O cineasta Roman Polanski está enfim preso na SUÍÇA, acusado de estuprar uma garota de 13 anos em 1977 na Califórnia.
Eu e o diretor ALE PRIMO, a pedido da TV-SESC, fizemos um documentário sobre este que foi um dos cineastas mais completos- pai do filme de terror-psicológico [BEBÊ DE ROSEMARY], que trafegou entre a NOUVELLE VAGUE, as experiências de vanguarda e o BLOCKBUSTER.
Seu filme CHINATOWN era um dos preferidos de Paulo Francis.
O documentário se baseia numa rara entrevista de mais de uma hora que POLANSKI deu quando veio ao Brasil. E deixou conosco cópias dos seus primeiros e raros curtas experimentais, realizados ainda na POLÔNIA, e autoriações para exibirmos.
O documentário estará na MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO agora em outubro.
Como roteirista, ao pesquisar tudo sobre o cineasta, me deparei com esse chocante documento: a transcrição detalhada do depoimento da ainda menina SAMANTHA JANE GEIMER no julgamento de 1977.

SAMANTHA AOS 13
De acordo com a garota, Polanski, aos 43 anos, num primeiro encontro, a embebedou com champanhe e depois pediu para ela posar para ele de topless. Com o consentimento da mãe, que via ali uma chance de ajudar a carreira da filha.
Depois, num outro encontro, ele convidou a modelo e candidata a atriz para conhecer a casa do ator Jack Nicholson, em Los Angeles, e tomarem um banho juntos numa jacuzzi.
Lá, segundo o forte e detalhado depoimento da vítima, apesar dos protestos, Polanski fez sexo oral nela e depois a penetrou. Ele perguntou se ela tomava pílulas. Como a resposta foi negativa, ele “introduziu seu pênis no ânus dela”, segundo a transcrição.
JULGAMENTO DE POLANSKI
Polanski se declarou culpado diante do juiz. Ficou mais de 40 dias preso e pagou fiança.
Foi julgado, condenado e, horas antes de ser conduzido à prisão, fugiu dos EUA, para aonde nunca mais voltou- nem para receber o OSCAR pelo filme O PIANISTA.
Aqui estão trechos traduzidos [por mim] do depoimento da menina diante do júri. A íntegra em inglês e o documento original transcrito do tribunal encontram-se neste site:
http://geekslovesex.com/roman-polanski-u…
O POVO DO ESTADO DA CALIFÓRNIA CONTRA ROMAN RAYMOND POLANSKI. QUINTA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 1977.
P. Samantha, quantos anos você tem?
R. 13.
P. Você mora com sua mãe e irmã em Woodland Hills?
R. É.
P. Por favor responda sim ou não.
R. Sim.
P. Em 13 de fevereiro de 1977, você encontrou Roman Polanski na residência dele?
R. Sim.
P. O sr. Polanski indicou que queria fotografá-la?
R. Sim. Ele me mostrou a Vogue que ele tinha feito e me perguntou se eu queria ser fotografada.
P. Você já tinha o encontrado na residência dele antes?
R. Sim.
P. O que você fez?
R. Eu tirei a minha camisa.
P. Você falou para a sua mãe que vocês tiraram fotografias de topless?
R. Não.
P. Na casa de Jack Nicholson, em algum momento, o sr. Polanski ofereceu bebidas?
R. Sim, eu disse que estava com sede. Fomos para a cozinha e abrimos a geladeira, tinha suco, cocas, vinho. Ele pegou uma garrafa de champanhe. E perguntou se deveria abrir. Eu disse que tudo bem.
P. O que aconteceu depois que ele abriu?
R. Ele encheu as taças.
P. Você bebeu?
R. Sim.
P. Quanto?
R. Não tenho ideia.
P. O sr. Polanski tirou fotos?
R. Sim.
P. Quando você estava com a taça na mão?
R. Não.
P. Você tirou a sua camisa ou foi o sr. Polanski?
R. Eu tirei.
P. Por que ele requisitou ou foi por vontade própria?
R. Porque ele pediu.
P. Você posou?
R. Sim.
P. Ele dirigiu as suas poses?
R. Sim.
P. O que aconteceu depois?
R. Ele foi me mostrar a jacuzzi do Jack Nicholson.
P. O que aconteceu depois?
R. Ele disse que queria tirar umas fotos minhas dentro.
P. A que horas você tirou a sua roupa?
R. Eu tirei pouco antes de entrar na jacuzzi.
P. Por que você tirou?
R. Porque eu não queria entrar na jacuzzi com ela.
P. O que aconteceu quando você entrou na jacuzzi?
R. Ele tirou fotos.
P. Em algum momento ele parou de tirar fotos?
R. Sim.
P. O que ele fez depois?
R. Disse que iria entrar nela.
P. Ele estava vestindo alguma coisa?
R. Não.
P. O que ele fez quando entrou?
R. Ele ficou na parte mais funda.
P. E você?
R. Fui para o outro lado.
P. O que aconteceu depois?
R. Ele ficou me chamando. Eu dizia, não, quero sair. Ele dizia, vem cá só um segundo. Então eu fui. Então ele perguntou se eu não me sentia melhor. Então eu saí.
P. O que você fez depois?
R. Me enrolei numa toalha.
P. O que você fez quando ele disse para irem para o quarto?
R. Eu estava pensando que era melhor eu ir embora, porque eu estava com medo. Então, fui lá e me sentei no colchão.
P. Do que você tinha medo?
R. Dele.
P. Mesmo assim você foi lá e se sentou no colchão.
R. Sim.
P. O que aconteceu quando você se sentou?
R. Ele se sentou atrás de mim perguntou se estava tudo bem.
P. O que você respondeu?
R. Que não.
P. E o que ele disse?
R. Que eu ia ficar melhor. Mas eu disse que queria ir embora. Então ele me abraçou e me beijou. Eu dizia, não, fique longe. Mas eu tinha medo dele, porque só estávamos nós dois lá.
P. O que ele fez depois?
R. Ele colocou a boca na minha vagina. Ficou lambendo, e eu estava prestes a chorar, eu estava tipo, “não, pare”, mas eu estava com medo.
P. E o que ele dizia?
R. Não me lembro, ele dizia coisas, mas eu não escutava.
P. Quanto tempo ele ficou com a boca na sua vagina?
R. Poucos minutos.
P. O que aconteceu depois?
R. Ele começou a me penetrar.
P. O que você quer dizer com “penetrar”?
R. Ele colocou o seu pênis na minha vagina.
P. O que você disse para ele?
R. Eu apenas murmurava “não, pare”, mas eu não estava lutando contra, porque não tinha para aonde ir.
P. O que ele disse?
R. Ele não me respondeu quando eu disse “não.” Depois, ele perguntou se eu estava fértil. Eu disse que sim. Ele perguntou se eu usava pílulas. Eu disse que não. Então ele me perguntou se queria que ele penetrasse por trás. Eu disse não.
P. Você já tinha se relacionado com outros homens, antes.
R. Sim, duas vezes. Então ele levantou as minhas pernas bem alto e penetrou no meu ânus.
P. O que você quer dizer com “penetrou no meu ânus”?
R. Ele colocou o seu pênis no meu…
P.Você disse alguma coisa pra ele?
R. Não.
P. Você resistiu?
R. Um pouco. Mas não muito.
P. Por quê?
R. Eu estava com medo. Então ele parou.
P. Você acha que ele atingiu o clímax?
R. Sim.
P. Quando você diz isso, é porque acredita que ele chegou ao clímax no seu ânus?
R. Sim. Seu sêmen saiu.
P. Você viu ou sentiu o sêmen?
R. Senti.


SAMANTHA HOJE. PERDOOU
Tem que saber separar o homem e o artista, sua vida e sua obra. Todo mundo erra (ou nao dependendo dos valores de cada um). No caso dele veio à tona por ele fazer o que faz com o talento que faz – it’s a gift and a curse
Porém, sem sombra de dúvidas: “um dos cineastas mais completos- pai do filme de terror-psicológico [BEBÊ DE ROSEMARY], que trafegou entre a NOUVELLE VAGUE, as experiências de vanguarda e o BLOCKBUSTER”.
Tirando o filme CHINATOWN ,
não gosto da obra deste “artista”.
Agora então…
ele que morra na cadeia!
Não gasto meu dinheiro com estupradores de crianças.
Isso não é arte.
É …
Polanski sem dúvida foi insensato, mas como a mãe da então adolescente Samantha Geimer foi deixar que a filha ficasse sozinha em companhia de um homem maduro que já havia pedido à garota que posasse semi-nua para fotografias ? E a menina já havia tido relacionamentos sexuais com outros, ao que ela mesmo revelou. Escorregada do Polanski, mas as circunstâncias que se lhe apresentaram foram um fator inducente muito forte. Agora, vêm os suíços com sua tradicional hipocrisia, querendo tirar uma casquinha da situação para agradar os yankees e desviar os olhos da opinião pública daquele paraíso fiscal onde todos os bandidos e canalhas do mundo guardam suas “economias”…. Fala sério !!!
Uma frase para esse cidadão: Tem que ir pra cadeia!
Queria ver se ele teria feito isso com a filha dele!
E Gabriela, vc tá de brincadeira! Todo mundo erra estuprando meninas de 13 anos?!
Sem comentários!
Realmente, Gabriela, tem que saber separar o homem do artista. Quando não se é a Samanta, como você, claro.
O que o que ele fez é crime, chama-se estupro.
Deve sim ir para a cadeia e pagar.
Sou fã de seus filmes e acho uma pena perder este talento, mas assim é a vida.
Se fosse um anônimo, gostaria de saber se as pessoas ainda sim o defenderiam.
Democracia é isto, todos são iguais e ele errou, pode estar arrependido? pode e deve.
Mas isto não muda nada, ele fez? Que arque com as conseqüências.
Fabien Lerner
Pela riqueza de detalhes, pela quantidade de informações , se nota o objetivo de denegrir a imagem do maior cineasta da atualidade – o que não agrada a setores da sociedade americana. Se há a condenação, que cumpra a sua pena ou que recorra. Mas entrar nos detalhes mais baixos …
Infelicidade de alguém deste jornal que se preste a este tipo de serviço. Ser usado para ojetivos escusos …
Marcelo
O que esta’ sendo julgado nao e’ o talento de Polanski como cineasta.
O fato e’ que fazer sexo com uma garota de 13 anos e’ um crime grave. Um crime dos mais revoltantes que eu posso imaginar. Nao importa se ela o perdoou, continua sendo crime.
O Sr. Polanski e’ um covarde por seduzir, alcolizar e violentar uma crianca e depois fugir e para nao assumir sua responsabilidade. Nao e’ so’ no Brasil que se da’ asilo a criminosos.
Pessoas e “intelectuais” em geral que defendem a liberdade para este Sr pregam a impunidade. Todos temos filhas, sobrinhas, primas. Se ele fosse um desqualificado qualquer todos estavam pregando sua castracao. Mundo hipocrita.
Como foi que uma menina de 13 anos foi parar na casa de um homem de má fama sozinha?
É sabido que muitas mães armam cilada para celebridades para depois extorquir-lhes dinheiro, em Hollywood.
A menina já era mulher antes de ter relações sexuais com Polanski.
Já havia tido relações sexuais com dois homens antes de ter sido ‘estuprada’ por Polanski, como ela mesmo confessou.
Por que a zelosa mãe não deu queixa à polícia desses dois estupros anteriores?
Polanski tem uma casa na Suiça. Por que só agora a Suiça resolveu atender ao pedido de extradição dos EUA de um criminoso americano que morava lá perto de uma delegacia de polícia?
São perguntas que deveriam constar dessa ‘reportagem’.
Nao cabe a nòs julgar. A justiça californiana o puniu. Ele conseguiu escapar e agora hà o direito de pedir asilo ou nào. E a decisào cabe à justiça do paìs hospitante, e deve ser legitimada.
A publicaçào do depoimento de Samantha é de parte. O depoimento do cineasta, inclusive o atual, deveria ser considerado. Nào digo que é culpado ou nào, nem tenho a ousadia de defender-lo o acusa-lo, mas nào entendo a moralidade baixa e a parcialidade do intervento de Paiva. Lamentàvel.
Claro que ele tem que ser condenado e cumprir a pena, afinal ele abusou sexualmente de uma criança de 13 anos… CRIANÇA, … e isso é um fato!
Pedofilo, simplesmente.
Capitalismo e suas manifestações na vida real. Por que ela aceitou todas as suas recomendações ? Tudo foi facilitado para o ocorrido. O que não o exime de culpa. Foi absurdo e covarde tamanha atitude. Deve ser condenado. Porém , por ser judeu, nada vai acontecer. Acreditem.
Tudo estava indo bem no seu comentário até você revelar seu lado anti-semita e preconceituoso.
Ah é seu José? Por ele ser judeu nada vai acontecer? Que conclusão genial!
E o que o gênio tem a dizer sobre a prisão perpétua de Bernie Madoff, responsável pelo maior escandâlo financeiro da história?
De gente estúpida/ignorante/cuzona/filha-da-puta o mundo está cheio. Parabéns José! Você acaba de entrar para este nem tão seleto grupo.
responder este comentário denunciar abusoTudo bem o papo da dicotomia entre o autor e a obra. Não vou deixar de ver um filme do Polanski por causa da condenação e da prisão dele, mas que se existe um mandado de prisão em função de uma condenação definitiva, paciência, pois ninguém está acima da lei (ou deveria estar, certo?). Acho somente que, como ser humano, ele deveria sentir muito pelos danos que causou àquela menina de 13 anos. Só acho ridículo o oba oba pra liberá-lo da cadeia.
Nao há dicotomia entre a obra e a vida pessoal, caro Gilberto; na minha opinião, evidentemente.
Até algum tempo atrás era interessante analisar alguém e suas obras em planos distintos. Pra mim essa dicotomia nunca existiu. Pelo simples fato de que a pessoa, quando recebe reconhecimento/prêmios ou coisa que o valha, não recebe eles de maneira separada. Não dá pra separar algo inseparável. A vida pessoal de todo e qualquer artista está instrinsicamente ligada às suas obras.
O Polanski foi um tremendo diretor nos filmes que dirigiu E (e não MAS) um tremendo filho-da-puta pelo ato cometido. Merece apodrecer na cadeira uns bons 40 anos.
responder este comentário denunciar abusoLá, como aqui, mesmo um réu confesso pode ficar em liberdade com tempo suficiente para fugir.
Seria bom que todos pudessem pagar pelos seus erros logo depois do delito, mesmo a mãe, na ilusão sega de promover a filha e talvez a si mesma. Talvez a exposição desta seja o preço.
Não sei se o tempo diluiu a amargura ou simplesmente é uma postura machista (também nas entranhas de algumas mulheres) que fez esta, hoje, mulher perdoar.
Hoje em algum cantinho, tem uma mãe levando sua filhinha para algum produtor, diretor ou fotógrafo para fazer um ensaio, uma seção de fotos e quem sabe permitir sem “ver” alguma coisa que possa facilitar a entrada da filha no “glamour” do mundo artístico.
A “vítima” foi levada pela mãe e já havia tido relação com outros dois homens… Acho que o caso foi só uma questão de vírgula: “Não, pare” para “Não pare”.
Obviamente deve se separar o homem do artista sim. Porem, sem querer tomar partido, pelo que li do depoimento nao me pareceu que a menina não quisesse.
Nao que isso o isente da culpa…
Todo mundo erra!? Credo! que absurdo. Se um cara qualquer estupra alguém, realmente, a gente se comove mais nem tanto, afinal, quem é ele senão apenas mais um desequilibrado qualquer; contudo, alguém com uma profissão que já chama atenção pelo talento, desculpe, é assustador descobrir o lado negro desta. Certamente oque vai ficar pra estória são seus filmes, porém, é decepcionante perceber o que um ser humano culto é capaz de fazer.
Acho incorreto e totalmente imoral argumentar que devemos separar o homem do artista. Nunca podemos esquecer que ícones em qualquer área do conhecimento (seja artes, esporte, física etc.) servem como modelos para futuras gerações. E considero vil saber que um estuprador servirá como referência no futuro. Não digo aqui que devemos incinerar as obras dele, mas que de forma alguma, também, devemos separar o diretor POLANSKI do estuprador POLANSKI. Cometer erros faz parte sim da natureza humana, mas violentar uma menina faz-nos piores que os animais mais selvagens e mais irracionais. A ética e o respeito a dignidade humana e direitos individuais deve ser respeitada, seja por um diretor de cinema, seja por um político ou por qualquer cidadão.
E tem quem defenda este pedófilo estuprador,
Parabéns pelos esclarecimentos e pela transcrição do depoimento.
Fica bem claro que Polanski é um criminoso e que , ao contrário daqui, nos EUA criminosos são punidos.
O que eu não compreendo é porque tantas pessoas esclarecidas, formadoras de opinião, gente do cinima e da mídia em geral tenta ainda defendê-lo apesar da confissão e de todas as evidências.
Cadeia para os pedófilos!
Parabéns pelo post
Covardão, esse Polanski. Sua soltura pode acenar uma conivência coletiva com estupros e covardias. O que vai incentivar e legitimar mais ainda essas práticas. Trata-se de um homem voltado a demonstrar com perfeição cinematográfica o banditismo, incesto e magia, a ponto de parecerem belos. Seu interior também parece ser assim. Não é um doente mental, não. Ele parece acreditar e quer fazer acreditar na tela que as perversões e a violência, no fundo são inevitáveis e até mesmo boas. Não surpreende que outros “ideólogos do só prazer” admirem a ficção e se voltem a aplicar na realidade.
A competência como artista não pode ser usada.
É, claramente, um caso de pedofilia e assim deve ser tratado.
Então, só porque o cara é um grande cineasta ele pode fazer o que quiser. Nessa época já era um homem feito e fez com a maior naturalidade do mundo, como já estivesse acostumado. Quantas mais outras garotinhas que sonhavam com a ilusão do cinema passaram por suas mãos.
Monstros como ele, têm que ser punido sim independente se ele passou da idade ou se arrependeu. Seu maior arrependimento será se entregar as autoridades e cumprir a pena por um fato horrível como esse que ele cometeu.
Quanta hipocrisia… Só porque o cara é famoso estão defendendo?!?! Ele é um estuprador, pedófilo e como tal deve ser prese, aliás, já foi condenado e fugiu. Ninguém deveria dar um centavo comprando filmes desse canalha. Se fosse com a filha de um desses “defensores” acho que a opinião seria outra, não é? Pouco importa as porcarias de filmes que ele fez, deve pagar pelo que fez, antes tarde do que nunca!!!! Lugar de bandido, estuprador e pedófilo é na CADEIA!
Não tem o porque separar o homem do artista e não pode chamar um estupro de um erro. O Polanski é um monstro e deve ser tratado como tal.
E não sei como vocês valorizam tanto uma pessoa que sua obra para a humanidade é apenas entretendimento.
Tem que separar o homem e o artista, sua vida e sua obra. O artista é um cineasta brilhante, o homem cometeu um crime bárbaro. Deve ser punido, como qualquer outro que tenha feito o mesmo.
Sou totalmente contra um tipo de relacionamento desses, não admito pedofilia acho um dos níveis mais baixos do ser humano.
Nesse caso especifico fico com serias duvidas se a mãe não induziu esse encontro, e também não me pareceu ingênua a menina. Mas nada justifica um homem com mais de 40 anos fazer sexo com uma menina mesmo que ela tivesse pedido.
Uma pessoa que teve estudo não pode nunca se igualar a outra que não tem consciência.
As penas para uma pessoa que teve acesso a educação deveriam no mínimo ser dobradas.
Um grande filho da puta!
Talentoso. Mas mesmo assim, um grande filho da puta.
A Justiça tarda mas não falha. Jamais devemos perdoar um estuprador. Ele merece ficar na cadeia o resto de sua vida. Muitos estão defendendo esse estuprador por ele ser rico e branco. Caso ele fosse negro e pobre garanto que não existiria grupos lutando pela sua libertação. A justiça é e deve ser igual a todos, independente de cor, credo ou posses financeiras.
Curioso defenderem um cineasta declarado culpado, que estuprou uma menina.
E se fosse um padre? Dois pesos, duas medidas?
Ninguém está acima da lei. A sociedade tem regras, que devem ser respeitadas. Bandidos, criminosos de maneira geral devem ser extraditados, sempre que houver necessidade. Independente de acordos, todo país deveria extraditar criminosos. O Brasil, por exemplo, é reincidente em proteger criminosos. A Suiça esta fazendo o certo. Roman Polanski temum talento acima de qualquer dúvida, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não devemos punir apenas os pobres e medíocres.
Fico feliz em saber que a justiça tarda mas não falha mesmo que seja em outro país. Se fosse no Brasil, acredito que o poder do cineastra suplantaria o ocorrido, além do mais, depois de tanto tempo. Sim, de fato todos falhamos, mas há falhas que a sociedade optou por considerar passíveis de pena. Como esse é o caso, que se aplique a lei.
Gostaria de salientar que não estou interessado em polemizar a questão, mas quando vejo este caso e o de alguns outros personagens famosos noto uma tendência de colocá-los acima das leis pelo simples fato de admirarmos seus trabalhos ou feitos.
Mas gostaria de lembrar um principio universal de que todos são iguais perante a lei, inclusive a de Deus.
Ao “relevarmos” as ações do Sr. Polanski estamos abrindo mão de direitos adquiridos a duras penas ao longo de séculos de evolução do sistema de justiça.
Não cabe a mim julgar os fatos, mas pelo menos lembrar a todos que o mesmo é ser humano como todos nós e portanto sujeito as mesmas regras.
Estupro é estupro , seja por um cineasta famoso seja por um bandido.
Ele se declarou culpado mas nao quis cumprir a pena e fugiu
Deve pagar pelo seu erro como tantos pagaram
Se não fosse famoso e não tivesse dinheiro não existiriam tantos defendendo-o
Gabriela, fácil falar quando você nem deve ter a ideia do que é ser estuprada, certo?
Sua declaração é um insulto à condição da mulher.
O legado do artista pode até ficar. Porém, o homem deveria no minimo apodrecer na cadeia.
Marcelo, excelente material e obrigado por deixar cada um tirar suas própria conclusões.
Típico caso de uso do poder para sedução, corrupção de menor e estupro. O Bebe de Rosemary é um excelente filme, mas a humanidade passaria muito bem sem ele. E mais ainda sem pedófilos estupradores. Espero q seja extraditado e passe um tempo na prisão. Nunca é tarde pra pagar o que deve.
Concordo que é necessário separar o homem da obra. Polanski é um grande cineasta e deve ser reconhecido como tal.
Contudo, Polanski deve ser julgado como qualquer um pelo o abominável crime pelo qual é acusado. Em um estado de direito, a justiça tem que ser igual para todos, independemente de sua obra ou passado como artista, político, etc.. Princípio este que é frequentemente esquecido pelo nosso presidente….
Na minha opinião o tempo não deve ser considerado como atenuante. Este homem passou trinta anos fugindo desta ordem de prisão, a revelia da justiça. Merece um julgamento justo e imparcial, mas caso seja considerado culpado, deveria ser condenado a uma pena dura – o estupro de uma menina de 13 anos não deve ser equiparado ao roubo de uma galinha.
É… Li a tradução do depoimento da vitima ainda jovem, o cara era um taradinho de mão cheia mesmo, nos EUA mesmo depois de tantos anos ele será julgado e poderá pegar uma pena muito dura por esse crime, que alias ele o confessou. Igualzinho aqui no Brasil, o sujeito mata, estupra, rouba e toca o terror em todos os sentidos e só basta ficar longe dos fatos por uns 20 à 22 anos e sai totalmente livre de qualquer acusação.
É igualzinho ao Brasil.
E aonde estava a mãe da menina? Pq ela estava sozinha com um estranho? Eu acho que essa mulher deveria ter sido julgada também, pois tanta ganância dos pais pode ter graves consequencias para os filhos. Quer dizer que por que o cara é famoso é de confiança?? Ela (a mãe) é tão culpada quanto o Polansky. E ele deveria pagar o que fez a qq momento.
Nao conheci mulher nenhuma em meus 51 anos de vida que esquecesse um estupro . Podem ate dizer que sim , coisa e tal , mas no intimo ninguem esquece . A lei americana nao prescreve contraria a nossa que ” passa batido ” . Diferencas culturais a parte e o merito da questao , pergunto se fosse sua filha voce perdoaria ? Voce pode ate dizer que sim em nome da setima arte , porem no intimo de quem for o sentimento de invasao nunca vai embora , nunca cessa .
Como disse a Gabriela no comentário acima, precisamos separar o homem do artista. Então, deixemos o “artista” nas telas de cinema e mandemos o “homem” para a cadeia, pois lá é o lugar desse tipo de monstro.
Marcelo, cê quer ver que vão surgir aqui pessoas dizendo que foi a menina a safada da história, que ela gostou do sexo anal porque deixou que fizesse e que a sedução foi consentida. Sabe, tipo aquelas coisas perversas que somente os perversos gostam de apreciar. Polanski tem que ficar na cadeia por um bom tempo e filmar mais um filme: diário de um estuprador na prisão!
Deve ser extraditado e preso, para cumprir a sentença integralmente, e julgado pela fuga também.
Não há diferenças entre o homem comum e o famoso, todos são iguais perante a lei e ao respeito ao próximo.
Sociedade Hipócrita, os que defendem sua soltura, certamente pensariam diferente se fosse com a filha deles.
Que apodreça na cadeia.
Parabéns Marcelo, isso é jornalismo !!
E aonde estava a mãe desta menina enquanto ela se encontrava em um casa estranha com um estranho? Pq ele seria mais confiável por ser uma celebridade? A meu ver a mãe é tão culpada quanto ele com sua ganância desmedida.. Ambos deviam cumprir pena juntos, não se larga uma filha assim.
diga p/ ele ligar p/ o colega woody allen… ele sabe como se livrar dessa enrascada
Esse senhor é um pervertido como todos que tem essas taras por crianças e adolescentes.
Hoje já são chamados garbosamente de “pedófilos”, mas na verdade são tarados da mais baixa espécie.
Esse senhor abusou e se aproveitou do sonho de uma garota e de sua tonta mãe, dando vazão a sua bestialidade.
O fato de ter sido um diretor famoso (hoje já não o é) em nada atenua seu delito. Cadeia, a pão e água, em companhia de outros de sua indole.
Aqui no Brasil (no Brasil!!!), o médico Roger Abdelmassih fez o que fez contra pessoas classes média/alta e, merecidamente, está preso em Tremembé – SP.
Genialidade não gera condição para perdão e consequente impunidade. Polanski tem que pagar pelo seu crime e ponto final.
Acredito que ela já tinha experiencia sexual e sabia o que estava fazendo, só que quando viu que não daria certo o seu sucesso tentou obte-lo de outras formas
O depoimento da garota deixa claro o estupro.
Me inquietou o comentário da Gabriela de que “Todo mundo erra (ou nao dependendo dos valores de cada um)”. Estupro não é simples erro, é crime. Seja ele cometido pelo barbeiro ou pelo cineasta.
Genialidade cinematográfica não exime atitude criminosa.
Infelizmente nem sempre talento e caráter andam juntos. O cineasta é um gênio, o homem Polanski sempre foi um sacana. E só de lembrar dele rasgando o nariz do Nicholson com um canivete em “Chinatown” eu tmbm teria medo do cara. :O
Olá… Este depoimento me parece furado. Em 77, uma garota de 13 anos, que ja tinha tido relações com 2 outros homens antes do cineasta não deve ter sido necessariamente estuprada. Caso ela não quisesse ter nenhuma relação com ele, conseguiria ter sido mais energica e saido do local.
Acho Polanski inocente.
É lamentavel que um homem considerado tão fabuloso pelas suas obras não tenha conseguido o básico … Respeitar outro ser humano!
É como na política brasileira que temos que ouvir e ver a falta de respeito com nossa democracia e nos contentar com discursos dizendo que os políticos são homens que ajudaram a construir a história do país e que não podem ser tratados como criminosos ou como qualquer um.
O cidadão comum é o qualquer um?
Eu sei que é super complicado falar sobre casos de estupro e não fazer um pré-julgamento.
No caso, ela confessa que a mãe queria que ela ficasse famosa e acabou consentindo que ela mantivesse contato com um homem mais velho. De uma forma triste, ela ganhou visibilidade, quando aconteceu e agora, por tê-lo perdoado.
Complicado mesmo…
Mas, homem e artista, ele é incrível.
Por mais que ela tenha perdoado (e existem várias razões para isso), o que ele fez foi seríssimo. Muito grave. Duvido que qualquer um de nós perdoaria, se fosse com uma filha nossa. Ela perdoou por piedade ou por desinteresse, passados tantos anos. Mas isso não tira dele a culpa e nem diminui a gravidade de seu ato. Ainda mais considerando que fugiu ao saber que iria ser sentenciado à prisão. Esquecer o que ele fez é abrir um precedente absurdo para todos aqueles que cometem esse tipo de crime contra a dignidade da criança. A justiça não pode falhar, mesmo que tarde.
Concordo que devemos separar o homem de sua obra, Gabriela. Mas como a comunidade de fãs você comete um erro, ao minimizar um crime só porque admira quem o cometeu.
O que ele cometeu foi um crime, e não um “erro”.
Ao contrário de M. Jackson, houve um julgamento onde as provas conduziram o juri a condenar Polanski. E ele fugiu.
(M. Jackson sim cometeu um erro: confiar que as crianças são puras, e esquecer que elas podem muito bem ter pais inescrupulosos. Ele próprio não teve um pai assim? E por conta disso, não havia provas, e os testemunhos tinham várias discordâncias, etc..)
Então ele é um criminoso. E ao contrário daqui que um assassinato deixa de ser assassinato depois de um tempo (prescreveu), lá um homicídio não vira furto de pirulito só porque passaram-se 20 anos.
Por essa lógica, Hitler DEVE ser perdoado agora que deve estar com seus 100 anos de idade, velhinho, ainda mais com tanta gente dizendo que “holocausto não aconteceu”. Hildebrando Pascoal DEVE ser absolvido agora que tem cabelos brancos, pois o crime devia ser punido há 20 anos atrás.
E se for famoso, e tem dinheiro e influência. é perfeitamente compreensível o crime ser esquecido e perdoado por causa da “contribuição desses cidadãos à sociedade”.
Também é muito justo que criminosos fujam, e saiam impunes.
Tudo isto conduz à todas essas jurisprudências perigosas. Por muito tempo funcionou: fama, influência, poder e dinheiro mantiveram-no afastado das grades.
O que os fãs não estão preocupados com a obra. Polanski não é Lavoisier enfrentando o Terror da Revolução Francesa, onde o novo governo sistematicamente eliminava toda a “cultura anterior e corrupta dos nobres”, ou seja, não cortaram apenas a cabeça de Lavoisier, mas queriam na época destruir todos os livros e descobertas feitas por ele (e outros).
A obra está em segurança, ninguém questiona o valor da filmografia de Polanski. O que está em “perigo” é apenas o homem e nem é perigo mortal, já que não vai dar pena de morte no caso dele. Ao contrário de vários pedófilos que acabam morrendo nas prisões, pois não tem o mesmo privilégio de contar com proteção policial.
concordo que se deve separar o homem do artista.
mas sei la esse depoimento da garota, nao sei se interpretei errado, mas nao me pareceu que foi algo que ela realmente nao queria.
nao que isso o isente da culpa…
“Tem que saber separar o homen e o artista “
Não senhora !!! E se a menina fosse sua Filha ? Por acaso artista é um ser que pode fazer qualquer coisa contra os outros ? Por acaso nazistas que mataram e usaram pessoas par servir de cobaí em medicina, devem ser paupados porque esses senhores fizeram essas atrocidades ha muito tempo ?
Mas porque só agora foi preso, alguns se perguntam… não sei, sinceramente pode ser tanta coisa:
1) algum novato não muito cinéfilo que viu a ordem de prisão e ‘não sabia com quem estava lidando’
2) algum aproveitador que quer fama
3) na onda anti-pedofilia, seria muita hipocrisia deixar ele de lado só porque é famoso.
