ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

07.fevereiro.2014 12:45:19

“Se eu virar presidente da Comissão de Direitos Humanos, vão sentir saudades do Feliciano”, diz Bolsonaro

Na próxima semana, as comissões técnicas da Câmara dos Deputados definem seus novos presidentes e existe enorme expectativa para saber quem assumirá a Comissão de Direitos Humanos. A comissão foi palco, em 2013, das maiores polêmicas e protestos dentro do Congresso por conta do comando exercido pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP). À frente da comissão, Feliciano trabalhou a favor de bandeiras conservadoras radicais como a “cura gay”, que previa tratamento para homossexuais, considerando que essa opção sexual era uma doença. A proposta passou na comissão, mas nunca mais prosperou pelo seu conteúdo absurdo.

O grupo que conseguiu eleger Feliciano agora opera para fazer um sucessor com o mesmo tipo de pensamento ou até mais radical. De olho na comissão, o PP se articula, com o apoio dos grupos conservadores da Câmara, para eleger o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Capitão militar da reserva, Bolsonaro tem mais de vinte anos de atuação dentro do Parlamento criando polêmicas, especialmente contra partidos de esquerda como o PT. Bolsonaro já defendeu o fechamento do Congresso, aplaudiu na tribuna do plenário a ditadura militar e não perde uma oportunidade para engrossar o coro contra conquistas de direitos civis dos homossexuais.

“Se eu virar presidente da Comissão de Direitos Humanos, as pessoas vão sentir saudades do Feliciano”, avisa Bolsonaro em entrevista ao blog. “Porque, comigo na presidência, não vai adiantar pressão de grupos de defesa de homossexuais dentro da comissão. E quem tem visto minha trajetória no Congresso sabe que, sozinho, eu toco um rebu contra PT, Psol ou qualquer outro partido”, diz.

O controvertido deputado, que já teve sua cassação pedida pelos adversários várias vezes pelas ideias que defende, tem uma pauta de propostas polêmicas, caso prospere a negociação política para comandar a Comissão de Direitos Humanos.

“Quero votar a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Por mim, baixaria até para 14 anos, mas estaria sendo hipócrita porque sei que essa proposta não passa”.

Adoção de crianças por casais do mesmo sexo também enfrentará a resistência do deputado. “Se depender de mim, vou trabalhar na comissão para não ter isso”, afirma.

A metralhadora giratória de Bolsonaro atira contra todos e tem o PT como um dos principais alvos, especialmente em relação aos programas de assistência social.

“O governo não faz planejamento familiar porque acha que quanto mais pobre existir melhor. Porque serão mais eleitores amarrados nos seus programas assistencialistas”, ataca.

Bolsonaro também anuncia que vai propor audiências públicas com familiares de militares que morreram durante a ditadura em ações promovidas por guerrilheiros. “Quero dar voz aos parentes dessas pessoas para contarem o que aconteceu naquele período”.

Adoção da pena de morte também é outro alvo do parlamentar. “Sei que é uma cláusula pétrea da Constituição. Mas minha vida ou a sua não são cláusulas pétreas e estão sujeitas aos criminosos”, diz.

A possibilidade de Bolsonaro assumir a comissão causa preocupação no comando da Câmara, que não quer ver a repetição do palco de confusões que a Direitos Humanos se tornou com Feliciano. A ideia é monitorar a eleição na comissão para garantir que um parlamentar com perfil mais moderado assuma a vaga.

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comentários (22) | comente

  • A + A -
22 Comentários Comente também
  • 07/02/2014 - 13:14
    Enviado por: cristarela@gmail.com

    Quem esse cara acha que é?
    Ele é representante do povo e não pode sair dizendo o que quer ou como vai governar e tomar decisões como se o povo não fizesse parte disso.
    É o poste mijando no cachorro mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 14:36
    Enviado por: maurilio

    to contigo bolsonaro ,vcs sao a cabeça da naçao brasileira ,e com certeza o corpo desta naçao esta machucado por culpa da cabeça que nao reage
    muitas vezes a cabeça (cerebro) tem que tomar decisões bruscas para salvar o corpo da morte ,estamos precisando disso .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 15:14
    Enviado por: Louis

    BOLSONARO PRA PRESIDENTE !!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 15:20
    Enviado por: Ângelo Oliveira

    Gosto muito das posiçoes do Bolsonaro, não fica em cima do muro!
    Acho dificil o PT deixar deixá-lo assumir a presidência

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 17:28
    Enviado por: Andre

    Concordo plenamente com o Bolsonaro, ele tem o meu voto sempre…. por mim tem que acabar essa moleza que este governo do ptralhas está cada vez mais dando aos marginais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 18:05
    Enviado por: Tauan Queiroz

    A CDHM deve ter de volta aqueles que lutavam pelas MINORIAS, como diz o nome da Comissao. A Comissao foi criada pros negros, pros indios, pra comunidade LGBT e para todos aqueles que sao oprimidos pelo racismo, pela heteronormatividade e pelo preconceito religioso.
    A bancada crentelha e os conservadores, digo, burros deviam ficar de fora de uma Comissao que trata de minorias.
    Fora PP, fora PSC!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 18:12
    Enviado por: Fernando

    Gostaria que em Minas Gerais houvesse alguém com as mesmas posições do Bolsonaro.
    Teria o meu voto e de milhões de mineiros que já estão de saco cheio desta política dos coitadinhos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 19:28
    Enviado por: Jorge

    1 Sou Gay
    2 Apoio o casamento de pessoas do mesmo sexo assim como a adoção de crianças por casais gays
    3 Sou a favor da maioridade penal de 14 anos
    4 Sou a favor de acabar com o paternalismo q este país tem vivido nos últimos anos
    5 Sou a favor q o sistema penitenciário mude, preso tem q trabalhar .
    Enfim o que eu quero dizer é q o Brasil tem prioridades, precisamos de segurança, não podemos continuar sendo
    reféns de bandidos e q por mais q eu discorde de alguns pontos com o Sr. Bolsonaro eu não posso negar q o Brasil
    está precisando de uma reforma, real. Precisamos arrumar a casa e se é o Sr. Bolsonaro que tem essa coragem, que seja
    ele então. A segurança é para todos, negros, velhos, crianças, gays, héteros, mulher, homem, deficiente físico, chegou a hora
    de se pensar no todo, deixemos de olhar o nosso próprio umbigo. Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 19:35
    Enviado por: Celso de Paula

    Vai lá Bolsanaro! Arrebenta! Com gays, com pobres, com negros em geral! Você sabe como fazer para acabar com a democracia!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 19:37
    Enviado por: Gregorio de Matos

    Quem é Feliciano?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 21:48
    Enviado por: Marcos Brokowski

    Acredito que seria uma boa opção para diminuir os abusos e os absurdos que temos verificado em várias áreas, moralizaria um pouco, quem sabe. Mas não me estimula em confiança. Este senhor, representante do povo, ou pelo menos o que o mesmo deveria ser, sequer respondeu a uma carta que lhe enviei aproximadamente uns três anos atrás, nem ele, muito menos a sua equipe se deram ao trabalho. Vejam bem, tenho um processo para “aposentadoria por invalidez” aqui no judiciário do Paraná que agora em janeiro fez cinco longos anos, ainda na primeira instância. É preciso salientar este detalhe, “processo para aposentadoria por invalidez que já dura cinco longos anos”. Uma vergonha para o judiciário brasileiro. Trata-se de um embrólio, um jogo de empurra prá cá, outro empurra prá lá, uma vergonha que não sai do lugar nunca. Enquanto os grandes legisladores do Brasil orientam aos administradores de que quando um trabalhador passa por problemas de saúde grave, ele não pode sofrer atos discriminatórios, como é entendida a demissão, e não devem medir esforços no sentido de proporcionar a ele tratamentos dígnos para seu restabelecimento, caso contrário, deve ser aposentado, enquanto eu procurava soluções para os meus problemas e dei entrada no judiciário com o processo, ‘coincidentemente’ no mesmo período fui demitido. Fui abandonado à merce do nada, sem direitos, sem plano de saúde e sem poder trabalhar por todo esse longo período justamente pelo processo judicial em curso onde a pessoa fica impossibilitada de arrumar emprego sobre pena de ser criminalizada. Uma situação insustentável, onde recorri já à OAB, direitos humanos, CNJ, e também, diante do desespero, enviei carta para este senhor que tanto ‘canta de galo’, e conforme afirmei acima, sequer atenção deu, sequer qualquer resposta em negativa se deu ao trabalho de dar. Mas também, caso o meu processo fosse julgado como deveria, o Estado do Paraná teria de me ressarcir de cinco anos de salários reajustados, provavelmente ainda sobraria danos morais, além da aposentadoria, ou me devolver os dezesseis anos de contribuição previdenciária, que é claro, não pretende tomar para si estes altos valores, aí justifica-se o porquê de tantos embrolhos? E agora quer nos representar junto aos direitos humanos, bom, se é a entidade brasileira até que teria tudo a ver, como a população já está careca de saber, são ótimos para defender bandidos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2014 - 23:54
    Enviado por: chico lobo

    Espero que o povo acorde

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2014 - 00:26
    Enviado por: Sérgio

    BOLSONARO PRESIDENTE! eu apoio!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2014 - 01:51
    Enviado por: Arthur Freitas

    Bolsonaro, tenho orgulho da sua coragem e destreza para debater contra indivíduos nocivos à nação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2014 - 07:06
    Enviado por: ALESSANDRA

    Nunca votei até agora no Bolsonaro. Mais agora ele tem meu total e irrestrito apoio. Pelo que vejo da política hoje é um covil de bandidos. Temos que exterminar essa raça que só se prolifera. Estou contigo Bolsonaro. Não se faz omelete sem quebrar ovos. Como sou de comunidade, já vi vários jovens criados por homossexuais e que foram molestados sexualmente por seus tutores. Não concordo em hipotese alguma adoção por gays. Pena de morte já existe para o cidadão de bem. Então é isso mesmo!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2014 - 08:23
    Enviado por: roger

    Bonsonaro pra presidente do Brasil

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2014 - 09:30
    Enviado por: felipe

    estou com vc Bolsonaro precisamos de alguém como vc nos defendendo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2014 - 10:39
    Enviado por: ziza

    Esse dai não tem medo de dizer a verdade, mesmo sendo da base aliada do governo não aguenta calado a safadeza! Meu voto é seu!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2014 - 19:39
    Enviado por: Felipe Tarijon de Almeida

    “Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?Mas o que é isso?”

    ROSÁRIO, Maria.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/02/2014 - 14:10
    Enviado por: Evismar

    Bota o terror nesses esquerdistas Bolsonaro!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/02/2014 - 09:20
    Enviado por: Bolsonaro: “Se eu virar presidente da comissão, as pessoas vão sentir saudades do Feliciano” | ACID BLACK NERD

    [...] sozinho, eu toco um rebu contra PT, PSOL ou qualquer outro partido — afirmou o parlamentar em entrevista ao blogueiro Marcelo de Moraes, do Estado de [...]

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

  • Quem Faz

    Quem Faz

    Marcelo de Moraes

    Marcelo de Moraes participa da cobertura de política e economia em Brasília desde 1993. Atualmente é o diretor da sucursal de O Estado de S.Paulo na capital, tendo trabalhado em outros importantes veículos de comunicação do País, como O Globo, Veja, Jornal do Brasil, Valor Econômico, Correio Braziliense, entre outros.

Comentários recentes

  • Aloysio Quintão Bello de Oliveira: Fica no Supremo, Joaquim Barbosa. E vote. Mesmo que seja vencido no voto,...
  • Fernando: O artigo somente se esquece de mencionar que durante a era lula, o cenario internacional foi infinitamente...
  • Jose Bonna: A única herança sólida deixada por esse senhor… foi um congresso comprado a base de proprina...
  • Cris Azevedo: Agora eu ri! ESTA é a herança de Lula, senhor! Demorou exatamente o tempo que tinha que demorar para...
  • az: Juro que estava meio sem animo, ao ler esta materia, e saber que foi o Lulla(collormalufsarneydirceu) que salvou...

Arquivos

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo