ir para o conteúdo
 • 

Marcos Guterman

18.março.2011 00:21:32

Líbia: só está começando

Chamaram a Cavalaria, enfim, para resolver o problema causado por Kadafi na Líbia. Não sabemos o que vai acontecer nessa intervenção, mas já é possível imaginar que não será um passeio no deserto. É por isso que a opinião pública americana é contrária ao envolvimento dos EUA em sua terceira guerra simultânea, e é por isso que a Europa se dividiu sobre o assunto. Enquanto França e Grã-Bretanha se preparam para a ação, os alemães já deixaram sua posição clara: eles não estão dispostos a se envolver, com soldados, numa guerra civil que não lhes diz respeito. Berlim parece ter aprendido com as lições da desgastante participação da Alemanha no Afeganistão.

Do ponto de vista militar, o problema é simples: a escalada do envolvimento das potências ocidentais na Líbia, que começa com os famosos “bombardeios cirúrgicos”, levará inevitavelmente, como se sabe, à situação em que os soldados americanos, franceses e britânicos estarão lutando no solo, ao lado dos rebeldes, numa guerra total contra as forças de Kadafi. As perguntas óbvias abundam. Qual será o custo desse engajamento? Que interesses os ocidentais estarão defendendo afinal? Quem são esses rebeldes por quem haverá considerável sacrifício?

Se lembrarmos que a CIA armou a guerrilha islâmica contra os soviéticos no Afeganistão, e depois essa mesma guerrilha se alistou nas hostes de Osama Bin Laden, essas não são, definitivamente, questões simples.

****

Ah, sim. Antes que alguém diga que se trata de uma operação imperialista americana para “tomar o petróleo” do soberano país de Kadafi, a resolução da ONU que a autorizou foi patrocinada pelo Líbano, cujo atual governo é hostil aos EUA, e exigida pela Liga Árabe. O blog do Gustavo Chacra explica direitinho.

comentários (76) | comente

76 Comentários Comente também
  • 18/03/2011 - 02:18
    Enviado por: Dr.Massaranduba

    E’ fria.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 06:50
    Enviado por: Glúon

    .
    ___________________
    .
    Papo de estrategistas
    .
    __________________
    .

    - Você é favorável ao envolvimento dos EUA em sua terceira guerra simultânea?
    - É claro que não. Todo conflito que os americanos se envolvem demora muito.
    - Então qual país deveria atacar Kadafi?
    - Israel. Pois além de ter know-how em deserto, eles resolvem tudo em seis dias, né?
    .
    _______________________________
    .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 07:03
    Enviado por: Fabio de Israel

    Pois e,como no Iraque vao dizer aqui que os Estados Unidos vao querer tomar
    o Petroleo da Libia,pode apostar. Porque o Kadafi como o Saddam Hussein
    e gente boa,o filho do Saddam Hussein(os 2) sao comparaveis a este ESTUPRADOR do filho do Kadafi.Tudo gente fina. O que e bom nesta historia
    que os ALIADOS vao ficar mais perto do Ira.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2011 - 10:39
      Enviado por: Marcos André Santos

      “Pois e,como no Iraque vao dizer aqui que os Estados Unidos vao querer tomar
      o Petroleo da Libia..”

      Tem gente que só lê notícia que lhe for conveniente!

      Antes de falar, procura saber dos contratos de empresas americanas com o Iraque, procura saber da região curda do Iraque que está sendo saqueada (com contratos legais) mas saqueadas pelos americanos. E larga a mão de defender o lado errado da história, se não, daqui a pouco tu vais dizer que Israel não é criminoso!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/03/2011 - 11:27
      Enviado por: marcelo

      se existe lado errado e lado certo, eu sou o papai noel…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/03/2011 - 18:31
      Enviado por: José Antonio

      Para quem esta ao lado de bandidos e acha que é o lado certo. Vc. tem razão. Os traficantes do Rio também acham isso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 09:03
    Enviado por: João Só

    E a grande Dilma já deu um cala-boca na reaçalha venal mandando o Brasil se abster na votação da resolução da ONU. Os coitados da direita achavam que agora sim tinham alguém que faria o jogo das potências imperialistas.

    Dilma 1 X 0 Vendidos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 09:07
    Enviado por: José Bispo dos Santos

    Antes de mais nada, SOU BRASILEIRO DE ARREPIAR NO “HINO”, porém sempre que se chega ao de fazer o “serviço sujo” recorrem aos Estados Unidos. Os que pediram aos “lixeiros” para executar “o serviço” ficam com cara de “paisagem” como se não fosse com eles. Os “comunistinhas” que sobraram no mundo, feito tiriríca de gramado, ficam esperando o Grande Satã entrar na guerra para “atiçar” os tais direitos humanos dos humanos que Não são Direitos a irem berrar e vociferar na ONU e nos “cambau”. Ditador COMUNISTA é mais f.d.p. que ditador não comunista.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2011 - 11:30
      Enviado por: marcelo

      o pior é que a líbia é só comunista no nome.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/03/2011 - 11:44
      Enviado por: Anna H.

      A Líbia comunista ? Só se for piada. O coronel instalou ali sua tenda e disse: ‘agora o chefe aqui sou eu,porque mesmo nas democracias o povo tem um chefe’.E pronto.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/03/2011 - 14:12
      Enviado por: José Bispo dos Santos

      ANNA H. e MARCELO – Quando digo Comunista óbviamente não me refiro a Ideología Fundamental do Kadafi e sim ao seu “alinhamento” ou postura diante do cenário internacional. O Kadafi alinha-se mais á Russia e á China que aos Estados Unidos e 80% da Europa. Chego a dizer que ele trilhou o caminho ao contrário ou seja, Primeiro ele transformou-se num Ditador Sanguinário para depois bandear para o Comunismo e normalmente os Comunistas chegam ou tomam o poder para depois Transformarem-se em Ditadores Sanguinários.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 09:59
    Enviado por: José Antonio

    Os USA não devem se meter nessa. Todo mundo mete o pau nos americanos,mas na hora H são eles que tem que resolver. Deixem os árabes fazerem o serviço sujo. Depois vão falar de qualquer jeito. Pelo menos não morrem americanos. Lutar pelo que? Petróleo? É mais barato comprar pelas fontes normais. Deixem os libios resolverem juntos com seus irmãos árabes. Eles que resolvam seus problemas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2011 - 11:17
      Enviado por: Catarina

      José Antônio, concordo com vc. A Liga Árabe solicitou intervenção do Conselho de Segurança e respaldados pela pressâo internacional de cessar as mortes contra os civis, os EUA pensam que podem fazer algo de bom pela Líbia e claro, muito mais, pelo comércio internacional que depende muito do petróleo Líbio.
      No entanto, também acho que os EUA e os países que votaram a favor da intromissâo, deveriam mesmo continuar a pressionar o Kadafi para largar as rédeas – embargos financeiros funcionam – e intervir sim juntos aos países que vendem armas ao ditador e família.
      Quanto a Liga Árabe, esta sim poderia fazer algo pelos civis da Líbia e ajudar os rebeldes.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/03/2011 - 18:28
      Enviado por: José Antonio

      Pois é Catarina, eles comandam 22 países árabes, a maioria deles com forças armadas superiores a Libia. Que usem seus aviões e soldados. Ficar olhando os outros morrerem é fácil. Para que existe a Liga, só para condenar Israel? Ainda estão traumatizados pelas derrotas que sofreram contra os judeus, a última foi em 73. Já deveria ter passado.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/03/2011 - 22:37
      Enviado por: Mario de Sampa

      Realmente, a Liga dos Países Árabes deixa-nos com a impressão de que poderiam intervir de forma mais direta neste assunto ou o fator cultural explique alguma coisa. Afinal, porque eles agem assim?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 10:07
    Enviado por: Carlos Vicente

    Faz isso na China.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 10:16
    Enviado por: Marcos André Santos

    Marcos,

    O governo americano vai e quer entrar nesta para derrubar o Gaddafi, eles já calcularam o tamanho do problema se Gaddafi não cair. Tomaram posições e ações como se estivesse certa esta queda quando começou as manifestações. Agora é tudo ou nada! Ou derruba Gaddafi ou vão ver a Líbia voltar a financiar os grupos que os americanos chamam de terroristas, além claro, de ver a Líbia reativar seu programa Nuclerar.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2011 - 11:22
      Enviado por: Catarina

      Acho que o Kadafi independente de intervenção do Ocidente está com os dias (meses talvez) contados, e neste espaço de tempo , nâo terá tempo para financiar nenhum grupo de terror contra o ocidente ou sequer pensar em bomba atômica.
      A preocupação de Kadafi, Seif e tribo é combater os rebeldes , que não irão dar trégua enquanto o ditador não se sair, vivo ou morto.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/03/2011 - 22:31
      Enviado por: Mario de Sampa

      Marcos André, Kadafi nesta altura é um leão velho e desdentado se for comparado com o início de sua “carreira” como ditador. A retaliação caso ele continue (o que eu acho improvável de acontecer) é uma ação a médio prazo, afinal Kadafi tem uma batata quente nas mãos que iria tomar todo o pouco folego que tem para manter-se no poder. Imagino que as consequencias da intervenção foram avaliadas em todos os âmbitos no mundo árabe. De toda a forma há sim uma sequência de transformações por lá e a intervenção pode ser dentre outras coisas um catalizador para mudanças que estão por vir. Mas que vai dar m… para os EUA principalmente vai sim….

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 10:47
    Enviado por: Fabio de Israel

    Nao falei.Ja tem 2 aqui em 8 posts.Como o Jose Antonio bem falou deixa
    para os paises irmaos resolverem o problema,afinal onde esta a liga Arabe?
    Para que serve esta Liga? nao e para isto? Entao,nao entendi.
    Por ai se ve ,MAIS UMA VEZ, como os paises arabes nao se entendem e nao
    querem se entender. Um fato interessante ontem em Gaza,o povo de Gaza saiu
    nas ruas para pedir a uniao entre Fatah e Hamas.Respostas dos dirigentes: NUNCA. E por ai vai……………………….Nem para o terrorismo eles se entendem.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2011 - 11:29
      Enviado por: José Antonio

      Fábio de Israel, a liga árabe até hoje só se reuniu e participou de ataques a Israel. Quando é para colocar seus ditadorzinhos para fora ( São eles que a sustentam ) chamam os europeus ou americanos. Para depois poder falar mal e continuar a tomar dinheiro do povo árabe. E tem gente que quer que Israel concorde com os planos ( guerra de exterminio ) que eles montam. Eles se acham espertos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/03/2011 - 11:40
      Enviado por: Fabio de Israel

      Ah,agora entendi.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 12:27
    Enviado por: Bueno de Taubaté

    Gaddafi é figurinha carimbada, tem contra si acusação de que patrocinou atos de terrorismo em países europeus, é provável que a intervenção aérea ocidental objetive deixar as forças do caudilho líbio em petição de miséria, sem que isso signifique envolver ulteriormente tropas no terreno. Foi mais ou menos isso que a OTAN fez na ex-Iugoslávia: “bombardeio humanitário”, nas palavras de Vacláv Havel, evidentemente um oxímoro. Desconfio que tampouco há interesse dos EUA e Europa em alavancar o lado dos rebeldes, que aparentemente são uma mixórdia de tendências político-ideológicas que até agora não definiram quais são suas intenções após uma hipotética derrubada do regime gaddafista. Em minha avaliação, o Ocidente vai agir, sim, mediante operações cirúrgicas contra o ditador beduíno, mas evitará comprometer-se com seus opositores até que estes estejam em condições de consolidar uma liderança mais ou menos coesa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 12:40
    Enviado por: Anna H.

    Como sempre, estao caminhando no escuro,querendo por força que dê tudo certo e saiam vitoriosos. Já conheço a história. Quando perceberem em que confusao se meteram, vai ser tarde e a choradeira começa. Nao gosto nem pouco do Kadafi,mas será que vao encontrar um sujeito que tenha a unanimidade naquele país que até ontem (ou até o mês passado,tanto faz) era desconhecido da maioria dos ocidentais ? Um povo que está atrasado uns 300 anos em relaçao a nós ? Onde as disputas tribais podem estragar o processo democrático com questoes fúteis ? Sei nao, espero que nao seja uma mancada do Sarkozy (vocês viram na tv como os rebeldes estao exaltando o homem?).

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2011 - 22:54
      Enviado por: Mario de Sampa

      Anna, Sarkosy está dando uma de Lula. Se metendo de forma mais direta visando algo mais de cunho pessoal do que realmente no interesse da França ou de ajudar no conflito. Levar em consideração a cultura social tribal do povo árabe talvez seja uma missão mais dificil para os ocidentais do que a estratégia militar de intervenção. Os EUA na Corea, Cuba, Vietna, Afganistão e Iraque são exemplos de intervenções sem os resultados esperados, especialmente no “depois”.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 13:07
    Enviado por: HCasagrande

    Guterman, estás passando bem? Pensei que teu post viria marretando a abstenção do Brasil na votação do Conselho de Segurança… rs rs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 13:13
    Enviado por: markus

    Quem tem c…, tem medo. E o Kadafi tem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 14:23
    Enviado por: Marcos Bandeira

    Um despropósito Dna. Dilma abster-se dessa discussão.
    O Brasil do PT que dá guarita a terrorista italiano, não esclarece crimes políticos, elege ex guerrilheiros para cargos superiores, distribui dividendos para extremistas através de pensões, apoia países na criação de armas nucleares… Tinha que abster-se mesmo.
    Se a PRESIDENTA não vai aos USA o Barack vem ao Brasil…. Né não?
    Porque não vai? É só voltar ao ano de 1070. E tudo fica esclarecido.

    Enquanto isso… Numa cobertura em SBC!!!
    eheheheheh. rsrsrsrsrsr. Brasil um país de tolos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2011 - 19:41
      Enviado por: Caio

      vamos lá Gugu!!!!!!!!!!!

      Dia desses vc quase teve um ataque pela insistência de algum comentarista, acho que o João Só, em trazer Israel à baila em uma discussão em que não tinha nada a ver.

      Essa semana um companheiro blogueiro seu me censurou por insistir em comparar governo Lula e governo FHC. Não direi o nome para que vc tb não faça o mesmo.

      Mas trazer o governo petista para o centro da questão aqui pode, né?????????

      Quando vc concorda com o alvo da implicância aí pode, aí não tem problema nem indignação!!!!!!!!

      MUITO BONITO!!!!!! MUITO JUSTO TAMBÉM!!!!!!!!!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 15:09
    Enviado por: Jair Almansur

    OH. Marcos, o velho barbudo aposentado e o Zé não são fracos não. Há mais de um mês eles previram essa intervenção. Na ocasião muito cronista bom mangou dos dois. Isso estava na cara, aqueles primeiros ‘insurgentes’ não eram mais que pau mandado das potencias. Quer gostemos ou não, quer seja ditador ou presidente o fato é que a figura (bufa?) faz a Líbia desenvolver-se, cresceu 10% em 2010. Esse governo não iria cair não fosse pela iraquisação do pais, vão pagar pelo seu petróleo o mesmo que pagam ao Iraque US $ 1. o barril, contrato de 50 anos. O apoio de paises religiosos da região é óbvio eles tem ogeriza e medo de lideres laicos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 16:46
    Enviado por: GUILHERME CIMINO

    “Three times:
    LOVE
    LOVE
    LOVE.”

    (Edson Arantes do Nascimento)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 18:05
    Enviado por: otavio

    -é preciso dar um basta nessa farra, afinal estamos com problemas de tsunames, terremotos e assentamentos de placas tectônicas e, logo não haverá lugares para todos no Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 18:19
    Enviado por: Carlos Vicente

    Tirado do Estadão :
    “A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse nesta sexta-feira, 18, que seu país está “alarmado com a violência” dos protestos do Iêmen e pediu que as forças iemenitas exerçam a “máxima moderação” para lidar com as manifestações contra o governo do presidente Ali Abdullah Saleh”.

    “O Iêmen, um dos países mais pobres do Oriente Médio (sic), vive protestos contra Saleh há semanas, mas esta sexta foi o dia mais violento desde o início da revolta. Os confrontos na capital deixaram 41 mortos e centenas de feridos. Segundo a agência de notícias AFP, o tiroteio começou quando os policiais tentaram impedir os manifestantes de marchar para fora da praça onde estavam concentrados. Devido ao aumento da violência, o governo decretou estado de emergência em Sanaa”.

    Ah, sim : antes que alguém diga que se trata de uma operação imperialista americana para “tomar o petróleo” do soberano país de Kadafi, saibam que os EUA não estão propondo intervenção no Iêmen porque “não dá para intervir em vários países ao mesmo tempo”, não é, Guterman ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 18:21
    Enviado por: Ben

    Um dos motivos da eleição do Obama foi que os americanos se cansaram de se envolver em guerras. Seja pelo alto custo de vidas de soldados, ou pelo alto custo financeiro de uma guerra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 18:22
    Enviado por: Paulo Calixto

    Até agora a imprensa brasileira omite (incluindo o blogueiro) o que está ocorrendo no Bahrein.Tropas americanas com a ajuda de países árabes pró-Estados Unidos estão praticamente massacrando os opositores do regime.
    Enquanto isso milhares de civis morrem na Líbia, sem nem um tipo de ajuda dos paises do ocidente.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2011 - 19:07
      Enviado por: José Antonio

      Tropas americanas, vc. está sonhando ou quer que isso aconteça? Por que será que todo mundo omite? Será porque não é verdade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 18:40
    Enviado por: fernando

    Só mesmo um presidente ANTI-americano para levar os USA a uma empreitada absurda sob todos os aspectos como essa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 19:24
    Enviado por: Sutter

    Acho eu que vai ser somente um bloqueio aereo e claro alguma arminhas enviadas pros rebeldes tipo paraquedas.Para equilibrar a luta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 23:22
    Enviado por: André

    Guterman,

    Entendi ‘diretinho’ Guterman, já li lá no Chacra, pode ficar traquilo.

    Agora me responda uma pergunta, tu acha que o Obama (USA) é doido de meter o nariz nessa enrascada ??? Com o orçamento público americano estourado e o país quase na ‘fila’ do FMI ???

    Aguardo feedback.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2011 - 12:48
      Enviado por: Frik

      Uma dúvida que paira (como os Rafales – os mesmos que já iam quase sendo os ‘rafalulas’ – é se a exclusão aérea seguida eventualmente de bombardeios cirúrugicos vai funcionar sem a atuação direta do Xerife (ops, palavrinha de origem árabe :roll: )

      responder este comentário denunciar abuso
    • 20/03/2011 - 19:01
      Enviado por: José Antonio

      Quem ele acha que sustenta a ONU e o FMI?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 23:23
    Enviado por: markus

    A companheira Dilma pisou na bola se abstendo. O negócio é mandar bala nesse ditador. Ditaduras de esquerda ou direita só tem um remédio: detonar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/03/2011 - 01:48
    Enviado por: Paulo Calixto

    Quero parabenizar os jovens militantes do PSTU, PSOL e PCB do Rio por protestarem contra a vinda do presidente ianque. Não queremos a volta do imperialismo americano!
    Nós, os jovens da verdadeira esquerda, temos que combater cotidianamente qualquer forma de intervenção americana no nosso país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/03/2011 - 08:33
    Enviado por: Christina

    Interessante,
    Há alguns dias, talvez semanas, você escreveu que as reações dos humanistas seriam muito piores se o nome do ditador líbio fosse Moshe Kadafistein. Santa besteira, hein, Batman!
    A ONU, finalmente, está ao lado do povo líbio e determinou uma zona de exclusão do espaço aéreo líbio.
    Será que o CS seria capaz de fazer a mesma coisa se o nome do ditador fosse Moshe Kadafistein e ele fosse o governante de Israel? Afinal palestino também é gente, ou é menos importante que um cidadão líbio??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2011 - 14:13
      Enviado por: Fabio de Israel

      Claro que Palestino e gente,quem duvida?
      So “”en passant”" cairam hoje em Israel 64 Kassams vindo do mundo Palestino
      (Gaza),foi para saudar o assassinato da familia FOGEL.
      Se voce considera gente este tipo de pessoas(se pode chamar de gente,pessoas,
      ser humano) entao ta. Estamos conversados.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/03/2011 - 14:22
      Enviado por: Christina

      Meu Deus,
      Quem é esse ser aí de cima????????

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/03/2011 - 15:28
      Enviado por: justo

      Falta o CS fazer zona de exclusão sobre Gaza, pois afinal depois que aquelas terras foram entregues nas mãos dos terroristas do Hamas, ali só brotam foguetes sobre Israel.
      Mas é claro que sendo voce quem é Christina, dirá que é direito daqueles terroristas jogarem bombas em israelenses não é mesmo?
       Aff….como me cansa tanto ódio…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/03/2011 - 16:15
      Enviado por: Fabio de Israel

      Voce descobrira com o tempo,nao se afobe,voce e novinha por aqui.
      Continue deste jeito que voce vai muito longe.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 20/03/2011 - 09:46
      Enviado por: Bernardo

      Que palestinos sejam gente não deveria ser questão em canto algum deste mundo, que líderes palestinos sejam um bando de palhaços, isto também não deveria ser objeto de questionamento.
      Um Kadafistein não teria a chance de existir pelo simples motivo de Israel ser uma democracia, não um aglomerado de caciques selvagens do deserto que baseiam seu poder na capacidade de criarem encrenca e possuírem petróleo como arma.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 20/03/2011 - 11:51
      Enviado por: Paulo sergio

      Como este comentário é atrapalhado. Compara coisas diametralmente opostas. É só para gerar ódio?
      Vejam só: Na Líbia o tirano está matando o seu próprio povo.
      Um suposto Moshe Kadafistein não atiraria no seus compatriotas. Uma zona de exclusão aérea não se aplica, dentro das regras internacionais, para quem reage aos foguetes de outro território. Gaza já não é israelense. Gaza está em guerra declarada com Israel.
      Esta Christina é de um primarismo tosco, carece de inteligência. Não combina com os participantes do blog. Veio para parasitar o blog com bobagens.
      Mas pode ficar. Somos democraticos. Não precisa agradecer

      responder este comentário denunciar abuso
    • 20/03/2011 - 19:39
      Enviado por: Christina

      Querido Paulo Sérgio,
      Quem cunhou o termo MOshe Kadafistein não fui eu, mas o Marcos Guterman há alguns posts atrás. Talvez isso ajude-o a entender melhor o que escrevi.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 21/03/2011 - 15:12
      Enviado por: Fernando SP

      Christina, não se preocupe com os comentários israelófilos porque este blog é a sala de estar deles. Esse pessoal é completamente zarolho, só enxerga as coisas por um lado, o deles.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 21/03/2011 - 18:01
      Enviado por: Bernardo

      não se preocupe com os comentários israelófilos porque este blog é a sala de estar deles.

      Pô, é mesmo?
      Espera que vou fazer uma lista deles e já volto..eheheh
      Eita kindergarten!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 21/03/2011 - 20:09
      Enviado por: christina

      Fernando SP,
      Percebi que alguns já se encarregaram de me dar “as boas vindas” ao blog para me “deixar à vontade”….
      - primarismo tosco, carece de inteligência.
      - Veio para parasitar o blog com bobagens
      - Aff….como me cansa tanto ódio…

      Um deles não conseguiu nem usar o termo parasitar corretamente…. tsc, tsc, tsc.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/03/2011 - 17:18
    Enviado por: Youssef S

    Guterman,
    Vc não acha que essa intervenção na Líbia dá um sinal verde ao Irã de enviar “ajuda humanitária” em forma de exclusão aérea aos irmãos xiitas do Bahrein, riquissimos em óleo? Com que moral nosso ocidente coibiria isso?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/03/2011 - 23:02
      Enviado por: carlos 3m

      youseff, nao se preocupe. nao ira acontecer. se o regime iraniano piar o predio cai em cima.

      baharein foi tomado no seculo 18 dos persas (atual ira) pela mesma familia que dirige o circo ate hoje. provavelmente esse eh o motivo de ter tanto xiita por la. mas o cs votou por restricoes para o ira. se colocar armas para fora do pais estara convidando so amigos ocidentais e arabes a entrar na festa, com aval da onu.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/03/2011 - 22:07
    Enviado por: Mario de Sampa

    Kadafi está com seus dias contados ao que tudo indica. Resta saber o que vai acontecer a ele, seu feudo e o que vai substiruir o regime do ditador. Se vamos ver um “remake” de Sadam ou do “Taleban” é pura especulação. Mas, Kadafi faz apenas parte de uma série de mudanças no OM nesta década. Quato as forças aliadas decidir por uma intervenção, não deve ter sido uma decisão fácil. As consequencias de “fazer” e “não fazer” são imprevisíveis. Mas tenho que admitir que foi uma decisão corajosa de Obama, que até agora só “deu bola fora”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/03/2011 - 06:38
    Enviado por: Jair Almansur

    O latrocionio da Líbia começou. Como era previsível e foi previsto de há muito, o objetivo das grandes potências é o petroleo e o aquífero Líbio. Como a população não se dispinha a derrubar lider que levou o pais a ter o maior IDH da África e crescer 10% no ano de 2010, instigaram o conflito armado que não era mais do que o prenúncio e a rota justificativa para o latrocínio.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/03/2011 - 14:27
    Enviado por: Rômulo

    Tá mais que na hora de a ONU deixar de ser hipócrita e mero artifício nas mãos de gente hipócrita e tomar partido nas questões que lhe dizem respeito.
    Líbia, Irã, Iraque, Afeganistão… Isso deve ser decisão conjunta, não arbitrariedades de poucos mais resolutos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/03/2011 - 15:11
    Enviado por: CRAZY

    O coronel que governa a Líbia há mais de 40 anos ameaçou igualmente, ontem à noite, atacar objectivos “civis e militares” no Mediterrâneo e disse que os depósitos de armas estão prontos para defender a Líbia. Pediu ainda a africanos, árabes, latino-americanos e asiáticos que apoiem o povo líbio contra a agressão dos “cruzados colonizadores”, e ameaçou transformar o Mediterrâneo “num campo de batalha”.

    ISSO VAI VIRAR 3 GUERRA MUNDIAL CARAIO

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/03/2011 - 18:27
      Enviado por: markus

      E aí doido? Que cruzados?!… A questão é “democracia”. Como é de praxe, essa mumia abusa da retórica para insuflar fanáticos imbecis. Ele sabe que o bicho vai pegar e está desesperado.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 20/03/2011 - 23:20
      Enviado por: José Bispo dos Santos

      CRAZY e MARKUS, vocês não acham que mesmo o Kadafi sendo um ditador sanguinário f.d.p. ele tem o direito eo dever de defender sua vida, as Instituições e seu palácio? Imaginem a Zona que se transformaría o mundo se em todos os países que houvesse uma tribo descontente com o Governo,… Tomassem o Poder! Pensemos em nossa casa, suponhamos que o PSDB por ex. esteja Governando, o MST resolve invadir o Palácio do Planalto para tirar na Marra o Presidente pelo motivo deles não concordarem com aquele tipo de governo. O Presidente devería Fugir correndo só com tempo de pegar seus documentos pessoais, meias e cuecas, entregando o Governo á “COALIZÃO?”

      responder este comentário denunciar abuso
    • 21/03/2011 - 15:44
      Enviado por: markus

      Não é um movimento quem quer a cabeça do Kadafi, é o povo líbio. Contra a tirania a violência é moralmente justificável. Além disso, companheiro é companheiro, kadaputa é kadaputa, he, he, he,…

      responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Diversão pura

Jornalismo

Meus blogs favoritos

Blogs do Estadão