ir para o conteúdo
 • 

Marcos Guterman

04.fevereiro.2012 17:15:58

Para que serve a ONU?

Em fevereiro de 1994, o diplomata americano John Bolton disse que, “se a ONU perdesse dez andares hoje, não faria a menor diferença”, porque “é a mais ineficiente organização intergovernamental que existe”. A declaração casou previsível revolta no mundo diplomático, mas a ONU deu neste sábado uma prova de que talvez Bolton tenha razão.

O Conselho de Segurança rejeitou uma resolução que apoiava o plano da Liga Árabe para negociar o fim dos conflitos na Síria. O texto, que teve apoio de 13 dos 15 integrantes do Conselho, não passou por causa da oposição de China e Rússia ­– dois dos cinco membros permanentes, que têm poder de veto. Ambos alegaram que a resolução feria a “soberania” síria, isto é, impediria que o ditador Bashar Assad continuasse a matar os sírios a uma média de 100 por dia.

O plano árabe demandava a saída de Assad e a realização de eleições. Para a Rússia, a resolução era inaceitável porque não responsabilizava a oposição pela violência e significava “tomar partido em um dos lados da guerra civil” – no caso, o lado que está sendo massacrado.

Para o embaixador da Alemanha na ONU, Peter Wittig, “o Conselho de Segurança deixou de cumprir sua responsabilidade” e “o povo sírio foi abandonado de novo”. “É um triste dia para este Conselho, para a Síria e para todos os amigos da democracia”, disse o embaixador da França, Gerard Araud.

De fato, parece mesmo urgente a reforma do Conselho de Segurança da ONU, não apenas para fazer frente aos EUA, como está implícito na campanha dos países “emergentes” por vagas permanentes, mas também para impedir que Rússia e China continuem a proteger ditadores criminosos.

comentários (128) | comente

128 Comentários Comente também
  • 04/02/2012 - 17:35
    Enviado por: Marcos L. S.

    Bem , no passado a ONU já tomou uma série de resoluções contra vários países aliados dos EUA, e este país então vetou estas resoluções, mas então é claro o jornalista crê que isso tenha sido resultado de um esforço de “justiça!” e “democracia” dos americanos, defendendo os mais “nobres interesses da humanidade”. Eles afinal são os “Mocinhos” e só fazem zelar pelo bem de todos os “cidadãos do planeta”.
    Mas como esse veto de agora, representa um revez aos interesses americanos e de outros “aliadozinhos” menos importantes, são obviamente fruto da malevolência de algumas nações, que ao contrário dos “nobres” americanos, vivem tentando destruir o mundo em conluio com a “CAOS”, aquela funesta agência de agentes do mal do seriado “Agente 86″, seria o Sr. Gutermam um parente distante de Maxwell Smart ? Não se ofenda Sr. Gutermam, de antemão peço desculpas pela brincadeira, é que estou imbuído do espírito cômico de um post seu anterior a cerca do senso de humos dos iranianos …

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/02/2012 - 13:54
      Enviado por: robimc

      Sr. MARCOS L.S… vc é irônico em seu comentário, e deixa bem claro seu ANTI-AMERICANISMO.
      e com ele, APONTANDO os defeitos destes, esquece de expressar seu comentário em relação ao veto de Russia e China ao massacre que um sanguinário como Assad vem praticando contra seu próprio povo. Seja CRÍTICO, mas imparcial…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/02/2012 - 14:38
      Enviado por: Ricardo

      Concordo: Bem , no passado a ONU já tomou uma série de resoluções contra vários países aliados dos EUA, e este país então vetou estas resoluções, mas então é claro o jornalista crê que isso tenha sido resultado de um esforço de “justiça!” e “democracia” dos americanos, defendendo os mais “nobres interesses da humanidade”. Eles afinal são os “Mocinhos” e só fazem zelar pelo bem de todos os “cidadãos do planeta”.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/02/2012 - 16:09
      Enviado por: Marcos L. S.

      Sr. robimc

      As motivações de Rússia e China já estão explicadas no próprio post, eu pessoalmente acredito que eles apenas votaram por seus interesses na região, assim como sempre o fazem os EUA.
      Apenas ressaltei que quando os EUA vetam em nome de seus interesses ou de seus aliados mirins uma resolução qualquer, o jornalista não se questiona então quanto ao valor da ONU. Esse questionamento só aparece por questões “sic” (humanitárias) quando “certos interesses expansionistas ou de conveniência desses aliados mirins, são (digamos) “atrapalhados” …
      Além disso não podemos nos esquecer do (aprovado na ONU) “bloqueio” aéreo imposto a Líbia que como que por mágica transformou-se em bombardeios ao solo Líbio ..

      Em tempo será que poderíamos atribuir ao post sentimentos “ANTI RUSSOS”, ou “ANTI CHINESES”, devido a abordagem do post ? Assim como o senhor atribuiu sentimento “ANTI AMERICANO” A minha postagem ?
      o senhor se considera “ANTI-RUSSO” , OU “ANTI CHINÊS” ? …
      Se sim, não acredite que sou igual ao senhor e que sendo igual a si, sou “ANTI-QUALQUER COISA” …

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/02/2012 - 10:50
      Enviado por: stefanos

      “antiamericanismo”… o clichê infantil dito pelas marionete da Casa Branca!!! muda o disco, cara!!! E se o cara á “antiamericano”, é o direito dele!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/02/2012 - 02:09
      Enviado por: Ben

      Quando o ditador do Egito perdeu o apoio da comunidade internacional, inclusive dos EUA, ninguém reclamou na época. Por que haveria de ser diferente com o ditador da Síria que tem um longo histórico de violações aos direitos humanos?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/02/2012 - 09:25
      Enviado por: Ciro, o persa

      Bem, porque Assad eh cúmplice do Iran, do Hesbolah, do Hamas, os salvadores do mundo para muitos comentaristas aqui do blog..

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/02/2012 - 14:53
      Enviado por: Marcos Santos

      Disse tudo Marcos… parabéns.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/02/2012 - 18:18
    Enviado por: marcosmingra

    A ONU só é o que seus membros são, oportunistas, fingidos, cheio de boas intenções desde que não atrapalhe os negócios. Falta caráter. A vida não é um valor absoluto.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/02/2012 - 14:47
      Enviado por: Ricardo

      Concordo que a ONU não faz muita diferença.

      Iraq não tinha armas quimicas, e os EUA (cupula) passou por cima da ONU e invadiu o Iraq com pretexto de terem armas quimicas (petroleo).

      Deu armas para os rebeldes na Lybia e assassinaram o Kadafi sendo que em guerra deve-se ter julgamento (petroleo).

      Tentaram matar Chavez mas não conseguiram (petroleo), e ficaram sem reação depois da unicão da America do Sul – UNASUR.

      Estão facilitando os vistos de turista para os Brasileiros pois estes estão gastando $ muito aqui (dinheiro/economia).

      Vão mover muitas frotas que estão na Europa para a Asia perto da China (China ameaça o poder EUA).

      Gente, esse mundo jaz do maliguino! Abram os olhos.

      Jesus é a unica solução.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/02/2012 - 10:00
      Enviado por: Daniel Barbosa

      Armem!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/02/2012 - 18:35
    Enviado por: Roland

    Concordo que a Onu não serve pra nada pois de concreto la não acontece nada. E isso porque quem manda la são os 5 do CS e rarissimamente todos concordam. Geralmente há um ou mais vetos.
    Pois qualquer veto – mesmo ue seja só um – invalida qualquer resolução. Foi o que aconteceu sobrea resolução sobre a Siria.
    Geralmente o placar é de 3 a 2 e isso se repetiu agora. Mas esse placar não é decisivo, pois quando for de 4 a 1 tambem n]ao aconece nada.
    A ONU não fuciona de maneira concreta pois la no CS continua a Guerra Fria visto que de um lado est]ao os 3 ocidentais e do outro os 2 orientais . Evidentemente os 2 lados qluase sempre tem opiniões divergentes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 18:58
    Enviado por: walter ocroche barbosa

    A ONU NAO SERVE PARA NADA QUEM MANDA MESMO E OS ESTADOS UNIDOS E TA ACABADO

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 19:01
    Enviado por: Philomeno M. Lorys

    Ora, a ONU! Nestes nossos tempos de bobalização e de “um-e-noventa-e-novização de tudo” (veja-se o exemplo brasileiro) a ONU é apenas a musa da bateria da mega-escola de lambanças em que se transformou aquele “diplomatódromo”. Depois de cada desfile, sobra papel picado, budum, camisinhas, visgos de baixezas perineais e penas de cocares e de outras altitudes. O Brasil, ali, tem “voz”. Mas como a de bedel de bordel. “E la nave va…”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 19:04
    Enviado por: justo

    São todos politicos… sinônimo de .. bom… todos sabemos não é?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 19:15
    Enviado por: The_Truth

    A Onu SERVE PARA QUE OS INTERESSES SIONISTAS NÃO DOMINEM O MUNDO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 19:33
    Enviado por: Fabio Unique

    Não entendi porque a Liga Arabe precisa da ONU? Eles tem medo de alguma resolução da ONU contra a Liga Arabe? Pior seria a China boicotar o Petróleo deles, não?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/02/2012 - 20:56
      Enviado por: Mario de Sampa

      Fabio Unique, é muito simples. Eles não sabem o que estão fazendo ou estão fazendo o que não sabem. Se não sabemos para que serve a ONU, me diga…. para que serve a Liga Árabe afinal?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/02/2012 - 19:33
    Enviado por: antonio

    Seu merda, os EUA não protegem ditadores criminosos?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/02/2012 - 20:40
      Enviado por: Mario de Sampa

      Antonio, por favor seja mais específico. A que se dirige por “Seu Merda” ? Temos meia duzia aqui que podem ser associados a sua qualificação pejorativa e fétida. kkkkkkk

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/02/2012 - 19:33
    Enviado por: Marcelo Freitas

    Acredito eu que a ONU tenha sido necessária, num mundo onde a Guerra Fria criava obstáculos à países que almejavam liberdade e democracia.Foi necessária sua criação num momento de transição mundial, de fim do colonialismo, de ruptura com as potências colonizadoras.Seu auxilio às colonias sem instituições fortes possibilitou para muitas o avanço de status para Nações.Esta época passou e com ela acabou a tarefa a ONU.Hoje o mundo vive de alianças e interesses comercias, e julgar estes interesses de um ambito supra-nacional me parece ingênuo e irreal.Sobra à ONU boas intenções e bons padrinhos, mas falta capacidade de gestão!Neste ponto o mundo pré-ONU era mais pratico, pois na queda de braço o mais forte vencia e o mais fraco se alinhava, era a fase do se não pode vencer o inimigo junte-se à ele.Acho que precisamos voltar um pouco mais à este conceito.A balança de poder mundial depende disto.Assim poderemos dar tchau pra ONU, que já vai tarde!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 19:34
    Enviado por: Abel

    ____A propaganda esta a todo vapor aqui no Estadao essa semana. _____

    Bom ,depende ne Marco.Se a ONU passar resolucoes para nosso beneficio ai e uma boa entidade.Se ela passar resolucoes que nao sao para o nosso beneficio ai nao serve para nada.

    Exemplo A de boa ONU
    Ela foi oficialmente anunciada em 14 de maio de 1948. A criação de Israel se baseou numa resolução aprovada um ano antes na Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a divisão do então território da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu.

    Exemplo B ruim
    tudo que for contrario a exemplo A ou o nosso interresse pessoal fara da ONU uma entidade “ruim”

    …risos…
    ohh the humanity!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 19:35
    Enviado por: Diogenes da Lantterna

    Na visão simplista, a ONU serve para incentivar os Países a terem um arsenal atomico de respeito pois, a qualquer momento que dos membros com poderío atomico reage e bate na mesa a ONU mete o rabo entre as pernas e… Corre.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 19:40
    Enviado por: edurado

    É TÃO SIMPLES RESOLVER E MANDAR ESSE DITADOR PRO INFERNO:

    1-que usem a OTAN pra massacrar esse diabo de assassino, como fizaram com Kadafi

    2-Que criem outra organização mundial sem convidar chinesses e russos.

    3-Que esvaziem a ONU pois de nada mais serve (fica perdendo sempre em 30X2, onde os 2 mandam mais que os 30, inutilidade ansoluta)

    Dá pra fazer isso em 3 dias, se realmente quiserem.
    obs: é claro, nem pensar em convidar o Br pra esse grupo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/02/2012 - 14:53
      Enviado por: Ricardo

      Não seja mais um enganado pela mídia.

      A mídia em sua maioria só é a favor dos que tem poder $, e esconde as maravilhas (milagres) que Jesus opera no meio do seu povo.

      São como Urubus, esperando algo de errado dos homens de Deus para divulgar. Mas os milagres, as ajudas, o amor, a moralidade… isso eles não falam.

      Ou seja, a maior parte da mídia é PODRE!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/02/2012 - 20:01
    Enviado por: Evandro Farnese

    Parece que ainda estamos no seculo XX. Conselho permanente ? ate quando ??? fala serio!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 20:04
    Enviado por: lucas

    A ONU serve para que nenhum país se ache no direito de intervir militarmente sem o aval da comunidade internacional, o que se deveria questionar é o fato de apenas os vencedores da segunda guerra terem poder de veto…mas no caso do Iraque mesmo com a ONU contra os EUA invadiu de forma ilegal aquele país baseado em informações mentirosas os quais a maioria da mídia mundial engoliu convenientemente, resultado:trocou-se uma ditadura sunita por uma xiita e 120 mil civis mortos…no Leviatã Hobbes já dizia que um organismo internacional soberano sobre a soberania dos países é disfuncional e contraditório…salve Hobbes!!!O império estadunidense que o diga..quanto ao massacre é complicado, o CNsírio tem ajuda, militar inclusive – fornecimento de armas – dos países do Golfo, a Arábia Saudita, os EAU, o Qatar, o Bahrein e a Turquia estão unidas pela “sunitização” do poder no mundo árabe…hoje os EUA acham isso bom, veremos no futuro…Guterman leia o blog do Chacra para seus comentários serem menos tendenciosos!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 20:09
    Enviado por: João Só

    É uma coisa super-inteligente de se fazer. Eles derrubam os ditadores árabes seculares e as irmandades muçulmanas fazem uma ditadura fundamentalista.

    Com tanta inteligência assim não é de se admirar a pinimba em que se enfiaram. Pra mim, tá é bom.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 20:16
    Enviado por: Jacózinho

    Os EEUU vetam todas as resoluções da ONU que condenam Israel.O nobre colunista não se lembrou disto ?Por que será ? Eu sei. Por favor, se não podes ser isento deixe os comentários sobre o OM para outro colega. Eu sei como é, sou corintiano e não deixo falarem mal do meu time.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 20:32
    Enviado por: João

    Sr Gutermam, o senhor é um bricalhão. Como diria o capitão Nascimento. Sua palavra cabe direitinho com a situação dos EUA em relação a Israel e a matança de palestinos e roubo de terras.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/02/2012 - 09:10
      Enviado por: Fabio de Israel

      Pois e Joao,roubamos terras e massacramos um monte de Palestinos,porisso somos uma
      Nacao avancada em todos os aspectos,enquanto voces ficam ai chupando dedos de raiva
      esperando mesada,porque trabalhar nao e bem o que voces gostam,nao e? o legal e matar
      judeus e israelenses e ainda receber uma graninha do Ira.Mas a torneira ta comecando a
      fechar,sabia? a mesada ta diminuindo,e esta comecando a ficar complicado esta historia
      de matar judeus.Portanto seu antisemitismo nao leva a nada.Va ler um pouquinho mais
      e ve se aprende um pouco de historia real.Inventar nao vai a lugar nenhum.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/02/2012 - 14:56
      Enviado por: Ricardo

      Israel é super pequena, e ainda querem mais terras dela.

      É um absurdo!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/02/2012 - 21:07
    Enviado por: justo

    Assad recebeu licença da ONU para matar a população!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 21:15
    Enviado por: Alfredo Neves

    De acordo com Marcos L.S. O veto foi invenção dos EUA com medo dos russos. Na antiga Liga das Nações não havia nem membros com cadeira cativa nem veto. Os EUA prometem vetar a entrada da Palestina, que já é reconhecida por mais de cem países. A crise na Siria é confusa, pois é vizinha de Israel que deve estar jogando lenha na fogueira. A experiência com a Libia foi desastrosa com o francês Sarkozy querendo se promover. Os americanos querem intervir na Siria para expulsar os russos de sua base naval em Latakian e suibstituir por uma base de Marines.
    No Egito e no Kuwait os islamistas estão vencendo as eleições parlamentárias e isso assusta os americanos e os sionistas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 21:27
    Enviado por: Anselmo Arruda

    Os Estados Unidos e a Inglaterra protegeram Pinochet para não ser julgado no Tribunal Internacional e as resoluções da ONU não são respeitadas quando contrariam interesses americanos como a condenação de Israel por crimes contra os palestinos. O que devemos compreender desta situação é como são geridas as relações políticas internacionais e que o interesse brasileiro nem sempre será o mesmo das potência ocidentais e nem sempre terá o aval da ONU.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 21:31
    Enviado por: Alexandre Magno

    É muito engraçado que o mesmo país que sempre usa seu poder de veto para bloquear qualquer condenação a Israel, e que nunca propôs qualquer condenação à monarquia absoluta saudita, agora critiquem a Rússia e a China por usarem o mesmo poder de veto para impedir um condenação à ditadura de al-Assad.

    Quer dizer que Israel e as famílias reais da Arábia Saudita e do Barein têm o direito de promover massacres, mas a ditadura de al-Assad não tem o mesmo direito.

    Dois pesos e duas medidas.

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/02/2012 - 09:03
      Enviado por: Fabio de Israel

      Engracado e o seu comentario dizendo que Israel promove massacres.
      Parece que voce nao olha para o seu pe.Ou melhor,para o Mundo Arabe
      HOJE.Egito,Siria,Arabia MAUDITA,Iraque,Libia.———se somar o numero
      de MORTOS por massacres dos proprios ARABES deve chegar a um estadio
      do Maracana Lotado.Nao e engracado? fora os invalidos e feridos.E a primavera
      arabe que voces tanto almejam.Que absurdo nao e?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/02/2012 - 09:54
      Enviado por: Althair

      Fabio de Israel,

      Israel não promove massacres contra os cidadãos israelenses mesmo. Mas e contra os palestinos? Informe-se ou pare de agir com má-fé intelectual.

      Além disso, confirmando o que o Alexandre Magno disse sobre “dois pesos e duas medidas”, lembro que existem várias resoluções da ONU contra Israel, inclusive relativas ao território INVADIDO ILEGALMENTE pelo Estado judeu.

      Por isso, antes de reclamar da efetividade da ONU, os EUA e Israel deveriam obedecer aos seus estatutos e resoluções.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/02/2012 - 15:50
      Enviado por: Ciro, o persa

      Parece que os árabes palestinos são esquecidos pelos próprios árabes , com tanta terra na Arábia Saudita, na Jordânia querem espremer os árabes palestinos com os judeus isralelenses. Os árabes usam os árabes palestinos como saco de pancada para aterrorizar Israel. Mas os judeus nao são fáceis , daqui a 2 mil anos pode ser que nao exista mais muçulmanos , que gostam mesmo de se matar entre si, vejam os sunitas e Xiitas em briga pela sucessão de Maome, mas daqui a 2 mil anos os judeus estarão em Israel. Apostas feitas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/02/2012 - 21:50
    Enviado por: Massacre na palestina

    Eh Guterman, Usa e Israel, tambem lutam contra, veta e desobedecem qualquer resolucao da ONU que condena o massacre dos palestinos pelo Israel.

    Como fica a sua “Indignacao” ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 22:25
    Enviado por: Miltinho

    Só presenta o desespero da Russia para vender armas. Mas com ou sem intervenção da ONU Assad vai cair. Esta decada está fadada a exterminar a maioria dos ditadores. Épocas da história.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 22:32
    Enviado por: Glúon

    .
    ____________________________
    .
    A charge relacionada com o post
    .
    ____________________________
    .
    http://gluoncharges.blogspot.com/2012/02/obama-netanyahu-na-onu-para-que-serve.html
    .
    _________________________________________________________________________
    .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 23:26
    Enviado por: Marcelo Guterman

    Russia, China e… Brasil!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 02:08
    Enviado por: Manoel Fer

    Hahahahah,todos so falam em veto da Russia, da China, quando a America veta 25 resolucoes solicitando humildemente que Israel devolva o que nao e deles, ninguem fica tao enojado,Outros falam que nao prescisam de China e Russia na Onu, e voces acham que elas se importam com isso, voces devem dar gracas a Deus existir Russia, ja pensou a America sem a Russia!, e muito bom criticar.A Russia nao pode vetar nada , ela tem poder de veto ,mas o pessoal acima acha que ela nao pode usar, so a America hahahaha, Russia e China nao vivem sherifando o mundo, Olha so a America esta estalando base na Polonia ela diz que e contra algum missil do Iran hahaha, O Iran vai lancar um Missil para A Polonia, ele vai passar pela Turquia depois Romenia, depois moldava,depois Austria depois theca e chegar na Polonia, nao era mais facil instalar nas Bases dos cruzados na Italia , Na alemnha, nao eles tem que instalar na fronteira com a Russia, me respondem? Se a Russia for instalar uma base na Venezuela, os Ianques vao gritar nao e? mas porque eles podem instalar la junto da Russia, O Obama disse que a prioridade e vigiar o Mar da China , e muita petulancia e arrogancia, voces ja pensaram se a China ficar com Navios la Na costa da California, como a Russia tem Submarino a 200 km de New york, Direirtos Humanos, so para os Outros A America pode sequestrar pessoas no Yemen,IraQUE, Indonesia,Thailandia, mandar para bases secretas na europa e depois para Guantanamo, e vem falar de direitos Humanos……..bando de hipocritas…..

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/02/2012 - 10:07
      Enviado por: Massa manipulada pela imprensa

      A massa sempre foi manipulada pela imprensa para ter uma opiniao distorcida !
      Via as agencias de noticiais “internacionais”, e as midias locais, como papagaios, copiam e traduzem ao pe da letra !
      Infelizmente eh o que acontece !

