tiveram a mesma atitude com vc.
responder este comentáriodenunciar abuso
Belas fotos,bela experiencia de vida.Se aqui a gente tem a ACG, com certeza eles tem uma ACM. -
09/02/2010 - 17:19 Enviado por: Miriamy Sabina
Parabéns pelo trabalho fantástico que fizeram e pelas maravilhosas fotos que tiraram,o que aconteceu ou o que vai acontecer com a quele Garimpo ilegal localizado na margem do Rio Boia.
responder este comentáriodenunciar abuso -
10/02/2010 - 02:02 Enviado por: claudio
Parabéns pelo trabalho, orgulho de ser brasileiro.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/02/2010 - 15:08 Enviado por: M.M.S.
Desnecessárias as fotos dos animais abatidos. Considero que a alimentação, principalmente rica em proteínas, é essencial para os integrantes de expedições deste tipo. Animais não são troféus para ficarem sendo expostos desta forma.
responder este comentáriodenunciar abuso -
17/02/2010 - 19:44 Enviado por: Marcela Spinosa
Parabéns Diório!!! Vc comeu macaco também? Bjs
responder este comentáriodenunciar abuso -
19/02/2010 - 00:12 Enviado por: celio porto
parabens pessoal, bom trabalho.
responder este comentáriodenunciar abuso
Vcs trouxeram a minha memória os inesquecíveis 2 anos de viagem pelo Rio Negro e Solimões. A selva foi meu inesquecível lar… saudades!!! -
27/02/2010 - 23:06 Enviado por: Saulo Mundim Lenza
Parabéns pela reportagem e principalmente pelo trabalho de todos os envolvidos.
responder este comentáriodenunciar abuso
Foi um belo trabalho sem sombra de dúvidas.
Agradeço também por ter me lembrado dos tempos do meu serviço militar.
Servi num batalhão de Infantaria.Bons tempos aqueles…
Obrigado amigos. -
01/03/2010 - 00:23 Enviado por: Pmoreira
Prezados,
Vocês são realmente uns heróis buscando com esta atitude a continuidade da preservação de tribos indígenas que ainda não tiveram contato com o “homem civilizado”. Tomara que eles continuem assim. Esse nosso mundinho, chamado de civilizado, iria, com certeza, contaminar rapidamente estes seres isolados. Isto serve, inclusive, como exemplo para o resto do mundo. Parabens para esta equipe de brasileiros corajosos e determinados.
PMoreira
responder este comentáriodenunciar abuso -
04/03/2010 - 00:04 Enviado por: idyliogm
A minha revolta é ver que se matam macacos pra comer…
responder este comentáriodenunciar abuso
Lamentavel… -
04/03/2010 - 19:24 Enviado por: Elias Batista do Nascimento
Realmente não gostei ver animais silvestres mortos em seu habitar, servindo de comida em expedição planejada. A ração usada pelos militares seria bem melhor. Meu lema e preservar sempre.
responder este comentáriodenunciar abuso -
12/03/2010 - 19:48 Enviado por: Antonio Carlos Pavanato
Quiça pudesse um dia participar de uma dessas!
Sou apaixonado pela cultura indigena – pelos irmãos Villas Boas, Sidney Possuelo, estes sim grandes sertanistas e defensores dos nossos índios.
Parabéns pela reportagem e pelas fotos, me senti aí na selva, mesmo estando sentado aqui nesta cadeira em frente ao pc.
Abraços e publiquem mais, pois estarei aguardando.Antonio Carlos Pavanato
responder este comentáriodenunciar abuso -
19/03/2010 - 09:03 Enviado por: sinesio ferreira
Já trabalhei no Pantanal. É melhor os brasileiros descobrirem novos caminhos e populações, antes que os estrangeiros cheguem lá primeiro. Se os portugueses não tivessem ocupado certas regiões até o limite de nossas fronteiras, hoje o Brasil não teria esse tamanho, podemos citar os “fortes” construidos que até hoje são importantes. Parabens pela reportagem.
responder este comentáriodenunciar abuso

