Um vídeo colocado recentemente na internet mostra fuzileiros navais americanos urinando em cadáveres de afegãos. O governo dos EUA identificou pelo menos dois marines, reconheceu a autenticidade das imagens e as classificou como “repugnantes”. O degradante episódio ensejou o habitual cinismo do Taleban, para quem o vídeo prova o padrão de desrespeito das forças dos EUA em relação aos afegãos. “Isso não é uma ação humana. É uma ação selvagem, vergonhosa demais para que falemos dela”, disse um porta-voz do Taleban, o mesmo grupo que extirpou a humanidade dos afegãos, por meio de tortura, perseguição e assassinatos brutais, para transformá-los em zumbis religiosos.
O caso ocorre no momento em que o governo americano quer retomar o diálogo com o Taleban, como informou o Washington Post. Aliás, parece que a milícia fundamentalista islâmica, a despeito das bravatas, prefere conversar com a Casa Branca a falar com o presidente Hamid Karzai, que recentemente abandonou as negociações com o grupo. A aposta de Washington é que uma parte do Taleban está tão cansada da guerra quanto os EUA – cujo alto comando militar sabe que uma vitória no Afeganistão até 2014, prazo final da retirada das tropas ocidentais, é simplesmente impossível.
(Post atualizado com a informação de que o vídeo foi considerado autêntico pelo governo americano e que dois dos marines foram identificados.)
Por terem explodido as imagens de Buda, os chefes tabebãs até que mereciam isso. Mas esses soldados, que lutam contra os cães assassinos que invadiram seu país, certamente merecem o mínimo respeito que qualquer ser humano tem direito.
Essa imagem vai correr o mundo e vai ajudar a mergulhar o império em sangue e desgraça.
O povo deu um banho no Império Soviético, e agora está tomando banho.
Caraca Gutterman, nem nesses momentos vc alivia para os seus inimigos, vai ser reaça assim lá no interior do Ohio. Creio que se fosse um palestino fazendo o mesmo com um soldado israelense vc estaria dizendo que eles são bárbaros. Incrível que você coloca o termo repugnante entre aspas, como se urinar no inimigo fosse a coisa mais normal do mundo.
Roberto
O termo “repugnante” está entre aspas porque se trata de expressão de um funcionário americano. Mas eu concordo com ele. É repugnante.
Tão repugnante quanto mencionar “soldados israelenses” no comentário de um post que nada tem a ver com Israel.
responder este comentário denunciar abusoE matar o amigo, no caso, irmãs ou cunhadas ou simplesmente tirar um pedaço do nariz ou da orelha de uma esposa la no Afeganistão ??
Normal ??????
responder este comentário denunciar abusoAi, gente, cansei. Que que Israel tá fazendo aqui? Vou dormir.
responder este comentário denunciar abusoGuterman
Excelente apresentação dos fatos.
Os anti americanos sempre esperam dos gringos a perfeição. Qualquer deslize e’ tratado como a norma. Mesmo que para isso tenham que tomar partido de um bando de assassinos.
Assim como não publicam vídeos da policia salvando vidas mas espancando alunos.
é realmente os talebans são mesmo ruins, chegam a urinar em inimigos mortos, ha não!!!esses são soldados americanos, é a exportação da democracia liberal(aquela do imperialismo e do capital!), esse modelo extremamente superior cujos defensores armados pelo mundo têm os valores vistos aí neste vídeo!!Revoltante!!!
é márcio o legal é que eles reiteradamente fazem isso(os soldados imperialistas humilham prisioneiros e mortos militares inimigos – o que é a convenção de Genebra mesmo?? e os policiais André, fulano, beltrano espancam alunos que acham que podem argumentar com eles e matam crianças de 8 e 11 anos no Rio de Janeiro(um em um carro com a família, o outro na favela porque “parecia” traficante….)mas essas exceções se repetem tanto que beiram à regra ou não?
Lucas,
“mas essas exceções se repetem tanto que beiram à regra ou não?”
Sabe Lucas eu tenhoa impressao de que isto esta’ mais para excecao.
Porem, gostaria de ver alguns numeros, talvez voce, que foi quem afirmou o contrario, possa ajudar.
Pega o numero de ocorrencias policiais nas quais os policiais salvaram alguma vida e coloca em uma tabela , na mesma tabela as ocorrencias nas quais houve abuso de poder. Some tudo e divida cada um dos valores pelo total e voce tera’ a 0porcenagem.
Entao, sem advinhar, voce sabera’ se sao regras ou excecoes. Por enquanto e’ somente discriminacao mesmo contra os gringos e a policia.
Marcio. existe sim uma diferença. A diferença é que, quando o Exército Norte-Americano comete algum abuso, o mundo inteiro bate no peito de forma prepotente, querendo tornar o Exército Norte-Americano contábil (é assim que se fala accountable na lingua local)? Quando os policiais espancam alunos em seu país de residencia, elogiam os policiais, ou culpam a vítima, como voce mesmo fez em outro blog do estadão. So you see, there is a difference.
responder este comentário denunciar abusoPS, no comentário anterior tomei a liberdade de considerar que voce é o mesmo marcio que disse que a geração atual é nula comparada com a sua, que as lutas da geração atual não são para um país melhor como no caso da sua geração, e por extensão que é por isso que a polícia estava certa, enquanto o mesmo video nos EUA teria no mínimo um crime de racismo escrito em letras maíusculas e gritantes.
responder este comentário denunciar abusoEsse e’ o unico blog que comento!
Marcio errado!
COmentava no do saudoso e insubstituivel Piza tambem.
Estou pronto para aceitar suas desculpas.
de fato Márcio no Brasil quem acusa tem o ônus de provar, mas o que você pede daria um trabalho que eu não tenho informação suficiente para fazer, por isso se atenha à minha fala: “beiram à regra”. As palavras, essa maravilha!!!o que é regra?mais de 50%?o que é beirar a regra 30%?Você também afirmou que era a minoria, é uma fala forte: prove-a com a respectiva tabela para mim pedida!!PS: pesquise quntos policiais estão no Romão Gomes ou foram expulsos da instituição, o mesmo para o Rio de Janeiro!!!A regra é quando é algo institucional?Ao que parece as mais altas patentes, soldados homens e mulheres sabiam o que acontecia em Abu Ghraib e repetidamente torturavam. PS 2: Bush admitiu a tortura por afogamento (simulação de afogamento no palavreado politicamente correto!) em Guantamo, se eles admitem um crime internacional o que eles não fazem lá dentro ???Se é institucional é a regra, não a exceção, com esse argumento acho que eximo-me da tabelinha, que aliás serve para casais não terem filhos pois os católicos (esses tão elevados e pacíficos valores cristãos) não aceitam a camisinha não é?
responder este comentário denunciar abusoGuterman essas realmente são suas opiniões (por que diminuir esse ato tão covarde!!!) ou você é pago pela CIA ou Mossad?Pelo amor de Deus ou de Allah ou Jeová!!!
E voce? Quem te paga para aparecer nos blogs e falar mal dos outros? Alguma vez na vida voce ja’ encontrou um refugiado iraquiano ou afegao? Um militar americano? Uma familia d eum militar?
Uma familia americana?
marcio nessa acusação confesso que exagerei ao acusar o jornalista Guterman de ser pago, mas você sabe que isso existe mundo afora não é?o que me deixou bravo foi o fato de se querer amenizar ou diminuir um ato covarde como esse!!!Apenas isso!!Então como os japoneses eram fundamentalistas xintoístas e budistas a bomba de Hiroshima e Nagasake estão justificadas?Como os nazistas eram racistas o massacre do bombardeio de Dresden está justificado?
responder este comentário denunciar abusoentão citar a sentença: “soldados israelenses” no post é repugnante igual a urinar sobre inimigos mortos, seus valores estão meio invertidos ou não Guterman?Siga o exemplo do Chacra que consegue manter a imparcialidade, seus textos estão ficando ridículos e demasiadamente parciais!!PS: se o inimigo não tivesse valor os soldados não urinariam sobre ele, simplesmente os ignorariam; é duro para o Guterman ter que admitir que o exército mais poderoso do mundo não ganhará a guerra contra os analfabetos extremistas machistas terroristas: os estudantes:Taleban. É óbvio que se o taliban tivesse o poder dos EUA seria pior para o mundo, ninguém duvida!!!Mas os EUA não usam para o bem seu poder há tempo demais!!!!!!!A alternativa passa pela conscientização dos americanos que o belicismo de seu país é prejudicial a eles próprios e também passa pelos EUA tomarem uma coça homérica maior que a do Vietnam, não será o taliban a fazer isso, quem o fará?
Mais uma lenda urbana.
Os EUA nao perderam uma unica batalha no vietnam.
A prova e’ que quando sairam o vietnam do sul caiu.
Alias, mai suma correcao no seu discurso repleto de odio e carente de fatos,
O Guterman sempre foi imparcial, as vezes ate’ demais!
“A prova e’ que quando sairam o vietnam do sul caiu.”
Essa na verdade é a prova da derrota, afinal os EUA não foram lá para ganhar umas batalhas . O objetivo da guerra era evitar que os comunistas tomassem o sul.
Seria o mesmo que um enxadrista ganhar todas as partidas de um torneio, desistir no final e sair falando que ganhou o torneio pois não perdeu nenhuma partida hehehehe.
responder este comentário denunciar abusoContinuo aguardando os numeros!
sera’ que existem?
Marcio, ao afirmar que os EUA “não perderam uma única batalha no Vietnã” mostra que, se você tem ou teve bom senso, perdeu-o.
Os EUA não só perderam batalhas, como perderam a guerra, o objetivo máximo das batalhas.Os EUA foram derrotados por um oponente muito mais determinado e bem organizado.
responder este comentário denunciar abusoNão há nada de anormal no vídeo, esse é um comportamento padrão dos marines, existem diversos semelhantes, a algum tempo atrás foi publicado um em que um pelotão sai a caça de algum afegão para matar, assassinam covardemente um menino em uma plantação e ainda tem o descaramento de colocar uma pistola em suas mãos, aparecem logo em seguida alguns marines se divertindo com um cadáver, tudo registrado em vídeo, deve ser algum tipo de psicopatia necrófila aliada a desprezo total aos povos ditos “inferiores”.
Agora “repugnante” mesmo é “pretenso jornalista” escrever que: O que “parece ser fuzileiros navais americanos”. Pô! não são fuzileiros navais americanos Guterman! São costureiros bolivianos que resolveram nas suas infindáveis horas de lazer, brincar de soldado Yanque. Não vê que o caimento ruim da farda só pode ter sido costurado por eles próprios? Não vê que o fuzil de Sniper não passa de uma arma de chumbinho Urko, com mira telescópica feita de cartolina?
“Os supostos cadáveres de afegãos” são supostos mesmo, não passam de manequins de plastico comprados na 25 de março de um “brimo” e adicionado uma generosa camada de ketchup…
Após todas essas duvidas quanto a veracidade do vídeo, vem o veredito… Esse sim, sem duvida alguma. Os Talebans são cínicos! Cospem na cara de crianças, prendem sem julgamento por dezenas de anos, obrigam suas mulheres a andar na parte de trás dos ônibus, atiram pedras em mulheres que frequentam escola, pagam menos que o salario minimo e tratam com extremo desprezo gente que se acha Taleban mas vieram de um país africano, permitem acesso de crianças a bombas, para que escrevam recados para as outras crianças que não pertencem ao Taleban que serão bombardeadas e por aí vai…
Vai uma pergunta: Você Guterman, escreve de forma assim “repugnante” por convicção politica? Religiosa? Ou alguma outra convicção que se aplique ou simplesmente prostitui sua pena (teclado) para o patrão, seja ele qual for?
Dino, quem escreve de forma repugnante sem aspas é você mesmo, Nunca li nada seu que não fosse rancoroso.
Conheço-o de outros carnavais. O cerne oculto de seu comentário se resume a ter estudado na antiga URSS, penar até hoje pela sua débacle, ter ódio visceral por tudo o que se refira aos EU, guardar ressentimento pelo que seu pai passou nas mãos dos exploradores capitalistas e, de quebra, detestando Israel, aproveitar qualquer oportunidade pra lançar seu estoque de gás sarin no blogueiro por ser judeu.
Cara, repito: repugnante mesmo é você.
Quem não te conhece que te compre.
Myth: The United States lost the war in Vietnam.
Fact: The American military was not defeated in Vietnam. The American military did not lose a battle of any consequence. From a military standpoint, it was almost an unprecedented performance. General Westmoreland quoting Douglas Pike, a professor at the University of California, Berkley a renowned expert on the Vietnam War). This included Tet 68, which was a major military defeat for the VC and NVA.
THE UNITED STATES DID NOT LOSE THE WAR IN VIETNAM, THE SOUTH VIETNAMESE DID. Read on……..
The fall of Saigon happened 30 April 1975, two years AFTER the American military left Vietnam. The last American troops departed in their entirety 29 March 1973.
How could we lose a war we had already stopped fighting? We fought to an agreed stalemate. The peace settlement was signed in Paris on 27 January 1973. It called for release of all U.S. prisoners, withdrawal of U.S. forces, limitation of both sides’ forces inside South Vietnam and a commitment to peaceful reunification. The 140,000 evacuees in April 1975 during the fall of Saigon consisted almost entirely of civilians and Vietnamese military, NOT American military running for their lives. There were almost twice as many casualties in Southeast Asia (primarily Cambodia) the first two years after the fall of Saigon in 1975 then there were during the ten years the U.S. was involved in Vietnam. Thanks for the perceived loss and the countless assassinations and torture visited upon Vietnamese, Laotians, and Cambodians goes mainly to the American media and their undying support-by-misrepresentation of the anti-War movement in the United States.
As with much of the Vietnam War, the news media misreported and misinterpreted the 1968 Tet Offensive. It was reported as an overwhelming success for the Communist forces and a decided defeat for the U.S. forces. Nothing could be further from the truth. Despite initial victories by the Communists forces, the Tet Offensive resulted in a major defeat of those forces. General Vo Nguyen Giap, the designer of the Tet Offensive, is considered by some as ranking with Wellington, Grant, Lee and MacArthur as a great commander. Still, militarily, the Tet Offensive was a total defeat of the Communist forces on all fronts. It resulted in the death of some 45,000 NVA troops and the complete, if not total destruction of the Viet Cong elements in South Vietnam. The Organization of the Viet Cong Units in the South never recovered. The Tet Offensive succeeded on only one front and that was the News front and the political arena. This was another example in the Vietnam War of an inaccuracy becoming the perceived truth. However inaccurately reported, the News Media made the Tet Offensive famous.
É sempre bom ler um artigo sobre como os EUA não perdeu o Vietnã, embora pareça piada, geralmente esse tipo de propaganda alega que os EUA perderam a guerra em casa, ao invés de jogar a culpa em Saigon, como essa sua geração está fazendo, quaquaraquaquaqua
responder este comentário denunciar abusoÉ verdade, os EUA não perderam a guerra. Aquelas cenas dos helicópteros decolando da embaixada enquanto os desesperados tentam se agarrar neles ao som das tropas do Vietnã entrando em saigon é só impressão.
Morreram 54 mil canalhas assassinos. Os covardes que não morreram não tiveram a decência e nem a honra de olhar para trás.
Queimem no inferno. Que o imperiozinho de m**** mergulhe em sangue e miséria. Viva Ho Chi Minh! Viva Giap!
responder este comentário denunciar abusoMárcio esse tema é controverso, para variar
Mas veja os fatos, se o objetivo dos EUA era evitar que o sul se tornasse comunista, este não foi alcançado.
“Travada com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte-americana, que gerou os Acordos de Paz de Paris em 1973, causando a retirada das tropas do país do conflito. Ela prosseguiu com a luta entre o norte e o sul do Vietnã dividido, terminando em abril de 1975, com a invasão e ocupação comunista de Saigon, então a capital do Vietnã do Sul e a rendição total do exército sul-vietnamita.”
Como é possível abandonar a luta e sair dizendo que foi vencedor?
Veja também este
“Um livro altamente revelador contém os relatos de uma conferência sobre o tema, com o interessante título Why the North Won the Vietnam War (“Por que o Norte Ganhou a Guerra do Vietnã”), editado pelo historiador Marc Jason Gilbert. O título pode parecer óbvio, mas há muitos nos EUA ainda que acreditam que, na verdade, foram eles que “perderam”, sem que o inimigo tivesse “vencido”.
Gilbert dá um bom exemplo desse estado de espírito lembrando uma discussão que houve depois da Guerra Civil Americana (1861-1865) entre generais do lado perdedor, os confederados do Sul. Eles debatiam sobre os motivos que imaginavam ter sido responsáveis pela derrota: falta de visão estratégica, erros táticos em batalhas, supremacia material do inimigo ianque (o Norte). O general sulista mais ilustre presente, George Pickett, estava quieto no seu canto. Perguntaram a ele sua opinião sobre a derrota. “Cavalheiros, eu sempre achei que os ianques tiveram algo a ver com ela”, disse de modo brusco.
A primeira e razoavelmente óbvia constatação é que não houve uma causa básica da derrota – e que foi, de fato, isto: uma derrota. Guerra é o confronto entre duas vontades, e isso vale tanto para a tradição de pensamento ocidental, tipificada pelo prussiano Carl von Clausewitz, como para a oriental, magistralmente representada pelo chinês Sun-Tzu.
………………………
Como podemos afirmar que os EUA ganharam a guerra?, parece mais sindrome do mau perdedor hehehehe.
responder este comentário denunciar abusoEu apresentei fatos com numeros.
Voce a sua opiniao.
Opiniao e’ como anus, todos nos temos um!
“How could we lose a war we had already stopped fighting?”
Nice try heheheh.
Então vou jogar uma partida de futebol, marcar uns gol e parar antes do final alegando que já ganhei a guerra. Não dá para defender essa tese, os americanos foram ao vietnam para impedir que os comunistas tomassem o sul. Desistiram, por n razões, então perderam a guerra apesar de ganhar algumas batalhas. Ganhar implica em rendição e os vietcongs nunca se renderam.
Joao So’,
Boa pergunta.
Aquela foto dos helicopteros nao passa d eoutro Mito!
Obrigado por me dar a oportunidade de esclarecer:
Myth: The American military was running for their lives during the fall of Saigon in April 1975.
The picture of a Huey helicopter evacuating people from the top of what was billed as being the U.S. Embassy in Saigon during the last week of April 1975 during the fall of Saigon helped to establish this myth.
This famous picture is the property of UPI Corbus-Bettman Photo Agency. It is one of 42 pictures of this helicopter that UPI photographer, Hubert Van Es took on 29 April 1975 from UPI’s offices on the top floor of the Saigon Hotel which was several blocks from the Pittman Apartments. [People]
Here are some facts to clear up that poor job of reporting by the news media.
It was a “civilian” (Air America) Huey not Army or Marines.
It was NOT the U.S. Embassy. The building is the Pittman Apartments, a 10 story building where the CIA station chief and many of his officers lived, located at 22 Ly Tu Trong St. The U.S. Embassy and its helipad were much larger. The platform is the top of the elevator shaft for the building and was not designed as a helipad. [People]
The evacuees were Vietnamese not American military. Two high ranking Vietnamese where among those taken that day to Tan Son Nhut airport, General Tran Van Don and the head of the secret police Tran Kim Tuyen. Both immigrated to Europe and both have since died. [People]
The person who can be seen aiding the refugees was CIA operations officer, Mr. O.B. Harnage, who is now retired in Arizona. The pilots who were flying this helicopter, tail number N4 7004, were Bob Caron who lives in Florida and Jack “Pogo” Hunter who died in 1997. [People]
responder este comentário denunciar abusoRogerio,
o estudo e’ baseado em fato spor um professor da uiversidade da california de reputacao irretocavel.
Calro, voce pode citar outras opinioes, como eu mesmo falei.
Pode ate’ citar os “sabios do siao”. e dai?
Com quantos veteranos do vietnam voce ja’ conversou? Ja’ conehceu?
responder este comentário denunciar abuso” Viva Ho Chi Minh! Viva Giap!”
Gabhei o dia! Que piada!
Essa foi boa! Ainda tem gente assim no mundo!
kkkk
Como eu disse, aquela cena não aconteceu. Foi só impressão. Os 54 mil porcos imperialistas que morreram também foram só impressão. Aliás, o ar está melhor desde então.
Vou explicar Massaranduba: Ho Chi Minh e Giap botaram quente no r*** da canalha porca, assassina e calhorda estadunidense. Sifu. Tomaram. Perderam. Junto com vendidos como você.
responder este comentário denunciar abusoMais precisamente 58,148 herois deram a vida para voce poder ter a liberdade de hoje poder critica-los.
Entao hoje, antes de dormir, ajoelhe e agradeca a esses herois!
“Communist atrocities were so common that they received hardly any attention at all. The United States sought to minimize and prevent attacks on civilians while North Vietnam made attacks on civilians a centerpiece of its strategy. Americans who deliberately killed civilians received prison sentences while Communists who did so received commendations. From 1957 to 1973, the National Liberation Front assassinated 36,725 South Vietnamese and abducted another 58,499. The death squads focused on leaders at the village level and on anyone who improved the lives of the peasants such as medical personnel, social workers, and schoolteachers”
responder este comentário denunciar abuso“Medical personnel” equipado com band-aid para pessoas queimadas por agente laranja, que maravilha.
responder este comentário denunciar abusoMarcio, caia na real:
você não apresentou fatos, apenas apresentou como os fatos foram vistos pelo ilustre desconecido “Douglas Pike”. Uma única opinião de uma americano obscuro que procura visibilidade com afirmações descabidas, e a história do mundo foi reescrita?! Os EUA perderam de forma humilhante.
Depois vem a explicação para a foto do Bell Huey. De fato não foi na embaixada, mas certamente não pode ter sido de um prédio de 10 andares como você afirma uma vez que copa de árvores aparecem nela.
Veja a foto em http://gigapica.geenstijl.nl/2009/05/vietnam.html ou em http://news.bbc.co.uk/2/hi/8051650.stm
responder este comentário denunciar abuso“o estudo e’ baseado em fato spor um professor da uiversidade da california de reputacao irretocavel.”
Não significa muita coisa, Márcio. Existem até “estudos” de professores de universidades que afirmam que o criacionismo é uma verdade absoluta.
responder este comentário denunciar abusoDino,
Você não passa de um cão da idade da pedra!
Aí aí aí
Caro Marcos Guterman,
Você publica agressão gratuita? No meu entender, o comentário de Márcio não diz respeito ao post, nem sequer apresenta novas ideias para se debater, ele simplesmente agrediu outro comentarista, e você, ainda assim, publica a agressão. Por que? Só porque a pessoa agredida (Dino) criticou e discordou da sua opinião?
Permita-me dizer, meu caro Guterman, que apesar de discordar de muitas (quase todas) suas opiniões, você é o jornalista de direita (sem ofensas, são só as suas opiniões e o seu posicionamento, do meu ponto de vista) mais respeitável do Brasil (pelo menos que eu conheça).
Caro Cristiano
Não sou “de direita”, embora eu não ache que isso seja um crime ou uma maldição. Mas muito obrigado pelas gentis palavras.
responder este comentário denunciar abusoE este seu post é claro, sucinto, corajoso e, até para mim, expressão da realidade.
Hugo
Ele ofendeu primeiro:
“esse é um comportamento padrão dos marines”
Essa e’ uma ofensa aos Marines como um grupo. Generaliza a ação de alguns. Tenho vários muito bons amigos marines, nossos filhos brincam juntos, as famílias são exemplares.
Desta forma senti extremamente ofendido por uma mentira.
Obrigado,
Atualização: O departamento de estado dos EUA considerou que os “parece ser”, são realmente fuzileiros estadunidenses e os “supostos” foram considerados presuntos afegãos. De tal maneira que o “suposto parece ser jornalista” já está autorizado a suprimir estas palavras do texto…
Jornalismo sério é isso aí…
Ultima noticia: O governo da França passou a considerar crime qualquer pessoa que negar o genocídio dos filipinos perpetrado pelos EUA, nesse episódio as Filipinas perderam mais de 1 milhão de habitantes 10% de sua população a época, quase todos civis, não houve praticamente mortos militares 16.000 ao todo, a ordem do general Jacob Smith era matar todos acima de 10 anos, os métodos era tortura, estupro em massa, fuzilamento, campos de concentração em que a taxa de sobrevivência era menor que a dos futuros campos nazistas. Mas nesta mesma época os terríveis Turcos Otomanos dizimavam de fome um pouco menos que isso de armênios, mas ninguém fala nisso, todo mundo só lembra do genocídio dos filipinos. Detalhe interessante é que os americanos nunca declararam guerra as Filipinas apesar de dizimar 10% da população daquele país. Na verdade era para não pagar os direitos de veteranos de guerra ao soldados retornados.
Pô gente o que é um xixizinho? Os caras são facínoras históricos, novidade é o método de noticiar,
esperar a afirmação do departamento de estado dos EUA para retirar covardemente o “suposto” e o “parece ser” do texto. Isso é repugnante de verdade, prefiro mil vezes o Diogo Mainardi, o Tio Rei e o Olavão, esses pelo menos não apagam texto…
Sera’ que farao o mesmo com os brasileirso por causa da guerra do paraguai, onde 90% da populacao masculina paraguaia foi morta, incluindo criancas, pelas tropas brasileiras????
Brasileiro muuiiiiito bonzinho!
Como e’ mesmo o team da ROTA, que o pessoal da periferia fala?
acho que e’: A ROTA nao perdoa, mata!
A diferenca e’ que os militares serao punidos, como foram em Abu Grabi, , mas os daROTA continuarao matando!
responder este comentário denunciar abusoMarcio os de Abu Ghraib pegaram 6 meses de detenção, bela punição não???a ROTA é em muitas ações tresloucada, racista, elitista e cruel e isso está errado e o Brasil cometeu um genocidio quase absoluto na Guerra do Paraguai e isso foi tão traumatizante que desde aquela época brasileiro pensa até o último momento em entrar em outra (Itaipu é muito pouco de retorno perto das maldades que fizemos!)…já os EUA já dizimaram tanta gente e a sede por sangue continua e jornalistas para apoiar não faltam!!!!OS marines que você conhecem querem só o green card ou são ideológicos mesmo??
responder este comentário denunciar abusoAmericanos como sempre: Imundos e beirando a loucura.
A maior ofensa ao Guterman foi do Cristiano ao chamá-lo de jornalista.
E voce que nem nome tem! covardao!
responder este comentário denunciar abusoUm erro não justifica outro, se os Talebans, matam e barbarizam, os americanos não ficam nem um pouco atrás, aliás matam com armas de fósforo, napalm e etc, até números muito mais significativos. afora as masmorras da democracia espalhadas pelo mundo.
Agora, urinar sobre cadaveres, não só é humilhante e desrespeitoso (em qualquer cultura) como é burrice, os idiotas (mijões) não se dão conta que podem estar condenando seus próprios companheiros que eventualmente sejam capturados, a um morte sumária, brutal e possivelmente precedida de tortura bárbara, por conta de suas “bricadeirinhas” adolescentes idiotas de querer simplesmente humilhar os inimigos mortos por suas tropas …
Meu comentário está aguardando moderação desde ontem, gostaria de saber o motivo. Há comentaristas aqui que estão tentando me ofender gratuitamente e o comentário é publicado, existe até quem supostamente diz me conhecer e publicar detalhes da minha suposta vida pessoal não sei com qual objetivo e por que isso é permitido, como o próprio bloguista admoestou um comentarista, o assunto aqui, é o xixi estadunidense e o Taleban.
Uso fatos históricos facilmente comprovados, podem até ser repugnantes, mas os fatos são comprovados, fontes sérias, não uso copie e cole de sites altamente duvidosos.
Gostaria de saber se o Sr. Guterman é incapaz de explicar sua submissão ao escrever e usa de algum tipo de tropa de choque de admiradores(ras) incondicionais para defende-lo?
Se demorasse um pouquinho mais para atualizar o texto ia parar na coluina do Carlos Brickman no Observatório da Imprensa.
Perto do genocídio de Hiroshima e Nagazaky esse evento parece quase nada.
La’ vem o Rogerio com a essa historia outra vez! Nem memso os japoneses pensam como voce!
Vai falar da guerra do paraguai que foi muito pior!
“Nem memso os japoneses pensam como voce!”
Márcio,
Não sei o que pensam os japoneses, mas isso jamais vai mudar o fato de que os americanos jogaram uma bomba atomica, de manhã, sem aviso, de forma premeditada, sobre alvo civil, matando milhares de pessoas entre elas crianças.
Esse é o fato, podemos ate argumentar que os japoneses não iriam se render, que morreriam mais gente e outras falácias, mas o fato não podemos remover da história.
Admita teimoso! hehehehe
A guerra do Paraguai também foi mais uma vergonha da história.
Rogerio,
” o fato de que os americanos jogaram uma bomba atomica, de manhã, sem aviso, de forma premeditada, sobre alvo civil, matando milhares de pessoas entre elas crianças.”
Agora eu concordo. Estes sao os fatos.
Mas nao foi genocidio, foi guerra.
Mas me fale, meu amigo, se voce estivesse em guerra voce avisaria seu inimigo com antecedencia que iria acontecer um ataque? huuuummmm?????
“Mas me fale, meu amigo, se voce estivesse em guerra voce avisaria seu inimigo com antecedencia que iria acontecer um ataque? huuuummmm?????”
Guerra?
Crianças, mulheres, velhos e etc, civis desarmados em uma cidade, estão guerreando? são inimigos?
Mesmo num campo de batalha se o inimigo abaixa as armas e se entrega não pode ser morto.
Civis desarmados em seu próprio país não são guerreiros e não estavam oferecendo qualquer perigo aos americanos.
Mas admito que exagerei no termo. Genocídio seria motivado por razões étnicas, e não foi o caso, talvez crime de guerra ( ou qualquer outro tipo de crime bárbaro )seja mais adequado.
Não podemos considerar como um ato normal de guerra, somente se considerarmos que na guerra vale tudo.
Pode ser que, num futuro n@o muito distante, defequem nos mariners. Quem planta colhe…
Há uma guerra, gente se matando, gente morrendo, e parece que o mais importante é o “desrespeito com os cadáveres”.
Bem, já tivemos o “Estupra mas não mata”, agora temos o “Mata mas não urina em cima”.
Como se fosse possivel esperar um comportamento civilizado nas guerras, se não se tem nem mesmo um comportamento civilizado pelos comentáristas neste blog?
Continuo a ficar impressionado pelo nível de ódio que fica demonstrado nos comentários.
Se fosse ao contrario? Um Taleban urinando no cadáver de um mariner?
Você também diria que eh normal porque e guerra?
Extra , extra : “Gutermam quer tornar o xixi dos fuzileiros navais americanos potável ” .
Extra Extra, M o h a m a d nao estudou interpretacao de texto na escola!
responder este comentário denunciar abusoExtra , extra, super extra : Marcio ainda não sabe o significado das aspas .
responder este comentário denunciar abusohttp://i-love-cartoons.us/snags/clipart/Hanna-Barbera/Dino.php
E o cinismo da mídia?
Aqui está o link para o vídeo de como os americanos urinaram barbaramente nos jihadistas, e outro vídeo mostrando como os jihadistas degolaram um prisioneiro americano. Isso ninguém fala. Ninguém mostra. É politicamente incorreto.
Lucas
Uma coisa de cada vez.
Mas a maioria dos anti americanos falam por puro preconceito sem conhecer os gringos.
Fique certo, que embora a justiça seja falha, todos os casos de militares dosa da lei são apurados e , quando se tem evidencia , são levados a julgamento.
O caso dos milhões terá julgamento se provado. Você não conlui culpa antes da certeza do crime. Porísso o guterman que e’ um jornalista idôneo e de caráter irrepreensível, escreveu como possível até que fosse confirmado. Note que após a confirmação o texto mudou.
Finalmente o Abu grani e’ mais um boato sobre impunicao. Inclusive um general foi punido.
“The United States Department of Defense removed seventeen soldiers and officers from duty, and eleven soldiers were charged with dereliction of duty, maltreatment, aggravated assault and battery. Between May 2004 and March 2006, eleven soldiers were convicted in courts martial, sentenced to military prison, and dishonorably discharged from service. Two soldiers, Specialist Charles Graner, and his former fiancée, Specialist Lynndie England, were sentenced to ten years and three years in prison, respectively, in trials ending on January 14, 2005 and September 26, 2005. The commanding officer of all Iraq detention facilities, Brigadier General Janis Karpinski, was reprimanded for dereliction of duty and then demoted to the rank of Colonel on May 5, 2005. Col. Karpinski has denied knowledge of the abuses, claiming that the interrogations were authorized by her superiors and performed by subcontractors, and that she was not even allowed entry into the interrogation rooms.
Cara eu li em um texto deixado por um comentarista do blog do Chacra que eles ficaram presos seis meses, sinceramente não me lembro da fonte, mas você também não põe a sua não é, 2 soldados pegaram 3 e 10 anos e não teve redução de pena? e o coronel tadinho… não sabia de nada!!PS: gostei da charge do dino, também não gosto de quem não põe nome, mas respeito!PS2:quem sabe o nome dele é dino já parou para pensar nisso?Não sou antiamericano, mas aqueles que são contra um sistema público de saúde ou apóiam a prisão de imigrantes ilegais ou ações militares como a do Iraque não têm o meu respeito!!Ou votam em Bush filho, se bem que foi a minoria não é?Ou seja, os bushistas contra Al Gore eram minoria, porém a exceção tornou-se regra, fazer o que?São as brilhantes regras eleitorais da segunda maior democracia do mundo!!!PS3: Obama: marionete alegre do mainstream bélico!!!
márcio respondi outras afirmativas suas acima, leia-os por favor e vamos ao debate!!
Márcio sua opinião (que é doxa, não é aletheia e nem epistemé) sobre a Guerra do Vietnã lembra-me um “socialista” dizendo que o stalinismo não matou nos gulags!!
Lucas,
Só solicito que não entre nestes discursos antiamericanos. Coloque as situações no contexto histórico.
Tenha bom senso ao analisar os fatos. E acima de tudo distancie- se dos boateiros.
Este jornalista e’ um dos melhores, e’ ótima referencia, e eu nem o conheço!
Embora você tenha colocado até no título do texto postado, onde está o “cinismo” do Taleban? Nada sobre ele no texto. Ou você considera a atitude destes 4 soldados “edificante”. Cinicamente, ou não, o Pentágono a e governo dos EUA não considerou edificante. Vastamente ao contrário.
AAC,
O Bell Huey tem uma altura aproximada de 4 metros.
Voce vai na fotografia que voce mesmo referenciou pega uma regua e faca um escala. Assuma que cada andar de um predio, tipicamente mede nao mias que 3 metros. Talvez menos.
Segundo Douglas Pike era um professor renomado que estudo ate’ mesmo em Berkeley.
Para escrever estes fatos ele acumulou uma colecao de 7 milhoes de documentos.
Se voce acha que foi uma humilhante derrota essa e’ uma opiniao que voce tem o direito de ter. Como disse, os herois morots em batalha garantem a voce hoje este direito d eopiniao.
Voce nao tem direto de duvidar das qualifcacoes do Professor Pike, sem alguma evidencia solida deque ele mentiu ou fabricou seus fatos. Isso nao e’ elegante.
Finalmente, voce conhece, ja’ conversou com ao menos um veterano da guerra, de qualquer lado? Voce ja’ conversou, trabalhou, foi vizinho, foi a escola com um vietnamita?
Por ultimo, obscuro e’ voce….nem nome tem! Deve se rum “drone” anti-americano que vai em blog para espalhar boatos.
E se fosse Hitler urinando sobre suas vítimas ?
Que pergunta idiota, meu Deus.
responder este comentário denunciar abusoMais uma guerra que os brilhantes, heróicos e dignos soldados americanos perderam.
Pelas minhas contas estão:
a- 2a guerra mundial ganha pelos russos, os americanos foram lá passear na França.
b- guerra da Coreia, perderam
c- Vietnan perderam, saíram heróicamente pelo telhado da embaixada em Saigon
d- Kuwait e Iraque perderam ou não conseguem ganhar
e- Afeganistão perderam, é sempre bom dar uma mijadinha antes da viagem de volta.
Isso para não falar em Cuba que esta embaixo do nariz dos “gringos” e Viva Fidel!
Posso ter o direito de ser cristã? Obrigada.
Jesus disse “amai-vos uns aos outros” não foi pra fazer piada.Ele sabia que somente o amor pode resolver problemas,acalmar dores,sufocar revoltas,e muito mais.
Nós é que não sabemos de na-da.
Basta de guerras e de se falar em guerras,pra não atraí-las e não se perder a dignidade.
A questão é que os EUA gastaram até agora 3.7 trilhões de dolares no afeganistão e não derrotou o taliban, a guerra do vietnã custou 123 bilhões de dolares, ou seja a guerra do afeganistão custou até agora quase 25x mais.
Toda esta crise internacional financeira é por c ausa dos gastos de guerra, o taliban e o afeganistão tem uma vitoria infinitamente maior sobre os EUA do que sobre a URSS, a guerra dos anos 80 custou um “trocado” aos sovieticos a do EUA atual é a guerra mais cara de todos os tempos, só nesta guerra os EUA ja gastaram mais dinheiro do que nas duas guerras mundias juntas . A divida dos EUA que era 1 trilhão a 30 anos hoje é 15 trilhões e com os proximo vencimento vai a 60 trilhões de dolares (120 trilhões de reais) e isto é culpa da guerra do afeganistão (e iraque), o prejuizo que os afegãos deram é muito maior do que o que foi dado a URSS ou ao imperio britanico.
Se vc considera invadir um país, não derrotar seu principal inimigo , gastar 3.7 trilhões de dolares e falir sua economia como uma vitória então todos os conceitos de guerra devem ser refeitos.
Esse “mijo” nos afegãos é justamente para mostrar desrrespeito, ódio, ódio justamente porque o objetivo não foi alcançado se fosse, o cara matava e saia de la de cabeça erguida comemorando sua vitória mais não é isto que tem acontecido. Essa é a verdade, obviamente vc não vai ler sobre isto na midia brasileira ja que a mesma é altamente controlada pelos EUA, exceto algumas fontes da esquerda.
2012
2011
2010
2009
2008
Deixe um comentário: