ir para o conteúdo
 • 

Marcos Guterman

09.novembro.2011 18:38:38

USP: o certo, o errado e o espírito totalitário

A juventude é uma delícia. É a fase da vida quando somos autorizados a cometer erros, porque estamos num processo de aprendizado sobre o que é certo e o que é errado. A maioria dos estudantes envolvidos na invasão da Reitoria da USP e na confusão com a PM está nessa fase e tem o direito de fazer besteira. O mesmo não se aplica, porém, aos “estudantes” profissionais que os manobram, com escancarados objetivos políticos.

A UNE diz que “o uso da força e da truculência não é a melhor forma de agir frente ao debate”. Ora, quem usou a força e a truculência, em primeiro lugar, foram os estudantes. Invasão de prédio público é, sob qualquer ponto de vista, uma atitude violenta. Na novilíngua revolucionária da liderança desses estudantes, porém, trata-se de exercício de “autonomia universitária” e de “liberdade histórica garantida aos estudantes para se organizarem e defenderem seus princípios na busca por uma educação mais igualitária e pela justiça social em nosso país”.

Segundo essa visão, a PM, ao cumprir a lei e desocupar o prédio, prendendo os estudantes que desafiaram uma decisão judicial, na verdade cometeu crime. E os estudantes que querem apenas ter aula e que defendem a presença da PM na USP são “direitistas reacionários”. É uma inversão de valores inacreditável. Não é assim que se exercita democracia. Pelo contrário: ao embaralhar valores e estigmatizar violentamente a opinião que lhe é contrária, a liderança dos estudantes ora em greve repete o script de todos os movimentos que um dia almejaram o poder totalitário.

Por sorte, eles são minoria.

comentários (158) | comente

158 Comentários Comente também
  • 09/11/2011 - 19:00
    Enviado por: carlos 3m

    essa eh a mesma turma do pcdob, psol, que fazem retiro espiritual de 3 dias para estudar a obra do che. e tudo pago por nos, os idiotas que pagam impostos.

    a maioria absoluta dos estudantes da usp deu duro para chegar la e esta focado em estudar. quem nao acredita, que apareca amanha no campus e de uma volta pelas faculdades e vera o movimento normal.

    eh uma turma que nao aceita que sao paulo esteja governado por alguem que nao eh da turma deles. sempre ha os idiotas uteis, mas geralmente sao jovens desprevenidos que logo caem na real.

    a une virou literalmente chapa branca do governo federal e seus congeneres cut e assemelhados. vergonhoso, esses movimentos nao se preocupam em melhorar a qualidade do ensimo mas em ter o diretos de indicar quem mandara na usp. vergonha mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 11:10
      Enviado por: José Paulo

      Eu comparo essa gente com os estudantes que não conseguiram estudo mais substancial no nível médio (geralmente, escolas particulares) e que cursam universidades particulares:

      Uns, tendo de trabalhar 8 horas por dia para pagar por seus estudos;
      Outros, fazendo proselitismo político o dia inteiro e faltando às aulas, além dos … claro;

      Uns freqüentam e pagam uma universidade particular para possuir uma profissão;
      Outros, perambulam pelos DCE’s e CA’s de uma universidade pública e gratuita, sonhando com um cargo público “indicado” ou uma ascensão política que lhes deem bastante “sustento”;

      Esses “alunos” que invadiram a Reitoria são uma vergonha para suas famílias.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 19:11
    Enviado por: Caio Gubel

    Caro Marcos

    Concordo que eles são uma minoria, mas não esqueçamos que os nazistas nunca tiveram mais que 37% dos votos e o presidente Hindenburg os considerava um bando intolerante, barulhento e indisciplinado mas mesmo assim (ou por isso mesmo) Hitler foi apontado chanceler.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 19:16
    Enviado por: Matheus

    Mas se nao fosse essa invasao, toda essa discussao da sociedade nao seria realizada.
    veja pelo lado bom, as pessoas estão começanco a reagir de nova forma.
    Nao se suporta mais algumas decisoões nesse pais

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2011 - 23:05
      Enviado por: giselle

      Matheus, a discussão tem sido só sobre a invasão e a desocupação, nada se fala sobre alguma questão relacionada à educação…Se eles ficassem à volta do prédio dificultando o entra e sai do reitor tb encomodariam (e poderiam estar lá até hoje e ficarem mais simpáticos a todos, conseguindo mais adesão), mas o que parece é que o número de pessoas não é tão representativo assim. Se fosse realmente uma reivindicação da comunidade da USP, com presença representativa dos estudantes, os 400 policiais não seriam suficientes nem para começar a cumprir a ordem judicial.
      Eu não consegui descobrir ainda o que o atual reitor fez que não teria sido feito pelo candidato + votado pela comunidade USP, ou o contrário, o que ele deixou de fazer que o outro, preterido pelo Serra, teria feito contrariando diretivas da Secretaria de Educação e do Governador do Estado.
      MST pagando fiança dos estudantes não é por acaso. É provável que a questão vá até o STF e, como o modus operandi dos 2 é o mesmo, pode sair decisão que favoreça todos os movimentos dos “Sem-…” Contra o governo de quem os apoiou (no caso do MST) e os nomeou (no caso dos Ministros do STF) as decisões podem ter sido tímidas, mas contra a oposição, não sei não se a Constituição não seria rasgada. Vejo muitos ganhando, menos os alunos.
      Os estudantes podem ser jovens, mas como adultos já não podem mais se dar ao luxo de serem tão ingênuos!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 10:26
      Enviado por: Severino Baiano

      Que “discussão na sociedade”, amigo?
      Que “nova forma”?
      Esté todo mundo indignado é com esta minoria de esquerdistas bocós, pau nos vagabundos!!!
      Porque não fazem uma pesquisa entre TODOS os estudantes da USP para ver se eles querem a PM fora do campi?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 19:17
    Enviado por: Guilherme Pianca

    delitos que envolvem política são caso de polícia
    delitos que não dizem nada além da acumulação de dinheiro por atléticas são atos normais

    chama a polícia e avisa os exemplares colegas da poli que vender bebida alcoólica na usp é proíbido
    http://www.cee.poli.usp.br/?a=textos&id=6

    nesta ‘cruzada’ pelas morais/bons-costumes e bom senso parece que está faltando rigor

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2011 - 21:03
      Enviado por: João Carvalho

      Guilherme Pianca, se bebida alcóolica é proibida, imagina maconha rsrs

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/11/2011 - 21:11
      Enviado por: eduardo

      O uso de bebida alcóolica não é crime. O fato de estar proibida na USP é regulamento interno da própria USP, não caso de policia.
      Seja inteligente ao comentar.
      Enriqueça o debate ao invés de emprobrecê-lo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 19:24
    Enviado por: justo

    Tudo isto porque os narcotraficantes na USP estão incomodados….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 19:46
    Enviado por: débora carvalho

    então, como um bom jornalista… vamos nos informar melhor? vamos ler mais? quem sabe vc possa ter algo substancial pra dizer, além das impressões óbvias e razas que muita gente está compartilhando. deixa a preguiça e a ignorância de lado e leia!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2011 - 20:41
      Enviado por: Fernando

      raza, débora? acho que vc deveria ler mais tb. comece pelo dicionário, que tal?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/11/2011 - 20:51
      Enviado por: Rafael Cavalcanti

      Entao, como boa comentarista…..vamos nos informar melhor? Vamos ler mais? Quem sabe vc possa ter algo substancial pra dizer, além de defender maconheiro, vagabundo e depredador de patrimônio público, patrimônio este pago com o imposto de todos (especialmente dos POBRES!). Deixa a preguiça de lado e leia! Que tal defender e se manifestar por algo que realmente valha a pena, como os protestos anti-corrupção?! Você foi em algum deles? Ou isso também é coisa de gente reacionária?
      É isso aí, Guterman, não ceda à patrulha! Venha ela de onde vier!
      Saudações!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/11/2011 - 21:07
      Enviado por: eduardo

      Pq não então você não nos informa com um ideia mais aprofundada do assunto

      No aguardo
      Eduardo
      PS.: Não precisa fazer um texto de 20 páginas para tentar justificar o injustificável, apenas seja sucinta e direta como o colunista, que conseguiu passar em poucas palavras suas idéias.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 13:44
      Enviado por: Marcio

      Debora,
      Proibido comentar depois de fumar baseado…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 19:53
    Enviado por: arquiteta

    Fala sério!
    Esses alunos estão despreparados para serem úteis à sociedade. Ao se formarem servirão aos ricos, ou a ricos empresários.
    Sabe-se que não existe mercado de trabalho para quem tem formação universitária. Só existe mercado para quem tem curso técnico. Será necessário gritar?
    Todas as universidades, com exceção das ciências médicas, devem ser privatizadas. Esses alunos são rebeldes sem causa, enqunto o restante da sociedade, que tem uma causa muito justa, como o combate à corrupção por exemplo, ou a busca por justiça e o bom uso do dinheiro público, não representação!
    Vigaristas são esses alunos e esses professores também! Vão se CATAR!
    E antes que pergunte: Estudei em faculdade privada. Estudava e TRABALHAVA pra pagar meus estudos!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 20:01
    Enviado por: Joseph

    Essa turma boboca é massa de manobra dos professores comunistas, marajás encostados no emprego público. Precisamos demitir essa corja, os alunos se vão e eles ficam. Um moleque de 18 anos nao tem condições de entender a complexidade política e histórica do mundo. Precisa-se de uma vida de estudos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 20:05
    Enviado por: Osame Kinouchi

    “Lei 13545/09 | Lei nº 13.545, de 20 de maio de 2009 de São Paulo: Proíbe a compra, venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas em qualquer dos estabelecimentos de ensino mantidos pela administração estadual.”

    CCE da POLI vai promover festa com drogas psicotrópicas etilicas ao lado do Predio da Engenharia Elétrica! Acho que a PM deveria ser avisada!

    http://www.cee.poli.usp.br/?a=textos&id=6

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 20:11
    Enviado por: Marcos Garcia

    Que falta faz um intercâmbio cultural…. É uma lástima que a esperanca do Brasil tenha ainda um pensamento retrógrado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 20:17
    Enviado por: Marcos Garcia

    A bem da verdade, nenhuma autoridade quer se expor. O próprio judiciário fez uma decisão amena. A polícia também foi mansa (apesar de todo o aparato mostrado). Todo mundo sabe que se descer a borrachada, os pontos vão todos para essa cambada de desocupado, que talvez nem sequer sejam pagos para botar a cara a tapa e correrem o risco de ser fichado. Como se sabe, todo trabalhador quer ter o CPF e o SERASA com o nome limpo. Esses aí parecem que não se preocupam. Daqui a pouco estaremos aplaudindo essa turma, como se fossem heróis, injusticados. A polícia e o judiciário agiram certo, porque estão pisando em ovos de cordorna.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 20:21
    Enviado por: Marcos Garcia

    Infelizmente, em nome da democracia e liberdade, as instituicoes publicas tem que abrigar esses DCEs da vida, que nada mais sao que reduto politico desses partidos de esquerda, cujas ideias rapidamente sao absorvidas. Assim ocorre tambem nas instituicoes que servem a populacao, onde o sectarismo politico pretere um funcionario de carreira ou que tenha de fato conhecimento tecnico sobre o assunto. Enquanto houver esse sectarismo politico, que prega a solucao para o mundo, seremos vitimas da incompetencia, de todos os lados

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 20:33
    Enviado por: Marco Cesar

    questão é que essa celeuma tem por base a ofensa ao direito de usar drogas no campus. O que está no substrato da manifestação é um luta de poder, não uma reinvindicação. O direito de não ser importunado pela polícia. Eles se julgam cidadãos de um status superior. Não são bandidos, como insistia em dizer um revoltado detido. Mas, objetivamente, cometeram diversos crimes, além do uso de drogas – que não é crime. É incrível que o dinheiro do imposto beneficie esse tipo de mal comportamento. São eles os previlegiados que estudam de graça com o imposto dos trabalhadores. Aqueles que não tem direito a uma área livre e sagrada para fazer o que lhes der na telha. Esperamos que a universidade aplique a lei sem fazer distinção social. Que veja o que eles fizeram, e não de quem são filhos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 20:39
    Enviado por: Ezequiel-SP

    Se esses estudantes são o nosso futuro, temo por ele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 21:04
    Enviado por: Mario de Sampa

    São Paulo tá mó legalllll….. temos os sem terra, os sem teto e agora os SEM CAUSA. kkkkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 05:56
      Enviado por: markus

      Podem não verbalizar, mas, aos moldes do que acontece em outras partes do mundo (wall street, por ex.), o “mal estar” está instalado e corroendo o “sistema” (?)…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 21:27
    Enviado por: markus

    Temos tanta corrupção campeando entre gente “ocupada e empreendedora”; gente de cabelinho engomado e ternos feitos nos melhores atelies… E toda essa celeuma em torno de “maconheiros” mal ajambrados (vagabundos?), que não estão roubando ninguém… Enquanto isso, a coronelada engravatada, extremamente ocupada em meter a mão, faz bravatas descaradamente na certeza de que ninguém cutuca suas “tetas” gordas e suculentas…Quem,de fato, ferra a sociedade? Quem deveria levar borrachada no lombo?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 01:01
      Enviado por: A USP é show!!!

      Então por que estes estudantes revoltados não estão em Brasília fazendo protesto contra a corrupção? Seria uma forma mais útil de gastar o tempo e o dinheiro dos meus impostos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 08:26
      Enviado por: Rafael Cavalcanti

      RESPOSTA: todos eles – maconheiros e engravatados!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 09:59
      Enviado por: Marcelo-SP

      Markus, se tem uma coisa pela qual estas associações estudantis aparelhadas por partidos políticos definitivamente não são conhecidas é a transparência no trato das finanças do grêmio. E, as peripécias dos egressos da UNE do PC do B no Ministério dos Esportes demonstram muito bem que, o ímpeto desta turma em meter a mão em dinheiro público é apenas uma questão de tempo para se realizar…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 10:16
      Enviado por: Severino Baiano

      Borrachada no lombo de quem sustenta o narco-tráfico!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 06:32
      Enviado por: markus

      Independentemente da “transparência”, (inclusive, qualquer associação nesse país prima pela transparência (uuuiiiiiii)) existem fatos muito, mas muito + escabrosos, para a imprensa se debruçar e fazer estardalhaço. Pra mim, toda essa celeuma é cortina de fumaça para desviar o foco. É preciso saber quem ou o que estão querendo camuflar… Nesse ponto, a molecada se tornou uma excelente massa de manobra, ironicamente nas mãos da direita. Pois é,… não se faz + esquerda como no meu tempo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 16:11
      Enviado por: Marcelo-SP

      Teoria da conspiração, Markus? Tenha dó…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 19:35
      Enviado por: markus

      Enquanto bufões de direita e quixotes de esquerda se digladiam em torno de “baseados” – e a imprensa entra na onda – , la nave va, à deriva…Conspiram contra a inteligência de quem lê jornais.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 19:58
      Enviado por: markus

      Aê Sivirinu, pelo teu jeitão, tu é fã de Lampião…bixim da gota serena. E tu tem razão, mininu, isso aqui tá virando um grande cangaço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 21:54
    Enviado por: Uma estudante da USP

    Se querer ter minhas aulas em paz, sem rebeldes sem causa atrapalhando, então eu sou direitista reacionária com orgulho.
    Belo texto, Guterman. Me identifiquei. Os revoltosos da USP não sabem argumentar a favor do próprio movimento – quando eu os questiono, eles só me dizem que eu tenho uma mente fechada demais para compreender, que eu sou marionete do sistema, e aquele discurso todo que parece muito idealista mas não faz sentido algum.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2011 - 22:23
      Enviado por: Nathalia Pozzani

      Na verdade os seus colegas é que foram concebidos na época errada. Eles deveriam ter nascidos no tempo da ditadura, ai sim, eles teriam motivos reais e concretos. Agora, eu lhe pergunto, quem é alienado??? Pessoas que lutam por coisa alguma????? Cara amiga, desejo sorte para você.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/11/2011 - 23:12
      Enviado por: giselle

      Já estudei em colégio e universidade públicos, entendo como funciona a ditadura da minoria perfeitamente, mas não parece ser o caso da maioria.

      Pq não é feita uma manifestação em apoio à aula, à presença da polícia e reivindicando o que está faltando\ É importante mostrar a verdadeira representatividade do movimento que invadiu…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 00:06
      Enviado por: Outra estudante da USP

      De fato, concodo contigo colega. Você ter livre circulação no campus sem “cadeiraços” e assistir aulas em paz constitui um direito individual ferido pela repercussão de tantas manifestações esvaziadas de discursos consistentes, não de motivações. Creio que ninguém seria contra se o pano de fundo da falta de intraestrutura da cidade universitária fosse ressaltado,contemplando os casos de sequestros, roubos e do próprio assassinato ocorrido neste ano como consequências. Contudo, à luz da sequência dos fatos ocorridos, não há como referendar manifestações calcadas na depredação do patrimônio público e no transpassar dos direitos de demais colegas em possuir outras opiniões e não se engajarem no “movimento”. Não seria a atitude de impor aos demais tão autoritária quanto o que eles acusam àqueles que os dissuadiram? Enfim, creio que o artigo verbalizou boa parte do que eu e alguns colegas pensamos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 06:25
      Enviado por: Ezequiel-SP

      Qual movimento ????

      Mais da metade dessa turma se você colocá-los prá tomar conta de duas tartarugas uma foge.

      A outra não foge porque eles estão sentados em cima.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 22:03
    Enviado por: Nelson

    Esta cambada de “estudantes profissionais” estão nos roubando sim, pois a USP como um todo é mantida com os impostos que nós paulistas pagamos.
    Em relação ao uso de maconha e outros tipos de drogas, se o uso não é tipifi
    cado como crime, o tráfico sim, e onde existe usuário haverá sempre o traficante.
    E prestem atenção neste nome, Rafael Alves. Este nas próximas eleições sairá como candidato dos PT’s, dos PSOL’s ou dos PSTU’s da vida. Um pseudo estudante de “Letras” que em discursos para justificar os atos da estudantada, não tem nem a capacidade de saber usar os vebos mais simples da lingua portuguesa, como o “Vir” ou o “Ver”.
    Já é um bom requisito para ser político neste país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 22:17
    Enviado por: Nathalia Pozzani

    Infelizmente, acredito que as atitudes de uma parcela mínima de “estudantes”, denegriu e desacreditou a maior faculdade de São Paulo. O que vimos, na verdade, foi um pequeno grupo de vândalos aniquilando os carros da polícia. Vimos, também, os “alunos” chutando e quebrando à porta de entrada da reitoria. Eu, particularmente, creio que temos assuntos muito mais relevantes a serem discutidos e de precedência legitimamente pública, do que à liberação das drogas. Não vejo ninguém fazer tal manifestação para a saúde pública (que está praticamente arruinada no Brasil), isso eu jamais vi os estudantes “uspiano” manifestarem. Na verdade, o que eu vejo, e que há alunos sendo impedido de entrarem nas salas de aulas pelos próprios colegas de classe; vi pessoas reclamando de que na USP entra quem quiser e faz o que bem entender inclusive: matar, estuprar e roubar. O que compreendo é que há um abuso de ambos os lados, policial e estudantil. Não sou contra ao uso de cannabis, cada qual é responsável pelos seus atos, mas estilhaçar o patrimônio público, inclusive as viaturas da polícia militar, jogar pedras, latas e paus em um delegado de polícia é simplesmente contra a nossa democracia. Precisamos, antes de tudo, acreditar que a soberania popular é um ato de direitos e deveres, e sejamos sinceros, essa discussão toda nos remete a década de 60 e 70, onde as reivindicações eram concretas e tinha um fator social. Não querem a polícia no Campus, ótimo, mas, por favor, não transgridam e não façam disto um cavalo de batalha. O que eu sei é que tem politicagem de ambos os lados. Sou a favor das manifestações, porém, há muitas controvérsias e pontos a serem esclarecidos, tantos das autoridades como dos manifestantes. Precisamos de manifestações, realmente, mas pelas causas certas e que vise às classes menos favorecidas e desprotegidas do Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 14:00
      Enviado por: Dany

      Li a respeito e pela boca de alguns dos manifestantes não saiu nenhuma vez a palavra maconha ou droga.Podem me esclarecer o que tem a ver “fumar maconha” com protesto contra o ensino ultrapassado e prisional nas universiddades públicas??Sou contra as drogas em geral,mas isso não faz de mim uma pessoa autoritária e desumana.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 22:20
    Enviado por: João Só

    Quando terminei de ler o texto achava que estava no blog do Reinaldo Azevedo. Quando li alguns comentários tive certeza.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 08:23
      Enviado por: Rafael Cavalcanti

      João Só:

      “”"Quando terminei de ler o texto achava que estava no blog do Reinaldo Azevedo. Quando li alguns comentários tive certeza.”"”

      COMENTÁRIO: quando comecei a ler seu comentário, pensei: um desorientado? Deve ser culpa da bendita… Quando terminei de ler seu comentário, tive certeza: um petralha!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 10:13
      Enviado por: Marcelo-SP

      Ô João Só,

      E vocês adoram o Reinaldão, hein? Não resistem ir lá dar uma espiada! A esgotosfera petralha é insuportável até para vocês, que comungam dos mesmos ideais totalitários dos grupelhos de baderneiros pseudo-estudantis.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 10:21
      Enviado por: Severino Baiano

      João Só na sua opinião minoritária…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 22:24
    Enviado por: Diogenes da Lantterna

    Estou tendo um “flashback”. Esta impressão de “dejá vue” ao assistir as imagens nas TVs me transportam aos anos 60. gente feia, mal vestida, barba rala mal feita, cabelo encebado, vagabundos que estão tirando lugares de gente que gostaría de estudar realmente, comunistas “demodé”, maconheiros, bebuns e drogativos. uma professora de meu relacionamento disse que a maioría dos que invadiram não são alunos da USP – SP mas, invasores das moradías que estavam em reformas, vindos de outras universidades do interior paulista.
    - A polícia até que foi moderada, pois, não era um bando de sem teto invadindo Singapuras por não ter onde morar mas, um bando de futuros formadores de opinião ou políticos do nível que temos agora, corja!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 09:44
      Enviado por: carlos 3m

      diogenes, voce tirou as palavras da minha boca. que flashback dos anos 60. essa mesma turma faz retiro espiritual de 3 dias no meio do mato para discutor a obra do che. para voce ver como ate hoje vale a maxima de que burrice nao nasce em arvore, eh necessario cultiva-la. o fato da quantidade de viuvas do stalin que temos entre nos eh uma prova disso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 22:24
    Enviado por: Ricardo

    Simples, conciso e direto! Parabéns, Marcos! Um resumo claro da ideologia retrógrada que habita nossas universidades. Acompanhei muitos artigos na net sobre o fato e este foi o mais lúcido que li.

    Suas palavras me lembram minha juventude, quando acompanhava muitos de minha época idolatrando o comunismo, a modinha dos estudantes dos anos 80. O comunismo caiu. A União Soviética se acabou, mas… os pensamentos retrógrados continuam, sob nova vestimenta.

    Até quando nossos jovens estarão alienados à estes pensamentos ultrapassados?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 22:30
    Enviado por: João Só

    USP: Imprensa está inflamando o movimento

    Enviado por luisnassif, qua, 09/11/2011 – 18:56

    Autor: Weden

    O movimento dos estudantes da USP, na ocupação da reitoria, não chegou a sensibilizar a sociedade. Mesmo os mais simpáticos ao movimento estudantil viram na atitude dos meninos um certo exagero.

    Favoravelmente aos estudantes, estão aqueles que apelariam para que a USP buscasse suas formas próprias de segurança, sem, necessariamente, recorrer à polícia militar, que não costuma ter uma boa relação com campi universitários.

    Mas a parcialidade e a violência com que a imprensa vem tratando o caso é, no mínimo, uma falta de medida.

    Dois exemplos: o colunista Gilberto Dimenstein, da Folha, que há semanas reclamou da intolerância dos seus leitores, aifrmou sem meios tons que todos os meninos que ocuparam a reitoria são delinquentes; e Monica Waldvogel, na abertura do “Entre Aspas”, sentenciou algo como: “São garotos mimados que querem transformar o campus numa praça livre para o uso de drogas”.

    Fora outros ataques raivosos e irreproduzíveis de blogueiros da Veja, e leitores dos portais dos jornalões (um chegou a afirmar que era hora de “esfregar a cara dos garotos nas câmeras de televisão!!”).

    Ora, diante disso, como reclamar da aversão dos estudantes à presença da imprensa?

    A forma parcial e intolerante da imprensa, e não a ação da polícia propriamente dita, está produzindo um clima de solidariedade no meio da garotada.

    E entre aqueles que até então achavam o movimento da USP uma pirraça fora de hora.

    Se a imprensa continuar com demonstrações de intolerância e parcialismo brutal vai acabar conseguindo o que muitos achavam impossível para os dias atuais: inflamar o movimento estudantil.

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/usp-imprensa-esta-inflamando-o-movimento#more

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2011 - 23:16
      Enviado por: PSB

      Caro João Só

      Suponho que você compartilhe do pensamento do Luis Nassif, o qual escreveu “demonstrações de intolerância e parcialismo brutal”. Talvez parte da imprensa aja assim, mas li muita coisa imparcial. Trabalho do repórter de relatar o ocorrido, sem manifestar sua opinião.

      Ademais, que ele quer dizer com ‘parcial’? Quando estudantes se revoltam porque policiais meramente cumpriam a lei, invadem a reitoria, abastecem-se de coquetéis Molotov, depredam patrimônio público e recusam-se a obedecer a uma ordem judicial, devo ainda considerar que ‘tudo é relativo e tudo pode ser interpretado por outro ângulo’?

      atenciosamente
      Paulo

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 01:20
      Enviado por: Gerldo

      Desta imprensa (tipo Luiz Nassif) vc gosta, não?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 06:29
      Enviado por: Ezequiel-SP

      Faltou o comentário do Paulo H. Amorim, do SBT, da Record, do Mino Carta…..

      Agora eu estou conhecendo quem são os petralhas espalhados pelos blogs prá justificar o injustificável.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 08:17
      Enviado por: Rafael Cavalcanti

      João Só

      “”"USP: Imprensa está inflamando o movimento”"”

      “”"”O movimento dos estudantes da USP, na ocupação da reitoria, não chegou a sensibilizar a sociedade. Mesmo os mais simpáticos ao movimento estudantil viram na atitude dos meninos um certo exagero.”"”
      COMENTÁRIO: meninos? Invasores e depredadores de patrimônio público mascarados e armados de coquetel molotov são “meninos”?!

      “”"Favoravelmente aos estudantes, estão aqueles que apelariam para que a USP buscasse suas formas próprias de segurança, sem, necessariamente, recorrer à polícia militar, que não costuma ter uma boa relação com campi universitários.”"”"
      COMENTÁRIO: acordem esse companheiro, ele acordou agora, de ressaca (ou maresia), e ainda acha que está na década de 60…..

      “”"”Mas a parcialidade e a violência com que a imprensa vem tratando o caso é, no mínimo, uma falta de medida.”"”"
      COMENTÁRIO: é verdade, violenta é a imprensa, não os “meninos” mascarados e armados de coquetel molotov…..

      “”"”Dois exemplos: o colunista Gilberto Dimenstein, da Folha, que há semanas reclamou da intolerância dos seus leitores, aifrmou sem meios tons que todos os meninos que ocuparam a reitoria são delinquentes; e Monica Waldvogel, na abertura do “Entre Aspas”, sentenciou algo como: “São garotos mimados que querem transformar o campus numa praça livre para o uso de drogas”.”"”"
      COMENTÁRIO: de novo, “meninos”….. estou quase pensando em comprar um Kit Lego pra esses “meninos” canalizarem suas energias construtivas/destrutivas…..

      “”"”Fora outros ataques raivosos e irreproduzíveis de blogueiros da Veja, e leitores dos portais dos jornalões (um chegou a afirmar que era hora de “esfregar a cara dos garotos nas câmeras de televisão!!”).”"”"
      COMENTÁRIO: uau!!! Que leitor de jornalão mais perigoso!!!

      “”"”Ora, diante disso, como reclamar da aversão dos estudantes à presença da imprensa?”"”"
      COMENTÁRIO: ora, eles sempre reclamam. Só não reclamam quando a cobertura é a favor – mas como ser a favor de invasões e depredações de patrimônio público?!

      “”"”A forma parcial e intolerante da imprensa, e não a ação da polícia propriamente dita, está produzindo um clima de solidariedade no meio da garotada.”"”
      COMENTÁRIO: garotada….. pois é, mais um pouco iremos chamá-los de anjinhos….

      “”"E entre aqueles que até então achavam o movimento da USP uma pirraça fora de hora.”"”
      COMENTÁRIO: pirraça? Pois é, tudo não passou de uma pirraça… Inclusive os coquetéis molotov!

      “”"”Se a imprensa continuar com demonstrações de intolerância e parcialismo brutal vai acabar conseguindo o que muitos achavam impossível para os dias atuais: inflamar o movimento estudantil.”"”
      COMENTÁRIO: pois é, quem diria. Corrupção endêmica e em metástase (5 ministros caídos) não são capazes de levantar o “movimento estudantil”. Já proibir o uso de baseadinhos….. ah, caramba, aí não dá! Que sociedade mais repressora!
      ___________

      Finalizando: estudantes são aqueles que NÃO aderiram, que NÃO invadiram. Onde eles estavam? Estudando, ora essa – com as bundas nas cadeiras! E o resto é patrulha e medinho de quem se deixa patrulhar!

      Desce a lenha nesse pessoal, Guterman!
      A maioria, não mais tão silenciosa, também aqui se manifesta.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 08:52
      Enviado por: carlos 3m

      luisnassif? pelamordosmeusfilinhoz. nao deu para arrumar uma referencia mais ilustre?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 10:20
      Enviado por: Marcelo-SP

      Luis Nassif? O cara que, volta e meia, deixa de pagar o BNDES é perdoado e recebe, na sequência, mais uma bolada de dinheiro público em forma de financiamento ou convênios com estatais? É esse o tipo de “jornalista” que você lê, João Só? Isso explica muita coisa sobre você…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 12:11
      Enviado por: João Só

      Antes de mais nada, não escrevi esse artigo (adoraria tê-lo feito) e nem o Luiz Nassif.

      Caro PSB,

      Luiz Nassif é um esplêndido jornalista. Quem diz isso não sou eu. É um dos maiores jornalistas brasileiros, Ivan Lessa:

      http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/09/110921_ivanlessa_tp.shtml

      Mas a questão principal é que a PM não deveria estar nos campi. Nenhum campus. A Polícia Militar é herança fascista. Dentro de uma universidade é uma excrecência. Para piorar, essa corporação que tantas vergonhas carrega, ainda coloca em seu brazão uma homenagem ao golpe assassino de 64.

      Rafael Cavalcanti,

      entendi sua mensagem. O que você realmente odeia é chamar meninos de meninos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 13:11
      Enviado por: Gabriela Caldas

      Eu tenho certa bronca da imprensa, pelo fato de ela ser sensacionalista, explorar mortes e assassinatos e ser manipuladora. Mas a realidade não está fugindo muito disso, não. Eles são sim um bando de pessoas de causa fútil, que diz estar pensando em todos mas só pensam no próprio umbigo, se acham donos da verdade, sendo extremamente antidemocráticos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 19:24
      Enviado por: Rafael Cavalcanti

      João Só:

      “”"Rafael Cavalcanti,

      entendi sua mensagem. O que você realmente odeia é chamar meninos de meninos.”"”

      Companheiro: esse é seu melhor contra-argumento? Acho melhor trocar a erva do seu chimarrão, que a qualidade tá fraca…

      Ah, e quanto a:
      “”"A Polícia Militar é herança fascista”"”….”"”Para piorar, essa corporação que tantas vergonhas carrega, ainda coloca em seu brazão uma homenagem ao golpe assassino de 64.”"”
      COMENTÁRIO: gostaria de ver toda essa sua bravata juvenil (apesar de que, pelos seus comentários velhacos, aposto que você é um “menino” de uns 40 anos ou mais…) no momento em que fosse assaltado, ou tivesse sua casa invadida. A quem recorreria? À mami? Ao papi? Patético.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 16:53
      Enviado por: Marcelo-SP

      Ora, João Só,

      Ainda que Ivan Lessa fosse ungido por alguma divindade para dizer quem é e quem não é bom jornalista, a opinião dele sobre Luis Nassif pouco importa. Ainda que o “jornalista, considerado por alguns um reles dinheirista, tivesse competência para ser o melhor jornalista do mundo, o que ele escreve é lixo sem credibilidade, pois o mesmo tem claros, óbvios, saltantes interesses em se portar como um sabujo do lullopetismo. Já há algum tempo que sua renda é turbinada com empregos, financiamentos, convênios e patrocínios ligados aos governos petistas. Além disso, como foi amplamente divulgado, não pode negar que usou sua coluna na Folha, à época, para publicar, como um pau-mandado, um texto, letra por letra, de Luiz Roberto Demarco, empresario e lobista do bando de Gushiken na briga de “espertalhões” do setor da telefonia. Isso é fato, pois está publicado em jornal, não dá para apagar. Sem contar o comentado episódio de “cobrança” de R$ 50.000,00 ao ex-secretário de segurança de São Paulo, que tem todas as características típicas de um achaque, que culminou, segundo alguns, em sua demissão do jornal.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 17:53
      Enviado por: João Só

      Caro Marcelo,

      você não imagina como é bom poder ler uma resposta a um comentário meu sem ofensas gratuitas, provocações fúteis e piadas super-engraçadas com o Só.

      Admiro muito Ivan Lessa por seus textos e história. Dignos de seu pai Orígenes Lessa e seu avô Júlio Ribeiro. Confesso que o elogio ao Nassif até me fez reconsiderar minha antipatia. Ele era neo-liberal quando escrevia na Folha e virou de esquerda quando foi saído. Mas os inimigos de meus inimigos gostam de ser meus amigos.

      E nunca entendi porque tanto ódio da rede pró-interesses israelenses. O blog dele é bem equilibrado. E seus comentaristas apenas refletem o público do veículo. Como, aliás, acontece aqui. O resto é conversa de covardes e mal-intencionados.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 19:06
      Enviado por: Gudrun

      O título do post do Guterman fala de totalitarismo.
      Reinaldo Azevedo compartilha da visão do Marcos.
      Estes jornalistas conseguem sintetizar perfeitamente a realidade.
      Em geral, os fascistas da internet visitam estes dois blogs e se enchem de raiva por verem que os argumentos destes pensadores estão corretos e têm ressonância entre os democratas do Brasil.
      É magnífico ver como estes dois jornalistas emprestam para os temas mais espinhosos uma definição clara e verdadeira.
      Os facistas da internet são desnudados por pessoas que pensam e apontam o dedo na ferida da corrupção intelectual dos Nassifs e Joãos Sós com suas idéias putrefatas. Esta gente tem ódio de bons jornalistas porque evidenciam o lado podre destes fascistas elitistas reacionários.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 22:31
    Enviado por: jose osnir vieira vaz

    Estas besteiras que eles estão fazendo agora não me preocupa. Na idade deles eu também fiz as minhas bobagens, sendo que a maioria delas eu me arrependo. O problema é que nem ideologia tem o pensamento deles, pois estão defendendo o direito de transgredir as leis, a ordem jurídica e sociedade organizada. A polìcia no campus da USP – nos dias de hoje – é uma necessidade para garantir a integridade dos estudantes. Por outro lado, a polìcia não pode fingir que não vê o consumo e o tráfico de drogas que conforme se noticiou é grande nos pátios das faculdades. A estudantada atual é um reflexo de sua entidade máxima, a UNE, outrora um ariete pronto para derrubar os obstáculos à democracia, hoje só um braço do partido do governo, a defender mordomias e verbas oficiais. Para encerrar: o pior é que são eles que estarão governando este pobre pais daqui uns anos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 13:54
      Enviado por: Dany

      Não sei o que é mais grave: alunos fumando maconha discretamente ou policiamento ostensivo nos lugares frequentados por alunos.Uma espécie de prisão “especial”.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 15:00
      Enviado por: jarobas

      A polìcia no campus da USP – nos dias de hoje – é uma necessidade para garantir a integridade dos estudantes. Por outro lado, a polìcia não pode fingir que não vê o consumo e o tráfico de drogas que conforme se noticiou é grande nos pátios das faculdades.

      As duas frases acima sintetizam bem a questão. Para resolver a questão democraticamente, poderia haver um plebiscito entre os alunos que frequentam a cidade universitária. Estou certo de que a maioria irá preferir contar com a proteção policial do que ficar sem ela apenas para satisfazer a vontade minoria barulhenta de maconheiros e usuários de drogas.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 19:35
      Enviado por: Maresia

      (Dany) Hauahauauhauhauhauhauh!!!! Ae vira de lado quando fumá, pra nao levanta fumaca! Esse cara é um sarro! Ele nao ta falando serio ta?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 22:43
    Enviado por: Rolando

    Eu concordo totalmente com você, e digo mais, o uso da violência e do crime para alcançar um objetivo politico, tem um nome, fascismo, não importa se o grupo é de esquerda ou de direita, quem faz isso não passa de um fascista e a história tem muitos exemplos para sabermos que todo país aonde essa ideologia é aceita sempre cumina em genocídio e decadência econômica.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 22:47
    Enviado por: Sorales

    CCC neles!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 23:26
    Enviado por: Justo

    Nossa… ate Luiz Nassif aqui? Empregado publico do PT….Que droga…, digo , que maconha !
    O blog do Luiz Nassif abriga a maior quantidade de antissemita do Brasil por metro quadrado.
    Não tem qualificação… nao serve nem para pano de chao!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 23:29
    Enviado por: Justo

    So para voces terem uma ideia… experimentem irem ate o blog do Nassif e postarem algo defendendo Israel. Seráo esculhambados feito lixo. Ter que ler aqui o que escreve aquele blog é de doer na alma… que lixo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 23:38
    Enviado por: Orevolo

    O fato de seu blog se dizer sobre “história” não lhe permite questionar parcialmente, se a polícia tem direito a reprimir com tanta violência um movimento anti-democrático, dentro de uma autarquia pública que é a Usp. Deveria, então, ouvir os dois lados. ESPECIALMENTE OS MORADORES DO CRUSP QUE LEVARAM BOMBAS DE GÁS LACRIMOGÊNIO PARA NÃO SAIREM DO PRÉDIO!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 13:06
      Enviado por: Gabriela Caldas

      Bomba de gás lacrimogênio não machuca ninguém, meu bem. Só faz chorar e é geralmente usado como um artifício para impedir tumulto, que machucaria muito mais gente.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 23:50
    Enviado por: Fabio Unique

    A liberalização da maconha é uma ótima causa, pena que esses maconheiros entraram numa briza ideológica da desgrama, praticamente deixando a reivindicação da legalização em segundo plano, transformando uma ótima oportunidade para defender a erva num referendo sobre a presença da PM. O sumiço da PM é expediente, mas não e a solução, que poderia seguir o exemplo do Estado da California, onde o uso é medicinal em termos, a receita médica não é o problema. Algumas lojas de maconha em Los Angeles já são melhores do que um Starbucks em variedade, acesso, e bom gosto no trato com a droga, não que cannabis e cafeina sejam identicas, mas fica a sugestão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 00:08
    Enviado por: Antonio Vieira

    Mais uma típica análise primitiva, típica do conservadorismo naftalínico do Estadão…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 09:05
    Enviado por: Valloy

    “estigmatizar violentamente a opinião que lhe é contrária”

    Disse tudo. E que defesa de democracia é essa que se faz com a cara coberta?
    Estão todos muito errados a partir do momento que desobedeceram uma decisão interna. Merecem, como jovens que comentem erros, pagar mensalidade a partir de hoje ou “pedir para sair”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 09:24
    Enviado por: santista do jabaquara

    ridiculo, e defender esses viciados
    ridiculo e a usp virar uma cracolandia
    pena q esses vagabundos nao reagiram, pois mereciam um cacete bem dado
    grande futuro nos espera,
    raça maldita, q ardam e fumem seus baseados no inferno
    a usp e pra quem quer estudar, quer ser alguem na vida

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 09:46
    Enviado por: Joe

    A USP é uma parte da cidade. Essa elitização da USP é antidemocrática e inconstitucional. Não existe nenhum motivo racional para não ter PM no campus, que é na verdade um bairro de São Paulo.

    Esses professores são agentes políticos comunistas, estão falando isso para quebrar o Estado de Direito, para desestabilizar as leis e criar um território onde eles e seus capangas tenham o poder total. É assim que começa a revolução, na cabeça deles. Que 100% da população esteja contra, não interessa para os esquerdistas. Democracia é a última coisa que eles respeitam, como afirmam todos os livros Marxistas.

    Tem que demitir esses professores já !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 09:49
    Enviado por: Mauro

    Poxa vida!

    Não existe nenhuma outra forma de protesto que alcance notoriedade? A luz dos objetivos de protesto foi necessária a segunda invasão? Depois da administração da FFLCH?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 09:53
    Enviado por: Allan

    Às vezes tenho vergonha de ser brasileiro e de ter diploma da USP. Esses caras não são estudantes… são filhinhos de papai intolerantes, adolescentes que não foram educados nem nunca levaram umas boas palmadas quando isso se fazia necessário. O resultado está aí.
    Deveriam ficar na cadeia por mais tempo. E por quê não fixar uma fiança astronômica para soltá-los? Afinal de contas não foram os “movimentos sociais” que pagaram a conta? E tais movimentos totalitários são sustentados com dinheiro público. Fiança alta faria com que recuperássemos parte da bolada que estes facínoras recebem, certo?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 09:55
    Enviado por: Antonio Pereira de Araujo Junior

    Como paulistano e contribuinte , só uma coisa a dizer ao Governador Geraldo Alkimin , que cara frouxo vc é , que saudade eu tenho do Fleury e do Quércia , eles já tinham resolvido isso rapidinho , pois invasor e vândalo são vagabundos , criminosos e marginais , não é estudante , pois quem quer ser sério nessa vida , não perde tempo, aproveita as chances que têm e faz o melhor que pode . Se invadirem minha casa , eu resolvo a situação , nem que for pra ter sangue… Invada os EUA , veja como será tratado. Ou invada mesmo o Paraguay , vejam como serão tratados. Alkimin , tire a PM , mas coloque a tropa de choque ou a ROTA , afinal drogadinhos e traficantes precisam sentir que o Estado e a sociedade contribuinte , não aceita essa situação de baderna e farra com o numerário público.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 10:09
    Enviado por: Ivan Lima

    “Embaralhar valores e estigmatizar violentamente a opinião que lhe é contrária”. Acho que os estudantes estão lendo muito o Estadão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 10:26
    Enviado por: juliano

    Maconheiro=Fora da USP. USP é dos estudantes, não dos defensores da erva.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 11:29
    Enviado por: a

    Discordo de que somos autorizados a cometer erros. Quem comete erros tem que ser punido, seja jovem ou velho, até para aprender a não cometer mais. O Brasil está muito leniente com erros em geral.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 11:37
    Enviado por: Cão Fila Km 31

    Tirar a PM da USP? Deixar o campo livre para traficantes, drogados e outros bandidos, que roubam e matam? OK então eu quero ter a mesma liberdade de andar armado lá para minha defesa, OK!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 11:51
    Enviado por: RicardoV

    Duas coisas que me incomodam nessa história:

    1-Os estudantes sérios não se organizarem e fazerem manifestações. Esta minoria barulhenta está tentando aparecer como representante dos alunos da USP, e não são. O Diretório Central dos Estudantes pode até ser politizado, mas se a maioria dos alunos fizerem uma passeata/manifestação pedindo a permanência da PM ( não meia duzia de gatos pingados, mas a maioria mesmo ) não tem como o DCE dizer que representa os estudantes e ir contra.

    Está na hora de mostrar que esse grupo que invadiu a reitoria são uma minoria e não dá para vencer no grito.

    2-Está ficando insuportável ler comentários em notícias/blogs de assuntos nacionais. Tudo descamba para PTxPSDB, DireitaXEsquerda. Dá um tempo, o mundo não é preto e branco.
    Não leiam Reinaldo Azevedo OU Luis Nassif, LEIAM OS DOIS. E não é ler para econtrar defeitos, leiam para encontrar pontos positivos na argumentação do outro lado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 12:54
    Enviado por: Ben

    O que incomoda esses manifestantes de esquerda não é tanto a proibição do uso da maconha. O que incomoda é o policiamento preventivo que poderá inibir atos de vandalismo no próximo período eleitoral.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 12:56
    Enviado por: Saco Cheio

    Essa canalhada, manipuladores à serviço de partidos políticos e imbecis intelectuais consumidores de drogas nas dependências da universidade têm de cumprir as leis sociais de convivência.

    Em primeiro lugar, a universidade é um próprio público destinado a ser utilizado para ensinar e aprender; e para alguns até pensar.

    Em segundo a lei anti-fumo diz que é proibido fumar em lugares públicos.

    Em terceiro, é incompatível o consumo de drogas com o aprendizado.

    Em quarto o governador foi tolerante demais. Quando chegou o horário determinado pela justiça para desocupação do prédio, imediatamente a PM deveria ter entrado ( ou na linguagem deles invadido) e retirado os mocinhos e mocinhas, delicadamente, apanhando-os pelas orelhas e pondo-os prá fora, mais especificamente na marginal do rio pinheiros.

    Talvez e quem sabe, o governador poderia usar o exemplo do Rio de Janeiro e instalar uma UPP dentro da USP.
    Quem desejar estudar que fique. Quem não…. fora.

    Abram vagas nas carteiras escolares e no Crusp. Há muito gente necessitada e com desejo de aprender, crescer e contribuir para a sociedade.
    Canalhas de dentro fora. Canalhas de fora, fora.

    E pensar que pago imposto prá sustentar essa gente!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 13:03
    Enviado por: Gabriela Caldas

    Fico cada vez mais impressionada com a alienação desse pessoal que afirma estar a favor de valores justíssimos (e que são mesmo), mas cujas ações são extremamente contraditórias e se opõem a todos esses belos ideais. Tudo o que vejo é hipocrisia, de dar nojo.

    Não sou nenhuma especialista e estou longe de saber sobre as melhores estratégias para prover segurança à população. No entanto, vai contra todo o bom senso a afirmação de que a PM não é uma boa estratégia para melhorar a segurança do campus. Alguém, peloamor, também não entende como conseguiram colocar estas palavras, nessa disposição, em uma mesma frase?

    Li o seguinte disparate em um dos muitos fóruns de discussão sobre o assunto: “A PM está despreparada para a capacidade crítica dos alunos da USP, que não aceitarão de cabeça baixa seu autoritarismo”. Sério que a cara-de-pau ou ingenuidade, não sei mais, é tão grande assim? Sério mesmo? Por mais que eu tente, não consigo ver autoritarismo, nem sequer interferência no dia-a-dia do campus por parte da PM. E olha que estou todo dia lá, inclusive aos sábados. Conheço até que um número razoável de pessoas e nunca escutei nem um “ai” sobre a questão.

    Eles estão lá, cumprindo perfeitamente seu papel, andando e olhando (excetuando-se quando seus serviços são requeridos, é claro), até que vêem algo que pode precisar de interferência. Então após análise, talvez haja ação. É assim em qualquer canto da cidade. Agora, pensando com a lógica da frase colocada entre aspas acima, pode-se dizer: Não é a mesma coisa para nós, a PM tem que agir de modo diferenciado conosco, por causa de nosso fabuloso espírito crítico. Quer dizer então que somos mais especiais que o restante da população? Que esses estudantes que deveriam entender mais que todos o significado de igualdade social, se sentem incomodados com uma olhadela da polícia? Que é um insulto para sua inteligência contestadora? Faça-me o favor. Sou estudante da USP, quero segurança, mas sei que ninguém é diferente de mim, então parte da segurança é ME analisar. Que mal tem nisso, pessoal?

    Outra coisa que me incomoda extremamente é a questão do “despreparada”. O que nós, estudantes de farmácia, história, medicina, letras, engenharia, arquitetura, direito, etc., sabemos sobre o preparo ou despreparo da polícia, para afirmar com tanta certeza de que ela é incapaz de realizar o trabalho para qual foi treinada? Eu me sentiria muito ofendida se um Zé Mané que não sabe nada sobre minha profissão, afirma-se algo do gênero de maneira tão leviana.

    Já escutei também que a presença da polícia inibe a manifestação de estudantes acerca de assuntos do cotidiano, como melhora nas salas de aula, nas condições do banheiro, reclamação de professores, etc. A USP não é perfeita e eu bem sei disso: temos o dever de reivindicar nossos direitos. Então reivindiquemos, ora bolas. Ninguém, inclusive a PM, nos impede disso. É só não criminalizar: transgredir leis é o que não pode. Nada mais justo. Está descontente com o reitor? Faça o um protesto inteligente, que você chamará a atenção e ninguém te impedirá.

    Li muitos dados sobre a melhoria da segurança da USP. Também li que eles estão dentro da flutuação normal das estatísticas do campus. Coincidência? Pode ser, embora eu duvide. Que tal deixar a PM trabalhar por mais tempo para conseguirmos obter dados estatísticos mais válidos e confiáveis? Mas nem isso querem deixar. Supõe que a premissa da coincidência é verdade e pronto. O reitor não é flor que se cheire, mas a suposta “imposição” por parte dele da polícia na USP, me fere muito menos do que tentar forçar a aceitação dessas “verdades”.

    Um possível abuso policial deve ser punido. Assim como todos os abusos estudantis ocorridos nestes últimos dias (que superaram de longe, em número, todas as possíveis transgressões policiais). Agressões, invasões, depredação de carros, pichações, além do evidente desrespeito a vontade da maioria, são só algumas das coisas que ocorreram. E que não são apagadas pelos erros policiais. Uma coisa não anula a outra.

    Pode punir os policiais o quanto quiserem, o quanto eles merecerem. Quem errou tem que pagar (leia: isso vale para todos). Só que eu ainda quero a polícia lá, independente disso. Não é uma farda que torna uma pessoa horrível.

    Tem muito policial corrupto e sujo? Tem, é claro. Assim como há muita gente porca em TODAS as outras profissões, inclusive as desses 100 revoltados (nem imagino quanto coisa podre deve ter em toda essa politicagem deles). Acredito que há muito policial bom sim, afinal, eles são gente como a gente, que acorda, trabalha, fica com a família, assiste TV e dorme.

    E como me dá raiva essa coisa de ficar dizendo o que todo mundo deve sentir. Eu que sei o que quero: a PM lá. A maioria sabe o que quer: a mesma coisa (lembram da pesquisa avassaladora do face?). E todos têm uma opinião, que não é imutável, mas que já está bem feitinha. Porque a opinião da minoria é mais válida que a do resto? Que raio de democracia é essa?

    Eu sei, eu sei… Aqueles 70 mais desbirocados não podem ser usados como padrão para julgar todos da FFLCH. E não é isso que estou fazendo. Só que ainda sim, mesmo os alunos mais centrados, com opiniões diversas da nossa, querem coisas que nós, a maioria, não queremos. É claro que podemos discordar… Ninguém pensa igual e é dono da verdade. No entanto, dá pra pelo menos respeitar aquela coisinha chamada democracia e parar de exigir coisas em nosso nome?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 13:49
    Enviado por: Dany

    Não sou mais estudante universitário,felizmente.O que aconteceu na USP foi uma falta de diálogo total,pelo que entendi,e a ocupação -se foi violenta como o Guterman diz- podia ter sido encarada de outra maneira que essa,levando policiais a apontarem suas armas pesadas (fuzís) na direção de jovens que suponho nunca imaginaram que o ato deles ia degenerar.
    Estou notando que você,Guterman,anda muito cuidadoso quando se refere à PM.
    Saiba que em outros países mais civilizados a polícia está presente mas ataca somente se for atacada,o que parece não foi o caso da manifestação na USP.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 14:15
    Enviado por: Dany

    Prezado Guterman, se você pegasse seu filho ou filha fumando maconha,que reação ia ter? Dar uma surra ou ter uma conversa franca com ele,na base da compreensão e confiança mútua?? A melhor pedagogia é falar e escutar.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 18:12
      Enviado por: Marcos Guterman

      Caro Dany

      Eu não sou o Estado. Eu crio meus filhos como acho melhor, mas eles, como qualquer outra pessoa, têm de respeitar as leis, mesmo que não gostem delas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/11/2011 - 15:36
    Enviado por: Diogenes da Lantterna

    Se os maconheiros estivessem na cadeia, não teria havido todo este reboliço. lugar de quem dá boa vida á traficante é criminoso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 15:49
    Enviado por: Marcio

    Osame belo cala a boca no Eduardo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 16:53
    Enviado por: justo

    Gostei do protesto dos pais do aluno morto este ano na USP pelos assaltantes ou traficantes..

    Felipe de Ramos Paiva, assassinado na USP – Os maconheiros e socialistas não dão a mínima pra ele; estão combatendo o “estado burguês”

    Tem total razão. A minoria, que é maconheira, deveria estar envergonhada… Mas o vicio é mais forte?
    Ou não tem consciencia mesmo?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 18:34
      Enviado por: Carolina

      Acho que há, basicamente, dois tipos de pessoas que usam maconha: os que são realmente dependentes (e esses são doentes) e os que fumam por prazer, mas poderiam, talvez com alguma dificuldade, ficar longe dela. Esse segundo grupo, sim, é formado, também, por cidadãos que são, no fundo, muito egoístas.
      O cara que fuma maconha muito raramente com algum peso na consciência, desse eu não cobro muito, não. Convenhamos, fumar maconha é bom à beça, relaxa, eu adorava e confesso que muitas vezes me pego pensando “Hoje estou estressada e um beque viria a calhar.”. Então entendo perfeitamente aqueles que, uma vez ou outra, não resistem.
      O que me dá nos nervos são os consumidores profissionais, pessoas que não são dependentes (isto é, conseguem ficar longe da droga), mas fazem uma opção racional de se manter perto dela. Eles põem o seu prazer pessoal acima de qualquer outra coisa e, quando eventualmente se questionam sobre sua responsabilidade nos índices escandalosos de violência, criam todo tipo de desculpa para absolverem suas próprias consciências. Esses me irritam.
      Agora é importante notar que fumar maconha pode viciar, sim. Esse papo de que maconha, de tão leve, não vicia é bobagem.
      A maioria dos que eu conheço, contudo, fuma por prazer e está em um desses dois subgrupos que eu descrevi acima.
      A verdade é que a maior parte das pessoas não quer se sentir responsável por muita coisa. Quer é jogar toda responsabilidade nas costas da polícia. À PM, como aos capitães do mato, sobra a nefasta tarefa de descer o cacete ou sentar o dedo no fuzil em cima dos favelados que traficam enquanto faz vista grossa para os usuários. E continuamos assim, espancando os que vivem nas favelas e tratando as classes média e alta como sinhôzinhos levados.
      E, sim, eu sei que em favela também se consome droga, mas o grosso do consumo (portanto, do lucro) está aqui fora.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/11/2011 - 21:20
      Enviado por: Justo

      Também concordo contigo Carolina. Acho que quem sustenta o morro (em termos de drogas) esta fora do morro. Talvez seja uma parte bem grande desta mesma parcela da sociedade que é tão “compreensiva” com seus filhos, chamando drogados de “drogaditos”… e outros eufemismos afora.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 07:27
      Enviado por: Dany

      Não é dando bordoadas que se acaba nem com o tráfico nem com os viciados em droga.Se combate com PALAVRAS.As leis…num país onde ninguém quer respeitar as leis -nem as do trânsito!-você quer acabar com tudo que é diferente e inaceitável orientando-se somente pelas leis?? Cadê a função do educador,do intermediário entre o Estado e a classe de estudantes??Onde ficou o papel do PROFESSOR,aquele que pode compreender melhor seus alunos?? De que adianta só proibir se não encontram palavras e no final o diálogo que pode abrir caminho pro respeito e a confiança??Ter certeza de que não vão transformar o campus em campo de batalha e sim num lugar de troca de ideias,de criatividade,de amadurecimento e avanço.Tenho certeza de que muitos “maconheiros” deixariam a maconha em troca de alguma atividade que lhe dê prazer e orgulho.Todo estudante quer vencer,se distinguir,senão o que está fazendo na universidade??De tanto só falarem nas drogas olhem o que está acontecendo,elas vão penetrando nos campus universitários e com ousadia,justificando a presença do policiamento e a indignação dos que querem um ambiente tranquilo pra estudar.Ou seja,estão acabndo com a Universidade.
      O que acontece na USP me emociona e me revolta.Não é por aí,gente.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 09:05
      Enviado por: Justo

      Dany… você misturou tantas coisas que sinceramente sou obrigado a perguntar: Você usa maconha? (Isto é … estava sob o efeito da dita cuja quando escreveu este texto?)

      Fico pensando em pessoas como você, que misturam seguir as leis com retóricas do tipo “num país que não em que ninguem quer respeitar as leis..” Ninguém quem cara-palida?
      Eu eduquei meu filho para seguir as leis. Eu sigo as leis. Meus amigos seguem as leis, se teus amigos estão burlando as leis (sejam de transito ou qual seja) deveriam estar pagando por seus crimes e não questionando as leis ou a forma de se fazer valer as leis.

      Teus argumentos são piores que o efeito da maconha.
      São os efeitos de uma mente doente que não entende o cidadão diante do Estado e muito menos o papel do Estado diante do cidadão.

      Sinto muito… mas pensar assim não te permite viver em sociedade organizada.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 09:26
      Enviado por: Carolina

      Dany
      Eu fiz minha pós-graduação numa respeitada universidade inglesa, lugar onde muito se produz intelectualmente. Produção de alto nível. E as pessoas lá fumam maconha. Em Harvard, em Princeton, Yale, Stanford, Sciences Politique, Sorbonne, Ternion… Em todos esses lugares tem gente que fuma. Ou dá seus tecos de vez em quando ou usa ecstasy ou qualquer outra coisa.
      Se tem uma coisa que o ser humano sempre fez foi buscar o entorpecimento dos sentidos. Dizem que Freud cheirava cocaína. Eu não sei, mas não duvido. Steve Jobbs (não estou cometendo a heresia de comparar Steve a Sigmund, antes que me açoitem virtualmente) falava com relativo orgulho de suas experiências com LSD na juventude.
      Todo mundo se droga de alguma forma. Ou já se drogou.
      Você já fumou maconha? Já cheirou?
      É bom. É bom pacas. Por isso sou a favor de descriminalizar tudo isso. Bem, talvez a cocaína, não, pois ela é muito nociva mesmo, mas as mais leves, sim.
      O fato é que a USP é, sim, um lugar de troca de ideias e de produção intelectual de bom nível. Não é a maconha que muitos alunos (e professores, tenho certeza) usam que os faz produzir mais ou menos.
      Acontece que a bosta do nosso Congresso decidiu que fumar ainda é proibido. E enquanto for proibido tem que reprimir. E, muitas vezes, só é possível reprimir com a força.
      Enquanto estão presos sugiro que esses estudantes inteligentes e tão sensíveis à luta de classes pensem na responsabilidade que eles têm no inferno que é a vida nas favelas dominadas pelo tráfico. Sugiro que ao invés de pensar em fazer doutorado sanduíche na França, que façam seus intercâmbios no Dendê, nos Prazeres, na Coréia, no Faz Quem Quer ou em qualquer outra favela carioca onde as pessoas são humilhadas e espancadas e impedidas de falar.
      Só um teaser: em algumas favelas você sabe o que o tráfico faz com meninas que eles desconfiam que os tenha delatado à polícia ou alguma facção rival? Vou repetir: desconfiam. Eles as submetem a estupros coletivos, raspam suas cabeças e as fazem desfilar sem cabelo por toda a comunidade. Isso acontece no Rio de Janeiro do século XXI.
      Ao invés de cortarem seus cabelos nos salões de Perdizes ou do Morumbi sugiro que as engajadas alunas da USP que estão revoltadinhas por não poderem mais apertar seus baseados cortem em algum salão pé sujo de uma das favelas acima citadas. Assim seus cabelos (louros e lisos, provavelmente) poderão ser doados às moças violentadas.
      Ab.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 13:16
      Enviado por: Carolina

      http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/11/11/funcionaria-do-afroreggae-sequestrada-dentro-de-casa-em-vigario-geral-925782235.asp

      Vamos torcer pra que ela volte viva pra casa. Maconheiros, mais uma na conta de vocês.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 17:38
      Enviado por: RicardoV

      “Vamos torcer pra que ela volte viva pra casa. Maconheiros, mais uma na conta de vocês.”

      São duas pessoas comentando usando o nome Carolina?
      Ou a Carolina sofre de algum disturbio bi-polar ?

      Ela afirma que já fumou, se fumou comprava de alguém que comprava de alguem e lá na ponta estava um traficante.

      Quando dava os “tecos” não era maconheira também ???.

      Será que não tem nenhum na sua conta do tempo que vc fumava ?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 18:06
      Enviado por: Carolina

      Claro que sim. Devem haver vários na minha conta que foi fechada há muito tempo justamente porque eu decidi parar de financiar a barbárie. Eu tenho força de vontade suficiente pra ficar longe da maconha. Faço isso em nome de ter minha consciência livre. Não é fácil, mas eu consigo há muito tempo e vou continuar conseguindo. Eu posso falar das pessoas que têm diuturnas chances de parar de fumar maconha, mas escolhem continuar porque só conseguem pensar no próprio umbigo. Aqueles que são realmente dependentes, doentes eu não me sinto no direito de julgar, mas o resto eu critico mesmo. Critico porque eu posso.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 18:48
      Enviado por: João Só

      Prezada Carolina Nascimento,

      fiquei preocupado consigo. Se você realmente acredita que uma droga, qualquer droga, consiga atingir tal grau de controle e dependência, é porque o problema não é a droga. É você.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 19:54
      Enviado por: Carolina

      João Só
      Você está se dirigindo a mim? Meu sobrenome não é Nascimento.
      Caso você esteja mesmo se dirigindo a mim, não entendi o motivo da sua preocupação.
      Sobre a droga atingir graus de controle e dependência apenas em pessoas “problemáticas”, bem, a ciência está aí para comprovar que há pessoas com maior predisposição para serem alcoólatras do que outras. O mesmo certamente acontece com outras drogas. A dependência química é uma doença. Eu nunca fui dependente de droga alguma, mas sinto muita falta de fumar maconha pois de fato era algo que me proporcionava um prazer físico muito grande. Porém, pelos motivos já exaustivamente expostos, decidi parar.
      Ab

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/11/2011 - 18:53
    Enviado por: Fey

    Novamente: Como esses baderneiros entraram na USP pra início de conversa?
    Porque ninguém debate sobre os métodos burros de avaliação da USP pra aceitar qualquer candidato baderneiro?

    Quanto a UNE, essa se tornou uma instituição para formação de futuros políticos brasileiros. Está fazendo um ótimo trabalho ensinando como ufanar, distorcer o discurso, os valores, e até a roubar como no caso recente da TCU investigando as irregularidades em investimentos de mais de 40 milhões de reais do nosso dinheiro para a construção de uma “sede” que embora anunciada ainda no governo Lula, até hoje nenhuma obra foi começada:

    http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/105459-une-recebe-r-30-milhoes-para-construir-sede-mas-obra-nao-sai-do-papel.html

    Quanto a o presidente da UNE, o ilustríssimo Carlos Henrique Leite Silva, a o invés de ficar com os seus companheiros invasores de reitoria para dar suporte na luta contra a “opressão” neste momento de “crise”, foi um dos primeiros a procurar refúgio na casa dos pais. Esse vai ser provavelmente o nosso próximo presidente. Lembremos do nome dele novamente: CARLOS HENRIQUE LEITE SILVA – um valentão atrás da saia da mami.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 19:36
    Enviado por: Rogério

    Um tremendo vexame, realmente faltam argumentos razoáveis para essa molecada. Mas parece que realmente estão acreditando que estão em alguma cruzada então preferiram sair à força para dar uma visibilidade maior ao movimento. Evidentemente os que querem a polícia no campus não são fascistóides, alguns podem ser, claro, mas há também o legítimo desejo de sentir-se mais protegido frente à tantas incertezas e perigos principalmente numa cidade como São Paulo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 19:45
    Enviado por: Marcio

    Na minha opiniao o luis nassif e’ um pau mandado a servico da esquerda.
    Um populista implandado na comunidade blogueira que retem privilegios dado pelo governo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 22:35
    Enviado por: João Só

    E não é que os barrigudos ainda publicam algo que presta?

    http://blogs.estadao.com.br/ponto-edu/plinio-de-arruda-rodas-e-um-fascista/

    Par quem não entendeu: o magnífico fascista é um Rodas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/11/2011 - 03:03
      Enviado por: carlos 3m

      “Ninguém pode entrar na universidade – nem a polícia, nem a Igreja, nem o poder econômico”

      e quem diz isso junto com a outra afirmacao eh um politico do psol participando de atividade supostamente de ambito universitario.

      em outras palavras, a universidade eh reduto do psol e de mais ninguem.

      o roto falando do rasgado.

      joao, moral de politico para cima de nos? qqehizzo?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/11/2011 - 22:45
    Enviado por: Justo

    A maioria dos estudantes da USP são ordeiros, organizados, inteligentes e nao aderem a esta esquerda manipuladora e autoritária. Aos gritos de<b:"AULA, AULA ,AULA! furaram o bloqueio da minoria autoritária da esquerda drogada.
    Parabéns.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=p7VSkHcV4jQ

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 22:53
    Enviado por: Mario de Sampa

    A gente já sabe o fim disto. Vão pagar 500 reais de fiança (pagos segundo informações divulgadas por sindicatos e outras entidades) e depois, se condenados vão ser setenciados a serviços comunitários……. “Varrer e limpar as ruas da USP retirando as bitucas dos baseados”. kkkkkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 00:04
    Enviado por: Marceleza

    Usar o termo novilíngua foi exato! É a manipulação total das palavras visando subverter a realidade!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 08:34
    Enviado por: jão

    Os crackeiros querem fazer uma cracolândia na usp, blindada na capa protetora de uma suposta “imunidade estudantil”, o Estado tem que agir, deixar a polícia dentro da USP, e agora com reforço do choque, e revista a todos que entram, quem quizer consumir drogas deve procurar locais isolados,longe da cidade, aliás os viciados devem ser expulsos, e levados para tratamento, que inveja do Chile, onde os estudantes travam uma luta muito árdua, por mais verbas para educação, enquanto aqui se luta para fazer da USP, um a crackolandia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 08:59
    Enviado por: Alexandre Magno

    Todos os participantes desse conflito, sem exceção, estão errados. A PM não deveria se preocupar em prender adultos jovens por fumar maconha. Ela deveria, isso sim, apreender as crianças que, embora não tenham sequer atingido a puberdade, já fumam crack, além de prender os traficantes que vendem crack para essas crianças e os pais que as abandonaram nas ruas. Os estudantes da USP que fumam maconha se formarão, se tornarão médicos, advogados, engenheiros, etc., iniciarão sua carreiras, constituirão famílias e deixarão de fumar maconha quando concluírem que não têm mais idade para essas rebeldias. Já as crianças que fumam crack morrerão antes de chegarem a idade adulta.

    Por outro lado, os estudantes não poderiam ter destruído o prédio da Reitoria da USP. Esta atitude foi uma estupidez.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 11:31
    Enviado por: MSC

    Em Teerã essa escória de vagabundos, projetos de corruptos, futuros deputados e “agentes públicos” teriam o que merecem, borracha na cara!

    Bom…lá, como na Europa e em outros países, Universidade é para estudar e formar técnicos aqui é para formar vagabundos de esquerda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 14:53
    Enviado por: Carolina

    http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/11/10/nunca-ninguem-do-sindicato-ou-da-usp-telefonou-diz-pai-de-aluno-morto-na-faculdade-925775520.asp

    Nunca ninguém de DCE algum ligou pra essa família pra prestar condolênciências. Esse mundo tá mesmo virado, gente. Para que eu quero descer.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/11/2011 - 17:51
      Enviado por: Carolina

      condolências

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 19:52
      Enviado por: Justo

      Eles são apenas massa de manobra dos partidos politicos. Gente assim não tem coração, portanto jamais iriam ligar para a familia do rapaz morto. Afinal, por causa desta morte, eles nao podem mais traficar em paz. Ou como disse uma “drogadita” mais acima… “fumar discretamente seu baseado”…
      Entenda… Você esta proibida de fumar maconha ostensivamente… mas discretamente pode.
      Você nao pode matar ostensivamente… mas discretamente pode.
      Eu estou achando que para ser esquerda ou petista o sujeito tem que queimar todos os neuronios antes e fazer uma lavagem cerebral afim de perder toda a noção de ética e moral.
      Nunca soube que apenas a maconha fosse capaz disto… talvez uns meses em Cuba sim.

      Acho que deveriamos chamar o Dr. Drauzio para diagnosticar estes doentes do blog, não achas Carolina?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 20:40
      Enviado por: Carolina

      Coitado do Drauzio…
      Eu fiquei passada com essa história da família do menino não ter recebido um telefonema. Passada… Veja, a PM de SP é truculenta mesmo, então não duvido que tenham havido abusos, mas nada justifica essa postura dos alunos grevistas. Não podem simplesmente parar de assistir aulas ou, pior, tentar impedir que outros assistam porque discordam da presença da polícia no campus. Isso é autoritarismo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 21:14
      Enviado por: Justo

      Carolina, eu ja tinha chamando a atenção para este fato ontem

      10/11/2011 – 16:53
      Enviado por: justo
      Gostei do protesto dos pais do aluno morto este ano na USP pelos assaltantes ou traficantes..
      Felipe de Ramos Paiva, assassinado na USP – Os maconheiros e socialistas não dão a mínima pra ele; estão combatendo o “estado burguês”
      Tem total razão. A minoria, que é maconheira, deveria estar envergonhada… Mas o vicio é mais forte?
      Ou não tem consciencia mesmo?

      Voce até comentou sobre isto..

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 21:32
      Enviado por: Carolina

      É verdade. Essa história dessa família é muito triste. Nossa, nem consigo imaginar o que eles sentem…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 12/11/2011 - 11:20
      Enviado por: Justo

      Veja uma coisa Carolina… Policia Militar é uma coisa muito errada por principio. Explico. A policia militar não esta sujeita aos mesmo principios legais da policia civil ou de cidadão comum e é verdade que existe um corporativismo muito grande ali dentro. Algumas pessoas passam a ideia de que a policia militar é resquicio da ditadura, o que é um engano já que na verdade esta policia vem desde o imperio. Eu tambem sou a favor de se acabar com os privilegios da policia militar e criamos uma policia unica em outros moldes. Dai a fazer a baderna que os alunosestão fazendo vai uma diferença imensa.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 12/11/2011 - 12:06
      Enviado por: Carolina

      Ah, concordo plenamente. Essa história de termos duas polícias já deveria ter acabado há muito tempo. Não é possível que tenhamos, no Estado Democrático de Direito, uma polícia que investiga e é tratada como “inteligente” e outra cuja única função é reprimir e é tratada como capataz.
      As condições de trabalho da PM daqui do Rio são ridículas. Os caras ganham muito, mas muito mal e ainda têm de pagar pelos coturnos que usam, pelos uniformes. Fora a inversão de valores que se instalou. Se você mata um civil durante uma ronda é encostado; se você dá uma resposta atravessada para o capitão do batalhão pode ser expulso da corporação. Tá tudo errado.
      Os policiais militares do primeiro escalão também são vítimas. É isso que muita gente no movimento de direitos humanos não entende. A PM é truculenta, mas os praças são tratados de que forma? Ele entra na PM e só ouve frases como “Derrubar vagabundo.”, “Eliminar inimigo.”, “Porrada na favela.”, etc. Aí sai da academia e vai trabalhar e descobre que, como praça, será tratado como lixo. Em muitos batalhões os praças são muito humilhados por seus comandantes.
      Aí eu pergunto: você é praça, está num sol de rachar, de coturno, suando em bicas e fazendo a ronda nos arredores da Praia de Ipanema com aquele bando de jovenzinho rico fumando maconha debochando de você. Você vai conseguir ser paciente e educado? Pois é, eu também não.
      Mas é muito fácil criticar o praça que está na rua todo dia, aturando todo tipo de situação nefasta, fedorenta pra ganhar 1.300 pratas. Isso não justifica chacinas e torturas, mas se queremos uma polícia mais humana temos que começar por juntar as polícias e acabar com o tratamento desumano que é dado aos PMs.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/11/2011 - 16:51
    Enviado por: Reinaldo

    Estar de posse de qualquer tipo de entorpecente é crime em qualquer lugar do território brasileiro. A USP fica no espaço por acaso??? E se a polícia flagra tal fato, ela é obrigada por lei a agir. Fato!
    Poderiam começar um protesto por muitas e muitas coisas… mas por isso é ridículo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 19:42
    Enviado por: Justo

    Lugar de maconheiros é na Cracolândia. Desocupem as vagas para os ESTUDANTES.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/11/2011 - 20:26
      Enviado por: markus

      Pois é, cumpadi…a questão é que grande parte de seus ídolos (alguns presidentes dos STATES) curtiam uma farrinha – y otras cositas mas. O Bush filho, por ex., enxia a cara. Talvez de remorso por fugir da heroica responsabilidade de defender a pátria amada. E foram – e são (?) – os homens + poderosos da nave mãe (pelo menos por enquanto). Complicado julgar, meu caro…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 21:11
      Enviado por: Justo

      Você deve ter se drogado meu caro… Meus idolos? Não me confunda com seus asseclas. Vade retro satanás!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 21:36
      Enviado por: markus

      Com certeza. Vc deve ser discípulo do Macedo, um santo homem.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 21:50
      Enviado por: markus

      Adorei ser promovido a satanás…esse negócio de céu, todo mundo tocando harpa, querendo ferrar a molecada…o negócio é rock and roll. Oh yeah…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 22:13
      Enviado por: Justo

      Isto Markus…. agora voce acertou “Hoje é dia de Rock bebe” .. vá procurar a tua turma… vê se me erra!.. Desocupe e a vaga !

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2011 - 22:36
      Enviado por: markus

      Aê justinho (uuuiiiii), tô saindo, mas não desocupando (o mundo precisa das moscas na sopa). Aproveite esses dias que estarei rodando pra descer a lenha. Aleluia! Jesus te ama! Eu não…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/11/2011 - 22:48
    Enviado por: Diogenes da Lantterna

    Quem é MAIS CULPADO, o comerciante que vende a arma e a munição ou o bandido que assalta e mata friamente uma senhora que sacou sua aposentadoría? “Fumarores”, “Cheiradores”, ” picadores” e “cachimbeiros”…. CADEIA JÁ!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/11/2011 - 12:18
    Enviado por: CORREGEDOR

    Marcos, olhe a qualidade da prova para residência no Hospital das Clínicas UFP (Federal do Paraná):

    “82 A respeito das influências do neoliberalismo sobre a Saúde, considere as seguintes afirmativas:”

    Dá para adivinhar o resto da questão. Apenas propaganda anticapitalista; como se estado socialista alguma vez na história conseguiu ter uma saúde pública melhor. O negócio é que esse besteirol não pega nos formadores de opinião na nossa classe média.

    O PT É O CÃO. É COISA DE DOENTE.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/11/2011 - 15:06
      Enviado por: carlos 3m

      corregedor, me permito discordar de voce. eu seria o ultimo da lista a defender o pt, mas do ponto de vista de alguns grupos politicos alinhados sao bem mais surrealistas. psol, pco, pcdob.

      o pt descobrimos aspo muitos anos eh mais realista que o rei.

      o mais surprendente para mim, eh a quantidade burra de viuvas da ussr. ate a queda da ussr, eu poderia dar um desconto a aquilo que se chamaria socialismo, mas apos termos mais informacoes disponiveis do regime que durou tanto tempo nao permite margem a duvidas.

      pode imaginar a importancia para um medico do parana saber a resposta a esse tipo de pergunta na hora que ira te atender. burrice nao nasce em arvore, eh necessario cultiva-la e lamentavelmente nao nos faltam esse tipo de agricultores.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 12/11/2011 - 20:54
    Enviado por: Abel

    Ta ai Marco.Por que voce como jornalista nao vai ate a USP,faz uma mesa redonda e convida esse pessoal que protesta por um debate.Nao que um concorde com eles “fazem” ou deixaram de fazer.O legal e voce perguntar para eles atraves de debate o que realmente eles estao reclamando e qual o papel da democracia nesse processo.Faz um video ai todos podemos assistir.Vamos sair um pouca do Castelao da coroa jornalistica. da marginal do tiete pessoal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/11/2011 - 22:36
    Enviado por: CORREGEDOR

    Carlos, o PT carregou para o poder a ideologia putrefata da esquerda, como ficou demonstrado nessa prova, em comum com esses partidos. Preste atenção que está sendo atacado é liberalismo mesmo depois da Queda do Muro de Berlim. É por causa do PT que essa escória intelectual e moral está no poder. O PSOL faria uma prova desse jeito se estivesse no poder;mesmo não estando, está sua ideologia aloprada.

    Temo que ter partido político que ensine dogmaticamente história política à massa. PSDB, DEM e PSD, são tão imediatistas que um departamento de propaganda neles instalados pode ensinar liberalismo para o povão sem problema algum. Existe um espaço imenso para tal fim nesses partidos. O povo está órfão de doutrina sã.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/11/2011 - 23:27
    Enviado por: Ben

    Muitos dos manifestantes que invadiram a reitoria figuram entre os piores alunos da universidade. Entram nos cursos mais fáceis, abandonam o curso depois de um ano e curtem a USP como se fosse um clube. E é justamente essa minoria inútil, aliada a partidos de esquerda que deseja mandar na universidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/11/2011 - 16:08
    Enviado por: Oblivious Maximus

    Caro Marcos Guterman,

    creio que haja um equívoco em seu comentário. Foi de grande circulação uma fotografia de um dos “protestantes” vestindo GAP e Ray-Ban. Tal grupo foi incansavelmente chamado de filhinhos-de-papai, e rebeldes sem causa. É sabido de todos que a classe média paulistana é fundamentalmente de direita, são eles que mantêm PSDB e afins no poder. Nesse caso….não seriam ELES o eleitorado da direita?

    Desviando um pouco o assunto, o que você acha das UPP’s no RJ? Você avalia de forma positiva a ação de tomada das favelas? Pergunto porque ao que me parece, o jornal para o qual você trabalha parece não gostar muito. Pior, trata de maneira preconceituosa e generalista todos os moradores dos morros. E lendo seus textos sobre Israel, “preconceito” é uma palavra que não parece combinar com seu caráter.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/11/2011 - 15:16
    Enviado por: GUILHERME CIMINO

    Algumas lideranças devem ter levado os estudantes a essa ação equivocada… mas, de todo modo, inofensiva. Não aconteceu nada grave e a ordem foi reestabelecida.

    Mas falando em truculência, pudemos mais uma vez observar o agressivo tom com que alguns fizeram questão de se posicionar. São os arautos dos bons costumes, da tradição, da família, da propriedade…
    Também já vi esse filme.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/11/2011 - 15:18
    Enviado por: GUILHERME CIMINO

    Ps: De todo modo, hipocrisia à parte, precisa ser muito mané pra ser pego fumando um baseado na USP. Via de regra, e com razão, a PM não está nem aí pra isso.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/11/2011 - 11:07
      Enviado por: João Só

      Caro Cimino,

      mas é muito mais seguro para os bravos policiais dar geral em estudante na USP do que em nóia da crackolândia.

      E não pude deixar de lembrar do editor do Carlos Brickman que dizia que “via de regra”´é b*c*t*.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/11/2011 - 20:35
    Enviado por: Mario de Sampa

    A USP mudou muito no decorrer dos tempos, coisa normal e necessária. Mas vê-se focos congelados dos idos anos 60 alí enraizadas. A esquerda está no poder, um trabalhador chegou a presidência, os sindicatos trabalham livremente, os militares estão na caserna e a democracia caminha a passos lentos para sua maturidade. De toda a forma “nós” precisamos redescobrir a USP e a USP precisa redescobrir o novo Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/11/2011 - 22:22
      Enviado por: Carolina

      Discordo quando diz que a esquerda está no poder, mas devo concordar que o discurso do “movimento estudantil” deve ser atualizado. E pra ontem.

      responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Diversão pura

Jornalismo

Meus blogs favoritos

Blogs do Estadão