Há quem diga que Bin Laden deveria ter sido capturado e levado a julgamento – ou num tribunal internacional, ou numa corte americana. Dizem que Bin Laden poderia dar informações importantes para “salvar vidas inocentes” e que seu julgamento seria a reafirmação dos mais caros valores democráticos ocidentais.
Em primeiro lugar, parece haver uma certa inocência em acreditar que seria possível obter de Bin Laden alguma informação relevante para “salvar vidas inocentes”. Quando muito, o terrorista usaria o tribunal como palanque político, como fizeram Adolf Hitler em 1924, Slobodan Milosevic em 2002 e Saddam Hussein em 2005. Até sobre aquecimento global o terrorista vinha falando ultimamente.
Mesmo quem defende que Bin Laden fosse julgado, para “experimentar” o sistema de um Estado de Direito, sabe que tudo talvez acabasse sendo apenas um show, como foi o julgamento de Adolf Eichmann. Como se sabe, o burocrata do genocídio dos judeus da Europa foi capturado pelos israelenses quando desfrutava de tranquilo exílio na Argentina, em 1960, e levado para um tribunal em Jerusalém. Tudo estava de acordo com o figurino: havia um juiz, um promotor, advogados de defesa e testemunhas, além, claro, do réu. O que se viu, porém, foi um teatro montado pelo governo de Ben Gurion com um único objetivo: mostrar ao mundo que os judeus deixaram de ser as vítimas passivas e tornaram-se capazes de cuidar de seu próprio destino, o que inclui enfrentar seus piores algozes, de modo a não deixar dúvidas sobre sua resiliência pós-Holocausto.
Assim, o julgamento de Eichmann, cujo desfecho era absolutamente previsível, foi o palco por onde desfilaram os testemunhos necessários para caracterizar o Mal contra o qual os judeus, representados por Israel, passariam a lutar com todas as forças – isto é, a ameaça existencial. O mesmíssimo Israel que julgou Eichmann foi capaz de caçar os palestinos responsáveis pelo massacre de atletas israelenses em Munique, em 1972. A reação foi diferente, mas a natureza da mensagem israelense permaneceu a mesma: a de que os inimigos mais ferozes dos judeus, que agiram sem constrangimentos durante tantos séculos, não poderiam mais dormir sossegados.
Do mesmo modo, no caso de Bin Laden, em vez de servir de exemplo de como a democracia ocidental funciona, o julgamento do terrorista seria uma encenação – já que, afinal, a sentença estaria decidida antes mesmo de a primeira sessão começar. Podemos especular que essa encenação serviria para provar os altos valores americanos, capazes de dar um julgamento “justo” mesmo a seu pior inimigo. Obama, porém, talvez tenha concluído que os EUA afinal não têm necessidade de provar nada a ninguém e preferiu a via rápida, isto é, a execução sumária – que também não deixa de ter a força de uma clara mensagem aos terroristas: a de que os americanos não hesitarão em liquidá-los se tiverem oportunidade, porque eles afrontam os princípios mais caros à civilização ocidental.
Para resumir, o julgamento de Bin Laden teria ocorrido se o mundo fosse um lugar perfeito, sem contradições nem circunstâncias excepcionais. Mas o mundo não é um lugar perfeito.
Esse texto é digno do Xerife Bush e seu clã. Um pequeno detalhe: o mundo não é o “far west”; mas acho essa visão interessante na medida que, para o Xerife enforcar tantos “foras da lei”, será necessário arborizar o mundo. Teremos aí uma alternativa para o excesso de carbono na atmosfera. Ou seja, há males que vêm para o bem.
Fizeram o certo!
Obama não decide nada na terra do Tio Sam.
Quem manda lá são outros e seguem a lei da selva.
A democracia acabou na terra do Tio Sam.
.
_______________________________________________
.
Se Bin Laden fosse julgado no Brasil qual seria a pena?
.
_______________________________________________
.
a) Prestação de serviço à comunidade ou a entidades publicas.
b) Prestação pecuniária ou cestas básicas.
c) Limitação de fim de semana.
d) Interdição temporária de direito.
e) Suspensão da CNH com curso de reciclagem, a distância ou presencial.
.
_____________________________
.
Eu diria alternativa e)…..
responder este comentário denunciar abusof) Viria para o Brasil juntar-se a Batisti.
responder este comentário denunciar abusoDeveriam mandar apedrejar ele no Irâ.
Acho que um balaco no meio da testa foi um bom julgamento.
Agora os terroristas aprendem.
E pra’ quem acha que eles nao tem medo d emorrer, o covardao bin laden demostrou a valentia ao se esconder atras d euma mulher.
E você acredita mesmo nisso ? Certamente, a mulher teria morrido, não ?
responder este comentário denunciar abusoNão houve morte de MULHER no assalto à casa de Bin.
Informe-se.abraços
Corrigindo, foi baleada
responder este comentário denunciar abusoEu creio, prezado Guterman, que o próprio horror provocado pelos atentados contra pobres civis indo para o trabalho, assim como nos trens de Madri, por si só já são o alvará de autorização para a matar esta coisa inominável. O cidadão não merece ter seu nome citado para não criar lenda….
“a de que os americanos não hesitarão em liquidá-los se tiverem oportunidade, porque eles afrontam os princípios mais caros à civilização ocidental.”
Na verdade Bin Laden afrontou os EUA e estes demonstraram como sabem bem manejar seus “caros princípios” para agir num mundo imperfeito.
É uma boa tese Guterman, mas não é nova, parece que Maquiavel já falou algo a respeito heheheh.
O problema do texto, ao meu ver, é tentar fazer com que coexistam princípios democráticos com pragmatismo, o que é impossível, ou seguimos o princípio ou as vantagens que cada situação pode oferecer, pode ser que em algum momento estes sejam incompatíveis.
Vejamos um pequeno exemplo, o direito brasileiro não permite o uso de provas obtidas ilegalmente, assim uma gravação com a voz do réu confessando o crime não é aceito como prova.
Se avaliarmos de forma prática, é um absurdo, soltar um assassino confesso.
No entanto, o Estado não pode utilizar métodos ilegais para a execução de seu papel, a aplicação de princípios, sempre, no todo, e no longo prazo é uma garantia fundamental para todos os que vivem sob a proteção deste estado democrático. O contrário, basear-se em ponderações de ordem prática, obviamente é o que vem sendo utilizado desde as cavernas, até antes, a própria vida na sua luta darwinista, evolui desta forma.
Essa é a questão, os EUA tem os seus inimigos, Bin Laden era um cara perigoso e etc e tal, mas não dá para defender valores simplesmente quebrando-os.
Mas há também que se ponderar que em certas situações devemos relativizar um princípio para inclusive sobreviver.
A questão do assassinato seletivo, para Israel, por exemplo, poderia se afirmar ser mais justificável, pois nesse caso específico, o problema da segurança de seus cidadãos e da própria existencia são reais. Um país cercado por forças beligerantes que assumem querer a sua destruição, os constantes ataques terrorista, de foguetes e as constantes pressões geopolíticas, é bem diferente, nesse caso. Não é preciso para avaliar essa situação entrar no mérito da questão do direito da posse da terra e etc, pois essa história vai longe e é impossível julgar absolutamente.
Mas pelo menos neste ponto da segurança e da luta contra o terror há argumentos mais importantes e convincentes a serem feitos pelos israelenses.
Já os EUA, sofreram retaliações devido à suas ações no Oriente médio, um lugar distante de seus país, que nunca afetou a segurança de americanos, os interesses nesse caso são bem mais “supéfluos”.
Então vemos que no final das contas quem provocou essa guerra ao terror foram os próprios americanos, quando intrometem-se em assuntos alheios aos seus interesses. Claro que toda essa geopolitica é necessária para o imperialismo. Se é importante manter esse status, dado as imperfeições do mundo real, há que se reconhecer e aceitar os perigos inerentes ao papel desempenhado.
Vou parar por aqui, senão vou acabar justificando o uso da força americana, esse assunto sobre o equilibrio entre um idealismo e o pragmátismos é bastante pantanoso hehehehehe.
Caro Marcos,
não é que o Obama “tenha concluído que os EUA afinal não têm necessidade de provar nada a ninguém”. É que os EUA não têm é ascendência moral para provar alguma coisa para alguém.
Quem nao tem Moral sao aqueles que querem e pensam que com o terrorismo
podem vencer a aqueles que nao concordam com suas ideias IDIOTAS.
Isto e IMORAL.Portanto se tem um Pais que tem muita moral aqui e os
Estados Unidos,porque na hora do vamos ver,SEMPRE sao eles que estao a
frente,e os outros ficam olhando.E depois criticam,o que e muito facil,nao e?
Exatamente como voce sentadinho ai esta fazendo.Quero ver voce na frente
de um batalhao para ver a sua reacao.Isto e uma licao de MORAL.
O Fabio está certo de defender cegamente os EUA, também Israel tem tudo dado pelos EUA e sem ele srael nem existiria. Tem que defender o patrão.
responder este comentário denunciar abusoEu queria que ele tivesse falado sobre suas relaçoes com o governo americano antes do 11/09 e porque o traiu.Eu queria que ele tivesse mostrado ao mundo o que significa seu ódio ao ocidente e aos valores ocidentais, e se aquele atentado monstruoso foi um acerto de contas pessoal ou nao. Mas se nao ia falar nada,entao está bom,podem jogá-lo no mar e rezar por ele.O que virá depois, poucos sabem.
Todas as religiões devem ser RESPEITADAS. O fato de eu ser Cristão não me dá o direito de recriminar os que usam turbantes e/ou cobrem a cabeça e o rosto, ou ainda repudiar aos que usam chapéus e roupas pretas e costeletas longas nem aqueles que usam túnicas laranjas e cabeças raspadas. O fato a ser repudiado é o de usar as religiões para “guerrear” com alguem, feito foram as cruzadas em épocas medievais. A reciproca é verdadeira, um(a) Cristão ao chegar em qualquer país cuja predominancia é de religião diferente, estes tambem não devem obrigar a que se aja conforme as suas religiões.
Será?… Pelo que tenho observado, religiões têm sido combustível para guerras e conflitos. Se sou religioso, a minha, necessariamente é a boa, a sua, no máximo tolerarei e, no mínimo, te mandarei bala. Ou, se preferir e acreditar, o mandarão para o inferno ou ao paraíso – talvez, com 70 virgens ao seu dispor (?). Depende da sua fantasia religiosa.
responder este comentário denunciar abusoReligioes devem ser respeitadas,desde que nao a utilizem para fins TERRORISTAS
se fui bem claro.O que eu perguntei uma vez em um outro blog e me responderam
futilmente e o seguinte:
-Porque os terroristas antes de se explodiren ou explodirem alguem,especialmente
os Muculmanos citam palavras do Alcorao? Qual e o sentido? Das virgens prometidas? Ou da purificacao dos seus corpos inuteis? ou da Alma que nao
existe? Ou eles vao pro inferno daonde eles pertencem?
Eu nunca vi um cristao se explodir e falar em nome de Jesus.Nem um testemunha de Jeova,e muito menos nenhum judeu,mesmo porque na religiao judaica e proibida
tal pratica.
As guerras sempre foram cristãs ou muçulmanas. São estas as religiões bélicas.
Ademais, concordo com a máxima: matar para lutar por um ideal não é lutar por um ideal, é matar.
responder este comentário denunciar abusoLeia o Antigo Testamento e vc concluirá que o povo judeu, em termos de “belicosidade”, também não foge à regra. Inclusive, embora seja a opinião de um leigo, acho que os judeus tinham que ter resgatado a verve guerreira de seus antepassados e partido prá cima dos nazistas. Acho que foram muito passivos para o “matadouro”.
responder este comentário denunciar abusoSr. Bispo;
Além do óbvio, o sr., quis dizer mais alguma coisa. O que seria?
Prezado Marcos,
Primeira questão: O julgamento contra o carrasco nazista em Jerusalém. O governo israelense queria demonstrar a sua força ficando em segundo plano a natureza do crime: CONTRA A HUMANIDADE. H. Arendt percebeu a farsa, todos perderam inclusive o judaísmo.
Segunda questão: ao reviver o Velho Oeste piorado (procura-se morto ou morto), os EUA mais uma vez, em minha opinião, como liderança ocidental, errou. A moral, mais uma vez, foi relativizada. São tempos obscuros estes em que se vangloria-se a vingança, revive-se o ódio e esquece-se possíveis causas, onde jovens universitários bem nutridos dançam e cantam sob efeitos de engendros psicológicos tão maléficos, que não podemos chamar de sentimentos.Acerta-se a conta com o bandido mas não com a história.
O problema não nasceu no 11/09 de 2001. Houveram outros 11/09 como bem sabe o Chile e tantas familias destroçadas no mesmo OM ao longo do século passado.
Para mim, que sempre acreditei na força do estado de direito, na defesa da liberdade individual, que principia na de pensamento e na livre iniciativa, que tenho respeito e gratidão por inúmeros norte americanos que moldaram e nortearam os rumos da civilização ocidental, prevejo um futuro difícil pra esta grande nação do norte.
E muito agora perguntam: Agora que o bin Laden morreu os EUA irão sair do OM?
O que tem o Bin Ladem com o OM?.
Salvo suas bases ativas no Yemem o resto é balela.
Os americanos atualmente não parece que estão ocupando algum país do OM.
abraços
Cerca de 200 Bases militares no Bahren, Iemen, Arabia Saudita, Iraque…..
Além de Paquistão e Afeganistão que, geo-políticamente, falando podem se considerados OM.
…podem ser considerados países do OM.
responder este comentário denunciar abusoputz!
tem maluco que quer colocar Paquistão e Afganistão no OM.,geopoliticamente???
mais um pouco coloca as bases de Guam,Sicilia,etc…
ai meus sais!!!!
E para não ser tão furtiva a informação(sic)PODERIA DAR ESTE LINK DETALHADO de todas as bases,aeroportos,portos,etc AMERICANOS.
No próprio território e fora dele.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_United_States_Army_installations
Passe informação e links que prestem e não conversa mole,para isto tem os blogs anti-americanos,islâmicos,jihadistas,bolivarianos,etc…
abraços
O Bin.. esta muito feliz agora..
Conta com 70 capetas para ele sentar no colo..
Para mim, os americanos perderam por pouco a chance de darem um banho de civilidade, claro que o principal troféu, optou por resistir até o fim, e os impediu de conseguir o julgamento, o que seria o fecho de ouro de uma operação bem sucedida.
Afinal, a muito não se via uma operação americana tão limpa, eles foram lá, com a localização do inimigo,, com poucos homens (até onde sei, cerca de 80 soldados), engajaram combate, e provavelmente com 10% ou menos de baixas e a perda de um helicóptero, cumpriram a missão eliminando os inimigos e abatendo o alvo primário.
Não precisaram invadir um país (como de praxe), não exterminaram a vizinhança, não usaram bombas proibidas, até pouparam duas mulheres, agiram direitinho como bons meninos, cumprindo a sua missão.
Porém, se deixassem só os soldados falar, a coisa talvez ficasse melhor. Mas aí, os políticos entraram em cena e emporcalharam o que seria uma operação quase perfeita, levantaram um monte de versões estapafúrdias, visando desnecessariamente, detratar seu inimigo, mostrá-lo como vil e desumano. O resultado ? Foi a desmoralização do excelente trabalho de suas tropas que fizeram bonito no combate.
Pena também que o Sr. Obama não aproveitou para esfregar na cara dos republicanos o trabalho bem feito, afinal os caubóis tontos passaram 8 anos destruindo, a credibilidade americana no mundo, matando centenas de milhares de vítimas inocentes, gastando o dinheiro da nação enquanto enchiam os bolsos, inventando mentiras para rapinar outras nações. Já os democratas, foram lá, e mostraram que a coisa podia ser feita de forma melhor, e muitíssimo mais honesta.
O pior, é a existência de estrangeiros (americanoides) que chegam até mesmo a duvidar da importância do Julgamento que Israel impôs ao Sr. Eichmann, só para defender a falha americana em deter o Sr. Laden e levá-lo a julgamento. Oras, só não conseguiram, porque o Sr. Laden, preferiu morrer lutando, e isso os soldados americanos não podiam impedir ..
Bin Laden preferiu morrer lutando? Mas tem cada uma aqui.
Lutando? desde quando TERRORISTA luta? sao RATOS que se escondem
depois de defecarem,e so aparecem,quando aparecem, em videos ou fotos
escrotas.Lutando? ahahahahahahaha…….esta foi boa tambem.
Foi morto por um tiro que ele nem sabe daonde veio.Nao teve tempo para
soltar um PUM.
Sr. Fábio
Não digo que o senhor é de Israel, em respeito ao país. O senhor (pelo que diz) é claro prefere crer que assassinato é melhor que combate, interessante, não vejo muita diferença entre essa sua opinião e suas crenças quanto aos terroristas. Talvez se pudesse o senhor agiria exatamente como eles.
Devo lembrar que um helicóptero americano caiu dentro dos muros da casa onde o Sr. Laden foi morto, eu prefiro crer que ele foi abatido, do que crer que é um equipamento de péssima qualidade que “deu defeito” quando mais se precisava dele, talvez o senhor acredite que os americanos sejam burros e esqueceram de por “gasolina”, nesse caso até eu, acredito mais que o senhor na competência dos yanques. Assim sendo fica claro (ao menos para mim) que houve combate e que os que estavam na casa caíram lutando. O senhor aparenta preferir crer que foi uma execução, apesar do abate da aeronave americana. Se assim o for, o seu apreço pelas leis, é tão nulo quanto o daqueles a quem critica, e no fundo, provavelmente, o senhor seja tão “terrorista” quanto imagina serem, os seus inimigos ..
Marcos LS.desde quando matar terrorista e assassinato?
Os Americanos deram uma licao ao mundo de como tem que ser tratados
Ratos desta laia.E com um tiro na cabeca e jogado no esgoto.Ponto final.
Ninguem vai sair gritando pelas ruas com um corpo numa maca improvisada,
acabou o circo la mesmo.
Sr. Marcos L.S., é óbvio que os EEUU., jamais levariam o sr. Bin Laden a julgamento, porque simplesmente o sr. Laden, teria sido cúmplice dos EEUU., na guerra do Afeganistão com os russos. Foi incentivado pela gloriosa e brilhante CIA., a aglutinar os senhores tribais( os atuais talebans ) a resistir o ” ateismo marxista “, que pretendia eliminar o islamismo ortodoxo da região. A CIA., encheu os bolsos do Bin Laden, e forneceu armas modernas aos atuais talebans para expulsar os russos. A CIA., conseguiu o seu intento, mas criou um serial killer de primeira, dando um tremendo tiro no pé. O que aconteceu depois todos nós já sabemos. Sr. Marcos, já pensou o Bin Laden esbravejando em um tribunal americano, sobre seu passado comprometedor com os “boys” da agencia?
responder este comentário denunciar abusoBin Ladem ou qualquer outra pessoa que queira defender o seu ponto de vista está certo! Errado está na maneira de defender. O pressuposto de que qualquer religião do mundo defende a Bondade, a Caridade, o Bem estar seu e da família, e principalmente a Paz nos remetem a conjecturas de que TODAS estão certas através de caminhos diferentes e que o único errado é o ser humano que busca a defesa de seu ponto de vista, não pela razão e sim pela violência. O ser humano é tão estúpido que não consegue alcançar o raciocinio filosófico contido nas linhas religiosas.
Ainda bem que vc existe para nos mostrar o caminho.
responder este comentário denunciar abusoCara., voce é uma pessoa tão legal!!!!
responder este comentário denunciar abusoMarcos, raramente entro em sites para manifestar minha opinião pois normalmente leio os blogs em RSS readers.
Mas dessa vez não poderia deixar para trás. PARABÉNS por este texto, um dos mais (se não o mais) claros e realistas sobre a questão.
Abraços,
Juliano P.
A falta de um julgamento revela que existem homens ordinários e os extraordinários, esses últimos sendo os que tudo podem, pois tem o poder ou fazem as leis.
Não é assim que se deve agir, isso libera o terrorismo, pois na visão deles, os terroristas, terão o mesmo direito de agir na calada da noite e matar quem quer que seja, sem dar qualquer motivo ou explicação.
Por mais abominaveis que foram os atos de terrorismo, a reação mundial deve tentar ser civilizada, senão só se coloca lenha na fogueira.
Um julgamento, no caso de Bin Laden, poderia ser exemplar, ao mostrar, em detalhes o mal que foi feito, inclusive aos próprios muçulmanos, que em muitas vezes são discriminados, por conta de Bin Laden e sua corja.
No caso de Bin Laden, uma pena de morte já seria um premio para ele, e do jeito que fizeram, podem o tornar um martir naquela região.
Resumindo, os norte americanos erraram feito, se quizeram demonstrar força, foi ainda pior, pois o terrorismo não age como um exercito, vai agir de uma outra forma totalmente inesperada, é só aguardar para ver.
Abraços
Konstantin, os terroristas já agem assim. Na calada da noite….. sem aviso…. indiscriminadamente…. matando quem quer que seja….
responder este comentário denunciar abusoCaro Mario de Sampa.
Outros problemas sérios são:
1- Bin Laden foi morto mesmo? E o corpo?
2- Quem matou o Bin Laden??
Uma prisão e um julgamento público seria educativo para população mundial, pois além das atrocidades de Bin Laden, existiria a defesa que mostraria os podres dos norte americanos quando financiaram Bin Laden e o Taleban contra os sovieticos.
Minha opinião sincera – os norte americanos são tão terroristas quanto Bin Laden, mas tem o poder e domin am as leis, são hipócritas. Digo isso dos políticos e não da população, pois não há população ruim, há população manobrada.
Abraços
concordo integralmente. mas você não acha que agora vai ter muito mais atentados pelo mundo afora?
Acho que com a morte virão as retaliações. Mas se Bin Laden estivesse preso e sendo julgado, as retaliações seriam mais intensas no sentido de libertar o lider.
responder este comentário denunciar abusoSem pudor, ele fez o que achava melhor para seu povo. Assumiu para sí todas as consequências deste ato. Podemos condenar, discordar e contestar, mas ele fez simplesmente o que tinha que ser feito.
“São demônios, os que destroem o poder bravio da Humanidade. Viva Zapata! Viva Sandino! Viva Zumbi! Antonio Conselheiro, Lampião, sua imagem e semelhança. Eu tenho certeza, eles também cantaram um dia.”
- – - Chico Science – - -
O Obama fez o que tinha que ser feito.
Execuções sumárias deveriam ser rechaçadas pela sociedade sem nenhuma dúvida, sem pestanejar, já que a nossa escolha foi por um modelo de sociedade com base no Estado de Direito, democracias.
O Nobel Obama não duvidou em seguir o seu antecessor, que fez a tão famosa “Patriot Act”, e surfou nessa onda e foi mais longe ainda.
Agora discutimos não só execuções sumárias, mas também o uso da tortura, com os fins justificando os meios. “Por que não torturar já que o fim será algo bom?”, e vamos indo de marcha ré, voltando séculos no tempo. E quem discursa contra fica como o bobinho, que ainda não sabe que as coisas são assim, a vida é assim, e o que tem que ser feito, tem que ser feito!
A nossa sociedade está dormindo, obviamente não em berço esplendido, enquanto o modelo que buscamos para o Brasil é o mesmo da Europa e USA. E esses mesmos países ainda não fizeram seus julgamentos sumários aos responsáveis pelos milhões de desempregados que a crise gerou. Uma bala democrática na testa de cada infeliz desses, morte social pra eles, e que as celas frias sejam seus purgatórios.
-julgamento é um processo interessante que fica muito bem num tribunal de cinema, por as maos no inimigo é que faz a diferença. se ele nao explodir é claro.
Então, se você fosse o presidente dos EUA, bolaria um plano para invadir a casa e prender, pra depois levar a julgamento o terrorista que matou centenas de pessoas?! Olha, nem em filme do Bruce Willis isso dá certo. Mesmo o poderoso Rambo teria dificuldades em cumprir tal missão.
Guerra é guerra. A morte e o velório de um terrorista não significa muito, em nenhum sentido, muitos outros estão por aí e se o cara é capaz de explodir um monte de gente, certamente não faz questão deste cerimonial todo. Morreu… morreu (e sabe que ele deve ter ido satisfeito, virou o maior terrorista de todos os tempos).
Eu realmente me preocupo mais com as centenas de presos em celas superlotadas aqui no Brasil, vários até com direito à progressão das penas mas esquecidos oportunamente pelo estado e pela sociedade.
Este comentário é pro Kxorraum.
responder este comentário denunciar abuso
2012
2011
2010
2009
2008
Deixe um comentário: