ir para o conteúdo
 • 

Marcos Guterman

26.julho.2010 23:00:00

Documentos são o que queremos que eles sejam

Muito barulho está sendo feito a propósito dos documentos militares secretos americanos que foram divulgados pelo site WikiLeaks. Trata-se de uma enorme quantidade de registros acerca da guerra dos EUA no Afeganistão. Houve quem dissesse, a partir da leitura certamente apressada de tantos papéis, que a estratégia americana estaria arruinada, sobretudo em razão do vínculo entre o serviço secreto paquistanês e o Taleban. Pela lógica, se o Paquistão, principal aliado dos EUA na guerra ao terror, está ligado ao Taleban, milícia contra a qual os americanos lutam, é de se supor que algo não vai bem. A questão é que esse envolvimento paquistanês já era bastante conhecido, e a documentação apenas reforça essa certeza.

Na prática, os documentos nada acrescentam ao que o mundo todo já sabe. Eles mostram “segredos” como a brutalidade da morte de civis e a ampliação das operações secretas americanas para assassinar líderes da insurgência. Estão ainda muito longe de ser o que foram os “Papéis do Pentágono”, documentos que em 1971 ajudaram os cidadãos americanos a entender a real extensão da Guerra do Vietnã. No máximo, os “Papéis do Afeganistão” deverão ampliar o já crescente mau-humor dos americanos sobre a atual guerra.

Outro efeito imediato dos documentos será o de alimentar teses de conspiração. Afinal, se os EUA fazem vista grossa às ações paquistanesas, qual será a “agenda oculta” dos americanos no Afeganistão? Que outras situações inconfessáveis a Casa Branca está escondendo dos eleitores americanos?

Como sabe qualquer historiador, documentos não são fatos em si – eles são, no máximo, o registro de um acontecimento, feito de modo limitado e geralmente impreciso. Para ter importância histórica, o documento deve ser submetido a um questionamento amplo e criterioso, de maneira a vinculá-lo ao contexto em que foi produzido. Esse questionamento deve ser feito de modo honesto, isto é, devem-se fazer perguntas ao documento sem que o historiador antecipe respostas. O sujeito que “tortura” documentos para obter a confirmação daquilo que ele acredita ser a “verdade” não quer, de fato, conhecer a verdade. Quer apenas fazer campanha.

É possível prever, assim, que os “Papéis do Afeganistão” infelizmente serão devidamente “torturados” por muita gente para confirmar a maldade intrínseca do “império americano”, com óbvios efeitos deletérios para a compreensão do tempo em que vivemos.

comentários (55) | comente

55 Comentários Comente também
  • 26/07/2010 - 23:47
    Enviado por: Tomás Rosa Bueno

    Impressionante como o autor tortura a língua e a lógica para tentar dizer que os documentos vazados não dizem o que dizem…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/07/2010 - 13:40
      Enviado por: PorOraTôporFora

      Não entendi porque tortura a língua, entretanto, como sou precário no assunto…
      Já a lógica, me parece plausível posto que o Guterman se antecipa aos fatos, defensivamente, para dizer que, o que os outros estão fazendo, quando nem ele fez, ou sabe se alguém fará, pode ser mera “propaganda anti-império”.
      Me refiro à frase: ‘É possível prever, assim, que os “Papéis do Afeganistão” infelizmente serão devidamente “torturados” por muita gente para confirmar a maldade intrínseca do “império americano”, com óbvios efeitos deletérios para a compreensão do tempo em que vivemos.’
      Penso que ele deposita nas costas dos outros algo, de fato (e o fato para por aí!), previsível, passível de existir, embora ainda não tenha acontecido, faticamente, para, com isso, desmerecer as conclusões que se tirem daí.
      Um dado blog (não me recordo o nome, me desculpem, por favor!) chegou a perguntar, sobre o assunto, “Quem bancará a pesquisa desses documentos para certificar-lhes a veracidade e autenticidade?”. Atitude que eu acho correta, no jornalismo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/07/2010 - 01:15
    Enviado por: Dr.Massaranduba

    Comentario maduro e profisisonal.
    Jornalismo responsavel sem sensacionalismo e conlusoes precipitadas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 01:38
    Enviado por: Fey

    Concordo com o Guterman.

    Após ler longos artigos do NYTimes, não consegui tirar uma conclusão categórica sobre o Paquistão e o seu papel na guerra como sendo “mocinhos aliados” ou “bandidos inimigos”. Oque se pode extrair do texto no máximo são duas coisas:

    1- O serviço secreto do Paquistão, ISI, (não necessáriamnte o seu governo) muito provavelmente está fazendo um jogo duplo ajudando quem lhe financiar mais, ora o Taleban, ora os americanos. Isso não parece ser novidade pra ninguém, mas apesar das evidências, eles não podem provar definitivamente que há essa ligação de cooperação entre Taleban com o ISI, e o governo americano atual peita o governo paquistanês a deixar essa questão clara, fato que muitos alarmistas estão ignorando.

    Lembrando que, “ligação” Taleban/ISI é inevitável pois sem contato não há inteligência pra ser adquirida e repassada. A questão é provar se essa ligação é de cooperação ou de serviço de espionagem mesmo, e eis porque é tão difícil provar também.

    2- Apesar de tudo o governo Obama está oferecendo uma ajuda financeira ao Paquistão sim. Algo um tanto contraditório se observar essa suposta cooperação do ISI com o Taleban. No entanto é fato também que muitas operações militares americanas se beneficiaram com a ajuda do Paquistão. Oferecer dinheiro nesse caso não cai mais numa filosofia simplória de traição versus lealdade, mas muito provavelmente de estratégia política e bélica.

    Falar a essa altura do campeonato em quem se pode confiar é de uma ingenuidade ímpar, até mesmo porque nos mesmos documentos estão relatados extensamente que, nem as próprias autoridades afegãs merecem votos de condiança uma vez que a corrupção é generalizada do presidente Karzai com as suas ligações com guerrilheiros -alguns alegando até uma conexão passada com os próprios insurgentes – até as forças de polícia afegã que a o invéz de defender o próprio povo, os extorquem e até estupram.

    Outro detalhe importante que muitos estão se esquecendo ao comentar sobre esses documentos, é de que elas tem “data de validade”: exatamente até antes do governo Obama mandar mais soldados ao Afeganistão pra executar uma nova estratégia. Ou seja, mesmo que elas sejam 100% verdades – e não duvido que sejam – não podemos concluir com toda certeza que a situação não esteja melhorando des de Novembro do ano passado até os dias de hoje. A verdade creio eu, está entre esses relatos e o mar de rosas que alguns a favor da guerra podem eventualmente declarar, não há uma linha definida.

    Mas sem dúvida muitos vão acreditar que esses papéis são uma revelação “chocante” e vão instrumentalizá-las pra fazer as suas campanhas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 02:18
    Enviado por: Immanuel

    Acho que tudo isso se resume em apenas uma palavra, Credibilidade.
    A credibilidade também pode ser construida a partir de uma mentira, e indo um pouco mais além, na medida que essa mentira satifaz o “ego da massas”, ela se torna verdade muito mais rapidamente. Vou tentar ser mais claro.
    Hugo Chaves mente?
    Maradona diz que não!
    Lula mente?
    Dilma Roussef diz que não!
    Bin Laden mente?
    O Taleban diz que não!
    Israel mente?
    Os EUA dizem que não!
    Os EUA mentem?
    O Pentágono sempre diz que não!
    Queria terminar meu comentário com duas perguntas:
    Pergunta nº 01
    - Quais os países que começaram uma guerra, e ganharam, admitiram que fizeram uma “cagada”?
    Pergunta nº 02
    - Quais os países que começaram uma guerra, e perderam, admitiram que fizeram uma “cagada”?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 05:28
    Enviado por: Kxorraum

    Guterman,

    Bom texto! Ultimamente concordamos pouco (nada ou parcialmente) mas hoje tenho que assinar embaixo.

    Venhamos e convenhamos, a única coisa realmente diferente dos resumos que tenho lido, é da ligação do Paquistão com o Taleban, o resto é mais do mesmo de todas as guerras: mortes de civis, assassinatos de lideres, etc, etc… para os desavisados, guerra é assim!

    Falando da missão Espanhola lá naquelas bandas, aqui se fala sobre os “impostos” que eles tem que pagar ao Taleban para construir em algumas áreas (10% – 20%), já que teoricamente o exército espanhol não está em guerra, está em missão de paz ou algo parecido, ao menos isso vendem por aqui os políticos para justificar as suas tropas por lá.

    Ou seja, os espanhois financiando a guerra contra os espanhois. E curioso, que vendo um documentário sobre a missão deles lá, os americanos pediam que eles fossem ao combate direto. E também um comandante dizendo que as vezes “perdem a confiança” duramente conquistada com os líderes locais porque utilizam mão-de-obra feminina, de mulheres viuvas que tem que sustentar os seus filhos. E por esse fato, passam a ter que se cuidar muito mais ao sair nos vilarejos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 06:29
    Enviado por: Marcos L. S.

    Sr. Guterman

    “É possível prever, assim, que os “Papéis do Afeganistão” infelizmente serão devidamente “torturados” por muita gente para confirmar a maldade intrínseca do “império americano””

    Os documentos, não precisaram de tortura, eles dizem o que dizem e provam o que muitos já afirmam a muito, e sim, eles falam de corrupção, selvageria e barbárie, cometidas em nome da justiça e da democracia, com o aval de uma nação que se alega democrática e pacífica.
    Acho que está mesmo é chegando a hora do arrumar das malas, quando “vazam” esses tipos de informação, é porque as tropas também já devem estar por “vazar” de lá. Aparentemente, vai mesmo ser outro Vietnã ..

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/07/2010 - 10:04
      Enviado por: Mohamad

      Na mosca, Marcos L. S.! Não precisa ser muito inteligente para perceber que esses documentos foram apadrinhados pelos soldados insatisfeitos. Querem voltar pra casa.É melhor do que viver o stress de poder ser emboscado e voltar dentro de um caixão coberto por bandeira.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/07/2010 - 11:51
      Enviado por: Organizacoes Tabajara

      Marcos,
      vou falar par ao pessoal do consulado te liberar o visto.
      assim voce para com essa coisa ultrapassad e velha de ser anti-americano.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/07/2010 - 13:46
      Enviado por: PorOraTôporFora

      Marcos, meu xará, faço minhas as suas palavras. Gastei algumas palavras na resposta ao comentário do Tomás e só depois eu o seu, que é muito parecido com o meu. Valeu!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/07/2010 - 09:21
    Enviado por: antonio carlos alves amaral

    Realmente não há nada de novo nesses documentos, mas deveriam ser mais divulgados para que o maniqueísmo desaparecesse. Chega de conversa de defesa da democracia. A verdade é a seguinte, guerra é guerra. Quem mandou entrar?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 09:37
    Enviado por: basileoopator

    Pô, assim você está chamando todos os leitores de idiotas … Se manca!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 09:41
    Enviado por: Mohamad

    Barulho mesmo deve fazer um foguete destripulado dos imperialistas yanques entrando na sua casa e matando sua família inocente!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/07/2010 - 11:50
      Enviado por: Organizacoes Tabajara

      Barulho e’ um terrorista islamico se explodir dentro de um restauirante e onibus mstsndo covsrdemente incocentes.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/07/2010 - 14:09
      Enviado por: CARLOS

      É verdade, barulho fizeram os trens em MADRI em 2004 quando mais de 200 pesoas morreram e mais de 1000 ficaram feridas, infeliz!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/07/2010 - 14:46
      Enviado por: Daniel Barbosa

      Os métodos são diferentes mas o barulho é o mesmo.

      A dor de quem perde um ente querido também.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/07/2010 - 12:31
    Enviado por: Espinoza

    É possível prever, assim, que os “Papéis do Afeganistão” infelizmente serão devidamente “torturados” por muita gente para confirmar a maldade intrínseca do “País dos Aiatolás”, com óbvios efeitos deletérios para a compreensão do tempo em que vivemos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 13:45
    Enviado por: jaime cacildo de araujo

    Ainda bem que existem pessoas e grupos que mostram as atrocidades praticadas por aqueles que se dizem guardiões da ética humanista, mas, que na realidade são ratos conservadores, que agem com total desprezo pela vida e a decênçia humana, é a ética utilitarista em ação, fruto de uma sociedade com total desprezo pelos valores metafícos, legado do dominio de apenas uma forma de conhecimento, no caso o ciêntífico, que transformou o homem em número e limitou sua vida a estética do capitalismo, todavia o ser humano é mais forte que o sistema e com certeza não aceitará sua desumanização, é uma questão lógica.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 14:33
    Enviado por: Eduardo Baider

    Ora, meu caro Guterman, há algo de errado em suas acepções.

    Se parece ser fato que os documentos apenas trazem à tona (mais) provas das condutas anti-humanitárias dos americanos em guerras, redundando no assassinato indiscriminado de civis, muito me estranha que a mídia mainstream, o Estado, a Folha e afins, tratem essa verdade com naturalidade.

    Trocando em miúdos: se é notório que os EUA ajam como terroristas de Estado, como criminosos de guerra, não é nada normal, aceitável, que a mídia trate esse fato com naturalidade, sob certo ponto de vista até compreensivelmente, não?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 14:47
    Enviado por: Bernardo Morais]

    Simplesmente patética essa tentativa de falar que elefante é tamanduá.

    Que isso Gutermann? Hipocrisia?

    Que papo é esse de os documentos não dizem bem o que dizem?

    Tortura?

    Quer dizer que algum agente da CIA foi torturado por outro agente da CIA pra fazer um relatório de INTELIGÊNCIA para a comissão de mandantes da CIA? Ou foi por um Taleban?

    Meu amigo preste atenção no que está dizendo, isso não é uma análise imparcial nunca.

    Um vídeo de um arábe barbudo foi a “PROVA ABSOLUTA” de que Bin Laden estava no Afeganistão e serviu de justificativa para a invasão do país, agora um relatório vazado de DENTRO da agência de inteligência do país não é bem uma prova confiável?

    Querem enganar a quem aqui no Brasil com esse papo?

    Eu ponho minha mãe no fogo que o cara não deve ter lido nem 10% dos documentos e orreu pra postar isso aqui.

    Tá rolando grana?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 16:00
    Enviado por: Rogério

    Não é preciso papéis para provar que os americanos estão chafurdando na lama, quer dizer nas areias do Afeganistão. Essa guerra é um vexame evidentemente, pior que o Vietnã. Depois alguns defensores incondicionais dos americans afirmam haver muita competência por aquelas bandas. Pode até haver, mas não no Pentagono e Casa pálida hehehehe. Gastaram bilhões para simplesmente nada! Qual será o quociente intelectual da CIA? Se somarmos o do último presidente, estão devendo! heheheheh. É rir para não chorar, o quanto não poderiam fazer pelo mundo com toda essa grana enterrada.
    E Justiça seja feita, não há maldade do “império americano”, primeiro que um país que não consegue ganhar uma guerra contra um punhado de guerrilheiros não pode ser chamado de Império. Império foi o Romano, que durou um milênio, ou o Britânico, onde o sol não se punha. Os EUA em menos de um século já estão mostrando sinais de declínio. Contudo, não há maldade intrínseca, dos americanos, a maldade faz parte da natureza humana, os radicais extremistas também não são flores que se cheirem, tem uma religião absurda e um mundinho de idéias ridículas ao redor de seus umbigos fundamentalistas. Para quem quer também mandar no mundo está faltando ainda muita grandeza, e maldade claro. Só ficam nessa de explodir bombas em areas civis por que pega mal subir nas tamanquinhas e dar chilique hehehe. No final o grande império do Califado também já era, falta humildade para aceitar a decandencia, decadançe avec elegance diria o Lobão. Na verdade estamos mal de Império e aspirantes à imperialistas, não é preciso papél algum para ver o óbvio.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/07/2010 - 21:47
      Enviado por: Mario de Sampa

      Ressalva, a queda do império Romano se deu principalmente aos ataques dos Unos e outros bárbaros.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/07/2010 - 08:54
      Enviado por: Rogério

      Mário

      Dá até para traçar um paralelo, os romanos declinaram principalmente pois não havia mais como financiar as guerras nas fronteiras e manter o império, por isso os invasores “cresceram”. Os americanos seguem o mesmo caminho, mas tudo hoje em dia acontece mais rápido, a economia está mal das pernas, não poderão aguentar muito tempo essa gastança em “posses” externas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/07/2010 - 16:20
    Enviado por: MARCIO REIS

    Acho que os EUA fazem jogo duplo temendo radicalizar e perder o controle da situação, o que seria uma catastrofe pois como se sabe o Paquistão detem armas nucleares e se os EUA se afastarem, é bem provavel que os fanaticos do Talibã consigam ter acesso às mesmas, e aí o mundo estaria perdido.
    Penso que os EUA tentam combater os Talibãs mais em função de impedir que o poder nuclear paquistanês caia nas mãos de terroristas do que efetivamente consolidar a democracia no Afeganistão.
    Com relação ao Irã, não acredito em financiamento ao Talibã, pois sabemos que os Talibãs não respeitam os lideres Xiitas responsaveis pela Rev. Islamica, logo são inimigos dos mesmos.
    Para mim o maior perigo ao mundo é realmente o Paquistão, suas armas nucleares e seus Talibãs preferidos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 18:44
    Enviado por: basileopator

    Seu apelido reflete o que é: um zero a esquerda!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 19:11
    Enviado por: jan z. volens

    Bom – a industria mais grande nos EUA e o “Military-Industrial-Intelligence-Complex” ( Presidente Eisenhower, general retirado, advertiu isto em 1962!). A Washington Post, agora tem observado de que ninguem sabe cuantos MILHOES, nos EUA tem “Secret Security Clearance” (autorizados para mexer com informacao segreda), mais sabe-se que 843,000 tem “Tops Secret Security Clearance” (autorizados para informacao ALTAMENTE segreda) . Ha mais do que 1,900 consorcios e negocios privados como parceiros “Contractors”, e o sistema de “inteligencia” com 16 agencias – tem mais do que 1,000 edificos e bases aoredor dos EUA. Nem o Ministro de Defesa saber quem faz que, e cuantos “Contractors” trabalham pelas 16 agencias de inteligencia segreda. Veja :Washington Post Secret America.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 19:24
    Enviado por: João Só

    Insistem em justificar as atrocidades e as dezenas de milhares de mortos no Afeganistão com a infâmia de 11/09/2001.

    Naquella ocasião morreram 3.000 vítimas civis e inocentes. A guerra do Afeganistão já cobrou muito mais de 10 vezes isso, em vítimas civis inocentes.

    Bom… Pelo o menos na minha visão, que considero humanista, uma vida vale exatamente uma vida. Talvez a americanalha e seus asseclas achem que a vida de um americano valha mais que a de qualquer outro povo. Muitas e muitas vezes mais, como nesse caso e tantos outros.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 20:36
    Enviado por: jan z. volens

    …e quem “mexe” no Brasil ? Nao es preciso “descobrir” isto no “Wikieleaks”! Eu descobri isto somente “observando” nas “midias” – e somente depois tenho lido tudo confirmado pelos brasileiros patrioticos: Orlando Villas Boas (etnologo) em 2002 (youtube video), o general Augusto Heleno (Comandante Amazonia)2008 (youtube video), o profesor brasileiro Lerrer Rosenfield (no “Estado SP” e “Globo”), o profesor Mercio Gomes (Blog do Mercio). Por um exemplo, o observo todos os dias nas midias no Brasil – o que eu titulo a “Einsatzgruppe” pelos nomes germanicos – eles sao do “Reich”: Austria, Alemanha, Suiza, Holanda – ameacando sem vergonha ate os elementos do governo federal: Tudo bem feito “academicamente” – ameacas de propagandistica internacional, ameas legais, subvercao para desestablicar a uniao entre os brasileiros. E uma luta para a “independencia” do Brasil contra os que sempre querem “controlar” os brasileiros…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 21:29
    Enviado por: jan z. volens

    Ainda nao no “Wikileaks”: Preparacao para “conter o Brasil” com “operacoes da comunidad mundial para o clima do planeta”. 22.Julho DW TV & ZDF TV da Alemanha: A jornalista Maybritt ILLNER e moderadora da discucao acerca “perfurar profundo pelo petroleo”: Varios expertos alemaos e o ministro de ambiente Roettgen (quem confirma que Alemanha somente ira segurar a sua perfuracao profunda no Mar Nortico – sem mexer que outros nacoes perfurem em outras regioes), mais a jornalista Maybritt ILLNER demostra a mentalidade “OTAN” e perguntou: “Podesse a comunidad mundial impedir que o Brasil e Angola perfurariam profundamente?” (pre-sal no Atlantico). Veja: youtube video “Maybritt ILLNER ZDF.de . (Ella tem ligacoes com INSM -fundacao geopolitica dos Neocons na Alemanha). 23. Julho: BBC Radio Inernacional: “Inglaterra construera uma base area na Ilha St. Helena” – situada no Atlantico entre Brasil e Angola. (O Prof. Lerrer Rosenfield analisou o que querem os EUA com o programa “Farms here forests there” – interesante no Internet, feito por Gardiner&Ass. – David Gardiner e Shari Friedman sao tambem expertos para o governo dos EUA…)

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/07/2010 - 23:13
      Enviado por: Sato

      Você não é chato. Eu que beBbi pouKo!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/07/2010 - 08:42
      Enviado por: João Só

      Excelente, jan.

      O mais curioso é que são 90.000 documentos e já tem gente tirando profundas conclusões sem ao menos ter lido um único sequer.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/07/2010 - 15:11
      Enviado por: O Templario

      JAN VOLENS
      VC E MUITO CHATO CARA.
      as suas postagens sao uma demonstracao que quer e desfilar com as suas bobagens.
      seus textos sao de caracteristicas absolutas de um veniloquo com suas veniloquencias que somente “enchem o saco de ler” alias, eu nem leio, mas me atrevo a comecar e paro.
      coisa de loco
      Vc e um fabulista colega..da um tempo

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/07/2010 - 16:58
      Enviado por: João Só

      Veniloquencia não tem. Tem vaniloquencia. Mas pernosticismo com erro gramatical continua sendo pernosticismo?

      Agora… Chata mesmo é essa extrema-direita. Esses reacionários são um porre.

      jan, não se aborreça com essa gente não. Eles criticam qualquer um que não lamba as botas do império.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/07/2010 - 22:01
    Enviado por: Mario de Sampa

    Por conhecimento próprio, os americanos no geral são uns grandes tapados. Portanto imagino que muitos ainda enxergam as guerras como os filmes hollywoodianos bem romanceados. Concordo que o horror das guerras são sempre os mesmos, mudam-se apenas os personagens e a area geográfica. Pessoas com algum QI não precisam de papeis para acreditar que coisas inimaginaveis estejam rolando por lá. A saia justa para Obama é o vazamento e a exploração em torno deste assunto que nada tem realmente de novidade no geral. O comando das tropas já havia sinalizado há anos que o efetivo não era suficiente para chegar aos objetivos desejados. Como uma dose de antibiótico fraca, foi fortalecendo a doença e agora vai ser preciso o dobro para tentar reverter a situação. Quanto a posição ambigua do Afganistão é clara desde sempre e o Taleban parece incansável e bem nutrido. Na guerra existe a informação e a anti-informação, portanto toda informação, especialmente as documentais devem ser bem questionadas, afinal o papel aceita tudo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 22:12
    Enviado por: José Lima

    Guerra é guerra. Os pacifistas querem que a guerra não aconteça, em parte, porque sabem que depois dela deflagrada podem surgir desdobramentos de toda espécie, como os que esses documentos devem estar revelando. Ninguém faz guerra para acariciar o inimigo, nem proporcionar excursões aos soldados. Claro que se a guerra deforma os objetivos do pais que a promove, este se retira dela. Ou remaneja a política que subordina a guerra. A eleição de Obama veio impregnada dessa novidade, quem sempre viu na guerra uma solução política passa a defender o contrário, ou seja, voltar ao princípio de que o uso da força é um último recurso, quando inevitável depois de esgotadas todas as tentativas de solução diplomática. Mas Obama pode mesmo é estar atônito entre dois vazamentos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 23:03
    Enviado por: Carolina

    HIROSHIMA = 65 ANOS DE IMPUNIDADE

    NAGAZAKI = 65 ANOS DE IMPUNIDADE

    HOLOCAUSTO ATÔMICO DO JAPÃO = 65 ANOS DE IMPUNIDADE

    OS AMERICANOS COMETEM CRIMES DE GUERRA

    O HIBAKUSHAS VÃO ESPERAR ATÉ QUANDO???

    “Eu não tenho filhos. Sou uma das poucas pessoas afortunadas que conseguiu sobreviver, mas com lamentáveis sequelas. Vivo com mais de 12 tipos de câncer na pele e cinco dentro do meu corpo, que venci por um milagre”, explicou Kodama, ao ressaltar que seu corpo recebeu 4,6 unidades de radiação após a explosão da bomba.

    http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-212,cd-270013.htm

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/07/2010 - 02:17
      Enviado por: Dr.Massaranduba

      Na proxima vez nao ataquem quem nao os atacou!
      Quem semeia vento colhe tempestade!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/07/2010 - 12:14
      Enviado por: Mohamad

      Que espécie de “Dr.” Massaranduba é esse que faz um calculo nefasto desse?
      O “doutor” simboliza aqui a idéia de que se deve, então, vaporizar pessoas que tiveram, por acaso, líderes militares errantes, e que, assim, “semearam ventos e devem colher tempestades”…
      Olha Massaranduba: todo mundo tá careca de saber que os USA bombardearam para testar seu “novo brinquedo de guerra…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/07/2010 - 13:57
      Enviado por: Organizacoes Tabajara

      Na realidade todo mundo sabe que abomba foi usada para evitar mais mortes.
      Os lideres errantes japoneses, com o aval do seu povo certinho e bonzinho, torturaram, mataram, estruparam coreano e chines a vontade.
      gracas aos EUA isso acabou e o japao tornou-se um pais civilizado como os EUA.
      Alias, ate’ hoje o povo bonzinho e coitadinho japones nao pediu desculpas oficiais categoricas aa china e/ou corea.
      seu problema, como de muitos, e’ querer acha rum unico culpado pelas mazelas da humanidade.
      Alguem ,ao invez, de culpar os americanos poderia muito bem culpar os islamicos.
      que tal?
      Pimenta no Yoko dos outros e’ refresco, nao e’?
      Agora levanta da cadeira, e vai trablahr ao invez de colocar culpa de tudo em uma unica pessoa.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/07/2010 - 17:10
      Enviado por: Marcos L. S.

      Sr. Tabajara

      Todo mundo sabe pra que a bomba foi usada, mas é claro que todos sabemos, bombas servem para matar, essa é a verdade, e é pra isso que a bomba atômica foi usada, para matar homens, mulheres e crianças japonesas numa cidade praticamente desmilitarizada, em um país virtualmente derrotado, bombas não são usadas para salvar vidas meu caro, salvar vidas é com médicos e caridade. Bombas, especialmente as nucleares, são mesmo é para matar, milhares de seres humanos por segundo. Lamento que o senhor acredite em coelhinho da Páscoa, e Papai Noel, mas com relação a bombas, me acredite, elas servem com certeza para matar.
      Se é que houve uma segunda intenção além da óbvia primária (MATAR), essa segunda intenção foi mostrar ao mundo, o que aconteceria com quem desafiasse ou desobedecesse os EUA.
      A propósito, os americanos e seu exército bonzinho, também matam, mutilam e estupram mundo afora, e até agora nunca vi ninguém pedindo desculpas. Nem por Hiroshima, ou por Nagasaki, Abu Ghraib, Guatanamo, ou por qualquer atrocidade contida nas páginas desse “vazamento” atual ..
      E Vê se levanta da cadeira, e para de puxar o saco dos carniceiros americanos, só porque te deram um green card. A propósito, eu não quero um nem de graça, e se me derem um, garanto que passo para o senhor ..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/07/2010 - 11:07
    Enviado por: fxavier

    Para os Estados Unidos terroristas sempre serão os outros. Suas atrocidades são auto-intituladas defesa da democracia a que o mundo subserviente diz amem. Até quando?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2010 - 14:01
    Enviado por: Dr.Massaranduba

    Faco das organizacoes, minhas palavras!
    E acrescento:

    Enforcamento em praca publica d ehomossexuais= 1300 anos de impunidade
    Apedrejamento de mulhers “infieis”= 1300anos de impunidade
    abandono de criancas, violacao do lei do menor= 40 anos de impunidade

    Vai se preocupar em fazer alguma coisa! Trablha pra’ mudar em vez de ficar choramingando pelos cantos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2010 - 14:04
    Enviado por: Dr.Massaranduba

    fxavier,
    e pra’s pessoas como voce os culpados serao sempre os EUA e nunca osoutros.
    o resto do mundo , se nao existisse os EUA, seria um monte de anjinho com asinhas um ajudando ao outro e socorrendo o pobre e tudo as mil maravilhas.
    patetico.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/07/2010 - 19:29
      Enviado por: ubiratan

      Sr. Dr; Massaranduba;
      A sua americanofilia chega a ser patológica.
      Foram fritadas 500 mil pessoas em hiroshima e nagazaqui, simplesmente porque o exército vermelho já estaria prestes a invadir o japão pelo norte, e isso causava grandes nauseas no truman, que não pestanejou em autorizar o uso das bombas, para ” abreviar a guerra”, e ” evitar grandes baixas dos dois lados”. Vários analistas e especialistas de renome aconselharam não usar as bombas, antevendo a tragédia que realmente se abateu sobre as populações civis. Mas os ” falcões” americanos se lixaram para isso, preferindo não dividir a ocupação do japão com os sovieticos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2010 - 14:53
      Enviado por: Dr.Massaranduba

      e a sua anit-americanofolia e’ o que?
      Veja o monte de besteira que voce escreveu? Nem referencia deu.
      Claro ,voce vai perguntar aos russos eles falarao algio, aos japonese outro, etc..
      Mas certamente voce nunca conversou com um veteranod a guerra do pacifico. conversou?
      pois e’…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/07/2010 - 15:12
    Enviado por: O Templario

    JAN VOLENS
    VC E MUITO CHATO CARA.
    as suas postagens sao uma demonstracao que quer e desfilar com as suas bobagens.
    seus textos sao de caracteristicas absolutas de um veniloquo com suas veniloquencias que somente “enchem o saco de ler” alias, eu nem leio, mas me atrevo a comecar e paro.
    coisa de loco
    Vc e um fabulista colega..da um tempo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2010 - 15:42
    Enviado por: Alexandre

    Duvido que alguém tenha lido um dos documentos, quanto mais os 90 mil. Bazófias!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2010 - 15:52
    Enviado por: Raimundo Costa

    Esta reportagem do jornal inglês The Guardian sobre os milhares de documentos secretos do exército americano revelando atrocidades cometidas pelas tropas de ocupação dos EUA no Afeganistão, inclusive um em que se revela que um grupo de soldados, depois de sofrer um ataque, percorreu quatro quilômetros atirando em toda e qualquer pessoa que estivesse em seu caminho, matando 19 civis e ferindo outros 50, está dando pano pras mangas e mostra a verdadeira face desta guerra que o Ocidente considera santa.
    Os documentos foram revelados pelo site Wikileaks, que divulgou em abril deste ano o ataque de helicópteros Apache contra civis desarmados, que matou, entre outras pessoas, um fotógrafo e um produtor da agência de notícias Reuters.
    Logo após, a agência France Press noticiou que o governo norteamericano reagiu à divulgação destes documentos secretos. Não abriu, porém, qualquer investigação para apurar as denúncias feitas na internet. O que fez foi iniciar uma investigação para saber como os documentos que denunciam os crimes de guerra vazaram para o público.
    E, consequência, um soldado de 22 anos, Bradley Manning, foi detido numa prisão militar, desde fins de maio. Ele não participou de nenhum massacre, mas é apontado como suspeito de vazar os documentos que os revelaram. O Departamento de Defesa qualificou a divulgação de “ato criminoso” e disse que estava lançando uma “caçada” para encontrar o responsável pelo vazamento.
    Até agora, não houve por parte dos EUA, nenhuma declaração qualificando o massacre de civis desarmados de “ato criminoso”, muito menos o anúncio de uma “caçada” por seus responsáveis.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2010 - 08:37
    Enviado por: O Templario

    CORRIGIR OS COLEGAS EM SEUS ERROS DE DIGITACAO OU MESMO ORTOGRAFICOS NAO E EDUCADO.
    QQ UM PODE COMETE-LOS, SAO COISAS INEVITAVEIS.
    ACREDITO PIAMENTE QUE PODEMOS SIM, NOS DEGLADIAR-MOS, OU ESTAR EM DESACORDO E ATE CRITICAR CERTOS COLEGAS, MAS SEGUNDO SEUS TEXTOS ETC, MAS NUNCA CORRIGI-LOS.
    SEJAMOS EDUCADOS POR FAVOR

    SDS E UM BOM DIA A TODOS

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2010 - 10:39
      Enviado por: João Só

      Realmente. Educado mesmo é dizer que alguém é muito chato, que desfila bobagens, que enchem o saco de ler. Isso mesmo depois de confessar que nem ao menos lê o texto do cara. Vá ser educado assim lá no Palácio dos Bandeirantes.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2010 - 16:43
    Enviado por: O Templario

    Joao ByYourSef
    tenho direito de criticar os textos, concodar com os mesmos ou descordar, mas nao corrigir erros de digitacao ou gramatical.
    se vc perceber, ele escreve mal demais, pq nao sabe bem o nosso maravilhoso idioma de Camoes, mas nao o corrijo.
    TENDEU JOAO?
    coisa de loco

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2010 - 16:42
    Enviado por: Ubiratan

    Sr., Massaranduba;
    Referente as “besteiras” que escrevi a respeito dos bombardeios nucleares, mostro-lhe a seguir de onde as tirei.
    Gal. Douglas Mac Arthur – 1960
    ” NÃO HAVIA NECESSIDADE MILITAR DE EMPREGAR A BOMBA ATÕMICA EM 1945″
    Operação Downfall( codigo do planejamento de invasão e ocupação do Japão).
    “OS ESTRATEGISTAS AMERICANOS ESTAVAM DIVIDIDOS, O GRUPO POLITICO DE ROOSEVELT PRETENDIA MANTER O QUE JA FORA PLANEJADO, E INVADIR O JAPÃO JUNTAMENTE COM A URSS.
    JÁ O GRUPO POLITICO DE TRUMAN PREFERIU UTILIZAR AS BOMBAS P/APRESSAR O FIM DA GUERRA E EVITAR QUE AS TROPAS SOVIETICAS TAMBÉM OCUPASSEM PARTES DO JAPÃO”.
    Após os bombardeios de Hiroshima e Nagazaki, fontes japonesas afirmaram que o que realmente influiu na capitulação, foi o rápido avanço dos sovieticos na Manchúria, e nas ilhas de Sakhalin e Kuril ( NORTE DO JAPÃO).
    Como podemos deduzir, sr., Massaranduba, os americanos estavam preocupados em administrar o espólio do pós-guerra, não pretendendo dividi-lo com ninguém, nem que isso custasse a vida de 500 mil pessoas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2010 - 20:59
    Enviado por: fxavier

    Dr Massaranduba:

    Sobre o seu comentário de 28/07, lembro que o “resto do mundo” jamais despejou bomba atômica na cabeça de ninguém e quando efetivamente pratica crime de guerra responde perante tribunal internacional. Ao passo que USA por serem grandes e poderosos se colocam acima do bem e do mal, livres para praticar atrocidades em “defesa da democracia”. Esta postura de donos do mundo não se sustenta porque está assentada na injustiça de suas relações com o mais fraco.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Diversão pura

Jornalismo

Meus blogs favoritos

Blogs do Estadão