Belo Monte II
Entre liminares e cassações, a população da região de Belo Monte segue a vida, a espera de uma definição. Há quem diga que a usina hidrelétrica é indispensável, e trará empregos e desenvolvimento para a região. Já para os ambientalistas, todos os benefícios não pagam o impacto ambiental que a futura usina traria para a região. O repórter fotográfico Hélvio Romero esteve esta semana e nos mostra um pouco do que é Belo Monte hoje.
Leia a matéria.

Criança brinca, enquanto a mãe lava roupas no Rio Xingu. Altamira, PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Índia Maria e um de seus oito filhos da tribo Paquiçamba, da etnia dos Jurunas. A comunidade ficará na parte seca do Rio Xingu caso a usina seja construída. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Crianças brincam em braço do Rio Xingu no distrito de Santo Antônio. Vitória de Xingu, PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Filhos do pescador Raimundo dos Santos Martins e Valdenira Pimentel, brincam ao lado de uma tartaruga, no distrito de Santo Antônio. Vitória de Xingu, PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Trecho da BR 230, a Transamazônica, na região do distrito de Belo Monte, próximo ao local escolhido para a obra. Vitória de Xingu, PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Criança no distrito de Santo Antônio. Com a construção da usina, local ficará totalmente alagado. Vitória de Xingu, PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Balsa de acesso para a BR 230, em Belo Monte. Vitória de Xingu, PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Periferia de Altamira, que será totalmente alagada, após a construção da usina. PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Índio aguarda no porto de Altamira, embarcação para seguir para sua aldeia. PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Distrito de Santo Antônio, que será inundado com a construção da Usina. Vitória de Xingu, PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Iracema de 77 anos de idade e Leôncio Ferreira Arara, 72 anos são da tribo Terrã Wangã, da etnia dos Araras. Altamira, PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Uzimar Juruna, a índia Maria e seus oito filhos. Eles pertencem a tribo Paquiçamba, da etnia dos Jurunas. A comunidade ficará na parte seca do Rio Xingu caso a usina seja construída. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Crianças brincam em embarcação virada no Rio Xingu, próximo ao porto de Altamira. PA, 14/04/2010. FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE
-
17/04/2010 - 19:55 Enviado por: Suzy
É muito difícil comparar a vida de quem sempre viveu na polis com a vida de quem sempre viveu na floresta.
Sempre achamos que temos de levar ‘desenvolvimento’. Mas o que é isso? Mais lixo produzido sem ter onde depositar?
Desenvolvimento deveria ser apenas vida digna, acesso à saúde, à educação digna que não forme apenas assistentes sociais com a pedagogia da
reclamação marxista entre as populações indígenas, mas também engenheiros que conheçam bem seu lugar de vida e tenham soluções limpas para uma vida melhor.
Confesso que me arrepiou a legenda que diz que tal trecho ficará embaixo d’água numa eventual construção da usina.
E toda a fauna da região?
Cabe lembrar o que Dilma falou em Copenhague:
“O meio ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável e isso significa que é uma ameaça para o futuro do nosso planeta e dos nossos países” .Pena que onças e macacos não votam.
responder este comentáriodenunciar abuso-
19/04/2010 - 10:53 Enviado por: Haroldo Alves
Quem é contra a construção de barragens, não entende nada de meio ambiente. O lago cria um novo ecosistema, completo, em torno de si. Não há perda, pelo contrário, háum enorme ganho. Imagine que o bem maior da humanidade, depois de sua própria vida, é a água, que através do rios vão para o mar e se tornam salgadas. Com certeza, dentro de alguns anos a água será o nosso maior patrimônio e assim, quanto mais barragens tivermos, mais “vida” teremos.
-
21/04/2010 - 19:22 Enviado por: francisco
votam sim – é o pessoal do petralha
-
-
17/04/2010 - 20:49 Enviado por: ABRAÃO SALES
QUEM É CONTRA A CONSTRUÇÃO DESTA HIDROELETRICA JAMAIS VIVERIA COMO OS INDIOS, SEM LUZ ELETRICA ESTRADAS , PROGRESSO. OS PRÓPRIOS INDIOS NÃO QUEREM MAIS VIVER SEM ESTES CONFORTOS. SÃO CONTRA PORQUE FORAM PAGOS PARA DIZER ISTO.
responder este comentáriodenunciar abuso -
18/04/2010 - 08:21 Enviado por: Werther santana
Arrebentou Helvio !!!!!!!!! ótimas imagens, parabéns .
