ir para o conteúdo
 • 

Marcos Guterman

01.fevereiro.2012 18:03:14

Dilma e a propaganda antiamericana barata

Em sua já famosa entrevista em Cuba, a presidente Dilma Rousseff não se limitou a singularizar os EUA quando resolveu criticar a situação dos direitos humanos “no mundo”, poupando a adorada ditadura cubana. Mais adiante, ela acusou os americanos de impedir a chegada de alimentos a Cuba. Após criticar o embargo dos EUA à ilha, Dilma disse na entrevista:

 “O Brasil hoje participa, aqui em Cuba, de várias iniciativas que eu considero importantes: a primeira, que é uma política de alimentos. É impossível se considerar que é correto o bloqueio de alimentos para um povo”.

A presidente está mal informada. Como explicou o professor de Relações Internacionais Mauricio Santoro à GloboNews (veja a íntegra aqui), os EUA não só não bloqueiam alimentos para Cuba como são o terceiro maior exportador de alimentos para a ilha, graças a uma das várias brechas do embargo. Apesar disso, o bloqueio a Cuba, uma bobagem mantida graças à força do lobby dos exilados cubanos na Flórida, continua servindo à propaganda antiamericana barata – como Dilma acaba de confirmar.

comentários (109) | comente

109 Comentários Comente também
  • 01/02/2012 - 18:27
    Enviado por: sergio afonso

    o nobre editor ta mordido porque Dilma chamou a midia brasileira de mediocre, ai vem tentar pontuar alguem que o canal tucano globonews entrevistou. Acorda yankee.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/02/2012 - 19:15
      Enviado por: Fernando

      Correto o comentário. O colunista não deve se intimidar pelos petistas que dão plantão em todos os sites. Recebem dinheiro do governo federal através de ONGs para criticar todos os que falam as verdades sobre as grandes mentiras da terrorista ou do pinguço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/02/2012 - 19:58
      Enviado por: Fabio Figueiredo

      Dilma tinha que falar mal de americanos, para puxar o saco do Fidel, Chavez, Evo. É o complexo do esquerdista brasileiro, ser contra os norte americanos. URSS não deu certo porque comunista, EUA deu certo porque capitalista. Daí o complexo da nossa esquerda, inveja, talvez.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/02/2012 - 22:26
      Enviado por: carlos 3m

      sergio, globonews tucano? so depois de uma cachaca forte. 90% dos “jornalistas” sao pt roxo. insuportavel.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/02/2012 - 19:57
      Enviado por: Microempresário

      Carlos 3M, vc mesmo apontou o “problema” da Globonews: só 90% dos jornalistas são do PT. Mas não se preocupe, o Franklin Martins e o Tarso Genro estão atentos para dar um jeito nos 10% que faltam…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/02/2012 - 18:50
    Enviado por: Juliano Lima

    O Estadão nem procura disfarçar o seu “tucanismo”!
    Ah quanta saudades do Celso Lafer, Rubens Barbosa e Luiz Felipe Lampreia!
    Pelegada entreguista!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/02/2012 - 20:00
      Enviado por: Fabio Figueiredo

      Para Dilma, direitos humanos é tema para campanha eleitoral, somente. Aí ela promete tudo. Aliás, promete mais. As 2000 creches que ainda não começaram a construir é um bom exemplo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/02/2012 - 18:55
    Enviado por: João Só

    Um navio que aportar em Cuba ficará impedido de aportar nos EUA por 6 meses. Acho que quem não é do ramo não tem a mínima idéia do que isso significa em termos comerciais. Mas bom senso deveria ser o que os estadunidenses chamam de “commom sense”. A ignorância desculpa muita coisa. Inclusive tentar desqualificar um ato de vileza imperial.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/02/2012 - 19:03
      Enviado por: Marcos Guterman

      João, ninguém está desqualificando nada. O professor colocou a coisa em perspectiva. O embargo já foi importante, hoje não é tanto e está cada vez mais desidratado. Ademais, a questão é especificamente sobre os alimentos, que Dilma usou para alfinetar os americanos. Ela está errada. Os EUA não bloqueiam alimentos, graças à tal “cláusula de emergência” no embargo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/02/2012 - 18:58
    Enviado por: emerson scudeller

    Interessante como as coisas se repetem: um populista vivia defendendo a democracia cubana (?) e agora aquela que só reage (ela não age antes da imprensa fazer o trabalho investigativo, só depois que o cara se enrolou sozinho), vem com essa conversa mole de que o embargo é a causa de todos os males de Cuba! E o pior que tem gente que acredita!!! Sabe o que falta para essa gente: um PT. É isso mesmo, pois se tivesse uma oposição como a que esse partido fazia ao governo federal, antes de ter o poder central (e que ainda faz onde não é), ouviria, lá no Caribe, o eco da barulheira!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 19:09
    Enviado por: Giovanni

    Ainda bem que alguém aponta que o rei (no caso a rainha) está nú. E não se preocupe Marcos, é bem tipico dos esquerdinhas (como os colegas acima) salivarem sua raiva quando alguem discorda ou emite opinião contrária. Típico de simpatizantes de regimes totalitários, avessos ao regime democrático (claro que negarão até a morte).
    Se essas pessoas tivessem algum tipo de poder, fechavam todos os jornais e só deixavam a mídia estatal como fonte de informação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 19:11
    Enviado por: carlos soares

    Caramba este é o sujeito falando de uma coisa que aconteceu ontem , não acredito. O mentecapto teve condições de escrever (nem vou comentar as sandices e muito menos o desvio e o fora de contexto onde ele escreve seu argumento), pois se um livro (PRIVATARIA TUCANA) ele disse que precisaria de dezenas de dias para poder comentar , kkkkkkkk. E agora se arvora em condições de criticar a Presidenta Dilma , abestalhou de vez, kkkkkk.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 19:14
    Enviado por: Crsitiano

    Sou novamente obrigado a concordar contigo Guterman. O erro americano não justifica o erro, até pior na minha opinião, que o governo cubano comete contra seu próprio povo. Dilma, de quem tenho ótima impressão, cometeu um deslize pois o fato de se ter boas relações com uma nação amiga não implica em aceitar seus erros crassos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 19:14
    Enviado por: cláudio

    Prezado marcos, sinceramente acho uma tremenda falta relevância o que a Dilma disse ou não sobre Cuba, já que de antemão sabemos qual é o posicionamento do PT, e da mesma maneira acho irrelevante discutirmos sobre isso, não acha? Pois tanto em um caso como no outro nada acrescenta. Abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/02/2012 - 22:30
      Enviado por: carlos 3m

      claudio, voce esqueceu que ela esta representando o brasil e nao o pt. eh relevante cada acao e cada omissao dela pois ela esta agindo no nosso nome.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/02/2012 - 19:20
    Enviado por: Daniel

    A ver deixa ver se entendi, os americanos podem invadir cuba, se apropriar de parte do seu território, realizar um embargo econômico, e ainda criar uma prisão onde se tortura livremente, ah sim os mocinhos são eles e é o governo cubano o ditador.
    Um insulto a inteligência Marcos, o professor não colocou perspectiva nenhuma, acorda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 19:24
    Enviado por: a

    Nao adianta Guterman

    Quando a parada eh ideologica ou fisiologica nao ha bom senso e a realidade eh um mero detalhe. Em relacao ao embargo ate gostaria q caisse pq acho que os Castros cairiam juntos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 20:09
    Enviado por: Joana

    Parabéns por dizer a verdade, Guterman.
    A presidente esta precisando ser melhor assessorada. Os cubanos tem necessidade de alimentos, mas acusar os EUA neste caso ela poderá ser processada ou que se mova uma ação contra quem escreveu a besteira.
    Agora, que os cubanos tem necessidade de comida , verdade verdadeira.
    Em tempo, quem sabe depois desta passagem emocionante da presidente Dilma por Cuba, os EUA repensem o embargo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 20:42
    Enviado por: Amnox

    Nada a estranhar na atitude da presidente. O PT sempre se pautou pela covardia; foram covardes la atrs, quando queriam o poder e eram oposicao, em vottacoes importantes ao pais, nas eleicoes, acusando o FHC, nos casos de corrupcao neate e no governo passado, so para citar alguns. A historia um dia vai lhes julgar, ja que o povo ainda nao tem capacidade para tal, e tenho certeza que o covardia vai ser uma caracteristica lembrAda desses anos que fomos dominados por esta gentinha

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 20:50
    Enviado por: Alexandre Porto (@aleportoblog)

    Quer dizer que os EUA via embargo é aliado dos Castos? Me divirto com esse blog.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 21:00
    Enviado por: João Alex Costa Carneiro

    Citando Sr. Guterman: “O embargo já foi importante, hoje não é tanto e está cada vez mais desidratado.” Sabe o senhor que pouquíssimas empresas norte-americanas possuem o “direito” de comercializar alimentos com Cuba? Sabia que muitas outras empresas americanas gostariam de ter esse direito, já que os cubanos são obrigados a pagar em cash, sem direito a financiamente, cada transação? Sabia o senhor que Cuba tem um acesso extraordinariamente caro, limitado e lento à internet pois se vê obrigada a alugar a preço de ouro banda de satélites europeus, ja que não pode ter acesso aos backbones da internet americana? E depois tenho que ler na midia brasileira que não há internet domiciar em Cuba devido à ditadura castrista… realmente um atentado à inteligência… estaria esse embargo (na verdade bloqueio) tão “desidratado” assim?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/02/2012 - 21:16
      Enviado por: Marcos Guterman

      João

      Sabe o senhor que faltam alimentos em Cuba não por causa do embargo, mas por causa de décadas de agricultura “planificada” pelo Estado comunista?

      Não me venha falar de atentado à inteligência.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/02/2012 - 22:37
      Enviado por: carlos 3m

      usando seu argumento de censura a internet como resultado do bloqueio, me diga, antes da internet, quando o meio de comunicacao era o papel, porque somente um jornal, granma, podia existir?

      seria bloqueio externo de quem? da ditadura do proletariado?

      uma caracteristica dos esquerdoides populistas eh sempre dizer que a culpa eh dos outros, e so deles.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/02/2012 - 22:13
    Enviado por: gg

    Foi só Dilma falar de Guantânamo para despertar a fúria de Guterman…

    É curioso que Guantânamo é criticado em todo o mundo, por jornalistas independentes.

    Mas, para Guterman, a presidente passou dos limites.

    Que coisa ..

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/02/2012 - 22:39
      Enviado por: carlos 3m

      seu gg, a dilma fala por nos, os brasileiros, por isso, ela nao pode falar besteria nem se fazer passar por uma, pelo menos no nosso nome. de para entender?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/02/2012 - 22:13
    Enviado por: Mario de Sampa

    Depois da parceria com os russos que já se foi faz tempo assim como a guerra fria, o embargo se mantem apenas para que a ditadura se enfraqueça e abra espaço para um governo democrático. Mas Cuba, que nunca teve um governo que não fosse de “pilhadores” dos parcos recursos da ilha e nos últimos 50 anos de uma falida revolução que denegriu a ilha a uma imensa massa falida, tem mais desafios do que simplesmente o fim do regime. Mesmo que tivesse um governo democrático e sem corrupção (que aliás é crônico como aqui) seria tarefa quase impossível transformar tanto a cultura como a economia em algo que possa dar a seu povo a vida e o conforto que tanto merecem. A ilha é pequena, seus potenciais para gerar riquezas são limitados e seu vizinho rico é uma das melhores possibilidades para alavancar a economia para as reformas que um dia haverão de ser feitas. Quanto ao antiamericanismo barato do discurso da Dilma, vamos dizer que foi um “tributo” aos inflamados e infindáveis discursos de Fidel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 22:21
    Enviado por: ANTONIO MARCIO

    Engraçado… Por que tem pessoas que criticam aos EUA e só pensam de visitá-los?
    Nunca passam nem perto da “maravilhosa” Cuba.
    Por que o Lulla, o José Dirceu, o Gilberto Carvalho, o Tarso Genro não moram lá?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 22:29
    Enviado por: gg

    O dia em que Guterman (Guantânerman?) tentou justificar Guantânamo…

    “Dito isso, o fato de Guantánamo ter encarcerado 150 inocentes certamente será usado pelos antiamericanos como sintoma da barbárie dos EUA. Trata-se de um óbvio exagero. Em São Paulo, 40% da população carcerária de cerca de 165 mil pessoas é de presos “provisórios”, isto é, gente que nem foi julgada ainda. Muitos deles podem ser inocentes, mas neste exato momento estão experimentando o verdadeiro inferno atrás das grades, vários sem advogado e sem assistência de nenhuma espécie. Perto disso, Guantánamo é o paraíso na Terra”

    Que bobeirinha é Guantânamo.. E que ninguém ouse falar de Guantânamo…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 22:40
    Enviado por: Guilherme

    China é o maior exportador para Cuba. A China, também, é o maior exportador para os EUA.
    Que embargo é esse que faz negócios com o maior exportador do pais que sobre tal embargo?

    E se o embargo fosse mesmo efetivo, porque Cuba iria reclamar? Afinal, para que diabos um país com um socialismo perfeito e maravilho precisa negociar com os porcos capitalistas dos EUA?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 22:51
    Enviado por: Sturla

    Olhando para a matéria em questão e para alguns comentários não era de se esperar menos. Um jornal como Estadão sempre defendeu interesses da burguesia… Ainda, se fosse verdadeira a afirmação de que Estados Unidos não bloqueiam alimentos, não haveria resolução da ONU condenando esse fato, com é o caso da 20ª condenação ao bloqueio (incluido bloqueio de alimentos) feita no segundo semestre de ano passado. Ainda, mesmo que houvesse um certo equivoco na afirmação de Dilma, observa-se na critica, não critica ao argumento, mas ao PT … numa atitude reacionária, tipica daqueles que se dizem defensores da liberdade e da democracia. esses mesmos são os que aprovam massacre de nossa população pobre, como é o caso do pinheirinho

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 23:05
    Enviado por: Anderson

    Como é absurdo ver tanta gente defendendo o paraíso cubano. A mais antiga ditadura das Américas governada pela dinastia dos Castro que matou prende e mantem seu povo algemado e amedrontado. Mas que esperar dos Petralhas que devolveram os boxeadores cubanos que queriam desertar e deram guarita ao assassino italiano julgado e condenado em um estado democrático.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 23:09
    Enviado por: Justo

    À parte das besteiras que a Dilma, cria do Lula, disse, a forma como disse é tão horrenda quanto o conteúdo. Esta mulher é formada? (lembrei-me do video onde ela diz “dos nordestinos que saiam do nordeste para o Brasil”) O Lula falava muito mal… mas acho que a Dilma vence.
    Não existe concordância no que ela fala. Plural e singular para ela é nada. Realmente… a cria esta ficando maior que o criador.Cruz credo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 23:14
    Enviado por: F.Carlos

    Eu não me surpreendi com o comentário da Dilma, o que esperar de gente com mentalidade revolucionária, a terrorista, assaltante de banco, não queria implantar uma grande Cuba no Brasil, o sonho ainda não acabou, vivemos um socialismo facista, vide o aparelhamento do Estado Brasileiro, não existe mais oposição política.
    Presidenta é tão ignorante como maliciosa, do jeito que falou, parece que os EUA fazem um bloqueio naval a Cuba, e não embargo, já deteriorado ao longo do tempo, veja a remessa de US$ dos asilados cubanos a Cuba.
    O que não se fala, qual foi o motivo do embargo americano a Cuba, além do mais, Cuba pode comercializar com o resto do Mundo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2012 - 23:40
    Enviado por: Fábio

    Dúvida cruel:

    Será que a Dilma, o Lulla e o PT aprenderam com Sarney e ACM a serem cínicos à respeito da inteligência dos brasileiros ou serão farinha do mesmo saco?

    Se diziam defensores da liberdade….quando lutavam contra os militares aqui e lá fora Defensores do regime, quando se trata da mesma ideologiazinha que prega dividir o que é dos outros…

    Hipócritas!!! diria Jesus

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 00:02
    Enviado por: Marcio

    Vamos falar sobre quantanamo!

    Talvez assim a Dilma pare de falar besteira?

    Nao entendi a relacao!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 00:04
    Enviado por: Marcio

    Coitada da Dilma,
    Uma mulher que tinha tudo para brilhar fica se predendo a ideologias baratas e defasadas.

    Uma pena mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 00:34
    Enviado por: Marcos

    Os cubanos exilados em Miami estão aguardando a visita de um modinha desses metido a defensor do carrasco cubano. A comunidade cubana em Miami adoraria pôr a mão num comedor de feijão metido a revolucionário pra usar a pele dele como pano de prato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 01:29
    Enviado por: Lucas Freitas

    O “nobre” colunista continua insistindo na ladainha de desgastar o MELHOR DISCURSO DE DILMA! Detonou de uma só vez: mídia tucana e os pseudos defensores dos Direitos Humanos.
    Tenha vergonha cara!!!….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 02:45
    Enviado por: Borges

    Pinhirinho!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 02:53
    Enviado por: Borges

    Legal. E se ela for visitar a terra de seus ancestrais e criticar as barbaridades que eles cometem contra os palestinos… Aih nao pode. Ou pode?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 05:28
    Enviado por: Gedeão Barros

    A Dilma e os esquerdopatas sabem que nunca existiu embargo nenhum. A fazenda de cana, entreposto mundial do tráfico de drogas, que escravizou o povo cubano, só vive de esmolas. Nunca produziram nada. O Lula e a Dilma estão enfiando um bilhão de reais dos nossos impostos naquela ilha-prisão, sem o nosso consentimento. Cuba é nada. Antes dos ditadores Castro se apoderarem da ilha, a saúde e a educação eram as melhores da América Latina. Hoje, são um fracasso. Vivem da propaganda mentirosa, tentando manter um mito. Mas nós somos pacientes. A história do povo cubano virá à tona e mostraremos que não existe diferente entre Fidel/Che quer Vara e o Hitler.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 06:19
    Enviado por: Ezequiel-SP

    O último governo foi idiota. A maioria da população que o elegeu também idiota. Esperar o que? Uma sucessora……

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 07:57
    Enviado por: Noir

    Falta de estudo, falta de educação e de caráter.
    Tanta gente precisando de emprego e o Estadão deixa essa ameba escrever.
    Vai embora vira lata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 08:58
    Enviado por: champion

    Para que os cubanos precisam da comida dos latinfúndios dos porcos capitalistas americanos? Comidas estas, produzidas com o auxílio de máquinas, que segundo os princípios socialistas/comunistas, são um instrumento de dominação da classe operária.

    Cuba não é um exemplo de reforma agrária? Não tem a melhor educação do mundo? Provavelmente deve tê-la utilizado para desenvolver, nestes 50 anos de revolução, a melhor tecnologia de produção de alimentos das américas.

    E eu quero saber quando acaba o embargo do Estado Cubano em relação ao seu povo, que não tem liberdade de expressão, liberdade de manifestação, liberdade de imprensa, liberdade para deixar o país, liberdade para escolher seus governantes, liberdade para empreender…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 09:16
    Enviado por: Rodin

    Decepcionante Sra. Presidenta. Concordo com o comentário do Marcos Guterman.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 09:27
    Enviado por: gilberto

    Marcos.
    Sua opinião é só sua.
    O embargo realmente prejudicou muito cuba até os dias de hoje.
    Talvez se não houvesse isso , o regime adotado por lá fosse melhor que o nosso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 10:10
    Enviado por: Fabio Unique

    O grande pecado de uma ilha embargada não é ter ou não ter uma linha de importação de alimentos, é o simples fato de que a produção do homo sapiens não chega a 10% do necessário para a densidade demográfica de que estamos falando, tendo sido substituída pela produção automática, para sustentar essa densidade demográfica. Mas até nisso os EUA foi correto, de certa forma: se 90% dos Cubanos quizerem evacuar a ilha, o único que está impedindo é o governo de Cuba.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 11:28
    Enviado por: Rogério

    Realmente Guterman a Dilma deveria se informar melhor antes de dar declarações, mas pelo menos acho que ela sabe que a Bolivia não é a capital da Argentina hehehe.

    Também não sei se as declarações que ela deu podem ser consideradas propaganda anti-americana. São apenas críticas. Se há um embargo, mesmo que haja a brecha dos alimentos, no final das contas economicas irá redundar em mais pobreza e portanto menos alimentos na mesa do cubano pobre.
    Mas por outro lado é preciso ver que críticas também deveriam ser feitas à Cuba. Por que apenas criticar os EUA? Talvez por que criticar pode ter um peso diferente nos dois paises. Os EUA estão acostumados com críticas, estas não fazem nem cosquinha. É muito fácil criticar os EUA, todos os países do mundo o fazem. Em suma, os EUA são um país democrático onde criticar faz parte do jogo.
    No caso de uma ditadura, essas críticas seriam recebidas como um ataque frontal. Ditaduras não admitem o contraditório, por definição.

    Então o Estado brasileiro para fazer valer a total liberdade de criticar objetiva e imparcialmente deveria abrir mão do princípio da não intervenção e provavelmente as relações entre o Brasil e Cuba iriam deteriorar agudamente.
    O princípio da não intervenção pode até ser uma desculpa esfarrapada ( mas o “deixa disso” faz parte da nossa cultura) mas, no frigir dos ovos, há um que de realpolitik nessa relação com Cuba. Pois além de um certo alinhamento ideológico entre o PT e Cuba, há principalmente relações economicas ente os Estado. Dilma não fará nada para mudar essa situação e acredito que nenhum presidente mesmo de outro partido faria o mesmo. Que eu saiba, até hoje, no Brasil democrático, não houve nenhuma ruptura entre o Brasil e Cuba.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 11:59
    Enviado por: Felipe

    Algumas pessoas tem que por na cabeça que podemos sim criticar tantos as violações dos direitos humanos em Cuba, quanto as realizadas pelos EUA em Guantanamo, no Afeganistão ou no Iraque. Esse argumento da Dilma de que, já que não criticamos ”usianqui”, não podemos criticar os Cubanos, é falacioso. Primeiro pq podemos criticar ambos sim. E segundo pq ela própria critica os americanos, ao insinuar o que acontece em Guantanamo ao defender a tirania castrista. Apesar de achar as violações ocorridas em Guantanamo diferentes (e menos graves) do que as ocorridas em Cuba, acho ambas deploráveis. E devem ser criticadas.
    Ningúem está pedindo rompimento com Cuba, ou um embargo comercial, ou coisa parecida. Apenas se pede que nossa presidente faça uma defesa contundente dos direitos consagrados em nossa própria constituição. Se a defesa desses direitos constranger o regime em questão, é pq alguma coisa errada tem esse regime, certo?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/02/2012 - 12:55
      Enviado por: Dany

      Não sei de nenhum presidente de país democrático que não segure a bandeira dos direitos humanos,mesmo fingindo.Ela com certeza tb aplaude a garantia desses direitos.Mas será que pode ficar constrangindo o governo de um país que a acolheu tão bem? Deve sentir que entrou na casa “pisando em ovos”.Você chegaria na casa de amigo para uma visita formal (no caso dela,oficial) já apontando todos os defeitos dos seus habitante?tem que ir com calma,não é no vapt-vupt que se resolve assuntos delicados e entregues no final aos diplomatas,sabe.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/02/2012 - 13:49
      Enviado por: Felipe

      Dany,

      Se um amigo meu faz algo que eu não aprovo, deixarei claro pra ele isso. Justamente por que eu sou seu amigo.
      Ademais, partindo deste pressuposto, entendo que a Dilma também devesse ter cuidado ao falar de Guantanamo. Apesar de ser um erro, os EUA são uma nação amigo do Brasil, certo?

      E existem formas polidas de mandar esses recados. Essa é a função da diplomacia…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/02/2012 - 12:01
    Enviado por: Paraná

    Gutermann meu velho e falecido pai, com a sua pouca sabedoria, sempre dizia. Quem quer ser bem informado, não desgruda de um bom livro, tem um excelente barbeiro, sempre confessa com o mesmo padre, tem um excelente médico, um ótimo advogado e belas e habeis primas, um cavalo marchador, uma enxada bem afiada, saber manter a boca fechada. Assim nunca falaras o que não sabe e o que não vê.
    A assessoria da Dilma é igual, assessoria de nada, são uns verdadeiros asponeis.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 12:25
    Enviado por: Dany

    ¨Parece que teve um comentário meu que não saiu,ontem.
    Fico cada dia mais decepcionada com as informações que temos em mão,e mesmo com tantos blogs e outros utensílios de comunicação vejo que a maioria das pessoas continua desinformada. O blog do Marcos é um dos poucos,acho,que nos esclarece. Se ele não fosse tão exagerado quando fala mal de uma pessoa eu ainda gostaria mais de seu espaço aqui.
    Por exemplo,eu não tinha ideia de que o embargo aos cubanos é somente meio-embargo. Melhor um pouco do que nada,eu sei,mas o que não entendo é essa iniciativa ou “política de alimentos” de que fala a presidente,gostaria de conhhecer o discurso todo.
    Será que você compreendeu bem o que ela disse,Marcos,ou só está com mania de alfinetar a Dilma?
    Não quero tomar o partido de ninguém,mas de um jeito ou de outro os cubanos devem receber o que precisam,principalmente pra poderem sair do atraso em que se encontram.Tecnologia incluída nos sacos de alimentos seria uma boa tb.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 12:37
    Enviado por: Dany

    Será que estão me embargando também? Meu comentário não saiu.
    Mas vou tentar repetir o que eu disse: apesar de tantas informações à mão,a maioria das pessoas continua desinformada.Canso de olhar blogs e sinceramente o do Marcos Guterman é um dos poucos que me esclarece realmente.Gostaria apenas que ele não exagerasse quando fosse falar mal de alguém,sinto vergonha por ele.Precisa de umas aulas de boas maneiras,viu.
    O que não entendo é o que significa essa iniciativa ou “política de alimentos” de que fala a presidenta. Se pudesse queria ler o texto do discurso dela em Havana.Será que você compreendeu bem ou interpreta a sra.Dilma errado? Talvez que ela estava apenas querendo chamar a atenção pro fato dos cubanos necessitarem de apoio nessa questão,e que o Brasil pode fazer alguma coisa neste sentido!
    Fiquei sabendo que os Estados Unidos fazem um meio-embargo através de seu blog,caro Marcos.Aposto como muita gente boa nem sabia.Por outro lado noto que se precipita em falar mal,quando devia relativizar os fatos.Ou está com mania de alfinetar a Dilma tb??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 13:21
    Enviado por: Desempregado

    Desempregado, pobre, semi-alfabetizado, necessitando comprar carro novo , procura colocação como comentárista pago pelo PT e aliados para dar plantão nos grandes jornais da dita midia brasileira. Peço aos comentáristas já contrados que avisem seus chefes. Tenho notebook e celular com conexão a internet (made in USA) .Preço a combinar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 13:38
    Enviado por: Zulfikar

    Mais que importar alimentos para Cuba já li reportagens a respeito da exportação de alimentos para a Africa, sabe-se que a agricultura na África não é nenhum símbolo de eficiência e produtividade, no entanto o capitalismo continua obrigando aquelas pessoas a se reproduzirem a base de 10 15 filhos por “casal”, isso quando o matriarcado ancestral permite, enfim temos que proteger e incentivar a cultura dos povos…

    Por outro lado, a agricultura americana é famosa por sua eficiência, mecanização e alta produtividade, o que é uma mal, afinal devemos retornar ao primitivismo das hortinhas ecológicas e manter a população em estado de fome constante, o mais importante é a igualdade entre todos os seres, qualidade de vida é besteira, isso pode ficar reservado aos áulicos da teoria igualitária, esses santos líderes que provocam rios de lágrimas por ocasião de suas mortes.

    Eu sugeriria ao Gutermam uma matéria sobre essa questão, a produção de alimentos no mundo, a produção dos EUA e os países que a agricultura americana alimenta.

    Essa religião na sua cara de pau entende que o mundo deve sustentá-la enquanto ela planeja a instalação do despotimso mais escroto que a humanidade ja testemunhou.

    O estado laico precisa se aperfeiçoar restringindo a ação de pseudocientistas sociais e dar lhes juridicamente as consequências da verdadeira natureza.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 14:42
    Enviado por: Marcelo

    isso é pra agradar zé dirceus da vida e etc.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 15:01
    Enviado por: Marcio

    Guterman
    Você notou que os comentaristas infiltrados pelo PT para descer o cacete no blog/você são curiosamente também antisemitas.
    Existira uma relação direta?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 17:41
    Enviado por: Marcio

    Senhor outro Marcio,
    Por favor use marcio2 pois eu sou o primeira Marcio!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 22:53
    Enviado por: Tony Costa

    O Marcos Guterman esta certo. Pelo menos publicou com base em fontes confirmadas.

    http://www.directorio.org/mediacoverage/note.php?note_id=1422

    http://www.cubasolidarity.net/aawh.html

    Fonte Oficial

    http://www.fas.usda.gov/itp/cuba/CubaSituation0308.pdf

    “The United States now supplies about 30 percent of Cuba’s food and agricultural import
    requirements. This share has fallen from 36 percent in 2004, when Cuba imported more food
    and agricultural products from the United States and fewer total food and agricultural products
    overal”

    Os USA exportam para Cuba, no entando, prudentemente, recebendo por embarques de alimentos a vista, conforme diz o artigo.

    Pode se deduzir duas coisas da declaracao da Presidenta

    1.Ele nao sabia disto, e desatou a falar o que nao sabia. Isto acontece com politicos, nao e la grande motivo para discussao. Politicos cometem estas gafes. Se muito, ela precisa assessores mais bem informados.

    2.Ela estava informada do fato, e desatou assim mesmo. Bom, o Brasil tem interesses comerciais, incluindo-se em Agribusiness. Cuba pode ser um grande importador, o que ja e na certa, de commodities Brasileiros. Direito dela em dar espetadas, ja que se o Governo Brasileiro de fato providencia ajuda alimentar aos Cubanos, nada mais justo do que faturar com este dividendo humanitario.

    Existe, em minha opiniao, alguns fatores que facilitam a venda de alimentos dos USA para Cuba.

    Seriam eles:

    I.Logistico – O Porto de Miami esta a 2 horas de Cuba. Miami e um porto de Volume para a America Latina.
    II.Cultural – Existe um contigente enorme de expatriados Cubanos nos USA, particularmente no Sul da Florda.
    III. A agricultura de exportacao dos USA e altamente subsidiada.
    IV.Guantanamo
    V.Os USA fazem valer o que querem e quando querem.

    Dificil competir com estas vantagens.

    Continuando no assunto……..

    Cuba
    A area total e de 110.861 km²
    Populacao 11 242 621
    Renda per capita USD 4.100 ( me parece alta, mas va la )

    Estado da Florida

    A area total e de 170,304km²
    Populacao 19,057,54
    Renda per capita 37.780

    Eu tive dificuldade em achar algo tao pequeno no Brasil em termos de area. A impressao que fica e que nao ha area
    cultivavel suficiente. Posso estar enganado.

    Bom, e justo que a Presidenta se preocupe com cada parceiro comercial-humanitario que tem. Afinal sao nesses pequenos que se adicionam as exportacoes Brasileiras.

    De outra maneira, se fosse escolher entre Cuba e o Continente Africano, ficaria com o segundo. Os Brasileiros, ja cientes disto, investem pesados la. Os investimentos Brasileiros em Cuba ( gostaria de ter os numeros nisso, que os tiver que divulgue por favor ), se comparados a Africa devem ser irrisorios.

    Cuba nao tem jazidas naturais, quando muito tem boa area cultivavel, mas assim mesmo tem uma densidade populacional alta, e uma renda per capita relativamente baixa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 23:33
    Enviado por: Zulfikar

    110.861 k2

    São equivalentes há 11.086.100 milhões de hectares, quase o triplo do estado do Rio de Janeiro.

    A Área florestal de Cuba é de aproximadamente 3.882.270, com produção madeireira em torno de 3.618.097, sendo uma área de floresta tropical a produtividade de 0.94m3 por hec, é menos de 10% do potencial.

    A população de Cuba cabe numa cidade que não ocupa nem 500.000 hec, vamos dar 1 milhão de hecs.

    Não me consta que existam desetos em Cuba, sendo uma área que no passado deve ter estado coberta pela floresta tropical vamos dizer com tranquilidade que a área agrícola em Cuba possa ser estimada em 6.000.000 de hec.

    Considerando a bagatela de 5T/ano/hec Cuba teria capacidade de produzir 30 bilhões de quilos de alimento ao ano.

    O que daria 2.668 K de alimento para cada habitante ao ano.

    Ou seja, Cuba tem espaço suficiente para ter um tremenda indústira madeireira, produzir o seu açuquinha o seu tabaco, comida suficiente, inclusive com pecuária e ainda pode produzir farto pescado.

    Passa fome e depende dos outros pois essa é a vocação da esquerda, matar a população de fome com suas teses primitivas.

    Ademais a esquerda não tem noção de espaço e produtividade, o que é natural, o campo de exatas não permite sofismas e demagogias próprias do partido dos fracassados e sustentados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 23:50
    Enviado por: Cecilia

    A presidente Dilma está na maior saia justa em Cuba.

    Como falar mal de alguém na sua casa?

    Se é para fazer desfeita, melhor não ir.

    Mas como ir e não se posicionar diante de um tema determinante?

    A presidente buscou uma saída honrosa: quem não fere os Direitos Humanos que atire a primeira pedra.

    No Brasil, tem tortura nas prisões.

    Não temos greve de fome.

    Temos fome.

    Mas avançamos nesse quesito.

    Se eu fosse dar um golpe de Estado e implantar uma ditadura, minha primeira medida seria assim:

    – Quem não quiser viver sob o meu regime que caia fora.

    Mas as ditaduras gostam de reter as pessoas.

    Cuba é uma ditadura.

    A pessoa para sair, mesmo não tendo condenação ou impedimento judicial algum, precisa pedir permissão.

    Mesmo que seja para um passeio.

    Isso basta para caracterizar uma ditadura.

    Se quero ir à França, preciso de um passaporte e de dinheiro.

    Só posso morar na França se for aceito pelo país.

    Mas o Brasil não tem direito de me impedir de partir.

    É simples assim.

    Eu, no lugar da presidente, não teria ido à Cuba.

    Fui lá como turista.

    Não iria como chefe de Estado.

    Pois, se fosse, teria de fazer críticas.

    O problema é que, seguindo esse critério, eu também não iria aos Estados Unidos.

    Teria de criticar o desrespeito aos Direitos Humanos em Guantánamo, a pena de morte em vários Estados, o protecionismo cretino e hipócrita, a indústria cultural, o fast-food… Melhor não ir.

    Se fosse, ao voltar para casa, depois da roupa suja lavada como em Cuba, trataria de enfrentar os problemas domésticos citados.

    Na prática, Dilma poupou Cuba, falou mal dos Estados Unidos e confessou para estranhos os nossos piores problemas.

    Dilma seguiu a regra. Raramente um presidente fala mal de um país que esteja visitando.

    Poderia fazer isso, quem sabe, ao botar o pé de volta no Brasil.

    Também não funcionaria.

    Seria acusada de covardia.

    Melhor seria não visitar nem ter relações com ditaduras.

    Nesse caso, os Estados Unidos teriam de romper relações com meio mundo.

    E nenhum presidente de país democrático poderia visitar a Arábia Saudita.

    Política internacional não é visita de comprades.

    Mas, em todo caso, não se fala mal do compadre na casa dele.

    Compreendeu a diferença, caro leitor?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 23:51
    Enviado por: Cecilia

    O texto acima é de Juremir Machado da Silva

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2012 - 01:40
    Enviado por: carlos 3m

    fico pensando com meus botoes. qual a relevancia da visita da dilma a cuba?

    entre todas as opcoes que ela teria para escolher, poruqe justamente cuba? masi ainda considerando as vezes que o anterior presidente ja cansou de visitar o paraiso.

    para mim faria sentido ela visitar o mexico que eh um mercado potencial relvante para o brasil em termos de tamanho. outro seria a argentina se nao fosse governada pelo estilo k.

    alguem pode falar que embora nao temos grandes negocios com cuba poderiamos ter afinidade, mas se essa afinidade existe eh com uma minoria que pensa tratar com o paraiso na terra. mas a presidente esta representando todos os brasileiros e deveria tratar dos interesses de todos. o que eh que tem de relvante cuba para o brasil?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2012 - 01:52
    Enviado por: Samarkand

    1- OS EUA são exportador de comida para Cuba – fato público e notório;
    2- Cuba produzia e consumia muito pescado antes da revolução – fato público e notório;
    3- O governo Comunista Cubano acabou com a frota pesqueira local pois poderia ser usada para fuga – fato público e notório;
    4- Com a sovietização de Cuba no início dos anos 1960, o País tornou-se subserviente aos interesses da URSS, transformando a maioria das suas fazendas em imensa monocultura de cana para atender às necessidades soviéticas de açúcar – fato público e notório;
    5- Devido ao exposto no item 4, Cuba tornou-se dependente da URSS como fornecedora de alimentos até a queda do comunismo, e depois da queda os embarques russos de alimentos rarearam – fato público e notório.

    Todo o exposto acima é fácilmente encontrado em fontes bibliográficas e na Internet. Cuba passa fome devido ás escolhas de Fidel e Cia, lá existe terra fértil e mar piscoso o suficiente para alimentar bem todos.

    O resto é bobagem ideológica.

    Como expôs o Zulfikar, a falha é do governo Cubano, que a esquerda burra latino-americana teima em dizer que tem todas as respostas, que sabe como tudo deve ser feito num país e que criou um paraíso na Terra – exceto pela falta de comida, de papel higiênico, de gêneros básicos, de liberdade…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2012 - 01:56
    Enviado por: Marcio

    Guterman,
    acho que as ferias te modificou.
    Voce parece estar mais distantes dos seus leitores.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/02/2012 - 14:29
      Enviado por: Mario de Sampa

      Marcio, vc tem razão. Mas pode ser apenas efeitos colaterais das férias em Ubatuba, do tipo:
      1- Está curando a ressaca daquela capirinha de pinga de alambique.
      2- Tentando ler os 250 mil emais na caixa de entrada.
      3- Pagando contas em atraso e religando a Luz, Net, Telefone, Gás e o condomínio.
      4- Assistindo todos os jogos do Santos que perdeu nestas semanas anteriores.
      5- Indo ao dermatologista para cuidar das queimaduras de sol.

      Ou está na verdade em Cuba fazendo parte do trem da alegria de Dilma assessorando para que ela não diga mais besteira (e a internet lá é muito lenta, conforme um comentarista nos informou – um tal de Backbone europeu e não americano que é caro e muito ruim)… kkkkkk

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 16:40
      Enviado por: Marcio

      Ou ele ficou na praia pondo o olho aonde nao deveira e sua senhora deu-lhe um safanao e agora esta’ ainda atordoado.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 20:53
      Enviado por: Mario de Sampa

      Será???? pena que ele não tem webcam no blog. kkkkkkkk

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/02/2012 - 10:51
    Enviado por: Fabio Unique

    As consequencias economicas do embargo não são proporcionais ao tamanho das economias em questão, são potencializadas por fatores geográficos. (O mesmo fator que tornou Cuba tão atraente para a União Soviética durante a Guerra Fria.)

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/02/2012 - 14:32
      Enviado por: Mario de Sampa

      Fabio, fiquei confuso e curioso. Por favor explique melhor seu comentário.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 23:28
      Enviado por: Fabio Unique

      Caro Mario de Sampa, é muito triste ver um derrotado dependendo da boa vontade dos outros, mas é isso mesmo. Cuba alavancou sua posição geográfica estratégica para receber amplos subsídios da União Soviética, inclusive facilitando ameaça nuclear para a América, e uma vez a União Soviética está morta, essa mesma posição geográfica acaba facilitando o embargo dos EUA (vão exportar o que para o Brasil? Cana de açucar?) portanto o embargo é muito mais sério do que o tamanho da economia norte-americana em razão da economia mundial, que daria um embargo “de 20%” mais ou menos. Bom fim de semana!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/02/2012 - 13:04
    Enviado por: Zulfikar

    Deve ser a proximidade soviética da ilha cubana, um fator extremamente favorável ao desenvolvimento econômico, fora o grande poder de compra da classe média cubana, tudo isso fez com que a falecida URSS enchergasse uma oportunidade de comércio rara, um verdadeiro “negócio de Cuba”.

    Fico muito entristecido quando vejo pessoas supondo que as relações entre a falecida e a moribunda pudesse ter alguma conotação puramente ideológica, mendicância ideológica.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2012 - 13:53
    Enviado por: Marcio AR

    Um de Zulfikar, aí em cima, é a prova viva de que o que mais existe na Internet são orelhudos, de gente que “acha” que sabe das coisas e que acredita ter a solução para todas as coisas. Se entregássemos o governo do mundo para vocês, claro, teríamos o paraíso na Terra (hehehe). Mas duvido que esses caras consigam dar conta da própria casa.

    Para o ínclito Zulfikar, da famosa série “Perguntar não ofende”.

    1) Você já visitou Cuba alguma vez? Com certeza, não. Se não, não escreveria tanta asneira. Pegar dados na Wikipedia e tentar deduzir de acordo com a própria visão (torpe) não é ciência, não é jornalismo, não é nada.

    2) Sabia que não adianta ter terras e mais terras, e não ter tecnologia e equipamentos para trabalhá-la? Faça um passeio pelo interior de Cuba e veja por si mesmo que o que mais eles dispõem lá é de tração animal para aração, ou seja, de bois puxando arado.

    3) Sabia que Cuba é referência hoje em energia solar, em agricultura urbana (é um dos países que mais praticam essa modalidade de agricultura), em tratamentos contra o câncer? Tome, visite essa página, que certamente você não conhece.

    http://www.cubasolar.cu/

    e

    http://www.energia.inf.cu/

    4) Cuba é um país pobre, mas a educação lá funciona. Isso eu vi com meus próprios olhos. Mas, claro, sempre haverá algum idiota usando como referência dados puxados de algum site da Internet, de preferência que endosse sua ideologia ou sua própria ojeriza. Como gosto de jornalismo, e não de chutes ou achismos, vou direto a quem sabe das coisas e tem informações fidedignas.

    No IDH do PNUD, Cuba ocupa o 51o. lugar, entre 187 países avaliados em 2011. Mais uma vez, Zulfikar, não falo da boca pra fora como você. Eu falo e apresento dados (copio e colo em espanhol. Se tiver dificuldade em entender, traduzo para você, tá?):

    Los niveles promedio en el IDH han mejorado considerablemente desde 1970, en 41% a nivel
    mundial y en 61% en los actuales países con IDH bajo. Esta mejora hace eco de los grandes avances conseguidos en salud, educación e ingresos. El Informe de 2011 también analiza el progreso alcanzado en los últimos años y da a conocer las tendencias nacionales más recientes. Por ejemplo, entre 2006 y 2011, 72 naciones han subido puestos en la clasificación mundial, de los cuales Cuba es el que más ha mejorado (10 puestos hasta el lugar 51), seguido de Venezuela y Tanzanía (7 puestos cada uno hasta los lugares 73 y 152, respectivamente). Por otro
    lado, otros 72 países han perdido puestos, como Kuwait (8 puestos para quedar en el lugar 63) y Finlandia (7 puestos y el lugar 22).”

    http://hdr.undp.org/en/media/PR2-HDI-2011HDR-Spanish.pdf

    5) Os três países com maior expectativa de vida na América Latina são, respectivamente, Costa Rica, Chile e Cuba. Curioso, não é, que num país onde todos morrem de fome a expectativa de vida esteja entre as três melhores da banda latina do continente. Mas, claro, certamente os comunistas estão infiltrados na ONU e adulteram aleivosamente dados etc.

    Mais outra para o colega de blog que fala sobre “ciências exatas” (como é que um cara que só chuta tem a cara de pau de falar em exatas?): Cuba está, em número de anos de escolarização, entre os cinco primeiros países (falar em ‘países do mundo’ é pleonasmo, tá, colega das ‘exatas’?), a saber: Australia, Finlandia, Nova Zelândia e Islândia.

    6) Só mais uma coisa: escrever o que escrevi não é endossar a ditadura cubana, nem ser esquerdista, direitista, centrista ou paraquedista. É apenas tentar enxergar as coisas imparcialmente, e não usar chapéu com orelhas compridas, e sair falando bobagem, deduzindo a partir do que se lê na mídia. Cuba é uma ditadura, mas que tem realizações, também tem, sim.

    Antes que algum idiota me sugira morar em Cuba, é uma proposta tentadora. O país é lindo demais…

    Abs!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/02/2012 - 13:56
      Enviado por: Marcio AR

      Na primeira linha, onde se lê “Um Zulfikar”, leia-se “Um tal de”.

      Abs

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 17:05
      Enviado por: carlos 3m

      marcio, voce falou bonito, mas me conta:

      porque ninguem consegue sair do pais sem autorizacao do fidel e cumpadres? poderia afetar o idh?

      e porque so ha um partido politico que mantem o poder faz mas de 50 anos? eh tanta unanimidade assim que da para economizar em despesas politicas?

      pelo visto voce nunca morou numa ditadura, ou fez parte dela, para tentar mitigar a vergonha que nos causa a conduta do nosso governo que nos deveria representar corretamente.

      cuba eh uma ditadura e esta prestes a expirar como o zulfikar falou. tanta gente morreu e sofreu nas maos de essa ditadura que eh nojento defender esse tipo de regime, nao importa a justificativa.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 18:18
      Enviado por: João Só

      Caro carlos,

      permita-me. O regime argumenta que, por causa do bloqueio, não tem dólares suficientes para vender a todos que precisam viajar ao exterior. Com essa decadência do dólar como moeda franca, isso deveria mudar.

      O IDH de Cuba continua sendo superado apenas pelo do Uruguai na AL. Grande Uruguai! Legou ao mundo o magnífico Eduardo Galeano.

      Não existe democracia em Cuba, como não existe democracia no Brasil ou nos EUA. Onde o poder econômico não tem freios não há democracia. No caso de Cuba, mesmo sem a perfídia do poder econômico, há que se considerar que estão em guerra com a maior potência do planeta.

      Vivi sob ditadura muitos anos e sei bem o que é isso. A ditadura no Brsil matou mais de 60 mil pessoas. Em Cuba os mafiosos de Miami dizem que o foram mortos 17 mil.

      Mas você afirma que o regime está com os dias contados. Eu não tenho visto manifestações em Havana contra o regime. Você tem visto?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 19:04
      Enviado por: Maaataaa Doooor

      60 mil mortos na ditadura do Brasil ?
      Putz…. isto sim é que é ser petista (sinonimo de mentiroso)
      hahahahahahaha!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 19:07
      Enviado por: Maaataaa Doooor

      É muito cara de pau em perguntar se alguém tem visto manifestação de insatisfação do regime em Cuba?!!!!!

      Cara…os manifestantes contra o regimes (que somam mais de 100 mil – E este é um numero historico) não conseguem se manifestar… deve ser por causa dos sete palmos de terra sobre seus corpos.
      Os que ainda vivem, não abrem a boca porque sabem que morrerão se abrirem..

      Mas é muito cara de pau !!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 21:04
      Enviado por: Marcio AR

      Carlos 3M, não disse que Cuba não é ditadura. Isso é óbvio ululante, como dizia Nelson Rodrigues. O ponto é que chega aqui esse orelhudo, aleijado intelectual, e despeja seus chutes como ares de cientificismo. Ainda tem a cara de pau de falar de “ciências exatas”.

      O mané é tão mané, que nem checa os dados que citei. São do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Não são dados do regime cubano. Por isso eu ironizei antecipadamente, porque sabia que esse trouxa ia dizer que eram dados do regime castrista. Todo fanático e burro é previsível.

      João Só, as entidades anticastristas mais ferrenhas são unânimes em dizer que morreram, até hoje, 9 mil pessoas, sendo 900 fuziladas no tempo de Chê. As outras em tentativas de fuga, comida por tubarões, afogadas etc.

      Há exageros dos dois lados.

      No Brasil, o número de mortos pela ditadura não chegou a 1 mil. Desculpe, mas nem a mais feroz ditadura da América do Sul, a Argentina, matou tanta gente. Foram 30 mil mortos, de acordo com o relatório conduzido por Ernesto Sábato.

      Abs

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 21:16
      Enviado por: João Só

      A pretexto de matar bandidos os esquadrões da morte no Brasil, milícias armadas e financiadas pela ditadura militar, mataram mais de 60 mil pessoas. É claro que acabaram por matar ativistas comunitários e líderes sociais.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 22:56
      Enviado por: João Só

      A história dos esquadrões da morte, espalhados por todo o Brsil, ainda precisa ser contada. Um dia vai ser.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/02/2012 - 23:53
      Enviado por: doutor

      João você esta doente. Achar que todas as mortes do esquadrão da morte (quem sabe também do PCC, ROTA,etc) são de responsabilidade da ditadura é coisa e maluco. Merece procurar uma ajuda externa.
      Todos sabemos que és um antissemita convicto…o que também indica a necessidade de uma ajudar médica…
      Mas poupe-nos de tuas baboseiras.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/02/2012 - 08:16
      Enviado por: João Só

      Tava demorando. Mais um canalha, mau-caráter e defensor de assassinos para me chamar de antissemita. Ser insultado por um lixo desses é cômico.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/02/2012 - 14:16
    Enviado por: Justo

    Outro dia li em um destes blogs esquerdopatas em que a opinião contrária jamais é aceita, que os EUA não invadem Cuba porque sabem que irão perder a guerrilha. Eu fico me perguntando como pode, na cabeça de um ser humano, após chegarmos ao século 21, achar que um punhado de habitantes de uma pequena ilha caribenha possa fazer frente a uma frota militar igual a que tem os EUA?
    Depois me lembro que são doutrinados. Recebem uma carga enorme de “informações históricas” nas quais eles devem acreditar, sem jamais questionar, o quanto o mundo é errado por ter o capitalismo, e que somente o comunismo irá libertar os povos. Eles acreditam mesmo nisto. Apesar de toda história dizer o contrário.
    Naquele blog não pude explicar que existe um acordo feito por Kennedy presidente dos Estados Unidos e Khrushchev, premier da URSS que, devido ao confronto com a crise dos misseis em Cuba, acordaram que a URSS iria retirar os misseis de Cuba e os EUA desmontar bases de mísseis na Turquia e que os EUA deveriam respeitar a soberania de Cuba e não invadirem a ilha.
    Mas…acho mais fácil eles acreditarem em papai noel do que aceitarem a verdade.
    Aliás… verdade é algo que a esquerda (ao menos esta esquerda que esta no poder) desconhece, desde que sirva de manobras politicas para seus objetivos. Haja vistas o caso do famigerado Pinheirinho em SJCampos. Fala-se de tudo contra o governo Tucano, como se o mesmo pudesse descumprir as leis, porém no caso quando é o groverno do PT envolvido, a indignação é seletiva.

    No dia 14 de julho do ano passado, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre, obedecendo a uma determinação judicial — a exemplo do que teve de fazer a PM de São Paulo —, foi chamada a executar a reintegração de posse de um terreno privado na periferia da cidade de Brasíleia, no interior do Acre, administrada pela prefeita Leila Galvão, do PT.
    http://www.youtube.com/watch?v=UP6Z7Rd7Ab8&feature=player_embedded

    Nos dois casos, à parte de qualquer excesso, cumpriu-se a lei. Se a lei esta errada, o governo que a cumpre não esta. Mas… vá fazer a cabeça de um esquerdopata entender isto…vá!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2012 - 18:58
    Enviado por: Zulfikar

    O ar não sei de que ficou nervoso diante da expressão da realidade, normalmente esquerdistas corruptos e tirânicos perdem a linha quando são expostos a verdade exata das coisas, o sujeito quer que eu creio que Cuba tem tecnologia solar mais não tem tecnologia agrária básica.

    Eu não conheço Cuba, não preciso e nem quero conhecer, quando quiser visitar o lixão vou em algum perto da minha casa, um páis que em 53 anos não conseguem desenvolver uma indústria de tratores e exige do seu povo miserável que plante a monocultura de cana com arado de boi quer posar de exemplo ideológico para a humanidade.

    Educação em Cuba que piada, qual a produção científica em Cuba? 0 x 0 = 0 país que como o sujeito do ar falou vive de arados dos tempos neolíticos.

    Rapazinho pegue sua página panfletária cubana e dê para seus amigos vadios e vagabundos da USP para lê-las e decorá-las, eles é que gostam de “propaganda ideológica”.

    Seu discurso é típico da esquerdinha mentirosa, Cuba pode produzir cana com arado mais não pode produzir comida…hilário e patético.

    Cuba tem IDH alto, como posso saber? com base em informações do governo cubano? tudo que vem de lá é mentiroso e desprezível.

    Que raiva a escória tem das informações da Wikipédia, não conseguem disfarçar o ódio que tem da imprensa livre, os dados sobre Cuba que coloquei são objetivos, disponíveis não só na Wikipédia mas em dezenas de enciclopédias e páginas, que ódio eles tem da informações que prova a incompetência.

    Questione os dados que coloquei, questione os 6 milhões de hec que cuba dispõe para produzir alimentos, poor que ela usa seus arados para produzir açucar e tabaco?

    De resto fica para todos do blog a prova de como essa gente age ao ser exposta a verdade objetiva, numérica, partem logo para a agressão e os ataques pessoais, segundo passo do procedimento: apresentar uma ridicula paginazinha cubana para dizer que ali está a verdade.

    Quer dizer, wikipédia e tudo o mais não pode, a única verdade, a verdade suprema são os noticiosos das ditaduras de esquerda.

    Ao ar fratulento devo dizer que a tirania instalada em Cuba que se cuide, as lições da Líbia estão vivas, o lixão dos Castros não suporta 3 semanas de bombardeio.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/02/2012 - 21:21
      Enviado por: Marcio AR

      Todo fanático é igual. Ideologia para essa gente é como doce para criança. Basta mostrar e ficam maluquinhos hehehe.

      Ô, Zulfikar, os dados que passei (educação, IDH, expectativa de vida em Cuba) são do PNUD – Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento. Já ouviu falar nesse órgão ‘comunista mundial’ chamado ONU (hehehe)?

      Meio óbvio que você ia recorrer a wikipedia. Não que a wikipedia não tenha coisas bacanas, mas é que quem é burro, preguiçoso ou fanático, procura sempre o que está à mão, apenas para favorecer a opinião que já tem. Não é capaz de se questionar e tentar crescer com o contraditório. Aliás, você não citou fonte alguma. Para quem fala de “ciências exatas” você vai muito mal hehehe.

      Sobre tratores, seu mané, você sabe qual é a origem dessa máquina? Duvido. Se soubesse, não falava mais essa asneira. Você sabe, analogamente, como o trator chegou ao Brasil, para dar mais essa demonstração de arrogância e ignorância?

      Desculpe, mas você é mais do que orelhudo. É burro mesmo. Não falei nada a favor da ditadura cubana, mas contra ignorantes que só chutam e gente fanática que se esforça ao máximo para sempre mostrar as coisas da forma como elas acreditam que são, sem dar a mínima para a realidade e por disseminar informações isentas. Em resumo: falei contra toupeiras como você.

      Repito: você é a prova viva de que a Internet abriu um espaço perigosíssimo para gente sem cultura, fanática e semiletrada se manifestar ao lado de quem procura se informar de maneira correta. Enfim, faz parte do jogo democrático…

      Abs

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/02/2012 - 19:12
    Enviado por: Roland

    todo mundo tá careca de saber que Cuba é uma ditadura. mas o que muita gente não sabe é porque Cuba se tornou uma ditadura. É que há mais de 50 anos os ianques achavam que a ilha era deles. Então mexeram com o orgulho ferido dos cubandos e deu no que deu.
    O que sobrou desse dominio ianque na ilha foi Guantanamo. Esse enclave prisional é uma vergonha para o pais que se intitula a maior democracia do mundo.
    E apesar da promessa de campanha do Obama ele n]ao consegjuiu convencer os congressistas para acabar de vez com essa vergonha.
    Portanto na ilha o Desrespeito dos Direitos Humanos é duplo – tanto por parte dos cubanos como dos americanos.
    Dilma fez o obvio do obvio – n unca criticar o pais que estiver visitando.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/02/2012 - 21:05
      Enviado por: carlos 3mmm

      ” n unca criticar o pais que estiver visitando”

      bullshit! no minimo seria praxe que a visita que ela fez a obriga a se encontrar no minimo com a lideranca da oposicao, mas ai voce vai justificar que nao ha oposicao ao atual governo. certo?

      numa visita cortesia como representante de nosso pais, ela precisa se reunir com as liderancas do governo e da oposicao.

      e o fato que eh uma ditadura eh culpa de usa. certo?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/02/2012 - 20:11
    Enviado por: carlos 3m

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1043644-cuba-nega-permissao-de-viagem-a-blogueira-yoani-sanchez.shtml

    e agora dilma? vamos ficar com cara de cu por causa de voce?

    shame on us!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2012 - 20:13
    Enviado por: Zulfikar

    A esquerda no Brasil se supera, de país alinhado e até mesmo para muitos, “vassalo dos EUA” passamos para a incrível posição de subalterno de Cuba…

    O que a presidente foi fazer na ilha falida e moribunda?

    Dar suporte financeiro a um projeto fracassado que hoje clama pela ajuda americana… e, tão logo os EUA entrem numa de ajudar efetivamente Cuba, tão logo a tribo dos Castro se sinta confortável nesse novo “avanço da doutrina marxista”, a de retornar ao capitalismo…kkk tem que rir… eles chutam o Brasil e sua vassalagem ideológica.

    Como dizia o italiano entre outros males estar desarmado é ser desprezível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2012 - 18:44
    Enviado por: Roland

    Pena que tambem no caso cubano se aplica aquele famoso ditado “o pior cego é aquele que não quer enxergar”.
    Não entendo como é que ainda tem gente que tem coragem de querer impor o seu ponto de vista ao invés de respeitar o dos outros.
    A ilha se tornou comunista por desespero e para se vingar do dominio americano sobre a ilha. Os ianques achavam que a ilha era deles e isso evidentemente mexeu com o orgulho ferido do cubanos que resolveram primeiro despalchar o ditador Batista, conivente com os americanos e então radicalizaram implantando o comun ismo.
    Não concordo com a ditadura Castro como com qualquer outra ditadura.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Diversão pura

Jornalismo

Meus blogs favoritos

Blogs do Estadão