1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Há 131 anos nascia Coco Chanel

Mariana Belley

terça-feira 19/08/14

Em sua homenagem, selecionamos as 5 principais contribuições da estilista para a moda

Há 131 anos, em 19 de agosto de 1883, nascia Grabrielle Bonheur Chanel. Coco Chanel, como ficou mundialmente conhecida, cravou seu nome – e criações – na moda e deixou um legado fashion atemporal.

A estilista francesa revolucionou a moda em uma época em que as mulheres eram escravas dos espartilhos e dos vestidos exagerados. Transformou a moda quando apostou no conforto como luxo, em peças monocromáticas primando pela discrição e elegância – e acreditou em calças femininas, alfaiataria e tailleurs, sempre com uma visão de futuro que poucos conseguiram.

Em sua homenagem, selecionamos as 5 principais contribuições de Coco Chanel para a moda:

*Pérolas.  Foi Coco Chanel quem propôs o uso das pérolas no dia a dia, misturadas a outras joias, sempre em muitas voltas.

*Pretinho básico. Foi na década de 1920 que Chanel pensou naquele que seria a peça obrigatória no guarda-roupa de todas as mulheres: o vestido ‘pretinho básico’. Chanel dizia que a roupa deveria se moldar ao corpo, e não o contrário. Ao lançar a peça, com caimento um pouco abaixo dos joelhos e todo na cor preta, Chanel chocou a sociedade conservadora da época. A revista Vogue publicou o modelo em 1926 com uma previsão: “Vai se tornar o uniforme de toda mulher de bom gosto”.

*Tweed. Um dos símbolos absolutos da grife e da história de Coco Chanel, a jaqueta de tweed é uma peça inspirada na moda masculina. Da Escócia, Chanel trouxe o tweed, tecido que, depois, serviria para dar forma ao tailleur e a saia nos joelhos. Juntos, o conjunto proporciona liberdade de movimento. O ano era 1954 e a moda em vigor era pomposa. Chanel deu elegância, movimento e minimalismo à peça focando na agilidade das mulheres.

*Corte de cabelo. Chanel eternizou o corte de cabelo que hoje leva o seu nome. Conta-se que, em 1918, quando Chanel se preparava para uma noite na Ópera, o aquecedor de seu banheiro explodiu e queimou as pontos de seu longo cabelo. Com pressa, a estilista não pensou duas vezes: cortou-os sozinha na altura dos ombros.

*Tendência Navy. O estilo nasceu na década de 1920 por Chanel, que ao ver marinheiros à beira mar decidiu criar blusas de mangas 3/4 com listras na cor azul-marinho e branca, denominadas “mariniéres”.