Werther.
responder este comentáriodenunciar abuso -
18/04/2010 - 13:08 Enviado por: ma
Em primeiro lugar, parabens pelo maravilhoso trabalho de foto documentario. As imagens tem impacto muito forte, principalmente em se tratando de comunidades tao distantes das quais muito pouco sabemos! Nao sabemos o que pensam justamente por falta de educacao como dito acima… Ouvimos muito pouco do lado indigena da historia desde os tempos coloniais… eles eram “selvagens” para os portugueses, havia os tupi e os nao tupi, uma generalizacao do indio amigo e do “inimigo…” E assim, sempre pintamos os indigenas a nossa imagem.
responder este comentáriodenunciar abuso
Se foram pagos ou nao, como saberemos se sabemos tao pouco da realidade?
Por isso agradeco por esse lindo trabalho mostrando um cotidiano da vida na floresta… Muito diferente ou “selvagem” a nossos olhos, mas tao digno quanto os nossos. -
18/04/2010 - 21:26 Enviado por: Cenas de Belo Monte « Hélvio Romero
[...] em Cenas da Cidade Outras fotos no blog : Olhas Sobre o Mundo: http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/belo-monte-ii/ #gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: [...]
responder este comentáriodenunciar abuso -
18/04/2010 - 21:26 Enviado por: Aline Cesario
Fotos fantásticas!!!
responder este comentáriodenunciar abuso
LInda lindas
Parabéns
bjos
Li -
18/04/2010 - 21:51 Enviado por: Cenas de Belo Monte « Hélvio Romero
[...] Altamira, Belo Monte, Usina Hidrelétrica, Xingu Mais imagens em : http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/belo-monte-ii/ #gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: [...]
responder este comentáriodenunciar abuso -
19/04/2010 - 01:33 Enviado por: Soninha Francine
Gostei da legenda – “se a usina for construída”… Pois é, talvez não seja – aliás, tomara que não. Belo Monte é uma aberração. O modelo mega-usinas já devia ter sido deixado para trás: obras bilionárias, megaimpacto socioambiental, centenas de quilometros de linhas de transmissão… E, mesmo que ignorássemos o impacto ambiental, do ponto de vista meramente econômico a usina é uma aberração, por causa da diferença enorme de potencial de geração de energia conforme a estação (seca ou chuvosa). De todo modo, lindas fotos, que bom estarmos falando de Belo Monte (até outro dia, parecia que ia passar batido).
responder este comentáriodenunciar abuso-
20/04/2010 - 01:07 Enviado por: DUARTE
GOSTEI SONINHA, ACHO QUE DEVERIA CRIAR UM GRANDE DEBATE, AFINAL O ECOCISTEMA PEDE SOCORRO E NAO E DE HOJE.
-
-
19/04/2010 - 05:05 Enviado por: Paulo Moleda
Fotos maravilhosas!
Parabéns!
Usina JÁ!
Na imencidão!DO nosso Enorme País!
É só olhar no Mapa do Brasil!
E Irão ver que a Usina será um grão de areia!
Em relação a Potência Territorial!De nossa Pátria!Burros e ignorantes são aqueles que pensam,que o Pará não merece desenvolvimento!
Impacto Environamental mínimo!é isso que causará a Usina!
responder este comentáriodenunciar abuso-
19/04/2010 - 11:23 Enviado por: Paula
Burros e Ignorantes são aqueles que acham que só MEGA-USINAS trarão soluções para o fornecimento de energia.
O Brasil é atrasado demais para pensar em energia-sustentável… ENERGIA EÓLICA JÁ e não MEGA-USINAS.Em que tipo de desenvolvimento vc está pensando??? Veja como o clima está mudando, quantos desastres naturais estão acontecendo!!!
Desenvolvimento é pensar na preservação da nossa fauna-flora, e não pensar em cimento e em devastação florestal!
Do que adianta mudar a NATUREZA em troca de energia, sendo que, no futuro, a energia será pouca e os desastres naturais só aumentarão????
Vamos construir Usinas eternamente, até acabarmos com o meio-ambiente??? Burro e Ignorante… -
20/04/2010 - 01:14 Enviado por: DUARTE
ESSA IMENCIDAO QUE VC VE ESTA EM RISCO DEVIDO A ESTUPIDEZ HUMANA, FANATICOS QUE NAO CONSEGUEM RELACIONAR O ONTEM COM O HOJE E SEQUER O AMANHA, VEJA TODO O DESEQUILIBRIO CLIMATICO QUE VIVENCIAMOS.
-
-
19/04/2010 - 06:54 Enviado por: Vivian Augusta
Não pude deixar de reparar na quantidade de lixo boiando nas águas onde ficam casas da periferia de Altamira. E imaginei também que breve a tartaruga com a qual a criança brinca irá virar almoço. De qualquer forma, o homem parece ser sempre um agressor da natureza! Claro que não sou a favor que se inunde tudo, pois penso principalmente na fauna e flora que serão desimadas! Mas também não sou adepta dessa visão romântica do homem do mato sempre bonzinho/ vítima. Urgente seria não a implementação da usina, mas sim propostas de sustentabilidade e saúde (no seu real aspecto) para os moradores dessa região.
responder este comentáriodenunciar abuso-
22/04/2010 - 13:24 Enviado por: ma
Boa, voce tem razao Vivian… Realmente precisamos de propostas mais sustentaveis e educativas para as comunidades… Tem os conscientes, mas tambem eh uma tristeza a quantidade de lixo que eh jogada nos rios por ignorancia…
Nao sei nada de usinas, razao pela qual ler os debates aqui esta sendo otimo… Mas sei da historia da Amazonia um bocado… Desmatamento ridiculo, corrupcao geral, enfim… e claro, uma sabedoria indigena e que deve ser preservada… Mas eh interessante pensarmos em mega projetos que nao deram em nada, como a Transamazonica que nunca foi terminada – se nao estou enganada, aquela ferrovia que matou tanta gente e gerou tanto comflito e hoje esta abandonada… Muito a se pensar e a se saber!
-
-
19/04/2010 - 08:32 Enviado por: Edison Lindbergh
Olá Hélvio,
Belas imagens !
responder este comentáriodenunciar abuso
Desenvolver sustentavelmente pode ser muito bom, quando bem planejado, implantado , e principalmente
com a finalidade de atender a população envolvida no que diz respeito a educação, trabalho e qualidade
de vida. Caso contrário; Para que desenvolver ? ou , Para quem ? -
19/04/2010 - 08:53 Enviado por: Igor Lima
Parabéns pela visão nos proporcionada, o que vi até o momento pelos noticiários é um imenso projeto de engenharia que supostamente trará desenvolvimento. Se nos colocarmos no lugar daquele povo que já vive lá durante um longo tempo, conhece toda aquela área e tem uma história de vida alí, ainda assim não saberemos o que eles estão passando nesse momento. Sem poder de decisão, calados e sem alternativa como há 500 anos atrás, continuamos desrespeitando a nossa história e agora o nosso presente. Apesar de minha descrença, espero que o Governo tenha o mesmo empenho que teve em fazer esse projeto, para projetar uma alternativa em que esse povo viva da forma mais adequada e que sofra o mínimo de impacto no seu modo de vida. Esse país só saberá o que é ser desenvolvido quando aprender a respeitar ele próprio.
responder este comentáriodenunciar abuso -
19/04/2010 - 09:01 Enviado por: Rodrigo Rossi Meneses
Helvio as fotos ficaram otimas… fotos sempre vivas e nos mostrando sempre os outro lados da moeda…..é uma outra realidade brasileria.. acho que o povo nunca viu e não tem a noção da vida que essas pessoas levam. Povo muito humilde, sofrido. Mais com um sorriso no rosto. Como é possivél.
responder este comentáriodenunciar abuso -
19/04/2010 - 10:12 Enviado por: nathan
Entao quer dizer que so porque eles nao querem viver desa maneira e desapropriar e fazer uma porcaria de usina, pra gerar energia lucro para encher os bolsos, bolsas, as cuecas, e td mais de dinheiro, e uma pena pq eu ja estive proximo a este lugar so quem nao gosta de natureza, ar puro pra fazer uma idiotice dessa, o Xico Mendes deve estar se revirando no tumulo, e outra coisa vai acabar com uma area enorme de mata, principais responsaveis pela purificaçao do ar que respiramos e isto inclui voce tambem Abraao, eu ainda lhe pergunto:
responder este comentáriodenunciar abuso
Isso é ou nao e a venda da amazonia ?, que maravilha de presidente temos em, esta usina so vai na conttramao da sociedade q reclama por mais areas verdes e colaborando com os produtores q foram multados por desamatar uma area de mata, se o governo seja ele estadual, municipal ou federal pode acabar com as matas porque um produtor de soja tambem nao pode fazer isso. Cuidado senhores o homem animal ” racional” mais irracional da façe da terra esta destruindo tudo, pensem nisso -
19/04/2010 - 11:22 Enviado por: Eliane Okamoto
Coincidentemente, hoje 19 de abril é dia do indio, Momento apropriado para mostrar fotos tão fantásticas! Parabéns Helvio.Pude ser fototransportada para um universo tão unico.
responder este comentáriodenunciar abuso
Após a construção dausina esta mesma população que hoje vemos em harmonia com o meio ambiente, não seá beneficiada em nada pelo progresso. -
19/04/2010 - 11:34 Enviado por: Paula
Belíssimas imagens!
É uma pena que Belo Monte não está recebendo a atenção que merece… É muito raro vermos na mídia debates sobre esse sério caso…
Mais triste ainda, é ver que a mobilização internacional para a não-construção é muito maior do que vemos aqui no Brasil…Vejam só como a mídia é omissa e vendida…
Ao invés de pensarmos em novas formas de energia, pensamos na construção de uma mega-usina, que será super-faturada…
Não é possível esse atraso… Vocês sabem como uma Usina é construída??? É preciso desmatar uma enorme área, matando diversos insetos, levando animais para zoológicos – quando estes não são mortos… Os ribeirinhos seráo re-alojados e depois, esquecidos!! Já vimos esse filme antes e agora não será diferente! O atraso continuará, não haverá desenvolvimento para a região!!! Isso é papo-furado!! Darão uma indenização medíocre para que o povo se cale!
Pq não pensarmos em energia eólica????
No futuro, vamos pagar por esses impactos… já estamos pagando, na verdade… Nossa política é ridicula!! Estou começando a concordar com a internacionalização da Amazônia… está claro que o Brasil não conseguirá preservá-la!
responder este comentáriodenunciar abuso -
19/04/2010 - 12:01 Enviado por: Marcela Fancelli Santovito
Parabéns Hélvio! As fotos estão fantásticas.
responder este comentáriodenunciar abuso -
19/04/2010 - 12:04 Enviado por: Ataide
Não vejo nenhuma desvantagem na construção da usina. Muito pelo contrário. Haverá geração de riqueza e eliminação da pobreza. Gostei da colocação de que a água dos rios vão para o mar. A represa garantirá o depósito de água doce que beneficiará todo o planeta. Basta haver seriedade e correção tanto na construção, quanto na realocação das populações locais. Estive no Xingu. Contactei a população indígena. São pessoas – as que conheci – pobres e envelhecidas precocemente, que nos pediam ajuda: anzóis, dinheiro, cigarro, quinquilharias… A usina poderá resgatá-los, ou será que a vida que têm é o paraíso?t
responder este comentáriodenunciar abuso-
20/04/2010 - 11:55 Enviado por: Bel.A
E tu achas mesmo que os índios vão receber alguma coisa? Faz-me rir!
A população indígena nunca recebe nada, só quem ganha são os políticos corruptos e as empreiteiras. A criação de usinas no Rio Grande do Sul – e que nem eram mega usinas- prejudicou um monte de gente que perdeu tudo e está esperando até hoje a tal de “riqueza” e “desenvolvimento”. Acabou criando mais um Malgumacoisa da vida: o MAB, movimento dos atingidos por barragens.
A criação de uma megabarragem não tem nada a ver com garantia de água, pois a água represada acima diminui a vazão do rio abaixo. Além disso, a água despejada no mar não “vai fora”, ela tem nutrientes que são importantes para vida marinha. Por fim, mega usinas são problemáticas, além do dano ambiental, por gerar uma grande dependência. Qualquer falha e meio país fica às escuras, como aconteceu no apagão de Itaipu.
Não sou anticapitalista, muito pelo contrário, acredito que é possível, sim, desenvolver o país com a ajuda de engenheiros e cientistas. Nós temos pesquisadores em universidades públicas que trabalham com criação de energia sustentável e são reconhecidos lá fora, mas aqui não. Se o governo quisesse realmente desenvolvimento, ele investiria em novas tecnologias nacionais de produção de energia, criando uma grande cadeia produtora. Depois, poderia vender essas soluções lá fora.
No entanto, não é isso o que nossos governantes querem. Eles querem simplesmente encher a burra de dinheiro.
-
-
19/04/2010 - 12:12 Enviado por: Ataide
Estive no Xingu. A vida dos índios não é um paraíso. Longe disso. Pedem ajuda, querem pequenas quinquilharias de que não dispõem. Artigos de pesca, utensílios de uso pessoal, dinheiro, cigarro etc. São indivíduos envelhecidos precocemente. Estão entre a vida selvagem e civilizada. Dormem nas redes, mas se vestem como qualquer cidadão civilizado. Será que continuar indefinidamente neste limbo é o ideal? Será que não seria melhor contarem com apoio governamental e irem se adaptando ao modo de vida dos demais brasileiros. A construção da usina seria uma dádiva para eles. Tudo depende do como fazer.
responder este comentáriodenunciar abuso -
19/04/2010 - 19:59 Enviado por: Amelia Aragão
Caro Hélvio, só uma câmera como a sua, usada com um olhar sensível como o seu poderia nos mostrar essa realidade. Como sempre digo, é estar no lugar certo na hora certa e deixar a sensibilidade aflorar. Eu já não sei se opino pelo desenvolvimento pois esse só tem início e nunca se concretiza, ou se opino por essas vidas, das quais não sabia da existência. Como você, sou sensível e ainda acredito que pode sim, ser feito algo para proteger, o que ainda resta da população de indios que de tão marginalizados, estão sumindo..
responder este comentáriodenunciar abuso
Ainda não visitei o Xingu, mas em uma determinada época tive vontade. Certamente não terei mais tempo de ver assim como você mostrou.
Quero parabenizá-lo mais uma vez pelo belíssimo trabalho, que não deixam de ser Janelas da vida.
Um grande abraço e muita boa sorte!
Maria AMélia Aragão. -
19/04/2010 - 21:34 Enviado por: Adelino Ribeiro de Sousa
Helvio,
responder este comentáriodenunciar abuso
Parabéns, fotos geniais!
Good job! Rsss…
Fica aqui uma dúvida, não acho que existe desenvolviemnto melhor ou pior, não sei dizer se a barragem é necessária ou não, talvez seja, talvez não seja. Só acho que não devemos levar o nosso modelo de vida para uma região como essa, o correto seria fomentar o modelo que lá existe, acho que isso é a idéia da sustentabilidade na sua concepção mais simples. A pergunta talvez seja, é possível fazer a barragem e ainda assim promover o modelo que lá já existe entre as diversas comunidades, sem impor o nosso?
Um grande abraço.
Adelino -
19/04/2010 - 22:41 Enviado por: Murilo
Quem é contra a construção da Usina deveria ser a favor também do controle da população…
responder este comentáriodenunciar abuso-
28/01/2011 - 23:08 Enviado por: MARLI
filhos a escolha é livre, deus nos deu o livre arbitrio, é algo natural, mas acabar com o meio ambiente, a amazonia é repugnante.
-
-
20/04/2010 - 00:32 Enviado por: Sergio Bruno Tórtora
Estas fotos falam.
responder este comentáriodenunciar abuso
Essas pessoas expressam
Está fácil de entender.
Parabéns Hélvio! -
20/04/2010 - 01:53 Enviado por: DUARTE
EM NOME DO PROGRESSO E DO ACUMULO DE RIQUESAS, O HOMEM NAO RESPEITA NADA, E ASSIM OS PAISES CHAMADOS ” PRIMEIRO MUNDO” DESTRUIU QUASE QUE POR COMPLETO SUAS RIQUESAS NATURAIS. NOSSO PAIS E GIGANTE EM TUDO QUE JA CONHECI, INFELIZMENTE, ATE NA CORRUPICAO, DEVEMOS APREDERMOS A ORGULHAR DE NOSSAS GRANDEZAS, RESSALTANDO O QUE NOS E UNICO NO MUNDO, DEVEMOS NOS ORGULHARMOS DE SERMOS VISTOS E RECONHECIDO COMO O PULMAO DO PLANETA, E TENTAR CRIAR UM MODELO PROPRIO DE SUSTENTABILIDADE DONDE POSSAMOS, AO CONTRARIO DO QUE E HOJE, EM QUE NOS ESPELHAMOS NO ESTERNO,SERMOS UM MODELO DE PRESERVACAO E CONSERVECAO DOS RECURSOS NATURAIS, PRINCIPALMENTE PRA ESSES AMERICANOS QUE NAO DAO A MINIMA, QUE SO VEEM O BEM DELES.
responder este comentáriodenunciar abuso -
20/04/2010 - 13:22 Enviado por: rafael andrade
Gosto muito do seu trabalho, Helvio. Belas fotos, grande abraço!
responder este comentáriodenunciar abuso -
20/04/2010 - 18:14 Enviado por: Alexandre Urch
Mais uma vez a ganância do homem destruirá mais um paraíso no Brasil agora eterenizado neste belissímo ensaio fotográfico do Helvio Romero.
responder este comentáriodenunciar abuso
Parabéns pelas imagens. -
21/04/2010 - 18:47 Enviado por: Renan Teles
usinas hidroelétricas são limpas. enquanto nosso país cresce precisamos gerar mais energia. já q temos mta água e não quermos poluir como a maioria dos países lá fora com suas usinas sujas, essa é uma boa solução. o país é grande, então usinas grandes são necessárias. bola pra frente!
responder este comentáriodenunciar abuso -
22/04/2010 - 19:24 Enviado por: marcel antoni
A questão é ambiental e também cultural acima de tudo,de meu ponto de vista não seria feito nada além de melhorias unicamente para o POVO,há toda uma política por trás disso,claro,imagino como devem estar já as cabeças dos cidadãos simples deste local,a verdade é que cada vez mais as florestas dão lugares para MUROS,isso eu vivencio aqui também próximo de minha casa no interior de São Paulo ….
ah,parabéns pelo trabalho,fundamental,tenho acompanhado diariamente,é DEMAIS ……
responder este comentáriodenunciar abuso -
23/04/2010 - 11:51 Enviado por: Claudio M
Lindas fotos; somente pelas poucas vistas do local dá para se notar que a construção irá acabar com um santuário que deveria ser preservado. Alias, por aquelas terras morreram várias pessoas, especialmente Chico Mendes e tantos outros que defendem a preservação do local.
responder este comentáriodenunciar abuso
Ao que parece há altos interesses de construtoras e nesse meio o interesse maior do presidente (isso mesmo, em minúsculo) que pouco se importa com nosso País e sim com os proventos que possa tirar.
Ora, se o Brasil é do seu povo, por que nesse caso não faz uma pesquisa popular a respeito da construção ?
É que na verdade, de onde o presidente veio eles nunca viram tanta agua e, para ele, quanto maior o lago acha que é melhor para a população. Esquece que a floresta inundada e coberta pela água irá apodrecer e gerar gases, ao inves de oxigênio. Esquece que com a inundação a fauna principalmente terá que se deslocar para outros locais, quebrando o equilibrio. Esquece que o povo sofrido do local e os indios irão sofrer grande impacto principalmente pelo deslocamento e mudança de vida. Torna os ribeirinhos nômades.
Invés de procurar gerar energia de outras formas, alias com engenharia perfeita dá para produzir energia até com a vazão do Rio Tietê, sem inundação, apenas com sistema de redutores, procura destruir parte do Planeta.
E o pior de tudo é que usando o bate e assopra, vai até a area e diz que não irá “enfiar a usina goela abaixo” e depois, por debaixo do pano tem ingerencia até contra o Poder Judiciario que promete (e esta cumprindo) punir os Procuradores que se insurgirem contra a usina.
Ora, cade o MST que briga por terras para fazer frente a tamanha destruição ? Não eles que querem terras ? Ou será que querem água ?
Cadê os “cara pintadas”, cadê as Pastorais da Terra, cadê a Igreja ? Ou todos são covardes ou todos são coniventes.
Com certeza a natureza se vingará e será em nossos filhos e netos. Até la Lulla já resolveu seu problema e tera ficado na historia como o presidente que cometeu o maior erro contra o Planeta. Eu, como mero mortal desejo que o tumulo do Presidente seja no lago da usina, no local mais fundo e com uma lapide de no mínimo uma tonelada. -
24/04/2010 - 01:50 Enviado por: Eugênio
Fala Hélvio!!! Que prazer ver suas fotos!!´
responder este comentáriodenunciar abuso
Você conseguiu fazer fotojornalismo de primeira e poesia visual ao mesmo tempo. Trabalhos como esse fazem com que se pense em Belo Monte com olhos mais humanos e menos técnicos. Pena que alguns posts tendam a levar pra política partidária e preconceitos políticos.
Parabéns pelo material e um grande abraço,
Eugênio -
24/04/2010 - 12:47 Enviado por: mirotorino
Bom pessoal, eu só acho que nos devemos colocar no lugar daquelas pessoas, tb acho que a barragem não vá prejudicar a natureza, mas vc ter que sair de um lugar que vc tem raiz, deve ser muito difícil, ainda mais qdo vc tem que sair COMPULSÓRIAMENTE, mas o caso deve ser bem discutido e os nativos têm de ser ouvidos e com muito carinho por todos, essa é a minha opinião…..
responder este comentáriodenunciar abuso -
24/04/2010 - 18:16 Enviado por: Luiz Álvaro
Hélvio, fotos sensacionais, emocionantes. Voce manda bem na metrópole e no sertão. Só faltou uma ave, por exemplo, daquelas endemicas que só vivem por lá, bom mas isso é assunto pros de natureza. Parabéns, belíssimo trabalho. Merece exposição.
responder este comentáriodenunciar abuso
abraço
maranha -
27/04/2010 - 21:14 Enviado por: Fabio Pellegrini
Antes de irem contra os que são contra a usina de Belo Monte, procurem saber mais sobre Yaciretá, na divisa de Paraguai/Argentina e o lago sem vida que foi criado lá. E os problemas ambientais causados por Três Gargantas, na China.
responder este comentáriodenunciar abuso -
03/06/2010 - 01:03 Enviado por: eduardo
Concordo com a construção da usina, porém para diminuir o impacto ambiental deve-se desmatar toda a área de formação de represa; mas antes é inteligente estudar e pegar amostra de plantas que viviam naquele local e vender a madeira.
responder este comentáriodenunciar abuso -
22/10/2010 - 09:30 Enviado por: Sérgio
O Estado pós ditadura migrou para o Estado do capitalismo voraz.
responder este comentáriodenunciar abuso
Preocupar-se com $$ para os índios validando o bendito empreendimento é negar um modo de vida que rudimentarmente sobrevive em moldes pré urbanos.
Pra quem disse que não vai ter impacto só vou comentar um dado: cerca de 60 mil pessoas se deslocarão p/ aquelas bandas para construir toda a Usina, e tem gente falando que barragem é bom pq cria ecossistemas e tal!!! Incrível como nosso senso comum esta tomado de ideários que validam as ações dos grande capital, talvez isso me assuste mais do que a magnitude desse projeto. -
28/01/2011 - 23:06 Enviado por: MARLI
prefiro mil x viver como qndo criança, só com nosso lampeão a querosene do q ver o q estão fazendo com nosso meio ambiente,…..ALOOOO, POVO, VAMOS NOS UNIR CONTRA MAIS ESTE ASSASINATO A NATUREZA, temos muitas usinas prontas q não estão uzando de tdo seu potencial. basta…basta…basta.
responder este comentáriodenunciar abuso -
23/04/2011 - 14:54 Enviado por: Dorval Gouveia
Se você pensa que a construção da Barragem trará colapso ambiental, imagina então as queimadas que esses Latifundiários criminosos de Altamira fazem todo ano. E contra eles ninguém protesta.
responder este comentáriodenunciar abuso