De novo, não se preocupem com a obra, pois está segura e ninguém vai sair queimando tudo por causa disso. E que independente dos motivos, não foi permitido esquecer um crime só porque passaram-se décadas, quando até a vítima também desistiu.
Independentemente de sua carreira, não deixa de ser um monstro. prisão perpétua pra ele.
Pelo menos não veio para cá, se não já estaria em casa!
E aonde estava a mãe desta menina enquanto ela se encontrava em um casa estranha com um estranho? Pq ele seria mais confiável por ser uma celebridade? A meu ver a mãe é tão culpada quanto ele com sua ganância desmedida.. Ambos deviam cumprir pena juntos, não se larga uma filha assim.
Independente da projeção internacional que tenha, se tudo isto estava em julgamento, ele admitiu a culpa e fugiu, que apodreça na cadeia mesmo. Estuprador, ao meu ver, merece paredão. Se for necessário, podem me chamar que aperto o gatilho com prazer. Lugar de estuprador é embaixo da terra. Cadeia nesse vagabundo!
E aonde estava a mãe desta menina enquanto ela se encontrava em um casa estranha com um estranho? Pq ele seria mais confiável por ser uma celebridade? A meu ver a mãe é tão culpada quanto ele com sua ganância desmedida.. Ambos deviam cumprir pena juntos, não se larga uma filha assim.
As pessoas não podem colocar a imagem do famoso Roman Polanski a frente do criminoso Roman Polanski. Tenho uma filha com essa idade e garanto que minha dor não teria desaparecido se algo parecido tivesse acontecido com ela. O Polanki deve ir para cadeia sim.
Ahhh fala sério…aos 13 anos ja tinha ido pra com com dois homens e vem dizer que ele a estrupou!!
Uma garota que vai á casa de um homem bem mais velho, aceita bebida e topa fazer fotos nua,não é nunhuma santa,pq nessa idade eu ainda brincava de bonecas e não pensava em fazer “playboy” kkk
Infelizmente ela achou o que procurava…o mesmo não acontece com as mulheres que realmente são estupradas,elas não tem a chance de tomar champagne ou banho de jacuze!!!
Deviam de por esse cara em cana aqui no Brasil,
junto com uns negão de 40cm, para penetra-lo.
Engraçado… se fosse um ilustre desconhecido, já estariam pedindo a cabeça do sujeito. Como se trata de Polanski, o diretor badalado das celebridades pseudo-intelectuais, o seu ato verdadeiramente nojento e infame (estuprar uma menina de 13 anos!) é aceitável. De fato, vivemos uma época de inversão de valores, onde a rebeldia infanto-juvenial é incentivada, a futilidade é prestigiada e pseudo-bezerros de ouro (as famosas celebridades) são colocados no pedestal de adoração. Para o “artista”, o que vale é a ruptura de valores! Essa sociedade liberal é realmente o fundo do poço na história da humanidade!
Acredito que ele, independente de ser diretor de cinema, deva pagar pelo crime que cometeu. Se todos erram, todos pagam. Ele não pode ficar impune por um crime só porque é famoso, ou porque faz muito tempo que ocorreu. A justiça é cega para não ver a quem está julgando, pois todos somos iguais perante ela. Será que se fosse a filha do Sr. Sarkozy ele estaria tão empenhado em interceder em favor do famigerado cineasta? Será que Hillary, sempre tão coerente com o discurso feminista, fará algo a favor de Polanski? A garota que foi estuprada perdoou (talvez por querer os holofotes da mídia voltados pra ela), mas com certeza ela não quer que aconteça com os outros o que lhe aconteceu. A justiça tem que ser feita! Antes tarde, do que nunca!
P.S – Sou fá do diretor em questão, mas… separemos o diretor do cidadão.
bom…ele é um ótimo cineasta mas é um estuprador e deve pagar.Acho que para estupradores de menores a pena deve ser a pena de morte.
Bah…quando estardalhaço, a menina já tinha feito sexo com 2 parceiros diferentes antes. Hoje em dia perder a virgindade aos 13 anos é mais normal que comprar pão em padaria, essa moçada esta amadurecendo cada vez mais cedo. Te garanto se tivesse ido pra cama com um piá de 16 anos não teria dado tanto barulho, agora como foi com um homem de mais de 40, ah, aí é estrupador e a garotinha é um poço de credulidade e inocência. Hiporcria dos infernos.
“Escorregada”??Meu caro Bueno, essa é boa!Se ele desse essa “escorregada” com sua filha de 13 anos talvez sua opinião fosse outra…
Agora é hipocrisia prender estuprador.Não sabia…
Olha, sou a favor de castração química ou física para estupradores e pedófilos, mas nesse caso uma pergunta que não quer calar é: o que diabos essa menina acha que ia acontecer se tirasse a roupa dentro da casa de Jack Nicholson!? JACK NICHOLSON, my dear. O cara é selvagem hoje, imaginem naquela época. Aos 13 anos, a guria já tinha transado duas vezes, não era do tipo que pensa em bebês vindos de cegonhas, ou algo religioso. E ela foi entregue pela mãe a essa situação. Teve o que merecia, não muito diferente de qualquer aspirante a modelatriz que se entrega a qualquer um por uma chance. Quer dizer, se a nêga tivesse algum amor próprio não estaria posando de celebridade, com a bunda gorda arrebitada em alguma revista.
E Polanski paga o preço agora, por seus exageros do passado. Ambos culpados, ambos punidos.
Cláudia, como “nao me pareceu que a menina não quisesse” ??? Não tem a menor relevância se a menina queria ou não! Meninas de treze anos são emocionalmente imaturas (coisa que a ciência já mostrou inclusive com a análise de seus cérebros não totalmente desenvolvidos) e não tem a menor condição de decidir nada por si mesmas. Cabe aos adultos protegê-las de si mesmas e dos outros.
Não creio que o Polanski seja um monstro, só é fato que ele cometeu um erro gravíssimo e deve pagar na mesma medida. E a possibilidade da mãe ter jogado a menina para o cara só faz com que ela seja igualmente culpada e em nada diminui a culpa dele.
E tata e Marcelo, que conversa é essa? Se vocês acham que meninas que são precocemente sexualmente ativas estão liberadas para adultos fazerem o que quiserem com elas, vocês precisam seriamente rever seus conceitos!
láudia, como “nao me pareceu que a menina não quisesse” ??? Não tem a menor relevância se a menina queria ou não! Meninas de treze anos são emocionalmente imaturas (coisa que a ciência já mostrou inclusive com a análise de seus cérebros não totalmente desenvolvidos) e não tem a menor condição de decidir nada por si mesmas. Cabe aos adultos protegê-las de si mesmas e dos outros.
Não creio que o Polanski seja um monstro, só é fato que ele cometeu um erro gravíssimo e deve pagar na mesma medida. E a possibilidade da mãe ter jogado a menina para o cara só faz com que ela seja igualmente culpada e em nada diminui a culpa dele.
E tata e Marcelo, que conversa é essa? Se vocês acham que meninas que são precocemente sexualmente ativas estão liberadas para adultos fazerem o que quiserem com elas, vocês precisam seriamente rever seus conceitos!
Cláudia, como “nao me pareceu que a menina não quisesse” ??? Não tem a menor relevância se a menina queria ou não! Meninas de treze anos são emocionalmente imaturas (coisa que a ciência já mostrou inclusive com a análise de seus cérebros não totalmente desenvolvidos) e não tem a menor condição de decidir nada por si mesmas. Cabe aos adultos protegê-las de si mesmas e dos outros.
Não creio que o Polanski seja um monstro, só é fato que ele cometeu um erro gravíssimo e deve pagar na mesma medida. E a possibilidade da mãe ter jogado a menina para o cara só faz com que ela seja igualmente culpada e em nada diminui a culpa dele.
E tata e Marcelo, que conversa é essa? Se vocês acham que meninas que são precocemente sexualmente ativas estão liberadas para adultos fazerem o que quiserem com elas, vocês precisam seriamente rever seus conceitos!
Não sou tão sábio como os que fazem comentários. Me abstenho de julgar.
Percebo que existiu uma revelação, por parte da própria Samantha, de que, anterior a Polanski, existiram relações com outros homens. A meu ver, são tanto ou mais criminosos que Roman, já que, a vítima tinha menos idade, fator agravante desse tipo de crime. Não vejo qualquer menção de revolta contra as relações anteriores. É injustificável o fato em si, mas, só pelo fato de se tratar de um diretor famoso, não devemos evidenciar essa conduta, desprezando as demais.
Olá Marcelo,
Acredito que Roman Polanski poderia estar ainda traumatizado com o caso que aconteceu com a esposa dele e o Charles Manson em 69. Caso este que deixou marcas pela sua vida toda. Acho que o apoio de psicólogos poderia ter ajudado muito a vida dele.
Peguei esta parte no Wikipédia
Em 9 de agosto de 1969, um grupo de seguidores de Manson invadiu a casa de Roman Polanski, em Cielo Drive, 10050, Bel Air, assassinando sua esposa Sharon — que estava grávida — e mais quatro amigos do casal. As vítimas foram baleadas, esfaqueadas e espancadas até a morte, e o sangue delas foi usado para escrever mensagens nas paredes. Em uma delas foi escrito Pigs (“porcos”, em inglês). Na noite seguinte, o mesmo grupo invadiu a casa de Rosemary e Leno LaBianca, matando os dois. As mensagens escritas na parede da casa com o sangue das vítimas foram “Helter Skelter”, “Death to pigs” e “Rising”. Os assassinatos de Sharon , seus amigos e do casal LaBianca pela “Família Manson”, ficaram conhecidos como o Caso Tate-LaBianca.
abraços
adriano siqueira
“Homem lobo do homem”; no caso especifico, lobo da chapeuzinho vermelho.
História sem final feliz!
Só mais um breve comentário. esse caso foi descoberto e quantos outros estupros dele nao apareceram, pois com certeza ele tinha motivos ou vivencia para saber que nao seria descoberto.
a mae da menina deveria ser apedrejada em praça publica como exemplo e olhe que sou totalmente contra a esse tipo de retalizções visto que quem pratica é tao culpado quanto!
primeiramente não estamos falando do artista e sim de um homem que fez o que fez…embora acho que ele tenha culpa, afinal de contas caçamba ele insistiu com a menina ,ele é mais experiente que ela …mas também não acho ela nada inocente…menina de treze anos apenas ,mas sabia exatamente o que fazia ali naquele momento ela não parrece nada burra…não é mais virgem e pelo que vimos ela ja havia tranzado antes portanto ela realmente sabia o que fazia e o que ele queria e a mãe da menina tambem …ou seja nessa historia ambos são inocentes e culpados.
também quero deixar aqui embora não tenha nada a ver com a materia a minha admiração pelo trabalho de marcelo rubens paiva parabéns pela bela historia de vida e pelos livros alucinantes que escreve valeu!!!!!!!
Pergunta:
Os outros dois homens que, foram pra cama com ela foram processados e presos?
Ou só sobrou pro mais famoso?
Ah! Outra pergunta:
E mãe dessa, que um dia foi uma criança de 13 anos? Justificou-se, porque deixou uma tão pura garota ir a uma festa regada a sexo, drogas e espero eu ,Rock Roll ??
Pergunta que não quer calar: e o Jack Nicholson nessa história, hein?
A única mancada da revista é dizer que a mulher, ao pé da letra, “colocou o escândalo sexual de Polanski atrás.”
Não dá pra julgar, mas tb não se pode duvidar. Nunca conhecemos as pessoas, 100%
Na época ele confessou, mas essa menina (e a mãe dela tb), deveriam ter certas idéias mau intencionadas, tb.
Marcelo, um abraço pra vc.
Não me parece , sobremaneira, por mais que seja uma transcrição que as palavras da então, menina , sejam de uma vítima de estupro. Não estou aqui querendo defender o artista. Mas penso que a menina ali estava pelos apelos inerentes da idade e sabia o que poderia ocorrer haja vista que não era mais virgem, Polanski agiu , erroneamente, por instinto sexual quando deveria ser racional e a mãe foi omissa e oportunista.
concordo plenamente com o João Nunes. Eu não diria mais.
o erro é inegável, mas como diria minha velha avó: a ocasião faz o ladrão.
Boa argumentaçao Benê, os dois homens anteriores que fizeram sexo com ela naturalmente são santos né. O único “filho-do-demo” que merece o sofrimento eterno é o Roman (sic). A propria mulher hoje em dia (que pra mim não me parece em nada psicologicamente afetada pelo evento) já falou pra esquecerem o assunto e que não tá mais nem ai pro coitado.
E pela mor, hoje em dia menina de 13 anos o que estão fazendo com seus namorados, no mínimo, é sexo, ainda mais com pais tão ausentes hoje em dia. O dia que tiver uma filha e quiser fazer sexo aos 13 anos, só vou dizer o seguinte, exija camisinha minha filha! Saiam da bolha voces que pararam no tempo.
Um excelente cineasta que estuprou uma menina de 13 anos.
Ela não havia sido estuprada antes. Nas suas duas relações anteriores, ela consentiu em fazer sexo. Com ele, não houve consentimento. Ele errou e tem que pagar pelo seu erro, sim.
Ah! Mais uma pergunta:
Mallu Magalhães e Marcelo Camelo.
Com autorização dos pais deixa de ser pedofilia pra ser um caso de amor?
O que diabos a legislação diz sobre isso ?
Só por curiosidade: os dois rapazes que mantiveram relações carnais com a mocinha antes de Polanski forma processados? Pois até onde sei, o crime é o mesmo, pois a jovem tinha 13 anos ou ainda menos…
Voces ke tem filhas de 12, 13, 14, 15,16 perguntem, se tiverem koragem, se elas ainda são virgens , e kaso não forem, perguntem a idade dos desvirginadores: A MAIORIA TEM MAIS DE 18 ANOS !!!PORKE ISSO ?
PORKE ELAS KEREM ALGUEM KOM MAIS EXPERIENCIA, PRA FIKAR NA SUA MEMORIA DE MULHER!!! ESSA É A VERDADE NUA E KRUA E PONTO FINAL !!! E NÃO PIRRALHOS DE SUAS IDADES !!!!
Voces ke tem filhas de 12, 13, 14, 15,16 perguntem, se tiverem koragem, se elas ainda são virgens , e kaso não forem, perguntem a idade dos desvirginadores: A MAIORIA TEM MAIS DE 18 ANOS !!!PORKE ISSO ?
PORKE ELAS KEREM ALGUEM KOM MAIS EXPERIENCIA, PRA FIKAR NA SUA MEMORIA DE MULHER!!! ESSA É A VERDADE NUA E KRUA E PONTO FINAL !!! E NÃO PIRRALHOS DE SUAS IDADES !!!!
Villan das 10:24: Desde quando o fato da menina não ser mais virgem desconfigura o estupro?
Ontem, ao dar a notícia, o Estadão se referiu à vitima como “uma jovem de 13 anos”. Não é uma jovem, não! É uma adolescente, uma MENINA! Como o estuprador é um famoso cineasta, queridinho dos intelectualóides, a menina vira jovem. Mas quando é um cavalão favelado de 17 anos que pratica um crime hediondo, os ‘politicamente corretos’ logo o tratam como ‘adolescente’ e ‘vítima social’.
Polanski estuprou a menina, ele mesmo admitiu a culpa antes de fugir dos EUA. Mas os ‘intelectuais’ ‘artistas’ e ‘celebridades’ da cabeça oca vão acusar o moralismo americano como origem da ‘perseguiçao’ ao gênio da 7ª arte.
Duvido que uma moça de 13 anos não saiba o que está fazendo quando vai pra cama com alguém. Quem fica apontando o dedo e dizendo “monstro”, “estuprador”, “pedófilo” etc, é porque tem vontade de sair catando tudo quando é menininha por aí. Como não pode por causa do moralismo e da patrulha social judaico-cristã hipócrita, aí aponta o dedo.
Freud tem algum artigo sobre isso em suas obras completas, pode apostar.
Ressalto: uma coisa é sexo com crianças — de seis, oito, dois ou dez anos. Isso é crime e deve ser punido. Mas transar com uma garota de 13 tem que ser bem estudado, bem avaliado, bem investigado. Às vezes, garotos ou garotas dessa idade sabem mais de sexo do que seus próprios pais.
Cenas e acontecimentos perfeitamente corriqueiros no mundo da poderosa indústria cinematográfica norte-americana.
No livro “O Poderoso Chefão”, que já tem décadas, o escritor Mário Puzo narra uma situação semelhante onde a menininha, ainda de pernas bambas pelo uso intensivo de seu corpo, sai da mansão de um poderoso produtor de cinema, devidamente acompanhada pela mãe. É só ler no best-seller.
Às vezes, eles são denunciados. Às vezes, não.
No caso do incensado Polanski deve ser uma daquelas ocasiões em que a justiça tarda mas não falha.
E assim caminha a humanidade.
Acabei de ler Feliz Ano Velho. AMEI!!! Você pode seu e-mail do Estadão porque eu gostaria muito de falar sobre as minhas impressões.
Obrigada!
sr José Luiz, vc só pode ser ignorante mesmo p/ escrever isso: “Porém , por ser judeu, nada vai acontecer”. Não tem idéia do que está dizendo…
Aliás, o crime do preconceito é tão ou mais grave do que o “estupro” de Polanski.
Mesmo que a garota tivesse tido relação sexual anterior com outro homem,
Mesmo que a garota tenha sido “safada”,
Mesmo que a garota tenha tido oportunidade de gritar por “socorro” ou fugir,
Mesmo que a garota tenha sido induzida pela mãe ou outra pessoa para “conquistar” o cineasta,
Mesmo que o sexo tenha ou não sido consentido,
Mesmo que a garota, hoje adulta, tenha perdoado o seu agressor,
Roman Polanski cometeu um crime! Apesar de admitir a culpa, ele deve pagar pelo seu erro. Nada de ficar passando a mão na cabeça do Polanski: “Você errou. Faz tanto tempo que você fez isso. Hoje não precisa ir para a cadeia”. Nada disso, esse pensamento não pode ser colocado em prática. Não importa o tempo decorrido, o cineasta deve ir preso. Caso contrário, a humanidade não vai querer mais lutar pela justiça.
Quanto à mãe da menina, ela também errou. Poderia ser presa também por deixar a filha sozinha, mesmo que o cara seja um artista famoso. A fama não é sinônimo de confiança. Criticam a mãe da menina. Ela não tinha pai?
Parabéns, Marcelo, pelo seu trabalho!
Pô, mantendo certa “isenção” de opinião, Marcelo? Não sou leitor assíduo do blog, mas eu preferia quando você se posicionava mais abertamente sobre assuntos tanto quanto complicados, como naquele post sobre o aborto, por exemplo. Sou fã do cara, mesmo, e achei correta a prisão. Afinal, segundo a garota, ela não queria o ato (ou no fundo queria?), foi forçada. Sensacional esse documento que você disponibilizou.
Alguem ai em cima disse…
“e se fosse sua filha?”
se fosse minha filha estaria em casa comigo, jamais na casa de um estranho tirando fotos nuas…
caso estranho esse…
O Sr. Polanski cometeu crime de estupro e é réu confesso no julgamento do caso. É, de fato, um artista de qualidades indiscutíveis. Mas é também um estuprador.
Caso ele tivesse descido dos morros cariocas ou das favelas paulistanas e praticado exatamente as mesmas ações contra uma mocinha da Barra ou dos Jardins, seu sangue estaria sendo pedido pela população injuriada! No entanto, pessoas em tese inteligentes, no mundo inteiro, clamam por perdão.
Vai ver o Paulo Maluf tinha razão. Ele estuprou, mas pelo menos não matou!
Lamento, mas a moral e a ética é uma só e serve para todos, mesmo artistas iluminados. Se essas pessoas não cumprirem as penas a que forem condenadas, não sei no que pode dar o mundo. Talvez em algo semelhante ao Brasil, onde a justiça serve apenas para os pés rapados. Isso não e correto.
Cadeia para o Sr. Polanski!
ótimo post Marccelo
P/ mim, a questão é essa necessidade da lei em fixar uma idade para a emancipação (intelectal/emocional) e as eventuais injustiças dessa fixação em determinados casos (em razão da época, do meio, da formação, etc.).
Qual é a idade ideal? É delicado e raso fixar um número, que nunca vai estar completamente certo.
MUITA CALMA PARA JULGAR. ANALISEM FATOS E PROVAS PERICIAIS ANTES DE EMITIR OPINIÕES!!!
Segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4th edition, da Associação de Psiquiatras Americanos, uma pessoa é definida como pedófila caso ela cumpra os três quesitos abaixo:
Por um período de ao menos seis meses, a pessoa possui intensa atração sexual, fantasias sexuais ou outros comportamentos de caráter sexual por pessoas menores de 12 anos de idade ou que ainda não tenham entrado na puberdade.
A pessoa decide por realizar seus desejos, seu comportamento é afetado por seus desejos, e/ou tais desejos causam estresse ou dificuldades intra e/ou interpessoais.
A pessoa possui mais do que 12 anos de idade e é no mínimo 5 anos mais velha do que a criança. Este critério não se aplica a indivíduos com 12-13 anos de idade ou mais, envolvidos em um relacionamento amoroso (namoro) com um indivíduo entre 17 e 20 anos de idade ou mais. Haja vista que nesta faixa etária sempre aconteceram e geralmente acontecem diversos relacionamentos entre adolescentes e adultos de idades diferentes. Namoro entre adolescentes e adultos não é considerado pedofilia por especialistas no assunto. (Exemplo: O namoro entre uma adolescente de 14 anos e um jovem de 18 anos)
Note que o ato sexual entre pedófilo e criança não precisa estar presente, e que uma pessoa pode ser considerada clinicamente como pedófila apenas pela presença de fantasias ou desejos sexuais, desde que a dada pessoa cumpra todos os três critérios acima.
A pedofilia não é um crime por si só, e não se caracteriza necessariamente pela presença de ato sexual entre um adulto e menores de idade, ou a criança ter consentimento , e que os abusadores de menores são em sua maioria, não-pedófilos.
Polanski não poderia ser considerado pedofilo porque não se encaixa nos 3 itens acima: a vitima tinha mais de 13 anos e era SEXUALMENTE ATIVA (já havia feito sexo duas vezes). Na historia de Roman Polanski esse foi um fato isolado. Ele não é reincidente nem com essa com com outra vitima.
Além disso, muitas culturas reconhecem pessoas como tornando-se adultas em variadas idades. Por exemplo, a tradição judaica considera como adultos (membros da sociedade) as mulheres aos 12 e os homens aos 13 anos de idade, sendo a cerimônia de transição chamada Bat Mitzvah para as garotas e Bar Mitzvah para os rapazes.
Polanski é JUDEU.
ESTUPRO também poderia ser excluido se considerar que: “Estupro ou violação é a prática não-consensual de conjunção carnal, imposta por meio de violência ou grave ameaça de qualquer natureza, ou ainda imposta contra pessoas incapazes de consentir com o sexo.”
No caso citado, não houve violencia, nem grave ameaça. Quanto a ser “incapaz de consentir sexo”, a vitima era sexualmente ativa e teve varias oportunidades de recuar e sair dali, ao perceber o rumo das coisas. Aos 13 anos, ela já sabia o que era penetração, ejaculação e pilulas anticoncepcionais. Ela propria retirou sua roupa e entrou nua na piscina. Quão ingenua ela era? E a mâe?
A mãe tinha conhecimento de que ela estava sozinha na companhia de um homem de mais de 40 anos.
Ao contrario do que traduziu o Sr Marcelo Paiva, Polanski foi busca-la na casa em que ela morava com a mãe (YOUR HOUSE) varias vezes. ( E não na casa de Polanski, como traduzido)
O mais grave é que crimes sexuais, especialmente envolvendo crianças e jovens, devem correr em segredo de justiça. NINGUEM, nem o Sr Marcelo Paiva, nem a jsutiça americana poderiam divulgar o depoimento da vitima na imprensa.
Alguem está pensando no bem estar da vitima? Alguem aqui acha que vai ajudar a vitima reabrindo a discussão 32 anos depois, quando a vitima reconstruiu sua vida, casada com filhos e vivendo quase que anonimamente, até esta semana?
É IMPORTANTE lembrar que a justiça deve se pautar principalmente por provas periciais, porque a pericia sabe que testemunhas mentem, mas as evidencias não mentem jamais. No exame de corpo de delito não havia provas porque não houve estupro. Se houve sexo, foi consensual.
No caso de crime, a mãe da vitima deveria ser igualmente responsabilizada por negligenciar a filha, já que a mesma autorizou sua filha sair para fazer fotos sozinha com Roman Polanski.
Polanski confessou mediante acordo para ficar 47 dias na prisão. Depois, ao saber que o Juiz manipulou a confissão e iria condená-lo a 50 anos de cadeia ele fugiu dos EUA. Que confissão sobre coação tem valor?
O depoimento da vitima por sua vez deve ser questionado, pois existem evidencias de varios depoimentos de vitimas (menores de idade) que fantasiam situações, principalmente orientados pelos pais gananciosos, ávidos por receber indenizações de celebridades.
Lembrem-se : testemunhas MENTEM, mas as evidencias NÂO MENTEM jamais.
O que o Sr Marcelo R Paiva está fazendo não é jornalismo. Jornalismo deve se ater aos fatos e não emitir opiniões ou induzir à julgamentos. A imprensa não tem poder de julgar. Somente o Juiz ou Juri popular. O que o Sr Marcelo paiva fez é conhecido como “Imprensa Marron”.
Lembrem-se de casos com o da Escola de Base, onde a cruxificação aconteceu pela imprensa. E o caso dos Irmãos Naves? Alguém já ouviu falar?
Depois de raciocinar com imparcialidade qualquer cidadão estaria apto para exercer seu direito de fazer parte de um juri popular, sem ser tendencioso.
jornalismo marrom que vc fez questão de ler até o final e consultar o site que o jornalista marrom indicou. e quem disse que é segredo de justiça? de onde vc tirou isso? e em que momento traduzi que ele fora buscar na casa da mãe? sua arrogância é perturbadora…
Gabriela, Minha qrida…
Vc é quem tem sorte…nunca será estuprada! este tipo de medo vc pode ticar da sua lista.
Afinal todo mundo erra, vc de fato se lembraria disto qdo. qlqr tipo de montro(seja ele cineasta, ou não) te obrigasse a qlqr ato sexual forçado.
Pra mim, o cara nem precisava ser preso…”Capa” ele e pronto…se bem que jogar ele no meio do Tremembé, é bem tentador.
Separar o artista da pessoa é ridiculo, um não existe sem o outro!
O fato do cara ser um puuuuta cineasta – e é – não lhe dá direitos especiais.
Lembro do filme “A dança dos vampiros”, com ele e com a Sharon Tate (linda e gostosíssima), o “Bebê de Rosemary” é ótimo, Chinatown também, o Pianista é sensacional, agora…
o cara estuprou uma menina de 13 anos que, apesar de não parecer boa bisca, era indefesa.
Tenho uma filha pequena, uma sobrinha querida dessa idade…putz…tem mais é que mofar uns anos na cadeia, e lá chegar um negão 4×4 cheio de “amor” pra dar com uma câmera na mão, cheio de sorrisos, e convidá-lo pra tomar uma ducha no xilindró, quem sabe escrever e dirigir filmes por videoconferência?
Te vi no metro no domingo à noite. Quis muito dizer algo e não sabia o que dizer, fico burra na frente de quem admiro
O equivoco na tradução
Original:
On february 13, 1977, did you met Mr Roman Polanski at your residence?
Tradução Do Sr Marcelo Paiva:
P. Em 13 de fevereiro de 1977, você encontrou Roman Polanski na residência dele?
O certo seria:
Em 13 de fevereiro de 1977, você encontrou o Sr Roman Polanski na sua (da vitima) residência?
Caro Sr Marcelo,
Sim, leio até o fim usa coluna (e links) para conhecer o teor dos fatos. Leio até o fim, para emitir opinião. Caso contrario estaria falando de algo que desconheço. Li até o final e conclui que não concordo. Existe algum problema em discordar de sua coluna? Ou aqui só podem comentar leitores que concordam com tudo que o Sr escreve?
Primeiro assisto ao filme pra depois poder dizer se gostei ou não, se concordo ou não. E o mesmo com crônicas, colunas e noticias.
Li o site que o Sr Indicou para completar minha conclusão. Quem trabalha com processos judiciais não pode deixar de ver nada. É habito profissional. Todas as informações, independente da fonte, precisam ser verificadas. Foi assim que li seu blog e os links que nele haviam.
Quanto ao Segredo de Justiça: “Situações como abuso de menores, terrorismo ou criminalizada organizada estão entre as excepções à lei, uma vez que “sempre que o Ministério Público entender que os interesses da investigação ou os direitos dos sujeitos processuais o justifiquem, pode determinar a aplicação (…) do segredo de justiça”, diz o artigo 86º do novo Código de Processo Penal.”
A vitima, por ser uma menina de 13 anos, supostamente (porque ainda não houve condenação) vitima de abuso sexual, deveria ter sua privacidade protegida. Caso contrario, cada etapa do processo se transformaria em outra agressão (desta vez psicologica) contra a vitima. O processo que deveria protege-la acaba por ataca-la emocionalmente. Ou o Sr acha que essa exposição faz bem à vitima. Muitas mulheres vitimas de estupro e abusos sexuais não denunciam por vergonha e constrangimento. Como o sr acredita que a Sra Samantha está no momento, tendo seu depoimento tornado publico 32 anos depois? Ela tem filhos que acessam a internet e já sabem ler.
Não tenho nada pessoal contra o Sr Marcelo, mas não pude deixar de me manifestar diante de tantas opiniões diversas.
Por favor, não se irrite com minha opinião contrária. Acredito que tenho o direito de emitir e manifestar minhas opiniões sem censuras, principalmente aqui, n´O Estado de São Paulo.
vc está usando o código penal brasileiro para um caso da corte americana?
E o Marcelo Camelo com a Malu Magalhães é o q?
ah gente me poupem, isto foi pura jogada de mkt. tá na cara q essa moleca queria dinheiro.
inocente?? inocente somos nós q se deixa enganar. a mina teve relações com DOIS HOMENS antes, estava na casa do cara (e não foi a primeira vez), depois vem dar uma de santa?dinheiro, como muitas mães fazem hoje em dia por fama com filhinhas com carinhas de santas.
eu tenho 40, namoro uma menina de 17. Agora tudo é pedofilia, tem meninas q tem mais cbças q um monte de mulheres descontroladas q conheço.
se ele tivesse 24 seria a mesma coisa? perguntam se fosse minha filha? se fosse minha filha não estaria na casa de um homem sozinha.
E se ela dissesse q estava namorando ele? seria pedofilia?
palhaçada!
Aula de direito no seu blog Marcelo? Tem gente q se acha não é verdade???
Ou essa Wanda é egressa da faculdade…ou deve ter passado por uma experiência parecida e gostado…
Bjos
Marcelo,
que coisa horrorosa, o talento dele vem do que ele próprio ‘respira’?
Será que tem apenas o caso samantha no passado do Polanski?
Por quê?
Há assunto que suscita discussão apaixonada, desesperada; e ação que é bom, nada.
Por quê?
Marcelo Camelo é pedófilo. Malu Magalhães não é só uma adolescente, é uma criança, o q se conversa com uma garota daquela?
Polanski tbm é pedófilo, gente 13 anos?? Façam-me o favor.
O leitor Mauro é pedófilo, cara se toca, q assunto vc tem com uma menina de 17 anos?
Falam sobre a melhor música dos Rebeldes??
Pois é, não evoluímos nada… tem gente aqui que ainda acha que a culpa é da mulher por ter usado decote, mini-saia, por ter dado uma risadinha…
Lembrei de um poema do Mario Quintana chamado Confissões, é algo assim (perdão pela inexatidão): “Qualquer confissão não intermediada pela arte é uma indecência”
Beijos
Claudia
vim parar aqui pelo q vc postou no twitter, estou acompanhando, mas estava sem coragem de postar o q tava pensando e ser malhada kkkk mas, deu para ter uma idéia, e ainda bem q alguns leitores comentaram o q eu queria saber, sobre o caso marcelo camelo e a malu magalhães. tudo bem, a menina disse q gosta e td isto, mas assisti uma entrevista dela no altas horas e fiquei assustada, ela é total infantil. marcelo camelo aparenta ter mais idade q diz, e ela menos do q tem.
e se a menina dissesse q estava namorando o polanski, tomaria essas proporções?
pelo q parece, tiveram um caso, não conseguiu o q queria e foi processar o cara.
de qlquer modo, para mim, ambos são pedófilos (polanski e marcelo camelo) são crianças e eles deveriam ter se situado.
PEDÓFILOS!!
POLANSKI, MARCELO CAMELO, MICHAEL JACKSON, XUXA!! TODOS PEDÓFILOS.
TANTAS MULHERES NO MUNDO QUERENDO “DAR” E VÃO ATRÁS DE MENININHAS? SE LIGUEM!!!
EXISTEM MULHERES PEDÓFILOS (OU PEDÓFILAS?) TBM, A XUXA MESMO.
VÃO ARRUMAR MULHERES DE VERDADE E CRESÇAM, SEUS TARADOS.
Ahãn… até parece que ele forçou alguma coisa.. de boba ela nem a mãe tem nadinha.
Eu fico chocada quando vejo pessoas criminalizando uma vítima de estupro. E fico mais chocada ainda quando é uma mulher quem faz isso. Não basta ser do gênero para entender a causa. Tinha esquecido disso. Você estava lá pra saber? Não importa se ela teve experiências sexuais antes.Mesmo pq não sabemos como essas foram. Podem ter ocorrido de várias formas. Visto que essas experiências sempre marcam pra melhor ou pra pior, eu não acredito que uma menina dessa idade tenha condições da avaliar por si mesma se está apta ao sexo ou não.
responder este comentário denunciar abusoCaro Marcelo,
Sim, usei o código brasileiro, porque estamos falando no Brasil e nossos parâmetros são o que conhecemos do nosso sistema. Se citasse o americano você poderia achar que era arrogância e não quero, de maneira alguma, agredi-lo com minhas opiniões. Os códigos de processos penais de vários países guardam muitas semelhanças entre si e nos EUA também existe segredo de justiça, principalmente para crianças e crimes sexuais.
Realmente precisei ler tudo sobre o caso por questões profissionais e me deparei com seu blog (que foi a primeira vez que li). Não sou arrogante não. Apenas acreditei que poderia esquentar o debate compartilhando tudo o que havia pesquisado sobre o caso. Assim as opiniões poderiam ser mais amplas.
Ah! Faltou incluir a informação que a Sra Samantha já havia processado o Sr Polanski anteriormente, recebido indenização de valor não divulgado e que a própria pediu para retirar as acusações.
Marcelo, sobre meus comentários: “não esquenta a cabeça, senão caspa vira mandiopã”.
e vc acha que esquento, mesmo me acusando de fazer jornalismo marrom? já me falaram coisas piores. foi arrogante a maneira como vc ditou regras, corrigiu traduções, citou leis…
Para a internauta ‘Sonhadora’:
Não estou dando aula de direito pra ninguém. Qualquer pessoa pode ter acesso à informação, de qualquer natureza. O mundo globalizado está aí, a internet está aí. É só ficar atento e ler as informações. Tudo que escrevi está acessível à você também na própria internet.
Não sou egressa de nenhuma faculdade que fiz (4). Tampouco passei por uma experiência parecida (e muito menos teria gostado, como a Sra sugere). Cara Sonhadora, seu comentário é extremamente preconceituoso e sexista.
E a Sra acha que só mulheres são vitimas de abuso sexual? Não. A Lei brasileira mudou e agora crimes de estupro também abrangem o abuso sexual de mulheres contra homens. Sejam crianças ou adultos.
Convivo com historias de pessoas que passaram por isso, nos dois lados (culpados e inocentes). Agora, se sou aluna ou professora de direito? Se sou terapeuta ocupacional, desempregada ou Bancaria? Psicanalista, cineasta ou Jornalista? Funcionaria Publica ou atriz? Solteira ou casada? Negra, loura ? Evangélica ou judia? Mudaria alguma coisa? Certamente não.
Ps: meu nome é Wania e não Wanda.
“Este depoimento me parece furado. Em 77, uma garota de 13 anos, que ja tinha tido relações com 2 outros homens antes do cineasta não deve ter sido necessariamente estuprada.”
Estamos em 2009, eu tenho quase 30 anos e tive vários parceiros sexuais. Se for a casa de um conhecido, tomar umas cervejas com ele e ele me pegar a força não é estupro, é isso? Mulheres com vida sexual ativa não são estupradas? Mulheres não são estupradas por conhecidos em quem confiam? Se o medo/ álcool/ whatever me paralisar e eu não gritar/ fugir, dizer “não” não é o suficiente?
A clara negligência familiar não atenua em nada o que o cara fez. E o que ele fez não diminui o valor de sua obra. E, sim, o Caetano Veloso e o Marcelo Camelo tinham/ tiveram parceiras novinhas. É questionável sim, concordo, mas um relacionamento, que presupõe troca de afeto, cuidado, carinho e etc é muito diferente de embebedar e pegar a força. Colocar tudo no mesmo balaio não é razoável.
Como assim, cara Iara, não podemos colocar no mesmo balaio, Marcelo Camelo, Caetano e comunidade, estamos falando sobre menores não? Ou a pauta é outra agora?
Acha correto uma garota de 13 anos, sozinha em uma casa de um homem de 35 ou 40 anos fazendo sabe-se lá Deus o q?
Acha certo a criança da Malu Magalhães com um cara de 35 anos? Não é a mesma coisa?
Então, vc com 13 anos (não com 30, veja bem) vai á casa de um homem com 40 anos, ele te pede para tirar a roupa e vc com “muito medo” faz tudo q ele pede ao invés de sair correndo?
Seja mais argumentativa e menos “achativa”
Wanda, Wania, vá arrumar marido minha filha, fica dissertando em blogs alheios.
Q chata!
Primeiro: ele é um estuprador, não tem essa, a menina tem 13 anos, ela é o que popularmente nos chamamos de “di menor”, eu cara “DI MAIOR”, não pode fazer sexo com ela, por uma série de razões e ponto final..ela perdoa ele agora poi deve ter tido um enorme in$$$$ENTIVO, ENTENDEM?
SEGUNDO: Ele só fez dois filmes que prestam, não é nem completo nem um grande diretor, o cara não fala nada útil a mais de 30 anos..pelo amor de Deus prendam ele..e poupem o mundo de mais um filme idiota que ele possa fazer como o PIANISTA
TERCEIRO:SERÁ QUE FOI O ÚNICO?Quantas meninas com o sonho de serem modelo e atriaz ele não estruprou?COm certeza muitos pais suiços e franceses estão mais seguros agora que este pedófilo está preso..imaginem o que ele deve ter feito aqui no Brasil..
Quarto: se essa Samantha nesta foto tinha 13 anos, me desculpa esse cara é muito pervertido, muito, conseguir imaginar e querer fazer sexo com esta menina da foto, com um livrinho escolar na mão, tem que sER MUITO PEDÓFILO, HIGH LEVEL!!!!!
PARABENS A LEITORA IARA, voz forte falou tudo que precisava contra machistas idiotas…
Iara, minha querida, estamos falando de meninas de 13 à 17 anos, não de balzacas. Nem tem como comparar VC, uma mulher de 30 anos beber, e uma menina de 13 anos beber, vc (acho) já tem controle de seus atos.
Como disse um camarada aí em cima, tantas mulheres loucas para transar e os caras me enrabicham ninfetas?
São sim, pedófilos, e a Wanda bem citou, não são só homens tarados, há mulheres tbm e muito.
o q um homem quer com uma menina, elas não tem conteúdo, o q se passa na cbça de uns caras destes? leite ninho e danone são caros.
Agora é moda namorar menininhas? Qdo se está na mídia é normal, qdo não são famosos são pedófilos? Bem feito para o Polanski e Marcelo Camelo tinha q ser processado tbm!!
PEDÓFILOS TODOS!
Muito interessante ler os comentarios. As vezes alguns dizem coisas que tu ainda não tinha pensado. mas, barbaridade é ler comentarios apelativos de leitores, alguns brigando entre si, como:
“Deviam de por esse cara em cana….com uns negão de 40cm, para penetra-lo.poe ele na cadeia com um negão” e
“ou deve ter passado por uma experiência parecida e gostado…” e
“vá arrumar marido minha filha’ e
“tanta mulher querendo dar”…
Fica parecendo um BBB…pq os leitores precisam atacar uns aos outros?
Concordo com o texto do Jota Videira e da Wanda. Nos nos cabe julgar.
Mas se a extradição do cara sair, aproveita pra pedir pros Eua devolverem o Pimenta das Neves, ex-chefe do Estadão, que matou a joenalista Sandra (não lembro o sobrenome da guria). Ele está foragido nos Eua, não é? EUA: mandem o Pimenta pra cá, que esse sim já foi condenado
O melhor Polanski fica sempre meio esquecido, O Inquilino. Apavorante.
Também assisti a um curta em que dois homens saiam do mar carregando um armário. Parece que era dele. Bem bacana.
Os anos 70 é que foram do balacobaco. Ou todo o mundo era culpado ou ninguém. Por quê só o Polanski ? Esse caso da menina é estranho. O.J. Simpson fez pior e tá solto. E Michael Jackson ?
Que justiça aquele país pode oferecer, afinal ?
Agora, pra quem passou a infância no gueto de Varsóvia e perdeu a esposa e o bebê pra turma do Charles Manson, acho até que ele é um cara bem tranquilo.
Quanto tempo Rubin Carter ficou na cadeia ?
Se eu tiver que escolher entre Polanski e a justiça americana, não penso duas vezes, fico com o cineasta de Chinatown.
E tem mais !
Polanski o escambau ! Queria ver Michel Temer, Sarney e mais uma cambada de vagabundos desse tipo atrás das grades, inclusive esses que estão esfregando as mãos pra trazer as Olimpíadas pro Rio, isto sim.
Polanski é inocentíssimo ! E já foi perdoado pela moça, que é a única que tem o direito de julgá-lo.
Hipocrisia do cacete, essa nossa e a da Justiça de um país que bombardeia outros pelas razões mais horrorosas.
E , quanto a esse tal Marcelo Camelo, não vejo nada de errado em namorar uma menina, que estaria namorando outro se não estivesse com ele.
Nossas bisavós se casavam com 13 ou 14 anos, e muitas vezes sem qualquer chance de consentimento. Somos descendentes de uma sociedade pedófila, então, seus descendentes de macacos !
Pedofilia é só um nome idiota pra uma coisa que é encarada de diferentes formas em diferentes épocas e culturas. Mais nada.
E essa molecada dormindo nas ruas e sendo abusada e vítima de violência todos os dias, bem na nossa cara ?
Por que não usam a grana das Olimpíadas pra tirar elas das ruas ? Tem grana pra fazer Olimpíada mas não pra salvar algumas centenas de crianças ?
Qual é a prioridade de uma sociedade tão hipócrita ?
Nossa galera quanto preconceito…
nem todas as adolescentes são cabeça oca que curtem rebelde… sem generalizar por favor…
tô chocada com alguns comentarios aqui. entao, se a menina nao era virgem, quer dizer que ela pode ser estuprada? nao ser virgem significa automaticamente se tornar propriedade pública? QUAL É, GENTE. ACORDA! esse cara cometeu um crime!!! Sexo sem consentimento é ESTUPRO! NÃO SIGNIFICA NÃO! E…uma pessoa com 40 anos tem o dever MORAL de não transar com uma de 13. Mesmo se a de 13 quisesse. Se fosse outro mundo, outra sociedade… Mas nessa sociedade machista em que vivemos, não tem como uma relação dessa não ser alguma forma de abuso!
E, pelamor né, não tem como comparar o PORNANSKI IMBECIL E ESSA MENINA com marcelo camelo e malu magalhaes. parem de desviar o assunto do que interessa! foda-se se a mae da menina levou a menina la, a culpa nao é dela, nao é da menina (que hoje em dia ainda deve sofrer com isso, por mais que tenha “perdoado” ele…logico, melhor perdoar e tentar viver, mas nao tem como sabermos se ela superou ou nao….só estando na cabeca dela)…a culpa é TODA do pornanski sem vergonha! nao sao as mulheres que devem ser recatadas, quietas, escondidas! sao os homens que devem parar de acreditar que são consumidos por “impulsos” masculinos e precisam ceder a esses impulsos!
Chocada com o q Senhora M?
Sobre a opinião dos outros ou o furor sobre a questão q lançaram sobre”camelo e malu”.
Polemizou, como tudo no blog do Paiva, mas são coisas q ninguém recorda.
Uma menina ir á casa de um homem é normal e inocente, masssss uma menina, veja bem, uma MENINA, não uma mulher de 30 com um homem de 60, mas uma MENINA de 15 namorar um homem de 35 ou 40 anos é normal?
Bom, hoje em dia brigar com adolescentes é perder a causa, mas não sei como daria com esta situação em casa. Queria ver se fosse filha de vcs, uma criança, namorando um homem feito.
Como não se pode colocar no mesmo “balaio”? Estamos falando sobre o q? injustiça e pedofilia, então não se mistura isto? então não falaremos sobre estupro e injustiças no mundo, ridículo…
Acho q a Malu e o Marcelo Camelo devem mais é ser feliz isto sim, cada um levar sua vida e foda-se os outros.
Polanski deve ir para cadeira elétrica e pronto
Eita, a Tatiane fez uma perguntinha boba de nada e virou um fuzuê kkkkkk
PS. O comercial na TV está muito bom.
Narrador?
bjs
Para Wania
Querida existem várias maneiras de expor opiniões e demonstrar conhecimentos sobre certos assuntos…e uma delas é não ser arrogante se não foi essa sua posição pelo menos foi a impressão q passou.
P.S Não acho q só mulheres sofram com assédio, em nenhum momento disse isto. Talvez seja essa sua suposição sobre a necessidade de esclarecer tão minunciosamente fatos citados por outrem q passe a impressão de arrogância….
Abraços
Sinceramente eu acho o cara muito foda… ele é um otimo diretor. Cometeu o erro de ter feito isso com a mina, que em partes ela também nem se preocupou muito em tentar fugir de alguma maneira… se traduzirmos isso na julventude de hoje ela estaria fazendo um doce…
Além disso se ele não tivesse assumido o “crime” ninguém estaria falando nada. E outra se a mãe dela estava ciente de onde e com quem a filha estava, uma parte do que aconteceu não deixa de ser renposabilidade dela.
“foda-se se a mae da menina levou a menina la, a culpa nao é dela, nao é da menina”
(…)
“a culpa é TODA do pornanski sem vergonha! nao sao as mulheres que devem ser recatadas, quietas, escondidas! sao os homens que devem parar de acreditar que são consumidos por “impulsos” masculinos e precisam ceder a esses impulsos!” (trecho do comentario acima)
hahaha que bom saber disso, quando eu ter minha primeira filha e ela tiver com uns 10 anos eu vou deixar ela com um cara que eu mal conheço. Mermão cutucar leão com vara curta nunca da certo.
Matéria legal essa aqui do Estadão:
Caso Polanski: garras do passado
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,garras-do-passado,445323,0.htm
Não deveriam ter ido todos em cana? Inclusive o senhor Charles Chlapin?
E ai?
Wania – o texto sobre estupro do codigo penal ainda e altamente discutivel, mesmo apos a mudanca recente.
como vc pode avaliar e medir uma violacao???
A violacao e mto mais do que conjunção carnal.
Aos que desejam o mm a Polanski – se vcs pensam assim, no q vcs se diferem de quem de fato pratica o ato???
RP = anticristo
RP + QUÌMICO = dois anticristos
Sabe o que mais me assustou? Foi ver várias pessoas, mulheres inclusive, querendo dividir a culpa com uma menina de 13 anos!!
Me lembrou a Idade Média, sabe? quando as mulheres eram queimadas na fogueira, acusadas de bruxaria? Os homens, probrezinhos, sempre tão indefesos diante do poder de sedução das mulheres…
Só faltaram dizer que ela o seduziu… aliás se não me engano, disseram mesmo!
Não importa se foi o Polanski ou quem quer que seja (aliás, duvido que a maioria das pessoas soubessem que ela era foragido dos EUA), a opinião dessas pessoas seria a mesma!
Nós, mulheres que não somos mais virgens, temos que rezar pra não ser estupradas, né? Porque a culpa é sempre nossa: já tivemos outros relacionamentos, usamos saia curta, sorrimos, aceitamos tomar um drink com o sujeito….
Melhor voltar a inquisição, vocês não acham?
Versão Polanski (‘romantizada”) da história:
http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2009/10/versao-de-polanski.html
Bom, não sei quem está falando o que de fato ocorreu e se tudo o que a garota disse for verdade é estupro sim, tem que saber separar o lado artista do lado homem sem escrúpulos. Só não falo de pedofilia pq apesar da garota ser uma criança o pensamento era diferente do que é hoje, muitas mulheres casavam e tinham ate filhos nessa idade, poucos anos antes. E independente da mulher ser jovem ou não, ter vida sexual ativa ou não, nada justifica o abuso sexual. Li alguns comentarios dizendo algo referente a isso e até me assustei com essa opinião. Só porque a menina ja tinha feito sexo isso nao pode ser considerado estupro?? (se é que aconteceu mesmo) Por favor…
o Rubens Paiva, lembro daquele teu post, “DESCULPEM” sobre aquele monstro austríaco e outros que executaram perversidades que só homem consegue fazer. Lendo este texto aqui dá vontade de pegar o Polanski a tapa.
Ok! MAS,
… na última foto da revista aí publicada dá pra ler no subtítulo “Samantha Geimer grown up now puts the Polanski sex scandal behind her”. O duplo sentido é de uma maldade intraduzível. Outra: a foto da Geimer com 13 anos de costa de modo a mostrar bem a bundinha é mais uma daquelas de imprensa marrom sim
Eu adorava aquele filme “A dança dos Vampiros” que foi na minha opinião um filme influente(arrogancia adolescente). Por isso li o livro “Polanski”. onde ele conta a versão dele: Jack Nicholson e Anjelica Huston fizeram parte de algo tipo uma delação premiada. Polanski não queria se declarar e não se achava culpado (ao contrario do que muita gente aqui disse).
No Livro, repito, ele diz que não era culpado. Disseram para ele declarar culpado e ele aceitou porque isso implicaria em uma pena menor. A Anjelica e Nicholson o deixaram na mão porque encontraram drogas na casa. Outro item, se não me engano, que pesou foi que encontraram um filme de Roman transando com a sua mulher Sharon Tate.
No texto aí em cima do povo da Califórnia contra Roman Polanski só vemos a “acusação”. Evidente que quem lê fica arrepiado e condena. Mas e a defesa? O caso parece e parecia indefensável, sem dúvida, mas ficou claro também que optaram pela tática errada.
PS:Como exemplo da tática certo temos o Hélio Castroneves. Se ele tivesse se declarado culpado estaria na cadeia desde aquele dia em que foi até o tribunal algemado (pés e mãos na cintura, por desvio de grana), ele optou por se declarar inocente. Nas primeiras corridas do ano Roger Penske deixou ele a pé (o homem é um poderoso diretor da Marlboro) estava todo mundo certo que ele seria preso por muitos anos.
tomara que vc supere isso…
Marcelo Rubens Paiva. Desculpe, mas vai ser difícil superar isso, porque também odeio críticas…
lendo a cronica do Marcelo, e os ataques caóticos de “Wanda” que diz:”Não sou arrogante não. Apenas acreditei que poderia esquentar o debate compartilhando tudo o que havia pesquisado sobre o caso. Assim as opiniões poderiam ser mais amplas.”, opino que, o Marcelo nao ta julgando, apenas descrevendo os fatos argumentados ao seu ponto de vista. Direito penal, ou seja lá qual for a especialidade de “Wanda” é chato pra caramba, ainda mais ler esses ataques histéricos num fds, ou feriadão, como aconteceu cmg. O problema é q eu sou curiosa. Na minha humilde e insignificante opinião, em nenhum momento aparentou q “Wanda” acreditava que poderia esquentar o debate compartilhando o que conhecia sobre o caso, até pq 1º não é um debate, ou não era…rs.
Liberdade de expressão, um chavão dos mais ‘chavões’ parece não fazer o menor sentido para ela. referente ao post, acho estranho uma garota de 13 anos ja ter experiencias sexuais com 2 homens, acho estranho o consetimento da mãe, e acho mais estranho o comportamento de Polanski.
Oi, Marcelo! Estive lendo sobre o caso Polanski e me fiz uma pergunta: por que a mãe de Samantha não foi considerada também responsável pelo que houve?Todos sabem o que acontecia no mundo na década de 70: drogas, álcool, comunidades alternativas etc.Ela era a responsável pela filha de 13 anos e assumiu o risco de não acompanhá-la na ocasião.Ele de fato cometeu o crime.Isso nem está mais em questão.Mas e a mãe?Ela foi, no mínimo, irresponsável ou negligente, colocando a filha em situação de risco.Os 2 homens com quem a garota já tinha estado antes eram maiores de idade? Se eram, por que não foram processados também?Deixemos a hipocrisia de lado. É fácil pôr uma garota linda e candidata a celebridade nas mãos de um diretor reconhecido mundialmente e ver no que vai dar…Ele foi julgado e condenado, mas não acho certo a mãe fazer de conta que não é com ela e se eximir da responsabilidade.E não acho justo só ele pagar pelo grande erro cometido.Ela foi muito tirana e provavelmente maldosa, I don’t buy it!. Abraços de Curitiba, querido!
2012
2011
2010
2009
Deixe um comentário: