ir para o conteúdo
 • 

Marcelo Rubens Paiva

26.abril.2009 15:43:06

A arte salva

Nosso porta-voz DOMINGOS OLIVEIRA pede que DIVULGUEMOS este manifesto que escreveu. Quando ele pede, a gente obedece. Concordo 100%. Aliás, como sempre, quando se trata de DOMINGOS OLIVEIRA.

CARTA ABERTA AOS ARTISTAS DE VERDADE OU OS OPERÁRIOS DA CATEDRAL

Se você tem certeza que é um artista de verdade, que sua razão de ser é a Arte, que sem a Arte você morreria, leia isso: É um chamado, uma convocação. Pouca gente sabe o que é a Arte. E, no poder, quase ninguém. Por isso acontecem absurdos como essa badaladíssima discussão. Juca Ferreira versus Lei Rouanet. E a coisa da OS (Organizações Sociais). São movimentos atuais que em resumo consistem em entregar o dinheiro disponível para a Cultura, através de várias Leis e processos, para o Governo. Aumentar o Poder do Governo, confiando em seus critérios para julgar. De que modo deve ser usado o dinheiro público (isenção de impostos ou outras coisas).. É claro que os destinos do cinema e teatro brasileiros não devem continuar sendo regidos por diretores de departamentos de marketing (embora eles tenham se comportado, até hoje, razoavelmente bem). Como este ponto é indubitável, J Ferreira ganha sempre as discussões, posto que está com a razão. O dinheiro público deve ter a tutela do governo, para que possa ser aplicado no bem comum. E nesse tipo de teoria, perdemo-nos todos em reuniões infindavelmente monótonas e vazias de conteúdo. Claro que o dinheiro da Arte e da Cultura deve ser comandado pelo Governo. A propósito, deve ser dito que já é. Posto que os maiores patrocinadores são estatais (Petrobrás e outras). Não é importante saber se o dinheiro fica com o Juca Ferreira ou com a Petrobrás. O importante é saber o que eles vão fazer com isso. E eis que chega a pergunta que ninguém faz, por falta de coragem:
- Que tipo de filme ou peça o ministro JF acha que deve ser produzido? Quem vai levar o dinheiro? É isso que interessa. O ministro imediatamente argumentará que essa decisão não é dele, e sim das comissões que constituirá. Será uma inverdade quando ele disser isso. Perigosa inverdade. As comissões são controladas por quem as nomeia. Sendo sempre altamente manipuláveis. De modo que é preciso saber qual é o gosto pessoal do Juca. Que concepção ele tem da Arte e da Cultura. Observemos que começa aqui a fatal confusão. A Arte faz parte da Cultura, mas não é a Cultura. É maior e mais importante que a Cultura, ou pelo menos pertence a outro departamento. Cultura é Educação. É uma coisa que se preocupa, que aprende, que bebe na fonte do passado. A Arte é a locomotiva da Cultura. É o arauto que anuncia o futuro. A Arte diz respeito àquilo que não existia ainda, e está sendo criado. A Arte defende a humanidade.
Quando escrevo essas palavras estranhas, pressinto a incompreensão. São transcendentes, confesso. A Arte é transcendente. É a mais forte arma de comunicação, recurso didático para tornar os homens civilizados. A Arte ensina aos homens seus maiores valores. O amor, a dignidade, a honra, o patriotismo, a cidadania, a solidariedade. Por causa deste nobre alcance, a Arte jamais é citada em debates públicos. A massa burguesa da maioria encarregou-se nos últimos séculos a desmoralizar a palavra Arte. Segundo estes tolos, a Arte é uma coisa desnecessária, fútil, em geral exercida por gente que não gosta de trabalhar. Quando, na verdade, a Arte é o único trabalho verdadeiro. Se você não entende essas palavras ou se elas irritam, pare de ler esse artigo já. Ele não é pra você. Você pode ser um bom sujeito e até um pensador lúcido, mas não é um artista.
Juca Ferreira é um homem forte. De um carisma notável, eloqüência, e, por que não dizê-lo, simpatia irresistível. É preciso saber de um homem desses o que ele entende por Arte.
Repito. Que filmes e peças deveriam ser feitos com o dinheiro público, segundo a opinião pessoal dele?
Para exigir a resposta dessa pergunta, convoco meus pares, os artistas, a repercutir esse artigo. Faz anos que preconizo a existência de um Ministério da Arte. Todos tem medo de mim e preferem me achar ridículo, pensar que estou brincando. Não estou. Penso que a Arte é o que sustenta a Cultura, o que a leva para frente. Não existiria o cinema e o teatro brasileiro sem Glauber Rocha e Nelson Rodrigues. É o artista que tem que ser protegido pelos governos.
Não pensem que puxo a sardinha. Os bons artistas, como eu e muitos, sobreviverão de qualquer jeito. Com Ministério ou sem, não importa as reuniões de Juca Ferreira.
É a Arte que vai abrir os mercados internacionais. É a Arte que nos dará o respeito do público. A Arte é o retrato do país. Um país pobre como o nosso não pode gastar dinheiro público com filmes e peças ruins. Somente devem ser feitos peças e filmes bons! E quem vai decidir o que é bom ou ruim, pergunta o leigo incauto. Ele responde: Isto não pode ser posto em Lei, é subjetivo. Engano fatal. O único que pode julgar a arte é o artista. E não é difícil reconhecer um artista, a primeira vista. É aquele que ama realmente a humanidade e constrói uma obra sobre esse amor.
Atualmente, a palavra “diversidade” sacralizou-se. Quem duvidar disso, morre. Concordo com a diversidade. Mas ela está abaixo do critério da Arte.
Todas as comissões propostas são mistas: minoria dos artistas, maioria de burocratas ou técnicos interessados no assunto ou no prestígio. Isto está errado. Os verdadeiros artistas devem ter a maioria de qualquer comissão, porque somente eles entendem o que é a Arte. É pretensão de outros querer julgar a atividade artística.
Enfim, as palavras cansam.
Sei que somente serei entendido pelos artistas de verdade. Para eles que escrevo e peço que não me deixem sozinho e repercutam, a seu modo, esse meu artigo. Tenho certeza que vocês concordarão, sendo artistas verdadeiros.
Na prática, confesso que sou a favor do Juca e das OSs. Um homem deve lutar pela Lei correta. E depois lutar, mais agressivamente ainda, contra aqueles que aplicam mal a Lei. Essa é uma briga que vem depois. Apesar de que eu, artista, não tenho tempo pra isso. Minha obra me espera. Tenho pouco tempo. A eternidade seria pouco…
Somente a Arte salva, sem a Arte não há salvação.
“Oh, minha alma! Não aspira a vida imortal, porém esgota o campo do possível” (Píndaro)
Por favor, repercutam, companheiros.

Com todo respeito ao ministro, e até confiança,
Domingos Oliveira.

comentários (12) | comente

12 Comentários Comente também
  • 26/04/2009 - 18:21
    Enviado por: Tatiane

    Realmente…infelizmente até nas universidades como na USP e PUC não há privilégio algum para educação/cultura, o prédio da área de educação da USP é um horror!!
    Qlquer divulgação cultural q se deseja fazer, novas maneiras de divulgar teatro, leitura para a sociedade ou até mesmo solicitar investimento em divulgações ou mestrado é um parto!!
    Já na área da engenharia, arquitetura…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/04/2009 - 18:33
    Enviado por: Lilia

    ‘FORA DA ARTE NÃO HÁ SALVAÇÃO”

    (…) As grandes nações escrevem sua autobiografia em três volumes: o livro de suas ações, o livro de suas palavras e o livro de sua arte. Mas (…)nenhum desses três livros pode ser compreendido sem que se tenham lido os outros dois, mas desses três, o único em que se pode confiar é o último.
    (Ruskin)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/04/2009 - 21:42
    Enviado por: Ana Isabel

    Finalmente te encontrei! Sua coluna sumiu dos meus sábados e eu me perguntava aonde poderia te ler. Saudades… Mas agora te achei aqui.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/04/2009 - 21:53
    Enviado por: Ana Isabel

    Finalmente te encontrei novamente. Meus sábados estava mais vazios sem ler você!
    Manifesto lido e repassado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/04/2009 - 22:28
    Enviado por: Fernanda

    Muito justa a reivindicação. Bastante lúcida a colocação, especialmente no que tange ao papel da arte na formação cívica do homem sob o prisma da evolução social e intelectual. A sensibilidade com que ele percebe que, no mundo atual, exatamente pela deficiência artística à disposição das pessoas, poder-se-á antever um não entendimento do público médio a que tenha acesso ao texto, diante de sua colocação transcendental, já revela de per si a sutileza do espírito do artista hábil, capacitado a proceder à distinção da Arte de finalidade evolucionista àquela que embrutece e degrada à inteligência. Coaduno com o entendimento em toda a sua inteireza. Manifesto arraigado ao íntimo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 01:26
    Enviado por: sandra

    Adorei a Carta Aberta e imagino que seja exatamente assim como Domingos colocou, se não for pior. Admiro cartas abertas porque é preciso ter coragem de expor suas ideias e em geral cartas abertas não concordam com as decisões institucionalizadas, ainda mais quando o que está em questão não é propriamente a arte, mas outras coisas bem distantes. Infelizmente o Brasil não é um país que protege seus talentos.
    (descobri teu blog Domingos, tô adorando ler!)
    abs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 07:52
    Enviado por: Anna H.

    Domingos Oliveira, achei lindo seu Manifesto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 09:06
    Enviado por: Andréa

    Vai explicar isto para os filhos do capitalismo neo liberal, com certeza, se perguntarmos à eles que filmes deveriam ser exibidos eles dirão: àqueles que derem retorno rápido…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 11:34
    Enviado por: Otavio

    Concordo com a Tatiane, muito inteligente e simples o post dela, mas bastante esclarecedor…dou algumas aulas na USP e o prédio na área da educação é realmente um horror se comparado ao prédio da engenharia e na PUC alguns (repito, somente alguns) professores se atrelam apenas aos livros, se os alunos não dispersarem tornam-se uns alienados, não conseguimos nenhum investimento para nada voltado á cultura é muito complicado…
    Vou espalhar essa manifestação do Domingos Oliveira!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 12:43
    Enviado por: ahhh be

    Poxa vida.
    Essas pessoas que são artistas são mesmos especiais, não?!
    Elas nascem com um dom, ô céus.

    mas…

    a parte política dessa coisa tá interessante.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 15:57
    Enviado por: Paulo

    não concordo com a Tatiane e nem com o Otavio, sou aluno de engenharia da USP e nada é tão fácil assim para nós, sei q não há investimentos para a educação/arte o suficiente e possivelmente não terá, mas em nossa área tbm há grandes lacunas.
    Concordo com o Domingos Oliveira q provavelmente ele será mais entendido pelos artistas e quem participa indiretamente á arte/cultura e concordo com o Otavio q o comentário da tatiane foi inteligente, apesar de eu não concordar, aproveito e ressalto q ela deve ser bonita pq as meninas da área de educação da USP e PUC (se ela estuda lá) são umas coisas de louco, mas são inteligentes e muito chatas
    bonitas e inteligentes…não dá!!!!! kkkkkkkk
    Abraços Marcelo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 16:29
    Enviado por: tereza

    Marcelo adoro tudo que vc, Domingos Oliveira e o Xico Sá escrevem, faz tempo q eu acompanho vcs…sem números né?!
    Achei seu blog e estou amando…a própósito tecla sap na Fernanda por favor!!

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Tags

Blogs do Estadão