ir para o conteúdo
 • 

Marcelo Rubens Paiva

27.abril.2009 12:28:57

Não salva um?

Agora é a grande Daniela Thomas quem pede para divulgar a campanha que, pelo visto, vem do Rio. Desiludidos pela distribuição de passagens a amigos/familiares feita pelo Gabeira, o último ético?

Não sei se concordo com ela. Não acho que o problema seja pessoal, mas estrutural. Tirem os 500 e tantos, e virão outros 500 e tantos com os mesmos vícios e privilégios, vivendo numa ilha de fantasia de orçamento sem controle e ilimitado. E escolheríamos corretamente os 500 e tantos da próxima eleição? Se não escolhemos na anterior, por que seria diferente?

Poder é entorpecente. Gabeira e tantos outros vivem viajandão, dopados por um poder que dissipa a fronteira entre certo e errado, moral e amoral. Os gabinetes fechados e a gastança histérica os trasformam em seres mutantes, semideuses, que se afastam de nós.

Aliás, não fomos nós quem os colocamos lá? Bem, não tenho moral alguma. Votei no Zé Dirceu em 2002. Fritarei no inferno.

O problema do Brasil é que os 3 Poderes não têm fiscais. Onde eles estão? Ah, sim, somos nós, o povo. Quem escolhe nossos líderes. E somos inelegíveis. Não se vota em nós, o povo. Não podem nos trocar a cada 4 anos. Essa matemática não fecha: executivo + judiciário + legislativo = povo.

comentários (24) | comente

24 Comentários Comente também
  • 27/04/2009 - 13:48
    Enviado por: Claudia G

    Não fecha mesmo. Votei no PT durante anos. Na minha adolescência, estudava no Batista e fizeram uma votação (Lula ou Collor). Sabe quem votou no Lula? Eu e duas meninas que eram gêmeas, resultado da escola inteira. Me infernizavam. A mãe de uma amiga minha que dava carona na saída, me enchia tanto, que resolvi voltar a pegar o ônibus. O Collor deu no que deu e o Lula pra mim, depois do mensalão, também. Por isso, hoje, não confio em ninguém no poder. O Gabeira foi decepção para mim. Na verdade, todos sabem o que é moral e o que é imoral.

    Ah! Vi o Fiel! Tinha muita criança, muitos velhinhos, cinema lotado e muito animado.Ótimo filme. Fechou com o jogo de ontem.

    Clau

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 13:50
    Enviado por: Andrea

    Realmente, qdo li Feliz Ano Velho pela primeira vez, tinha 16 anos. Achei estranho a sua admiração pelo Gabeira, após ter lido algumas entrevistas dele. O poder corrompe até mesmos os que já foram “avisados”. Na entrevista que eu li , ele se mostrava um porco capitalista como tantos outros. Uma pena eu não ter mais a revista para provar. Sinceramente não sei o que esperar da humanidade. Aquele Gabeira que desfilou de sunga de crochê agora é adepto do nepotismo e aquele Caetano Veloso que cantou “podres poderes”, só faz show no credicard hall. Lamentável.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 13:52
    Enviado por: Daniele

    Ah, fritaremos todos. E o diabo vai achar isso tudo um barato.

    Meu inferno astral hoje finalmente chega ao fim!
    E o seu, quando acaba?

    Beijo,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 14:29
    Enviado por: Olavo Abilio de Matos Araque

    Realmente, a situação ficou insuportável.
    Os desmandos são enormes. Eles agem como se senhores feudais fossem, e que não tivessem que dar satisfação a ninguém.
    Brilhante seu artigo do último sábado no “Estado de São `Paulo” que assino.
    Acompanho seu trabalho há anos. Parabéns.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 14:37
    Enviado por: Y.N. Daniel

    Se a oratória corrente no Brasil, desde o século retrasado, é a latina, que prima pelas frases de efeito sem necessariamente dizer nada, em detrimento da grega, que exige um raciocínio mais complexo e profundo, como exigir políticos potentes?
    Esqueça-se a questão da honestidade.
    Falamos muito sobre a honestidade ou falta dela na política, mas há um problema anterior a este, muito mais grave.
    Nossos políticos são incultos e iletrados. A maioria tem dificuldade em se expressar. A dicção é quase sempre péssima. O raciocínio lógico, também bastante deficitário. São truculentos, com refinamento tendendo zero.
    Creio que já passou da hora de perguntarmos se, nós, como povo, temos condições de produzir um político de alto nível.
    De novo, não estou falando de honestidade. Estou falando de competência para exercer, das atividades, a mais complexa de todas.
    A política exige o domínio de todas as outras ciências.
    Por que será que nunca discutimos a competência dos que estão em Brasília. Por que o discurso sempre fica no “roubou, não roubou”?
    Temos grandes expoentes? Sim, mas conta-se nos dedos de uma só mão.
    Marcelo, honestamente, hoje, nas atuais condições de pressão e temperatura, nós, como povo brasileiro, temos condições de produzir políticos potentes, competentes e estadistas em número necessário e suficiente?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 15:07
    Enviado por: Denis Cordeiro

    Salve Marcelo, belezinha man!
    Escrevendo de Vitória.ES, estamos trazendo a Noite Mais Fria do Ano p/ K, nos próximos dias 07 e 08.Maio.
    Qdo puder dê um alô pra gente aqui da ilha de Vitória….abraço e PAZ!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 16:02
    Enviado por: leigo

    Muito bom o slogan “NÃO REELEJA NINGUÉM”. Nas últimas eleições tenho votado em candidatos novos, estreantes nos seus cargos. Mas, mesmo assim tenho tido alguma decepção. Mesmo assim acho que é uma boa não reeleger ninguém. Por que ? Porque o poder e o dinheiro são duas drogas poderosas. São poucos que conseguem resistir a seus efeitos devastadores. Porém, ainda existem políticos que conseguem resistir aos fascínios das mesma.
    Entendo que a forma de moralizar o congresso é votar bem, com consciência e exercer a pressão popular. Só o povo pode pressionar a consciência de nossos políticos, com passeatas, abaixo-assinados, enviar emails desaforados para suas caixas postais, colacar faixas em frente de suas residências, etc…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 17:01
    Enviado por: Samira Nagib

    Marcelo,

    vejo que o maior problema do povo brasileiro é a questão de não ter interesse por política e pouco se lembrar de quem votou ou fiscalizar o que estão fazendo.
    Só mudaremos a política nacional quando o povo perceber que pode fazer mais do que imagina. E assim, exigirem seus direitos.

    Temos fé?! Isso me deixa incerta…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 18:37
    Enviado por: Vitor

    Como dizia meu tio: melhor votar em rato gordo! Já se alimentou e vai querer comer menos no mandato. Vote em rato magro para você ver… talvez nunca nos recuperemos do primeiro mandato do Lula (apesar de ser “o cara”).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 18:37
    Enviado por: Cuchimbas

    Votar no Zé Dirceu é coisa que não se confessa nunquinha … o Blog subiu à cabeça?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 20:51
    Enviado por: Edu Heinz

    CONCORDO PLENAMENTE !

    VOTO NULO…

    MAIS VOTO NULO…

    Depois da terceira eleição, eles vão ter que negociar, aí exigiremos as reformas política, eleitoral, partidária, tributária, econômica, fiscal, judiciária…etc…etc…

    Chega de legitimar a roubalheira.

    É endêmico. Se tem um(a) bem intencionado, não consegue exercer a sua função.

    Saudações Corinthianas !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 22:55
    Enviado por: Xokito Cunha

    Sou a favor da campanha da não reeleição, pois no mínimo a mamata não ficaria concentrada em nobres senhores que passam a vida sendo reeleitos dentro do seu reduto político e se esbaldando com dinheiro público e vantagens para si e familiares. Roberto Geferson, por exemplo, quando foi cassado já estava no quinto mandato, fala sério!! Delsim Neto, ministro no regime militar, foi reeleito diversas vezes, ficou obseso de tanta mamata público e palpites econômicos errados e respeitados, não vou citar nenhum do momento, pois a imprensa denuncia todo dia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 23:57
    Enviado por: matilde

    Pois então, existe sim quem fiscalize, no executivo, por exemplo, existe a procuradoria e se a coisa fica mais séria, há a corregedoria, ambos aparecem para fiscalizar se os processos administrativos estão dentro das regularidades, normas, leis, pendengas, o que na maior parte das vezes faz a burocracia insana do serviço público, mas eles gostam de fiscalizar coisas pequenas, rotina dos funcionários comuns, por que será que não se empenham mais em fiscalizar os grandes processos administrativos?, ah, por que será que é assim? E, bem, nem todo cidadão brasileiro sabe que qualquer cidadão pode fazer qualquer denúncia de qualquer irregularidade que por ventura tiver ciência ao nada mais nada menos que Ministério Público. Todos deveriam saber que podem fazer isso e acho até que a denúncia pode ser feita anonimamente. Ainda temos o Ministério Público! (por enquanto assistir ao filme “Brazil, O Filme”, com Robert de Niro ao som de aquarela do Brasil, já é uma baita ciência, este filme é o retrato da nossa burocracia.
    Olé!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/04/2009 - 00:06
    Enviado por: Cleber Machado

    Marcelo!

    Não restam dúvidas!

    Não podemos mais votar em ninguém. Talvez com o índice de votos brancos e nulos atingindo a casa dos 60%, alguma coisa seja mudada no País.
    Abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/04/2009 - 00:11
    Enviado por: Bianatriz

    Oi Marcelo,
    Amei a figura! Materializado em 2D meu sonho secreto brasiliense….
    Tomei a liberdade, ok?
    Bjs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/04/2009 - 08:57
    Enviado por: Andrea

    Não sei se adiantaria muito votar em branco ou nulo, visto que já tivemos eleições indiretas. Segundo nossos governantes o povo serve apenas para trabalhar e pagar impostos. O q funcionaria seria uma total mudança de mentalidade, incluindo controle de natalidade, para deixarmos de ser vistos como proletariados. O próprio Gabeira já disse que o movimento hippie foi mais forte do que a luta contra a ditadura. Mas quem vai contra o sistema, ninguém quer, tornamo-nos escravos e dependentes dele. A pergunta é: o q faz o ser humano evoluir??? o processo é lento…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/04/2009 - 10:33
    Enviado por: Fernanda

    de qualquer modo, vale a tentativa pró-ativa da Daniela Thomas…

    tb acho. abs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/04/2009 - 14:21
    Enviado por: Amigo da Democracia

    Só ontem descobriram todos esses abusos?

    Por que a grande mídia não fala que isso acontece desde 1990?

    Vésperas das eleições presidências…. Seria conehcidencia?????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/04/2009 - 14:23
    Enviado por: Amigo Da Democracia

    Só ontem descobriram todos esses abusos?

    Por que a grande mídia não fala que isso acontece desde 1990?

    Vésperas das eleições presidências…. Seria conehcidencia?????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/04/2009 - 09:06
    Enviado por: maluco

    vote nulo !

    e na hora que os imbecis do legislativo vierem pedir seu voto, faça-o assinar um termo de compromisso.

    nunca estaremos livres disso !

    Infelismente, a utopia da anarquia ficou no passado e as outras formas de governo se mostraram tão ou mais incompetentes, ou antes, inaceitaveis que não resta outra alternativa.

    Votem nulo, quem sabe assim os politicis passem a dar mais valor ao seu voto ! Porque voce, o povo, nunca deu !

    Fechar o congresso não resolveria, pois ai, estariamos a mercê de uma só vontade, a não ser que o poderoso da vez se desse ao luxo de viver sob o mando do povo, via consultas populares a tudo…
    mas correriamos o risco de ver a vontade dou outro prevalecer sobre a nossa !

    problema de votar nulo, é que ficam os canalhas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/04/2009 - 12:38
    Enviado por: Tapioca

    Entrei na campanha e publiquei no meu Blog. Como não sabe direito de quem é esta campanha, coloquei a fote como sendo do seu Blog. Caso não queria, posso colocar a verdadeira.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/04/2009 - 17:50
    Enviado por: kuki

    Acho que nos leitores do Blog sao uma minoria que nao muda esta pais. Toda eleicao tenho o cuidado de analisar em quem vou votar, e ja faz um bom tempo que so voto em novos candidatos, porem estes infelismente nao conseguem se eleger na maioria das vezes. Mas tem candidato que nem sequer campanha faz e toda eleicao ganha. Certa vez perguntei a um colega porque ele votava em candidato “x”. e ele respondeu “é porque ele é do bairro e assim faz algo em prol do local onde moro”. So que o tal candidato ja nao mora mais no bairro a decadas (pois é logico, enriqueceu e se mudou) mas tem gente que tem preguica de procurar novas propostas. E assim vemos eleicao apos eleicao esta mesma corja no poder. E as caras novas sao “clodovil”, “frank aguiar”, fala serio, que pais é este?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/03/2010 - 23:09
    Enviado por: Nigro

    Saudações Marcelão!
    Antes de mais nada,tenho uma foto da nossa excursão pro congresso de engenharia na Paraíba em 1979… manda seu email que te envio ela!
    Bom, vamos lá…
    Todos nós (que acreditávamos num mundo melhor) vimos no PT um partido decente, mas na sua essência, lá nos primórdios anos da década de 80, onde onde os intelectuais da época idealizaram essa utopia.
    Dois grandes problemas, a criatura mordeu a mão do criador e o povo brasileiro não tem um mínimo de educação política pra reagir a isso.
    A criatura não quer os criadores dizendo o que ela deve ou não fazer. E já que está no poder, pra que sair? É simples, o nordeste é insolúvel, dê bolsa família indefinidamente, Bolsa Desemprego,Fome-Zero,… o de sempre… educação nem pensar, só fachada… a história é cíclica.
    Leiam o depoimento do Hélio Bicudo (um dos criadores do PT): http://jorgeroriz.wordpress.com/2010/02/27/leiam-o-depoimento-de-helio-bicudo/
    Esse sistema político só presta pra encobrir a corrupção, e quem pode mudar isso senão eles?
    Gente, será que todo mundo que a gente elege se estraga quando chega no poder?
    O povo brasileiro tem prazo de validade? kkkk
    Abraços!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/08/2011 - 19:23
    Enviado por: StanleyMargery26

    We have to get a top of a career and to do that we must write the phd thesis of the best quality. Hence, the perfect thesis service will be able to figure out our dissertation writing problems.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Tags

Blogs do Estadão