Olhar Sobre o Mundo


Guerra do Vietnã – Imagens do horror

30 de abril de 2010 15:54 por Nilton Fukuda
  • A + A -

Há 35 anos encerrava-se a Guerra do Vietnã no sudeste asiático, uma das mais sangrentas do século XX. O conflito envolveu de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul), um país capitalista sob regime ditatorial e apoiada pelos EUA; e do outro, o Vietnã (Vietnã do Norte), apoiado pela Frente Nacional para a Libertação (FNL), comandados por Ho Chi Minh, de orientação comunista. As batalhas tiveram início em 1959 e terminaram em 30 de abril de 1975. Ideologia e política, foram os principais motivos do conflito, em um momento histórico em que o mundo era dividido em dois blocos: comunista e capitalista. No ano de 1964, os EUA entraram na guerra de fato. Em território vietnamita, os norte-americanos perderam milhares de soldados, em um conflito que consumiu milhões vidas. A guerra terminou com a rendição das tropas sul-vietnamitas e a retirada dos militares norte-americanos. Entre vencedores e vencidos, ficaram as imagens que serviram, e servem, para alertar o mundo sobre os horrores da guerra. Leia a matéria: O destino da menina que foi a cara de uma guerra.

Kim Phuc, na época com 9 anos, foge após ataque com bomba de napalm. A imagem correu o mundo e foi uma das fotos que marcou a guerra. Trang Bang, Vietnan, 08/06/1972. Foto: Nick Ut/AP

Kim Phuc, na época com 9 anos, foge após ataque com bomba de napalm. Trang Bang, Vietnã, 08/06/1972. Foto: Nick Ut/AP

Tanque norte-vietnamita invadiu o Palácio Presidencial em Saigon, que significou a queda do Vietnã do Sul e decretava o fim da guerra. 30/04/1975. Foto: AP

Tanque norte-vietnamita invadiu o Palácio Presidencial em Saigon, que significou a queda do Vietnã do Sul e decretava o fim da guerra. 30/04/1975. Foto: AP

População escala muro da embaixada norte-americana em Saigon, hoje chamada de Ho Chi Minh. 29/04/1975. Foto: Neal Ulevich/AP

População escala muro da embaixada norte-americana em Saigon, hoje chamada de Ho Chi Minh. 29/04/1975. Foto: Neal Ulevich/AP

Mãe sul-vietnamita carrega suas três crianças. Saigon, 29/04/1975. Foto: AP

Mãe sul-vietnamita carrega suas três crianças. Saigon, 29/04/1975. Foto: AP

Um homem carrega corpo do filho, próximo á fronteira com o Camboja. 19/03/1964. Foto: AP

Um homem carrega corpo do filho, próximo á fronteira com o Camboja. 19/03/1964. Foto: AP

Homens do exército norte-americano atravessam rio em Ben Cat. 25/09/1965. Foto: Henri Huet/AP

Homens do exército norte-americano atravessam rio em Ben Cat. 25/09/1965. Foto: Henri Huet/AP

Médico James E. Callahan trata de um soldado da infantaria atingido na cabeça. Saigon, 17/06/1967. Foto: Henri Huet/AP

Médico James E. Callahan trata de um soldado da infantaria atingido na cabeça. Saigon, 17/06/1967. Foto: Henri Huet/AP

Helicópteros das forças armadas dos EUA fazem manobras. Saigon, 1966. Foto: Henri Huet/AP

Helicópteros das forças armadas dos EUA fazem manobras. Saigon, 1966. Foto: Henri Huet/AP

Militar norte-americano, Lacey Skinner, rasteja em plantação de arroz em Thi. 1966. Foto: Henri Huet/AP

Militar norte-americano, Lacey Skinner, rasteja em plantação de arroz em Thi. 1966. Foto: Henri Huet/AP

Soldado não identificado EUA tem escrito em capacete: 'a guerra é o inferno'. 18/06/1965. Foto: Horst Faas/AP

Soldado não identificado EUA tem escrito em capacete: 'a guerra é o inferno'. 18/06/1965. Foto: Horst Faas/AP

Soldado norte-americano é morto em combate na selva, perto da fronteira cambojana. 1966. Foto: Henri Huet/AP

Soldado norte-americano é morto em combate na selva, perto da fronteira cambojana. 1966. Foto: Henri Huet/AP

Mulheres e crianças buscam proteção em um canal lamacento, durante intenso fogo cruzado em Bao Trai cerca de 20 quilômetros a oeste de Saigon. 01/01/1965. Foto: Horst Faas/AP

Mulheres e crianças buscam proteção em um canal lamacento, durante intenso fogo cruzado em Bao Trai, cerca de 20 quilômetros a oeste de Saigon. 01/01/1965. Foto: Horst Faas/AP

Monge budista, Quang Duc, ateia fogo em seu próprio corpo, como forma de protesta contra a perseguição dos budistas por parte do governo sul-vietnamita. Saigon, 11/06/1963. Foto: Malcolm Browne/AP

Monge budista, Quang Duc, ateia fogo em seu próprio corpo, como forma de protesta contra a perseguição aos budistas por parte do governo sul-vietnamita. Saigon, 11/06/1963. Foto: Malcolm Browne/AP

Helicópteros no exército dos EUA sobrevoam região no noroeste de Saigon, próximo à fronteira com o Camboja. 03/1965. Foto: Horst Faas/AP

Helicópteros no exército dos EUA sobrevoam região no noroeste de Saigon, próximo à fronteira com o Camboja. 03/1965. Foto: Horst Faas/AP

Soldados norte-americanos entrincheirados, em Phuoc Vinh. 15/06/1967. Foto: Henri Huet/AP

Soldados norte-americanos entrincheirados, em Phuoc Vinh. 15/06/1967. Foto: Henri Huet/AP

Soldado sul-vietnamita usa punhal para ameaçar um agricultor acusado de favorecer os vietcongs. 09/01/1964. Foto: Horst Faas/AP

Soldado sul-vietnamita usa punhal para ameaçar um agricultor acusado de favorecer os vietcongs. 09/01/1964. Foto: Horst Faas/AP

Uma mulher sul-vietnamita chora sobre o corpo do marido, encontrado com mais 47 outros em uma vala comum perto de Hue, no Vietnã. 04/1969. Foto: Horst Faas/AP

Uma mulher sul-vietnamita chora sobre o corpo do marido, encontrado com mais 47 outros em uma vala comum perto de Hue, no Vietnã. 04/1969. Foto: Horst Faas/AP

Soldados norte-americanos emergem de suas trincheiras ao nascer do sol, depois da terceira noite de ataques contínuos dos norte-vietnamitas. 21/09/1966. Foto: Henri Huet/AP

Soldados norte-americanos emergem de suas trincheiras ao nascer do sol, depois da terceira noite de ataques contínuos dos norte-vietnamitas. 21/09/1966. Foto: Henri Huet/AP

General sul-vietnamita Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia nacional, dispara sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Com a foto Eddie Adams, ganhou o Prêmio Pulitzer daquele ano. 01/02/1968. Foto: Eddie Adams/AP

General sul-vietnamita Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia nacional, dispara sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Com a foto, o fotojornalista Eddie Adams, ganhou o Prêmio Pulitzer daquele ano. 01/02/1968. Foto: Eddie Adams/AP

103 Comentários Comente também
  • 30/04/2010 - 16:49
    Enviado por: Leonardo Giostri

    Chocante.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 17/11/2012 - 15:36
      Enviado por: fred freitas

      Jesus Cristo veio a terra para nos salvar, ele curou os enfermos, trouxe a paz, nos ensinou o caminho da salvação, ele pregou a palavra do pai sem cobrar um niquel sequer, deu seu corpo e seu sangue para nos livrar do pecado, o senhor Jesus Cristo nos trouxe o amor e a paz e tambem ensinou como devemos viver em armonia um com outro, em vez disso pregamos tudo ao contrario. A guerra só traz sofrimento, ela é interessante para alguns que querem mostrar poder e por causa desses burocratas estupidos muitos inocentes morrem, nossas crianças morrendo e sendo mutiladas pelas bombas desses covardes. Olhem a guerra no oriente médio, berço de Jesus Cristo, eles nunca respeitaram as leis de Deus, Deus nunca trouxe sofrimento e dor, por mais que sejamos pecadores ele sempre nos deu o perdão, agora fica esses estupidos ideologistas por causa de fanatismo religioso trazendo sofrimento e morte a inocentes que nem sabem por que estão passando por isso, não foi isso que Jesus Cristo pregou, ele nos deu a salvação e a justiça para todos e infelzmente não é o que pregamos, que Deus tenha piedade sobre esses injustos e covardes e que o senhor proteja e dê a paz para esses inocentes.

  • 30/04/2010 - 16:53
    Enviado por: LETO

    Do que adiantou tudo isso?
    Foi apenas carnificina de seres humanos, o quais verdadeiros culpados, estavam em suas poltronas fumando um cigarro!
    Amor ao próximo parece uma utopia vendo estas imagens.
    Mas um dia… veremos a justiça a Deus!
    “Pai perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem.”

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/06/2012 - 05:12
      Enviado por: silva

      do que valeu tudo isso? valeu de lição para os EUA, embora pareça que eles não aprenderam a lição mais …se não fosse o vietnã, talvez eles acreditassem ter condições de invadir a amazônia então o vietnã hoje, seria o Brasil . . .

  • 30/04/2010 - 16:58
    Enviado por: davi augusto marski filho

    Horror, puro horror. Violência e intolerância. Fotos como essas retratam o horror que uma guerra significa. Não pode haver heróis nem vencedores em um cenário como esse.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 17:04
    Enviado por: André Moraes

    Que essas imagens sirvam para que lembremos do quão horrível é se envolver em uma guerra.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 30/04/2010 - 23:44
      Enviado por: Maria de lourdes

      Estas fotos retratam pouco do que foi a guerra no Vietnam. Para quem quer conhecer mais, assistam ao filme “Corações e Mentes” que é um filme relato. Nele vocês verão a brutalidade, frieza e arrogância americana.

    • 14/03/2011 - 03:45
      Enviado por: Lucas

      Maria de Lourdes para com esse marketing antiamericano! Houve abusos no vietnam por soldados americanos ou em qualquer parte do mundo!? E claro que sim, pois somos seres humanos, todos nos, sentimos medo, odio, compaixão! Então não fica ai falando sobre arrogância, brutalidade como se fosse uma coisa exclusiva de americanos, pois vc sabe que não o é! Os norte vietnamitas arrazavam vilas inteiras de seu proprio povo, somente porque se recusavam a servil-los! Acorda gente! Veja mais respostas minhas baixo, não motivado por paixão, odio, nem nada disso, so acho que devemos ser razoaveis para olhar a realdade!!!

  • 30/04/2010 - 17:08
    Enviado por: Leandro

    Sem palavras…. =\

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 17:15
    Enviado por: Giovani Dias

    Chocante e triste… infelizmente é a realidade.
    Nunca na história da humanidade, houve um dia sequer sem guerras!!!
    Essas monstruosidades sempre existiram, existem e vão existir por muito tempo ainda, infelizmente…

    Acho que a que me marcou mais foi a foto do pai carregando o corpo do próprio filho pequeno… sem mais comentários

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 17:16
    Enviado por: Adriano Prado

    The horror, the horror…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 17:19
    Enviado por: Carlos da Mata

    Tais imagens causam indignação e me fazem pensar o que estamos fazendo com o livre-arbítrio… Meus Deus, socorro, interfira, please…..

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 17:19
    Enviado por: Carlos

    Lindas fotos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 30/04/2010 - 18:50
      Enviado por: luks

      lindas fotos? vai pro inferno!

  • 30/04/2010 - 17:20
    Enviado por: JOSELITO Miranda

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 02/05/2010 - 01:21
      Enviado por: Camila Melim

      As fotos são muito boas em um momento muito ruim.
      Como sempre os americanos se mostram superiores às outras culturas! Grande!
      As pessoas esquecem que somos todos iguais, o que difere é a mente ou a intelectualidade se preferir assim chamar, e no caso percebemos bem a falta do pensamento humano na mente de tais estadunidenses que se acham muito superiores.
      Como diz aquele lá não identificado: War is Hell!

  • 30/04/2010 - 17:26
    Enviado por: carrapato

    Essa é a liberdade que os americanos queriam para o mundo. Diziam ser os guardiões da liberdade, “exemplo” para todas as nações. Guerra após guerra o resultado é o mesmo. São os civis quem pagam a conta. Os lucros dessa daí ficaram com a Boeing, Colt, etc. Essa é a hipocrisia americana!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 17:27
    Enviado por: Nelson

    Concordo com o Leto, de que adiantou tudo isso? Enquanto meia duzia de idiótas tomavam decisoes, milhares de pessoas morriam.
    Hoje em dia é mais fácil financiar a discordia entre países do que acabar com a fome no mundo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 17:31
    Enviado por: Nilton

    Deprimente e covarde . . .

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 17:57
    Enviado por: Ronaldo

    Valeu a pena?
    Valera a pena a proxima guerra?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 18:58
    Enviado por: Brasilio Leite

    Guerras e rumeros de guerra…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 19:11
    Enviado por: Harold Gilmer

    Apenas as fotos tem capacidade de relembrar esta triste página na história da humanidade com tanto detalhes. Meu tio lutou no Vietman, e a suas lembranças da guerra são tão doloridas que ele prefere não contar. Basta o comentário de que um colega morreu ao seu lado, e ao seu lado estave um amigo que salvou-lhe a vida e viveu para contar a história . . . mas prefere não relembrar.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 19:16
    Enviado por: franklin

    “É por causa desses pequenos detalhes que destaca-se perante aos demais e siga como exemplo perantes aos seus pares.”

    (gordinho da dona JOANA)

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 20:24
    Enviado por: Adler Rocha

    Adiantou… Com a intromissão dos americanos, uma revoluçãozinha local virou a morte de mais de 5 milhões e o atraso sem medidas da economia local… Por isso que dizem que de boa intençaõ o inferno esta cheio…

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 03/05/2010 - 06:33
      Enviado por: Mario Jr

      Poisé,

      Bons mesmos são os “revolucionarios comunistas” que ficaram no lugar dos Estados Unidos. Estes mataram dez vezes mais do que a guerra toda e (pasmem) em um periodo de paz.

      O povo sempre sofre no final.

    • 14/03/2011 - 02:53
      Enviado por: Lucas

      Parece que de todas essas pessoas que comentaram somente o Adler e o Mario JR entendem um pouco do assunto! Minha gente quem começou a guerra no vietnam não foi os Estados Unidos não. Quem começou foram os “bonzinhos” do vietnam do norte, que queriam unificar o pais a sua maneira atrasada e cruel! Os Estados Unidos estavam la para fornecer ajuda militar ao Vietnam do sul que estava sendo esmagado! E uma curiosidade que a maioria dos ignorantes antiamericanos que comentaram não conhecem, o exercito americano não era o invasor, o invasor eram os vietnamitas do norte!!! Portanto antes de falar ou palpitar em qualquer assunto e necessario estuda-lo primeiro antes de sair criticando!

    • 14/03/2011 - 15:04
      Enviado por: Lucas

      O Adler, so uma correção! A revolução no vietnam nunca foi uma “revoluçãozinha” não senhor! Antes da intervenção norte americana a revolução ja tinha uma proporção enorme, com muitas vitimas, ta bom! E a economia vietnamita so esta arrazada porque os comunistas venceram. E so uma fato amigo, veja o exemplo das coreias, uma rica e prospera, e outra miserável sob o mando de um homen desprezivel!!!

  • 30/04/2010 - 20:42
    Enviado por: Luiz Alberto

    Guerra é sempre um exemplo de brutalidade, de desumanidade, que custa muito caro financeiramente e em termos humanos. Soldados e civis de ambos os lados ficam com suas mentes e vidas estraçalhadas para sempre, Mas há os que lucram e muito com guerras, sem nenhum pudor, já que estão nos centros de decisões, mas NUNCA vão para os campos de batalha.
    Isto sem considerar que além de ganhar a guerra é necessário em seguida ganhar a paz, que significa conquistar corações e mentes para um novo rumo. Quantos conflitos no Mundo hoje já se sabe que uma, ou muitas, guerras não são o caminho para solução das divergências? Muitas vezes parece que de Humanos temos muito pouco, dada a IMENSA bestialidade predominante. A esperança está em que mais pessoas tomem consciência e se disponham a agir contra estas loucuras e sede de sangue e de guerra. O envolvimento de parcelas maiores da população conscientizadas nos processos decisórios de cada País, pode ajudar a minimizar tanta sandice e sofrimentos tão DESCABIDOS. Novos meios de comunicação direta entre pessoas, como a internet, podem representar um papel importante para interferir nestas tomadas de decisões tresloucadas.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 13/09/2011 - 23:05
      Enviado por: jefferson ricardo. Lages/SC

      lucas defensor da grande potencia …os EUA são os “bonzinhos”?
      tem loko pra tudo…os nativos ja estavão se matando ,eles os EUA foram la levar a paz?
      tu ñ pode ser tão ingenuo …

  • 30/04/2010 - 22:33
    Enviado por: Cezar

    O homem realmente é um ser sem definição. Atestadamente somos uma raça inferior.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 22:49
    Enviado por: Jose Renato Silva

    a única espécie que mata a própria espécie….

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 30/04/2010 - 22:50
    Enviado por: pery

    Triste mas fascinante. Parabéns pela seleção de imagens.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 26/08/2011 - 12:03
      Enviado por: paulo

      oque te fascina te mata!!!!

    • 26/08/2011 - 12:07
      Enviado por: paulo

      me desculpe mas como uma coisa dessas pode fascinar alguem

  • 30/04/2010 - 23:17
    Enviado por: Bruno

    Pai perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 01/05/2010 - 00:57
    Enviado por: Zenóbio de Figueiredo

    Não há vencedores em uma guerra. Todos perdem, até mesmo o suposto vencedor. LAMENTÁVEL!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 01/05/2010 - 01:08
    Enviado por: Edson

    No Vietnã, há 60 anos, aconteceu uma guerra intervencionista que se “justificava” pela ideologia de dois blocos, o comunista e o capitalista. Estão as fotos para comprovar as atrocidades humanas. Hoje, no Iraque e no Afeganistão, outra intervenção imperialista que apregoa a luta pelo terrorismo islâmico. Uma luta religiosa entre nações. Eu queria saber onde estão as fotos desta guerra. Digo isto porque foram as fotos da guerra do Vietnã que fizeram que todos fossem contrários a ela. Eu me pergunto porque a mídia ocidental não divulga tanto os acontecimentos do Oriente Médio. Será que ela também fora manipulada por interesses americanos ? As vítimas dos ataques de 11 de setembro não tem o mesmo valor das vítimas das guerras do Iraque ou do Afeganistão ?

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/03/2011 - 14:47
      Enviado por: Lucas

      Para com isso cara! O que vc faria se um bando de terroristas pegasse uma avião comercial e jogasse em cima de um prédio no seu pais, cheio de pessoas???E matasse muitas, um monte pelo incêndio, outros de tão desesperados pulavam do alto. Esses terroristas são muito maus cara, estrupariam e matariam qualquer pessoa de sua familia sem exitar e vcs ainda os defendem. Pegam um pais de surpresa, de forma cruel e covarde para atingir seus “objetivos”. É incrivel como as pessoas gostam de apoiar o lado errado, possivelmente se Hitler vivesse hoje fazendo todas aquelas atrocidades que fez anos atras, vcs ainda o apoiarião! Pelo amor de DEUS! O terrorismo tem que ser combatido, não se pode negociar com esse naipe de gente!!!
      Não contribuem em nada para humanidade! Ah, mas vcs devem achar que contribuem ne!?

  • 01/05/2010 - 02:03
    Enviado por: André Plati

    Nó na garganta, toda vez que vejo…

    Tenho que ver todo dia, assim reforço minha utópica busca por mudar o mundo, não tolerando calado a falta de amor e respeito ao próximo.

    Repassem. Ao menos aqueles que “só lêem as imagens” talvez parem e reflitam, mesmo que por alguns segundos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 01/05/2010 - 04:41
    Enviado por: jaderdavila the small shareholder

    em 1975 eu cheguei em los angeles ilegal, os eua tinham acabado de sair correndo do vietnam.
    os eua diziam: cucarachas, vcs querem cidadania americana?
    -queremos!
    -entao vai la no vietnam buscar os johnnies que ficaram pra tras!
    -nós nao, nós viemos aqui por causa do sonho americano, o pesadelo que vcs arrumaram fica pra vcs!
    muitos foram, pela cidadania, e voltaram numa caixa.
    it’s one two three why we fighting for? dont ask me i dont give a damn, next stop is vietnam
    it’s five six seven open up pearly gates, i got no time to wonder why i’m gonna die
    [country joe mac donald]

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 01/05/2010 - 08:21
    Enviado por: Deocleciano

    Que liberdade dá o comunismo? Nenhuma, lute pela liberdade! Não é de graça. A civilização tem que que pagar um alto preço. Passeatas em Washington, Paris, Bruxelas, etc é uma coisa. Faça-as no Irã , Moscou Pequin, depois você me conta, tá? Veja o PT controlando e patrulhando opiniões contrárias. Foi uma guerra necessária para conter o comunismo. Ou a vida do povo vietnamita melhorou depois da guerra?
    Assim caminha a mediocridade e o cinismo esquerdista.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 01/05/2010 - 08:34
    Enviado por: julio

    ESTOU CHORANDO VENDO ESTAS FOTOS . QUE DEUS NOS PERDOE POR ISSO…….

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 01/05/2010 - 08:49
    Enviado por: Thais

    Parabéns aos norte-americanos por nos proporcionar eternas imagens de horror, e, se depender da cabeça deles, isto vai continuar acontecendo. Ô povo que gosta de sangue.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 03/05/2010 - 06:39
      Enviado por: Mario Jr

      Sim Tais,

      É bom mesmo congratula-los.
      Caso contrario (como acontece hoje na China, Cuba, Russia, nos paises comunistas em geral) jamais teríamos acesso as informações.

    • 14/03/2011 - 14:32
      Enviado por: Lucas

      O povo que gosta de sangue!? ora, vamos recapitular, quem foi mesmo que jogou um avião comercial em cima de um predio cheio de inocentes??? quem matou mais de 1 milhão de curdos no iraque??? em minha filha??? com certeza não foram os americanos!!! estuda e vc vera que a realidade esta distorcida da sua realidade!!!! vou te dar uma luz, esta precisando. quem matou mais de 1 milhão de curdos foi Sadam, isso dentre outras “proezas” como matar seu povo de fome enquanto ostenta um palacio de ouro, tentar tomar o kuwait e seu petróleo, começar uma guerra contra o iran e perder feio. Quem e que gosta de sangue mesmo!?

  • 01/05/2010 - 08:54
    Enviado por: Welbio

    Fico sem palavras.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 01/05/2010 - 11:14
    Enviado por: Kelly de Maria

    Horrível ! A intolerância e o sangue frio estampados.
    Rosto de medo,rosto de ódio, de costas pro mundo,braço e punho eretos apontam para o que não quero ver, estranha presença, estranho sentimento.
    Uma imagem viva, algo deprimente prestes a acontecer e o que se pode fazer?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 01/05/2010 - 22:15
    Enviado por: Carlos

    Vejam só, a história se repete: os Norte Americanos perderam na Coréia, no Vietnã, estão perdendo no Iraque e no Afeganistão. Estão tentando repetir a desgraça no Irã. Seria o “lobby” dos fabricantes de armamentos, o precursor dessas tragédias humanas?

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/03/2011 - 03:06
      Enviado por: Lucas

      Meu amigo quem te disse que os Estados Unidos perdeu na coreia???? Pelo amor de Deus gente, vai se informar. Vc não sabe que existe uma coreia rica, indusrializada e prospera e outra atrasada, pobre e cruel!? Pois e chefe, isso se deve ao fato do exercito norte amaricano ter conseguido sufocar a revolta comunista. E se o mesmo tivesse sido alcançado no vietnam hoje provavelmente seria tambem um pais mais prospero não acha!? A respeito do iraque, o exercito de Sadam foi derrotado em 4 meses, o que ha atualmente são insurgentes, e combater insurgentes não e o mesmo que combater um exercito convencional, pois aqueles se mesclam com a população local civil, ai vc não pode sair atirando ne!? Eu sou peço uma coisa gente, para com esse antiamericanismo sem argumentos, se não gosta dos caras pelo menos estudem por onde eles estiveram para saber a verdade dos fatos, e não so o que vcs houvem de qualquer Zé por ai!!!

    • 14/03/2011 - 03:15
      Enviado por: Lucas

      Complementando a respeito das campanhas militares, o mesmo que aconteceu no iraque aconteceu no afeganistão. O taliban foi derrotado em poucos meses, mas ainda assim ficou insurgentes do taliban e sobretudo da al quaeda que fugiram para o paquistão e depois voltaram. No afeganistão esses terroristas que estuprariam e matariam qualquer pessoa de sua familia e que ainda assim vcs defendem, terão vida mais curta, pois as forças especiais estão operando forte por la, e esses terroristas tambem não contam com ajuda da população local para se esconder não, pois grande parte apoia a missão amaricana!

  • 03/05/2010 - 15:19
    Enviado por: Silmara Assis

    Não tem como não se comover, as fotos das crianças são choques para a humanidade. Chorei ao ver…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 03/06/2010 - 00:14
    Enviado por: eduardo

    Uma pequena amostra do terror que é a guerra.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/06/2010 - 16:28
    Enviado por: sidney soares

    As Imagens valem mais que mil palavras!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 31/10/2010 - 23:23
    Enviado por: márcio

    Os americanos tentaram resgatar a sua dignidade, perdida nesta guerra, contra um país pobre, pequeno e mal organizado como o vietnã através dos filmes do rambo, mas não adianta, perderam e feio. Os yankes se afundaram na sua própria arrogância. Que Deus tenha misericórdia dos homens, mulheres e crianças inocentes que morreram de forma dantesca nesta guerra e de muitos soldados americanos, também, pois, pra quem não sabe, eles deram as suas vidas por uma guerra que não era deles, uma guerra que nem eles queriam, mas foram obrigados pelo governo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 15/03/2011 - 13:36
      Enviado por: Fabricio

      Pasmen, mais um “gênio” que pensa que os Estados Unidos foram os culpados pelo conflito. “Santa” ignoráncia. E o q vc entende de militaria para afirmar que o exercito americano perdeu feio!? A derrota foi puramente politica e no campo da opinião publica norte americana filho. No campo militar apesar de grandes baixas, mais de cinquenta mil soldados, o exercito mesmo em lugar remoto, distante e num cenario de guerrilha obteve otimo desempenho, com todas unidades tendo kill ratio (sabe o q e isso filho????) muito superior a todas as forças do exercito norte vietnamita e tambem o vietcong!!!

  • 17/11/2010 - 15:58
    Enviado por: aldo martins

    TERRIVEL A GUERRA SO SERVE PARA ENRIQUECER
    OS DONOS DE ARMAS .INDUSTRIAS BELICAS…
    MUITA HIPOCRISIA DO SER HUMANO…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 25/01/2011 - 11:41
    Enviado por: soldado salviano filipe de moraes

    isto é uma realidade que se o homem nao mudar seus atos pode vir a acontecer no mundo

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 25/01/2011 - 11:44
    Enviado por: soldado salviano filipe de moraes

    isto pode ser uma realidades proxima ( si o homem nao mudar seus atos ) é o que ocorrerar no mundo

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/03/2011 - 00:29
    Enviado por: sales garcia da silva

    viva o capitalismo.isso e o capitalismo.(capitalismo vem da palavra CAPETA)que significa DEUS no ceu o DIABO na terra ADES.nesta guerra todos tiveran culpa,nao precisa dizer quem esta envolvido nisto ne,muita gente cresceu com isso sem encersao.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 29/03/2011 - 07:48
    Enviado por: leidy

    “meu coraçao sangra ao ver tanta destruiçao e sofrimento, filhos, maes,pais, meu deus tem misericordia de tudo isso”
    Apenas peço a deus a tua justiça pai!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 22/06/2011 - 13:42
    Enviado por: rodrigo

    Os EUA na verdade sabiam logo no começo da guerra que o norte comunista do vietnam nao ameaçava a democracia capitalista na regiao do sudeste asiatico, mas continuou a sustentar o conflito porque nao podia recuar num cenario de plena guerra fria com o bloco sovietico, ficaram com medo de uma retirada significar uma derrota da maior potencia ocidental capitalista naquela epoca. Pode-se dizer que quem acabou com a guerra foi a TV, isso porque a guerra do vietnam foi a primeira da historia a ser totalmente coberta por reporteres em pleno conflito fazendo imagens para os grandes noticiarios da TV americana. O povo norte americano nao aguentou ver imagens de tanta carnificina com seus filhos dentro da propria casa, e isso fez toda a diferença para por fim ao conflito.Varias manifestaçoes ocorreram pelo País reinvidicando o fim da guerra. A opinao publica acabou ganhando, mas isso so depois de 10 anos de guerra e varias baixas americanas, isso sem falar no sem numero de vietnamitas mortos tambem. Ha pessoas que dizem que dentro do alto escalão norte americano, ate os dias atuais, nao se considera nenhuma guerra perdida, nem mesmo a do Vietnam, isso porque as forças armadas americanas ganham em experiencia de combate e aprimoramento de armas, e isto nao está longe da verdade, oxalá que os EUA sao imbativeis militarmente desde a segunda guerra mundial, triste isso.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 09/07/2011 - 00:32
    Enviado por: Geraldo Alberto Dalla Nora

    Estou com 70 anos e desde que me conheço por gente os EEUU sempre estiveram envolvidos em guerras, aliás os americanos desde sua independencia sempre estiveram lutando contra alguém, primeiro contra os indios ( quem se lembra os filmes de farwest) depois contra os mexicanos, (lhes tomaram metade do território) e dai em diante sempre estiveram intervimdo, matando roubando, em varias partes do mundo, aqui na America Latina então eles tinham a famosa politica das canhoneiras, bastava algum governo contrariar os interesses de alguma firma americana que vinha dois ou tres navios de guerra com fuzileiros navais e darem uns tiros para o ar e o governo caia, (no Brasil em 1964 se João Goulart tivesse resistido teria sido igual, mas os militares traidores da patria fizeram o serviço para eles, mas se precisasse eles estavam por perto). O americano tem o instinto da guerra e da violencia no sangue, quem assiste os seus filmes, principalmente na minha juventude, onde só passavam filmes americanos, o que se via e ainda se vê é só violencia, guerras, conspirações etc… onde o americano sempre é o bonzinho, o idealista que luta contra o bandido ou o tirano e estes sempre são da nacionalidade do inimigo da hora, ja foram os indios, os mexicanos, os alemães, japoneses, russos e agora os maus são os arabes, eles se dizem defenssores da democracia, desde que a democracia seja de acordo com seus interesses, não respeitam culturas nem religiões de ninguém. Meu velho Pai quando vivia sempre me dizia que quando uma pessoa vive sempre brigando ora com um, ora com outro, e o que é piór, sempre na casa destes outros, quem não presta e este briguento, e os americanos se encaixam perfeitamente neste perfil. Falam muito em crimes de guerra, tribunais internacionais, julgamentos etc… mas sempre contra pessoas ou paises fracos, quando vão fazer sentar no banco dos réus pessoas como o Busch e seus soldados sanguinários e assasinos, se o que eles fizeram no Iraque e Afganistão não merece uma condenação então não tem nada no mundo a se condenar, e podiamos ainda falar os assasinatos de lideres politicos e de nações que foram assasinados com o apoio e colaboração deles, como o Presidente Allende no Chile, entre tantos outros, depois se fazem de vitimas quando derrubaram as torres gemeas em N.York, dai eu pergunto: Fizeram o atentado porque? Os americanos não fizeram nada contra os Arabes, sempre foram bonzinhos, nunca interferiram nos seus paises, e dai por eles serem bons os Arabes bandidos resolvem derrubar as torres por pura maldade. O mesmo se pode dizer de certas religiões que volta e meia se fazem de vitimas e se dizem perseguidas em alguns paises, dizem que é por pregarem a palavra de Deus que sofrem perseguições, mas a verdade é bem diferentetenho uma prima que trabalha na China , (Ela é tecnica em desenho de calçados) eu perguntei porque a Igreja Católica é perseguida na China, se é porque eles não aceitam o conceito de Deus dos Ocidentais ou por serem comunistas, e ela me respondeu que não é nada disso, que todos tem o direito de ter a crença que quiserem, o que o governo não acita é ter um estado dentro do estado, ou melhor um estado estrangeiro interferindo na vida do estado nacional, e que no passado, antes de 1950, os padres e pastores, missionários de varias religiões estavam na China mais interessadops em espionar e fomentar divisões politicas, a serviço de potencias estrangeiras, notadamente a Inglaterra e os EEUU, donde provinham a maioria dos tais missionários, e isto criou um ressentimento muito grande contra os estrangeiros, então como eu disse antes, nada é de graça, a China antes do partido comunista era o paraiso dos exploradores e predadores economicos de paises da Europa e EEUU, tanto é que existia a famosa expressão: Fulano fez um negócio da China, a revolução de Mao Tsé Tung acabou com a festa, por isto o ódio dos capitalistas e exploradores do ocidente, só que hoje todos temem o poderio chines. No Brasil precisaria acontecer algo parecido para acabar com a exploração dos especuladores, que ganham milhões a custa dos empresários e trabalhadores, principalmente os Bancos são os piores.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 03/06/2012 - 08:09
      Enviado por: Carlos Henrique

      Sr. Geraldo, seu comentário reflete seu grande nível de cultura e experiência, admirável. Sou evangélico há vinte anos, e o que percebo estudando a Bíblia Sagrada e outras publicações é justamente o que o Sr. externa em seu comentário. Após as quatro grandes monarquias (Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma Imperial) não haveria um império que dominasse o mundo da mesma forma desses quatro, mas surgiria um império que faria grandes sinais e obrigaria as pessoas à se sujeitarem ao seu poder, esse poder e essa descrição com seus detalhes mencionados na Bíblia Sagrada e confirmados por essas e outras atrocidades cometidas, se encaixam no domínio Norte-americano. Temos um grande aliado, a Internet, que passou a mostrar o que as redes de TV aberta não podem mostrar, a realidade de um país, o qual a Bíblia descreve como sendo “lobo em pele de cordeiro”. O pior é que muitas dessas guerras sangrentas são feitas em nome da paz, da religião e da prosperidade. Existe paz, amor ou prosperidade em matar nossos semelhantes? Me recuso a acreditar.

  • 23/07/2011 - 19:16
    Enviado por: juarez

    Malvados, um dia vão fazer o mesmo com os americanos, povo mau!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 03/08/2011 - 21:04
    Enviado por: Charlys Rocha

    A HUMILHAÇÃO QUE O IMPERIALISMO AMERICANO VAI ENGOLIR O RESTO DA VIDA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK………

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 13/09/2011 - 23:15
      Enviado por: jefferson ricardo. Lages/SC

      eles são tão monstros quanto Saddan ou Bin laden,assasinos ,invasores ,que querem se impor nos quatro cantos do mundo ,e fasem atrocidades que alguns como esse tal lucas …trata como se fosse algo normal …e se fosse um parente dele naquela foto correndo do ataque …pensse nisso apoiuador da causa americana(pro LUCAS)

  • 23/08/2011 - 16:24
    Enviado por: karollayne

    Meu Deus !
    Que horror , que crueldade!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 24/08/2011 - 00:53
    Enviado por: luiz cunha

    temos tantos problemas no brasil favelas que são verdadeiros Vietnam o transito que mata mais que o Vietnam é muita hipocrisia falar mal dos americanos que tanto nos ajudaram na segunda guerra mundial , é muito fácil ficar de fora arrumando soluções pacifistas para quem não ta nem ai com a paz por este motivo que temos verdadeiros campos de combate no brasil , acada dia nasce um novo Fernandinho beira mar ou um Marcola da vida .

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 15/09/2011 - 10:59
    Enviado por: Carlos

    As opiniões a respeito do conflito ocorrido no Vietnã são muito interessantes, pois mostra que unanimidade não existe mesmo. E ainda bem que não há. Desta forma gera-se debates que possibilitam pensar e repensar ideias que temos. No passado, eu teria bastante ódio de pessoas como desse Lucas e Mário Jr., mas hoje vejo que, sob determinadas circunstâncias, eles apresentam argumentos válidos. Não quero sair em defesa dos Estados Unidos e muito menos justificar o que eles fizeram com o Vietnã. Entretanto, não se pode negar que muito mais que implantar um regime pseudo-socialista, havia o interesse de domínio daquela região. Era a Guerra Fria, período em que EUA e a então URSS disputavam a hegemonia mundial. Pouco se importavam com as pessoas. Essa história de combater o imperialismo americano em nome de uma sociedade mais justa é tão hipócrita quanto a defesa da liberdade e democracia pelos EUA. Não sei se os regimes ditatoriais socialistas mataram mais que os americanos na guerra do Vietnã, mas certamente não podemos negar o prejuízo causado por eles. Agora precisamos nos lembrar também que nessa guerra, além de querer impedir que surgisse mais um país comunista, os Estados Unidos se encarregaram de mandar pro front de combate soldados de maioria negra e latina, etnias essas tão discriminadas naquele país, que prega oportunidade para todos. Sem falar que, enquanto os EUA unidos mandavam tropas para combater a ameaça comunista na Ásia, na América Latina eles incentivaram e apoiaram de várias maneiras as ditaduras militares implantadas nos países, inclusive o Brasil, onde tivemos casos de torturas e desaparecimentos de pessoas, que lutavam por democracia. Enfim, podemos dizer que os EUA são um verdadeiro paradoxo mundial. Espero que os senhores Lucas e Mário Jr e outros que saem em defesa da democracia americana se lembrem disso também…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 03/10/2011 - 02:19
    Enviado por: ROBERTO LOPES MODENA

    OLÁ MEUS AMIIGOS .
    “AOS REIS O OURO, AOS NOBRES A COBIÇA, AOS CLEROS A INVEJA, AOS POLITICOS A SEDE DO PODER, AOS GOVERNANTES APENAS A FATIA, AOS MÉDICOS O MERCENARISMO (ALGUNS SÃO POR AMOR), AOS ADVOGADOS AQUELE QUE PAGAR MAIS, AOS ENGENHEIROS A RECONSTRUÇÃO DE CIDADES, AOS LOUCOS O DELÍRIO (ESTES SÃO FELÍZES), AOS MILITARES APENAS BAIXAS DE UMA GUERRA, AO POVO IGNORANTE E IGÊNUO A SUBMISSÃO, AOS PADEIROS RESTA FAZER O PÃO E AOS PORCOS O FARELO”
    ANTES DE CRISTO, DEPOIS DE CRISTO … , ANTE-CRISTOS !
    EVOLUÇÃO DA RAÇA HUMANA ?
    EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE ?
    hUMANIDADE ?
    QUANTAS CRISTOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA QUE A HUMANIDADE APRENDA?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/10/2011 - 10:37
    Enviado por: Henriques

    Um dia a U.S.A será recordada com a antiga ROMA.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/12/2011 - 15:26
    Enviado por: Andre Such

    Nossa, essas imagens são realmente chocantes. Já dizia Renata Russo: “A humanidade é desumana”. Será que ainda temos chances?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/01/2012 - 09:12
    Enviado por: marcio

    é……. essas imagens são muito fortes, por isso sou totalmente contra …a raça humana esta maluca em continuar a achar que so a guerra resolve. a pena é mais forte que a espada…….sempre.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 15/01/2012 - 12:51
    Enviado por: sátit

    As imagens sao impressionantes. Relatam um pouco da dor que existe na guerra. Guerra que vivemos hoje ainda, disfarçada pelas exigencias sociais. Achar um culpado nao resolverá. Cada um tem sua parte nela, por açao ou omissão. O que marca uma guerra é a violência. E no meu entendimento, a pior delas é a que rouba silenciosamente nossa capacidade de ser o que de melhor temos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 19/01/2012 - 08:34
    Enviado por: Richard

    Vidas de garotos americanos se perderam naquele inferno na luta contra o regime comunista, infelizmente o mundo nao melhorou depois deste episódio

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 20/01/2012 - 01:23
    Enviado por: Eduardo

    Com certeza vao aparecer 500.000 pessoas dizendo que sou um sangue frio idiota, mas aqui vai o meu pensamento.

    Tenho 23 anos, sou brasileiro (Passo Fundo, Rio Grande do Sul) e com 17 anos fui morar com minha mae nos Estados Unidos (meu pai faleceu).
    Quando entrei em idade para me alistar nas forcas militares me aliste na U.S. Marine Corps (Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos).

    Quando alcancei o cargo de Cpl. (Corporal/Cabo) fui enviado para o Iraque com um grupo de amigos e desconhecidos, para manter a paz em Baghdad depois de tomada em 21 dias de invasao do “First Marine Recon Batallion” (Primeiro Batalhao de Fuzileiros de Reconhecimento).

    Dois meses depois fui enviado para lugares e entrei em contato com insurgentes duas vezes, disparei meu M4A1 67 ou 68 vezes, devo ter matado 10 ou 12 insurgentes… Eu nao vou ser julgado por assassinato… Sou a favor da guerra? Nao pelo o que ela se tornou. Defendo os motivos das guerras no Afeganistao e Iraque? Afeganistao, sim, Iraque, nao. Por que?

    No Afeganistao, nos fomos em busca de um terrorista que tinha matado milhares de inocentes. No Iraque, em busca de petroleo… Voces acham que todos os fuzileiros, soldados do exercito, soldados da marinha e aeronautica QUERIAM ou GOSTARIAM de estar la sendo obrigados a conviver com o medo de morrer TODO o dia? Se sim, deveriam se envergonhar de PENSAREM. Peco que respeitem os soldados que vao para esses lugares enviados por lideres que, a casda 15 decisoes, acertam 1.

    For Country. For Honor. For Brother

    R.I.P. Jimmy (12/07/2010)
    R.I.P Marcus (12/07/2010)
    R.I.P “KJ” William (12/07/2010)

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 20/01/2012 - 16:15
    Enviado por: Giovanna

    Uns dão opinião a favor dos americanos, outros contra. O que vemos aqui , na verdade, é a humanidade sempre querendo matar uns aos outros em prol dos seus interesses. O que acontece aqui no Brasil hoje não é diferente. A violência, a matança e a crueldade que acontece aqui não deixa a dever e é encoberta pela mídia e apoiada pelos governantes. Não importa o país, não importa quem foi culpado. O que vemos é que, enquanto alguns ficam culpando os EUA pelas guerras do mundo deveriam primeiro buscar o que realmente originou esta guerra. Naquela época os blocos se dividiam e tanto os EUA quanto a União Soviética buscavam engrossar seu bloco e conseguir aliados. É natural que um e outro apoiasse suas partes. Os conflitos já existiam e cada um procurou, a sua maneira, apoiar a sua parte. Infelizmente toda guerra é cruel e injustificada. Estamos vivendo hoje aqui no Brasil uma forma de guerra. Não vivemos bem. Há a corrupção, drogas, tráfico, violência, desmandos, atrocidades por trás de campanhas do governo e programas que só escondem a nossa triste realidade. Não é divulgado e por isso a maioria do nosso povo fica com o pensamento de que moramos num país pacífico. Pacífico?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 21/01/2012 - 15:52
    Enviado por: Paulo Eduardo

    E muitos querem que eu chore pelo “11 de Setembro”…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 21/01/2012 - 15:56
    Enviado por: Paulo Eduardo

    Nem preciso comentar mais nada; tudo o que eu iria dizer, o Sr. Geraldo Alberto Dalla Nora já falou com muita propriedade e justeza. Sem dúvida, os “ianques” são genocidas; a única “arma de destruição em massa” já utilizada no mundo, até hoje, foi americana.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 22/01/2012 - 10:12
    Enviado por: Michel Farias

    Realmente a guerra do Vietnã foi horrivel e os sul vietnamitas perderam por não terem um boa preparação e os Americanos não podiam acabar com a guerra devido as restrições politicas que enfrentavam, se não concerteza os comunistas não teriam ganhado e teria sido erradicados.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 22/01/2012 - 11:26
    Enviado por: fabio

    Meu coraçao doi nao tenho palavras

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/02/2012 - 02:49
    Enviado por: Oscar Ricardo Goulart

    Meus irmaos vietnamitas, acompanhei seus sofrimentos. Mas, demonstraram ser um povo valente, apesar de terem enfrentado o poderio dos assassinos norte-americanos!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 19/02/2012 - 09:46
    Enviado por: rafael MA

    muito triste

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 19/02/2012 - 09:52
    Enviado por: rafael MA

    fotos como essas mostrao como o serumano pode ser cruel

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 21/02/2012 - 17:30
    Enviado por: KATE

    Chega de guerras. Chega de violencia contra o próximo. Vamos semear a paz.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/03/2012 - 22:57
    Enviado por: CLAUDIO DANTAS

    QUEM VIVEU ESSES HORRORES MEU IRMÃO…..SINCERAMENTE…….PASSOUS POR MAUS MOMENTOS…..EU NÃO
    QUERIA TA NA PELE DE NENHUM DELES, PRINCIPALMENTE NA DOS AMERICANOS.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2012 - 01:05
      Enviado por: Luis paulo

      concordo em genero numero e grau……..

  • 10/04/2012 - 19:48
    Enviado por: Mariana

    Muito e mais muito triste isso!!!!
    Para mim, não tinha acontecido essa Guerra do Vietnã, mas só que aconteceu e agora já foi…..
    Deve ter morrido muitas pessoas nessa guerra!!!!
    Quem viveu esses horrores, mneu irmão…….sinceramente……passou por maus momentos……..para mim não queria ta nessa querra e nem na pele de nenhum deles, principalmente na dos americanos.
    Para mim está na hora de acabar as querras e sim ter a paz entre os países.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/04/2012 - 19:49
    Enviado por: Mariana

    Muito e mais muito triste!!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 28/04/2012 - 22:28
    Enviado por: mario sergio cachoera bueno

    Em cuma guerra não ha inocentes.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 29/04/2012 - 21:21
    Enviado por: Rosilene Fonseca Kiss

    “Pais,irmãos,maridos,filhos…nenhum homem é somente um soldado.”!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/05/2012 - 14:46
    Enviado por: Valdeir Pamplona

    Jimi já disse:
    “Quando o poder do amor superar o amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz.”
    (Jimi Hendrix)

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 14/05/2012 - 13:58
    Enviado por: Valdeir Pamplona

    Um dia, Jimi disse:
    “Quando o poder do amor superar o amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz.”
    (Jimi Hendrix)

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 15/05/2012 - 17:39
    Enviado por: Ronaldo Xavier

    Todos os jovens que lutaram nas guerras,são os melhores de sua geração.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 27/05/2012 - 19:42
    Enviado por: carlos apollo

    essas crianças e familias já foram recebidas pelo nosso senhor jesus cristo, vinde a mim os que estais cansados e oprimidos que eu vos aliveareis e consolareis, jesus cristo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 27/05/2012 - 19:45
    Enviado por: carlos apollo

    SEM JESUS NÃO HÁ SALVAÇÃO,ELE É O SENHOR DO TEMPO, A ALMA DESSAS ANJOS JÁ ESTA COM O PAI CRIADOR DE TUDO E PARA SEMPRE JESUS

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 03/06/2012 - 07:46
    Enviado por: Carlos Henrique

    O pior inimigo do ser humano é ele mesmo, cognominado egoísmo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 28/06/2012 - 18:13
    Enviado por: Filho da Escola

    O Império Romano era maior em ocupaçao e caíu; os EUA também cairão.Claro está que não será no nosso tempo,mas será no de outros.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/09/2012 - 15:17
    Enviado por: Franklin

    Eles quebraram a cara !! E continuam quebrando a cara e não aprendem!!!!! Já cairam e não perceberam ou não quiseram perceber…..
    4SH2

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 21/09/2012 - 20:49
    Enviado por: santos

    que morram todos os capitalistas!
    a história há de juga-los!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/11/2012 - 11:17
    Enviado por: ANTONIO CARLOS ALVES

    E HÁ QUEM DIGA QUE SOMENTE OS JUDEUS TIVERAM O SEU HOLOCAUSTO, E OS ARMÊNIOS, UCRANIANOS, VIETNAMES E OUTROS. SERÁ QUE O ÚNICO FACINORA FOI HITLER? SERÁ QUE OS AMERICANOS ALÉM DE SE IGUALAREM NÃO O SOBREPUJARAM? JULGUE APÓS VER ESSAS FOTOS.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 28/11/2012 - 03:10
    Enviado por: Julio Cezar

    Vejo inúmeros comentários, críticas, discussões, etc…
    Mas quero colocar aqui uma observação apenas: No Vietnã de hoje, não há liberdade de expressão, muito menos criticar qualquer coisa, a não ser entrar no partido comunista e sair caçando opositores do regime ou se calar e fazer tudo de acordo com a cartilha do partido comunista. Se os americanos tivessem sido bem sucedidos em sua empreitada apoiando os sul vietnamitas (democráticos e capitalistas) hoje os vietnamitas poderiam também utilizar a liberdade de expressão que todos vocês estão exercendo. Será que quem perdeu o conflito do Vietnã foi realmente os E.U.A., ou o povo vietnamita???

    Outra observação: veja a Coréia do Sul hoje: democracia, pouca corrupção, economia forte (tigre asiático), liberdade de expressão, etc… Com ajuda dos americanos e da ONU, que conseguiram impedir que os comunistas norte coreanos e chineses a invadissem.

    Pessoal, leiam, estudem, vejam opiniões diferentes, vejam jornal. Não falem ou comentem o que não sabem, ou pensam saber. E tenho dito!!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso

Deixe um comentário: