ir para o conteúdo
 • 

Marcos Guterman

05.janeiro.2009 00:10:36

Usamos só 10% de nosso cérebro?

Dois médicos americanos, Rachel Vreeman e Aaron Carroll, publicaram no British Medical Journal uma série do que chamaram de “mitos médicos”, com o objetivo de “buscar a verdade científica”, aplicando-a à “sabedoria convencional”. A íntegra está em duas partes (1 e 2). Eis alguns exemplos interessantes:

1) Açúcar causa hiperatividade em crianças

“Independentemente do que os pais possam acreditar, o açúcar não pode ser responsabilizado pela perda de controle deles sobre os filhos”, disseram os médicos, acrescentando que nenhum estudo mostrou qualquer papel do açúcar nos distúrbios comportamentais.

2) Há mais suicídios nos feriados

“Feriados podem fazer surgir o pior de nós”, comentaram Vreeman e Carroll, mas isso não é o suficiente para fazer ninguém se matar, mesmo nos solitários dias das férias de inverno. Pelo contrário: as estatísticas mostram que há mais suicídios em meses mais quentes.

3) Manter a cabeça desprotegida faz o corpo perder calor

Basta a temperatura cair e o uso do gorro ou do chapéu se multiplica. Mas estudos mostram que o corpo não perde calor só porque a cabeça está eventualmente desprotegida. “Qualquer parte descoberta do corpo perde calor” de maneira proporcional, dizem os autores. “Assim, se estiver frio lá fora, deve-se proteger o corpo. Se você quer manter sua cabeça coberta, é problema seu.”

4) Comer à noite engorda mais

A comilança das festas de fim de ano deixa muita gente com peso na consciência. Afinal, diz a lenda que, para evitar ganho de peso, é preciso comer menos à noite. Mas isso não faz diferença. “As pessoas ganham peso porque consomem mais calorias do que queimam”, argumentam os médicos.

5) É possível curar ressaca

Todo mundo tem alguma receita para acabar com a ressaca. No entanto, não há nada na medicina que ratifique essa possibilidade. “A ressaca é causada pelo consumo excessivo de álcool. Assim, o modo mais efetivo de evitar a ressaca é consumir álcool com moderação, ou nem consumi-lo.”

6) Deve-se beber ao menos oito copos de água por dia

Trata-se de um exagero. “Estudos sugerem que é possível atender à necessidade de líquidos por meio de uma típica dieta de consumo de sucos, leite e mesmo café”, dizem os autores. “Em contrapartida, beber água demais pode ser perigoso – pode até matar.”

7) Usamos apenas 10% do nosso cérebro

É um mito antigo, “propagado por múltiplas fontes que defendem o poder da auto-ajuda e do desenvolvimento de habilidades latentes”. Os estudos mostram que as pessoas usam muito mais do que 10% da capacidade cerebral, dizem os autores. “Nenhuma área do cérebro fica completamente silenciosa ou inativa.”

comentários (61) | comente

  • A + A -
61 Comentários Comente também
  • 05/01/2009 - 08:18
    Enviado por: Anna H.

    Mas isso é o óbvio, se não quer ter ressaca não beba ou beba pouco ! Mas eu tenho uma solução infalível pra quem ronca : dar um pontapé na cama do desgraçado. Isto porque na internet encontro vários remédios,desde homeopatia até máscara ventilada, para os roncadores persistentes, e nenhum funciona pra valer. Então a saída tem que ser desagradável mas definitiva (igual a guerra em Gaza, segundo o “point of view” dIsrael).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 08:45
    Enviado por: am

    Nós quem, cara-pálida? O pessoal que vai atrás da picaretagem de auto-ajuda não usa nem 10% do seu cérebro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 09:13
    Enviado por: Lauro Almeida de Oliveira

    Qualquer criança do Morro do Salgueiro, na Tijuca, Rio de Janeiro-RJ, sabe mais que os dois aloprados que ganharam dinheiro para chegar a lugar algum. Se quem os patrocinou desse esse dinheiro aos asilos, estaria mais bem empregado. Para ler besteirol e criar beiteirol e É SÓ FALAR QUE PESQUISOU NO EXTERIOR E EM UNIVERSIDADE QUE … . FAÇAM ALGUMA COISA MAIS PRODUTIVA e mandem esses “dois” cientistas para África cuidarem de IDOSOS e CRIANÇAS DOENTES.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 09:15
    Enviado por: Graça Serrano

    O fato do cérebro funcionar integralmente não deve ser novidade, a questão principal é a consciência que temos dessa atividade/possibilidade, aí penso que retornamos a menos de 10%. A maior parte ainda é inconsciente ou não sabemos como utilizá-la.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 09:46
    Enviado por: Chi Qo

    Eu sempre falei para minha esposa que tomar 1,5 litros só de água é um exagero!!!
    >:(

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 09:49
    Enviado por: Rogério

    Que decepção, eu ainda tinha esperança de conseguir usar os 90 por cento usando alguma técnica infalível de auto ajuda hehehe.

    Há outros mitos que ainda perduram como por exemplo o da mulher que acaba de dar a luz não poder lavar o cabelo por quarenta dias, e tem gende que ainda acredita nisso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 10:38
    Enviado por: adilson

    é falsa a afirmação dos medicos quanto a cura da ressaca.
    Tem um remedio infalivel: mantenha-se bebedo com isto vc nao vai ter ressaca, basta continuar bebendo … bebendo e quando for sair nao dirija, ou ao menos nao caia numa blits que tenha bafometro se nao: sifu, como o Lula disse !!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 10:44
    Enviado por: Silvio

    Com relação ao item 4) Comer à noite engorda mais, há um equívoco.

    Comer à noite doces ou amido, impedem que se emagreça durante o sono. Neste período o organismo produz hormônio de crescimento, responsável pela síntese protéica, mesmo em adultos. Estando o sangue hipoglicêmico neste período, a energia necessária para este processo será buscada nas reservas de gordura, fazendo com que estas diminuam. Se o indivíduo ingeriu carboidratos antes de dormir, terá na corrente sangüínea substrato prontamente utilizável, evitando a queima das reservas.

    Logo, não é o caso de “engordar mais” por se alimentar à noite e sim perder uma excelente oportunidade de emagrecer dormindo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 10:48
    Enviado por: Ruy Gottardi

    Quantas pessoas houvirao dizer que tomar leite e comer manga poderiam morrer?
    Esse mito vem da epoca dos escravos…quando os portugueses como sempre miseraveis, nao queriam que os escravos tomasem leite e evenenavam um porcao de leite(devido que os escravos comiam muita manga) e morriam muitos escravos…para finalizar viro um mito…eu tomo leite e como manga…mas sem o veneno do portugueses…hahahahahahhah
    Ruy Gottardi

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 11:08
    Enviado por: Márcio Alves

    Vivemos numa sociedade cheia de mitos.
    As pessoas acreditam em muitas coisas absurdas, e são muito supersticiosas.
    Por isso igrejas que exploram estes medos, evangélicas e católicas, e que criam centenas de rituais sem sentido para tentar apaziguar esses temores, fazem tanto sucesso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 11:22
    Enviado por: O Templario

    Ola Gutemberg
    Os dois americanos estao certissimos.
    No caso de engerir bebidas alcolicas, e bom o consumo de agua com a bebida. Ajuda e muito.
    Sim, usamos muito mais de 10% de nosso cerebro. Mas nunca a capacidade total ou somente 10%..puro mito.
    Comer a noite engorda como comer durante o dia. O negocio e saber se alimentar.
    Certissimo quem disse e diz que devesse comer menas calorias que se queima.
    Outros mito tb assustam as pessoas.
    Um mito que devemos por atencao e comer muito e nadar.
    Ha uma explicacao medica para os que sao vitimas. Mas nao e uma regra.
    O mesmo, comer e tomar banho..Por favor. coma e tome um belo banho.
    nadar e diferente..leiam e aprendam srs Medicos de plantao neste blog.
    Bem, outros mitos e beber muita agua. Pode realmente causar problemas no organismo e ate se morre ..verdade.
    Sabe o que e verdade e nao mito?
    sopa de galinha para gripes e resfriados. Alias, para qq situacao na qual e necessario dedicarmos ao nooso sistemna de imunizacao.
    Galinha com pele e oque se deve usar.

    Bom Dia a todos os colegas drs do blog
    heheheheh

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 11:26
    Enviado por: Mensageiro do Apocalipse

    Um colega dos meus áureos tempos de faculdade falou que bebeu querosene quando era criança, pensando que era refrigerante. Então deve ser mito que beber querosene mata. (crianças, não façam isso em casa, essa tarefa só é realizada por pessoal altamente gabaritado)

    Em relação a suicídios nos feriados, faz sentido, porque geralmante o pessoal suicida é workaholic e só tem tempo pra pensar nisso nos feriados, se não estiver trabalhando.

    Açucar causa hiperatividade em crianças, pois basta elas verem uma barra de chocolate e já ficam agitadas e sem controle.

    Manter a cabeça desprotegida faz o corpo perder calor? Cabeçudo é você!

    Comer à noite não engorda mais, pelo contrário, emagrece e deixa em forma. Mas é um tema impróprio e pode ter criança no blog.

    É possível curar ressaca: Não há nada que o tempo não cure.

    Deve-se beber ao menos 8 copos de água por dia… Sobre esta recomendação o nosso presidente torce o nariz e responde: “Tá pensando que água é cachaça?”

    E eu só precisei usar menos de 10% do cérebro para chegar a essas conclusões.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 11:40
    Enviado por: Rodrigo C

    Nosso presidente deve concordar que não se use 10% do cérebro, é muito! Ele deve usar no máximo 1%! (rs).
    Quanto à bebida, também sigam o conselho do Lulla: bebam até cair, mas saiam com motorista. No dia seguinte, se continuar bebendo não ficará com ressaca.
    Essa pesquisa foi feita por aquele programa, os Caçadores de Mitos?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 11:44
    Enviado por: Kracker

    O comentário do Sílvio sobre comer a noite é absolutamente correto. Pode-se sim comer à noite, mas evitar alimentos ricos em carboidratos afim de se evitar o acúmulo de gordura. É pouco indicado que se faça uma dieta com ausência de carbs, mas os mesmos devem ser consumidos durante o dia, e através de fontes saudáveis (arroz integral, aveia, etc). O açúcar deve ser completamente evitado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 11:48
    Enviado por: Kracker

    “Quantas pessoas houverão dizer…” foi uma frase escrita pelos outros 90% do cérebro. Aliás, acho que esta é uma questão de interpretação. O que se escuta é que só usamos 10% da capacidade to cérebro, o que é diferente de dizer “só usamos 10% do cérebro”. Assim, dizer “usamos todas as partes do cérebro, mas desenvolvemos apenas 10% da capacidade total dele” passa a fazer sentido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:01
    Enviado por: rique

    Comida kosher faz mal para quem não é judeu.Trata-se de um mito,aquela comida,não pode fazer bem para ninguém.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:08
    Enviado por: Insólito

    Consultando o médico:

    Lula: alô, Dr. Roberto Kalil?
    Dr. Kalil: bom dia presidente, tudo bem com a saúde?
    Lula: tudo em perfeita ordem …
    Dr. Kalil: então, no que posso ser útil?
    Lula: doutor, desejava esclarecer uma dúvida…
    Dr. Kalil: pode perguntar excelência…
    Lula: como faço para utilizar 100% do meu cérebro?
    Dr. Kalil: mas qual a razão da pergunta presidente?
    Lula: se usando apenas 10% do meu cérebro eu já consegui 80%?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:19
    Enviado por: Fanfarrão

    Guterman e companheiros do blog,

    E aquela pergunta fatídica, e as mulheres, quantos % usam ?

    hahahahaha

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:24
    Enviado por: Renato

    Nos aqui no Brasil tivemos um exemplo muito bom que agua demais faz mal com aquele caso do guru que fez com que os seus discípulos tomassem cerca de 40 litros de água o que levou todos para o hospital.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:32
    Enviado por: Raquel

    Rs, rs, rs, insista nos diálogos Insólito!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:38
    Enviado por: luiz carlos castro vieira

    Gostei da reportagem , este é um assunto que deve interessar a todos , porque se matar no feriado , porque tudo aquilo que gostamos as vezes tem alquem falando que faz mal , curar ressaca é banho gelado , comer a noite é goludisse , cobrir a cabeça é medo de assombração , acredito que açucar demais , aqua beber demais faz mal , melhor mesmo é banho de mar , rio , ai sim pode usar de abundancia , até mais , um filiz ano 2009 .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:49
    Enviado por: Tips

    Se usamos 10% ou mais do cérebro naum sei…
    O que sei é que 99,99 % naum usam nem 1%.
    kkkkkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:51
    Enviado por: Sutter

    Apesar da opinião contraria do artigo acima eu emagreci 9 quilos não comendo a noite, tinha 107 e hoje tenho 98, não sei quanto a vocês mas não comer a noite emagrece sim pelo menos no meu caso, e alias a noite me parece que a fome é bem mais forte do que ao dia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:54
    Enviado por: junio luiz

    Existe também o mito que médicos e cientistas sabem a verdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:56
    Enviado por: Luiz

    O que???? Beber 2 litros de agua pode matar? Então meu primo está certo! Só bebe VINHO…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 13:01
    Enviado por: vitor

    ………GRANDE DESCOBERTA, BAH…, AGORA EU SEI QUEM USA SO DOIS PORCENTO DA SUA CAPACIDADE RACIONAL, SABE NAO?? ELE MESMO O PRESIDENTE DO BRASIL. AGORA CACHACA, ESSA E NAO SEI ELE RESPONDE…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 13:11
    Enviado por: cledson

    agente acha que para usar totalmente o cérebro é preciso ter controle racional de 100% das funções cerebrais, enganamo-nos, pois o cérebro é usado em 100% mas racionalmente controlamos em torno de 10% A 15%, aí nasceu o mito.
    O POVO AUMENTA MAS NÃO INVENTA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 13:43
    Enviado por: Marcos

    O Kracker acertou em cheio. Como cientista que sou, considero vergonhosa a má interpretação dos cientistas quanto ao uso percentual do cérebro, a questão não é, e nunca foi o quanto do cérebro trabalha, mas sim em que capacidade. Para quem não entende vou dar um exemplo simples: quando um carro está com o motor ligado, em geral todas as partes do motor estão em funcionamento, mas a capacidade só é revelada com o “pé no acelerador”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 13:56
    Enviado por: Rogério

    Essa da manga com leite é boa, quando moleque apostei com uns caras da rua que manga com leite não fazia mal. O Piranha apostou uma fita cassete do black sabbath, o sabotage, e um vinil do backman turner overdriver, eu nem lembro o que eu apostei, pois, claro, ganhei a aposta. Mas lembro como hoje eu o Piranha e o Maé na cozinha de casa, os caras insistindo para eu bater no liquidificador para fazer mais efeito ( se eu morresse não seria importante, o que valia era ganhar a aposta ).
    No final ficou em casa o LP riscado do BTO e a fita velha do Sabbath, e a certeza de haver quebrado mais um mito hehehehe.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 13:58
    Enviado por: Rogério

    Marcos

    Então por favor explica onde fica o acelerador, pois parece que eu só consigo pisar no freio.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 13:59
    Enviado por: Rogério

    Tá explicado então por que a loira balança a cabeça e joga o cabelo para o lado. Pra fazer o cérebro pegar no tranco hehehe.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 14:01
    Enviado por: josé wanderley caversan

    E quanto ao mito de que é possível resolver os problemoas das desigualdades humanas através de um sistema politico? Existe alguma prova cientifica de que isso é ou foi possível em algum momento?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 14:06
    Enviado por: vera lucia borghi

    Essas pesquisas são sempre muito interessantes, porém outros cientistas já devem estar se movimentando para desmentir tudo……………, antes que me esqueça: precisamos de todas essas descobertas para viver????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 14:20
    Enviado por: Rogério

    Então provavelmente essas diferenças de Q.I (que na verdade não significam muita coisa), devem estar relacionadas com a capacidade de o cara usar o cérebro, provavelmente há o fator genético ( alguns já nascem com uma aptidão mais acentuada para pensar ) e adquirido, entrar em contato com desafios estimula de alguma forma a melhor utilização das conexões entre neurônios somado ao fato que se tivermos mais informações para associar teremos muito mais elementos para aprofundar os resultados baseado na mesma lógica.
    Segundo Piaget ( deve estar ultrapassado, mas foi o livro que o dinheiro deu para comprar no sebo ) o conhecimento é formado através de interações entre o meio e o cérebro ocasionando mudanças plásticas nas conexões. E se pensarmos naquelas imagens tomográficas que demonstram a excitação de áreas do cérebro que estão sendo utilizadas, podemos concluir que o conhecimento e a inteligência, ou as emoções, o seu processamento pode estar localizadas em centros específicos.
    Digo podem pois pessoas que sofrem perda de massa encefálica podem apresentar perda de memória ou redução na capacidade de raciocínio, podendo melhorar ou mesmo recuperar arquivos com o tempo sugerindo que não há simplesmente áreas estanques no cérebro.
    Por favor não levem a sério estou apenas especulando, no entanto acredito que realmente não utilizamos toda a capacidade do cérebro, pois se há pessoas com memória prodigiosa e um raciocínio mais rápido e profundo pode significar que estes aprenderam de alguma maneira a otimizar o uso do cérebro levando-se em consideração que não há diferenças significativas morfológicas entre cérebros distintos, o segredo deve estar nas conexões, na forma como as utilizamos.
    Talvez seja possível exercitar o cérebro para otimizá-lo, porém considero uma perda de tempo pois o que temos em mão já e suficiente para levarmos nossa vida com sabedoria, melhor seria treinarmos nossas emoções, estas sim podem definir o destino das pessoas já que a maioria de nossas ações fazemos baseado também nelas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 14:27
    Enviado por: Rogério

    José wanderley

    Não tenha dúvidas disso, um sistema político pode fazer uma grande diferença, apesar dos fatores econômicos serem o grande motor do crescimento material de uma sociedade, a política é a única forma de regularmos as ações humanas em uma sociedade, acredito que a política e a economia são manifestações inerentes ao animal humano, se pensamos e falamos, logo, somos políticos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 15:04
    Enviado por: Wilson Rocha

    Acredito que não usamos somente 10% de nosso cérebro. Acho que algumas pessoas usam até menos que isso, mas pessoas inteligentes e gênios usam muito mais.
    Em relação à comida eu concordo, acho que o importante é a quantidade e não a hora de calorias consumidas.
    Quanto à quantidade de água acho relativo, pois num dia quente perdemos mais líquido em forma de suor, enquanto que num dia frio perdemos mais em forma de urina, ou seja, estamos sempre expelindo as impurezas do corpo. Portanto a água é essencial para este processo. Acho que mais ou menos 1,5l diariamente tá de bom tamanho, no verão um pouco mais. Mas não só água, um suco natural, uma água de côco… caem muito bem!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 15:48
    Enviado por: Florentina

    O marido da Anna H ronca e dorme em cama separada no mesmo quarto.

    Açucar é glicose e glicose é energia. Mais energia: criança mais ativa sim. Não é aconselhavel mas é.

    Há mais suicídios nos feriados. São dados. O clima é bem mais favorável para este tipo de decisão.

    Comer mais à noite pode até não engordar mais, porém comer menos à noite engorda menos.O Sutter é testemunha disso.

    A Melhor forma de se evitar a ressaca é consumir álcool com moderação. Estão certos.

    Sobre beber água demais pode matar, qualquer coisa demais pode matar. A esposa do Chi Qo sabe disso.

    Há pessoas que usam cerca de 13 a 14%. São os NERDS, porém sofrem algum tipo de transtorno.
    É fácil conhecer um nerd: ele tem gostos diferentes do seu; não se enquadra no seu grupo; acha que tirou 10 e não 9,9;não tem namorada porque elas não os aguentam;não gostam de futebol e outras coisas.
    Tem gente aqui metido a NERD. Acha que sabe tudo. Não vou citar o nome dele porque ainda não comentou neste post.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 16:27
    Enviado por: Lisa

    e eu continuo, passando embaixo da escada…..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 16:33
    Enviado por: Bete Brandão

    Parabêns ao senso de humor, epecial ao mensageiro apocalipse, ao fanfarrão e ao Junio Luiz que fechou com chave de ouro, quando cita que o existe também o mito que médicos e especilistas sempre sabem a verdade. Demais, rsrsrrsrs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 16:44
    Enviado por: Leoncio

    É isso aí, se for dirigir, não beba, se for beber, me chame.

    E tem aquela tambem da desculpa do bebado que diz que ficou mal porque misturou bebidas. O cachaceiro toma meio litro de pinga, dois copos de conhaque, tres de uisque e oito latas de cerveja e depois a culpa é da mistura… Ah tah, se em vez de tudo isso tivesse tomado tudo em pinga poderia até passar no teste do bafometro…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 16:54
    Enviado por: Noleme

    Capacidade instalada é uma coisa e capacidade operacional é outra. Um cerébro normal possui todos os neurônios envolvidos em suas bainhas de mielina e respectivas sinapses, mas não opera todas eles simultâneamente.

    Já o cerébro do Lula possui somente dois neurônios e com os dendritos avariados. A parte da população que o apoia possui só 50% da capacidade instalada dele e 100% em tilte.

    Aquele petista que não entender, peça que eu faço um desenho, tá bom?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 16:57
    Enviado por: .

    É foda essa gente que ganha em cima dos mitos populares…

    Pior é a gente que ganha em cima de quem ganha em cima dos mitos populares!

    Tem gente morrendo de sede no nordeste e no sul do país! Dane-se né!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 16:59
    Enviado por: Pillon

    Se todos fizessem comentarios construtivos como os do Silvio ou do Rogerio, todos ganhariamos.
    Pergunto ao Silvio se pode me esclarecer ate quer idade isso funciona.
    Complementando a “especulacao” do Rogerio, tambem li Piaget nas aulas de Psicologia no colegial. Li tambem Auguste Comte, nas de Filosofia, e fiquei “fan” das ideias dele.
    Especulando, tambem acredito que o cerebro seja influenciado pelo meio etcetera e tal. Porem, voce mencionou algo extremamente importante que diz respeito a qualidade do seu uso: sabedoria.
    Creio quer haja muita gente por ai usando mais o potencial de inteligencia do que outros. Basta acompanhar o noticiario e ver quantos Gersons da vida existem por ai. O problema reside ai, na qualidade desse uso.
    Apesar de ter enlouquecido no final de sua vida, Comte vislumbrou uma nova etapa para a humanidade, o estagio positivo. Suas ideias esbarraram exatamente no comportamento humano, que nao esta preparado para agir racionalmente por tempo integral e, portanto, nao consegue seguir as leis que a sociedade estabelece.
    Acredito que isso sera possivel um dia, talvez num “salto evolucionario”, quando talvez possamos usar nossa inteligencia com sabedoria e discernimento, naturalmente, ser esforco. Talvez um novo dispositivo mental, que podera nos auxiliar a controlar nossas emocoes, sem contudo menospreza-las, porem menosprezando nossos medos, receios, incertezas, insegurancas, etc. Sem se preocupar com a “ressaca” no dia seguinte, suicidio no fim de semana e por ai afora.
    Um abraco.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 22:18
    Enviado por: I.Go

    Não entendo do assunto, mas gostaria de saber como fazem os estudiosos para saber que o cérebro está sendo usado só em um determinado percentual.
    Dizem que o Ruy Barbosa era muito inteligente porque tinha um cérebro que pesava mais do que o normal. A diferença está no tamanho ou no uso?
    Quanto pesava o cérebro do Einstein?
    Uma pessoa considerada gênio não comete erros e/ou enganos? Será que Ruy e Einstein nunca cometeram mediocridades?
    Penso que é difícil generalizar: um gênio também comete mediocridades e um imbecil também tem seus atos de genialidade.
    Quem está apto a explicar satisfatoriamente como isso funciona é um gênio?; quem, como eu, não entende nada disso, como pode se convencer de que a explicação é satisfatória e de que o explicador é um gênio?
    Aguardo respostas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2009 - 00:30
    Enviado por: Mensageiro do Apocalipse

    Olá Bete,
    Obrigado pela gentileza.

    Rogério,
    esse seu comentário de @ 13:56 me fez lembrar do que um outro colega dos tempos de faculdade havia dito, que ele e seus amigos teriam se distribuído ao longo de uma ponte e começado a pular alternadamente para tentar encontrar a ‘frequência de ressonância’ da ponte.

    Admiro o espírito aventureiro de vocês, que colocam a ciência e a recompensa acima do perigo e do medo. Sem pessoas como vocês, não haveriam as grandes navegações e nem os primeiros aviadores e astronautas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2009 - 13:39
    Enviado por: Rogério

    Pillon

    Muito legal o seu comentário, acho que reconheço seu estilo de algum lugar.

    Mensageiro

    E aí, seus loucos amigos conseguirar fazer a ponte ressonar ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2009 - 14:39
    Enviado por: Mensageiro do Apocalipse

    Rogério,

    Segundo ele disse, conseguiram. Acredito que era uma ponte de aço. Se fosse uma ponte de madeira ou de concreto, acho que não teriam tanta coragem.

    Veja este link, é bem interessante:
    http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/fisica/ressonancia-4.php

    Destemidos são os torcedores do Corinthians, que pulam alegremente nas arquibancadas do pacaembú.
    http://www.tecpont.com.br/pacaembu.htm

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2009 - 16:45
    Enviado por: Rogério

    Mesageiro

    Ainda bem que os engenheiros que construiram o estádio fizeram ele molinho hehehe, eu já dei uns pulos por lá também.

    Há também o exemplo bíblico, a lenda das muralhas de Jericó, parece que a física também poderia explicar esse fato, se é que é fato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2009 - 18:52
    Enviado por: Mensageiro do Apocalipse

    Rogério,

    Isto já está além da minha compreensão. Acho que só se for uma força sobenatural. Alguns dizem que na verdade teria sido um terremoto ou que a cidade já estava arruinada naquele tempo, pois segundo arqueologistas ela teria existido desde 8000 a.C.

    Contudo, também tem que levar em consideração que os caras estavam com a Arca da Aliança e com as trombetas do Apocalipse. Aí ninguém pode, né?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 11:49
    Enviado por: Carlos

    Os cientistas dizem que é mito o uso de apenas 10% do cérebro porque nehuma das áreas fica sem funcionar. Mas eu diria que não.
    Podemos compara com um motor de carro: quando ele está ligado, está funcionando 100% das peças, mas não está utilizando toda a sua potência.
    É o mesmo caso do cérebro. Ele está funcionando, mas sendo utilizado…..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2009 - 21:35
    Enviado por: Gouvea

    Acredito que usamos só 10% do nosso cerebro, mas não o cerebro físico e sim o da nossa ecessencia _ que fique registrado que não possuo nenhuma religião mistica, mas sim são minhas convicções _, tenho certeza que usamos nosso cerebro em 100%, quando estamos sós com nossos pensamentos, sonhos e meditação, só não conseguimos é colocar isso em pratica, pois sempre sai de alguma forma diferente do que imaginamos. é isso que eu acho.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/10/2009 - 23:57
    Enviado por: joão carlos

    Bom estou tentanto estudar sobre tudo um pouco,
    e acho q o mundo e cheio de mentirar e mitos
    mas sei que existe reçeitas para açelerar a passagen da ressaca,É só tomar (AGUA COM AÇUCAR),depois de um tempinho vc esta totalmente normal..

    mas a ideia do cerebro,acho que é verdade,,não podemos utilizar toda a capaçidade do cerebro,pq se todos usasem a capaçidade igual,seriamos muito imteligentes,nem um mais burro do que os outros,é sim todos iguais,pq o cerebro sempre equivalem a mesma coisa,seja de um ou de outro..

    obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2009 - 15:58
    Enviado por: LAILA

    O ser humano nao usa nem metade do cerebro, porque Deus nao permiti,pois temos capacidade suficiente para voar, ir a lua sem foguete e tudo mais,,Deus permiti usarmos bem pouco de nosso cerebro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/10/2010 - 16:06
    Enviado por: debora

    por que não responderam a pergunta e colocaram coisas idiotas ?
    eu sei porque são inuteis não sabem quanto onosso célebro tem porcento e são anaofabetos e troxas!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 14:40
    Enviado por: Mario

    Quanta besteira em um só post…. Confesso que tinha dúvidas sobre alguns desses mitos, mas depois de ler tanta besteira nos outros “mitos” aí a dúvida fica mais forte ainda.

    Da mesma forma que os picaretas da autoajuda exploram os mais “crentes”, alguns médicos “nunca ouvi falar o nome” aparecem com essas “comprovações” bombásticas de que tudo é mentira, e os mais céticos adoram.

    Sobre o açúcar, há milhões de provas ao contrário em relação a hiperatividade. Pode até soar como uma falácia, mas dentro da área científica se várias provas convergem para uma mesma explicação não é por causa de uma ÚNICA que diz o contrário que vai mudar tudo, isso sim que é coisa de “crente”, acreditar naquilo que ele quer.

    Quanto aos suicídios, isto se chama ESTATÍSTICA, falar que não é nos feriados, mas sim nos meses mais quentes? O como alguém pedir um pirulito e alguém te dar um cavalo. É claro que nos meses mais quentes o índice é mais alto, o calor influencia o comportamento humano e isso já foi comprovado há muito tempo. Estatisticamente, ou seja, numericamente, isto é, matematicamente, em outras palavras, de forma EXATA – acho que assim deu pra entender – os NÚMEROS indicam ao contrário do que aqui foi exposto.

    Sobre o calor. Esquente duas panelas com água. Matenha uma fechada com a tampa e a outra aberta… qual vai perder calor mais rápido? Acho que até uma criança responde. ““Qualquer parte descoberta do corpo perde calor” de maneira proporcional”, sim, isso se você estiver peladão, mas caso você esteja inteiramente coberto e apenas uma parte descoberta a sensação de perda de calor não será proporcional… isso é Física. Se me recordo bem, ensinam isso no segundo grau… pra quem vai para a escola, é claro.

    “Comer a noite não engorda mais”… putz, eu sei que o cara só copiou/colou a notícia dos “Doutores”, mas esses dois médicos aí em vez de ficar escrevendo besteira deveriam ler mais… nem vou perder tempo contestando o resto porque é uma besteira atrás da outra, o problema é que o pessoal mais cético lê isso e acaba dando uma de crente, achando que é tudo verdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/09/2011 - 14:55
    Enviado por: lucas alexsander

    eu poço levitar alguma coisa de plastico???como???me esplique por vavor. :D

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/10/2011 - 10:50
    Enviado por: jack

    mais falam que nos usamos uns 4% do nosso cerebro estou confuso agora

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/10/2011 - 10:51
    Enviado por: jack

    como posso usar 100% ou 50% mais do que eu uso meu cerebro?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2011 - 13:17
    Enviado por: marcelo

    Meu na boa, esses médicos não sabem nem o que falam.

    Pense bem se você comer exageradamente a noite é óbvio que irá engordar mais do que comer a mesma quantidade no horário do almoço.

    Isso porque durante o dia você se movimenta e perde mais calorias do que dormindo.

    O pior que é médico ainda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2011 - 13:21
    Enviado por: marcelo

    Quer utilizar melhor seu cerebro, fácil.

    Leia um bom livro, coma chocolate, procure não viver somente preocupado em ganhar dinheiro e esquece o mais importante, o que fazer para ganhar ele.

    Intão uma dica boa: Nas sus folgas descanse bem, vá para um lugar que tenha lindas paisagens e lá sim reflita, pense, leia que é certeza de que vai melhorar muito o seu desempenho no ato de pensar e de usar seu cerebro.

    Mesmo que você conseguisse usar os 100% do seu cerebro, é necessário você mutiva-lo.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

  • Quem Faz

    Quem Faz

    Marcos Guterman

    Marcos Guterman é jornalista profissional desde 1989. Trabalhou por 15 anos na Folha e desde 2006 está no Estadão, onde edita a Primeira Página. É historiador, com graduação e mestrado pela PUC-SP. Atualmente faz doutorado em História na USP, tendo o nazismo como tema de pesquisa. É autor do livro "O Futebol Explica o Brasil". Sua pátria é o Santos Futebol Clube.
    Contato: marcos.guterman@grupoestado.com.br

Arquivo

Seções

Diversão pura

Jornalismo

Meus blogs favoritos

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo