Show da "Legião": quem mandou mexer em vespeiro?

Era para ser uma homenagem. Ou era para ser um show que gerasse dinheiro e audiência para televisão. Cada um acha uma coisa. Mas o fato é. A tal homenagem à Legião Urbana, criada pela MTV e transmitida na noite de ontem, com o ator Wagner Moura como vocalista da banda, virou uma espécie de luta. Mais raivosa que final de eleição ou de Brasileirão. O que se viu não foi, não, só mais um barraco de internet. Mas uma reação em massa de gente apaixonada, com ódio, soltando sangue pelos olhos.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A MTV (e falo da emissora porque a ideia partiu deles) pode ser acusada de tudo. Menos de não ter movimentado a mobilizado os telespectadores.

PUBLICIDADE

De um lado (e eu estou desse), os fãs inconformados de Renato Russo com o que pode soar como simples caça níqueis:  "junte um ator famoso com a banda mais importante da história do Brasil e ganhe muito dinheiro." E pessoas que nem são fãs da banda. Mas que acham que a música deve ser tratada com respeito . As piores fantasias dessa turma se viram realizadas ontem pela TV (ao vivo eu não sei como foi. Mas era um show para TV, certo?).O ator é excelente ator, mas cantou muito, muito mal. E a coisa não parecia fazer sentido. A não ser quando ele saiu do palco e o mais que digno Dado Villa-Lobos cantou emocionado e simpático.

Do outro lado, fãs de Wagner Moura e pessoas que acharam que era só uma homenagem e tudo bem. Renato Russo ficaria emocionado. Valeu a intenção. E Wagner foi muito corajoso de aceitar o desafio. E, além de tudo, ele era um declarado fã da banda. Por que não deixar isso acontecer em paz. Quem está reclamando é uma gente muito chata, cruzes!

O fato é que na frente das TVs, o clima era de revolta, ânimos exaltados, todos com sangue nos olhos.Briga feia mesmo. Porrada. Amizades devem ter acabado por conta desse show e talvez eu não esteja exagerando.

Ligo para uma amiga. Começamos a falar que o show não está dando nada certo. Ela começa a gritar com uma amiga que está ao seu lado. "Mas fulana, não é só uma homenagem, fulana, a gente tem direito de ter opinião". "Fala para ela que a gente tem que refletir sobre as coisas", , grito. As vozes do outro lado da linha se exaltam. Peço calma. Desligo o telefone e ligo o twitter.

Publicidade

Quando percebo todos estão brigando. Amigos com amigos. Inimigos concordando com inimigos. Sabe quebra pau? Pois bem. Se fosse um estádio e não o mundo virtual, ele teria sido destruído por torcidas rivais.

Wagner Moura foi achincalhado. E não, não foi só briga de "internauta". Se eu briguei pelo telefone, muita gente deve ter feito o mesmo. E, nessa hora, no almoço da firma, pessoas devem estar discutindo: "Mas o Wagner Moura canta mal". "Não, mas o Wagner Moura foi corajoso".

Sim. É tudo ao mesmo tempo triste (para fãs como eu). Mas também é engraçado. Reproduzo abaixo alguns dos twitters de ambos os lados da torcida

"O que aconteceu com o Wagner Moura para ele estar cantando em um karaokê na televisão? É aniversário dele?"

"É preciso amar a Legião Urbana como se o Wagner Moura não fosse o vocalista amanhã".

Publicidade

"Vocês podem acusar o Wagner Moura de tudo, menos de não ter coragem. E eu gosto de quem tem coragem".

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Vocês são muito chatos, viu? É só uma homenagem. Wagner tá arrasando. Deixem o Waguinho em paz".

Mas por que todo mundo brigou por conta de um programa de TV? Porque a MTV e o Wagner Moura mexeram em um vespeiro daqueles. A Legião (e a briga só prova isso) faz parte da formação de muita, muita gente. E de verdade. Renato Russo foi nosso professor, nosso amigo, nosso mentor. E com gente que a gente ama não se brinca. E tem mais. É realmente difícil (para mim, pelo menos) olhar para a homenagem e não pensar que a ideia não era ser bonzinho e legal. Mas sim fortalecer a audiência de uma emissora de televisão. Muita gente do outro lado da torcida pensa igual. Mas acha que tudo bem. E não se conforma com tanta revolta.

Fato. Não se mexe com uma  banda que desperta tanta passionalidade impunemente. Vai ter critica, sim. Quem esta na chuva é para se molhar. E Wagner Moura, como fã da banda, com certeza sabia disso muito bem. A MTV, se não sabia, devia saber. Mas deu audiência. Se falou muito deles.. A empresa deve estar satisfeita.

Hoje tem outro show. Depois um CD e um DVD serão lançados. Agora que o vespeiro foi aberto: é rezar para que ninguém saia ferido fisicamente. Emocionalmente, muita gente já saiu. 2012, camaradas!

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.