Vende-se como pão quente na internet, em blogs e sites alinhados ao governo petista, a versão segundo a qual os grandes jornais do país estão boicotando o livro “A Privataria Tucana” (Geração Editorial), do jornalista Amaury Ribeiro Júnior. O motivo seria óbvio: como o livro trata de corrupção e desmandos de tucanos, a imprensa, obviamente classificada de “tucana”, decidiu “silenciar” sobre “a reportagem da década”, como a definiram alguns dos entusiastas do trabalho de Amaury. Eis o cenário ideal para aqueles que vêem os grandes jornais como a vanguarda da oposição “golpista”. É um cenário tão ideal, mas tão ideal, que dá até para desconfiar.
“A Privataria Tucana” foi lançado no dia 9 de dezembro. Segundo o próprio jornalista Luiz Fernando Emediato, dono da Geração Editorial, nenhuma redação de jornal recebeu o livro antes do lançamento. “Nós tínhamos receio de alguma ordem judicial que impedisse a distribuição. E não mandamos para nenhuma redação”, disse Emediato ao site Brasil247. Ou seja, aqueles que acusam a imprensa de “silenciar” sobre o livro queriam que os jornais falassem dele sem que seus jornalistas tivessem a chance de lê-lo.
Como sabe qualquer jornalista que se dedica a resenhar livros, um trabalho com mais de 300 páginas, como o de Amaury, requer pelo menos uma semana de leitura, que deve incluir verificação de dados e informações para enriquecer a crítica. Estamos na terça-feira, apenas quatro dias depois do lançamento, e uma porção de gente militante viu nessa “demora” o sinal evidente de que houve má vontade com o livro.
Mas a estratégia foi ainda mais inteligente. Segundo Emediato, uma única redação recebeu o livro antes do lançamento: a da revista Carta Capital, também alinhada ao governo. Ato contínuo, em sua edição que circulou no dia 9, a publicação trouxe em sua capa “O escândalo Serra”, reportagem sobre o livro de Amaury. Pronto. Estava criada a sensação segundo a qual só a imprensa “progressista” se interessara pelo livro, enquanto a imprensa “golpista” permaneceu em silêncio, sinal evidente de sua cumplicidade com Serra e os tucanos.
Melhor marketing do que esse, impossível.
Parece que esta estratégia de vendas de livros se esvazia a partir de cópias pirateadas na internet. Tem gente vendendo o livro com desconto de 50% em papel ….
e free para download…
O livro foi pirateado !!!
Emediato e Amaury poderão perder o $ investido.
Confira:
http://www.brasil247.com.br/pt/247/poder/29901/%C3%8Dntegra-de-Privataria-Tucana-vaza-na-web.htm
cuidado com virus e worms!
Não perde o dinheiro.
Ele já foi pago durante a campanha pré-eleitoral do PT, quando foi pego no pulo produzindo um dossie com documentos grotescamente falsificados, além de tentar usar dados sigilosos obtidos com suborno e corrupção de funcionários na Receita Federal de Mauá. Inclusive também tentou, sem sucesso, pagar as testemunhas para ficarem caladas (teve inclusive uma denuncia de coerção).
Isso já diz muito da credibilidade do autor.
responder este comentário denunciar abusoNa verdade:
- O livro já vendeu 15 mil exemplares (a primeira tiragem inteira, que esgotou no primeiro dia de vendas), e tem mais de 15 mil exemplares da segunda edição já reservados. Independente de cair na rede, já é um dos livros mais vendidos do ano.
- Ao cair na rede, o livro multiplica seu alcance. Se o objetivo principal do autor é informar o público (e não fazer dinheiro), muitas vezes eles até comemoram quando versões piratas do livro aparecem, porque isso comprova o interesse do público e amplia sobremaneira o alcance do seu conteúdo. Tanto que alguns autores – inclusive o conhecido cineasta americano Michael Moore, e o consagradíssimo escritor Paulo Coelho – já chegaram a colocar, eles mesmos, suas obras, em versões “piratas”, disponíveis na Internet.
Por essas e outras, o fato do livro estar disponível em versão “pirata” é bastante positivo para aqueles que defendem o conteúdo do livro.
responder este comentário denunciar abusoMelhor dar de graça do que o contribuinte ter que pagar o rombo do balanço todo final de ano, rombo do dinheiro que roubavam. Dando de graça é lucro para o contribuinte… Este ” caboclo” Amauri, com certeza deve ganhar alguns trocos do PTralhas…
conserteza esse escrito não foi comprado pelos tucanos-corruptos
responder este comentário denunciar abusoMarcos, os seus argumentos são totalmente válidos. Estranhei o “barulhento” silêncio dos grandes jornais impressos e televisionados sobre o livro, mas faz sentido se o que se pretende é tempo adequado para analisar o que foi escrito antes de se fazer juízo.
Estou no aguardo para que em breve o seu jornal e tantos outros quebrem esse aparente silêncio.
De qualquer forma, eu posso citar uma coleção de especulações sobre os governos petistas, onde o seu jornal, não tardou em gritar em manchetes antes de se apurar o conteúdo daquela especulação, espero que esse zelo jornalistico para com o livro sobre as privatizações passe a ser uma prática do jornal. Com ou sem tempo para ler, esse livro, que é um fenômeno de vendas, é um fato político de volume, não deveria ter sido completamente ignorado nesses dias todos.
abraço,
Fernando
Isso, aí, Fernando!!!
Marcos, desculpe, mas seu jornal, nosso querido Estadao, q por anos fui assinante, passou longe da imparcialidade neste caso. Se vc um escandalo envolvendo o PT, primeiro viria o estardalhaço, depois a leitura do livro, apuração, resenha, etc.
Lamentável como vcs insistem em menosprezar nossa inteligência!
Adeus, ![]()
Cris Lima
Na mosca, Fernando. Este Marcos é do batalhão do Reinaldo azevedo.
responder este comentário denunciar abusoConcordo com o comentário do Fernando e da Cris Lima. Por que será, que hoje em dia, para nos atualizarmos, não podemos ler (e confiar) no Estadão e na FSP. Se não fossem as mídias sociais, como o Facebook, muito do que se passa no Brasil não chegaria ao meu conhecimento. Exemplo disto: quando da reintegração de posse da reitoria da USP todos os jornais alegaram que não houve violência por parte da PM. Porém, no Youtube e no Face há um vídeo onde pode-se ver os PMs jogando bombas de gas lacrimogênio no CRUSP, moradia dos estudantes que, naquela hora, dormiam e nâo tinham nada a ver com o que se passava na reitoria invadida.
responder este comentário denunciar abusoFantástico o seu comentário, Fernando!
Eu comprei o livro no fim de semana, terminei minha leitura e digo que é denso! Muitas denúncias e todas, ABSOLUTAMENTE TODAS, muito bem documentadas. Um livro deste porte certamente deve ser levado em consideração pelo ministério público e, espero, que este faça o seu papel de abrir um inquérito e investigar toda essa turma denunciada.
Em tempo, sou a favor de investigar qualquer denúncia, seja de político de direita ou de esquerda! Não temos um monte de ministros caindo por aí? Porque os “coronéis” da direita também não são investigados? Que continue a investigação dos nossos políticos, sejam governistas ou oposicionistas! É bom para a democracia.
Estadão, por favor faça o seu papel jornalístico e pare de insultar a inteligência dos leitores!
responder este comentário denunciar abusoExatamente! O que me parece é que o Estadão tenta arrumar uma desculpa para não falar sobre o tema. Sobre o caso do furo da Carta Capital isso é bem normal meu caro jornalista!
O Fernando fez uma ótima observação!
Não somos bobos..
FERNANDO seu comentario esta de parabens, gostei muito e penso como voce.
responder este comentário denunciar abusoÉ isso aí Fernando, parabéns.
responder este comentário denunciar abusoalém de desonesto moralmente, vc é pequeno, burro e mau caráter. Vá desfilar sua miséria existencial no velório político do Serra. Como é que vc descolou esse blog, essa bocada, hein?
Que papo furado sr. Marcos. O silêncio de vocês (Estado, Folha, Globo, Veja) é tão sintomático, tão claro, que dá ânsia esse tipo de desculpa, melhor continuar calado. O fato por si só, de um livro vender 15000 cópias em 24 horas já deveria ser digno de reportagem. Essa sua “imprensa” que se diz investigativa está nua. Vocês estão patrocinando o maior estelionato da comunicação do planeta. Uma vergonha para o Brasil.
Livro politico de autor mais sujo que pau de galinheiro e desconhecido do publico vender 15 mil em 24 horas… aham.
Logo vamos ver quem está comprando esse lixo e com que dinheiro. Como esse número vem da Carta Capital, não me espantaria que seja apenas mentira na cara dura.
responder este comentário denunciar abusoO livro está sendo vendido em todas as livrarias e ironicamente está faz 2 dias que está em primeiro lugar de vendas na LIVRARIA DA FOLHA. Ou seja, o Amaury serve para a FOLHA ganhar dinheiro mas espaço e direito a palavra no jornal ele não tem. Amaury Ribeiro é jornalista respeitado, premiado, cadê a lista de “mais sujo que pau de galinheiro”?
responder este comentário denunciar abusoFabiana,
Respeitado por quem e premiado onde?
O que Amaury tem é ficha corrida contando participação ativa num escândalo de corrupção da Receita Federal de Mauá, e na criação de um dossie com falsificações grosseiras de documentos, tudo quando era pago pelo PT na pré-campanha presidencial.
responder este comentário denunciar abusoSe um autor que já ganhou 3 Prêmios Esso de Jornalismo, e 4 Prêmios Jornalisticos Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, é mais sujo que pau de galinheiro, o que precisa pra você considerar alguém limpo? O Nobel da Paz?
responder este comentário denunciar abusoCapEnt: Desconhecido? O cara tem 03 prêmios ESSO’s e 04 Vladimir Herzog’s.
Ele quem denunciou a patranha que acabou na CPI do Banestado. Aliás, este livro só saiu pq o Ricardo Sérgio resolveu processá-lo e ele, utilizando a excessão da verdade, teve acesso aos arquivos da CPI, que os tucanos deram um jeito de abafar (diga-se, com a ajuda do Delcídio e do Mentor, deputados do PT).
Na visão desse pessoal o cara precisa ser empregado da Abril e trabalhar na Veja, só isso! Pobres coitados, só acreditam no Reinaldo Azevedo.
responder este comentário denunciar abusoSe é assim, por que, então, os jornais e revistas não noticiaram que a tiragem do livro se esgotou em 3 dias e que a segunda edição sai com 40 mil exemplares? Isso não é um fato jornalístico? Não deram nem uma palavrinha ! Nada ! Nenhum comentário importante ! Afinal não estamos falando de Harry Potter e nem de Paulo Coelho ! Que a chamada “grande imprensa” tem lado isso é evidente. Quem tem opinião crítica e um pouco de discernimento sabe disso.
A elite reacionária, encontra-se em polvorosa.A malta cheirosa está com medo da verdade.(rsrsrsrs)
Privatizar, é preciso. Há mais empresas a serem privatizadas: a Vale, a Petrobrás. O PT também privatizou empresas.
O PT privatizou e privatiza, inclusive, no momento, aeroportos. A diferença entre uma coisa e outra são as contas no estrangeiro com bilhões de… “lixo!”.
Afora esse pequeno detalhe…
responder este comentário denunciar abusoPrivatizar é preciso para quem? Para o capital estrangeiro ganhar dinheiro à custa do povo? Para os banqueiros que colocaram os europeus e americanos numa crise sem fim enriquecerem ainda mais? É isso que os tucanos não entendem: eu não sou petista, mas como não sou cega lembro-me muito bem das empresas estratégicas que os tucanos privatizaram ou tentaram doar… Banestado, Vale (com todos os minérios), Petrobrax… E, que me perdoe o dono do blog, mas a quem ele quer enganar com esse papo de que a “grande” mídia não falou nada porque não recebeu o livro? Não falou porque foi/é conivente com essa roubalheira toda que houve!
responder este comentário denunciar abusoA desonestidade começa pela forma como o livro foi apresentado… Mas com certeza não para aí.
Espero que se verifique as tais denúncias. Se forem mentirosas, que o tal Amaury e toda sua turma peguem logo a cadeia que já merecem.
E claro, se for verdade o que está no livro, que o Serra e toda a turma que aparece lá no livro do Amaury, seja devidamente punido tb
responder este comentário denunciar abusoSe Serra fosse capaz de 1% do que os inimigos dizem dele, ele seria PRESIDENTE DA REPÚBLICA!
Engraçado é que esta raiva mortal de José Serra é um fenômeno exclusivamente paulista. O resto do país está pouco ligando. O tal Amaury Ribeiro Jr. não consegue emprego em nenhuma redação do país. Então, ele foi tirar um dinheiro exatamente dos militantes do PT de São Paulo que sofrem desta forma aguda desta fixação serralhista.
responder este comentário denunciar abusoEu estou rindo sem conseguir parar… quer dizer que o Estadão ficou pra trás e tá pedindo o prazo de uma semana pra ler o livro? Ué, mas nos casos dos ministros do governo vocês mesmo condenaram antes de ter qualquer prova. E agora dizem que precisam averiguar alguma coisa? Não foi num editorial do Estadão onde disse que pouco importava as provas contra o Ministro Orlando Silva Jr.? Tá bom… melhor vocês pedirem logo registro no TSE porque o PSDB já vai virar folclore…
Petistas, todos iguais…
Câncer para vocês, é a resposta divina!!!!!!!
Senhor Jlento:
Eu te entendo. Desespero leva a baixaria, não?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcos.
É para acreditar na sua história?
Então responda minha pergunta:
- Pq ninguém do site estadão entrevistou o Amaury Ribeiro Júnior?
- A Record também tem rabo preso com o governo? Pq vi uma entrevista gigante no site R7?
- Vocês repercutem matérias de outros sites, jornais e revista, pq não repercutiu nada da revista Carta Capital?
- No lugar de colocas na capa do site do estadão a opinião do Serra (Serra chama de “lixo” livro sobre privatizações do governo FHC) pq não colocou também a opinião do governo do PT?
- Até agora, dia 14/12/11, exatamente 00:01, não tem nada no site do estadão que o governador de Roraima que é do PSDB foi cassado, pq?
Você sabe que o jornal o Estado de São Paulo declarou que apoiava o José “Bolinha de Papel” na eleição de 2010, o silêncio do jornal está justificado, ou não?
Não sobrará pedra de um lado os petralhas do outro os piratas do caribe, no meio a mídia(sem trocadilho), tamos lascados…
Que cara de pau tratar o assunto como se fosse resenha literária: é uma amplamente documentada denúncia de escândalos gigantescos que deveriam ser de conhecimento de todos não fosse o fato de que Serra manda na mídia paulista. Ou os jornalistas do Estadão não têm acesso à internet ou capacidade de vasculhar documentos públicos? Denúncias feitas por criminosos condenados são manchete sem verificação alguma, tanto é que “provas” prometidas nunca aparecem. Já um jornalista ganhador de 2 Prêmio Esso e 3 Vladimir Herzog não merece nem que se informe que escreveu um livro dizendo isso ou aquilo…
Puxa! Que argumento ruim, né!? Todos já sabiam do livro há muito tempo e do seu conteúdo! Claro que não dos detalhes, pois o livro não tinha ainda sido divulgado, mas do escopo do livro, todos sabiam. Assim, considerando a importância do tema, seria de se esperar que a imprensa, tão zelosa do seu papel (especialmente quando se trata de investigar o governo federal), fizesse o mesmo, ou seja, tivesse o mesmo afinco e disponibilizasse os mesmos profissionais e recursos para investigar, antecipar, debater e qualificar o livro e o assunto que ele reporta. Ao não fazer nada disso, absolutamente nada, a grande imprensa tentou (tentou sim!) fazer o pacto do silêncio. Acontece que estamos no século 21 e o mundo mudou, um pouquinho, mas mudou! Vocês são uma piada, de mal gosto, devo dizer!
Mas que UOL, FOLHA, ESTADÃO, VEJA entre outros meios de comunicação,fazem SIM, distinção do “causo”, cabe a vcs defensores da “imprensa livre”, lerem o citado livro e comentarem suas “opiniões”, pois pelo que eu, reles mortal e cidadão comum, vejo é a “imprensa livre”, noticiar, e atacar continuamente seus alvos e sinceramente, repito, como cidadão comum, NUNCA VI NAS REPORTAGENS PROVAS, somente diz-me-diz. Assim fica evidente o papel desta imprensa, veicular e tentar ser a formadora de opinião a sua própria opinião.
O lançamento do livro não era segredo para ninguém e nem o conteúdo de suas graves acusações. Acredito que uma entrevista com o Amaury Ribeiro Júnior, ou com o editor Luiz Fernando Emediato poderiam ter sido agendadas, não? Afinal, o Estadão conseguiu espaço e tempo para colocar as opiniões do Serra e do Aécio sobre o caso.
Uma observação: O texto não hesita na hora de qualificar sites, blogs e a revista Carta Capital como alinhados ao governo petista, mas deixa a entender que não existe uma imprensa alinhada com Serra e o PSDB. Estranho…Existe imprensa petista, mas não existe imprensa tucana? Se a Carta Capital declarou apoiar Dilma nas últimas eleições, o Estadão fez o mesmo com a candidatura de Serra.
E estou aguardando a análise cuidadosa do Estadão, feita com tempo e com verificação dos dados. Espero que não demore muito….
Se o autor do livro foi mentor da quebra de sigilo fiscal dos opositores do PT a soldo do partido mais corrupto deste país e responde por crime investigado pela Polícia Federal dizer o que? Trata-se da velha tática do partido petista, ou seja, se nos pegam roubando trataremos de dizer, mesmo que se precise mentir, que nossos opositores também roubam. O próprio título do lixo, quer dizer, livro se refere a uma luta ideológica contra a privatização já perdida pelo PT, que felizmente, ano após ano o povo brasileiro se convence que as Privatizações realizadas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, notadamente sobre as Teles, a Embraer e Vale representam o país que dá certo nos dias de hoje. O que dizer da democratização do uso do telefone por toda população brasileira? O que dizer do orgulho que representa a Embraer como a 3ª. maior empresa de aviões do mundo? O que dizer da Vale convertida na 2ª. maior empresa mineradora do mundo e a empresa que mais paga impostos para o governo brasileiro? A derrota desta luta perdida pelo PT foi decretada pela própria presidente do PT que acabou de privatizar os aeroportos brasileiros. Ou seja, ruiu por terra a teoria arcaica, velha, estúpida que privatização foi danosa ao Brasil. O PT não desiste desta bravata ridícula contra as privatizações por que cada estatal privatizada impede que os ratos da base governistas dilapidem o bem público, tal como usaram o dinheiro público dos Correios para alimentar o Mensalão do PT. O Brasil está próximo de ter sua alma lavada. Em abril de 2012 o STF através do ministro Joaquim Barbosa pode condenar os 35 bandidos do Mensalão do PT. São os mesmo bandidos, que podem ir para a cadeia brevemente pela roubalheira do dinheiro público, que ainda vociferam contra as privatizações do governo que mais promoveu mudanças estruturantes para este Brasil, o governo tucano de FHC.
Sérgio é tão feio culpar os outros, o que mais me deixa feliz é que tudo é culpa do PT, todos os contrários ao PSDB são do PT, querido, vcs estão errados, quem dera que todos os brasileiros e brasileiras contrárias aos desmandos, sucateamentos, fraldes, roubos, compra de votos para reeleição de FHC, entre outras mazelas cometid@s nos governos do PSDB fossem do PT. Fico ainda mais feliz por saber que todas as pessoas inteligentes, criticas e honestas são vistas como petistas. Para que defender o que não pode ser defendido, a privatização das teles foi um erro, pois bem todos tem acesso, mas poucos tem serviço de qualidade, e com preço justo. Vou parar por aqui, pois conforme iniciei que bom que existe o PT e seus filiados e simpatizantes para dar um basta em 500 ANOS DE ROUBO. O PT esta trabalhando e muito para que os pobres GRANDE maioria do POVO BRASILEIRO tenha direito ao mínimo. Seus comentários e do Estadão são lamentos dos que querem a manutenção dos rombos ao patrimonio nacional. E VIVA O POVO BRASILEIRO E VIVA A DILMA – MULHER DE FIBRA E CARATER.
responder este comentário denunciar abusoMeu caro Sérgio, o pior cego é aquele que não quer enxergar.
Eu já sabia que era apenas uma questão de tempo para que isto viesse a tona, e digo mais, logo logo você verá alguma coisa bem parecida com as concessões de nossas estradas no Estado de SP.
Posso dizer que conheço bem a USP e estou sentindo na pele a forma tucana de administrar instituições falidas. Ou melhor dizendo, falir as instituições publicas enquanto e o quanto podem para dizer de alto e bom som, assim como você o disse em sua redação.(que só davam prejuízo, que assim privatizado funciona melhor). Que tolice é admitir a própria incompetência em administrar um bem publico, porque, enquanto estava nas mãos do governo, (PSDB) era uma porcaria e que só dava prejuízo e isto e aquilo, mas como que por um milagre passa a ter a maior índice de lucratividade como é o exemplo do ex-nosso Banco Banespa.
Note, isto é uma tática para vender para si mesmo, (leia-se, elite detentora de recursos financeiros), as propriedades publicas que rendem milhares ou milhões de reais para os cofres públicos, e que a partir da privatização começam a render estes mesmos dividendos para iniciativas privadas que já são poderosos financeiramente e a partir daí, serão ainda mais poderosos e mais e mais.
Abra os olhos meu amigo e veja o quanto o nosso povo brasileiro melhorou financeiramente, note quantos carros novos nas ruas, quantos imóveis construídos para abastecer uma crescente demanda de procura, fora os records de produção de carne, grãos…etc…etc…etc…
VIVA O POVO BRASILEIRO E A NOVA POLITICA DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, RENDA GERADA TAMBÉM PELAS NOSSAS EMPRESAS PUBLICAS.
