ir para o conteúdo
 • 

Marcos Guterman

26.dezembro.2008 16:33:42

Casamento entre primos é tabu sem sentido?

Um artigo divulgado nesta segunda-feira no Public Library of Science Biology, dos EUA, afirma que o veto ao casamento entre primos, aquele que faz a delícia dos romances baratos, não tem razão científica.

Escrito pelos cientistas Diane B. Paul, dos EUA, e Hamish G. Spencer, da Nova Zelândia, o texto sugere que a taxa de deformidades em crianças geradas da relação entre primos (entre 2% e 3%) não justifica uma lei que a proíba – os EUA são o único país desenvolvido que tem legislação a respeito. Mulheres com mais de 40 anos têm risco semelhante de dar à luz crianças com problemas, e nem por isso são proibidas de engravidar, dizem os especialistas. Donde se deduz que a lei tem justificativas meramente culturais, e não biológicas.

comentários (53) | comente

  • A + A -
53 Comentários Comente também
  • 26/12/2008 - 17:01
    Enviado por: O Templario

    Ola Gutemberg
    Tendoem vista que realmente existe a possibilidade de 2 a 3% de deformidade na gestacao, fica estabelecido a falta de bom sensso em gerar neste ventre.
    Obviamente, sendo primos irmaos estamos falando em incesto ou nao?
    Sim, estamos, portanto, fica esclarecido e nitido a anormalidade desta gestacao.
    Tenho dito e
    Feliz Ano Novo

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 18:55
      Enviado por: jaine

      sou casada com primo amo muito ele,e pretento ter 2 filhos e deus vai mim ajudar sei que tudo vai dar certo

      responder este comentário denunciar abuso
    • 25/10/2010 - 20:14
      Enviado por: Lika

      Paulo, o incesto segundo a palavra, significa relacionamento entre pais e filhos, tios e sobrinhos, mas não diz nada a respeito de primos. Alguns anos atrás a maioria dos casamentos eram entre primos, só hoje esse percentual caiu. Não vejo motivo de um relacionamento deste ser considerado errado hoje se antigamento era aceito.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/12/2008 - 17:43
    Enviado por: Rogério

    Mais perigoso seriam sucessivos casamentos entre parentes da forma como ocorriam em épocas passadas para preservar o patrimônio na família, a endogamia pode gerar complicações pois permite que genes recessivos e deletérios como a hemofilia possam manifestar-se fenotipicamente, o famoso aa de Mendel.

    No entanto o risco de um casamento eventual entre parentes não pode ser tão perigoso como mostramos números acima.

    Este ano os dois cachorros filhotes, agora maiores, que salvei da morte na beira da estrada, cruzaram por um descuido meu e tiveram filhotes normais.

    A questão é cultural mesmo, mas eu pessoalmente não vejo problema no casamento de primos. Quem nunca sentiu atração por uma prima? Certa vez fiquei com uma prima minha, no natal, que heresia.
    Ela já tinha carro e me arrastou para o Motel, era bonita e charmosa, na flor da idade e quis fazer mal para mim, moleque inocente e indefeso, e conseguiu heheheh.

    Pobres religiosos, o pecado é a melhor coisa que deus poderia nos fornecer em nossa curta vida.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2008 - 18:36
    Enviado por: José Lima

    Primos irmãos são os filhos de irmãos do mesmo sexo e somente sobre eles recai esse insignificante risco de má gestação abordada aqui. Segundo Lévi-Strauss, os primos cruzados, filhos de irmãos de sexo diferente, “fornecem a categoria mais simples e elementar dentro da qual o casamento é possível, isto é, o sistema possível mais simples de reciprocidade.” Portanto, o incesto é mais uma regra social do que biológica, tal como a proibição da poligamia, na contramão do instinto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2008 - 19:49
    Enviado por: O Templario

    Prefiro ficar com os 100% que a gestacao e pura. Mas vamos la.
    Fisher percebeu uma irregularidade nos dados de Mendel pondo entao o famoso “paradoxo Mendaliano” agua abaixo.
    Quase conseguio.
    Sou fiel as pesquisas aa ou AA
    Mas o paradoxo predominou.
    Fico com Mendel, suas probabilidades e na verdade?
    nao gosto de jogar.
    2 a 3% ? nao vou com minha prima ao Motel sem camisinha.
    hehehehe
    tb tive a minha..gatona

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2008 - 22:43
    Enviado por: Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Voces nao lembram daquela musiaca dos Menudos!

    “Nao se reprima, coma a sua prima”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2008 - 07:44
    Enviado por: Florentina de Jesus

    Não é irresponsabilidade casamento entre primos.

    Mas é sim, se antes não fizerem os devidos exames.

    Consagüinidade tem controle.

    Gerar um filho com alguma anormalidade em consequência da falta de cuidados (já que existem os exames e controle) ai sim é irresponsabilidade, nem que a possibilidade fosse menor ainda.

    E um Feliz Natal para 2009… porque este já se foi snif snif…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2008 - 10:18
    Enviado por: jarbas

    A probabilidade de deformidades entre os filhos de primos é maior do que entre nao parentes, mas ainda assim é pequena, de modo que nao se justifica a proibicao: e isso nao é resultado de estudos tao recentes.

    Nao existe proibicao legal no Brasil em relacao a casamento entre primos, mas quase houve, se bem que se cogitou disso nos tempos da primeira república. Mas foi tal o número de primos noivos em protesto que a legislacao nao “passou”. O fato está registrado na deliciosa auto-biografia “Quando eu era vivo”, de Medeiros e Albuquerque.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2008 - 10:32
    Enviado por: Anna H.

    Soube que entre judeus há mais casamentos consanguíneos, por que será ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2008 - 12:25
    Enviado por: jarbas

    Entre judeus?! Seria uma surpresa. Que eu saiba, é coisa frequente ou mais frequente entre árabes. Na Somália, africana e islâmica, é também considerado normal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2008 - 12:39
    Enviado por: O Templario

    Ola Colegas
    facam o seguinte, e ai a resposta de tudo:
    facam uma pesquisa para saberem entre as racas acima mencionadas, quais e que nos proporcionaram, ou, geraram, a esta triste humanidade, criancas defeituosas, ou seja, criancas com problemas fisicos e mentais(varios), inclusive o autismo e o mal horrivel do Down Syndrome.
    Facam, isso, pesquisem e depoiis voltem ao rebote.
    onde encontrar estes numeros?
    bem, VIVA A GOOGLE NE?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2008 - 13:16
    Enviado por: Florentina de Jesus

    Não é todo os EUA que proíbe. Apenas 24 dos 50 Estados.

    É de 2% a 3% se for primos em segundo grau, porque a média entre primos de primeiro grau é de 4.7%.

    Fazendo o exame antes, dá para se saber a probabilidade. Se no exame constar que os dois são portadores de genes recessivos a probabilidade de ter filhos com alguma anormalidade é de 25%.

    Se levarmos em conta não somente deformidades ou problemas genéticos mais perceptíveis, mas também os menos ou quase não perceptíveis, como alguns tipos de retardo mental ou algumas síndromes neurológicas, o índice é bem maior, podendo chegar a passar os 10%.

    Quanto ao percentual de casamentos entre primos no Oriente Médio e África, é grande. Passa dos 50% e alguns países alcançam os 60%. Mas não temos números quanto a problemas genéticos.

    É complicado, mas dá para desenvolver meios de amenizar os problemas consangüíneos, o que não é o caso aqui de explicar isso, mas tem.

    Então é isso e pronto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2008 - 16:22
    Enviado por: O Templario

    Bem, como podem ver, Florentina mencionou numeros .
    Segundo minhas pesquisas, alias, e um livro que possu portanto nao foi a google que me proporcinou a leitura, mas os numeros podem aumentar ainda mais se forem primos de primeiro grau.
    As deformidades geneticas aumentam e em muitos casos somente apos alguns anos de idade comecam a tranparecer os defeitos fisicos e mental desta gestacao desastrosas e inconsequente.
    Num exame de dna podesse constatar a igualdade , ou o obstaculo genetico para que esta anomalia nao aconteca.
    Os numeros de defeitos de nascencia entre os que geraram dentro da familia e assustador nestas racas acima mencionadas.
    Colegas, nao sou eu quem lhes vos informo, e sim cientistas e pesquisadores na area.
    Vejam bem, estamos falando de numeros acima de 10%..
    Vc se arriscaria?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/02/2010 - 22:49
      Enviado por: renato

      EU ACHO QUE DESASTRE É QUE AINDA EXISTA PESSOAS COM TANTO PRECONCEITO, ESSAS PESSOAS DEVERIAM REVER SEUS PRECEITOS TALVES SERIAM MAIS FELIZES.
      Um grande abraço a todos

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/12/2008 - 17:27
    Enviado por: carlos 3m

    florentina,
    sua afirmacao eh temeraria no sentido que nosso conhecimento genetico ainda esta na infancia e ninguem hoje tem condicao de garantizar entre o resultado de um casal esteja imune de alguma doenca genetica.
    vc pode sim avaliar grande probabilidades baseados em historicos controlados, mas eventos com pouca probabilidade sao maioria e nao estao mapeados por enquanto e levera muito tempo ate que aconteca. isto podera ser feito num futuro longiquo mediante simulacao computacional embora hoje para mim eh ciencia-ficcao.

    por isto, embora o amor eh cego, o estado deveria desestimular as unioes em que sabidamente ha probabilidade significativa de doencas de origem geneticas, principalmente em que implicam sofrimento anormal para os novos humanos que nasceram.

    nao incluo neste criterio defeitos geneticos que causam autismo, sindrome de down, e outros onde nao ha sofrimento intrinseco na condicao, mas me atenho as condicoes degenerativas onde a possibilidade de sobrevida inexiste. aqui, os pais devem ser precocemente informados e decidir qual procedimento eve ser seguido.

    por outro lado, a popularidade da gravidez precoce, estimulada por praticas religiosas e por vida desregrada provavelmente representa uma ameaca maior para a humanidade porque se trata de criancas que mesmo que nao apresentem defeito genetico, serao por criados por (quem sabe?) “pais” imaturos para decidir por si proprios qq coisa benefica para com seus filhos. acho que isto merece prioritaria atencao em relacao a outras potenciais situacoes como a do titulo do blog.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/02/2009 - 13:26
    Enviado por: Ca

    Bom pro carinha lá de cima quero dizer, que incesto significa pai com filhos, irmãos com irmãs, tio com sobrinhas, mais primos não, quem lê a bíbla sabe!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/02/2009 - 10:50
    Enviado por: mara

    tenho um filho com sindrome marinesco jogreen
    somos primos , hoje gostaria de ter mais filhos
    mas nao posso, atraves de um exame genetico
    temos 25% de chances de ter outro filho com
    problemas geneticos. nao me casaria com primo
    pois uma familia deve ser constituida por filhos.
    amo meu marido e meu filho, mas me envolvi muito
    jovemcom ele, e acho que poderia sim ter encontrado outra pessoa me casar e ter ate tres filhos. mesmo que viesse uma das criancas com alguma deficiencia teria certeza que foi DEUS quem quis assim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/02/2009 - 13:15
    Enviado por: Claudio

    Aceruloplasminemia
    Adrenoleucodistrofia
    Alcaptonúria
    Anemia de Fanconi
    Archibald Garrod
    Atresia intestinal
    Cistinúria
    Cromossomo Filadélfia
    Dentinogênese imperfeita
    Dextrocardia
    Displasia Tanatofórica
    Displasia dentinária
    Doença da urina em xarope de ácer
    Doença de Batten
    Doença de Canavan
    Doença de Charcot-Marie-Tooth
    Doença de Gaucher
    Doença de Huntington
    Doença de Tay-Sachs
    Doença de Von Hippel-Lindau
    Doença de von Recklinghausen
    Doença hereditária
    Esclerose tuberosa
    Fenilcetonúria
    Fibrodisplasia ossificante progressiva
    Fibrose cística
    Hemocromatose
    Hipercolesterolemia hereditária
    Hiperlisinemia
    Kenadie Jourdin Bromley
    Osteogénese imperfeita
    Miopatia nemalínica
    Mucopolissacaridoses
    Neurofibromatose tipo I
    Neuropatia óptica hereditária de Leber
    Pentosúria
    Picnodisostose
    Porfiria
    Progeria
    Retinite pigmentosa
    Síndrome de Aarskog
    Síndrome de Abderhalden-Kaufmann-Lignac
    Síndrome de Aicardi
    Síndrome de Alport
    Síndrome de Brugada
    Síndrome de Ellis-van Creveld
    Síndrome de Ehlers-Danlos
    Síndrome de Marfan
    Síndrome de Triplo X
    Síndrome de Usher
    Síndrome de von Hippel-Lindau
    Síndrome XYY
    Síndrome de Aase
    Síndrome de Cockayne
    Síndrome de Crouzon
    Síndrome de Dubin-Johnson
    Síndrome de Hunter
    Síndrome de Kelley-Seegmiller
    Síndrome de Liddle
    Síndrome de Miller-Dieker
    Síndrome de Noonan
    Síndrome de Papillon-Lefevre
    Síndrome de Sanfilippo
    Síndrome de Stickler
    Síndrome de Waardenburg
    Síndrome de Wiskott-Aldrich
    Síndrome do olho de gato
    Trissomia 9
    Trissomia X
    Síndrome de Warkany

    Todas essas doenças são Doenças Genéticas.
    2%, 3%, 5%, 10% … são apenas probabilidades.
    Acredito que poucos casais têm condições financeiras para realizar testes de DNA (e são seletos os laboratórios capazes para tal) para cada uma dessas possíveis doenças genéticas.
    Para essas variações genéticas não existe o 100%.
    O único 100% que existe é que a morte. Pelo menos a morte consciente, chegará para todos. Pois nem mesmo a morte do corpo é 100%, pois já se consegue preservar o corpo humano intacto.
    Então não me venham com balelas…
    Toda pessoa que quiser ter um filho poderá ter esse filho com algum tipo de deficiência. (Obs.: Todos somos deficientes… Ninguém é perfeito).
    Mesmo que a probabilidade seja de 0,00000000000000000001%, quem pode garantir que não seja você o ‘escolhido’??????
    Deus quiz??????
    Se Deus existe, e eu acredito que Ele exista, Ele não quer que uma criança provenha do ventre de sua mãe, por mais ‘impuro’ que esse ventre possa ser, com qualquer tipo de doeça, mal formação, ou problema que exista!!!!!
    E quem somos nós para julgar o comportamento alheio????????
    Casamento entre primos é certo???? É errado?????
    Quem estabelece o que é certo e o que é errado??????
    Deixe a consciencia de cada um definir!!!!
    E não sejas preconceituoso!!!!! Cuide bem dos teus preceitos e da tua cultura moral e ética e não critique a dos outros, pois a tua não é melhor nem maior que a do outro!!!!!
    Se teu filho veio ao mundo com alguma doença, ainda assim fique feliz, ame-o com todas as tuas forças, e não te arrependas, pois se ele tem alguma deficiência é porque ele EXISTE, e foi você que oportunizou sua existência e quando ele puder, e ele poderá, ele te agardecerá imensamente.

    Abraços

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/11/2010 - 21:47
      Enviado por: Ana Claudia

      Perfeito.
      Somos perfeitos?
      Somos filhos da imperfeição do homem. Somos deficientes, fisicamente ou intelectualmente.

      SOMOS TODOS DEFICIENTES. E filhos são filhos, perfeitos nunca serão….portanto, amai vos uns aos outros…como eu vos tenho amado.

      Perfeito é seu comentário Claudio

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/04/2009 - 19:39
    Enviado por: Manu

    tenho 50 anos, sou filha de primos direitos, as minhas avós eram irmãs, sou normalíssima. Sou licenciada, casei , tive filhos… Há muitos preconceitos e pessoas mal informadas. Toda a gravidez tem riscos, por questões genéticas os filhos de primos têm uma percentagem igeiramente superior, mas não se pode generalizar. Todas as generalizações são absurdas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/04/2009 - 13:22
    Enviado por: cassia

    olá,hoje estou a cincos anos com meu primo de primeiro grau,temos um bb lindo de 3 anos,cahma-se Julio filho,no incio foi um Deus nos acuda para familia aceitar,mas superamos tudo,hoje emdia nosso bb é muito amado por todos eestamos juntos ate hoje superando as dificuldades,por todos que ainda se assustam,lembre-se depois do temporal sempre vem a calmaria,basta saber qual seu objetivo e seguir enfrente,meu bb é lindo e perfeito,mas não me arrisco a ter outro,pois o pai é portador do traço falciforme,apesar de eu ser normal,prefiro não arriscar….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/04/2009 - 01:28
    Enviado por: Indy Nogueira

    Eu acho normal o relacionamento entre primos, eu namoro meu primo de primeiro grau, não temos filhos juntos, mas c algum dia tivermos sendo perfeito ou não o amarei do msm jeito e aceitarei pq Deus quis assim… Pode se ter um filho com algum tipo de anomalia até com pessoas sem nenhum laço familiar…. Puro preconceito não aceitar!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2009 - 23:48
    Enviado por: Nyl

    Pois é. É interessante ver como as pessoas usam a probabilidade, que é fruto de uma ciência exata e concreta, não uma mera teoria como Deus e por aí vai, para quererem justificar as suas conveniências ilógicas ( INTERESSES PESSOAIS EGOÍSTAS, POIS POUCO ESTÃO PREOCUPADOS COM A SAÚDE FUTURA DE SEUS FILHOS MAS SIM COM A SATISFAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS DESEJOS ) arriscando a darem a seus filhos DEFICIÊNCIAS FÍSICAS OU MENTAIS.
    Apesar de eu não ser ateu, não posso sair por aí jogando as coisas nas costas de Deus e nem na sorte tb.
    Além da morte, a outra certeza que tenho é que tudo se resume em fato ou teoria.
    Teoria, segundo definição, é formar uma ideia, baseando-se nos indícios, e tentar prová-la.
    Fato é a teoria comprovada de forma clara, ciêntifica, sem subjetividade, logo Deus é uma teoria e pra quem discorda eu pergunto: Cadê a prova ? Se não tem prova é teoria e se é teoria PODE não ser real. Daí dizer-me agnóstico porque não nego a existencia mas tenho consciência que por enquanto Deus é apenas uma teoria, devemos comprová-la antes de afirmarmos e muito menos jogar o futuro de seu filho numa teoria quando temos os fatos ( a probabilidade ) ao nosso redor.
    FILHO não é um boneco que vc joga fora qdo cansa de brincar. Filho é uma pessoa ( um FATO ) e vc tem a obrigação legal e moral de atender às suas necessidades por no mínimo 21 anos e posso dizer com conhecimento de causa, NÃO É FACIL, ainda mais se ele tiver alguma deficiência. Minha vizinha tem um filho retardado e certa vez ela desabafou dizendo que seria melhor se ele tivesse ” ido “. Imagina o sofrimento… para uma mãe desejar tal coisa.
    Vamos aos fatos:
    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1114378-4005,00.html

    http://veja.abril.com.br/blog/genetica/114290_comentario.shtml

    http://www.laboratoriogene.com.br/geneImprensa/primosAltar.htm

    Por mais que alguns artigos digam que o risco é o mesmo de uma mulher de 40 anos ou que o percentual passe de 3% ( pessoas sem consanguinidade ) para 4,7% ( primos ) todos são unânimes em afirmar que o risco É MAIOR para os primos. Note-se que parece pouco a diferença de 3% para 4,7% mas se voce observar o aumento do risco foi de mais de 50%.
    Resumindo: Se vc fosse jogar na megasena, para ganhar o maior prêmio da historia e tivesse dois índices de chances para ganhar, um de 3 % e outro de 4,7%, qual índice vc escolheria ? O de 3% e deixaria nas mãos de Deus ou da sorte ou iria usar a lógica, a probabilidade e a INTELIGÊNCIA e escolheria o índice de 4,7%. Creio que nisso todos são unânimes, NÉ….
    O prêmio, caso vc não saiba ainda, é SEU FILHO NASCER SAUDÁVEL E TER UMA VIDA PLENA EM TODOS OS SENTIDOS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/08/2009 - 15:20
    Enviado por: Amanda

    Essa história q primos (principalmente de 1º grau) não poder ter filhos é uma besteira. Eu sou filha de pais que são primos de 1º grau e eu nem meu irmão não nascemos com nenhum problema. é claro que pode haver riscos, como em qualquer relação, mais não se pode se preder ao risco que comprovadamente baixo. O ano passado, na escola, minha professora de ciencias falou com toda convicção que primos não poderiam se casar q com cocerteza seus filhos iriam nacer com problemas, então eu levantei e disse que era filha de pais que eram primos de 1º grau, ela não acreditou e falou que eu só estava tumultuando a sala e que se fosse verdade eu teria que ter algum problema congenito. Para pra ela levei meus pais na escola na hora da aula dela, ela ficou muito sem graça e pediu várias desculpas, mais minha mãe falou: ´´A SENHORA TEM MUITO O QUE ESTUDAR, PORQUE COM ESSAS OPNIÕES A SENHORA NÃO MERECE DAR AULAS“ ela ficou muito envergonhada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2009 - 09:35
    Enviado por: deco

    Aí vai para quem não acredita em deus… acha que não é um fato… Queria saber se vc por um acaso enxerga a dor??? mais com certeza à sente.. enxerga a fome, a saudade, o oxigênio que te faz respirar? por um acaso quando nasces entende os fatos consumados dos cientistas, e mesmo sem saber não mamastes no seio da mãe, onde estão os fatos??? se não os de deus???? me prove cientificamente como pode uma mãe amar tanto um filho que a sua própria vida não tem importância alguma no momento de decisão, onde estão os instintos??? por favor…. não venha desdenhar de deus… as coisas mais importantes para todos .. não podemos tocar, nem ver, tão pouco cheirar.. o seus 5 sentidos não fazem sentido algum senão o amor de deus.. fato mais que consumado… quando veio a abençoada decisão que você dentre milhões foi o escolhido(a) para ser gerado no colo de sua mãe..
    todos nós, ricos ou pobres, enfermos ou não, somos vítoriosos e escolhidos pelo único fato consumado. DEUS.
    Nada acontece sem a permisão de deus… Se tiveres que gerar um filho… gere..
    se amares seu primo e verdadeiramente o ame.
    se seu amor for tão grande que não consegues seguir ficar um só minuto longe.. se case.
    e com amor e permisão de deus. tu gerarás filhos
    perfeitos e abençoados aos olhos de deus.. isso não tem nada a ver com altismo, down wntre outros tem a ver com familia tem a ver com amor.. tem aver com dar frutos.. tem aver com com deus…

    Deus Abençoe a todos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/10/2009 - 23:53
    Enviado por: Thiago Melo

    amo minha prima

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2009 - 16:18
    Enviado por: luciana

    Acredito que união de primos de primeiro grau não dá certo, pois tenho caso na família de primos que se casaram e tiveram filhos e vários deles tem problemas psiquiátricos, inclusive a segunda geração….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 18:58
    Enviado por: jaine

    sera que posso ter filhos com meu primo que e meu marido e os filhos nacerem todos saudaveis

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/08/2010 - 15:24
    Enviado por: Luiz Fernando

    Tem opinião dizendo que Deus abençôa o casamento entre primos, isto é uma heresia, como Deus pode abençoar algo que Ele não permite? Leia a bíblia em
    Levítico cap.18 . Desperta povo, pra que escolher logo parente pra se casar?
    Tantas oportunidades decentes que surgem, escolher logo parente? Fala sério.
    Onde fica a moral e a ética familiar? Vai pro lixo?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/08/2010 - 23:31
      Enviado por: Paulo Rafael

      Meu caro,

      Justamente por causa de seu comentário, fui ler inteirinho o Cap. 18 de Levítico e em NENHUM momento os versículos repreendem relações entre primos!

      O capítulo repreende relações de um homem com sua: sobrinha, tia, neta, filha, mãe, irmã, cunhada, esposa do tio mas em NEHNHUM momento cita PRIMAS.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/10/2010 - 16:56
      Enviado por: Jennifer

      Sou muito religiosa, namoro com meu primo e fiquei muito preocupada quando descobri que não biblia havia algo proibindo namoro entre primos. Procurei meu informar, li Levítico, e concordo com o Paulo Rafael, o capitulo só repreende relações com outros parentes, mas não fala nada sobre relações entre primos. E continuando minha pesquisa, achei em gênesis cap. 29 a história de Jacó que se casou com Raquel, filha do seu tio Labão, irmão de sua mãe.

      Concluindo, não é pecado algum namorar com primo, se esta na biblia significa que é abençoado por Deus.

      Amo demais meu namorado e não trocaria ele por nenhum outro homem nesse mundo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/03/2011 - 15:42
      Enviado por: valeria

      eu estive lendo a sua opinião sobre o casamento entere primos e vc sitou o nversiculo da biblia. sabe tem jente que ler a biblia como se foce revista comum e não entende o que ela esta realmente a dizer quando fala não tocar na mãe,na tia ect o que relmente a bliblia que dizer no proverbio que ninquem pode tocar na sua parentela deus abominou estas união entre familia por causa do egoismo por que na quela éporca so se casava enter parentes por causa dos bens para que permanecese a herança da familia.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/05/2011 - 02:41
      Enviado por: Lidiane

      Lembrando que Raquel foi mulher de seu primo Jaco.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 31/10/2011 - 18:39
      Enviado por: jennifer

      quanto preconceito claro q primos podem sim viver juntos nada a ver é a familia com suas regras todas sao assim pq nao pode namorar e casar a famila é facil julgar nao entende q 2 sentem um pelo outro é errado amar?ninguem manda no coraçao.a familia da parte da minha avó partena tem primos casadas e do meu avô tbm q sao primos do meu pai…se um dia acontecer a mesma coisa q aconteceu comigo nao passado q fiquei com meu primo eu apoiara minha filha e aceitaria numa boa,pq se a minha familia nao impedisse eu estaria com ele até hj infelizmente é verdade temos vida diferentes ele hj é casado e tem filho e eu solteira e mae mesmo assim sempre vou ama-lo e desejo o bem pra ele ve-lo feliz.
      abraço

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/10/2010 - 21:58
    Enviado por: Carlos Ferreira De Andrade

    eu tenho 14 anos e namoro com minha prima de primeiro grau,nosso
    pais sao do mesmo sexo,duas tinhas já sabem que namoramos,e nos ajudam
    minha tia mãe da minha namorada,parece que vai aceitar,apesar de ter apenas 14 anos eu sou uma pessoa que pença no futuro,e filhos é uma coisa muito séria
    ainda mais falando de primos,vou esperar ficarmos maior de idade para vermos o que vamos fazer,eu queria conselhos de pessoasque tiveram filhos de primos de primeiro grau que deu certo,e pessoas que tiveram filhos de primeiro grau que deu errado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/11/2010 - 12:08
      Enviado por: Elza

      Querido, Deus nos ama e quer o melhor para nossas vidas. Seja prudente, voce ainda é muito novo.. não se deixe levar por fantasias.. o fato de ter se encantado por sua prima, é de que talvez ela seja a menina mais proxima de voce e isso o fez pensar que está apaixonado… Deus com certeza não se agrada disso… a palavra de Deus diz que quando o obedecemos, ele se agrada de nós e nos dá o melhor e esse melhor engloba paz interior, relacionamentos saudáveis, filhos saudaveis, emprego e tudo o mais… Voce é jovem espere o melhor de Deus para voce e tambem para sua prima, não seja culpado no futuro por erros da sua infancia.

      Jesus te ama

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2010 - 22:00
    Enviado por: Paola

    Axo que isso nao tem nd ve aff esses veios só inventão!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/11/2010 - 22:42
    Enviado por: Alexandre da Costa Leite

    Só me digam de onde saiu essa bobagem de que primo não pode se casar? Irmãos, pai, mãe, tios, sobrinhos, eu entendo que haja tabu, mais em função do tipo de relação afetiva pré-existente. Mas, primos?! Existem primos que nem se conheceram quando crianças! Todos somos primos em algum grau. O que diferencia o primo de primeiro, segundo, terceiro grau? Essa balela de risco… E se eu nem quiser ter filhos? Deixem as pessoas decidirem suas vidas. Parem de preconceito e comecem a cuidar das suas próprias.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/12/2010 - 16:31
    Enviado por: Laís

    Li todos os comentários e alguns realmente me impressionaram, uns pela clareza outros pela ignorância absurda….
    Primeiro, se casamento entre primos não fosse da vontade de Deus, não sei como a Igreja católica (que não é lá essas maravilhas, mas vamos pular essa parte) o permitiria, como de fato o permite, já que me casei há 4 meses com meu primo. Além do mais, até agora ninguém mencionou o amor, sentimento maior que deve motivar a união de um casal, pois tendo encontrado em um primo o amor da minha vida, jamais abriria mão de estar com ele por qualquer “fato”.
    Em segundo lugar, há vários estudos científicos que asseguram que há um aumento do risco na geração de filhos entre primos, mas garantem também que esses riscos não são tão mais significativos do que os presentes entre pessoas que não tem qualquer parentesco.
    Portanto, não entendo o motivo da polêmica… cabe a cada um avaliar o custo benefício de uma relação entre primos, realizar os exames necessários a avaliar os riscos antes de uma gestação (isso para primos ou não-primos que tem um mínimo de responsabilidade e bom senso) e, por fim, lutar por sua felicidade, na construção de uma família feliz e plena.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2011 - 14:17
    Enviado por: Tata

    Olá Galera!!

    Eu li todos os comentários e vários me impressionaram,
    vejo que estamos em um mundo totalmente preconceituoso,
    muitas pessoas talvez nem ao menos saiba do que estão falando e julgando,
    namoro onze meses com meu primo, e é uma relação totalmente normal como
    todas as outras, as vezes até melhor por se tratar de alguém qe já me conhece melhor, não vejo pecado nenhum em namorar um primo e em lugar algum diz que é
    proibido não tem nenhuma lei e nem está descrito em bíblia nenhuma, é obvio que
    deve se ter cuidado quando o casal pensa em ter filhos, pelo fato dos genes recessivos, porém qual o casal que não deve ter cuidado ao pensar em filhos? diga-me? então meus queridos que tal, cada um cuidando da sua vida, a vida é muito curta para estarem cuidado da vida alheia, Deus fez cada um com sua vida significa que é para cada um cuidar da sua, né! Amor entre primos ou não deve ser cuidado, gravidez entre primos ou não, também!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2011 - 00:06
    Enviado por: natalia

    eu namoro com meu primo ah um ano e dois meses e amo muito ele mais moro de medo q nossos filhos nascam com alguan doença

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2011 - 07:51
    Enviado por: Samarkand

    Namorar com as primas é ótimo, o problema é ter filhos… além de outros inconvenientes óbvios, além de vc ser um pai-tio, quem seria o sobrinho-neto do seu tio-avô?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/08/2011 - 14:53
    Enviado por: Brito

    Uns contra outros a favor… Ate agora não vi nenhuma orientação de “quais exames devem ser feitos…. Como fazê-los ou ate mesmo onde buscar ajuda” Tudo o que temos são méras opiniões, e são individuais cada caso é um caso…. Se vc teve filho com sua prima e nada aconteceu parabéns só não se pode generalizar. Cada casau tem sua genética, é muito valido sim se preocupar com a vida que vc vai gerar… Imagino não ser justo para a vida que será criada carregar o fardo de alguma anomalia cientificamente quase certa. Sabemos que em alguns casos a chance de promblemas chega a 25%, caramba isso é muita coisa. O amor existe mas saber que um filho meu pode pagar por esse amor ME faz refletir e pensar se assim como amei minha prima eu não poderia tmb amar uma outra pessoa onde tmb comprovadamente as chances de problemas seriam mínimas entre 2 a 4%. Acredito muuuito em Deus, sei que ele vive, mas sei tmb que ELE nos deu o conhecimento para aumentar nossa Felicidade, almentar a felicidade de seus filhos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2011 - 12:42
    Enviado por: pedro

    Namoro com a minha prima de 2º grau, o Pai dela é irmão da minha avó materna, ou seja a minha mãe é prima dela.

    A minha duvida é se a percentagem de risco em termos filhos é muito grande.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2011 - 21:13
    Enviado por: SANTOS

    Bom, se o Paulo Rafael pode fazer uma coloção do nível acima eu penso que há espaço para uma perguntinha para ele.
    SERÁ QUE A MINHA PRIMA PODE TER UM SANGUE DIFERENTE DO SANGUE DA MINHA TIA A MÃE DELA? Como entender o texto de Levíco 18.6 NENHUM DE VÓS SE CHEGARÁ A UMA PARENTE DE SANGUE QUE LHE SEJA PRÓXIMA PARA DESCOBRIR A SUA NUDEZ. É de muita superficialidade ler este texto, e não ir além da letra e perceber que primos, também estão proibidos de copulação assim como tia,irmão,sobrinha, tia, neta, filha, mãe, irmã, cunhada, esposa do tio.
    NÃO QUERO INFLUÊNCIAR NINGUÉM EM SUAS DECISÕES, MAS POR FAVOR LEIAM A BÍNLIA COM MAIS ATENÇÃO EDSPIDOS DE “PARCIALIDADES” SE A TIA ESTÁ PROIBIDA APRIMA SEU SANGUE TAMBÉM. UM ABRAÇO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2011 - 16:39
    Enviado por: ellen sousa

    acho que sao corretos em afirmar que PODEM SE CASAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E GRITANTE A FALTA DE AMOR QUE ESSES PESQUISADORES TEM . TENHO 13 ANOS E ACHO UM ASUNTO JA ENCERADO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2011 - 16:18
    Enviado por: wilton

    eu amo minha prima e ela acabou de engravidar estamos com um pouco de medo mais tenho certeza que Deus vai nos ajudar te amo minha Bebê………………….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/12/2011 - 02:15
    Enviado por: Eliane sillva

    Olá!! sou casada a 8 anos com um primo, ainda evitamos filhos,mas daqui um ano pretendo ter filhos,lógico eu como humana ,tenho minhas limitaçoes e medo,mas a cada dia tento pôr minha fé que tenho em Deus em ação,pra que tudo ocorra bem,pretendo fazer os exames e tudo mais,e acima de tudo contar com a benção de Deus sobre nós,pois sabemos que uma criança dar trabalho,precisa de atenção,ee mais ainda se for Especial.E vamos lá seja feita a vontade de Deus,O dono de nossas vidas,para tudo tem um sentido,para que o Nome dele venha ser glorificado em nossas vidas e se manifeste o Seu poder..Bjusss valeuuu fiquem na Paz de Jesus.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/12/2011 - 14:47
    Enviado por: Fabricio

    Sobre esse assunto sera quje todas as pessoas que nasceram com alguma deformidade são filhos de pais primos? acredito que não, então resumindo, se for para ter um filho e este ter algum tipo de problema, seja qual for, vai ter vc casando com primo(a) ou outra pessoa que seja de uma outra familia, até por que se for levarmos ao pe da letra somo todos irmão perante DEUS…e ai como fica agora vc que não casou com um primo ou prima sei la e casou-se com seu “irmão(a)…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2011 - 20:39
    Enviado por: roni

    muçulmano que tem habito de se casar com primas…mais cabe ao casal saber se é licito ou ilicito pois eles que vao ter a vida inteira pela frente juntos….

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

  • Quem Faz

    Quem Faz

    Marcos Guterman

    Marcos Guterman é jornalista profissional desde 1989. Trabalhou por 15 anos na Folha e desde 2006 está no Estadão, onde edita a Primeira Página. É historiador, com graduação e mestrado pela PUC-SP. Atualmente faz doutorado em História na USP, tendo o nazismo como tema de pesquisa. É autor do livro "O Futebol Explica o Brasil". Sua pátria é o Santos Futebol Clube.
    Contato: marcos.guterman@grupoestado.com.br

Arquivo

Seções

Diversão pura

Jornalismo

Meus blogs favoritos

Blogs do Estadão