ir para o conteúdo
 • 

Marcelo Rubens Paiva

02.fevereiro.2010 23:23:39

Meus caros generais

Eu ia dizer “caros milicos”. Não sei se é um termo ofensivo. Estigmatizado é. Preciso enumerar as razões?


CABELO PARA TRÁS, SOLDADO!

Parte da sociedade civil quer rever a Lei da Anistia. Sugeriram a Comissão da Verdade, no desastroso Programa Nacional de Direitos Humanos, que Lula assinou sem ler. Vocês ameaçaram abandonar o governo, caso fosse aprovado.

Na Argentina, Espanha, Portugal, Chile, a anistia a militares envolvidos em crimes contra a humanidade foi revista. Há interesse para uma democracia em purificar o passado.

Aqui, teimam em não abrir mão do perdão. E têm aliados fortes, como o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que apesar de civil apareceu num patético uniforme de combate na volta do Haiti. Parecia um clown.

Vocês pertencem a uma nova geração de generais, almirantes, tenentes-brigadeiros. Eram jovens durante a ditadura. Devem ter navegado na contracultura, dançado Raul Seixas, tropicalistas. Usaram cabelos compridos, jeans desbotados? Namoraram ouvindo bossa nova? Assistiram aos filmes do cinema novo?

Sabemos que quem mais sofreu repressão depois do Golpe de 64 foram justamente os militares. Muitos foram presos e cassados. Havia até uma organização guerrilheira, a VPR, composta só por militares contra o regime.

Por que abrigar torturadores? Por que não colocá-los num banco de réus, um Tribunal de Nuremberg? Por que não limpar a fama da corporação?
Não se comparem a eles. Não devem nada a eles, que sujaram o nome das Forças Armadas. Vocês devem seguir uma tradição que nos honra, garantiu a República, o fim da ditadura de Getúlio, depois de combater os nazistas, e que hoje lidera a campanha no Haiti.

Sei que nossa relação, que começou quando eu tinha cinco anos, foi contaminada por abusos e absurdos. Culpa da polarização ideológica da época.

Seus antecessores cassaram o meu pai, deputado federal de 34 anos, no Golpe de 64, logo no primeiro Ato Institucional. Pois ele era relator de uma CPI que investigava o dinheiro da CIA para a preparação do golpe, interrogou militares, mostrou cheques depositados em contas para financiar a campanha anticomunista. Sabiam que meu pai nem era comunista?

Ele tentou fugir de Brasília, quando cercaram a cidade. Entrou num teco-teco, decolou, mas ameaçaram derrubar o avião. Ele pousou, saltou do avião ainda em movimento e correu pelo cerrado, sob balas.

Pulou o muro da embaixada da Iugoslávia e lá ficou, meses, até receber o salvo-conduto e se exilar. Passei meu aniversário de cinco anos nessa embaixada. Festão. Achávamos que a ditadura não ia durar. Que ironia…


MEU PAI CERCADO POR 3 FILHAS E PELA MÃE, AVÓ CECY, NA EMBAIXADA


NA EMBAIXADA. FESTÃO DE 5 ANOS. COM OS FILHOS DE OUTROS EXILADOS, PREPARADO PARA COMBATER A DITADURA [AO MEU LADO, GLAUCIA, FILHA DE ALMINO AFONSO]

Da Europa, meu pai enviou uma emocionante carta aos filhos, explicando o que tinha acontecido. Chamava alguns de vocês de “gorilas”. Ri muito quando a recebi.

Ainda era 1964, a família imaginava que fosse preciso partir para o exílio e se juntar na França, quando ele entrou clandestinamente no Brasil.

Num voo para o Uruguai, que fazia escala no Rio, pediu para comprar cigarros e cruzou portas, até cair na rua, pegar um táxi e aparecer de surpresa em casa. Naquela época, o controle de passageiros era amador.
Mas veio a luta armada, os primeiros sequestros, e atuavam justamente os filhos dos amigos e seus eleitores- ele foi eleito deputado em 1962 pelos estudantes.

A barra pesou com o AI-5, a repressão caiu matando, e muitos vinham pedir abrigo, grana para fugir. Ele conhecia rotas de fuga. Tinha um aviãozinho. Fernando Gasparian, o melhor amigo dele, sabia que ambos estavam sendo seguidos e fugiu para a Inglaterra. Alertou o meu pai, que continuou no País.


EU E EDU GASPARIAN, QUE FOI PRO EXÍLIO E DEIXOU TODAS AS GAROTAS DO COLÉGIO ANDREWS – RJ PRA MIM. QUE NÃO ME DAVAM A MENOR BOLA. DEVE SER A GOLA. OU A FRANJA

Em 20 de janeiro de 1971, feriado, deu praia. Alguns de vocês invadiram a nossa casa de manhã, apontaram metralhadoras. Depois, se acalmaram.

Ficamos com eles 24 horas. Até jogamos baralho. Não pareciam assustadores. Não tive medo. Eram tensos, mas brasileiros normais.
Levaram o meu pai, minha mãe e minha irmã Eliana, de 14 anos. Ele foi torturado e morto na dependência de vocês. A minha mãe ficou presa por 13 dias, e minha irmã, um dia.

Sumiram com o corpo dele, inventaram uma farsa [a de que ele tinha fugido] e não se falou mais no assunto.

Quando, aos 17 anos, fui me alistar na sede do Segundo Exército, vivi a humilhação de todos os moleques: nos obrigaram a ficar nus e a correr pelo campo. Era inverno.

Na ficha, eu deveria preencher se o pai era vivo ou morto. Na época, varão de família era dispensado. Não havia espaço para “desaparecido”. Deixei em branco.

Levei uma dura do oficial. Não resisti: “Vocês devem saber melhor do que eu se está vivo.” Silêncio na sala. Foram consultar um superior. Voltaram sem graça, carimbaram a minha ficha, “dispensado”, e saí de lá com a alma lavada.

Então, só em 1996, depois de um decreto lei do Fernando Henrique, amigo de pôquer do meu pai, o Governo Brasileiro assumiu a responsabilidade sobre os desaparecidos e nos entregou um atestado de óbito.

Até hoje não sabemos o que aconteceu, onde o enterraram e por quê? Meu pai era contra a luta armada. Sabemos que antes de começarem a sessão de tortura, o Brigadeiro Burnier lhe disse: “Enfim, deputadozinho, vamos tirar nossas diferenças.”

Isso tudo já faz quase 40 anos. A Lei da Anistia, aprovada ainda durante a ditadura, com um Congresso engessado pelo Pacote de Abril, senadores biônicos, não eleitos pelo povo, garante o perdão aos colegas de vocês que participaram da tortura.

Qual o sentido de ter torturadores entre seus pares? Livrem-se deles. Coragem.

comentários (89) | comente

89 Comentários Comente também
  • 03/02/2010 - 03:32
    Enviado por: Ana Rita

    Coragem e vontade Marcelo, há pessoas que tem preguiça de lutar…
    Abraços e ótimo post

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 09:03
    Enviado por: Didi

    Que delícia de relato. Sou quase capaz de te ouvir contando isso. E recheado de fotos, então… ganhei o dia.
    beijos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 09:17
    Enviado por: Samira Nagib

    O Brasil demorou tempos para assumir a responsabilidade sobre os desaparecidos. Demorou para pensar que existia uma família por trás dos cartazes de “desaparecido”.
    Hoje, o perdão virou crença brasileira. Perdoar o passado e seguir em frente. Mas não consideram a ausência marcada que ficou feito queimadura, ou pior.

    ps: uma gracinha na última foto, hein?! a cara ainda é a mesma!

    abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 10:34
    Enviado por: Matheus Nahkur

    Não sabia dessa. Meus sentimentos pela perda trágica e vergonhosa por ter o Estado como carrasco. Vou procurar no blog para saber por que pensa ser desastroso o PNDH3. Eu vejo o programa com bons olhos, e acredito que deveria ser ainda mais ousado. Nosso presidente, no alto de sua popularidade histórico, é um agente político ímpar com condições plenas de impor debates importantes e necessários como o controle de concessões de mídia eletrônica nas mão de poucas famílias e a revisão da lei da anistia – decretada por golpistas! É como a Alemanha pensar em considerar decretos baixados pelo governo nazista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 10:34
    Enviado por: RosanaA.B.

    Marcelo

    Que bela convocação, se assim posso chamar, aos militares, para que eles se assemelhem aos civis.
    Generoso de sua parte dividir com seu público todos esses momentos da sua vida.

    Bj

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 11:04
    Enviado por: Karina

    Olá, Marcelo

    Parabéns pelo texto sincero, sem revanchismo. Acompanho sua história desde quando Feliz Ano Velho mudou (para melhor, me apresentando aspectos do mundo adulto – sexo e drogas, assuntos tabu na minha casa) minha adolescência, aos 12 anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 11:13
    Enviado por: Lorenzo/sp

    Caro Marcelo,
    tenho um profundo respeito por vc, por seu pai e por sua história, li todos os seus livros…e parabéns!

    concordo em quase tudo com vc, mas uma dúvida me resta:

    Juridicamente, é correto rever essa lei? não iria criar tensão nos atos praticados pelo Estado?

    não estou justificando nada, foi apenas uma dúvida que surgiu.

    um gde abço
    Lorenzo

    PS – seus textos são ótimos ;)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 12:22
    Enviado por: Arruda

    Ok! O senhor deseja rever a lei de anistia?? Então que tal revermos também a atual impunidade aos guerrilheiros que baixas causaram às forças militares na época da revolução?! Simples assim. Não sejamos partidários, “companheiro”.

    Saudações

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 13:01
    Enviado por: Rocha

    Errr, mesmo que a lei da anistia fosse revista, os crimes dos torturadores já prescreveram.

    Agora o PNDH3 desastroso porque cara-pálida? Porque o patrão falou que era?

    crime de tortura nao prescreve, é o chamado crime contra a humanidade, informe-se melhor

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/04/2010 - 23:28
      Enviado por: João Pedro

      Crime de tortura não prescreve. Concordo.
      Terrorismo também não prescreve.
      Um erro não justifica outro.
      Hoje não existem mais militares capazes de fazer o que foi feito – graças aos céus, mas os terroristas estão no poder. E os que estão para entrar são ainda piores.
      Pense e reflita.
      PNDH3 é antidemocrático e “capa” a liberdade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/02/2010 - 13:33
    Enviado por: danislau

    muito bonito esse texto, cara. fiquei com a garganta apertada, aqui. além do que, a argumentação é irresistível. vamo levantar esse tapete, dar um trato nessa sujeira toda. transformar esse tabu em totem. vai fazer bem pro nosso brasil de deus.

    no mais, grande abraço, sempre muito bom visitar os seus textos. visitá-los é entrar em contato com uma aura que parece encobri-los todos. uma aura? um fundo poético-afetivo, alguma coisa inexplicável, um sei lá, que acaba atribuindo a tudo um tantão de axé, de charme, de beleza.

    sempre uma experiência, ler seus texts.

    parabenzão.

    e outro abraço !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 13:40
    Enviado por: Fabio Henrique

    Marcelo, pelo que entendi na época da declaração do Jobim, a revogação da Lei da Anisitia não foi tão bem aceita pelo fato de ser um texto sem referência aos grupos de esquerda armada que, assim como os militares, torturaram e assassinaram, não? Inclusive, no seu post não vi referência a esse fato. Você não acha que, assim como o Jobim, esse texto realmente deve ser revisto antes de ser aprovado?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 13:46
    Enviado por: Iaz Beck

    Sei lá, Marcelo.

    Às vezes sou contra a revisão da lei. Às vezes sou a favor.

    No calor da situação é mais fácil escolher seu lado.

    Como hoje tenho firmes minhas convicções.

    Não sei se a anistia foi realmente o processo correto. O perdão total e irrestrito.

    Só acho que se a lei for revista que seja para os dois lados. Pessoas também morreram pelas mãos dos terroristas que se opunham a Ditadura – nem todos que se opunham eram teroristas, que fique claro!

    Abraço.

    Iaz Beck

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 14:45
    Enviado por: Ana

    Marcelo,
    eu acredito que só se anistia aquele que foi condenado. Pelo que eu saiba, os militares não foram condenados a nada, portanto nem entrariam na lei da
    anistia.
    Essa lei foi criada por um governo golpista, portanto ilegítimo. A revisão dela deveria ser natural e não problemática.
    É problemática,pq as pessoas ainda estão aí, vivas.
    E é por isso tb, que essa revisão tem urgência e ao mesmo tempo, está nos sendo negada.
    A nossa História está nos sendo negada e a nossa memória fraudada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 15:53
    Enviado por: Natália

    Marcelo, adoro ler seus textos aqui no blog, mas nunca escrevi algum recado a você ( até então…)
    Hoje me deu uma curiosidade em saber sobre a estréia de “Malu de Bicicleta”. Estou ansiosa pra caramba!! rsrs

    Beijão, boa semana!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 15:55
    Enviado por: Natália

    Marcelo, adoro ler seus textos aqui no blog, mas nunca escrevi algum recado a você ( até então…)
    Hoje me deu uma curiosidade em saber sobre a estréia de “Malu de Bicicleta”. Estou ansiosa pra caramba!! rsrs

    Beijão, boa semana!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 16:00
    Enviado por: Natália

    Marcelo, adoro ler seus textos aqui no blog, mas nunca escrevi algum recado a você ( até então…)
    Hoje me deu uma curiosidade em saber sobre a estréia de “Malu de Bicicleta”. Estou ansiosa pra caramba!! rsrs

    Beijão, boa semana!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 16:03
    Enviado por: Natália

    Marcelo, adoro ler seus textos aqui no blog, mas nunca escrevi algum recado a você ( até então…)
    Hoje me deu uma curiosidade em saber sobre a estréia de “Malu de Bicicleta”. Estou ansiosa pra caramba!! rsrs

    Beijão, boa semana!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 16:05
    Enviado por: Fernando SP

    Perder o pai é péssimo,
    Nas circunstâncias que você perdeu o seu pai, pior ainda. Eu tive BEM mais sorte, meu pai não desapareceu da prisão como outros que sumiram.
    Meu pai, marinheiro, foi preso, “julgado” e expulso da marinha, corporação que ele amava. O curioso é que, aos 18 anos, ele mesmo se definia como “caipira”, e política não fazia parte de sua vida (embora, boca dura, reclamava da comida servida). Ele não fazia idéia do que era esquerda, direita, etc.
    Graças à FHC, o estado “reparou” os danos causados a ele. Por sorte, os danos foram pequenos, ele saiu de lá inteiro, física e psicologicamente. Depois de muito trabalho duro com minha mãe, fez faculdade e conseguiu prover de tudo para a nossa família. Então a reincorporação às forças armadas foi só um “bônus”, um dia feliz para ele.
    O outro lado da moeda é, quando ele foi “reincorporado”, conheceu outros antigos marujos bem menos sortudos, doentes, quebrados e outros já se foram, famílias desmontadas, passando necessidade por uma vida.
    Espero que o presidente barbudo tenha CORAGEM para pressionar o que for preciso e essa lei seja revista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 19:10
    Enviado por: Nando

    Cara, já escrevi aqui mesmo que, pra quem ficou de fora dessa guerra,como eu, pode parecer revanchismo a ansia de querer retomar estes fatos.Com tanto ainda por fazer nesse país…
    Mas percebi agora, pelo seu relato, que estes fatos não serão jamais “retomados” porque na verdade nem foram “tomados”! Ou seja, percebi e reconheço o DIREITO, seu e de quem passou por tudo isso, de saber o que de fato aconteceu com quem perdeu alguem nesta guerra suja.
    Vc não fez um post, nos deu uma aula de história!
    Valeu!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 06:46
    Enviado por: Alex Flemming

    Prezado Marcelo Rubens Paiva

    Parabéns por seu texto.
    Batalhemos para que crimes praticados por torturadores nunca prescrevam, e que essas pessoas sejam julgadas um dia. Apesar de nada trazer de volta a vida dos que morrerem em pau-de-araras, levando choques elétricos ou simplesmente apanhando até a morte, nao podemos deixar que seus assassinos (pois esta é que é a palavra exata) andem velhinhos e despreocupados desfrutando a praia de Copacabana, a Avenida Paulista ou o Porto de Galinhas. O futuro da prática da tortura no Brasil depende do futuro dos torturadores. Se os antigos nao forem julgados, haverao futuros. Justica QUAE SERA TAMEN : ficarei contente com cada veredito pronunciado por um tribunal civil. Militares de hoje : livrem-se desta “banda podre” que o passado condena, mostrem-se com as maos limpas e tenham orgulho de servirem a Nacao Brasileira. Tenho dito, atenciosamente
    ALEX FLEMMING (de Berlim)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 09:26
    Enviado por: edmundo

    Belo relato. Mostra a vida atras dos fatos, ou melhor, mostra a vida por tras das versões. Nós temos um belo e honroso exército. Precisamos dele mais do que nunca. Que seja bem pago, bem aparelhado, bem quisto e que lhe sejam dadas honras expontâneas, e não forçadas. Seria melhor que de fato perdessem o medo de fazer a tão necessária faxina interna. Todos teríamos muitos a ganhar, principalmente as nossas próprias Forças Armadas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 10:38
    Enviado por: Tulio

    Crime contra a humanidade não prescreve. Os torturadores já se aposentaram e não fazem mais parte das forças armadas.
    Mas os terroristas que mataram inocentes em bancos e mesmo nas ruas estão soltos por aí, e mesmo ocupando cargos públicos. Se os crimes não prescrevem, quero que eles sejam julgados pelas vítimas civis inocentes que deixaram pelo Brasil, há quarenta anos.
    Toda moeda tem duas faces.
    Por que a esquerda não quer reconher o óbvio?
    Só pode ser mau caratismo mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 11:16
    Enviado por: Gu Ramalho

    Du caralho Marcelo!! Vc deveria escrever um livro sobre esse assunto. Alias, vc já escreveu né?! Acho q. a Raquel tá lendo: “Não és tu Brasil” é sobre esse tema? Tô esperando ela acabar pra ler tb.

    Grande Abraço, Gu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 11:17
    Enviado por: Polyana

    Não sei se gosto mais dos seus posts ou dos comentários. Viva a liberdade de expressão!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 11:20
    Enviado por: Sergio Altenhofen

    RECOMENDO
    Recomendo a quem não leu o texto publicado por Marcelo Rubens Paiva no Estadão de sábado passado, na forma de uma carta aos militares. Ali está dito tudo que precisava ser dito sobre a questão dos desaparecidos durante a repressão e do direito da nação à verdade sobre aqueles tempos. Por alguém com toda a razão para ser revanchista, mas que prefere um sereno apelo à grandeza.
    Marcelo, esse texto acima “colei” da Coluna do LFVerissimo da Zero Hora, aqui de Porto Alegre, creio que é definitivo. Continua, um abraço no Coração.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 11:34
    Enviado por: walter

    Marcelo, seu texto é uma obra emocionante e muito humana. Compartilho da sua dor e tristezas por ter um familiar, de quem dependia…desaparecer assim de repente. É muito triste…Assim como, deve ter sido muito triste tambem, para dezenas de pessoas que por conta de uma luta fraticida, teve tambem a dor de perder parentes, amigos, pais, etc. pelas mãos de “justiceiros” lutando pelos ideais maoistas, trotkistas e muitos outros “istas”. Que sejam identificados os militares que praticaram a tortura e outros crimes, mas que não se esqueçam de levar tambem junto os terroristas que tanto assustou os brasileiros durante aquele período negro da história brasileira. Justiça seja feita de forma igual para os dois lados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 11:55
    Enviado por: Gunther Furtado

    Olá Marcelo, parabéns pelo texto e por sua capacidade de (re)colocar e desmelindrar a questão. Meus pais foram também presos e torturados, fui exilado com eles que também resolveram voltar, em 72, mas tiveram a sorte de cumprirem as penas deles. Dito isto, tenho que dizer que duas coisas me incomodam muito nas discussões sobre a questão da revisão da lei de anistia: 1) Meus pais eram comunistas mas acho que não eram a favor da luta armada naquele momento então tudo bem o aparelho do Estado prender, torturar e matar? Sei que você não disse isso assim desse jeito mas… 2) Bem, o aparelho do Estado continua a prender, torturar, matar e “desaparecer” hoje, no Brasil e por isso o PNDH-3 pode ser até desastrado, mas não desastroso por que é impossível parar o que acontece hoje sem limpar o terreiro. Abraço,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 12:02
    Enviado por: Cristovão Duarte

    Marcelo,
    Sou da sua geração, assim como a grande maioria dos oficiais das Forças Armadas atualmente na ativa. Na minha juventude, peguei um período bem mais ameno da repressão (embora na época nao soubéssemos com certeza se a abertura prosseguiria ou se o pau ia voltar a comer…). Participei ativamente do movimento estudantil, correndo tods os riscos e aprendendo, junto com meus colegas, a reverenciar a memória de brasileiros honrados como foi o seu pai.
    Hoje tenho 2 filhos e o mais novo acabou de ser dispensado do Serviço Militar, não sem antes passar por humilhações e provações absolutamente desnecessárias. Ou seja, no fundo, as Forças Armadas continuam cultuando os mesmos valores (ou seriam vícios?) que levaram a geração anterior de militares a cometer tantos crimes contra o país. A Cooporação parece ainda se orgulhar das atrocidades cometidas durante a Ditadura Militar, o que faz a nova geração de oficiais cúmplices de crimes que não praticaram! Assino embaixo do seu belo texto, esperando que um dia também aqueles que hoje se acovardam e silenciam diante da verdade venham a responder por mais esse crime! E que neste dia, finalmente, possamos voltar a nos orgulhar das Forças Armadas deste país!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 12:23
    Enviado por: Pedro Henrique

    Belo post!
    Ao falar assim tão docemente com os militares, você os desarma.
    Grande abraço, de outro filho de torturado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 12:50
    Enviado por: Renato

    belo relato Marcelo, memória e justiça andam juntas…
    abração!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 13:11
    Enviado por: claudio ribeiro

    “Qual o sentido de ter torturadores entre seus pares? Livrem-se deles”

    Talvez o mesmo sentido em termos como candidata a presidencia uma assassina, ladra de bancos, terrorista…que, em nome de uma suposta democracia, roubava e matava, mas que o queria mesmo era a grana…e a “democracia sovietica”…alias, ja se veem sinais dessa democracia fidel-chavista em terras tupiniquins…

    meus respeitos em memoria a seu pai.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 13:43
    Enviado por: Ricardo Augusto

    Bom texto!!! Mas, eu acho que eles preferem os torturadores. Um grande abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 13:55
    Enviado por: Tomás de Oliveira

    Parabéns.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 14:48
    Enviado por: Ronaldo

    Sobre o comentário acima,que toma a liberdade de copiar:

    “Comentário de: Rocha [Visitante]
    03.02.10 @ 13:01
    Errr, mesmo que a lei da anistia fosse revista, os crimes dos torturadores já prescreveram.

    Agora o PNDH3 desastroso porque cara-pálida? Porque o patrão falou que era?

    crime de tortura nao prescreve, é o chamado crime contra a humanidade, informe-se melhor”

    Terrorsimo também não prescreve… vamos levantar os fatos dos dois lados? Tem gente no governo que não ia gostar. E aí?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 15:13
    Enviado por: marly bachmann

    Caro Marcelo, muito bacana seu texto, memória e história juntos.Tem que ter coragem.Força.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 15:32
    Enviado por: Juan

    Enxugação de gelo..eu tambem tenho tenras fotos da minha infancia e da adolescencia, quando, juntos a muitos “companheiros” de todas as classes sociais, continuei aprendendo principios eticos e morais enquanto Cadete da Aeronautica em Pirassununga SP..mas estao numa caixa, a disposição de pessoas para mim especiais..alias eu era bonitinho tambem..lamento pelas familias enlutadas cujos entes queridos se enfrentaram numa guerra suja, em que todos perdemos..poderiam ser meus ao final de contas. Mas é tarefa ardua pela dificuldade de se apurar e julgar os erros cometidos de AMBOS os lados COM isenção, nao so pela dificuldade técnica talvez, mas tambem pela impossibilidade de se avaliar, no atual momento, o contexto historico da época com IMPARCIALIDADE..se assim nao fosse,e por dever de justiça, que rolassem cabeças.. da esquerda e da direita..ao final de contas, nao so os militares teriam a obrigação de “descontaminar” uma parte do seu passado, bem como a sociedade civil teria a obrigação de “descontaminar” uma parte do seu presente. A hora é de olhar em frente, lambendo as nossas feridas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 16:22
    Enviado por: chico

    Marcelo, cumprimento a você pelo texto tocante, e ao Cristovao, pela coragem do seu depoimento.
    Participei das campanhas pela Anistia, nos anos 70,
    Precisamos rever a lei de anistia para que delegados amanhã pensem duas vezes antes de torturar presos.
    Afinal, nossos generais têm medo de quê?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 16:22
    Enviado por: Francisco

    Marcelo, cumprimento a você pelo texto tocante, e ao Cristovao, pela coragem do seu depoimento.
    Participei das campanhas pela Anistia, nos anos 70,
    Precisamos rever a lei de anistia para que delegados amanhã pensem duas vezes antes de torturar presos.
    Afinal, nossos generais têm medo de quê?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 16:57
    Enviado por: claudia

    Sempre ouvi falar da sua historia com a ditadura …mas nunca soube na verdade…este seu texto me deu em resumo a ideia clara.
    Só sei que sinto, é muito triste!
    No meu dia a dia quando surgem assuntos duros de discutir eu sempre digo: não é deixando de falar que ele vai se auto-resolver…acho que se aplica a isso também.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 18:26
    Enviado por: Vivi

    Duas coisas:
    1) vc era muito lindo quando era menino
    2) um país que apaga o seu passado nao pode ter futuro.
    Por que abrigar torturadores? Por que não colocá-los num banco de réus, um Tribunal de Nuremberg? E vc??? Por que nao usa sua coluna pra lutar por isso – tive uma professora em Berkeley, Zita, que teve o irmao torturado no Chile. demorou 10 anos todo o processo, mas ela levou os torturadores a julgamento e venceu a batalha. fez um documentario brilhante sobre isso – vale da uma checada. Puta exemplo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 19:44
    Enviado por: gisela cesario

    Prezado Marcelo;

    Parabéns pelo texto coerente e emocionante. Claro que seria impossível para quem passou o que vc passou escrever esse texto sem usar a emoção, assim como seria impossível para um escritor tão bom quanto vc não nos passar essa mesma emoção. Por isso, é com um certo aperto na garganta que peço licença para discordar. Acho que não tem cabimento desperdoar o que já foi perdoado, por mais errado que tenha sido o perdão. Quanto à prescrição, ela ocorreu antes de a Constituição dizer que tortura era imprescrítivel…
    Não acho que um ser humano consiga perdoar algo assim feito com seu pai, eu não perdoaria e considero injusto o ato de perdão do governo, mas não considero que uma injustiça se resolva com outra. Uma desanistia me parece ainda mais absurda ou pelo menos tão absurda quanto a própria anisita.
    De qq forma, como sempre, suas palavras foram perfeitas. Pena que a nossa justiça não possa ser tão perfeita como um texto ou como a justiça de Deus.
    Um grande abraço e tudo de bom.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 22:22
    Enviado por: Will

    Demorou! Os torturadores tem que ser trazidos à público. Mostrados ao povo juntamente com seus crimes como aconteceu na Alemanha em 45 (bem lembrada a sua alusão à Nuremberg) para que possamos apontá-los aos nossos jovens: “filho alí vai um torturador da ditadura”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 22:38
    Enviado por: Enzio Andrade

    Revanchismo? e desde quando punir o arbítrio e a violência é revanche? Desde quando tortura é algo correto? argumentam alguns militares e alguns setores direitistas que o “Estado Brasileiro” estava em guerra,mas aceitando-se este argumento,devemos lembrar da “Convenção de Genebra”,que diz que em caso de guerra,os “Prisioneiros” devem ser tratados com respeito a sua integridade física e mental.Então nessa linha de pensamento,os militares poderiam prender os opositores ditos comunistas,mas matá-los sob tortura,jamais.
    Tortura é desumana,indigna,covarde,porque o algoz não dá a sua vítima o direito à defesa.
    Tenho 40 anos,cresci na época da ditadura,ouvindo histórias tenebrosas e hoje como Historiador,creio que o Brasil precise passar está situação a limpo,pra que nunca mais histórias como a de Marcelo.Precisamos de um Feliz ano novo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 23:33
    Enviado por: Joao Pedro

    Vamos abrir as cortinas e mostrar os crimes dos que hoje estao no governo… sequestradores.. terroristas,,, E as vitimas do atentado TERRORISTA no aeroporto de Guararapes???? Será que recebem indenizacoes milionárias??? NAO.. estao no esquecimento!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 00:41
    Enviado por: Sônia

    Bons argumentos, serenidade e coragem Marcelo Paiva “(…) quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. A hora é agora. Revisão e processo para todos os torturadores JÁ!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 00:42
    Enviado por: Lucília

    Parabéns pelo texto!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 02:04
    Enviado por: Mário Augusto

    Caro Marcelo,
    Que bela narrativa que serve de inspiração e aprendizado para todos nós. Com a sua sensibilidade e sentimentos apresentou no artigo o valor incomensurável da vida e o seu sentido existencial.

    Tortura nada mais repugnante de um ser inumano.Sim,inumano sim, porque se humano fosse não agiria com instintos sociopatas causando dor,sofrimento,angústia,medo,agonia,incerteza,e destruição no corpo e na alma de uma família.

    O torturado recebe a sentença do seu carrasco mortal, pagando com a própria existência o tributo ao seu algoz.

    A família é então obrigada a sobreviver com as lembranças de alguém que um dia se foi e nunca mais voltou. Sonhos desfeitos,futuro inexistente… !

    Ela ainda é obrigada a conviver com um Assédio Moral diuturno daqueles torturadores que vivem a cantarolar glórias aos seus fiéis parlapatões que seguem o seu modelo ignóbil.

    Saibam senhores Generais que : ” O pulsar é uma triste lembrança que nada é eterno , e que um dia até as estrelas morrem “

    Espero que as próximas sejam as suas !

    Um grande abraço

    Mário Augusto

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 04:24
    Enviado por: Luciana

    Permita-me um comentário fútil: vc está um gatinho nas três fotos, muito fofo! E é “lucky” por n ter mudado com o tempo. Eu não sou tão reconhecível nas minhas fotos pregressas.
    Abç’s!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 07:33
    Enviado por: hilson mergulhão breckenfeld filho

    muito bem escrito representa o pensamento de muitos que foram subjugado sem razão pelo arbitrio; essa história de preservar a honra do exército chega a ser ridicúlo, mas não é original – o caso dreyffus é uma marca indelével sobre o glorioso exercito francês; falar sobre honra e imagem é uma maneira pobre de tentar encobrir erros e abusos, a maturidade exige responsabilidade,mas muitos dos que atuarão nos bastidores querem apenas esquecer o que fizeram tal qual os jovens arruaceiros em farras que custam vida de indios e trabalhadores; até hoje ouço a música de que este é um país que vai pra frente, ontem o presidente lula foi criticado por associações de direitos humanos, enquanto não se responsabilizar os brutamontes haverá sempre a dúvida de que todos são no minimo cúmplices.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 09:18
    Enviado por: Rogério

    Cara deu vontade de chorar no lance da dispensa do serviço militar. Tem toda razão, para que acobertar ratazanas que mancharam o nome da instituição? Acabam por se igualar na cumplicidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 09:38
    Enviado por: Sandro

    li um comentário que “para quem está de fora, as coisas não pareciam tão ruins”
    será que na escola não se ensinam isto?

    ei, cara, vc era vesgo?

    abraços

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 12:07
    Enviado por: Any

    Absolutamente fora do contexto meu comentário,( nem deve ser aprovado mesmo) ainda mais as 12:00 da tarde, deveria ter sido as 3:50 da manha, qdo acordei.
    Independente da visão analista, psicanalitica, analítica…foi fantasia, foi bom, foi com vc.
    é só um agradecimento por ter escapado à minha realidade, e esteve presente em meu sonho.
    foi como todo sonho,uma fantasia, boa.
    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 12:20
    Enviado por: Raphael Ferraz

    Já havia lido seu relato sobre o CRIME que aconteceu com seu pai no “Feliz Ano Velho”. Mas é sempre bom relembrarmos essa coisa vergonhosa que foram os anos de chumbo, ainda mais num momento como esse. JUSTIÇA! Um grande abraço de um admirador.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 12:26
    Enviado por: Ítalo Almeida

    OK!
    VAMOS REVER A LEI DE ANISTIA!

    MAS OS TERRORISTAS, SEQUESTRADORES E ASSASSINOS DE ESQUERDA TB SERÃO JULGADOS, OK?

    mais de 200 pessoas foram vítimas dos “”gerrilheiros”". A justiça só vale pra um lado?

    JAMAIS APOIAREMOS ESSE TIPO DE VINGANÇA MESQUINHA.

    ACABOU.

    P.s: sinto muito pelo seu pai, o que aconteceu com ele foi um crime bárbaro. Sem justificativas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 12:46
    Enviado por: Lais

    Sinto muito, Marcelo.

    Beijo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 13:25
    Enviado por: Marcelo

    Grande Marcelo, meu xará.
    A questão do ponto de vista jurídico não é tão simples de querer ou não querer rever a lei. Com a lei da anistia houve um perdão. Isso em direito penal é extremamente significativo. Acredite, qq estudante de direito sabe que uma lei penal não pode retroagir para punir. Meu amigo, se é que posso chamá-lo assim, talvez isso seja até injusto, mas é o preço que pagamos para viver em um Estado Democrático de Direito, as leis devem ser cumpridas. Ou seja, não se pode vasculhar para punir quem foi anistiado. É claro que os arquivos devem ser abertos para que o passado seja esclarecido, mas não com o objetivo de punir quem foi perdoado. Se informe com algum amigo seu que seja advogado penalista, certamente vai poder se informar melhor. Ah, e por favor, esqueça os exemplos que deu, na Argentina a Presidente demitiu o chefe do banco central semana passada e todo mundo sabe que ela não poderia ter feito isso, ou seja, esses paises não são exemplos de uma boa aplicação da lei.
    Abraço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 13:30
    Enviado por: Marcelo

    Ah, esqueci de uma coisa….alé da questão jurídica há outro ponto.
    O que faremos com a Dilma e outras pessoas que participaram de condutas terroristas??!!!
    A gente tb reve a lei ou as pune??
    ~Pense nisso, sabia que há pessoas como vc que perderam familiares em razão de atos de terrorismo.
    Pense nisso!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 13:45
    Enviado por: Alexandre de H. Gaisler

    Não passei por essa época horrível, nasci em 85, mas acompanho a história e desaprovo qualquer benefício aos torturadores que por acreditarem que estavam agindo certo ou mesmo por puro prazer cometiam barbaridades apoiadas pelo nosso velho conhecido e amante de uma “boa” guerra EUA.

    Mas uma observação: A lei só retroage para beneficiar o “réu”, não o contrario.
    Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/989799/lei-penal-nao-pode-retroagir-se-nao-for-para-beneficiar-o-reu

    Mas acredito que ainda há uma teia existente que protege, esconde e impede a divulgação de documentos que levem aos locais onde os corpos foram enterrados e muitos outros documento…

    Hoje eu vejo as forças armadas como a nossa defensora, acredito que deve ser assim mesmo, mas cada vez mais difícil acreditar nisso, passando pelos policiais corruptos e militares quadrados de mentes ultrapassadas.

    Meus sentimentos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 13:52
    Enviado por: Alexandre de H. Gaisler

    Não passei por essa época horrível, nasci em 85, mas acompanho a história e desaprovo qualquer benefício aos torturadores que por acreditarem que estavam agindo certo ou mesmo por puro prazer cometiam barbaridades apoiadas pelo nosso velho conhecido e amante de uma “boa” guerra EUA.

    Mas uma observação: A lei só retroage para beneficiar o “réu”, não o contrario.
    Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/989799/lei-penal-nao-pode-retroagir-se-nao-for-para-beneficiar-o-reu

    Mas acredito que ainda há uma teia existente que protege, esconde e impede a divulgação de documentos que levem aos locais onde os corpos foram enterrados e muitos outros documento…

    Hoje eu vejo as forças armadas como a nossa defensora, acredito que deve ser assim mesmo, mas cada vez mais difícil acreditar nisso, passando pelos policiais corruptos e militares quadrados de mentes ultrapassadas.

    Meus sentimentos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 14:11
    Enviado por: Fernandão

    Seu pai não participou da luta armada, foi vítima do regime brutal, mas na luta armada a esquerda matou mais de 90 pessoas. Estes não merecem sequer ser citados? Seu pai era melhor que eles? Você se acha melhor que os filhos deles? Não merecem justiça? Seus assassinos e torturadores não devem ser punidos? Seja claro. É esquecendo deste pequeno detalhe, 90 mortos assassinados e torturados pela esquerda, justiçamentos, é assim que querem passar a limpo a história deste triste período? Honestidade por favor, honre a memória de seu pai.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 14:37
    Enviado por: julio cesar veiga

    Olha cara, desde rapazinho leio vc, sinceramente não sou a favor nem contra vc, o que mais me chamou atenção, foram seus argumentos firmes, sem revanchismo, sem amargores, como seria se em nossa sociedade 30% das pessoas tivessem essa capacidade de argumentação?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 14:41
    Enviado por: julio cesar veiga

    Olha cara, desde rapazinho leio vc, sinceramente não sou a favor nem contra vc, o que mais me chamou atenção, foram seus argumentos firmes, sem revanchismo, sem amargores, como seria se em nossa sociedade 30% das pessoas tivessem essa capacidade de argumentação?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 17:33
    Enviado por: diogenes

    Parabens Marcelo!

    Tome cuidado que eles continuam por ai. Muito ressentidos, porque o governo dos “comunistas” que eles “combateram” e muito melhor, fez muito mais pelo pais, do que os mais de vinte anos em que eles usurparam o poder. Sua proposta e generosa. O problema n s os militares apenas, mas a elite que os apoiou naquela aventura insana.
    Tomara existam sim, novas e arejadas conciencias com o desejo de recuperar a imagem das forcas armadas expurgando-as dessa macula terrivel.
    Mais uma vez, parabens pela coragem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 22:29
    Enviado por: Paulo Ferreira da Silva

    Quem pediu e lutou pela anistia ampla geral e irrestrita foram os comaradas do Rubens Paiva. Quem hoje quer a suspensão da anistia? Outra vez os camaradas mas, punição? essa não será ampla, geral e irrestrita só para os que não queriam e não querem e não aceitam uma ideologia maluca defendida por eles seus satelites e inocentes uteis. Anistia é perdão e esquecimento,no seu caso, você tem o direito de não esquecer Mas colocar fotos de crianças bonitas e saudaveis, acompanhados de um texto de um profissional das palavras ai é covardia na conquista de mentes e opiniões

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2010 - 00:26
    Enviado por: Paula

    Seus camaradas foram os primeiros a pedir ANISTIA AMPLA E IRRESTRITA pois sabiam: TERRORISMO era crime, sempre foi, imprescritível, ao passo que tortura não era crime à constituição da época (uma falha grotesca). Quem saiu ganhando com a anistia foram os revolucionários que mataram centenas de civis, pois os assassinatos são vistos agora como “crimes políticos”. A tortura é inaceitável, assim como não é aceitável o terrorismo. Mas, se os terroristas foram anistiados e estão hoje aí no poder, tratados como heróis da democracia, é justo que os torturadores também o sejam (pois, repito, não desrespeitaram a constituição vigente naquele período). Esse foi o acordo. A abertura dos os arquivos e a procura dos desaparecidos são necessárias, mas NADA têm a ver com o fim da anistia (somente para um dos lado, claro).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2010 - 00:29
    Enviado por: alfredo azevedo

    Marcelo,
    Lendo seu depoimento, não há como não ficar, após a última frase, ainda com o texto sob os olhos…, em silêncio – Silêncio meditativo, semelhante àqueles que naturalmente se nos impõe os bons filmes, e ficamos ali, meio hipnotizados lendo os créditos, ouvindo os restos da música…, em silêncio. E desse silêncio, começam a surgir uma série de interrogações, a primeira que me veio à mente foi: havia necessidade, havia necessidade de se impingir sofrimento e morte a uma família, de forma tão profunda e brutal? Não, não havia! Porém, sofrimento e morte se fizeram presente, se banalizaram, encharcaram as fendas do caráter dos canalhas; estes, se robusteceram na impunidade e sem necessidade, estraçalharam outras centenas de famílias de pacíficos brasileiros.
    A outra pergunta que surge do silêncio é: a quem interessa esse outro silêncio que querem impor á sociedade – “esqueçam, foram todos anistiados, estamos todos pacificados”. Estes regentes que orquestram a demonização do projeto dos Direitos Humanos são os covardes daqueles tempos e não querem que a descendência seja maculada pelos crimes praticados. Foram e são covardes. Os da farda que têm as mãos limpas, e são muitos, não deveriam aceitar a batuta manchada de sangue de seus pares.
    Desde os gregos antigos ter o corpo do morto, poder enterrá-lo tem sido um dos mais sagrados direito do ser humano civilizado. A sociedade brasileira não pode negar esse direito ao nosso Marcelo. Coragem rapaz, sua luta não será vã, porque sua causa não é pequena!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2010 - 00:33
    Enviado por: Carlos

    É curioso que ainda existam manés que sejam contra esse tipo de coisa. Que inveja tenho dos nossos hermanos que levam esses assassinos aos tribunais. Há bastante tempo atrás vi uma reportagem sobre esses anos de chumbo. Fiquei sabendo então que um dos “bacanas” envolvidos na bomba do rio-centro, melhor dizendo o “bacana” que sobrou porque o outro para o bem da nação se foi, era professor no colégio militar em Brasília. Ora pasmem. O que esse senhor estará ensinando aos seus alunos? Marcelo seu texto é sensacional. Cadeia para torturadores, seja militar ou ex-guerrilheiro !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2010 - 12:15
    Enviado por: alfredo azevedo

    Marcelo,
    Lendo seu depoimento, não há como não ficar, após a última frase, ainda com o texto sob os olhos…, em silêncio – Silêncio meditativo, semelhante àqueles que naturalmente se nos impõe os bons filmes, e ficamos ali, meio hipnotizados lendo os créditos, ouvindo os restos da música…, em silêncio. E desse silêncio, começam a surgir uma série de interrogações; a primeira que me veio à mente foi: havia necessidade, havia necessidade de se impingir sofrimento e morte a uma família, de forma tão profunda e brutal? Não, não havia! Porém, sofrimento e morte se fizeram presente, se banalizaram, encharcaram as fendas do caráter dos canalhas; estes, se robusteceram na impunidade e sem necessidade, estraçalharam outras centenas de famílias de pacíficos brasileiros.
    A outra pergunta que surge do silêncio é: a quem interessa esse outro silêncio que querem impor á sociedade – “esqueçam, foram todos anistiados, estamos todos pacificados”. Estes regentes que orquestram a demonização do projeto dos Direitos Humanos são os covardes daqueles tempos e não querem que a descendência seja maculada pelos crimes praticados. Foram e são covardes. Os da farda que têm as mãos limpas, e são muitos, não deveriam aceitar a batuta manchada de sangue de seus pares.
    Desde os gregos antigos ter o corpo do morto, poder enterrá-lo tem sido um dos mais sagrados direito do ser humano civilizado. A sociedade brasileira não pode negar esse direito ao nosso Marcelo. Coragem rapaz, sua luta não será vã, porque sua causa não é pequena!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2010 - 17:44
    Enviado por: alfredo azevedo

    Marcelo,
    Lendo seu depoimento, não há como não ficar, após a última frase, ainda com o texto sob os olhos…, em silêncio – Silêncio meditativo, semelhante àqueles que naturalmente se nos impõe os bons filmes, e ficamos ali, meio hipnotizados lendo os créditos, ouvindo os restos da música…, em silêncio; e desse silêncio, começa a surgir uma série de interrogações. A primeira que me veio à mente foi: havia necessidade, havia necessidade de se impingir sofrimento e morte a uma família, de forma tão profunda e brutal? Não, não havia! Porém, sofrimento e morte se fizeram presente, se banalizaram, encharcaram as fendas do caráter dos canalhas; estes se robusteceram na impunidade e sem necessidade, estraçalharam outras centenas de famílias de pacíficos brasileiros.
    A outra pergunta que surge do silêncio é: a quem interessa esse outro silêncio que querem impor á sociedade – “esqueçam, foram todos anistiados, estamos todos pacificados”. Estes regentes que orquestram a demonização do projeto dos Direitos Humanos são os covardes daqueles tempos e não querem que a descendência seja maculada pelos crimes praticados. Foram e são covardes. Os da farda que têm as mãos limpas, e são muitos, não deveriam aceitar a batuta manchada de sangue de seus pares.
    Desde os gregos antigos, ter o corpo do morto, poder enterrá-lo, tem sido um dos mais sagrados direito do ser humano civilizado. A sociedade brasileira não pode negar esse direito ao nosso Marcelo. Coragem rapaz, sua luta não será vã, porque sua causa não é pequena!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2010 - 19:04
    Enviado por: Pedro Albuquerque

    Ô Arruda! Ô Arrudao! Ou tu é bobo ou tu é um tremendo cara-de-pau. Os que combateram a ditadura ou ja foram condenados e cumpriram pena ou foram mortos na tortura. Tu quer mais o que: pena infinita, eterna? Ela nao existe no Brasil. Os que estao no governo ja passaram pelas maos carrascas e tirânicas dos teus amigos do serviço de segurança militar-civil. Tu quer o que, que eles nao tenham cidadania? Que eles nao possam se candidatar? O problema esta com teus amigos, todos covardes, poltroes, que se escondem no biombo da proteçao do Estado. Deixa desse papo furado, desse papo dos poroes, cara. Seja mais um pouco inteleigente, abre tua cabeçola de bola de gude. Pedro Albuquerque.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2010 - 21:30
    Enviado por: Bac

    Oi Marcelo

    Tudo bem amigo? Parabéns pelo texto. Gosto muito quando você escreve sobre esta época da história política de nosso país. o fogo é que no seu caso deve dar uma tristeza lembrar de certos fatos né?. O garoto segurando a mão da Glaucia na foto é o sérgio britto dos titãs?
    Obs: Minha filha esta para nascer. Tenho ido pouco a praça. Trabalho mais pela net. Em breve retorno e tomamos uma cerveja no parlapas.
    Abração
    Bac

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2010 - 03:17
    Enviado por: Camila

    nem a gola, nem a franja… o outro guri era mais alto? :o )

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2010 - 04:32
    Enviado por: will robinson

    Marcelo, já tinha lido esse texto no Estadão, voltei aqui para poder encaminhar o link para todos os meus amigos, acrescentando o comentário de que todos os brasileiros deveriam ler esse texto. A única coisa que não ficou clara pra mim é por que você achou desastroso o Plano de direitos humanos, o que eu achei desastroso foi a covardia do presidente Lula em desaprovar o que já tinha aprovado, não que eu esperasse nada diferente dele, que já demonstrou sua covardia e seu medo de “se queimar” em diversas ocasiões. Espero que você e eu estejamos vivos ainda quando a Justiça finalmente for feita nesse país. Um abraço carinhoso de seu fã e leitor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2010 - 12:44
    Enviado por: Ertulei Matps

    O texto do Marcelo Rubens Paiva, concordemos, ou não, integralmente com o que escreveu, merece ser lido porque é bom e porque Marcelo tem razões de sobra para escrever sobre o assunto abordado. Sofreu na alma – e certamente desse sofrimento não se libertará – a violência do Estado contra seu pai, assassinado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2010 - 19:17
    Enviado por: Míriam Martinho

    Marcelo,

    o problema da revisão da Anistia agora é que ela está vindo inserida no – como você mesmo diz – desastroso PNDH-3, um cavalo de tróia que, por fora, soma as mais diferentes reivindicações de movimentos sociais e, por dentro, traz um projeto autoritário de poder de matar de inveja os militares da época da ditadura.

    Então parece mesmo coisa do roto buscando vingança contra o rasgado. A gente se sente mal de apoiar uma comissão da verdade unilateral, formada por gente que defende ditadores como Fidel Castro e Hugo Chávez, lembrando que o primeiro já torturou e matou muito mais gente do que a ditadura brasileira.

    Acho justíssimo que se abram os arquivos da ditadura e penso que a ideia não deve ser enterrada novamente. Entretanto, prefiro que essa iniciativa não venha no bojo de um projeto tão ditatorial como o que tivemos de 1964-1984 em nosso país. Assim, eu poderia apoiá-la sem dor na consciência.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2010 - 10:58
    Enviado por: ederson

    Qualquer um que lute pela liberdade de seu povo, não pode ser acusado de terrorismo. E quem lutava contra os traidores da Pátria, os usurpadores, eram chamados de terroristas, e ainda o são, pelas “viúvas” da ditadura. Não eram terroristas. Lutavam pela liberdade. O que eles esperavam? Trair o Brasil e sair impunes? Lutamos sim. Com honra e dignidade. E se matamos nossos adversários, foi um combate muito justo para eles, pois eles tinham boas armas. Nós usávamos o que podíamos fabricar em casa, ou o que o dinheiro que conseguiamos podia comprar. Sempre pouco e menos eficiente do que os usurpadores tinham, muito bem fornecido pelos americanos. Nunca torturamos nem humilhamos nossos adversários. Repito, adversários, não inimigos. Éramos todos brasileiros. E lutaremos novamente se eles ousarem repetir o que fizeram, se tomarem a Pátria para sí. E a idéia de se livrar dos párias que ainda se escondem sob as asas gentis do nosso glorioso exercito, é simplesmente maravilhosa.
    Paz e saúde, Marcelo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2010 - 20:24
    Enviado por: Jeff

    bando de ladroes do erário…
    menos de 500 comunistas presos e deportados… hoje tem mais de 10.000 recebendo indenizações e pesões..

    foram mortos e desaparecidos cerca de 270 comunistas traidores da Pátria.
    os comunistas mataram e torturaram 200 pessoas civis e militares, inclusive um menino de 17 anos que foi equertejado, torturado e morto na frente da sua familia pelo bando do Genoíno…

    MInha familia foi perseguida pelos militares e ainda somos até hoje, porque lutamos pela DEMOCRACIA e soberania brasileira, contra o IMPÉRIO DO MAL…

    Os milicos como os outros desgovernos civis nos perseguiram financeiramente, persequiram, cercaram usando o fisco e abuso de poder, mas nunca fomos presos, torturados e nem mortos.

    Quero sim o FIM DA ANISTIA, para que se julguem estes traidore da Pátria que queriam nos entregar a URSS, e deram causa para que alguns militares implantassem uma ditadura a mando da CIA…
    …Quero que punam TODOS os traidores da Pátria, tanto os militares e civis que nos etregaram ao G7, a CIA, quanto os comunistas traidores da Pátria que nos queriam escravos da URSS… e ponham na CADEIA todos estes que roubam do erário, em pensoes e indenizações por terem sido traidores, bandidos criminosos, e terem sido presos ou mortos pela GUERRA FRIA…
    ..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2010 - 22:34
    Enviado por: Tom

    Eles sabiam como ninguém como perseguir e torturar. Fui perseguido por esses sacristas até meados de 1990. Mas acho que não adianta apelar. Continuam pensando que a pátria é eles.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2010 - 23:07
    Enviado por: nina lemos

    Incrível. E fofas as fotinhas. E muito importante o relato. Parabéns, Marcelo. PARABÉNS. Pelo texto e pela festinha de 5 anos na embaixada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/02/2010 - 10:45
    Enviado por: João Prado Ribeiro Campos

    Óóóóó, Estadão, assim não dá !

    Vejo-me obrigado a elogiar a postura jornalística de O Estado de S. Paulo a cada artigo que comento. Elogios humildes os meus, já que ela é elogiada, pelo Mundo afora, há séculos. Mas não entendo !

    Vocês não foram a favor da “Redentora de 1964″ ?!

    Não foram seus editoriais inflamados, à época, um dos grandes responsáveis por incentivar os recalcitrantes a apoiar o golpe militar, financiado pela CIA, contra a Constituição brasileira de 1946 ?

    É bem verdade que vocês saltaram do barco no Ato Institucional n° 2, em 1965. Mas aí já era tarde, Inês (e milhares de outros brasileiros) já eram mortos.

    Mas agora me publicam um artigo destes ? ! Se continuarem assim, serei obrigado a riscá-los de minha lista do PiG – Partido da Imprensa Golpista.

    Só não me peçam para cerrar fileira ao lado de torturadores, de qualquer ideologia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2010 - 16:01
    Enviado por: Paulo Matos

    Olá, Marcelo, seu texto cala fundo, como se dizia antigamente, faz chorar. O que dói mais é que esta canalha sobrevive e está querendo arrotar discursos, gagar regras, querendo dizer que não tem nada a ver com isso. Mas eles não passaram e não passarão, pena que para isso tivemos que dar alguns dos nossos para estes nazis que mancharam nossa história e nossa memória, ratos de esgoto verdes e amarelos de vergonha. Dia destes te citei em uma crônica sobre o artigo de Moacyr Scliar, citando Canudos e a mudança que o episódio fez em Euclides, que rejeitou seu passado de militar boçal e se tornou socialista. Saudações, até o futuro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2010 - 18:10
    Enviado por: Luigi Ghermandi

    Nimguen que se opunha a qualquier ditadura è terrorista, que fique claro!

    boa, luiggi. falou tudo! eco…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/02/2010 - 16:21
    Enviado por: mauro esteves

    Prezado Marcelo….
    Parabéns pela escrita.
    A angustia contida nas entrelinhas deve ser entendida pór todos.
    Meus pesames aos Zés (Dirceu/Genoino)…. Wladimir Palmeira… gabeira…. e por que não até o Zé Serra pela falta de coragem e jogar na imprensa sua vivência sobre a época.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2010 - 01:24
    Enviado por: marcelo b.

    credo…
    parece algo ultra nostalgico e “póstumo”…
    vc tem qtos dias d vida, tiozinho?!
    lembro q em 77 eu ja tinha 4 anos…rsrsrs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2010 - 21:33
    Enviado por: virginia bartolone miranda

    Oi Marcelo,legal o texto e vamos esperar pela COMISSÃO DA VERDADE..Espero que não se trate de um revanchismo politico…mas que seja um passo ao direito a divulgação e responsabilidade de quem participou dos atos inesqueciveis na história Sombria da Ditadura…Abraços!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2010 - 21:37
    Enviado por: virginia bartolone miranda

    Nossa agora que vi tem o seu R.A da Engenharia Unicamp .Bons tempos de Campinas !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/05/2011 - 19:34
    Enviado por: Almiro Lemos

    Marcelo,

    Meu respeito e meus sentimentos.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Tags

Blogs do Estadão