Leiam primeiro, comentem depois. Só idiota pra falar do que não leu. Cadê o senso crítico. Ao invés de se alienar, por que não leem e tomem uma posição. E ninguém venha dizem que não sabem que as privatizações na década de 90 promovido por FHC não forram corruptas?
Todo mundo desconfia, desde um advogado, doutor até um analfabeto de nosso país. É só comentar no bar que todos concordam sobre isso. As privatizações ocorreram com lesão ao patrimônio nacional.
Vamos ver se eu verei meu comentario
Senhores,
Não deveria ser escandaloso que órgãos de imprensa pudessem ser classificados com tanta precisão como “alinhados” e “não-alinhados”? O “alinhavo” ou “desalinhavo” não deveria ser produto da investigação jornalistica? Todos os dados do livro eram de acesso público (nada ali foi fruto de “escuta” ou “acesso privilegiado”) e NENHUM jornalista de revista, jornal, rádio ou TV foi atrás de um escândalo de bilhões?
E quanto a “nenhum órgão de imprensa” receber com antecedência, me permito dizer que, ai sim, ninguém é mais bobo: o que aquela matéria esta fazendo na capa da Veja (sobre “petistas” que fabricam dossiês)? Coincidência? Rupert Murdock, magnata da mídia, esta em cana porque fazia escuta telefônica ilegal (uma das coisas que o “Privataria Tucana” acusa – com provas – Serra de fazer com seus próprios aliados). Mas isso, naturalmente, só acontece na Inglaterra. No Brasil dos latifúndios e sesmarias de tudo, a capa da Veja e a matéria nunca ter sido investigada por órgão da grande imprensa, que fornece material gráfico para o governo do Estado de São Paulo (sem licitação…), é uma mera coincidência.
Deve ser mesmo uma coincidência. Quem vai provar que é, será o empenho brutal do jornalismo do Estadão em revelar ainda mais detalhes deste escândalo bilionário. Haverá esse empenho, ou serei ingênuo e bobo?
OBS. Meu professor de redação do ensino médio (saudoso professor Jayme Barros) me ensinou a nunca chamar meus leitores de bobos. Principalmente se eu pretendesse viver de ser lido. Segundo ele não atingia o âmago da argumentação (ou seja, era uma bobagem…) e, ademais, espantaria leitores para um futuro outro texto. Além do mais dá uma aparência … “raivosa”… a um texto que deveria ser … “jornalistico” e, portanto, não “alinhado” a nada, nem ninguém.
Meus nobres, querer desqualificar o conteúdo de um livro que apresentaria de forma documental um imenso sistema de corrupção, de desvio de dinheiro público,é uma mera estratégia de defesa de quem não sabe o que fazer.O principal envolvido dizer apenas que o mesmo é “lixo, lixo”… é muito pouco para explicar os dados apontados pela obra. Dizer que a grande mídia fez silêncio por não conhecer o conteúdo da publicação de Amaury, é querer apelar demais. Ora, para uma imprensa tão combativa contra os escândalos envolvendo os políticos brasileiros, calar-se diante de tais acusações, soa, no mínimo, com algo incoerente que, poderá, tornar-se tal ato como sinal de conivência. Por fim, só um leitor principiante é que levaria uma semana para lê-lo e chegar a dedução se há algum fundamento na acusação ou não. Verificar a legalidade das acusações cabe a justiça. Pois. não é esse o comportamento da “grande mídia”: acusa em cima de suposições, sem sequer ouvir a outra parte envolvida; requer provas dos citados para que provem sua inocência, sem haver provas que o condenem. Apresentam as denúncias – quase semanalmente -, mas não mostram os desdobramentos dos casos. Chegou a vez de quem acusa e requer probidade dos outros, demonstrar que não tem rabo de palha, telhado de vidro. Serra, dizer que o livro é um lixo, pode transformar sua “história” – tão apregoada durante a campanha de 2010 -, em detritos a serem jogados em algum aterro sanitário por aí.
Em nome da tão propagada “liberdade de expressão”, espero ter meu comentário divulgado.
Caro Marcos, sua afirmação de que Emediato disse que não enviou o livro para os veículos de imprensa não está de acordo com outras declarações que estão publicadas na web, especialmente na que está no site e na entrevista que você cita como fonte. O livro faz denúncias que devem ser apuradas e os veículos de imprensa já não podem mais silenciar, porque já há coleta de assinaturas para uma CPI. Sua postura neste comentário não é profissional, é de torcedor de partido político.
O PT gosta de de fazer de vítima!!!!! Eles esqueceram que estão no poder,o mensalão,os escândalos de corrupção no atual governo,que já ocorriam no governo anterior….mas o ex-presidente não sabia de nada!!!!ahhhhhhhhhhhh,,,a maioria ACREDITOU!!!!!
Boa tentativa. Mas o assunto circula na blogsfera há séculos. Carta Capital publicou reportagens muito bem documentadas sobre as relações Dantas/Serra. Nenhuma repercussão, nenhuma apuração paralela. Marketing é já ter a censura suspensa e ficar dizendo que está sob censura.
Na Índia os RATOS são sagrados e são criados com carinho nos templos votivos. aqui no Brasil eles sao eleitos e ou nomeados ministros , trabalham em blogs oficiais e escrevem livros, montam dossies e listas de furnas!
Se você toma lado, faz parte do jogo. E ai se faz parte do jogo contra o PT, tu é PSDB. Se tu é PSDB, o livro de fato não irá prestar a ti e a teus interesses.
responder este comentário denunciar abusoSegundo a juíza da 7a vara criminal de Belo Horizonte, a Lista de Furnas é autêntica.
responder este comentário denunciar abusoMarcos, bom dia. Você diz do alinhamento de parte da imprensa com o governo, concordo; de todo modo, não é muito dizer que outra parte não está com o governo e sim com a oposição. E o Estadão, por exemplo, já disse isso no ano passado. Agora, dizer simplesmente que a grande imprensa, chamada de golpista, não publicou nada por não ter tido acesso ao livro antes é uma piada! Se a própria grande imprensa divulga com direito a primeira página matérias da Veja, muitas vezes notícias panfletárias e sem provas, agora vem com esse argumento de que não teve acesso ao livro!!! Você acha que somos inocentes do mundo da política? É claro que não divulgou porque não quis, e se fosse sobre o mensalão o Estadão teria pagado hora-extra para que os jornalistas lessem o livro em um dia. Há provas documentais no livro, que poderiam simplesmente servir para embasar uma matéria, não é uma ilação como muitas matérias que já foram para capas da Veja que no dia seguinte foram repercutidas em alto falante pelo Estadão e a Folha. O silêncio não é acidental, a maior censura que conheço é aquela praticada dentro das próprias redações, e quem paga por essa ocultação é a sociedade. A internet é livre, por isso que o dinheiro não consegue comprar o que estou fazendo agora; minha voz é livre, minha indignação é livre. Talvez a sua caneta não seja livre, mas o seu pensamento sim: não somos idiotas.
Voces pensam que enganam quem com esse discurso fajuto, como se fossem vítima de um complô e fugindo totalmente do assunto pricipal: o conteúdo do livro. Então, faça sua resenha, e não me venha mais com essas desculpas tolas e idiotas.
A era do engodo acabou, a ditadura dessa mídia conservadora, retrógrada e golpista está com os dias contados. Não tem mais o poder de antes. Breve terão que capitular. Vocês ainda não se deram conta?
Não li o livro, pois só soube dele recentemente. Tentarei comprá-lo hoje. O fato é que muitas pessoas são capazes de ler um bom livro de mais de 300 páginas (não sei se esse livro é bom, pois ainda não o li) em 24 horas. É claro que a imprensa demorou muito mais do que o normal para divulgar a publicação desse livro. Se houve boicote, não funcionou, pois parece que, no dia em que as pessoas tomaram conhecimento da existência da obra, ela já vendeu 15 mil exemplares em 24 horas.
Que uma parte da imprensa brasileira (eu disse uma parte, e não toda ela) é golpista, disso não há dúvida. A Veja, por exemplo, está para o Brasil assim como a Fox News está para os Estados Unidos. Se um petista pegar uma caneta Bic emprestada e não devolvê-la, a Veja publicará este fato na primeira página. Mas se um tucano for suspeito de estuprar uma criança de 6 anos e estrangulá-la até a morte, a Veja jamais divulgará este fato.
Dois partidos políticos que são o exemplo da corja política que governa e e tem governado este país há séculos. PSDB e PT são a mesma coisa, fazem de conta que são inimigos, mas quando governam fazem as mesmas coisa, a começar pela corrupção, logo parem de defender partido e defendam o Brasil, sejam inteligentes. O PSDB foi corrupto, mas o PT não perde em nada, e até desconfio que seja ainda mais.
responder este comentário denunciar abusoRepercutir denúncia da Veja, que até cruzamento de girafa com elefante (ou boi com tomate) inventa para avançar sua agenda anti-governista, sem provas, sem direito de resposta, sem nada que caracterize um jornalismo sério, isso vale, né? O livro ter esgotado em seu primeiro dia e já constar da lista dos mais vendidos em qualquer das grandes livrarias, por si só, já seria fato noticiável.
Você é pequeno e ridículo. Te vejo no enterro do Serra.
Marcos,
É errado pensar em estratégia de venda, (marketing) pra se vender um livro? Um livro é um produto comercial assim como um jornal.
Cada qual com o seu “Marketing”. O “Marketing” que vocês adotaram de fingir de bobo, ignorar completamente o assunto, sem ao menos dar a notícia do aparecimento (se comprometendo à averigua-la) de uma denúncia gravíssima, vende muito bem pra certo público.
Se o editor não quis munir a midia/oposição de contra-argumentos, com certera foi uma jogada de marketing.
Se está vendendo bem, pode saber, há fortes chances de um amigo teu mais esclarecido te dê de presente de natal.
boas festas,
Thiago
Já procurei, e não encontrei no site da Folha nenhuma matéria sobre esse livro. Encontrei apenas uma entrevista dada por FHC em que o livro é mencionado em dois parágrafos, mas isso depois de FHC dar suas opiniões sobre o PT, aborto, drogas, etc. Se você buscar o tema ‘A privataria tucana’ no site da Folha, não encontrará nada. Devo reconhecer que se você buscar o mesmo tema nos sites do Estadão e do Globo, você encontrará alguma coisa (inclusive o seu texto, Marcos). Se alguém achou alguma matéria sobre esse livro no site da Folha, por favor, publique o link neste blog.
Pois é mas na LIVRARIA DA FOLHA o livro está bombando, primeiro lugar em vendas….quer dizer, para ganhar dinheiro o Amaury é “pauta” da FOLHA.
responder este comentário denunciar abusoOs jornalistas da grande imprensa precisam ser bastante diligentes nessas horas para não perderem seus empregos. Seus patrões não vão permitir que seus interesses na política sejam prejudicados.
O que se vê hoje é uma total incapacidade da mídia marrom de conter as transformações na forma como a informação se dissemina. Ninguém mais controla a informação. O livro do jornalista Amaury Ribeiro Júnior é um exemplo dos novos tempos, pela forma como foi divulgado, e pela forma como conseguiu romper o bloqueio da grande imprensa.
Quanto a forma como o livro foi apresentado, não vejo falta de ética. O livro não tinha a pretensão de ter tanta repercussão, o que explica a tiragem tão baixa, apenas 15 mil exemplares. Por se tratar de uma editora pequena, foi inesperada a procura tão grande.
A grande conclusão que se pode tirar disso tudo é que finalmente não precisamos mais depender das deliberações dos redatores da imprensa para decidir o que é ou não conveniente ser transmitido.
Acho que o senhor está correto: em casos assim, é preciso ser muito escrupuloso mesmo. Pena que esses escrúpulos e essas suscetibilidades não existem quando se dá voz e credibilidade à qualquer denúncia ou denunciante que atinja o PT e seu governo, não é mesmo?
Pois é, quando um ex-presidiário transformado em consultor disse que não conseguiu um empréstimo no BNDES de 9 bilhões de reais para uma empresa de energia de médio porte porque não pagou propina, os jornais não se mostraram tão zelosos em apurar.
responder este comentário denunciar abusoCuriosa mesmo a repercussão da chamada “grande mídia”. Se o livro fosse divulgado na Veja os grupos mediaticos afins (Globo, Estadão e Folha) estariam fazendo aquele estardalhaço, pedindo a cabeça de Deus e do Diabo, mas como a revista que divulgou o livro não é vinculada a um dos grupos apontados pelo Amaury nada tem aparecido.
Em tempo: o livro é de fácil leitura, as provas são abundantes e são citados jornalistas, políticos e órgãos da grande imprensa que tinham e tem interesses nas privatizações. Vai ser difícil contestar as afirmações, como deve estar sendo bem difícil defender a quem o Amaury acusa.
Não sei não. Lendo os comentários acima, em esmagadora maioria contrários à opinião do jornalista, percebo uma coincidente forma de redação e de argumentos. Desculpe-me senhores, isto está me cheirando a comentaristas profissionais… quanto à Carta Capital e ao livro… Como é fácil fazer jornalismo regado a dinheiro público, não é? Observem a revista e vejam quantos anúncios de estatais sustentam a publicação !
Concordo contigo. A Globo, por exemplo, sempre teve dificuldade em gerar noticias porque nunca recebeu dinheiro publico.
Obs: minha “caligrafia” esta parecida com os demais?
responder este comentário denunciar abusoSó não entendi uma coisa… como é que depois de 9 anos de poder e muitas operações da polícia federal depois, ainda não há uma só inquérito (sério) instaurado a respeito do assunto privatizações ?????
Porque o PT também tem rabo preso.
E porque quem manda neste país é o poder financeiro.
CPI do Banestado, peração Castelo de Areia e operação Satiagraha vão todas para o lixo.
Os corruptos agradecem. E também aos que neles acreditam.
Não tem Marketing nenhum, o que ocorre é que a midia não divulga informações contra o PSDB e sua trupi, como o povo percebeu isso, esta divulgando na internet, acabou aquele história dos jornalecos e revisitnhas vejas, vendidas para o PSDB baterem no governo e ficar por isso mesmo. O povo se rebelou. Se eu fosse do governo, cancelaria todas as publicidades em revistas, jornais e emissoras de TV que veiculam informações caluniosas.
Foi a mesma idéia que o Lula e o governo PT já procuram fazer a tempos com a censura da mídia. Essa estratégia sua é muito bem usada na Rússia, na China, no Irã, na Venezuela e em outros países ditatoriais do Oriente Médio, você teve inspiração deles? Aliás, todos estes países são exemplos de democracias e respeito aos direitos humanos.
responder este comentário denunciar abusoCaro “comentarista”, não me atrevo a chama-lo de reporter face ao conteudo do que vc escreveu, mas a sua “Casa”, é notória em plantar de forma descancarada a “SUBLIMAÇÃO”, e vc ainda tem o topete de querer argumentar!! Caramba, alienação tudo bem eu até aceito inocente util, mas alegar imparcialidade ai vc foi longe.Caso seja de forma hipotética o que vc diz (não acredito) verdade, nada mais é a mesma coisa que vcs fazem . Ou seja aguentem , pois Pau que dá em Francisco ,dá em Chico.
Alguém aí viu essa nota aqui?
http://brasil247.com.br/pt/247/poder/29325/Serra-tenta-comprar-estoque-de-A-Privataria-Tucana.htm
Eu nunca tinha ouvido falar desse site, Brasil 247. Não sei quem o banca e organiza. Li isso anteontem e fiquei passada, mas agora estou com a pulga atrás da orelha.
E o PM bandido, que chegou a ser preso por ação de denúncias do ministro Orlando Silva, mas que teve sua versão contra ele endossada pelo Estadão? Por que esse jornal não hesitou em endossar suas denúncias assim que ele as fez? Por que quando é contra o PT o Estadão não espera nada e quando é contra o PT o jornal se recusa a divulgar denúncias? Querem saber o que vai acontecer? A mídia está tentando, freneticamente, conseguir alguma coisa contra Amaury Ribeiro, autor de A Privataria Tucana. Como não encontra nada, não pode tocar no assunto. O mais curioso é que o Estadão noticiou na internet (mui discretamente) o livro-bomba da Privataria, mas omitiu em sua edição impressa. Fez isso porque na internet o estrago já está feito e, assim, não adianta mais esconder, mas o jornal quer manter o assunto encoberto do público extra-internet até quando for possível. Mas não se preocupem. Há toda uma agenda para 2012 que vai desmascarar vocês aí do Estadão. Na rua, principalmente. E o que é melhor: sem governo, sem PT, só com cidadãos apartidários indignados com essa máfia que se diz “imprensa”
Caro Marcos Guterman, se vc não viu o não prestou atenção no que escreveu , vc assumiu o “COMPROMISSO”, de daqui uma semana escrever de forma detalhada sobre o livro(Ih ,se ferrou ,rsss), pois este é o tempo conforme suas palavras para se poder falar sobre o assunto , tudo bem que vc quer fazer acreditar que existem “comentaristas” lerdos na profissão.Mas honre seu “COMPROMISSO”, Nna semana que vem , pois estou agendando o dia 21/12, para ler seu “comentario”.
“A privataria tucana” foi enviado para os grandes jornais, confirma assessoria.
Fonte: JBonline
Aí fica o dito pelo não dito.
um ministro caiu por causa de um video que ninguém viu, e foi matéria na Veja, estado, FSP, Jornal Nacional…
e até hj ninguém viu o video.
ah sim, a gente acredita que ainda estão lendo o livro para fazer uma apuração séria. sim.
boa tentativa, mas não colou. abs!
Óoraaaa!!!..exercício interessante sr. Marcos. Tá melhor que Daniele Hipólito. E que tal deixarmos de falar sobre como o livro foi lançado, pra falarmos de seu conteúdo absolutamente amparado por provas ?
concordo…
o silêncio da midia golpista (que espero estar errado com SE O ESTADÃO PUBLICAR NA 1 PAGINA) a GLOBO, FOLHA, ESTADÃO… tem rabo preso com isto, caso contrário teria publicado em primeira pagina
Se a Dilma tivesse errado em R$1,00 seria primeira pagina destes veiculos ( a GLOBO, FOLHA, ESTADÃO…) MAS como estes veiculos tem RABO PRESO com o “DESGOVERNO PSDB” NÃO publicam uma linha
ISTO E UMA VERGONHA
A julgar pela excelente matéria de capa da VJEA desta semana, o tal livro (?) deve ter o conteúdo falso, como aliás, foram os inúmeros dossiês contra os tucanos.
O pt se aliou a FALSÁRIO! E há provas, gravadas inclusive, desta aberração. Então Serra não tem o que temer. Ninguém acredita no pt, que mais parece uma organização criminosa!
Lamento informar mas não parece ser o caso.
Esta mesma editora já publicou livro sobre Sarney, sobre Maluf e sobre o mensalão.
E seus advogados deram ok para a publicação.
responder este comentário denunciar abusoengraçado se fosse ao contrário estaria em todos os jornais,mas não saiu na veja então não e relevante,acabei de ler o livro não sou filiado a nenhum partido ,chega ser estarrecedor como diria ACM neto a riqueza de detalhes e com muita documentação,mesmo que a grande mídia precise de um tempo para fazer suas análises .já existe uma grande procura do livro com certeza vai ter desdobramento.o povo está se perguntando por que eles não falam do livro
Muita documentação? Da mesma qualidade que Amaury conseguiu na campanha contra Serra usando dados vazados da Receita Federal de Mauá que nada provavam (então a “campanha” teve a brilhante idéia de tentar falsificar o registro vazado)?
responder este comentário denunciar abusoEu teria vergonha de trabalhar em uma empresa como esta .
EU TERIA VERGONHA DE TRABALHAR ,EM UMA EMPRESA COMO , O ESTADÃO.
O livro em tela não precisa de marketing, pois o assunto e seus personagens fazem vender qualquer coisa.
Quanto ao tempo, qualquer garoto que tenha 2º grau é capaz de ler um livro de 300 páginas em menos de uma semana, fácil. Além do mais, o livro é impresso em letras não diminutas e possui muitas páginas com documentos, o que o faz mais rápido para leitura, i.é, o seu “argumento” não cola, é infantil.
A imprensa marrom da qual vc faz parte, não apenas é tucana, mas foi chamada de “oposição” pela presidenta da associação de imprensa, i.é, foi admitido que os jornalões fazem a “verdadeira oposição”.
Voce quer contestar o quê ?
Volte aos bancos escolares e aprenda a fazer jornalismo.
Desde quando a imprensa precisa esperar a publicação de um livro para averiguar um problema que é evidente há anos?
Aliás, já que é para esperar a publicação de um livro para começar a falar, “O Brasil Privatizado”, do mestre Aloysio Biondi – esse, sim, um jornalista de verdade, um mestre – foi publicado em 2003.
E aí, Marcos, de 2003 pra cá, dá tempo de você ler um livro e começar a checar os fatos?
A imprensa paulista – incluindo você – deveria parar de inventar desculpas e começar a correr atrás da própria dignidade.
Não somos otários, vocês deviam começar a ter um pouco mais de respeito com seus leitores.
Uma piada sem graça do grupo criminoso petista.
A verdade ofende, e cega as pessoas, não é verdade?
responder este comentário denunciar abusoSr. Marcos Guterman
O pior cego é aquele que não quer ver…E vcs aí do Estadão querem enganar a quem? A mim vcs não enganam e pelos comentários postados, vcs não enganaram ninguém com essa historinha que precisam de 1 semana prá lerem o livro e se pronunciarem. Ridículos!!!!
O livro é uma verdadeira coleção de boatos e mentiras na cara dura com um autor mais desqualificado que time de futebol da terceira divisão.
É uma vergonha que mesmo uma revista chapa-branca e quase sem leitores como Carta Capital se dê o trabalho de elogiar esse livro, é um novo ponto baixo até para o nível já terrível dessa revista.
A verdade, e que todo mundo sabe e não comenta, é que a BANDALHEIRA que foi a época do desgoverno de FHC capitaneada pelos tucanos do PSDB, onde a pirataria da venda de uma Vale por R$ 3 bilhões..???..isso mesmo. e ainda por cima com o dinheiro do BNDES…Isso ninguém comentou na época. Porquê????…estas e mais outras como a privataria do sistema telebrás que foi doada ao capital extrangeiro, alegando modernização, e hoje temos as mais ALTAS tarífas do mundo em se tratando de telefonia, com serviços de péssima qualidade, onde foi parar o dinheiro destas piratizações???..é isso que o livro denuncia…foi parar nas ilhas virgens, na conta da filha do Serra, da turma dos tucanos…é claro como água, só não vê quem foi alienado pela mídia golpista aliada deste bando DEMOTUCANO que hoje brigam como cachorros esfomeados pelo resquício do poder á muito tempo desmascarado pelo governo do PT, que assumiu o país, lembrem bem, com uma dívida externad e mais de 850 BILHOES de dólares..isso mesmo..o dólar todos devem lembrar, chegou a valer R$ 3,80 ???…ééé…inflaçao??..de acordo com a GLOBO estava controlada em 2%…AO MÊS ????…
E O POVO ACREDITAVA EM TUDO…e o dinheiro das piratizações..todos nas contas dos TUCANOS nos paraízos fiscais.
E se o livro fosse a “privataria petista”, a imprensa estaria em silêncio?
tá tão feio que JORNALISTA hoje tem escrever suas matérias em livros pois os “jornaisinhos” não aceitam… não se trata apenas de um livro como muitos aqui interpretam, aponta-se diversos documentos comprobatórios do que é escrito, deveria sim ser o ínicio de um ou vários processos crime contra os citados. mas, pra que justiça prefiro defender minha “tiurma” , patriotismo bahhh
Eu teria VERGONHA de ser um “jornalista” tão parcial como você !!! Mas OK, vamos aguardar então até as próximas semanas para ver o que você e a midizinha a que pertence vai falar sobre o livro.
Meu partido é o Brasil,e se há ladrões e evidências de roubo, não importa o lado,deve ser investigado e punido.Simples assim. Agora, se há partidários, de qualquer lado, que deixam nosso país de lado para torcer para os seus “times”,lamento muito. Ao procurador geral da república ( que também não deve ter lido o livro) sugiro cumprir seu dever e oferecer denúncia, ou processar o autor do livro se os mais de cem documentos ali colocados forem falsos.No aguardo…
Cada uma… cem mil documentos vindo de Amaury é como cem mil notas de 15 reais.
Você sequer sabe quem é esse cara e na lambança que ele participou com Lanzetta?
responder este comentário denunciar abusoMas é engraçado, quando um ministro é atacado com ameaças de prova audiovisual ninguém vai atrás de verificar antes de confirmar a existência… Quando acusa-se um delegado da PF de colocar escutas ilegais que ninguém encontra ninguém espera uma posição oficial acerca da existência ou não… Não é linda nossa coerência?
Sem contar que ano passado ninguém mencionou que a filha do Serra, vitimizada por ter seu sigilo quebrado pelo mesmo autor do livro, respondia processo pelo mesmo motivo… Nossa que maravilha nada suspeita! Isto sim é jornalismo!
Se houvesse um panfleto com duas linhas de documentos denunciando pessoas do governo, antes de ser digitado num computador já estaria nas paradas de sucesso.
Este é o Brasil que cada dia fica para trás, depois de derrubada a Tucanada vai chegar a hora da PeTralhada, mas quando a sujeira é grande a gente começa tirando o grosso, não é mesmo?
Não me admira que um jornal que publicou um editorial apoiando publicamente a candidato Serra se negue a colocar o rabo entre as pernas e denunciar mal feitos baseados no livro lançado. Triste deve ser a vida de um cidadão que estuda anos para se tornar um “jornalista” e só pode escrever aquilo que o patrão manda.
De certa forma entendo melhor agora o porque no Brasil não é necessário mais o curso superior para exercer tão profissão.
Ok Sr. Marcos, fanfarronadas a parte, vamos ao que interessa; comente as denuncias !
Denúncias velhas e requentadas…sim, é verdade, mas que ainda ‘encafifam’ todos nós, pois nunca foram apuradas como deveriam !
Sou apolitico, não voto em nenhuma eleição, pago a multinha, não me dou o trabalho de sair de casa para exercer a tal ‘democracia’, não acredito nela, não tenho partido, nem ideologias mirabolantes…mas quero que todas essas denuncias sejam apuradas nos minimos detalhes.
E que a midia inteira acompanhe de perto.
E voce ?
Grande abraço.
Independentemente de partido político (não sou filiado e não tenho emprego de qualquer partido), se apurarem os roubos na época do Governo FHC, a República Federativa do Brasil acaba. Foram monstruosas as transações financeiras que fizeram milionários rapidamente muitas pessoas. Os velhos ratos da direita, todos eles, estão do lado de Serra e não de Dilma ou Lula. Como diz o livro, no PSDB jamais irão encontrar dinheiro na CUECA. Eles são PhD na dissimulação da fortuna que anda muito bem escondida, segundo Amaury Júnior.
responder este comentário denunciar abusoSr. Guterman,
“bobos” não são, definitivamente, os que leem o seu jornal. Estes não são enganados pelos seus argumentos e percebem as suas contradições. Apesar da sua defesa apaixonada, está mais do que clara a posição ideológica desta edição.
Mas não fazem mal, apenas querem garantir seu trabalho. Se eu trabalhasse na edição desse jornal também não publicaria notícias contra o meu “chefe”, ..digo o Serra.
Guterman, satisfaça a curiosidade dos seus reais leitores! No wordpress, os comentários sempre tem um IP associado.
Quantos IPs são iguais postando com nomes diferentes? Esse post é perfeito para matar essa minha eterna curiosidade.
O pt tem tanto, mas tanto a explicar, que não sei como aparece tanto canalha para defender o atual governo… cheio de corruptos…. e o mensalão.. ? e os dólares na cueca? Calem a boca!!! Vocês são ignorantes, burros ou estão a soldo do governo?
Não há espaço na democracia para esse seu tipo de comentário. Talvez quem tenha engordando as contas às custas da direita brasileira seja você. E por isso a defende de forma tão voraz.
responder este comentário denunciar abusoCaro Eddie, o ex Procurador Geral De Justiça, Aristides Junqueira, disse que houve caixa 2 de campanha, mas que não houve periodicidade de pagamento e que, portanto, não houve mensalão.
Dê um google.
E, por favor, se for xingar alguém, xingue o Procurador.
Um abraço.
responder este comentário denunciar abusoO que me intriga é o porque dessa gente vir comentar aqui…. se não acreditam no estadão porque não vão ler as histórias da carochinha da carta capital? Mas, é claro, estão a soldo do atual governo, corrupto, manipulador, mentiroso e prejudicial ao país.
Acredito que isto é o famoso Astroturfing. Tática clássica de marketing onde um bando de pagos começa rodar seção de comentários de veículos populares com centenas de nomes diferentes para dar impressão de apoio popular.
O que temos aqui é uma versão bem amadora (se for profissional, ai a coisa complica, porque implica em algo coordenado, o que explicaria esse monte de noticias desencontradas sobre o lançamento), praticada por militante querendo dar impressão que ele é maioria.
Daí minha curiosidade em saber quantos nomes diferentes tenho em relação ao número de IPs. Me nego acreditar que exista tanto ignorante assim na internet, tirando como referência a média de comentários diários do Guterman, que frequento faz é tempo, e a maioria são leitores antigos discutindo alguma coisa.
responder este comentário denunciar abusoMarcos Guterman,
É muito divertido ver a ginástica que vocês fazem para explicar o inexplicável.
O texto claramente tenta desqualificar o livro, bem como quem o divulga.
Só isto já mostra que você tomou posição.
Você acha que somos ingênuos?
A época em que se acreditva piamente nos jornalões já passou.
Aprendemos a pensar por conta própria, e graças a internet temos acesso a fontes plurais de informação.
Acorda, não existe mais leitor de jornal bobo.
Vidro quebrado não precisa de pedra.
O livro já nasceu sem credibilidade, e o autor, Amaury, se desqualificou no momento que resolveu participar num escândalo de corrupção de funcionários na Receita Federal de Mauá, quebra ilegal de sigilo fiscal, oferecer vantagem para testemunha, tudo quando era consultor pago da campanha do PT, junto com Lanzetta. O próprio dossiê, julgando pelos últimos que o PT foi pego no pulo, deve conter falsificações grosseiras de documentos.
responder este comentário denunciar abusoAntonio, o livro já nasceu desqualificado por conta de quem é, de onde trabalha e de onde foi.
Eu estou rindo a toa porque esse livro quer desqualificar um possível candidato a prefeitura para que a imposição petista vença em São Paulo
responder este comentário denunciar abusoO problema é que os jornalões não pautaram nem a cobertura do lançamento livro, concordo que não dava para resenhar mas dava perfeitamente para fazer matéria sobre o lançamento do livro e seu conteúdo (amplamente destacado por esses mesmos jornais na época da eleição). Hipócritas.
Marcos,
Segundo o JB, o Estadão recebeu cópia do livro:
http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2011/12/13/a-privataria-tucana-foi-enviado-para-os-grandes-jornais-confirma-assessoria/
Talvez seu chefe não quiz te repassar, ou pediu para você não ler …
hahaahhahahaahah
responder este comentário denunciar abusoEsse tempo para “leitura” do livro, foi o tempo suficiente para acabar com a credibilidade dessa “imprensa imparcial”. Não precisa nem justificar mais nada…
É verdade. Você disse tudo.
responder este comentário denunciar abusoO pior são essas defesas e ataques a petitas e psdbistas. Deixem de ser passionais! Se houve roubo, tanto faz se foi do PT ou do PSDB, que se apure! Vão atrás das provas do livro, vão atrás das provas e denúncias contra o governo atual. O que eu gostaria muito, em minha grande ingenuidade, seria que os ladrões (PT, PSDB, e o escambau) fossem presos.
Os dois lados tem culpa. Querem resolver? Então porque não votam abertamente em todas as decisões do congresso? Porque políticos com caráter questionável estão no conselho de ética? Porque a obrigatoriedade do voto? Todo político eleito deveria ter sua vida vasculhada pela PF, afinal, não é uma escolha concorrer a um cargo público? Porque só agora o ficha limpa? Não deveria ser OBRIGAÇÃO ter ficha limpa? Quem aqui colocaria um ladrão para tomar conta do caixa de sua empresa?
Sou brasileiro mas tenho vergonha do meu país, definitivamente não é um país sério, gostaria que fosse, mas não é.
João Marcelo, acho que todos nos que comentamos nesses blogs já estamos de certa forma cumprindo nosso papel de cidadão, e por isso te parabenizo seus comentários, porem a de se separar o “Joio do Trigo” quando o assunto é acusações de corrupção, pois em nome do “mensalão”, um factóides políticos criado por Roberto Jeferson, que é réu confesso de todo tipo de desvio de conduta e desonestidade, a nossa maravilhosa imprensa “Rede Globo”, “Folha de São Paulo”, “Estadão” , “Revista Veja” a partir disso montaram a maior central de difamação, mentiras e boatarias que quase, quase mesmo nos levaram a uma guerra civil.
responder este comentário denunciar abusoCompactuo 100% com sua opinião, ainda bem que existem pessoas que pensam neste nosso país! Que todos os corruptos sejam punidos de forma exemplar, independente de partidos políticos! É infantilidade achar que só um partido é corrupto, todos têm suas maçãs podres a ser eliminadas.
responder este comentário denunciar abusoTamvez o PT tenha razão quando diz que o Serra manda nos jornais e jornalistas…
Os ditos grande veiculos de comunicação de massa estão perdendo a função soical. Estão ficando obsoletos nesse tempos de internet. Ainda pensam com a cabeça no ontem que nessa altura firou pó. Viva a internet.
