Num estado autoritário, o grupo que toma o poder considera seus opositores inimigos.
A matemática é simples: utiliza todos os meios de repressão para manter a ordem interna. A polícia passa a agir não a favor do cidadão, mas contra.
Durante a ditadura brasileira, a ausência da PM nos campi universitários foi a munição que precisávamos para acabar com ela. Neles, iniciamos os movimentos pela Anistia e Liberdades Democráticas.
As primeiras passeatas e manifestações saíram dos campi. A sociedade civil, inclusive a Igreja, rompeu com o regime depois do movimento estudantil reorganizado.
Num estado democrático, deveríamos dar boas-vindas à presença da PM na USP, para combater a epidêmica violência urbana e dar segurança aos alunos.
No entanto, herança de tempos atrás, as rondas passaram a dar batidas em estudantes a procura de entorpecentes. E flagrou três deles com maconha. A prisão causou protestos, quebra-quebra e a ocupação de prédios da administração.
Não é de hoje que a polícia passa muito tempo revistando a juventude em busca de uma ponta de maconha, para um achaque. A prática existe desde que sou jovem.
Nas ruas e estradas.
Nos postos policiais rodoviários, em que dão uma geral em nossos carros, enquanto passam carros e cargas roubadas, armas e contrabando.
Quem já não foi parado nos postos de Paraty e Penedo e não levou uma geral?
No Rio, basta ver uma placa de São Paulo que a PM faz uma revista dura. E se acha algo, extorsão na certa. A sociedade brasileira quer que parte da força policial continue “perdendo tempo” com usuários comuns?
Os três estudantes da USP foram levados para a delegacia e liberados horas depois.
Alguns defenderam a ação da polícia.
Afinal, fumar maconha é crime, e uspianos não deveriam se sentir acima da lei.
Errado.
A Lei 11.343/06, que entrou em vigor em 2006, revogou a n° 6.368/76 e instituiu novas normas reguladoras quanto à posse de tóxicos (artigo 28).
O crime de porte de substância entorpecente para uso próprio não impõe mais pena de detenção ou reclusão. As sanções previstas são de cunho sócio educativo, como prestação de serviços e admoestação verbal.
Se o artigo 28 não prevê pena de detenção ou reclusão, está descriminalizada a conduta do porte de entorpecentes para uso próprio.
O jurista Luiz Flávio Gomes escreveu: “Se legalmente, no Brasil, crime é a infração penal punida com reclusão ou detenção, não há dúvida que a posse de droga para consumo pessoal com a nova lei deixou de ser crime, porque as sanções impostas para essa conduta, advertência, prestação de serviços à comunidade e comparecimento a programas educativos, não conduzem a nenhum tipo de prisão. Aliás, justamente por isso, tampouco essa conduta passou a ser contravenção penal, que se caracteriza pela imposição de prisão simples ou multa.”
“Em outras palavras: a nova lei de tóxicos, no art. 28, descriminalizou a conduta da posse de droga para consumo pessoal. Retirou-lhe a etiqueta de infração penal, porque de modo algum permite a pena de prisão. E sem pena de prisão não se pode admitir a existência de infração penal no nosso país”, completou.
Sua tese está disponível no site www.jusnavegandi.com.br.
Não é melhor avisar a PM? Não prestaria um serviço melhor se estivesse atrás dos verdadeiros criminosos?
Bem, no caso abaixo, não cola alegar consumo pessoal.
Nem um rastaman cai nessa…
Porra cara muito legal essa frase “A sociedade brasileira quer que parte da força policial continue “perdendo tempo” com usuários comuns?”. Isso sintetiza legal a birosca toda, quantos coronéis não lucram com plantações de maconha, que estão em seus latifúndios “sem eles saberem”, e agora me veem com essa… Não é a legalização da maconha que me interessa e sim a discussão gerada para uma possível legalização. Onde vender, de qual procedência e ai vai. A polícia não protege a democracia (governo do povo) e sim políticos que só pensão em seus cus e se esquecem dum país chamado Brasil
Tenho carro com placa de São Paulo. Já fui pra Paraty de carro e nunca me revistaram. Pro Rio então, trocentas vezes, tinha uma namorada lá. Nunca me pararam.
Esse Rubens Paiva tá lesado, as coisas mudaram, sinto que no seu texto há um rancor contra o nosso passado ditatorial.
Tráfico de drogas, roubos de carga, armas? Saiba que tem um departamento nas PRF, DPRF e PM pra essas coisas meu amigo. Uma coisa é fazer diligência na rua, outro é investigar as rotas de tráfico, que não é coisa de amador, é bem mais complexo que fazer um livro sobre um bêbado que ficam tetraplégico.
responder este comentário denunciar abusoDesde que vários filhinhos de papai começaram ser presos por pose acabaram com a prisão deles.
A posse de maconha não é crime, no entanto pode tomar a droga e encaminha o Estudante da USP para depoimento para saber onde comprou e fechar a boca de fumo.
responder este comentário denunciar abusoFumei alguns quilos de maconha na minha vida. Não parei de fumar por conta das “criancinhas que perdem sua vida para o tráfico”. Eu nunca comprei maconha em boca de fumo! Nunca comprei droga de “criancinha” nenhuma…. Parei de fumar porque perdeu o caráter recreativo, deixou de ser bacana. Só por isso. E posso falar sobre o assunto melhor que os que rezam diariamente para o São Capitão Nascimento e nunca colocaram um baseado na boca e nem sabem do que isso se trata, onde se consegue isso, como se compra, quais as nuances da vida da droga…. A questão é que a lei transforma um problema de saúde pública em problema de polícia, fortalece o narcotráfico e desvia o foco da principal questão.
responder este comentário denunciar abusoRespeito a corrente que Dr. Luis Flavio Gomes segue, mas essa não é a corrente majoritária seguida no judiciário.
Nesse sentido, Damásio de Jesus em seu livro “Lei Anti Drogas Anotada”, pag 53, explica:
“.. De observar-se que a Constituição Federal declara que a “lei regulará a individualização da pena (criminal) e adotará, entre outras, as seguintes: a) privação ou restrição de liberdade; b) perda de bens; c)multa; d) prestação social alternativa; e) suspensão ou interdição de direitos” Art. 5º, XLVI. Nota-se, portanto, que o Texto Maior expressamente autoriza a existência de crime sem a cominação de pena privativa de liberdade.”
Fumar maconha é “crime” sim, e o campi da usp não é uma região fora do país, devendo seguir a legislação de todo o resto do país.
Tem razão Edson, ainda é crime, mas não passível de prisão. E o fato de ser crime sem prisãoé um problema jurídico, que a possibilidade de cadeia é uma das coisas que define um ato como “crime”. Mas, independente de qualquer coisa, a condução de pessoas com porte de droga ilícita para uso pessoal à delegacia não é prática adequada, sendo indicado que o policial lavre termo circunstanciado no próprio local em que se verificou o ato. Ou seja: algo parecido com uma multa de trânsito, em que o agente registra a infração, deixa uma cópia com o infrator, e encaminha o documento para que ele dê partida em um processo. Era isto que deveria ter sido feito pelos policiais na USP, já que resolveram investir seu precioso tempo em um ato insignificante como este, ao invés de proteger os estudantes da violência real. E lembre-se: quando policiais vão à campo, há instruções sobre os problemas para os quais devem prestar mais atenção… Será que é pra prender maconheiro que precisamos de polícia na USP?
responder este comentário denunciar abusoNao da para esperar muita coisa do Damásio que não isso, ainda mais considerando o nome do meio…
responder este comentário denunciar abusoAcontece que a PM não faz mais TC (Termo Circunstanciado), cabendo apenas à PC (Polícia Civil) fazê-lo. Daí ter que conduzi-los ao DP.
responder este comentário denunciar abusoPerfeito. As pessoas não param para pensar nos danos causados direta e indiretamente pelo consumidor de droga, a seus familiares, amigos, no bairro, cidade e sociedade em que vive!
Seu comentário, assim como o do BullittKowalski (para mim, o Sr Marcelo Paiva é um fraco,
como o é qualquer um que consuma droga) é bastante pertinente. Ok, existe o traficante aquele que vende… mas pq ele existe? Pq tem quem consuma e assim sustente esses caras!
Repito: o drogado é um fraco que, se tiver o mínimo de consciência, correrá para pedir ajuda e
se livrar do vício. Para quem consome, tem que ter a responsabilidade dobrada e, no mínimo não causar problemas à sociedade. Tem de haver respeito pelos que não consomem, pois o respeito a si próprio o drogado já perdeu…
Além das questões legais, é interessante perceber quão carregada de julgamentos morais é a avaliação de alguns comentantes sobre drogas. No termo ‘drogas’, meus amigos, enquadram-se os anti-depressivos e emagrecedores de suas esposas, a ritalina dos seus filhos, o cigarrinho do seu chefe e, sim, sua cervejinha (assim, no diminutivo, tão carinhoso quanto sua relação com esta DROGA)! É válido lembrar também que nem toda sofisticação dos whiskies 18 anos e daquele Bourdeux sensacional que seu cliente lhe trouxe da França são capazes de eximir a natureza de alteradores de estados que estas DROGAS possuem). Querem que as leis e a polícia combatam as drogas? Pois bem, é uma escolha. Mas comece você mesmo! Grande Abraço e parabéns Marcelo!
responder este comentário denunciar abusoÉ lamentavel Edson Tomo….noto que realmente voce conhece do assunto…..sabe que o porte de entorpecentes nao foi descriminalizada….e sim despenalizada…sou formado e pos graduado em direito penale te aconselho a nao perder seu tempo ensinando revolucionariozinho do tempo da ditadura, o qual tive o desprazer de ler seu livro Feliz Ano velho na escola, por obrigacao.
É triste pessoas que estudaram e tem um nivel cultural superior ao da maioria prestar esse “desserviço ” ao país defendendo que pessoas usem drogas, que se venda drogas para criancas e que tudo seja liberado ao som de “Imagine” de John Lennon………
A anarquia acabou….hoje é Estado Democratico de Direito……e qualquer estado legalista precisa de uma força policial para coibir abusos……….mais uma vez…meus parabens pelo seu preciso comentario Edson..
Phillip
responder este comentário denunciar abusoVocê continua achando que o problema que ocorreu lá na USP foi por causa da posse de maconha dos estudantes? Tentou conversar com alguém independente, que viu a ação in loco e que não esteja nas mãos dos “revolucionários café com leite” e dos partidos que os controlam? Se você conversar, vai saber que a maconha nem faz parte do problema…
Pelo andar da carruagem se a polícia é ineficiente em vários aspectos então todo o resto “deixa rolar” ????
Pronto, começaram os problemas de interpretação de texto. Eta, gente ignorante…
responder este comentário denunciar abusoO problema não deve ter sido esse. Pelo menos aqui no Rio os Pms são extremamente tranquilos quanto ao assunto maconha. Tem as áreas legalizes. Na USP, não me espantaria EM NADA se me dissessem que eles foram detidos por DESACATO. Haha, provavelmente se fuderam porque quiseram encarar. PM nenhum vai levar desaforo. Eles foram preparados, pela nossa linda sociedade, para serem grosseiros, não levarem desaforo pra casa, e levar pra delegacia esquerdistas e maconheiros.
Concordo plenamente que o problema não foi a maconha, mas sim a reação dos estudantes. Agora, é muito complicado ironizar a esse ponto a conduta da PM, considerando que estão lidando com o tipo de “esquerdistas e maconheiros” que invadem (sim, não ocupam, invadem. Arrombar, estilhaçar e cobrir o rosto tem nome) o prédio da própria reitoria, destroem viaturas e arremessam cavaletes inteiros sobre os “treinados pela nossa querida sociedade”. Há de se reconsiderar quem é grosseiro aí no meio.
responder este comentário denunciar abusoSou estudante da USP e mesmo com a presença da PM no campus desde maio, ainda não tinha ouvido falar sobre nenhuma detenção. Algumas fontes assuguram que a PM só agiu sob denuncia
Outra duvida: Mesmo possuindo uma quantidade reduzida de maconha (3 gramas, eu acho), o portador nãopode ser detido para assisnar um documento em que assume a posse, ainda que somente para uso propio?
Luisa, há relatos de que foram os próprios policiais que depredaram a reitoria no momento da invasão, assim como depoimentos de estudantes que afirmam precisarem cobrir o rosto durante a ocupação para não serem perseguidos e punidos de formas antiéticas pelo non grato reitor.
responder este comentário denunciar abusoKKKK…
BoM é
F u M A R ~ ~ ~
PRA
ReLAxAR …
Q
MAL
HÁ ?
A
bebida é
PioR…
MATA !!!
seM
dÓ
A
CULTURA
TeM
q
eXiSTiR…
MELHOR
dO
q
ViVeR
PuNiNdO
PoR
Aí…
Na verdade, a PM não estava prendendo os portadores. O procedimento é conduzir à delegacia para a assinatura de um termo circunstanciado, base das sanções para o porte de maconha que você mesmo citou no texto. Você desinforma ao falar de cadeia, não sei se de propósito ou por desconhecimento.
Do lado dos jovens, todos sabem que maconha é ilegal. A PM, que viu os jovens fumando (e não “deu uma geral” em ninguém – outra desinformação?) aplicou o que se espera dela. Não existe passe livre para quem descumpre a lei. Autoritarismo é se achar inimputável só pq vc não concorda com a lei.
” Não existe passe livre para quem descumpre a lei?” A PM mata, alega que o(s) indivíduo(s) era(m) “suposto(s) traficante(s)”, (mortos não falam, e como ‘quem cala consente’…) e não se tem notícia de uma só punição; não seria isso um hediondo “passe livre” fartamente utilizado em pleno ‘estado democrático de direito’, mais que contra a liberdade individual, contra a vida, o nosso maior direito e contra nosso bem maior, o direito à vida?
Tenha certeza que os estudantes da #USP visam o interesse coletivo, o bem estar de todos e devem contar com todo nosso incondicional apoio.
Ufa! Até que enfim alguém escreveu o que de fato aconteceu….O povo aqui viaja!
A PM fez o trabalho dela, nao prendeu ninguém, porém o termo tem que ser assinado. Ng. prendeu ninguém. Parabéns pela lucidez e apegar-se aos fatos….o resto é pura viagem!
Quem fuma maconha deve saber que tem que ir até a delegacia para assinar o termo. Aqui no Brasil ela é ilegal, e a USP não é maconhodromo, que eu saiba é uma universidade. E isto pegou muito mal para o Brasil. Triste ver os estudantes tão mal inteirados das leis e agindo como crianças birrentas, cobrindo a cara como bandidos.
Carlos Alberto, já que vc está generalizando toda a PM… ouvi dizer que o brasileiro é sem edução, preguiçoso, que quer se se dar bem em tudo… vc é brasileiro né??? logo essa descrição se encaixa à você?
outra, também acho que ir para a faculdade para fumar maconha seja “interesse coletivo”, inclusive, meu sonho desde criancinha e fumar a vontade, fortalecer o tráfico e toda a sorte de bandidagem que o acompanha.
Esse Marcelo…
Bom… se brasileiro é vagabundo e oportunista eu não sei…
Mas que tem gente que vira policia para se aposentar em 20 anos… ah… isso tem um monte…
responder este comentário denunciar abusoaham, de quem os usuários compram? Ou eles plantam maconha na Usp pra consumo próprio? Ah, vá…
De novo, tudo errado por aí, né?
1. Portar normalmente significa ter comprado de algum traficante.
2. Portando maconha na faculdade, os tais estudantes queriam o que? Fumar dentro do campus? De novo, pode não ser crime, mas, é no mínimo falta de respeito.
3. Fazer manifestacao, como estao fazendo, pra defender 3 caras que foram pegos e em seguida liberados, também não parece razoável, né?
4. Considerar que o problema é a PM tentar encontrar indício de problemas em estudantes, enquanto procura bandidos, é entender que eles deveriam ignorar os “bem vestidos e mauricinhos” e fazer batida só nos “mal vestidos e minorias raciais”, né? Se estão no campus, é pra defender quem está lá e sim, procurar gente armada, traficante e bandido. Se quem está portando droga está incomodado, certamente quem não é usuário e tem medo de ser assaltado ou violentado lá, não está triste também.
Mas quem disse que os estudantes iam ser presos?
Eles até concordaram em ir pra delegacia assinar o tc e seriam liberados.
O que aconteceu foi a apropriação desse fato por uma minoria raivosa que queria causar um fato político. Foi a defesa de interesses pessoais disfarçado de interesse coletivo.
Debates sobre a descriminalização não só da posse, como do consumo, venda etc. são benvindos. Sou a favor de liberar não só a maconha, como as outras drogas.
Desobediência civil em tempos de democracia não é benvinda. Principalmente por grupos que a praticam protegidos pelos muros do campus que, ao mesmo tempo, escondem seus atos e afastam a sociedade em geral da USP.
Um argumento válido, obrigado, Jamil!
Quem disse que os estudantes seriam presos?
Os estudantes não estão acima da lei, sendo o fato crime ou não (e de fato não mais o é), estão sujeitos às sanções previstas. Dentre a advertência verbal e serviço comunitário ao preenchimento do Termo Circunstaciado.
responder este comentário denunciar abusoAcho deprimente e incompleto o argumento do dono do blog.
É exatamente o que foi dito pelo Jamil,eles seriam apenas encaminhados a delegacia e cumpriria-se o previsto pela lei(preenchimento do TC).Ocorre que estamos em uma época muito delicada,polarizada(voltamos ao ’8 ou 80′),onde nao encontro lado pra me apoiar,pois um lado é libertino(e nao libertario) completo,apoiando essa anarquia despropositada dos alunos e outros apóiam a repressao completa do movimento.
“bem vinda”
responder este comentário denunciar abusoOi Marcelo, para que o povo que não fala português saiba um pouco mais o que está acontecendo na USP deixamos uma tradução do seu artigo
E algo mais!!!
Aquí pode saber as semelhanças entre o Rugbi brasileiro e a coletiva de imprensa da Dilma no G 20
Saudações.
Concordo com alguns comentários aqui postados, no sentido de que FUMAR não é crime. Entretanto, para fumar eles precisaram COMPRAR de alguém. Por acaso foi no comércio formal que a maconha foi comprada? Por mais que os “muderninhos” apregoem que fumar unzinho não é nada demais, deve ser lembrado que esse tipo de atitude financia o tráfico de drogas e toda a violência que advém dele.
Por outro lado, também é necessário observar que os estudantes estavam pedido a RETIRADA da PM do campus. Quer dizer, para eles fumarem unzinho em paz, todos os outros estudantes correm riscos de sofrer assaltos, estupros, etc.
Será que não há uma grande inversão de valores aí???
Só digo uma coisa para vocês entenderem a questão das drogas mais amplamente e não falar bobagens:
Assistam o filme “Cortina de Fumaça”, tem no YouTube.
Marcelo, há um detalhe que não foi explicado no seu texto, propositalmente ou não: mesmo que não haja pena de reclusão ou detenção (um grande avanço), a conduta é tipificada penalmente e comporta medidas, em síntese, como advertência quanto aos riscos das drogas, medidas socioeducativas e serviços à comunidade. Vale dizer que se o cidadão for pego na rua com maconha, TEM SIM que ir até a delegacia com o policial e TEM SIM que assinar o famoso TC, ou seja, Termo Circunstanciado, que VAI SIM gerar um processo penal, que TRAMITARÁ SIM pelo regime do Juizado Especial Criminal da região que o fato acontecer! Seu texto deixou a imagem de que pode fumar sim e nada vai acontecer!
leia de novo, isto está dito, estou perguntando se é urgencia da sociedade reprimir a posse
responder este comentário denunciar abusoposse de macinha realmente não é crime.
crime é invadir uma universidade pública, paga com nosso dinheiro a um bando de moleques maleducados, pelo direito de fumar um baseado na frente da policia, ou melhor, sem a policia por perto.
sem a policia por perto, os traficantes podem entrar numa boa e fazer seu comercio…
legal isso, né?
MAS QUEM ESTIPULA QUAL QUANTIDADE É PRA USO PRÓPRIO E QUAL QUNATIDADE É TRAFICO? A POLICIA????
o delegado
responder este comentário denunciar abuso“§ 2o Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente.”
não o delegado, mas juiz…
responder este comentário denunciar abusoO problema aqui não é o fato de ter ocorrido na USP, ou uma multidão em prol de apenas 3 estudantes, ou motivos politicos camuflados, o fato é que isso acontece hà anos, como esta escrito no texto e em varios lugares e circunstâncias diferentes. Moro em um bairro de classe média por diversas vezes vi garotos sendo parados pela policia por estarem fumando maconha, enquanto isso somos assaltados nos portões de casa. Não estou dizendo que concordo com os usuários, só me indigno pelo fato da policia perder um tempo precioso com maconheiros em vez de ir atras dos verdadeiros bandidos. Vou à USP apenas duas vezes por semana e tenho receio na hora de ir embora. É este receio que quero deixar de ter, não só lá mais no portão de minha casa.
Ma, valeu o texto. Bjs
va tem medo de ir embora pq a PM está dando batida em maconheiro e nao te transmitindo segurança
responder este comentário denunciar abusoA polícia pode estar dando batida em maconheiro, justamente tentando achar alguém armado, querendo fazer algo além de fumar uma maconha, né? A gente, de fora, vê e acha que eles estão cismando com algum noinha semi-inocente, mas e eles, policiais? Quando vêm um jovem em atitude que eles consideram suspeita, nao devem parar o cara para ver se além de maconha, tem uma arma?
responder este comentário denunciar abusoEntão vai até lá e verifique como é a abordagem
responder este comentário denunciar abusoÉ difícil ver o certo e o errado. Certo seria se todo cara que fuma maconha plantasse a sua e ninguém perturbasse o cara. Certo seria se todo usuário marchasse a favor a regulamentação da maconha pedindo pra comprar ela e ainda pagar imposto. Errado seria se o usuário tivesse invadindo a liberdade do outro ao fumar na Universidade.
Dá dinheiro pra bandido é foda, mas não poder plantar a sua é foda também. Se quer fumar, vai marchar!
Outra coisa. O teu texto é muito bom mas parece que age que nem a Bíblia, tem uns imbecis que interpretam de um jeito pra mostrar um argumento mais imbecil do que a própria pessoa.
tb achei
responder este comentário denunciar abusoLegalização de todas as drogas JÁ! Que criem taxas e locais de útilização! Com $ das taxas, criem serviços de atendimento para dependentes químicos!
Vcs já viram traficante em Amsterdam? Favela em Amsterdã… Guerra de tráfico?
Nãooooo! Na época da lei seca tinha tráfico.. E não impedia os alcoólicas de beberem!
Quem ganha com a proibição? Político corrupto, chefe de quadrilha! Policiais corruptos… traficantes…
Mas tudo que é proibido, é mais gostoso…
E digo isso pois não sou usuária e nunca gostei de drogas… Mas prezo a liberdade!
E vc acha que num país como o Brasil, um noiado vai pagar 10 reais num baseado legalizado, sendo que na esquina vai ter um traficante vendendo por 5. Enquanto a população brasileira não perceber que um cigarro de maconha desde a produção até o consumo muita gente morre, fica viciada entra pro trafico e gera outros tantos problemas sociais, o Brasil vai continuar desse jeito.
responder este comentário denunciar abusoQuerer comparar um país em que apenas 4% da população conclui o ensino superior ,de maioria semi-analfabeta,que não sabe nem em quem votou nas últimas eleições com Amsterdã? Desculpe mas é no mínimo ingenuidade sua. Devemos nos olhar no espelho, pra saber exatamente como somos, e aí sim, corrigir nossas imperfeições.
responder este comentário denunciar abusoO problema é que os caras querem fumar um baseadinho sossegado sem serem incomodados. Eles estão achando que ainda estão nos anos 60, 70…O mundo mudou, está mais violento do que nunca e 90 por cento da comunidade uspiana querem a polícia no campus.
NADA PROS CARETAS!!!!!!!!!!
Quem são os verdadeiros criminosos? Quem? Quem? Quem?
Marcelo, você é talentoso em escrever sobre o cotidiano paulista e feminino. Para isso, tiro o chapéu pra você.
Mas sua argumentação (no texto e nos comentários) deixa transparecer o quanto ignora do Direito, principalmente do Código Penal e Processual Penal.
Deixe esse tipo de argumentação para quem entende do assunto. Lembre-se que seu blog não é lido apenas por maconheiros…
Marcelo foi muito infeliz no texto…
O uso da maconha ou de qualquer outra droga advém de uma situação comercial que gera violência, maconha não cai do céu, não sejamos bobos a achar que um simples baseado não contribui para muitos atos criminosos.
Um playboy se incomoda por ser revistado mas quer e muito que o vizinho morador da favela seja.
Não sou a favor de excessos de qualquer natureza, seja da PM ou como a que ocorreu na reitoria, depredação de patrimônio público em nome do consumo livre de drogas não me parece uma troca justa e concebível para a sociedade que paga com seus impostos para que a USP exista e tenha proposito para tal, que com certeza não é financiar uns moleques maconheiros.
Traficantes e vagabundos disfarçados de estudantes que financiam a violência com a sua fumaça devem sim serem reprimidos pela PM, esse é o papel dela, combater de forma clara e responsável esses vermes, sem excessos mas com vigor.
Sou aluno da USP desde a graduação, mestrado e estou entrando no doutorado lá, já vi de tudo lá dentro e estou muito feliz com a ação da policia, como eu não devo, não tenho nada a temer.
Marcelo como bom burguês, ignorante em direito e maconheiro que deve ser, claro que apoia essa ação ridícula promovida por uma minoria que mancha com a presença a USP, deveriam ser expulsos de lá e cederem lugar a quem realmente busca a universidade para estudar e não como maconhodromo.
Qual a diferença entre esses sujeitos e o povo da crackolandia? a conta bancária? a roupa que vestem? a falsa formação que pensam ter? todos financiam a porra do trafico por vias diferentes.
Torço e muito para que o governo e a reitoria não permitam mais atos dessa natureza no campus.
Que os vândalos sejam punidos como merecem, senão gostaram, experimentem discutir com o Capitão Nascimento, saco nos traficantes sim.
A lei não impede a detenção para averiguação… o que foi o caso. A revolta consiste na baderna gerada pelo fato. Um bando de crianças manipuladas por um grupo político, que não condiz com o pensamento de 90% dos acadêmicos da instituição. Os valores estão trocados e sempre aparece um demagogo posando de “moderno” e que na realidade não contribuiu em nada com a evolução cultural e intelectual do país.
O que muitos ignoram é que a discussão vai além da presença ou não da PM nos campi da USP. O convênio foi firmado pelo reitor Rodas atropelando formas de representatividade dos funcionários e alunos. Quem fala que a maioria dos alunos são a favor da presença da PM não se baseia em qualquer dado confiável. Enquanto as possíveis medidas a serem tomadas eram discutidas pelo DC, por alunos e professores e pelos CAs, o Rodas fechou o convênio.
Infelizmente, o estopim da tensão criada por essa atitude foi o ocorrido após a abordagem dos três indivíduos pela PM. E esse fato é amplamente utilizado pela mídia nativa para tachar todos aqueles que não acreditam que a presença da PM no campus seja a ou solução, ou pelo menos não a única. Dessa forma, visa-se generalizar todos que defendem essa ideia, chamando-os de maconheiros, filhinhos de papai, seguidores de ideologias falidas, que apenas querem fumar maconha no campus. Com isso, a mídia nativa busca deslegitimar um movimento que contraria os interesses de quem está lá em cima.
Vocês acham ruim que os estudantes que invadiram o prédio cubram seus rostos? Vocês realmente acreditam que no fim disso tudo, não haverá um esforço para punir os acadêmicos envolvidos? Por fim, para deixar bem claro, não fumo maconha e não acredito que a presença da PM nos campi necessariamente melhorará a segurança.
Marcelo,
Uma questão que você ignorou o tempo inteiro toda vez que falou sobre o assunto: se não é crime o uso pessoal da maconha, por que houve tanto escarcéu por parte dos estudantes da FFLCH? Seria o sentimento de coletividade que fez com que eles se portassem de uma forma que jamais fariam se estivessem na rua ou em qualquer outro lugar fora da USP?
E esse tal sentimento de coletividade que essa “geração encapuzada” manifesta, é guiada por quais ideais? Quais, Marcelo?
Para mim, que sou estudante da USP e desde o 1º dia de aula fui cercada por todos pela mentalidade “Parabéns, vc está na melhor universidade do país, ainda que muitos aqui entraram por causa do cursinho caríssimo!”, a forma como os fatos se desenrolaram mostra implicitamente a arrogância elitista de muitos universitários de faculdades públicas.
Pior, na USP, há o imaginário quase megalomaníaco de sermos “a locomotiva intelectual do país” – embora isso atualmente seja mantido às custas de poucos pesquisadores. Por isso, desprezamos leis, normas, tudo o que parecer antiquado e comum ao homem médio. Também temos desprezo por qualquer outra universidade de outra região do país, nós fomos eleitos a melhor universidade da América Latina, por isso nem nos damos ao trabalho de prestar o ENADE e sabermos nosso desempenho – embora tenhamos um débito enorme com a sociedade paulista, nossa financiadora.
Francamente, Marcelo, meus colegas pregam uma pseudo desobediência civil, porém esta só surgiu para chegarmos onde estamos hoje, num Estado democrático, possuidor de armas pacíficas e legítimas para a proteção de direitos.
Pior que uma elite econômica é uma elite intelectual – que ainda se vangloria do suor de seus antigos alunos (Milton Santos, Sérgio Buarque de Holanda e outros)!
Se isso é o máximo de vanguarda que a tal elite intelectual do país consegue fazer, enquanto estudantes chilenos estão sendo presos por exigirem uma reforma estrutural da educação no país, então nós estamos mesmo f*…
nossa, vc queria q eu fizesse um tratado sobre a usp?
responder este comentário denunciar abusoPrimeiro eu gostaria de dar os parabéns a Carol por ter redigido uma resposta tão expressiva e coerente.
Em segundo lugar ainda não consigo concordar com a descriminalização da maconha para uso pessoal, porque se é permitido a pessoa comprar então teoricamente estamos permitindo o tráfico ou o plantio da erva, pelo que eu sei isso ainda é proibido, não?
Enfim o ponto principal é que os estudantes da FFLCH não tem o direito de fazer o que eles fizeram com um patrimônio público.
Esses alunos que depredaram o prédio da USP não só deveriam ser expulsos da Universidade, processados pelo estado por danos ao patrímonio público e como penalidade prestar serviços sociais e trabalharem na restauração do prédio com mão de obra e recursos financeiros.
Como cidadão do Estado de São Paulo eu me sinto agredido também por esses intelectuais e revolucionários sem causa.
E o Policiamento no campus da USP não é só para os alunos e sim para funcionários ou qualquer outro cidadão que está passando pela cidade universitária.
responder este comentário denunciar abusoCarol,
Vc teve uma clareza espantosa ao dizer: “Se isso é o máximo de vanguarda que a tal elite intelectual do país consegue fazer, enquanto estudantes chilenos estão sendo presos por exigirem uma reforma estrutural na educação no país, então nós estamos mesmo f*…”
Eu estou extremamente envergonhada, decepcionada, espantada com os acontecimentos na USP. Que não me entendam mal, sou a favor de manifestações públicas, mas desde que a causa seja legítima. Um bando de 73 vândalos ocupando e depredando um espaço público, na minha opinião, não constitui um ato legítimo. Chamarem-se de presos políticos me parece um absurdo quase cômico (se não fosse trágico).
PODERIA ter sido um ato a favor da legalização da maconha. PODERIA ter sido um ato contra a suposta violência da PM. PODERIA ter sido um debate sobre a possibilidade de se encerrar o convênio da USP com a PM. Poderia ter sido inúmeras coisas, mas infelizmente foi uma manifestação pura e simples de ignorância, que se tornou um tiro no pé dos próprios reclamantes.
responder este comentário denunciar abusoSou aqui da periferia de Itaquera, antes de entrar de sola nós alunos,tentei compreender esta luta de classes oculta e este odio aos previlegiados em uma sociedade tão desigual.Consegui compreender seu texto e diante de todos os comentarios,conclui que este levante não obedece alguma logica racional e nem ao bom senso.Você acha que é possivel quem estuda em universidade publica deveria prestar, um ano de serviço gratuito a sociedade em umodelo parecido com o serviço militar obrigatorio.
Você acredita que este povo que ai levanta uma bandeira desta.
Vale lembrar que os eles estavam com com mais maconha que o considerado “para uso pessoal” pela lei.
Concordo com vários pontos e faço algumas ressalvas, bem como por exemplo: Foda, eu nunca tinha lido o texto que compõe a lei de tóxico que descrevera acima. E é fácil entender: Sou univiersitária, me ocupo também de lêr e me informar, mas, no entanto, leiga completa no quesito em questão. Não desmerecendo a classe Policial em foco, mas, é sabido que muitos desses caras, não foram a Universidade, e fazem de sua jornada de trabalho um meio de sustentar suas famílias e ponto. Faz tempo que não ouço criança nenhuma dizer que quando crescerem querem se tornar policiais. Mas, eles estão lá, muitos, sem o preparo que deveriam ter para conduzir a ordem ou coisa que o valha. Culpa deles??? Não, culpa do sistema que transforma cidadãos em monstros todos os dias. Descordo com motins mal estruturados, estamos num momento tal que para sermos revolucionários, precisamos um pouco de sensatez. Na Época da Ditadura, todas as manifestações da juventude que alcançaram uma gigante proporção e de certo modo nos trouxe até aqui, aconteceu de forma amadora e não havia como ser diferente, e graças áquela gente, das quais muitos perderam suas vidas por um ideal coletivo, não temos ainda uma democracia limpa, que espero que um dia alcancemos, mas temos nossa liberdade de expressão resguardada e como prova, este debate aqui mesmo neste blog. Mas, se naquele tempo, fomos amadores, hoje não mais temos que ser. E não se trata de ser a favor ou contra a maconha, acho que a maconha é uma merda, como tantas as outras drogas, inclusive a alcoólica, que bebo “socialmente” como a maioria dos brasileiros, mas, a lei é clara, não há o que dizer dela.
Olá Flávia, parabéns pelo seu texto!! No entanto discordo quando vc diz que a maioria desses caras (PMs), não foram a Universidade, atualmente muitas policias estaduais exigem em edital para concurso publico como criterio para inscrição, ser o candidato formado em algum curso. Para alguns cargos é exigido do candidato ser bacharel em direito, não deixe ser influenciada por jornalzinho. E quanto ao que vc diz sobre ” e fazem de sua jornada de trabalho um meio de sustentar suas famílias e ponto”, não sei se vc trabalha, não sei se vc pode se dar ao luxo de apenas estudar, mas todo trabalhador, trabalha para sustentar sua familia, seja ele policial, lavrador ou medico, seu comentario foi muito infeliz !
responder este comentário denunciar abusoJustamente por vivermos em um estado democrático de direito há o jeito certo de se fazer as coisas. Se um policial exagera, comete abuso de poder, existe corregedoria para isso. Há até a possibilidade de se entrar com uma ação de responsabilidade contra o Estado. Agora o que não podemos é esquecer que há pouco mais de dois meses um estudante de economia foi assasinado na USP. O Estado tem obrigação de proteger um de seus bens mais valiosos: os estudantes. E de preferência os que não usam drogas.
Mas os “verdadeiros criminosos” existem pq alguns se acham no direito de fumar sua “pontinha” e se esquecem que estão financiando o crime organizado. O nome já diz “organizado”, que vai da pirataria, sequestro, roubo de cargas, tráfico de drogas e armas, além de caixa eletrônicos.. É um sistema criminoso que precisa se manter ativo e enquanto houver quem peça liberdade pra fumar sua ponta comprada de um traficante, isso não vai acabar..
Tropa de Elite, o primeiro, mostra isso perfeitamente e é, também, a opinião que o Padilha expressa em suas entrevistas…
Ademais, a lei permite que se faça revista por uma ponta, ainda que para uso pessoal, haverá um processo para que seja imposta um “punição”, dentre elas, advertência, tratamento ou prestação de serviço à comunidade…
Enquanto houver consumo haverá fornecimento, isso é fato.
Não dá pra fumar “unzinho” e depois reclamar da violência nas ruas! Causa e efeito, simples assim… Tem responsabilidade pra pedir o direito de fumar, tenha também para arcar com as consequências! Há serem ao menos coerentes…
É um desserviço esta apologia à rejeição da polícia militar.
É a paixão ideológica falando acima da razão, pois o policiamento preventivo não se presta a acharcar playboys maconheiros, mas sim evitar tráfico, latrocínio e estupros. Tanto que os três estudantes detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia porque detinham quantidade de maconha suficiente para caracterizar tráfico, e não posse para uso próprio.
E é também uma alucinação prepotente. A PM não estará presente nas salas de aula, no saguão das faculdades, nos escritórios dos professores. Estará na rua, garantindo a ordem pública, como acontece em todo o resto do território do estado de São Paulo. A Cidade Universitária não é um Vaticano, um San Marino, não é um Estado soberano encravado no município de São Paulo.
Consumo implica em tráfico que implica crime organizado que implica geração de pobreza e perda de vidas humanas. Qualquer – QUALQUER – ato de apoio ao “direito de fumar maconha” é uma irresponsabilidade.
Achei muito bom o texto, mas a qualidade de alguns comentarios me desapontou.
Quem nao eh usuario de maconha, nao tem direito de opinar sobre a relacao do usuario e o policial.
Afirmar que os estudantes seriam encaminhados para a DP pra fazer o TC eh um absurdo descabido. Quem eh maconheiro sabe que ao entrar no carro de policia apos um flagrante pode se tornar uma experiencia terrivel. As coisas mais comuns sao as extorcoes, de dinheiro, celular, joias, e ate idas a caixas eletronicos pra sacar dinheiro. A famosa humilhacao, com tapas, socos, pontapes, coronhadas, porradas de cacetete e ate mesmo ser forcado a comer a maconha e sedas encontradas. E o terror psicologico de ameacas de morte em alguns casos (dependendo da sua cor e classe social). Afinal, quem liga pra um maconheiro? Essa figura eh tao abominada na sociedade, que essas praticas acabam sendo legitimadas e incentivadas.
A humilhacao e a indignacao de se sentir impotente diante do abuso de poder eh uma sensacao terrivel, que nao eh desejada a nenhum ser humano.
Nao acredito que violencia seja o caminho pra se resolver nada, mas entendo a revolta dos estudantes da usp. Eh dificil ver ate o seu ultimo refugio seguro se tornar mais uma pagina do seu pior pesadelo.
PS1: Nem toda maconha no mundo eh comprada com traficantes, se voce plantar a semente, cuidar com carinho da planta e tiver sorte de nascer uma femea, voce tera maconha de qualidade sem financiar o trafico.
PS2: O crime de fumar maconha nao existe, pois eh somente um crime quando atinge a terceiros, e neste caso somente a pessoa que fuma esta se “estragando”
PS3: Se voce nao fuma maconha, nao va ter com os maconheiros. Ninguem esta forcando ninguem a fumar maconha. E por tradicao, o povo da erva costuma ter seu proprio lugar pra fumar.
Obrigado pelo espaco, espero poder contribuir com a discussao de forma construtiva.
Acredite amigo! Não contribuiu em nada…
responder este comentário denunciar abusoVou por partes, Gabriel:
“Achei muito bom o texto, mas a qualidade de alguns comentarios me desapontou.”
Na verdade, o que desaponta é ver a quantidade de LIXO que você escreveu. Vamos lá:
“Quem nao eh usuario de maconha, nao tem direito de opinar sobre a relacao do usuario e o policial. Afirmar que os estudantes seriam encaminhados para a DP pra fazer o TC eh um absurdo descabido. Quem eh maconheiro sabe que ao entrar no carro de policia apos um flagrante pode se tornar uma experiencia terrivel. As coisas mais comuns sao as extorcoes, de dinheiro, celular, joias, e ate idas a caixas eletronicos pra sacar dinheiro. A famosa humilhacao, com tapas, socos, pontapes, coronhadas, porradas de cacetete e ate mesmo ser forcado a comer a maconha e sedas encontradas. E o terror psicologico de ameacas de morte em alguns casos (dependendo da sua cor e classe social). Afinal, quem liga pra um maconheiro? Essa figura eh tao abominada na sociedade, que essas praticas acabam sendo legitimadas e incentivadas.”
Gabriel, quem é maconheiro TAMBÉM deveria saber que financia o tráfico, que promove a violência, etc e etc. Quem é um cidadão que respeita as leis sabe como é difícil construir alguma coisa para ser violado em seus direitos por essa raça de marginais que idiotas como VOCÊ sustentam. Quem é um cidadão decente sabe o que é conviver com a incerteza e com “o terror psicologico de ameacas de morte”, vindos dos marginais que VOCÊ ajuda a sustentar. Cale-se, seu irresponsável.
“A humilhacao e a indignacao de se sentir impotente diante do abuso de poder eh uma sensacao terrivel, que nao eh desejada a nenhum ser humano.
Nao acredito que violencia seja o caminho pra se resolver nada, mas entendo a revolta dos estudantes da usp. Eh dificil ver ate o seu ultimo refugio seguro se tornar mais uma pagina do seu pior pesadelo.”
E a humilhação e indignação de se sentir impotente diante de marginais armados, sustentados por indivíduos como VOCÊ, Gabriel, dentro de nosso último refúgio, ou seja, NOSSA CASA? Desde quando a Universidade é refúgio para atentar contra a lei? Que droga você tem usado, seu IMBECIL? Só pode ser um maconheiro de primeira mesmo.
“PS1: Nem toda maconha no mundo eh comprada com traficantes, se voce plantar a semente, cuidar com carinho da planta e tiver sorte de nascer uma femea, voce tera maconha de qualidade sem financiar o trafico.”
Que MARAVILHOSO EXEMPLO, hein, Gabriel? Nem todas as armas são compradas no mercado negro, então, dessa forma, se eu sair matando gente como VOCÊ, logo, não será crime, já que não sustentei nenhum mercado paralelo e obscuro para obter o que eu queria. PATÉTICO, Gabriel, só isso.
“PS2: O crime de fumar maconha nao existe, pois eh somente um crime quando atinge a terceiros, e neste caso somente a pessoa que fuma esta se “estragando””
Quanto custa a internação, tratamento de desintoxicação, tratamento psicológico, etc, etc, etc, para devolver esse indivíduo à sociedade, Gabriel? Não atinge a terceiros? E os impostos que eu pago, que deveriam ajudar a promover uma saúde de qualidade para pessoas com problemas REAIS, e não estupidamente adquiridos por escolhas pessoais? O maconheiro, Gabriel, assim como o alcoólatra e o viciado em tabaco, é um câncer que arregaça os cofres públicos, ‘são o sintoma mais claro das escolhas INDIVIDUAIS fodendo com o coletivo.
“PS3: Se voce nao fuma maconha, nao va ter com os maconheiros. Ninguem esta forcando ninguem a fumar maconha. E por tradicao, o povo da erva costuma ter seu proprio lugar pra fumar.”
Vou ter sim, Gabriel. Vou denunciar, fazer valer a lei. O povo da erva REALMENTE tem que ter seu próprio lugar para fumar: o inferno. Vá para lá, Gabriel, junto com sua cabeça ridícula e seu comportamento deprimente e idiota.
Sem mais.
responder este comentário denunciar abusoMeu desejo sincero é que a maconha toda do mundo desaparecesse do mundo como num passe de mágica. A abstinência do povinho q curte seria, de acordo com meu desejo, leve e passageira. E tb como num passe de mágica, todos substituíssem seus vícios em maconha pelo vício em ópio. E q este, um dia tb desaparecesse subitamente da face da terra.
(…)
Rá!
Marcelo.
Não vou nem me reportar ao que o engajado Luis Flavio Gomes teria dito.
Vou tentar ilustrar melhor:
Se alguém te xingar dos piores palavrões, te socar e chutar, destruir seu carro a porretadas, ameaçar te matar no dia seguinte, der um tapa na cara da sua namorada, e fôr detido em flagrante, você sabe o que acontece?
Esse alguém também NÃO vai ser condenado a pena de detenção ou reclusão. Vai pagar cesta básica, cumprir pena alternativa.
E aí? Você acha que esse alguém também não praticou crimes?
Vai comprando tudo que te vendem, vai…
Este povo tá precisando fumar um. É bom, acalma.
E com isso vai alimentando o tráfico de drogas, e assassinando “indiretamente” pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, e destruindo corações de mães…
responder este comentário denunciar abusoQuerem fazer crer à população escorchada pelos impostos que sustentam a USP e esses “estudantes”, que essa “ocupação” é uma manifestação estudantil e é caso passível de solução através da justiça cível, por ação de reintegração de posse, custeada, naturalmente pelo populacho pagante de impostos, ou seja, nós.
Vale ressaltar que quatro viaturas policiais foram depredadas e um policial militar foi internado em razão de uma tijolada na cabeça, o PM Vieira.
A verdade que se impõe diante dos fatos, portanto, é que se este fosse um país sério, esses estudantes, manifestantes, seriam presos em flagrante delito, pelos crimes de dano ao patrimônio público, esbulho possessório, desacato, desobediência, resistência, lesão corporal dolosa, formação de quadrilha e incitação ao crime. No mínimo.
É para isto que pagamos impostos. E impostos escorchantes, diga-se de passagem.
Para que um bando de militantes esquerdistas pensem que têm direito a um território livre para distribuir e consumir drogas, ao arrepio da lei, e custeado pelo resto da população.
Pseudos estudantes, no caso meliantes foram devidamente retirados da USP.
A única solução é plantar em casa para poder usar.
enquanto isso na ufrj os alunos são assaltados, estuprados e até mortos e não tem pm nenhuma …
Marcelo, a tese do Luiz Flavio Gomes não é predominante em nosso Direito Penal.
Concordo que os policiais deveriam ter preparação melhor, cuidar de questões realmente importantes a nossa sociedade e que em sua maioria eles tem uma natureza repreensiva, mas dizer que quem portava maconha (como disse, ainda não descriminalizada no Brasil) estava certo, É ERRADO!
Vício por vício, alguns são fissurados em dar porrada em maconheiros vagabundos. Então, liberdade para todos e não só para alguns.
Não é Seu Marcelo Puvens Raiva
Marcelo,
Fiquei com uma dúvida. Um dos argumentos do Luiz Flavio Gomes é:
“Ora, se legalmente (no Brasil) ‘crime’ é a infração penal punida com reclusão ou detenção (quer isolada ou cumulativa ou alternativamente com multa), não há dúvida que a posse de droga para consumo pessoal (com a nova lei) deixou de ser ‘crime’ do ponto de vista formal porque as sanções impostas para essa conduta (advertência, prestação de serviços à comunidade e comparecimento a programas educativos – art. 28) não conduzem a nenhum tipo de prisão. Aliás, justamente por isso, tampouco essa conduta passou a ser contravenção penal (que se caracteriza pela imposição de prisão simples ou multa).”.
Porém, no art. 33 da lei, aparece o seguinte trecho, incluindo o “trazer consigo”:
“Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:
Pena – reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.”
Não teríamos aí uma brecha para se caracterizar como crime?
Trazer consigo e tem o ADQUIRIR!!!
responder este comentário denunciar abusoLixo total ! O tráfico é financiado pelo pequeno consumidor, pelo atacadisto e pelo distribuidor. Quer fumar maconha, fuma em casa. Universidade não é local pra isso. Não quer estar ao alcance da mão da lei, fique na linha. Fora maconheiros, arruaceiros, ideologistas imbecis e papagaios alienados. Quer dizer que a discriminalização faz do traficante e plantador de maconha um contribuinte como eu, ou seja, ele pagando o imposto, tá tudo certo ? Cadeia pra esses bostinhas filhinhos de papai, marionetes do crime organizado.
Marcelo, primeiro de tudo gosto muito dos seus livros e do seu blog. Segundo: a sumula 711 do STJ ratificou a posição de crime do porte de drogas, porque justamente o porte está descrito no capítulo ‘dos Crimes’ da lei 11343/2006. É crime sim, não tem outra posição legal para isso. Típico, ilicito e culpável, inclusive sujeitando a pessoa a sanção penal. Mas não é esse o mote das revoltas dos uspianos, é somente a gota dágua.
Poxa, que bom que não tem pena de prisão! Aí a polícia nem precisa fazer nada, pode deixar a garotada portar seu baseadinho sem ser incomodada.
Sorte que você sabe como funciona a polícia, a lei e o Poder Executivo, Marcelo. Se não fosse por você, eu nem sei o que eu faria…rs
essa maconha circulando à vontade nas universidades tem tudo origem legal e não há problema nenhum em distribuir pra galera
A questão é que para saber se é porte, qual a quantidade, etc. etc., a polícia precisa parar a pessoa e, como foi dito acima, a conduta é tipificada penalmente e comporta medidas. O problema é que outros alunos partiram para cima dos policiais que, só então, tiveram de usar medidas mais fortes para defesa própria. Toda a história começou com estudantes jogando cavaletes sobre os policiais.
Se quero que a polícia se preocupe com jovens fumando baseado? Não é essa a questão. Quero o Estado de Direito em todo o território nacional, para todos os brasileiros sem exceção. Quero que policiais corruptos que batem em jovens dentro do camburão para extorquir dinheiro sejam denunciados e responsabilizados por isso, e não que simplesmente ignoremos as leis por que alguns as ignoram. Não quero o “ninguém cumpre, então eu também não cumpro”. Isso não resolve o problema do país. Fumar baseado na cara da PM e esperar que eles não façam nada, só porque estão na USP é um privilégio assegurado a eles? Podemos todos, então, ir à USP usar drogas? Eu quero o estado de direito. Só isso. Para todos.
Parabéns pelo texto. Infelizmente o vírus está entrando devagar e disfarçado. São poucos os glóbulos inteligentes.
Só digo uma coisa, fui criado na periferia do interior paulista, vi muitos usuários de maconha serem transformados em traficantes por uma polícia burra, seguindo orientações toscas dos governantes, que nessa hora se apegam em Deus para resolver o problema, eram pessoas boas que usufruíam do seu direito de usar o que quiser sem prejuízo de terceiros e foram transformados em traficantes… depois de soltos imaginem se eles tinham opção de voltar a vida normal…
Só quem já foi pego com uma pequena quantidade de maconha e foi extorquido pela polícia para não “aparecer” uma quantidade maior no seu bolso sabe como é a realidade. A verdade é que a instituição policial é um antro de corrupção e repressão sem critério.
O texto começa com um grande erro, escrito por quem prega a descriminalização da posse da maconha.
Se não é crime, qual é a bandeira então?
O que a lei 11343 fez foi despenalizar, mas manteve como crime.
Manter a ordem interna é agir a favor do cidadão que quer ordem interna.
Aquilo que você chama de “epidêmica violência urbana” advém da tolerância com o uso de drogas.
A polícia não precisa procurar entorpecentes. Os estudantes os exibem orgulhosa e desafiadoramente. A polícia só aborda os que pedem pra ser abordados. Apreender entorpecentes é dar segurança aos alunos.
Veja que desencontro de ideias e falta de lógica. O autor afirma que “A prisão causou protestos, quebra-quebra e a ocupação de prédios da administração.” Ocorre que usuário não pode ser preso, e não foi.
Quem se submete ao achaque é tão corrupto quanto o policial que pede ou aceita dinheiro.
Mudar de assunto e falar da polícia rodoviária não justifica o crime cometido pelo portador de drogas. Quem diz que isso é crime é a lei, ou seja, a sociedade, e não o policial corrupto.
Dizer que “se acha algo, extorsão na certa” é mostrar que desconhece os fatos. Não se trata de mera generalização.
A força policial não está “perdendo tempo com usuários comuns”. A única coisa eficaz no combate à droga é a repressão ao uso. Traficante não se intimida. É substituído. Usuários comuns têm medinho e uma família que ameaça.
Não foram “alguns” que defenderam a ação da polícia. Foi a maioria, que quer estudar.
A sua análise antijurídica da lei 11.343 é risível. Contrariando o título você fala no “crime de porte de substância entorpecente para uso próprio”.
O mais engraçado de tudo, pela novidade do doutrinador leigo é o trecho “Se o artigo 28 não prevê pena de detenção ou reclusão, está descriminalizada a conduta do porte de entorpecentes para uso próprio.”
O jurista Luiz Flávio Gomes precisa entender que atualmente há outros crimes para os quais não cabe prisão.
Não é a polícia que considera o ato como crime. São os Juízes, Promotores e Legisladores, que por acaso fizeram a lei. E a base deles é a Constituição, que não tem uma definição como a que Luiz Flávio deu.
malandro esse maconheiro ai né? ou ele fumou um e nao consegue interpretar algo tao basico, a lei reduziu a pena nao discriminalizou, e vc acha q ele fumou um e leu a lei ou ele fez de malandragem???
fumar não é problema. a policia finge que não tem mais o que fazer pra ficar aporrinhando. tem que fazer vista grossa sim e ir cuidar do que importa. gambé é lacaio, não algoz
maconheiros fdps… tem tudo que ir pra cadeia…
E como fazer para que os jovens prestem serviços a comunidade ou até mesmo participem de programas educativos?
Acredito que eh necessário leva-los a delegacia de qualquer forma, não? Não eh prisão!
Então os jovens não foram presos, tanto q horas depois estavam soltos.
O problema não é portar ou fumar, danem se.
O problema é fomentar o trafico, sustentar os traficantes que sempre estão associados a violência e crime.
Acredito que devemos lutar para limpar o Campus dos traficantes.
E tem ate alunos que são “mulas” de traficantes.
Este é o problema.
Então Marcelo,maconha pode,? Craque também pode? e cocaina também?Todos devem entender que as drogas está ao seu lado e bem mais proxima do que imagina,reza a lenda que toda esquina a uma biqueira.Aqui na escola onde sou professor, a juventude esperta, já fala na U.S.P la vai liberar geral,quem sabe não seja, um bom motivo para se estudar por la. Ao politizar o debate não deveria ser feito,por motivos pifios.Marcelo estudou na Unicamp e na republica onde morava rolava solto um beck de primeira,deu no que deu.Estudou na faixa oriundo de boas escolas de primeiro e segundo grau. Como todo bom burgues bem alimentado,se faz do uso da lei,da lei que interessa, para compreender o que vale a pena.Esta tão distante da realidade e mais longe ainda que bons exemplos valem mais que muitas palavras.
Itaquera/Brasil
A abordagem da PM aconteceu depois de uma denúncia.
A PM não poderia deixar de abordar com uma denúncia, pois seria PREVARICAÇÃO.
E existem muitas informações que a denúncia foi feita pelos próprios alunos que hoje estão presos, pois como eles mesmos dizem, querem desencadear a REVOLUÇÃO. (!!!)
Existem cartazes pela USP ainda colados que convocavam alunos para assembleias contra a PM de ANTES do acontecido no dia 27/out. Dia 19/out, por coincidência (?) foi uma dessas assembleias organizadas pelo PCO, no vão da História. E visavam combater a PM no campus.
Errado. (?)
A Lei 11.343/06, que entrou em vigor em 2006, revogou a n° 6.368/76 e instituiu novas normas reguladoras quanto à posse de tóxicos (artigo 28).
O CRIME de porte de substância entorpecente para uso próprio não impõe mais pena de detenção ou reclusão. As sanções previstas são de cunho sócio educativo, como prestação de serviços e admoestação verbal.
CERTO, É CRIME, e você tem que ser acompanhado à uma delegacia, eles vão abrir o processo para que as sanções sejam tomadas, você vai pra casa, e depois cumpre o que deve.
Manipulação de todos os lados hein, informação?
Perseguir o usuário, é o mesmo que enxugar gelo!
Um usuário q é capaz de passar em um vestibular na usp não é nenhuma besta desavisada. Provavelmente já teve a oportunidade de largar o vício pela via do bem… então, sobrou a outra via.
Acho merecido.
Na FFLCH entra qualquer um. Se você escorregar na entrada, pode estudar lá. Seu argumento, Luciana, não tem validade. Procure nos demais cursos para ver quantos maconheiros você encontra…
responder este comentário denunciar abusoLá vem o papo de maconheiro e cheirador
Para quem não é da area juridica, pode parecer verdade absoluta uma determinada ideia contruida por jurista, a partir de argumento bem articulados. Contudo, muitas das ideias bem montadas são poucos aceitas dentro da comunidade jurifica, que tem um entendimento diferente, muitas vezes oriundo de estudos academicos e até da aplicação da lei na esfera real. Dizer categoricamente que fumar maconha não é crime, baseado no entendimento de UM jurista com um visão interessante, não faz na pratica essa ideia ser verdadeira – ainda, ao menos.
Sinceramente acho que isto tudo é uma pura falta do que fazer. A maconha é uma droga entorpecente, que tem seu uso recreativo liberado. Otimo.
A USP, a UFRJ e outras faculdades são instituições públicas, financiadas com dinheiro de todos e simplesmente não podem virar um habitat rastafari de festas e uso de maconha, pó outra merda qq.
Estudei na UFRJ e realmente é uma pena a merda de formação que é dada lá, todo dia tem festa, chopada, maconha, sexo, e às vezes aula.
Será que um aluno que deu um 2 está realmente apto a aprender qq coisa.
Será que este ser agraciado em poder receber cerca de R$50.000,00 de investimento público tem que realmente fumar maconha no campus.
Será que não deveria ter sido tratado educadamente pela policia, com ações sócio educativas, etc e ter sido expulso da faculdade, para permitir que alguem que não tem grana possa realmente estudar.
Não sou contra o uso de maconha, ou qq porra mas sou contra o uso em momentos errados, eu realmente ficaria meio puto se tivesse que operar minha próstata e o médico fumasse um antes da cirurgia.
Em tempo, sim fumar é um vício e tem que ser tratado como tal. Ainda é proibida a venda, o consumo favorece o tráfico que favorece a violencia, será que o pobre coitado do usuario recreativo não pode viver sem a maconha, faz muita falta assim?
PAU NOS MACONHEIROS E NOS ARTICULISTAS DO MOBRAL JORNALISTICO!!! rsrsrrs
O problema não é a PM no Campus, é como a PM está atuando no Campus…
Achei o trecho do texto sobre a PM na USP nesse blog interessante: “O primeiro, aconteceu com um estudante do meu curso, negro. No final da aula, ele saiu para o estacionamento e notou que tinha esquecido o celular. Quando voltou para a sala para buscá-lo foi abordado por um policial. Ele se identificou, apresentando a carteira de estudante e explicou que voltava para buscar o celular. O policial considerou-o suspeito porque caminhava no sentido contrário dos outros estudantes (e talvez também porque era negro e estava na USP) e, por isso, foi submetido a uma vexatória revista na frente dos colegas. O segundo fato, foi a ação de uma policial feminina que deteve duas estudantes homossexuais que se beijavam na hora do intervalo por “atentado ao pudor”….” http://www.gpopai.org/ortellado/
rComo disse o amigo, aqui na UFRJ se colocassem polícia os estudantes iriam agradecer, mas infelizmente a polícia só trabalha para o poder e não para a população…
Crime é todo ato ou omissão passível de pena (e não prisão) nas palavras do Rubens Paiva ” O crime de porte de substância entorpecente para uso próprio não impõe mais pena de detenção ou reclusão. As sanções previstas são de cunho sócio educativo, como prestação de serviços e admoestação verbal.” Ou seja, esse CRIME não é mais apenado com prisão, mas continua crime, tanto que ainda é chamado CRIME de porte de drogas. Quanto a questão do uso em instituições de ensino, lembre-se que até bebida alcoólica é proibida de ser vendida e consumida nesses ambientes, o que dirá drogas ilícitas. Cada coisa tem seu lugar e hora, E se você acha que não, tente defecar sobre a mesa de qualquer restaurante durante o expediente e depois exigir direitos!
Sou um grande admirador de seu trabalho, mas como Policial Militar, Bacharel em Direito, e Pós Graduado em Segurança Pública, me sinto forçado e explicar por que os estudantes foram “presos”. Primeiro a lei descriminalizou a conduta do usuário, mas manteve o crime de “porte”, já que a substancia é proibida, portanto quem a carrega está em flagrante delito. Segundo, quem determina se a pessoa que porta, está portando apenas para consumo, não é o agente de rua, seja PM, Guarda Municipal, ou até mesmo policial civil, é quem a legislação convencionou chamar de autoridade policial, o Sr. Delegado de Polícia, ou seja, cabe ao agente de rua, seja qual for, ao tomar conhecimento de possível crime, encaminhar, envolvidos, testemunhas, objetos e evidências até a mencionada autoridade, que dai então decidirá, se o fato é típico ou não, ou seja, se existe crime ou não. Exatamente o que aconteceu, tudo como determina a lei, se esta é idiota, confusa, contraditória ou não, não é culpa da PM, não é a PM que faz as lei, ela apenas fiscaliza sua aplicação, e para fazer bem este serviço, somos os primeiros a ser avisados, e “verdadeiros criminosos” é hipocrisia de gente que não gosta de ser tratado igual aos outros.
Pois a PM é isenta de vícios e tem sempre razão…
responder este comentário denunciar abusoNão é crime. Mas é ILEGAL, tanto que há apenamentos (brandos, mas os há).
E aquela galerinha se sente sim, acima da lei – inclusive a deles próprios, pois desrespeitaram uma decisão de assembléia.
Estado democrático de direito só no papel, né… Um estado em que existem tribunais de rua, vc não encontra 1 PRESO QUE SEJA RICO e dificilmente uma rico que não deveria estar preso… Me desculpa, mas vejos que estamos muito longe de ser de fato um estado democrático de direito…
Como a opinião do outro dói…
“a leitura é rebelde e vagabunda”.
nao se eskeça q sao os usuarios comuns q financiam os traficantes……, uma coisa nao existe sem a outra….rsrsrsr
Na realidade é crime, o que a lei não prevê é tempo de cadeia.
Varias são os métodos de penalizar alguem, e cadeia não é p unico.
esse artigo preve uma “pena” para o usuario, portanto sim é considerado crime.
Se a maconha fosse liberada, vendida na padaria, acabaria com o tráfico e com essa discussão sem fim e sem solução. Caberia aos pais e à sociedade orientar as pessoas sobre os possíveis riscos de consumi-la, como acontece com o cigarro e o álcool. Sem moralismo, com objetividade.
É…Muito bonito. Isso na terra de Alice talvez funcione.
Quando você tiver uma filha pequena e um cidadão fumar
maconha no andar abaixo do quarto de sua filha e você
ainda pensar: Que bonito! Vivemos numa terra onde o bom-senso
e a liberdade caminham juntos. Minha filha, de poucos meses, consumindo
a droga sem saber. Que legal….
Caso você não tenha entendido, isso foi uma ironia.
E os pais já não orientam, Legalize?!
responder este comentário denunciar abusoCaro Marcelo, provavelmente nao terei sua resposta por ser vc uma pessoa muito ocupada, inclusive sempre fui seu fã.
Sobre a vaca fria da maconha: crime, contravençao, contra lei o nome realmnet nao importa. O q esta em jogo eh o que eh certo e o q eh errado, Quem quer q a maconha seja liberada ou a heroina ou qq coisa q lhe agrade deve lutar para isso. Porém, atualmente as portas para essas lutas sao diferentes do tempo da ditadura, nao digo faceis, mas diferentes.E incentivar alunos da USP, instituicao na qual faço parte, a ser contra a PM pode nao acabar bem e nao tem valor nenhum democratico. O estranho eh q eu fui parado diversas vezes pela PM e como nada de errado tinha nunca houve problema, nenhum ACHARQUE. Portanto se todas as pessoas de bem fizessem o certo a PM estaria gastando seu tempo com as outras coisas citadas por vc em seu texto. Logico q palavras discordantes faz parte da democracia e se quizer trocar umas passa la no Instituto das Geociencias. Ainda seu Fã. Paulo
Pobre Marcelo, não sabe interpretar um texto.
Há uma tese que afirma que não é crime.
Há muitas outras que afirmam que é crime.
E eu, pobre de mim, já perdi meu tempo uma vez
lendo um de seus livros. Não repetirei mais esse erro.
Na escola onde uma amiga minha leciona,os alunos fizeram uma redação cujo tema era “Drogas”. Muitos alunos mencionaram na redação que se não se importariam em ser maconheiros porque um ex- maconheiro havia se tornado presidente do Brasil e um outro senador pelo PT, logo, isso não seria “empecilho” para o progresso profissional de um ser humano. Pra você ver como são as coisas, que mal exemplo que isso se torna para a nova geração. O maconheiro não é um criminoso na verdade e sim um idiota, fantoche que fica nas mãos do predador ( traficante), que por sua vez alimenta o sistema comandado por grandes criminosos. Se este idiota não fosse tão idiota, não haveria traficante e por sua vez não haveria o grande sistema de tráfico mundial que todo mundo sabe, vai além de plantinhas verdes fofinhas. Quer curtir algo? toma café, que dá gastrite mas não tira a vida de ninguém.
Marcelo,
para escrever — e defender — a quantidade de besteira que você escreve, só posso deduzir que o uso continuado da maconha destruiu seus neurônios. Mais lamentável ainda do que o fato que gerou todo esse debate, é ver que “formadores de opinião”, assim como você, propagam a imbecilidade, o desrespeito às leis. Para escrever o que você escreveu (e publicou, maliciosamente) era preciso ter realmente conhecimento das leis, e não se agarrar à primeira linha que sustentasse seu “argumento”.
Ainda mais nociva do que a ideologia esquerdóide estúpida dos “militantes do movimento estudantil” envolvidos nesse escândalo ridículo, numa atitude que tripudia sobre o ideal coletivo, que pisoteia a constituição, é a publicação desse tipo de material com a qual você gentilmente nos brindou. Apesar de razoavelmente bem escrito (já vi melhores), sua ideia parece não atingir um nível de maturidade suficiente para ser levada em consideração.
Não é o traficante, Marcelo, quem destrói a sociedade; quem a destrói é o usuário, o consumidor final, e a sociedade, agora sim, é quem paga conta, é a sociedade quem aguenta a bomba. Muito “antenado” e “descolado” seu discursinho adolescente, mas de pouco valor e ainda de menor conteúdo.
Se você tem um ranço por conta de acontecimentos que abalaram a SUA história, ok, entendo e respeito. Mas guarde para você o viés político-ideológico e descolado. Nós, que pagamos a conta, não precisamos de mais um incentivando o desrespeito.
E chega.
O cara compra a tese, toscamente generalista, do Capitão Nascimento, e ainda se acha em posição de criticar a posição ideológica dos outros.
responder este comentário denunciar abusoE o dinheiro pago pela droga vai pra onde? Não sei, nunca vi a contabilidade do narcotráfico.
Concordo com seu texto, esses dogmaticos repressores estao se tornando minoria, a nova geracao vem ai e sem dificuldades discutira e transformara o brasil em um lugar mais livre, . fico surpreso como sao a favor da repressao, todas as criticas contra seu texto, essa geracao que conviveu com a ditatura e muitos sofreram com ela , mas hoje tem uma conta bancaria e um salario fixo que lhe dar pseudoseguranca e pronto, qualquer ameaca e discussaoa essa vida estavel nao vale a pena ainda mais se for em cima de conceitos pre estabelecidos que atravessam a igreja, a escola e so sao descutidos mesmo quando ha uma polemica nacional como essa.parabens estudantes da USP vcs sao de grande utilidade para o cenario nacional e que a revolucao venha em cima de ideias que as vezes vem quando estam fumando um baseadinho…. e lembrando a maconha e fumada pelos seres humanos antes de existir brasil , policia e bem sucedidos… isso nao vai mudar em nada pelo contrario quem fuma um pensa mais e consegue respaldo….
[...] na USP? Fora isso, quem quiser fumar, vai continuar fumando de qualquer jeito. Nesse ponto, concordo com Marcelo Rubens Paiva. O que a PM poderia fazer, isso sim, é parar de perder tempo achacando moleques que estão fumando [...]
A proibição e repressão à maconha é uma luta inviável, cara, e sem efeito. É uma guerra perdida. Mais cedo ou mais tarde ela será liberada e as pessoas vão ter que ter bom senso e responsabilidade pessoal sim para lidar com a liberdade. Isso vale também para outras questões. O brasileiro não poderá continuar sendo um povo tutelado, guiado, manipulado pelo Estado e pelas instituições moralistas (e suspeitas) para sempre. Isso não é bonito, é lógico. Evolução natural e inevitável das pessoas, coisas e costumes.
que legal ta liberado entrar no colegio para fumar coisa de maluco vai se catar idiotas…………….
Posse o caralho, prove se o “maconheiro”, na maioria dos casos não está associado ao trafico! … Quer saber, se legalizasse a maconha no Brasil as plantações de soja seriam substituídas (rapidamente) por plantações de maconha; o Estado continuaria a combater o crime, não de trafico de “maconha”, mas de “Contrabando”, como ocorre com o cigarro; Os crimes de furto e roubo iriam aumentar uma vez que o usuário viciado “Pobre” não tendo dinheiro para sustentar seu vicio e acaba cometendo esse tipo de delito; o Estado com certeza teria o problema da saúde pública no mínimo triplicado, pois não consegue dar assistência aos viciados atuais…E quem sofrerá as consequências da “liberação da maconha”?? Como sempre é a sociedade, principalmente aquele cidadão tenta fazer o que é certo… O individuo maconheiro, assim como o alcoólatra justificaria seus erros por meio de seus vícios, não responderiam por DOLO e sim por Culpa, …Lamentável situação, já não basta as conseqüências atuais que as Drogas Licitas acarreta ao mundo?!
Descriminalizando o cultivo e uso, o “usuário pobre” como você citou, não precisaria roubar, uma vez que uma nova lei o permitiria o plantio da erva. Cannabis é qualidade de vida, e era vendida em farmácias aqui no Brasil. Cannabis não vicia, e em casos raros o usuário crônico fica viciado 3% psicologicamente enquanto o café vicia 16 vezes mais.
responder este comentário denunciar abusoÓtimo texto, pena que os comentários são cretinos, mesmo, a ignorância, é um problema grave, estamos caminhando pra um buraco sem fundo.
Vão se preocupar com o Eike Batista, neto de major da SS nazista, porque ninguém fala nada disso ?
Ainda que eu concorde totalmente com a ideia de que Polícia Militar prestaria melhor serviço para a sociedade preocupada com os “verdadeiros criminosos”, não se pode admitir que aqui se ensine errado: a posse de maconha para consumo próprio é crime! É assim que entende o Supremo Tribunal Federal, instância máxima da Justiça brasileira, para quem a despenalização não implica na descriminalização da conduta.
A questão não é mais o ponto de vista, agora a questão faz parte de “enxergar ou não a verdade”. Ser usuário não é crime e nunca deveria ter sido, pois a cannabis é sim cultura e “cura” pra muitas doenças como já provou a ciência.
A questão é política, e não mais de “saúde” como diz o Governo Proibicionista. Proibindo eles ganham dinheiro, descriminalizando eles perdem da indústria farmacêutica, perdem em impostos, e não conseguem mais o “arrego” do tráfico.
Muitos vivem de mitos, eu e multidões (que são taxadas de marginais) querem viver uma cultura, uma verdade, uma ciência.
A Polícia Militar oprime sim, e se sempre vai oprimir, isto esta em seu “sangue”, em seu “treinamento autoritário”. Quantas vezes não vivenciamos o “atirar primeiro e perguntar depois”?
Eu, você e muitos tem a “liberdade” de ser livre, mas é uma “liberdade” tirada pelo Governo Proibicionista que visa o “lucro” a todo o momento, e tem apoio da sociedade cega que “prega” uma moralidade suja e cheia de mitos.
Quem é o criminoso?
http://soytuhermano.blogspot.com/2011/10/quem-e-o-criminoso.html
huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu….
hhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu………………………………………………………♥♥♥♥☻☻☺☺☺♠♠♠♣♣♦♦••◘•◘◘○○○
É incrivel como aquele grupinho numericamente insignificante de bandoleiros, arruaceiros, pichadores e vagabundos mimados conseguiram queimar o filme de todo jovem que protesta (menos os da marcha de jesus) seja por melhorias na faculdade (NÃO foi o caso da usp) ou pelo preço do onibus e acima de tudo pela regulamentação da maconha. Parabens para essa porcentagem insignificante dos alunos da USP, instituição seria e que carece da presença da PM.
Incrivel tambem é que se fale tanto sobre esse grupinho e não se comente a quantidade absurda de policiais enviados para dete-los, quando se prende um bicheiro conhecido, por exemplo, ou mesmo quando se fecha uma boca de fumo, notoria pela violencia envolvida, não se ve nem metade da quantidade de agentes policiais.
uma regulamentação se faz necessaria, é urgente planeja-la e discuti-la
Finalmente , já um começo pra o trafico ter a primeira baixa , vamos agora exigir o mais simples pra acabar de vez com essa violencia desemfreada , pessoas inocentes morrendo por motivo besta , familia sendo disimadas pelo movimento do trafico… Se liberar pra plantar … Quem vai se meter com o traficante ? Tao simples a coisa funcionar … a policia são pra bandidos pessoas perigosas e nao pra pessoas normais como eu e vc …
vejam que estranho…. fumo a mais de 10 anos e faço corridas de ruas a 3 anos ,e a minha ultima corrida fiquei em 29 lugar entre 643 pessoas … Pelo que falam tao mal da erva eu deveria ter ficado lá atras e nao chegar entre os 30, e isso porque tenho 44 anos … um abraço !!!
esses dias ve se pode tava eu fumando meu baseado em casa meu vizinho veio querer bater na minha cara ……onde ja se viu sociedade hipocrita ……so queria fuma um e depois curti minha famila em paz…….meus filhos me amam e nao é por causa de maconha que vao se envergonhar de mim…. so trabalhador e esforçado……….e um salve para a naçao de monheiros……….
2013
2012
2011
2010
2009
Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.
Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.
Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastradoEm instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.
Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.