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/02/2012 - 05:06
    Enviado por: Riccardo(California,USA)

    Se um Pais tem que ser o policial do mundo eu dou gracas a Deus que este pais e os EUA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 05:49
    Enviado por: Sorales

    Guterman

    Temos aqui a apologia do óbvio. A antiga Liga das Nações, da qual a ONU se tornou uma mera extensão, sob o ponto de vista histórico, se dissolveu em seus próprios detritos, tão manipulada e instrumentalizada como a que viria sucedê-la. Pela mesma Oligarquia imperialista que hoje dela se utiliza como serviçal aos seus interesses. Bush praticamente escorraçou os inspetores da ONU do Iraque quando eles estavam no país para encontrar as armas de “destruição em massa” de Saddan.Pisoteou os estatutos da entidade. A imprensa não pode utilizar de dois pesos e duas medidas quanto ao poder de veto de alguns poucos representantes do Conselho de Segurança. Quando exercido pelos EUA, há que somente exaltar; quando por outros que, de alguma forma contradigam os interesses da Oligarquia, pau neles. Somando os vetos dos EUA no decorrer da história, eles ganham de lavada dos outros. No caso da Líbia, país geopoliticamente periférico, ações unilaterais, sem nenhum prurido moral. Na Síria, onde a queda de Bashar deverá precipitar ainda mais o efeito dominó que se esboça no OM, a coisa é bem mais emblemática. Fica uma pergunta: A quem menos interessa a queda de Bashar e uma possível democratização da Síria? Eu não acredito que seja à Rússia ou à China? Talvez, nos bastidores do poder (onde estão os arquétipos das decisões políticas que movem realmente a entidade) é tenhamos a resposta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 06:02
    Enviado por: Sorales

    O secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, é um dos próceres do império econômico do magnata coreano reverendo Moon. Este, por sinal, amigo dileto da família Bush.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 07:33
    Enviado por: Dany

    Muita gente é a favor dessa reforma na ONU.Mas será que com a reeforma vão impedir que radicais islâmicos tomem o poder naqueles países e subjugar o povo como faz agora o Assad?? Tá muito complicada a situação deles naquela região,pensem no que acontece agora no Egito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 09:31
    Enviado por: luiz

    para servir e proteger a máfia sionista ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 09:51
    Enviado por: Lima

    … mas também para impedir que Russia e China continuem a proteger ditadores criminosos e os EUA proteger o Estado pirata Israel. Eis o significado de Veto: Todos são iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais que outros, por isso, 5 tem poder de veto. Ainda assim é preferível a ONU do que nada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 10:00
    Enviado por: Carolina

    A ONU serve pra muita coisa e acho que o mundo seria pior sem ela, mas ela comete erros imperdoáveis e irreversíveis, como quando cruzou os braços diante do genocídio em Ruanda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 10:11
    Enviado por: Isencao do jornalista

    Desde quando um jornalista com sobrenome guterman pode ter isencao para falar mal de israel ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 10:44
    Enviado por: Nelson

    A situação da Síria é de guerra civil e, goste-se ou não, em toda guerra há vencedores e perdedores. No caso, a continuar como está, parece que Assad tem tudo para sair vencedor belicamente, embora talvez não estrategicamente. O fato é que o argumento russo e chinẽs é verdadeiro. A intervenção internacional em guerras civis NECESSARIAMENTE fere a soberania do país em questão e é um passo para uma ditadura de valores em voga. Vale notar: NÃO EXISTE DEMOCRACIA INTERNACIONAL. Mais ainda: NÃO HÁ NENHUMA EVIDÊNCIA DE QUE UMA DEMOCRACIA INTERNACIONAL SEJA DESEJÁVEL DO PONTO DE VISTA CIVILIZATÓRIO.

    De fato, um dos princípios básicos da Carta da ONU é a não intervenção e a soberania dos Estados. Assim, apelar para uma noção de direitos humanos para justificar a quebra de um valor fundamental da constituição da ONU é, no mínimo, tão leviano quanto quebrar a Constituição do Brasil sob o pretexto de defender direitos humanos, que seria a morte do estado democrático de direito como o entendemos.

    Nesse sentido, parece que o último suspiro de espírito de respeito e tolerância às diversas sociedades jaz justamente naqueles mais comumente tachados de autoritários. É uma pena a loucura de valores a que chegamos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 11:47
    Enviado por: Justo

    Você sabe quando esta diante de um antissemita…quando ele insiste em colocar Israel em qualquer assunto que se fale.
    Basta procurar nos comentários… e ZÁS … lá esta o PULHA do antissemita.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 11:48
    Enviado por: wilson aragão

    a onu so serve pra apoiar invasao a paises sem defesas e com exercitos mortos de fome,ai os marines,usa e os army da nossa majestade vai pra cima dos mortos de fome com tudo,matam sem piedades e ainda mijam nos cadaveres mortos de fome,.tai pra que serve a onu,do outro lado isrrael mata palestino e a siria mata seu povo,enquanto os usa defedem com unhas e dentes isrrael,os russos e china defendem os assassinos do povo sirio,tai pra que serve a tal m.e.r.d.a. da onu,pra intereseses propios destes governos.mais parece que o mundo ainda nao acordou e nao sabe pra quie serve a m.e.r.d.a da onu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 12:05
    Enviado por: silvio corrêa

    A ONU serve para propagação de ideologia e é um instrumento de dominação, atualmente a norte-americana.

    Seja como for a futura composição do comando, agora com a demanda BRIC , alemã/nipônica combinada com a acentuada queda do capitalismo anglo-americano, é fato que a paz e as diferenças culturais sempre ficarão relegada a um segundo plano.

    Concordo com post quando diz, que com 10 andares a menos hoje não faria diferença alguma, pois a cultura norte-americana já está encrostada nas nossas mentes como verdade, agora se houver relevante modificação no CS , esse trabalho será necessário novamente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 13:17
    Enviado por: wilson aragão

    a onu so serve pra apoiar invasao a paises sem defesas e com exercitos mortos de fome,ai os marines,usa e os army da nossa majestade vai pra cima dos mortos de fome com tudo,matam sem piedades e ainda mijam nos cadaveres mortos de fome,.tai pra que serve a onu,do outro lado isrrael mata palestino e a siria mata seu povo,enquanto os usa defedem com unhas e dentes isrrael,os russos e china defendem os assassinos do povo sirio,tai pra que serve a tal m.e.r.d.a. da onu,pra intereseses propios destes governos.mais parece que o mundo ainda nao acordou e nao sabe pra quie serve a m.e.r.d.a da onu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 14:15
    Enviado por: Samara Cruz.

    A Onuzinha hoje não serve para nada, pois transformou-se por covardia, no cachorro vira latas dos EUA e das potencias ocidentais. Ela só tem servido par destruir países soberanos, tais como a Líbia, o Iraque e o Afeganistão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 14:34
    Enviado por: Ariel Sharon

    .
    Procure no The Guardian quantos VETOS os EUA exerceram na ONU para proteger o regime RACISTA sul-africano do Apartheid e os crimes de guerra , racismo e APARTHEID de Israel
    .
    Por que será que o nobre colunista esqueceu disso ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 14:44
    Enviado por:

    Puts, Guterman, o tiro saiu pela culatra e vc, mais uma vez, foi escurraçado!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 15:35
    Enviado por: walter

    E ai Gutterman? Quanto vc tira pra fazer lobby??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 16:17
    Enviado por: Diogenes da Lantterna

    Impressionante a pobreza de argumentos dos “esquerdinhas chechelentos”, qualquer pessoa que se contraponha as suas fraquíssimas convicções é taxado de “vendido”. Vocês passam uma vida tentando ser “mordedor” do dinheiro público e acreditam que não possa haver propósitos honestos de outros.
    P.S. NÃO CONHEÇO o Marcos e tampouco tenho procuração para defende-lo mas, não suporto ler estas opinoões mesquinhas dos diferentes (graças á Deus) de vocês.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 17:02
    Enviado por: Paulo Bastos

    Deveria acabar com o poder de veto dos países, e ser uma votação em que a maioria vencesse… mesmo que não fosse uma maioria simples… mas com o poder de vetos destes países a ONU só servem a interesses dos mesmos…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 17:29
    Enviado por: Americano

    O imbecil desdenha os EUA mas usa a internet e os computadores, produtos americanos e israelenses (o windows é desenvolvido em Israel).

    Os esquerdopatas me divertem ! heheh!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/02/2012 - 20:16
      Enviado por: papai noel

      os americanos ja nao produzem mais nada ….. rs

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/02/2012 - 22:20
      Enviado por: império persa

      Torço para que o novo Império Persa dê uma basta na arrogância dos EUA, EURPA e ISRAE.
      Esses 3 impérios da mentira acima, estão alegando eventual produção de Bomba atômica. Mas na verdade estão receando um Irã que se mordrnizopu, crfeceu tecnologicamente, cientificamente e esta prestes a ser uma potência na região, debilitando os imperialistas acima.
      Nem um ataque ao Irã irá tirá-los desse caminho. Serão potência, serão o novo Imperio Persa, queiram os EUA, EUROPE e ISRAEL, ou nâo.
      Viva o Império Persa.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/02/2012 - 23:44
      Enviado por: Americano

      Faz muito tempo que os americanos não necessitam produzir nada… eles apenas desenvolvem, pois tem o que se chama tecnologia (assim como em Israel). Quem produz (constroem os objetos) são os idiotas dos esquerdopatas. Depois se acham injustiçados… hehehehe!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/02/2012 - 19:40
    Enviado por: Zulfikar

    É interessante ver a esquerdinha brasileira culpar os terroristas que pegam em armas pela violência na Síria, o governo tem legitimidade para reprimir revoltosos armados…

    Será preciso em futuro próximo uma comissão da verdade na Síria a indenizar os terroristas e suas famílias, se for seguir o padrão brasileiro o estado Sírio vai a falência.

    Complicada situação para o Irã, apoiando um ditador, vai perder pontos.

    Os EUA poderiam aproveitar a deixa e exigir eleições na área do CCG, vai perder uns pontinhos também.

    Bem está a Turquia, podia invadir logo aquela Síria e anexar aquele troço que não serve para nada a não ser servir de base pra russo.

    Um O.M. forte não pode ter nem EUA nem Rússia e Israel é patrimônio da região.

    Em breve isso se dará, a esquerda terá bons motivos para chorar, podem ir treinando assistindo a essa vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=tZsVP2WoE9E&feature=related

    já a chamada direita, espero que não fiquem com raivas dos judeos depois.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 19:44
    Enviado por: Zulfikar

    edurado

    Discodo de você, o Brasil é peça fundamental nesse novo órgão, seus diplomatas podem servir o cafezinho e fazer o pessoal rir na hora do intervalo, na vocação de palhaços ridículos ninguém supera a esquerda brasileira.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 22:06
    Enviado por: IVALDO SEARA

    A ONU SÓ SERVE PARA ENDOSSAR AS ATITUDES DOS MAIS FORTES.
    VEJA NO CASO SE ISRAEL. A ONU DETERMINOU RETORNO AS FRONTEIRAS ANTES DE 1967. VEJA SE ISRAEL E E ESTADO UNIDOS CONCORDARAM.
    AGORA A ONU ESTA DESESPERADA ATRÁS DE UM ACORDO PARA PERMITIR A EUROPA E OS ESTADOS UNIUDOS DE INVADIREM A SIRIA. QUEREM TOMAR POSSE. E ESTÁ DESESPERADA ATRAS DE APOIO PARA INVADIREM O IRÃ, POR ORDEM DE ISRAEL, ESTADOS UNIDOS E EUROPA. REALMENTE A ONU NÃOI SERVE PARA NADA.
    OS PAIES NÃO ALINHADOS, IMPARCIAIS, DEVERIAM DENUNCIAR A ONU, DEIXAR A ORGANIZAÇÃO E DENUNCIAR TODOS OS TRATADOS INCLUSIVE O DE NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR, TRATADO ESSE QUE SERVE DE INSTRUMENTO DE OPRESSÃO, INVASÃO A OUTROS PAISES, ASSIM COMO FOI NO IRAQUE. CADA PAIS TEM DIREITO A SEGUIR SEU PRÓPRIO DESTINO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2012 - 10:26
    Enviado por: Rogério

    Nesse caso a ONU está funcionando, pois o que está ocorrendo está dentro das regras da instituição. Há o tal poder de veto do conselho de segurança. Apesar de não concordarmos com a decisão da Russia que tem seus interesses geopolíticos tendo em vista ser a Síria um importante aliado no Oriente médio. Além disso a Rússia vem enfrentando a sua própria “primavera” em casa não sendo portanto interessante fortalecer a primavera dos outros.
    O que não faz sentido conforme vi numa entrevista da Mírian Leitão com um diplomata americano é o grupo tão restrito no conselho de seguranças, foi citado o exemplo da Alemanha uma das maiores potencias mundiais que não faz parte do conselho.
    Mas ao meu ver a fraqueza da ONU está em sua falta de mecanismos para fazer valer as suas resoluções. Temos o exemplo atual dos EUA que invadiram o Iraque contra as decisões da ONU.
    O paladino da democracia quebrou as regras democráticas da intituição. Esse fato foi muito mais grave do que agora, pois na ocasião a ONU ficou totalmente desmoralizada, e o argumento pragmático da necessidade de invadir pois Sadam Hussein estava matando seu povo caiu por terra com as notícias que recebemos de todas mortes que ocorreram nesse período de guerra e ocupação e que até agora ocorrem devido à instabilidade instaurada. Mas sem dúvida, apesar de todas a mortes, no longo prazo o Iraque democrático será melhor para o mundo esse é um argumento frio mas sólido.
    No final das contas vemos que os interesses dos países e suas ações dependem muito da conveniencia e da oportunidade, e não de princípios rígidos. Atualmente não é conveniente aos EUA criticar a falta de direitos humanos na China e Arábia Saudita assim como não é conveniente para a Russia e China derrubar o regime de Bashara Assad. Nesse mundo da geopolítica os interesses vão na frente, a diplomacia que arrota princípios ( quando os oponentes os quebram) é apenas mais uma arma a ser utilizada.
    Mas apesar dos pesares e da necessidade da renovação dos mecanismos da ONU frente as constantes mudanças no panorama geopolítico mundial esta ainda continua sendo uma das melhores invenções da humanidade depois da roda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2012 - 12:11
    Enviado por: o censurado

    A ONU é um organismo criado com o intuito de aniquilar as soberanias nacionais, as identidades nacionais, a religião cristã, e promover a Nova Ordem Mundial, a New World Order, através do governo mundial. A UE é o embrião desse monstro, e o traidor Barack Hussein Obama, seu sicário.

    Basta analisar alguns fatos simples.

    A ONU nada fêz e nada faz contra barbaridades cometidas por comunistas ou islamicos.

    Fidel Castro continua com sua sanguinária ditadura, assim como outras barbaridades perpetradas por comunistas, e nada se diz, nada se fala.

    Hugo Chavez é o chefe real das FARC, e nada se diz. Ele está promovendo o tráfico internacional de drogas, aliado às FARC, Hezbollah e Al Qaeda, e nada se diz, nada se fala.

    http://foreignaffairs.house.gov/112/HHRG-112-FA-WState-NBailey-20120202.pdf

    http://www.fpri.org/enotes/2011/201112.neumann.narcoterrorism.html

    http://www.foreignpolicy.com/articles/2012/01/09/caracas_or_bust

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2012 - 12:54
    Enviado por: Justo

    Impressionante esta síndrome petista ! Parece estar se alastrando feito gripe.
    Todos os crimes dos seus aliados são respondidos com “mas e o crime do meu inimigo?”
    Alguém poderia desenvolver um tese de mestrado sobre isto. Algo como… a síndrome do dinheiro na cueca pode… desde que a cueca seja do PT ou seus aliados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2012 - 13:27
    Enviado por: Felipe

    Engraçado que esse povo, ao criticar a suposta parcialidade do blogueiro, agem de forma parcial também. Dois pesos e duas medidas? Quem as estão usando? Se não podemos criticar Russia e China por defender a ditadura Síria, também não podemos criticar os EUA por defender a Arábia Saudita. Quem usa este argumento está sim é defendendo um regime tirânico, como é o regime de Assad, provavelmente por um recalcado sentimento antiamericano. É papel de quem é democrata de verdade criticar o que ocorre na Síria. Assim como é papel de quem é democrata de verdade denunciar o apoio americano a ditadura wahabita. Mas o argumento de que “não podemos criticar a síria pq os americanos apoiam a Arabia Saudita” é absurdo e sem sentido nenhum. Temos que criticar ambos.
    E o caso de Israel é diferente. Quem põe isto no mesmo balaio comete desonestidade factual. Israel é uma democracia, diferente do regime de Damasco. Israel comete transgressões sim, mas há transgressões e transgressões. As do regime Sírio é são vezes pior.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2012 - 15:23
    Enviado por: Ciro, o persa

    Deveriam era mesmo deixar a Arábia Saudita e o Iran irem a guerra e que se matassem entre si, muçulmanos adoram guerra desde que o chefe deles passou por aqui se dizendo o ultimo profeta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2012 - 17:51
    Enviado por: João Só

    Uma vez escrevi ao meu querido Ted Rall, um cartunista estadunidense, a respeito de algumas críticas horrorosas que esse biltre John Bolton havia dito sobre a ONU. Ele gentilmente me respondeu que Bolton falava aquilo como se a ONU não fosse coisa deles (estadunidenses).

    E eles não podem reclamar. Os EUA, de longe foram os que mais usaram o uso do infame poder de veto. Que tem sido a essência da ONU. Sei que muitos odeiam, mas no Nassif saiu a lista dos vetos dos EUA desde 76:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-resolucoes-vetadas-pelos-eua-na-onu-de-1972-a-2006#more

    Quase todas relacionadas à África do Sul e sabem quem mais. Entre outras pérolas vetaram resoluções que:

    Criticam as condições de vida dos palestinos, pedem que países desenvolvidos aumentem a quantidade e a qualidade da assistência ao desenvolvimento de países sub-desenvolvidos, fortalecem o embargo de armas contra a África do Sul (sob apartheid). Resolução que incluia as mulheres palestinas na conferência da ONU sobre… Mulheres! Declaração de não-uso de armas nucleares contra países não nucleares (faz sentido. É o império mais covarde da história humana). E, a melhor de todas, vetaram medidas a serem tomadas contra atividades nazistas, fascistas e neo-fascistas.

    Entendem o que eu digo?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/02/2012 - 18:14
      Enviado por: NassifMaoPeluda

      Putz! Colocar o que este antissemita, vendido do Nassif escreve neste espaço? Precisa ser muito pau mandado do PT para ter coragem disto. O Nassif todos sabemos é comprado pelo PT para escrever o que eles mandam, graças ao BNDES…
      Não João… ninguém, exceto os doentes do PT, entende o que você diz. Você gospe no prato que come e nos enche de vergonha…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/02/2012 - 18:34
      Enviado por: João Só

      Percebo pela qualidade do seu texto que sua capacidade intelectual é bastante comprometida. Houvesse lido o texto, sabendo ler, perceberia que quem escreveu não foi o Nassif.

      By the way, o que é gospe? Vem do verbo gospir? É da hermética gramática justoniana?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/02/2012 - 19:07
      Enviado por: NassifMaoPeluda

      ORRA MEU !! Você não sabe mais o que escreve??

      Sei que muitos odeiam, mas no Nassif saiu a lista dos vetos dos EUA desde 76:

      Se saiu no Nassif (Espero que não tenha saido DO Nassif) então é algo que ele escreveu ( ou reportou o que da no mesmo!) Mas é claro que não li..não lerei e odeio quem leu!

      hahahahaha!

      Vergonha isto do governo pagar blogueiros…argh!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/02/2012 - 11:26
      Enviado por: Paulo sergio

      Os Estados Unidos vetaram muitas das resoluções por motivos corretos. A Russia e a China por motivos errados.
      Não dá para comparar.
      Você é cego, seu Jõao Só?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/02/2012 - 19:05
    Enviado por: Mario de Sampa

    Fiquei lendo os comentários e cheguei a seguinte conclusão: “Eu não sei dizer para que serve a ONU” e…. acho que ninguém do Blog sabe tb….. kkkk….. Se um dia foi útil, funcionou, interviu, mediou…. hoje não passa de um instrumento útil apenas para interesses outros que não se alinham com os objetivos pela qual foi criada. Mas…. em NY é bem bonitinha com suas bandeiras flamulando ao vento. Pensando bem, talvez ela sirva muito bem para cartão postal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2012 - 20:54
    Enviado por: Zulfikar

    Quem se der ao trabalho de ir além dos “grandes acontecimentos” verá que a ONU media centenas de conflitos.

    Ela é a idéia democratica de um organismo supra nacional para solucionar contendas, promover estudos, assistencialismos e etc

    Como algo embrionário, algo que ainda pode evoluir e se aprimorar a ONU não é ainda uma instituição democrática vive a tirania dos 5 grandes que são uma espécie de monarquia do mundo.

    O que sair da órbita de interesses desses 5 grandes ou gerar divergência entre eles, vai virar e manchetee e vai dar pano para a manga de dizer que a ONU não serve para nada, ela pode até não servir direito mas a idéia é fundamental.

    Ela só sera realmente democrática e eficiente quando toda a humanidade atingir uma paridade geral, enquanto isso, Brasil e índia podem pretender o cargo de monarcas permanentes, no caso, o Brasil, pode ter a função especial de bobo da corte permanente, toda vez que a monarquia se reunir para resolver uma brabeira pode mandar o bobo fazer uma declaração idiota a imprensa internacional espelhando a inútil posição brasileira.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2012 - 22:27
    Enviado por: AlexT.

    Os USA deveriam aproveitar a fama que tem, de imperialista e exerçer todo o seu poder de “Delegado” do mundo e esqueçer a ONU que não serve para nada a não ser de receber vetos do países “michurucas” com força atomica. Por enquanto os USA é o fiel da balança.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2012 - 23:25
    Enviado por: carlos 3m

    guterman, haja estomago e paciencia para ler asneiras de individuos com total falta de carater.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/02/2012 - 23:29
      Enviado por: Marcos Guterman

      Pois é. E eu nem ganho pra isso. Mas é didático.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/02/2012 - 13:23
      Enviado por: jose

      Acho que ele não le é as besteiras que ele mesmo escreve. Botaram uma viseira nele. Desde criança é ensinado que todos os odeiam, e ai, esperar o que. Eu te perdoo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/02/2012 - 21:09
      Enviado por: Mario de Sampa

      Bom, como Guterman respondeu um comentário dia 06 as 23:29 (por pura insônia), leva-me a crer que ele lê nossos didáticos comentários os quais enriquecem seus parcos conhecimentos. Mas dizer que não ganha nada com isto eu não acredito. Afinal todo santista que mora no Bom Retiro cobra até para dar “bom dia”….. kkkkkkk

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/02/2012 - 09:08
    Enviado por: Dany

    Caro Marcos Guterman,acho um “barato” seu blog,os assuntos,as discussões,você podia ser um líder.No meu governo convidado pra ser meu principal conselheiro seria.Ou então ministro das Relações Exteriores,que tal??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2012 - 09:57
    Enviado por: aac

    A ONU serve primordialmente para publicar resoluções que precisam ser convenientemente seguidas “apenas pelos outros” e que devem ser usadas também apenas contra “os outros”.

    Que o diga pequeno território/estado do OM.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2012 - 11:33
    Enviado por: carlos 3m

    acho muito engracado que ha uma tendencia visivel em varios comentarios no blog de achar que todas as resolucoes do cs sao similares, misturando decisoes de tipo politico, ou militar ou aquelas simplesmente de cunho humanitario como entendo que seja o que eh necessario no caso da siria.

    simplesmente a carnificina precisa parar para as coisas poderem evoluir. vidas sao ceifadas enquanto o relogio avanca. e mesmo assim ha quem quera perder tempo focando em outros problemas para desqualificar a necessidade de encontrar uma saida a curto prazo.

    mas a russia ja esta conversando com assad para liquidar o assunto sem perder a sua influencia e o porto sob seu controle. em outras palavras ja foram cobrar a conta do assad por ter segurado a peteca del no cs. isso eh cobranca a vista. antogamente demoravam mais para esconder as aparencias.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2012 - 12:45
    Enviado por: kurt

    A ONU é totalmente sionista !! Sob a batuta dos norte americanos e judeus !! Mas vc Marcos é um péssimo comentarista internacional.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/02/2012 - 18:41
      Enviado por: Justo

      Acha paciencia com estes ignorantes! O que tem os EUA e Israel a ver com o veto Chines e Russo?
      Nada…mas o maldito antissemita quer se fazer notar… Haja estomago!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/02/2012 - 11:20
      Enviado por: Paulo sergio

      Este Kurt é mais um dos representantes do lixo da humanidade. Igual a este “nada” existem milhares. Conheço a laia destes imbecis. A vida deste m…. é um fracasso absoluto e a culpa sempre é dos outros.
      Eles riem, mas sabem da sua insignificância.
      Espero que estas palavras aumentem o racismo e o antissemitismo do Kurt.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/02/2012 - 13:16
    Enviado por: Eros Alonso

    Mais uma vez um teto sem vergonha. O Conselho de Segurança da ONu faliu há décadas. Paulo Francis disse , ainda no começo da década de 80, que os vetos sucessivos dos EUA para proteger Israel, foram 25 vetos ao todo, sendo que algumas determinações da ONU não foram vetadas pelos EUA, mas Israel se negou a obedecer todas as Resoluções da ONU.A falência não ocorrre devido à Síria. É devido a Israel e ao apoio incondicional dos EUA. Israel cometeu genocídio em 1984, em Beirute. A ONU resmungou, remungou, mas não fez anda. Nem barulho como agora faz com a Síria.As terras ocupadas ilegalmente. Israel não acatou a decisão da ONU de devolvê-las. Podem querer derrubar Assad pela força das armas, mas moralmente, estão com as mãos muito sujas de sangue fresco da Lìbia.Repito; sem vergonha o artigo, típico da autoria de um sionista convicto a favor de Israel e EUA.Trata-se do vampiro que só ve o sangue da vítima dos outros, nunca da própria vítima.Vade Retro.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/02/2012 - 15:37
      Enviado por: Marcio

      A violencia dos defensores dos palestinos e’ algo impressionante!
      Depois rewclamam de serem esteriotipados!

      Nao tem senso de humor, e sao violentos!
      Cria fama e deita na cama!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/02/2012 - 18:29
      Enviado por: Justo

      A ignorância é a mãe do preconceito.
      Não existem terras ocupadas ilegalmente. Todas estão em litigio. O resto é propaganda politica.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/02/2012 - 15:49
    Enviado por: leonardo capri

    A ONU SO FUNCIONARA ,QUANDO A GEO POLITICA ESTIVER ESTABILIZADAS E DEVIDAMENTE ACORDADAS PELAS POTENCIAS QUE DECIDEM AS RESOLUÇOES E DIFICILMENTE ISSO ACONTECERA TALVEZ SEU DISTINO SERA O MESMO QUE A LIGA DAS NAÇOES

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2012 - 15:53
    Enviado por: Marcio

    Guterman
    Perguntonha simples: porque tantos odeiam os judeus?

    Essa deveria ser seu tema de doutorado!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/02/2012 - 16:58
      Enviado por: aac

      Se é que a sua pergunta faz sentido, ou esconde a sua percepção dos fatos, por que você não se arrisca a responder?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/02/2012 - 01:42
      Enviado por: Marcio

      Porque eu nao sei a resposta.
      Se eu soubesse nao perguntava!
      duh!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/02/2012 - 09:35
      Enviado por: Rogério

      Márcio

      Eu também não sei a resposta, mas acredito que o fator mais relevante é o religioso.

      Ontem vi um programa que questionava se a culpa da morte de Jesus foi dos Judeus ou de Roma, através de Poncio Pilatos. E segundo eles, os apostolos que escreveram os evangélios preferiram descrever um Pilatos que lava as mãos e deixa a decisão para os judeus. Mas a partir da conjuntura da época é possível perceber que foram mesmo os romanos que prenderam e mataram Jesus. A crucifixação era um método romano.
      Agora, pega-se um povo estrangeiro habitando na Europa, já cristianizada, e este povo é o assassino de seu ” deus”. É claro que há outros fatores, mas acredito que esses são consequencia do primeiro e maior motivo, o ódio religioso.
      E sabemos, e agora com vários indícios científicos, que há no ser humano regiões no cérebro, um “núcleo duro” responsável por opiniões “pétreas”. ( tem um estudo que aqui no estadão) Esse fenomeno ocorre principalmente quando essas opiniões são formadas no contexto de grupos, religiosos, agremiações esportivas e etc.
      Então o que acontece, ao meu ver são reflexos de um passado de ignorância causada pela religião que ainda reverberam. Evidentemente atualmente a questão da palestina é um fator importante a ser considerado, pois mistura vários fatores, como política, religão e etnia.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/02/2012 - 11:31
      Enviado por: aac

      É o que eu desconfiava: míopes não enxergam longe sem os óculos do bom senso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/02/2012 - 20:04
    Enviado por: serejov

    Arabia Saudita é uma ditadura (SIM) é protegida pelos EUA, Bahrein é uma ditadura (SIM) super protegida pelos EUA, e posso citar outras mais, entao essa conversinha de que Russia, China, etc,etc protegem esse ou aquele pais é tudo balela,sao todos farinhas do mesmo saco, nao estao nem ai para quem é uma ditadura , estao atras de seus interesses proprios.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/02/2012 - 23:15
      Enviado por: Diogenes da Lantterna

      A Arabia Saudita é um REINADO (sim), Bahrein é um EMIRADO (sim), a Russia e a China protegem todos os DITADORES sanguinários (sim), a Russia invadiu e formou o maior IMPERIO em extensão que o mundo conheceu (sim), os Ditadores Comunistas chineses tem mais dinheiro que a Arabia Saudita e uma das populações mais pobres do planeta(sim). Tenha dó, fanatismo tem limites.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/02/2012 - 11:25
      Enviado por: aac

      Tudo indica que o Império Mongol foi maior que o Russo em extensão e população.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/02/2012 - 21:43
    Enviado por: Zulfikar

    Não resta dúvida de que na Síria está ocorrendo uma rebelião armada, e todo governo, mesmo ditaduras vão se defender, no caso, podemos esperar do mundo que viva sob tiranias totalitárias ou viva sob o regime do estado de direito democrático?

    A esquerdinha pode chorar mas supostas legitimidades não seguram o uso da força, de certo que se a Líbia fosse uma democracia que negocia com suas partes ao invés de mandar matar, ela não teria sido bombardeada pela OTAN.

    Ao contrário do que quer fazer crer o ridículo pensamento marxista, os EUA são um ator legítimo no mundo, se faz sempre certo isso não tem a menor importância, o fato é que ele age e pronto, vão lá e impeçam eles de agir… fiquem gritando: marx, marx, marx, para os aviões.

    Cientes disso, a escória, como Kadafi, deveria pensar duas vezes antes de usar a força, antes de mandar abater aviões ou sustentar vagabundos de além mar.

    A resposta vem.

    E nem pode os esquerdinhas dizerem como dizem, sempre mentirosos e ridículos, para não dizer fétidos, “querem o petróleo da Líbia”, eles já detinham contratos com a Líbia, como bom verne que era Kadafi apenas falava mas gostava mesmo era do dinheiro dos capitalista.

    Algo parecido com a moribunda Cuba que para comer precisa da ajuda dos EUA, ou com aquele pais…Chavez, que vive do dinheiro americano pela venda de petróleo.

    Então o caso é esse, se a Síria fosse uma democracia, seu governo com certeza não estaria sendo atacado por bandos armados nem se estaria debatendo sanções na ONU.

    Os EUA são amigos das monarquias do Golfo, não sei se são sanguinárias, com certeza não são democráticas, da mesma forma a Turquia, eu vejo agora a esquerdinha dizer que “os muçulmanos vão tomar o poder na Líbia”, ué…onde está o multiculturalismo? onde está a defesa das sub classes negras e exploradas do proletariado? vão ser contra a legítima política da Líbia? o que é legítimo na Líbia um tirano comuna disfarçado?

    Vai ser uma maravilha essa aliança dos sunitas com os EUA, eles vão ficar mais nervosos, está arriscado de começarem a estourar os cranios contra a parede…

    E mais, dentro em breve, os países islâmicos democratizados, estabilizados e crescendo em ritmo Turco, devem, com a extrema direita, que inicia um processo de varredura nos governos da Europa; criar um programa de retorno dos muçulmanos para sua terra, não vai faltar mão de obra na Europa, basta colocar a vagabundagem de esquerda, das ONGs para trabalhar, vai ser lindo isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2012 - 22:10
    Enviado por: markus

    Serve pra dar a entender que algo ou alguém se preocupa com a segurança mundial…+ uma falácia. De boa intenção o inferno tá cheio…e, pelo visto, transbordará.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2012 - 01:06
    Enviado por: justo

    A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Estados Unidos.

    O encontro intitulado de Conferência de São Francisco, realizado entre os dias 25 e 26 de abril de 1945, tinha como finalidade debater acerca da substituição da Liga das Nações por um organismo mais completo e contar com a participação de todos os Estados independentes.

    Os principais objetivos da ONU são:

    • Manter a paz internacional.
    • Garantir os Direitos Humanos.
    • Promover o desenvolvimento socioeconômico das nações.
    • Incentivar a autonomia das etnias dependentes.
    • Tornar mais fortes os laços entre os países soberanos.

    Há dois níveis básicos de decisões dentro da ONU: a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança. A primeira conta com a participação de todos os membros, uma decisão é tomada com o aval da maioria, em pelo menos dois terços. O segundo é constituído por quinze membros, desses, cinco possuem atuação interrupta e dez com participação rotativa. Os membros permanentes detêm o poder de veto, são eles: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China.

    A ONU não um orgão de justiça capaz de mediar ou imporum julgamento por leis ou regras.
    É portanto um local politico, fundado com os principios acima citados e por UMA DEMOCRACIA que lutou para que ele fosse criado e respeitado. Ao fim da segunda guerra isto se fez imperativo.
    Muitos cobram a ONU o que ela não foi criada para dar.
    É um orgao politico. E ponto final.
    As regras estão ali, definidas. Quem não gostar nao participa e pronto.
    Simples… como voce ser ou nao socio de um clube.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2012 - 13:59
    Enviado por: Zulfikar

    A ONU é ruim…bom são as potenciais decidindo o que fazer sem diálogo algum, simpelsmente bombardeando e invadindo quem quer que seja a hora que seja.

    Seguindo por esse raciocinio, que é o raciocínio dos doentes idealistas, tudo que não é perfeito deve ser destruído e substituido pela “intenção do perfeito”, ai lógico, quando eles tomarem o poder o povo tem que ter paciência, as novas instituições totalitárias e tirânicas não podem fazer milagres, é uma longa caminhada, talvez 1 trilhão de anos, isso quando não desistem antes, vide URSS e outros.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/02/2012 - 15:46
    Enviado por: Ruiter Rodor

    Não é qustão de Rússia e China protegerem “ditadores criminosos”. É menos que isso. São pessoas com as quais fazem negócios, entre eles a venda de armas. Protegeriam, Rússia e China, a mais bela democracia, desde que esta com eles esteja fazendo negócios.
    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/02/2012 - 14:21
    Enviado por: lian

    O fato histórico é de que nesse momento um novo mapa político está se desenhando.Quando a OTAN é EUA armaram os rebeldes líbios,Kadhafi não tinha o apoio militar russo e chinês.Bashar os tem,e sabe que a falácia da democracia é violentar as outras nações sem recursos militares.Ora ditaduras,quais as que os EUA não consentiu até hoje?Antes de entrar na segunda grande guerra ele vendia petróleo a Hitler,crente que ele venceria a luta,entretanto quando cometeu o erro de invadir a Rússia,caiu em declinío e os EUA interviram contra.Voce acha então que China e Rússia vão ficar de braços cruzados vendo o capitalismo decadente louco por territórios,agredir seus aliados.Á megalomania dos americanos e seu consumismo indecente precisam de mais de 25% da energia do mundo inteiro para manter-se,e eu indago: e os outros?Toda essa beligerância é filha do feudalismo,mas o mundo muda e se fôssemos todos extintos haveria uma civilização melhor do que a nossa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/02/2012 - 22:22
    Enviado por: Paulo Claiton de Oliveira

    Meus amigos…o diálogo é importante, devemos respeitar as opiniões de todos sejam de esquerda,
    de direita ou de centro…Eu particularmente condeno de forma veemente o governo sírio por toda
    essa carnificina que ocorre naquele país…Fico triste em ver que ainda existem homens que usam a força bruta para impor suas idéias…lembrando como os comunistas impunham a força para tomada de paises democráticos na Europa do Leste…Hungria, Techecolosvaquia, Polonia, etc e admiro os esforços americanos para impor uma democracia universal…morei lá e entendo muito bem o que aquele povo pensa…são maravilhosos e democratas autenticos e sempre contra ditaduras que oprimem seus povos pelo mundo. Se não fosse os EUA o mundo hoje seria realmente uma terra de ninguém, de barbaros e caos total. Não sou americanista mas admiro sua forma de ser, seu poderio bélico, seu poderio econômico, sua forma de aplicar a justiça…por isso humildemente pesso um viva ao Estados Unidos da América pelo seu bravo povo…orgulho para o muindo todo.
    Se não agradei alguns minhas sinceras desculpas e respeito pela forma que pensam…mesmo estado errados. Abraços a todos….

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Diversão pura

Jornalismo

Meus blogs favoritos

Blogs do Estadão