Para aqueles que tentam desqualificar o autor do livro
A CPI do Banestado, a nave-mãe de todas as operações de lavagem de dinheiro no Brasil, foi aberta por conta de uma reportagem do Amaury publicada na capa da IstoÉ.
poderíamos aproveitar a oportunidade e rever os processos das privatizações, no que diz respeito a avaliações dos patrimônios da empresas privatizadas como a VALE que teve suas jazidas de minério de ferro calculada para menos. ou seja, houve interesse de alguém. mas de quem?
edgar pereira da costa. BH.
Argumento por demais curioso, digo, duvidoso. No caso em que um policial de Brasília, sem qualquer credibilidade, acusou o min. dos esportes, falando inclusive que tinha um vídeo comprovando suas acusações, vídeo esse que nunca apareceu, não houve por parte desse jornal o cuidado de averiguar as informações do policial. Agora, vem o estadão com esse bla bla bla de que não recebeu o livro. Ora, ora. Compre-o nas bancas, como vocês fazem no caso das denúncias da revista Veja. Na verdade, para esse jornalista, a verdade somente é aquela que a revista Veja diz ser verdade. Jornalista, tem vergonha na cara e faça com que sua fala tenha credibilidade.
Bom, então significa que, quando houver “tempo para terminar a resenha”, o silêncio sobre o livro vai ser quebrado???
Muitos usam o argumento de “notícia requentada”. Podíamos classificar também assuntos como “mensalão.. ? e os dólares na cueca?” como noticias requentadas, no entanto, como se tratam de denúncias do mau uso de direito público, devem sim ser postas às claras para que a sociedade seja informada devidamente, os fatos apurados, e o culpados julgados pela justiça.
Mas o tucanato já se sente ofendido quando surgem notícias trazendo a verdade sobre seus líderes (Serra), e já passam a se defender e a acusar os Ptistas, quando na verdade deveriam se preocupar com o que foi feito desse dinheiro desviado (Privataria=Privatização+Pirataria). Dinheiro que são de todos os cidadãos desse país.
Mas preferem ficar com discussões vazias sobre “que partido rouba mais?”. Isso é patético e mesquinho
Se o livro fosse sobre petistas, seu jornalão faria uma escandalosa manchete, mesmo sem ter o exemplar em mão. Com certeza iria copiar dos “blogs limpos” alguns itens e daria um banho de sujeira na capa do jornal, como faz frequentemente quando lhes interessa malhar o governo.
Afinal como voce mesmo transparece, cria-se a sensação de interesse no assunto enquanto a outra parte ainda está silente e nada pode fazer.
Estadão, Folha, VEJA e Globo tem mestres Phd nessa trama de iludir os incautos.
Quando é livro do Sarney, Lula, e outros desafetos políticos do PSDB pode? Quando é um livro que mostra com provas da Satiagraha que houve roubo e dos grandes por parte do PSDB e DEM não pode? Que a Globo, VEJA, Estadão, Folha, Band têm partido todo mundo sabe. Do lado do PT resta os blogs de esquerda e a Carta Capital? Esse livro seria uma briga política midiática do PT contra o esquema da imprensa nacional já que a Justiça brasileira não prende políticos milionários por mais de quinze dias.
Fazem-se denúncias pesadas no livro, com todo tipo de documento, e a reação dos acusados é o silêncio?! Ou a desqualificação primária do que está publicado?!
Ora, para quem já levou à sério um policial de baixa patente preso por corrupção, porque não podem dar um mínimo de credibilidade a um jornalista tantas vezes premiado, e que já trabalhou na maioria dos grandes jornais brasileiros?
Eu repito a pergunta, e se ao invés de José Serra fosse Lula, e se ao invés de “a privataria tucana”, o nome do livro fosse “a privataria petista”, vocês estariam com tanta cautela assim?
A imprensa golpista perdeu as estribeiras. Esse “textículo” seu, ôh Guterman, ofende a inteligência dos leitores. E vou dizer: até mesmo dos leitores tucanos…
Caramba, o blogueiro acima tá tratando o leitor como idiota de jardim da infância. Sr. Falácia, menos.
Se o PIG solta manchetes apocalípticas com a reprodução de boatos da Veja, pq não faz o mesmo com a reprodução de documentos oficiais na Carta Capital?!
Qdo João Dias falou, prometeu documentos reveladores nos dias posteriores. E aí, cara pálida, o PIG esperou os documentos, que nunca apareceram, ou repercutiu o chilique antecipadamente, que nem maria fofoqueira?
Qdo a Veja publica um boato anti-PT baseado no achismo de fonte desconhecida, senão já morta, a torcida do Partido da Imprensa Golpista, que inclui este blog, repete que nem papagaio em manchetes que “a Veja publicou que…”. Seria o suficiente para o Estadão (e vc) repercutir com um “saiu na Carta Capital”. Ainda que, para isso, recorresse em julgamento a um primário “lixo”, como fez o Senhor de Engenho de todos vós.
O presente caso, enfim, não trata de boato de morto, mas de investigação documentada de uma década. Sendo assim: menos, menos.
Cada uma.
Imprensa imunda….
Imprensa imunda….
Imprensa imunda….
Imprensa imunda….
Imprensa imunda….
Marcos, que tipo de jornalista você é? O livro foi lançado com denúncias e documentos (112 páginas de documentos) comprovando as denúncias, e você quer esperar o livro chegar até você ou até as redações dos jornais para ler, investigar? Meu caro, me desculpe mas isso é o avesso do jornalismo.
Infelizmente, a grande mídia no Brasil está atrelada sim à direita. Sempre esteve. Se fosse o livro falando do PT ou de qualquer outro partido de esquerda com visibilidade vocês já teriam se antecipado às críticas. Ou não?
Meu caro, a sorte nossa é que existe internet. Se dependêssemos da isenção de vocês estaríamos perdidos. Vocês publicam o que querem e da FORMA que querem. Ou não é isso.
Não sou contra se publicar a respeito das maracutaias desse ou daquele partido de esquerda. Publiquem mesmo. Investiguem mesmo. É isso aí. Mas o façam também com o outro lado.
O seu argumento é rasteiro. Não tem consistência. Por muito menos informação, vocês já estamparam manchetes para confundir leitores e eleitores. Ou não foi isso? Faça a pergunta para si mesmo, sem hipocrisia, e sem medo do patrão. Seja sincero consigo.
O livro do Amaury faz duras denúncias e todas com documentos sobre a época da privatização. Eu sei que esse assunto já esteve nos jornais e em CPI. A diferença agora é que, além das informações, o Amaury conseguiu documentar tudo. Mostra de forma clara, e diria até didática, como José Serra e Cia. roubaram o Brasil. O patrimônio público. Eu lhe pergunto: se alguém lançasse um livro lhe denunciando, de forma cabal, a vc e à sua família, filha, genro, etc, o que vc faria?
Ficaria calado? Estranho não?
A denúncia é grave, porque escancara uma prática de falcatruas envolvendo o personagem mais influente da direita no Brasil. Você acha isso pouco? E vc como jornalista, diante de uma fato desses, está esperando que o livro chegue à redação para que você se proponha a investigar as informações e denúncias, documentos, ali presentes?
Meu caro! O estranhamento de todos nós foi a atitude adotada pela grande mídia de simplesmente ficar calada. Muda diante de uma denúncia gravíssima. Se a Carta Capital apoia o PT ou o governo, a quem vocês apoiam? A quem a Veja apoia? A quem a Globo apoia? A quem a Folha apoia?
Isso não deveria ser argumento para não se investigar.
Você é jornalista, não é?
Francamente Marcos, você acha que os leitores concordam com esse argumento?
Se fosse contra o governo, vocês teriam essa cautela??
Pelo seu discurso torna-se óbvio que você é de direita. Agora, seu argumento é que será gasto uma semana para a imprensa “pensar” sobre a autenticidade das informações? Pra que serve um jornalista que trabalha com política e não é capaz de ter uma base pra falar sobre o tema trado no livro??? Será você um outro desses jornalistazinhos? É por causa do espaço na mídia que pessoas como você têm, que a situação política do país está desse jeito. Quando devemos nos aprofundar na discussão pra averiguar o que está acontecendo, vem um MERDA e fala um monte de MERDA, que, sinceramente, não possui mais credibilidade que Amaury Ribeiro Júnior. Você nem declarou suas fontes e provas que constroem sua crítica, é claro, desiscoderando o discurso de direita.
Vergonha, é ter corrupção, jornalista medíocre e povo 100% alienado.
Sr. Marcos
Eu não sou alinhado com o governo nem com os tucanos. Uma coisa chamou minha atenção em sua análise sobre o modo como a imprensa divulga livros. Há uma quantidade enorme de livros divulgados pela imprensa antes mesmo de chegarem a qualquer lugar. Ou a biografia do Steve Jobs foi lida pelas redações da chamada “imprensa golpista”, como você diz, antes do livro ser anunciado em suas páginas? Aguardo sua resposta para aprender sobre a imprensa, que tanto me fascina.
Um abraço e até.
Davi
Engraçado quando trata-se de denuncia contra o governo os jornalistas praticam leitura dinâmica …rs
Mas o silencio neste caso não é apenas por uma tendência política. O que move a grande imprensa é o dinheiro e este livro pega de cheio os principais anunciantes da mídia as “TELES”.
Até agora estes escândalos que derrubaram ministros , tinham como corruptores apenas peixes pequenos.Uma empreiteira , uma ONG, um empresario interessado em contratos com o governo etc… , mesmo assim o corruptor muitas vezes era exibido como vítima de um esquema que “obriga” pagar propina ou financiar campanhas.
Neste livro a coisa muda, a figura do “CORRUPTOR” tem papel protagonista.
Outro fato, o todo poderoso Dantas é um dos personagens de destaque da trama, esse cara tem uma blindagem de titânio.Todos os juízes, delegados federais que ousaram enquadrá-lo levaram a pior.
Enfim o silêncio da mídia não é uma mera questão de preferência política, é um cala te boca dos aunciantes..Olha a censura ai GENTE…
curioso como semanalmente os jornais espalham denúncias sem checar fontes/dados, para não falarmos nos casos mais dantescos (Escola Parque, alguém lembra?). mas, não, no caso desse livro resolveram ler as 350 páginas e fazer uma análise literária profunda.
aham, senta lá, Claudia.
isso pra não entrarmos na briga de versões né?
http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2011/12/13/a-privataria-tucana-foi-enviado-para-os-grandes-jornais-confirma-assessoria/
A explicação não “seria” óbvia, ela é óbvia. Esse é mais um (talvez o mais significativo) capítulo da história de indigência moral da imprensa brasileira. Vergonha.
Parabéns, Marcos!
Você acaba de ser agraciado com o prêmio de *melhor malabarismo pra livrar a cara da imprensa no episódio privataria tucana*. Seu editor vai ficar todo orgulhoso.
A propósito, já leu o livro? É bem interessante. Eu recomendo.
Porque no site do Estadão, da UOL e do G1 nao saiu nenhuma notícia da publicação do livro? Se fosse qualquer tipo de crítica ao PT o Grupo Estado seria um dos primeiros a divulgar.
A opinião política do Estadão infelizmente é vendida desde os tempos da Ditadura, você mesmo sabe que dependendo do que você publicar, pode vir a ser mandado embora ou “transferido de setor” como já ocorreu anterioramente com outros jornalistas.
Obs: Nao estou supondo e nem inventando, já trabalhei no Grupo Estado na sede!
É isso aí Marcos Guterman, garanta o seu emprego puxando o saco do patrão. É nessas horas que a gente fica sabendo quem é quem. Você não sente vergonha, não? O Amaury Ribeiro Jr. levou tiro, tem processo nas costas e está enfrentando — sozinho!!! — as máfias do PSDB e do PT porque tem coragem e honra a profissão que abraçou. Continue puxando o saco, Marcos Guterman, porque se dependesse de competência você já estaria na rua.
Boa tarde, Marcos.
Há pelo menos dois anos que li sobre toda essa história que está sendo publicada agora. Não é segredo para ninguém que a grande mídia não se interessa pelo que os Tucanos de SP fazem de errado. Sabe por que? Porque o DNA da corrupção tucana está atrelado ao DNA da velha mídia. Se pegarem os tucanos, pegam também os velhos coronéis midiáticos e seu sucessores, como por exemplo a família Marinho…
Ou voce é muito ingênuo ou é apenas mais um jagunço fiel…
Fiz questão de não terminar a leitura desse seu texto. Hipócrita. Finge não haver ligações entre a tucanada e a grande imprensa, e ainda por cima inverte a acusação, classificando a melhor revista em trermos de conteúdo do país, a Carta Capital, de “alinhada com o governo”. Atenha-se aos fatos, jornalistazinho de segundo escalão. Pare de ocultar o óbvio. TODAS as denúncias do livro estão devidamente comprovadas. Amaury não é bobo. O PSDB sabe que tudo ali é verídico e por isso estão preocupadíssimos com a sua repercussão. Não se trata de uma junção de acusações lançadas ao vento, mas de um trabalho investigativo de 12 anos.
Acho bastante curiosa a sua argumentação sobre a “sensação” de mal estar provocada pela “mídia alinhada ao governo”. Como se as capas da revista Veja não fizessem o mesmo. Mas com a diferença que essa não tem escrúpulos para acionar qualquer capa desde que sirvam para criar a sensação (mais uma vez te copio, ta?!) de instabilidade governista. Que tal falar sobre o recorrente tema do aborto, explorado uxclusivamente para atacar Dilma Roussef? Que tal falar sobre os processos a que Aécio Neves responde do Ministério Público do Estado de Minas, referentes a, entre outras moralidades, abuso de poder político? Má vontade de sua parte, esquecimento ou cumplicidade com a oposição oportunista? Será que a bolinha de papel que atingiu Serra (o “material pesado”) também machucou sua cabecinha? Coitadinho!
Já se passou tempo suficiente para busca informações, isso é um argumento pouco válido, até porque as matérias da Revista Veja tem repercussão nos ditos veículos mesmo sem apuração, sem que gravações sejam exibidas, de uma forma absurdamente voraz.
Não acho que seja ruim a midia ter um partido, mas é necessário assumir suas posições claramente.
E para os genios que acham que isso é um jogo de futebol de PT x PSDB, é bom pensar que nosso país foi duramente lesado, banqueiros soltos e dividas publicas perdoadas, é preciso sim divulgação e investigação, pois para mim que não sou jornalista as provas do livro são cabais.
A “mídia golpista” como gostam de falar derruba 1 ministro a cada duas semanas.
Vamos ver o estrago que o livro causará…..
Resposta: Nenhum, porque só tem falácia.
responder este comentário denunciar abusoÉ como disse George Orwell: “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.”
Fale por você, seu Marcos. Eu não demoro quatro dias para ler um livro de 300 páginas, ainda mais sendo jornalista. Que conversinha sem-vergonha.
Devo esperar então, para as próximas semanas, uma série de reportagens e/ou resenhas sobre o livro nos grande veículos da imprensa brasileira. No aguardo.
perguntas ao marcos guterman:
o que foi isso? uma reclamação? parece coisa de garoto que não pode ser contrariado! já leu o livro? pois então leia e ponha sua própria opinião!
XXXXiiiiii….O Estadão e seus companheiros de mídia tão no escuro e não sabem onde está o abismo.
O seu “post” é de uma babaovice de tucano astronômica.
Sim sim, assim como acreditaram na ficção realística do código da vinci, estão acreditando nesse “escritor”. É a mesma coisa!
É, meu caro, outro detalhe adicional sobre a desculpa do jornalista do Estadão: o Augusto Nunes, que é um tucano doente e não gosta de escrúpulos, sequer leu o tal livro do Fernando Henrique e, na Veja passada, só não disse que FHC era ‘lindo’. Resenhou o livro, rasgou-se em elogios, esculhambou os contrários e terminou como quem sente saudades eternas do ‘pai intelectual’ dos tucanos. Esta é a postura de quem desconhece a velocidade com que a sociedade se manifesta. Uma sociedade que desconhece o tais ‘formadores de opinião’. A propósito, quando foi a última vez que alguém aqui se importou com o que disse, deixou de dizer ou pensou Boris Casoy, José Paulo de Andrade ou Merval Pereira? Estão arquejando, nas últimas! Viva a blogosfera!
Aguardamos anciosos que, após o estudo cuidadoso que farão ao coneúdo do livro, esse jornal se posicione de maneira isenta, pois o que se espera é que pelo menos parte do que supostamente pode ter sido tungado do país seja recuperado e esse jornal estaria fazendo um grande trabalho. Apenas um alerta: Com o cinismo da impunidade que tomou conta dos tribunais, o silêncio é apenas uma opção da defesa, porém o senso comum interpreta muitas vezes como confissão de culpa mesmo.
Me desculpe, eu até acho que em parte você tem razão quanto à estratégia. Mas a gravidade do assunto pediria sim uma apuração mais rápida, não é só uma resenha de livro, são denúncias que atingem o principal quadro da oposição candidato nas duas últimas eleições, e se o jornal precisa de uma semana para apurar isso, me desculpe, mas em qualquer país com uma imprensa minimamente competitiva ele está fora do mercado.
Como a maioria dos comentarios, existe “Dois pesos e duas medidas”, como já lembrava uma tal de Maria Rita K…
Você a conhece Marcos?
Acho que ela trabalhava ai e…
A má-fé do blogueiro transparece quando ele diz que “Carta Capital” é “alinhada ao governo”. Ter posições de esquerda não significa necessariamente ser alinhado ao governo. “Carta Capital” muitas vezes critica o governo, mas quando critica o faz “pela esquerda”, ou seja, critica os erros, a falta de avanço. Já a direita é contra os acertos, os avanços do governo.
queria saber. Por que falam tanto que: quem ataca o PSDB esta diretamente ligado ao PT?
O PSDB não pode ser criticado por pessoas que não estejam ligadas a partidos políticos? o PSDB esta acima do bem e do mal? só o DEMONIO PTista critica a perfeição dos tucanos? Faça-me favor. Tenho mais medo dos PSDBistas fanáticos do que dos PTistas. vcs estão vendo o lula e os operários em todos os cantos e estão cegos a qualquer critica. É necessario analisar os fatos antes de refutar. Vou lhes dar um conselho: PROCUREM UM MEDICO, isso que vcs tem é doença, e se chama: ESQUIZOFRENIA-PSICO-PARANOIDE.
O interessante é que no caso das denúncias contra os ministros que, diga-se de passagem, a maioria tinha que sair mesmo, o Estadão ou a grande midia, não aguardou ou verificou a credibilidade dos denunciantes, pessoas como as que denunciaram o Ministro Orlando Silva. Alguma revista ou jornal questionou a credibilidade dele? É uma vergonha. Não sei qual percentual das denúncias do livro é verdadeira ou falsa, mas comente alguma coisa! Reclamam tanto de censura a imprensa, mas nessas horas ela mesmo fica muda!
Acreditar que mídia não é golpista é muita ingenuidade ou por interesse
Quem escreve o que lemos aqui o que é?
Mas quem garante que o autor do livro trabalhou sozinho?
Porque acreditamos em um lado e outro não?
E’ tudo farinha do mesmo saco!
E’ evidente que os jornalistas protegem seus amigos!
Isso e. Brasil !!
Mais surpreendente e. Ter gente acreditando que um dos lados e’ melhor que o outro!!!!!!
Certa vez disse Jesus:
“conhece-se o fruto pela árvore. Se a árvore é boa o fruto é bom”
Alguém conhece o passado do autor ????
Guterman
O outro Marcio continua a usar o meu nome!
Iran,
1) na época da publica telegrama uma linha custava 3 mil dólares, e não conseguia sinal de discar.
2) as safras recordes não são produzidas por empresas publicas
Seja PT ou outro qualquer , verifique os fatos e não se comporte como vaca de presépio, e’ muito melhor para o Brasil!
Digo, telebras não telegrama!
Perguntar não ofende:
De onde surgiu tanto comentarista que nunca colocou os pés aqui antes ?????
Eu entendo, eu entendo…..
É fácil: quem quer se informar, coloca no google “privataria tucana”, e lê os artigos relacionados. Este aparece listado. Experimenta fazer isto. Aí você terá uma visão plural dos fatos. Ou você como sempre pela mesma mão?
Experimenta um pouco de indenpencia. Você vai ter que pensar, mas não dói, viu?
E por que eu preciso clicar nesse assunto ???
responder este comentário denunciar abusoNestas ofensas públicas entre os Petistas e Pmdebistas a respeito de quem roubou mais, fui educado a não contestar nenhuma verdade,… AMBOS OS GRUPOS TEM RAZÃO.
Marcos;
Se antes eu tinha alguma dúvida que a internet tem mesmo pessoas (pagas ou não) aparelhadas para atacar ou defender pontos de vista politicos de certo partido mensaleiro, depois desta tua postagem, com tantos paraquedistas sempre te atacando e atacando o Estadão, agora não tenho mais.
Fica provado o aparelhamento. Estamos todos sendo patrulhados.
É o totalitarismo autoritário mostrando suas garras.
Você confunde o contraditório com totalitarismo autoritário, vocês da direita raivosa não sabem conviver na democracia. Esse papo de aparelhamento, garras, patrulhamento, mensaleiro, blá, blá, é discurso pronto do Reinaldo Azevedo. Só faltou o petralha! Atualize-se! Leia mais! Pense mais!
responder este comentário denunciar abusoGozado: Inúmeros comentários de desconhecidos que não frequentam o blog do Guterman foram enviados em pouquíssimo tempo. Cono se alguém tivesse acionado um grupo de comentaristas que age em conjunto.
responder este comentário denunciar abusoNão tem nada de gozado não, vi a chamada do artigo do sr. Guterman e me assustei, pois até aquele momento o Estadão não tinha publicado nada sobre o assunto, abri o artigo, li e achei um absurdo o que esse jornalista escreveu, falar que precisa ler o livro e analisar para depois tecer comentários, ora caro leitor, é achar que somos idiotas, ou será que ele acha isso de seus leitores? Outra coisa, me desculpe ter lido o seu colunista, não sabia que era restrito a um grupinho de conhecidos!
responder este comentário denunciar abusoComo o sr. Jornalista consegue dormir a noite?
Dissimulado, arrogante e infantil.
Sem falacias. Seu otario.
Eu não queria dizer nada a respeito mas você, Marcos, disse tudo.Pra que falar mais?
E quando eu vi numa foto Lula e FHC rindo um pro outro logo entendi: disfarçatez é moleza.
Guterman
Concordo com teu post quase que integralmente, o marketing usado é normal e usual, pode virar um best seller.
Observe que a rejeição midiática está sendo um importante combustível para o interesse ao tema.
Somente uma ressalva, ‘carta capital alinhada com o governo’, rotular alguém não parece ser justo vindo de quem não se permite rotular, e também pelo perfil do controlador de carta, mas respeito a interpretação individual de cada um. Talvez o ‘alinhada com o governo’ poderia ser trocada por ‘desalinhada com a mídia generalista’
De qualquer forma, colocar o assunto em si em discussão num dos jornais dito de oposição que ao meu entender individual ainda tem fortes vínculos com o pensamento da Casa Grande, foi bastante evolutivo (no sentido de permitir pensamentos contrário) e muito democrático.
E por último, pode ser que a ‘midia golpista’ possa ser duramente atingida em credibilidade junto ao cidadão comum, através do próprio uso da mídia, fantástico o canal usado (livros/redes sociais/blogueiros independentes) e o tema/apelo (denúncia), sem o intermédio e evidente exclusão da ‘midia golpista’ para se ter acesso, Devemos reconhecer que foi uma arquitetura de Gênio!
“qualquer jornalista que se dedica a resenhar livros, um trabalho com mais de 300 páginas, como o de Amaury, requer pelo menos uma semana de leitura, que deve incluir verificação de dados e informações para enriquecer a crítica.”
Pelas minhas contas, então, o Estadão publicará algo amanhã…
Aos que estranham a quantidade de comentários, a explicação é simples:
Quem quer se informar, coloca no google “privataria tucana”, e lê os artigos relacionados. Este aparece listado. Experimentem fazer isto. Aí vocês terão uma visão plural dos fatos. Ou voces como sempre pela mesma mão?
Experimentem um pouco de independência. Vocês vão ter que pensar, mas não dói, viu?
Dói mais engolir sempre a mesma desfaçatez dos donos da “grande mídia”.
Não precisa ter medo de pensar por conta própria.
É, brother… Só que a Veja desta semana também não traz nenhuma linha sobre o livro. Aliás, traz exatamente UMA linha: ele aparece pela primeira vez na lista dos mais vendidos, em 6o. lugar. A estretégia parece clara: não falar mal (nem bem!!!), não falar nada, fingir que não existe. Mas existe!!! Quando li seu texto achei-o sensato, mas agora, convenhamos: pelo menos noticiado o livro deveria ser.
Depois de 9 anos dominando a Polícia Federal, Abin e seus convênios com agências de inteligência mundo afora, Ministério da Jusitiça, COAF, PGU, TCU, etc., o PT vai precisar de Amaury? Quem acredita que exista alguma coisa contra FHC e seu governo que não foi revirado? Fizeram tudo quanto foi de dossiês fajutos aloprados, por qual motivo?
SEMPRE O CAPETA VAI PASSAR O RABO E ENFORCAR O BRUXO. Esperem.
bom comentário, corregedor.
vão para o décimo ano de governo, mas insistem em viver nessa mentira. tudo que se trata das privatizações já foi virado e revirado.
o delegado (condenado por violação do sigilo funcional e fraude processual) que virou deputado nas costas do tiririca só está querendo prolongar os 15 minutos de fama.
curioso, a petralhada vive criando ilusões do tipo “a grande mídia, direita reacionária, mimimi e tal’
mas vive lotando o espaço de comentários dos portais da “grande mídia”, enquanto que o espaço de comentários nos blogs da esgotosfera (patrocinados por estatais) vivem desertos.
Esse livro e suas revelações, assim como os milhares de denúncias que pipocam na imprensa e em conversas de botequim e alhures, apenas comprovam um fato insofismável: o sistema político brasileiro está putréfato e quanto mais cedo sepultarmos esse cadável melhor será para que seu fedor se dissipe. Conhecer a crônica da vida social de Brasília, entre outros centros de poder no Brasil de hoje, é como ler a história de Roma na Antiguidade, com sua devassidão desenfreada, corrupção, nepotismo, populismo e sujeira para todo lado.
Esse blog é sobre política internacional, história e outras coisas legais. E esse assunto não é nada disso. Logo deveriam louvar o blogueiro por tratar de um assunto espinhoso, que nem precisava, de forma franca e honesta. Mas nunca o vi ser tão atacado assim. E olha que aconteceu exatamente o que ele disse que aconteceria.
Realmente política brasileira é jogo muito pesado e passional.
A mídia golpista tão imediata quando trata-se de ministros do atual governo. A cada um que entra, existe um dossiê, por sinal, muito bem elaborado. Preste atenção, pois cada ministro que entrou, a denúncia brotou com todas as provas. Denuncismos para confundir a opinião pública e acertar os mais incautos.
Se vocês, golpistas (ativo ou passivo), fossem tão inteligentes, descobririam o porque de vossos dias estarem contados. Logo estarão amargando a penúria e ficarão sem respaldo, pois quem “sustenta” o autor é seu leitor. Quanto mais bem informado, mais consciente.
Por isso, jornalista que arria as calças para patrões, vocês – em minha opinião – não passam de covardes e pessoas sem caráter, onde qualquer propina (até uma elogio) compra sua personalidade. Que personalidade?
Vocês são mídia nativa e retrógrada.
Não inventem termos para a nova maneira de se obter informações.
Profeta mensaleiro, mais um exemplar da infindável fauna petralha.
responder este comentário denunciar abusoBaita livro. Recomendo.
Agora, petralhas, topem este desafio: vão ao Ministério Público com um exemplar desse papelório e exijam um pedido de investigação. Afinal de contas, se é tudo verdade mesmo, você estão sendo cúmplices ao não denunciar, não é?
Não precisa, já foi instaurada uma CP pra isso, caro Eduardo.
responder este comentário denunciar abusoPelo visto esse livro do Sr Amaury vai ser o campeão absoluto do “não vi e não gostei” e do “não li mas sei que é ótimo”. Vou tentar ler, mas desconfio que não vou gostar. Também não gostei de O Chefe. O Estadão é isento, Veja é isenta? Não, graças a Deus não. Carta Capital é isenta? hein? Felizmente não! Eu não compartilho da linha de pensamento de Carta, mas não deixo de ler seu semanário. Prefiro ouvir todos os lados, prefiro pensar que sou *eu* o isento. A isenção, não a delego a jornalista nenhum desculpem-me. Se todas essas publicações fossem absolutamente isentas só diriam A Verdade – Pravda no idioma russo – para que não se lembrar de nada, sugiro uma voltinha na Wikipedia. Se fossem 100% isentas seriam chatíssimas.
Preclaro jornalista Marcos Guterman, estamos no dia 31 de dezembro e o tempo que você queria para ler e analisar o livro creio que já transcorreu, de modo que você e os demais articulistas do respeitado Estadão já poderiam ter produzido as suas longas resenhas literárias que a obra mereceria, mas mesmo assim o jornal continua calado, à exceção de algumas matérias sobre a máfia tucana querendo processar o premiadíssimo Amaury Ribeiro Jr.
Então, qual a conclusão final que você tira do episódio?
Alex
A resenha do livro já foi publicada faz tempo.
Não, Marcos Guterman,
o tempo passou e a mídia continuou escondendo a publicação.
E até você sabia que isso aconteceria.
Estamos acostumados com a pauta do jornalismo comprometido. Noticiam as greves na Grécia, na França, mas o nosso judiciário federal ficou mais de dois meses em greve, de Outubro a Dezembro, e nenhuma palavra foi escrita a respeito.
responder este comentário denunciar abusoMarcos, a resenha está disponível online? Se estiver, onde eu a encontro?
responder este comentário denunciar abusoO livro retrata parte da podrdão da política brasileira. Os protagonistas atuaram talvez 8 anos ou pouco mais durante a fase da tucanalha, quando tentaram vender o Brasil. Foram varridos, mas deveriam mesmo é estR na cadeia.
Que argumentação fraquinha do senhor Marcos. Um bom jornalista, pelo peso da obra, ficaria 24 horas lendo o livro e se socorrendo de todo pessoal da editoria.
Acho que a mídia, lastimavelmente, condenou, pela sua omissão, toda a oposição. O descrédito deverá ser devastador nas próximas eleições municipais.
Creio que o acovardamento da mídia e dos políticos do PSDB, apenas demonstraram sua culpabilidade e a possibilidade de, uma vez provado o que diz o livro, cada um por si, dizer que é inocente e que o colega é o culpado.
Não há dúvida que o golpe foi destruidor. Veja, Globo e Folha deverão sentir o reflexo da sua omissão, quanto ao nosso Estadão, nessas alturas, deve ir direto ao esclarecimento do fato. Caso isso não ocorra, vai cair no descrédito também.
Deixem ele gente, coitado… Ele trabalha pro Estadão, não pode ter opinião própria!
Complementando, não só Estadão, mas a Grande Mídia têm a sua opinião formada, como slogan de imparcialidade. Então, só trabalham com eles aqueles que possuem a mesma linha de pensamento! Por isso “não podem ter opinião própria” (possuem a mesma opinião desses veículos e os representam!)! O anormal seria se estivessem falando bem do livro…
responder este comentário denunciar abusoA situacao ta difcil. Ou a imprensa vai parecer que nao tem liberdade(censurada pelo poder economico) ou vai ter que adimitir que eh retardada, ou seja, quando todo mundo jah tah careca de saber sobre o assunto, quando a CPI jah estiver a pleno vapor eh que vai sair alguma informacao.
O fato é que existe coisa errada neste processo de privatização e que a imprensa PIG prefere não tratar do assunto. Como falar de uma coisa que provavelmente irá afetar eles também?
Bom uma imprensa que apoiou ditadores sanguinários, não se pode esperar nada diferente mesmo.
O efeito será sentido no estoque de papel que irá mofar porque ninguém mais lê… “JORNAL PARCIAL” , e nos poucos acessos a blogs e sites do PIG….que assim seja!!!
Ô Marcos Guterman, deixa de ser hipócrita. Quando há qualquer notícia envolvedo o PT, voce sabe muito bem que a grande mídia publica tudo no dia seguinte, sem checar fonte alguma, sem analisar informação alguma … Não nos trate como idiotas.
2012
2011
2010
2009
2008
Deixe um comentário: