Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Heleno, o filme

Talvez seja enganoso dizer que Heleno é um filme sobre futebol apenas porque tem como protagonista uma das mais notórias figuras desse esporte no Brasil. Heleno parece mais uma reflexão sobre a tragédia da fama, sobre os enganos do mundo das celebridades do que a trajetória de um boleiro de gênio (nos dois sentidos do termo), famoso tanto por suas jogadas em campo como por suas peripécias fora dele.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

De fato, Heleno de Freitas foi o precursor de todos os nossos bad boys contemporâneos, jogadores que atraem os holofotes em boates da moda, cercados de belas mulheres e de aproveitadores. Heleno teve disso tudo, numa época em que o mundo das celebridades era ainda incipiente e os paparazzi não existiam - ou pelo menos não tinham esse nome, celebrizado pelo personagem do fotógrafo de A Doce Vida, de Federico Fellini, em 1960.

PUBLICIDADE

Heleno é prévio a esse nosso mundo contemporâneo e sua trajetória o antecipa. Faz parte de outra época, mas que se liga à nossa. Um tempo em que se podia contrair sífilis e morrer da doença, louco, como aconteceu com ele, aos 39 anos, pobre e esquecido em um hospício de Barbacena. Isso depois de haver encantado os torcedores do Botafogo e do Vasco, ter jogado no Boca Júniors e no Atlético de Barranquilla, na Colômbia. Depois de ter pontificado na boate Vogue e no Copacabana Palace, e de ser visto na companhia das mulheres mais belas da noite carioca dos anos 1940. Heleno, uma figura da belle époque, é também o nosso personagem futebolístico mais trágico, mais ainda que Mané Garrincha que, pelo menos, viveu alguns anos a mais que Heleno e conquistou duas Copas do Mundo.

Outro tempo. Ok. Mas se você trocar o nome de Heleno pelo de outras celebridades da nossa época, se mudar um pouco os cenários e penteados, poderá ver um comentário atual sobre a fragilidade dos ídolos e o caráter fugaz da fama e da fortuna. Essa tragédia existencial não poderia ficar melhor do que no preto e branco magnífico fotografado por Walter Carvalho a pedido do diretor José Henrique Fonseca. Tudo faz sentido nesse filme: da atuação impecável de Rodrigo Santoro no papel título à de coadjuvantes inesquecíveis como Maurício Tizumba, no papel de enfermeiro do ex-jogador. Sim, em parte, Heleno é sobre o drama do futebol. Mas é mais sobre a fragilidade da vida, e da vaidade humana.

(Caderno 2)

 

Publicidade

 

 

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.