ir para o conteúdo
 • 

Luiz Zanin

17.setembro.2007 10:41:54

Bicicletas de Paris

Desde junho existe em Paris um sistema muito legal de aluguel de bicicletas. Informatizado, permite que você pegue uma bike por meia hora (grátis), algumas horas ou o dia inteiro, ou ainda faça uma assinatura de até um ano, esta por 13 euros. Os estacionamentos de “vélos” existem em toda parte e são geridos eletronicamente. Quer dizer, você não aluga “uma” bicicleta – você se associa a um serviço. Com o cartão, desbloqueia a magrela disponível e circula até onde quiser; depois a deposita em outro lugar e isso é registrado. Quem é usuário de metrô ou ônibus (ou seja, todo mundo) pode incluir a bicicleta em sua carta de assinante. O veículo se integra assim à rede de circulação de Paris – e a torna mais humana. Conversei com muitas pessoas, todas entusiasmadas com o serviço. Com exceção dos taxistas (pelo menos aqueles com quem falei) que são contra por entenderem que as bicicletas atrapalham o tráfego.

comentários (80) | comente

80 Comentários Comente também
  • 17/09/2007 - 10:45
    Enviado por: Bob

    As bicicletas atrapalham o tráfego, realmente os hipócritas são iguais no mundo todo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 11:35
    Enviado por: Rieux

    Acho que tornar a cidade mais humana é uma questão fundamental, Zanin. Também fiquei muito impressionado com a integração da bicicleta no sistema de transporte de outra capital européia, Londres. É agradável ver belas mulheres pedalando rumo ao trabalho, as vezes vestidas com muita elegância, carregando bolsas, algo inusitado para a realidade paulistana. Aqui, na capital do automóvel e da fumaça, vi um ciclista ser atropelado hoje de manhã. Uma pena. Outra coisa: Se os taxistas de lá são como os de cá, então deve ser uma ótima idéia mesmo. Não tem gente mais obtusa do que taxista propondo solução para o trânsito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 14:04
    Enviado por: lulopret

    Achei fantastico esse sistema que implantaram em Paris. Ha muito tempo tive essa idéia ao visitar Amsterdam. Pensei que existisse um serviço assim e que talvez se pudesse implanta-lo em algumas outras cidades. Mas em Amsterdam todos tem sua bicicleta. Havia pensado a mesma coisa em relaçao a guarda-chuvas, depois de ter perdido quase uma centena deles. Mas esse lance da bicicleta é genial.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 15:35
    Enviado por: Alexandra Lopes

    Uau!

    Algumas considerações que, ao meu ver, ainda inviabilizam o uso de magrlinhas por aqui:

    1. Bicicletas pressupõe ruas em condição adequada de uso, sem buracos e com pistas sinalizadas;
    2. Bicicletas nas ruas incluem ciclistas preparados para lidar com o tráfego;
    3. Bicicletas envolvem cidadnia e respeito por parte dos motoristas;
    4. Bicicletas integram o conceito de pensamento ecológico, aquele que você já entendeu de verdade, não o que fica repetindo apenas para seus filhos, na tentativa de ser politicamente correto…

    Assim, caro Luiz, vou rezando para Nossa Senhora da Consciência Brasileira para que algum dia consigamos nós também, nossa cotinha de dignidade.

    Um abraço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 16:03
    Enviado por: Bob

    Se ainda não conseguimos viabilizar o uso do carro por aqui, imagina das magrelas!
    Brasileiro é obcecado por carros, conheço gente que não mora a mais de 100m do local de trabalho e vai de…carro. Em uma cidade que não chega a 15 mil habitantes! É rídiculo, é triste, é falta de cultura e sensibilidade. E o pior, são pessoas que se mudaram para uma cidade menor, justamente por não aguentar mais a cidade grande, mas trouxeram os “vícios” juntos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 16:41
    Enviado por: lulopret

    Mesmo assim acho que seria mais facil viabilizar o uso de bicicletas do que concluir a viabilizaçao do uso dos carros. Tenham a impressao que aqui todos estao raciocinando em termos de Sao Paulo. Ai sim fica dificil, mas ha muitas cidades no Brasil, menores, onde se poderia começar a pensar em implantar sistemas do mesmo tipo que as bicicletas de Paris. Sera que toda cidade do Pais é esburacada como Sao Paulo? Nas minhas andanças pelo interior constatei que nao. Ha até outras capitais do Brasil ja com sindrome de cidade grande e que nao sao tao problematicas como Sao Paulo. Bem vindas as bicicletas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 16:53
    Enviado por: Rieux

    O comentário do Bob me fez lembrar daquele mote “Brasileiro é apaixonado por carro”, sempre repetido por marqueteiros sem inspiração. Enquanto isso não temos ligação por trem nem entre duas cidades tão pequeninas como São Paulo e Rio de Janeiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 18:52
    Enviado por: Antonio Bezerra Neto

    A bicicleta trás ternura para uma cidade. É um belo verso, enquanto os carros…

    Zanin, mas um bom despacho sobre Paris. Insisto: adoro crônicas de viagem. Verissimo tem algumas fabulosas. Antonio Maria tem belos relatos desde Paris. Otto Lara Resende era preciso em suas viagens.

    Um hóspede de cepa passou por Paris! Ôtimo. Do sertão vou aprendendo – já que minhas viagens ocorrem pelas cercanias. Abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 18:53
    Enviado por: Antonio Bezerra Neto

    A bicicleta trás ternura para uma cidade. É um belo verso, enquanto os carros…

    Zanin, mas um bom despacho sobre Paris. Insisto: adoro crônicas de viagem. Verissimo tem algumas fabulosas. Antonio Maria tem belos relatos desde Paris. Otto Lara Resende era preciso em suas viagens.

    Um hóspede de cepa passou por Paris! Ôtimo. Do sertão vou aprendendo – já que minhas viagens ocorrem pelas cercanias. Abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 18:55
    Enviado por: Emerson K

    Outro obstáculo para implementar o sistema aqui é o senso de preservação do bem público. Quantos dias duraria uma bicicleta nesse sistema?
    As bikes também deveriam ter uma configuração própria para evitar roubos e desmanches.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 19:52
    Enviado por: lulopret

    Emerson,
    Se as pessoas tivessem esse serviço à disposiçao ninguém precisaria comprar bicicletas proprias e nem se preocupar com a reposiçao de peças. Roubariam as bicicletas pela matéria prima? Acho que nao compensaria. Mas, voce tem razao em contar com o espirito vandalo sempre a rondar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 21:01
    Enviado por: cesar murilo jacques

    No Brasil? Começariam clonando os cartões, depois furtariam as bicicletas e, por último, assaltariam o posto de armazenagens das ditas para levar o que sobrou.
    PS – no Japão de há muito já existe algo assim com sombrinhas e guardas-chuvas. Ficam em postes à disposição para quem estiver sem e começar a chover. Parou a chuva, devolve depois noutro poste por perto para uso futuro de outros despreparados. Quando minha filha que esteve em Matsumoto contou-me isso disse para ela: aqui roubariam até os postes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 21:50
    Enviado por: Pedro Almeida

    enquanto pensarmos que roubariam tudo nao vamos sair disso. E se roubam é porque nao tem. quem tem nao precisa roubar. Acho que é apenas uma questao de habito. quando as pessoas se habituam com o uso publico das coisas nao ha mais problema. O problema é que aqui todos, ricos e pobres, por tabela, estao acostumados apenas ao uso privado. Até mesmo as ruas, que eram publicas, como costumava se dizer, agora ja estao começando a ser “privatizadas” pelos restaurantes, supermercados, shoppings, lojas, e até predios residenciais. Colocam ali seus cones, demarcam as areas de estacionamento como se fossem donos da rua. Os pobres roubam bicicletas e guarda-chuvas, e os ricos roubam pedaços do espaço publico.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2007 - 22:49
    Enviado por: cesar murilo jacques

    Quem tem não precisa roubar? História do Brasil:
    1. Brasil Colônia – resposta do Padre Antônio Vieira ao Rei de Portugal D. João IV sobre a conveniência de haver no Maranhão e Grão-Pará dois capitães-mores: “Digo que menos mal será um ladrão que dois; e que mais dificultoso será de achar dois homens de bem que um.”
    2. Brasil Império – resposta de D. Pedro I quando, após abdicar, voltava para Portugal, inquirido pelo Marquês de Paranaguá sobre o que fazer aqui sem ganhos: “Faça o que quizer, não é da minha conta. Por que não roubou como o Barbacena? Estaria bem agora.”
    (in: 1 – O Teatro dos Vícios, de Emanuel Araújo. 2. D. Pedro I, de Isabel Lustosa).
    Quanto aos tempos de hoje,… bem, basta ler os jornais diários.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 09:29
    Enviado por: Gunnar

    O jeito é ir pra lá. Esse barco aqui está afundando há tempos…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 10:57
    Enviado por: Pedro Almeida

    Pois é, Enquanto nao mudar a mentalidade, nao dianta fzer nada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 11:14
    Enviado por: Stepanovich

    Frequentemente atrapalha sim!(os taxistas têm razão),porque os ciclistas não prestam atenção e podem provocar batidas e atropelamentos.
    Paris não é Amsterdam nem Copenhaque.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 11:18
    Enviado por: Stepanovich

    Cidades sem ciclovias não vale a pena se andar de bicicleta no centro,a não ser que vc queira se suicidar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 11:27
    Enviado por: luizanin

    1) Foram criadas muitas ciclovias em Paris, em especial na região central.
    2) Para pegar uma bicicleta, você tem de enfiar um cartão de crédito na máquina, com uma garantia de 150 euros em caso de sumiço da bike.
    3) Há problemas, sim, o principal deles o desrespeito dos ciclistas às leis de trânsito. Não se exige uma habilitação para pegar uma bicicleta, por exemplo. Isso dá um pouco de razão aos taxistas.
    4) Mas, com todos os problemas que sempre existem, ainda acho que é uma iniciativa muito legal. E o próprio uso deve melhorar o sistema, que ainda é bem recente. Eu bem que gostaria de ter uma coisa parecida por aqui.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 11:36
    Enviado por: Maria de Fatima Machado

    Fora do contexto

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 11:41
    Enviado por: Bob

    Para aqueles que não sabem, existem leis para os ciclistas tbm, mas como todas as outras, somente tê-las não é garantia de cumprimento. E como tudo no Brasil é preciso ser feito um trabalho de base, o q demora, e não é viável politicamente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 11:41
    Enviado por: Rieux

    Stepanovich:

    Eu questionaria a sua posição nos seguintes termos: A rua é um espaço público. O mesmo direito que você tem de circular com o seu carro deve ser assegurado ao ciclista de circular com a bicicleta dele. O seu carro também atrapalha a circulação de outros veículos e, ao contrário da bicicleta, polui e degrada toda a cidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 12:05
    Enviado por: Ricardo Novelli

    Zanin, o “vélos” é um projeto da prefeitura de Paris em conjunto com a empresa detentora da publicidade em paradas de ônibus e outras comunicações naquela cidade. Você sabe qual é o modelo de parceria estabelecido entre a prefeitura de Paris e a empresa? Quem sabe algo que se assemelhe a uma PPP ou um exemplo sério disso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 12:37
    Enviado por: Pedro Almeida

    Repito. quem tem nao precisa (no sentido de passar necessidade, passar por privaçao) roubar; rouba por habito, sem vergonhice e mentalidade viciada. enquanto nao se mudar essa mentalidade nao adianta fazer nada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 13:33
    Enviado por: Rogerio

    Em Paris pode ser novidade, mas quem já foi ao Japão, difícilmente conhecerá outro país onde a bicicleta está tão integrada ao dia-a-dia da população. Praticamente todas as estações de trem ou metrô possuem estacionamentos para bicicleta. Os executivos de terno, os estudantes de uniforme e as donas de casa, de saia, andam de bicicleta normalmente.
    Quanto ao trânsito? Nunca vi nenhuma ciclovia. Aliás, muitas ruas não tem sequer calçada. Mas todos, motoristas, ciclistas e pedestres, andam no mesmo espaço; na condição de que, se o maior atropelar o menor… o primeiro está perdido!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 13:37
    Enviado por: Tony

    Para tudo precisamos de um começo, entendo e compreendo todas as dificuldades já citadas por outros leitores mas que tal começar um projeto piloto por exemplo na marginal pinheiros ? Parece que existe um projeto de ciclovia que está engavetado a vários anos !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 13:41
    Enviado por: Otto

    As bicicletas poderiam ser utilizadas em SP se construissem ciclovias. Mas parece que só constroem vias e acessos para o “Deus-carro”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 13:45
    Enviado por: Rafael

    São Paulo nego nao respeita nem moto.. imagina bike..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 13:51
    Enviado por: Marcos Ficarelli

    Os parisienses sabem fazer propaganda mesmo!
    Isto já acontece (e foi copiado de) em Bruxelas, Barcelona e várias outras cidades importantes

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 14:01
    Enviado por: Pedro Almeida

    Sim , ja acontece em varias cidades importantes, mas nao tao grandes como Paris. Essa é a novidade. Acho que a idéia de uma ciclovia na Marginal, em Sao Paulo, deveria ser levada em frente.
    Para quem nao concorda com as bicicletas, ha também informaçoes de que na China, onde a bicleta sempre imperou, agora os carros é que dominam ou tendem a dominar. Os chinese sestao avidos por terem seu carro proprio e entulharem as ruas. Mudanças.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 14:07
    Enviado por: Ezequias

    Vendo o comentario do Pedro Almeida, imagino que no congresso e no senado eles não tem nada, no Brasil eles imaginam ao contrario, quem não rouba não tem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 14:08
    Enviado por: Carlos

    Aqui a bicicleta é considerada, preconceituosamente, transporte de pobre e fracassado social.Infelizmente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 14:11
    Enviado por: Luiz

    Uma ciclovia na Marginal do Pinheiros? Grande idéia, onde anda este projeto?

    Enlouquecendo as idéias (no caso de o projeto não falar nisso, eh, eh, eh…) poderíamos viabilizá-la e mantê-la com o estabelecimento de serviços sob as pontes (elevadores para baixar as bikes da pista da ponte para a ciclovia, guarda e conserto de bicicletas, vestiários e chuveiros para usuários, etc, etc). O poder público, alugando estes espaços, manteria, melhoraria e expandiria a ciclovia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 14:19
    Enviado por: rcav

    para implantar um sistema desse aqui no brasil não seria necessário apenas educar os que roubam. é preciso re-educar aqueles que tiveram condições de estudar nas melhores escolas, universidades, dos quais já ouvi muitos comentários do tipo “ciclista não presta. coloco meu carro pra cima deles”. esses sim deveriam dar o exemplo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 16:14
    Enviado por: Simone

    Sem condições. Aqui em São Paulo, moro a dois quilômetros do trabalho e poderia resolver tudo de bicicleta pelo bairro. Já tentei fazer isso algumas vezes…sem chance. Falta de educação total, gritaria, zombaria e comentários de baixo calão. Este país está a milhas de distância não só geográfica de Paris ou Londres, mas principalmente no que se refere à educação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 16:44
    Enviado por: Carlos Roberto Amorim

    Fiquei muito chateado com a opinião do visitante Bob. Ele se mostrou no minimo, mal informado, pra não dizer ultrapassado e estacionário. Na Europa é muito comum a integração da bike com os meios de transporte públicos. Lá o governo se preocupa com a questão ambiental. Na Alemanha há centenas de quilometros de ciclovias. Assim como na Holanda, França, Itália e vários outros países europeus. Na América do Sul, Bogotá é o melhor exemplo de como a integração bike/transporte público pode dar certo também em São Paulo. Basta boa vontade por parte do governo (prefeitura/estado) e também por parte dos usuários. Por isso meu amigo deixe de ser preguiçoso e procure se informar. A bike não prejudica o transito, desde que os motoristas respeitem os ciclistas, assim como também deveriam respeitar os pedestres. Inclusive há uma lei no municipio de São Paulo que estabelece que cada nova avenida construída deve ter em seu projeto uma ciclovia ou ciclo-faixa. Infelizmente você não é o único que não gosta das bikes no trânsito. Nem mesmo os nossos governantes veem o uso da magrela com bons olhos. Felizmente há uma parcela deles que pensam de maneira otimista, tanto que existe a lei.
    Bike é saúde, é qualidade de vida. Ciclistas são pessoas comunicativas, ativas e que se preocupam com o meio ambiente. São pessoas socialmente agradáveis.
    Por isso se você está com pressa…
    …Vá de bike.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 16:47
    Enviado por: Rieux

    Pedro Almeida

    Já o governo Chinês parece preocupado, conforme o texto abaixo sobre o dia mundial sem carro, no próximo 22/09. Até algumas pistas serão fechadas para os carros particulares, segundo a notícia do site Adbusters.org.

    Car-Free Day 2007 could turn out to be the biggest yet. For the first time, China’s government is hopping on board, with official events talking place in more than 100 cities, including Beijing and Shanghai. Officials will reportedly be trading in their famed black sedans for public transportation, and some roads will be closed to private cars.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 16:58
    Enviado por: domingos

    Era o que faltava! Quem não precisa não rouba! Vejam: Maluf’s, Lalau’s, Renan’s, etc.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 17:17
    Enviado por: Romualdo Arcoverde

    O unico problema que vejo para implementacao de um sistema destes seria o de custo, porque com certesa nao deixariam nenhum empresa privada explorar ou desenvolver uma solucao, entao seria algo licitado, com um grande superfaturamento, entao o que deveria ter um custo baixo aqui seria carissimo, totalmente superfaturado. eh o CUSTO BRASIL. :(

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 17:17
    Enviado por: Alexander Kortiak

    Seria ótimo se talvez não o São Paulo, mas, alguns bairros da periferia da cidade adotassem este sistema.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 17:31
    Enviado por: Ariosto Silva

    Quando morei em Aveiro em 2001 havia as “bugas”, bicicletas voltadas para turistas. Coloca-se uma moeda de 2 euros e voce retira a bicicleta, ao se devolver em algum lugar voce recupera a moedinha, igual a se faz em supermercado.
    Dizem que da primeira leva de bugas, nenhuma foi devolvida, o mesmo aconteceu com a segunda e terceira. Quando os espertões já tinham todos a sua buga, pararam de sumir. Não sei como está hoje lá.

    Nunca fui roubado no Brasil, com uma semana aqui nos EUA furtaram minha bicicleta-o ladrão levou até a corrente, foi em um domingo de manhã no estacionamento em frente a biblioteca da faculdade de medicina : ladrão não é só quem precisa não.

    Ariosto

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 17:48
    Enviado por: Arthur Guth

    Achei fantástica idéia.
    É claro que não fará sucesso a partir do nada – muito menos se não for implantada. Grande parte reside numa questão de hábito e mudança.
    Como em qualquer lugar do mundo e em qualquer coisa que se faça, existem pessoas que não tem a noção ou o respeito necessário para a vida em sociedade.
    Andar de bicicleta em São Paulo não é tão suicídio assim pra quem tem bom senso no trânsito e alguma prática. Tirando os ogros e débeis, já vi muito respeito pela bicicleta no transito.
    Sob a ótica de tornar a cidade mais humana, incentivar o uso de bicicleta é um dos caminhos. Que as pessoas deixem suas caras amarradas dentro de seus carros e saiam pra ruas para ver que existem outras no mundo. É o primeiro passo para aprender o respeito ao próximo.
    Sobre uma ciclovia e um parque linear nas Marginais é uma idéia que já demorou para ser realizada. A urbanização da calha do Tiete não levou em conta nem deixar um espaço para o uso da calha do rio para a cidade e seus cidadãos – o rio continua marginalizado, literalmente. Claro que existem grandiosos problemas a serem considerados, como o aumento do contato das pessoas com o rio (tem que despoluir) e evitar que ciclistas e transeuntes atravessem a Marginal em qualquer ponto.
    Tornar a cidade mais humana é o paradigama a ser resolvida para evitar que ela imploda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 18:04
    Enviado por: Marcos Carvalho

    Muito interessante, porém por se tratar de uma cidade de primeiro mundo (educação/cultura) as coisas ficam mais fáceis.
    Seria muito bom que em São Paulo, os nossos corredores de ônibus se transformassem em ciclovias, certamente seriam melhor utilizados.
    Se as empresas voltassem a oferecer estacionamentos para bicicletas e vestiários para os funcionários, não seria necesserário a criação de um sistema tão sofisticado como o de Paris, pois seria muito melhor andar de bicicletas do que nesses ônibus que vivem lotados e sem segurança e conforto. Sem contar a diminuição da polição e melhoria na saúde das pessoas.
    Gasto no mínimo 1hora para chegar ao meu trabalho (11km), se eu pudesse ir de bicicleta percorreria estes mesmos (11km) em no máximo 30minutos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 18:15
    Enviado por: luiz

    engraçado, na minha opinião quem atrapalha o trânsito são os taxistas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 18:20
    Enviado por: Carlos

    São emplacados 870 carros novos por dia, 17400 por mês, algo tem de ser feito. A malha viária de São Paulo já não comporta mais , basta sair em qualquer horário , inclusive em feriados para perceber que a cidade vive congestionada. A bicicleta seria uma ótima opção para melhoria do transito , da poluição e de quebra é um ótimo exercício. Qualquer iniciativa nesse sentido é bem vinda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 19:06
    Enviado por: Pedro Almeida

    Ezequias,
    Os do Coingrfessam estao na categoria sem vergonha mesmo: roubam sem que estejam passando necessidades. E a mentaliddae viciada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 19:14
    Enviado por: HELIO GONÇALVES DE LIMA

    Será que existe um governador com coragem para “atropelar” o nosso atraso de consciência e tentar implantar uma ciclovia, mesmo de pouca extensão.Aqui em brasilia muitas cidades-satelites ainda estao em formação; vejo vários pontos viáveis para estas implementações o governo diz que está em seus projeto,mas deve ser na lua porque nao saem do papel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 19:15
    Enviado por: Pedro Almeida

    Ezequias,
    Os do congresso estao na categoria dos sem vergonha: roubam sem que estejam passando por necessidade. é a mentalidade viciada. e nao me consta quew eles roubem bicicletas ou peças de bicicleta. Roubam muito mais. Domingos também. Acho que voce nao leu direito o que eu escrevi. Eu nao disse que quem nao presica nao rouba. E de qualquer forma, eu estava me referinda apenas às bicicletas.
    De qualquer forma, acho que ha pessoas que leem muito rapidamente e logo particularizam tudo. POr exemplo. a mairia parece ser paulistana e logo aplica tudo à cidade de Sao Paulo. Talvesz em Sao Paulo nao funcione, mas ha muitas outras cidades no Brasil. E este blog pode ter leitores no mundo inteiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 19:48
    Enviado por: Ademir Medina Osorio

    É bastante salutar quando vejo algo tão positivo como este, tem que servir de exemplo em todas as grandes cidades, principalmente aqui em São Paulo Capital. Apoio tudo que se diga a favor da natureza.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 21:56
    Enviado por: Julio_miyagusku

    Gostei muito da matéria, acho que é uma das melhores alternativas para solucionar problemas de transporte, principalmente em cidades mais planas. Também resolveria parte dos problemas de saúde e bolso da população.
    Precisamos acabar com certo preconceito que existe quanto ao uso de bicicletas no trabalho.
    Maioria dos paises desenvolvidos o uso deste meio de transporte é impressionante e bonito de se ver.
    O Brazil precisa de políticas mais simples, coerentes e adequadas para a realidade do país, prevalecendo incentivo e investimentos para uso de bicicletas, motocicletas e e tranportes coletivos coletivos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2007 - 22:31
    Enviado por: Francisco

    Tá bom. Aqui de carro já esta difícil não ser assaltado…
    Enquete: Você conhece algu’m que nunca foi ameaçado por arma de fogo na vida???
    Andar de bike?? Que nada, aqui esta mais é pra andar de carro blindado, e bem blindado, nível sei lá quanto pra se proteger…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 00:05
    Enviado por: cesar freitas

    é muito legal, minha esposa e eu estivemos em París em julho e utilizamos o serviço (v’lib), prático, barato e eficiente, deveriamos começar a pensar em algo igual para nossas capitais, senão o caos, que já é fato, se perpetuará, com a palavra os “Senhores Administradores Publicos”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 00:12
    Enviado por: Luciano Mantovani

    Ir de Bike…a idéia é tentadora, e eficaz, agradavel, humana, ecologicamente correta, mas…
    não tem como, não agora, não com este sistema louco do trafego de SP, não seria como andar na pracinha, nem no Ibirapuera, aqui tem buzinas gente atrazada, roubo, má vontade de todos, não é somente criar a ciclo vias, é mudar o conceito de mais de 50 anos de que rua foi feita pra carros. Lá e Alemanha, é Japão…gente temos que ter noção…nao estamos falando de sub mundos, são gigantes…lá nao se resolve as coisas com “cafezinhos”…
    Quero tanto quanto qualquer um que as coisas mudem…mas acho que por enquanto isto é inviavel aki….
    O Brasil vive somente a base de pressão, quando existir esta pressão, daremos outro passo…ou então aguardamos as eleições..e os furas filas das campanhas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 00:22
    Enviado por: eu

    aqui no brasil não dar, pois so quem tem vez é quem anda de carro.
    E seria ate uma boa essa ideia, com serviços e apoio de prefeituras ate diminuiria os acidentes de transito, pois aqui no brasil so sofre quando se morre no transito a familia do falecido pois quem atropela responda tudo em liberdade…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 00:42
    Enviado por: nadia

    ciclovia no Brasil, eh um pouco complicado… eu soh espero que mude a educacao do brasileiro, pois o nosso problema esta somente na educacao… estou morando fora do pais e na cidade que moro tem ciclovia, aqui funciona pois a lei eh severa tanto para os ciclistas quanto para os motoristas.
    Apesar de tudo sou otimista e espero que de certo esse projeto! e apesar de todos os problemas do Brasil, sinto uma falta enorme dai.
    Ae galera vamos ajudar a controlar o aquecimento global. Use sua bike!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 00:47
    Enviado por: Clara

    Bob

    SEu nome perfeitissimo a sua pessoa… bob de BOBO!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 01:52
    Enviado por: Pedro Almeida

    Francisco, continue andando de carro blindado, se protegendo atras de grades. Mas proteja-se mais ainda de seu proprio medo. Bob nao é de Bobo, é apenas de vontade de ser Bob em vez de Beto.
    Enquanto o Brasil e os brasileiros continuarem assim, nao ha bicicleta nem nada que resolva.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 01:53
    Enviado por: Pedro Almeida

    Francisco, continue andando de carro blindado, se protegendo atras de grades. Mas proteja-se mais ainda de seu proprio medo. Bob nao é de Bobo, é apenas de vontade de ser Bob em vez de Beto.
    Enquanto o Brasil e os brasileiros continuarem assim, nao ha bicicleta nem nada que resolva.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 03:24
    Enviado por: Marcelo

    Soh dois detalhe, o servico anual custa 29 euros. Outra coisa, vc pode incluir o servico de “velo” apenas no seu passe “navigo”, que eh o cartao magnetico para usar metro e onibus. Ha outros cartoes para se usar metro e onibus, mas estes nao permitem a inclusao das “velos”.

    Marcelo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 06:38
    Enviado por: Miriam

    Nao e so Paris que tem isso. Na Espanha muitas cidades ja contam com este servico: Sevilha, Barcelona e num futuro proximo Madrid tambem.

    Acontece que as bikes ficam bloqueadas e muito bem amarradas em postes quando ninguem esta usando. a unica maneira de desbloquear e com o cartao de associado ao servico.

    Na Europa, as prefeituras e governos em geral funcionam como prestadores de servicos a populacao e, com a intencao de manter seus clientes fieis, sempre estao inovando. Metro funcionando ate as 3 da manha no fim de semana, bicicletas a precos mais que acessiveis, ruas limpas , transito razoavelmente organizado.

    Me pergunto quando nos brasucas vamos mudar a nosssa mentalidade e evoluir an questao da administracao publica…. Ja dizia o grabriel o pensador: Ate quando voce vai levando porrada???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 08:56
    Enviado por: Wadilson

    Os carros atrapalham o transito.
    Uma maquina com mais de 5 metros quadrados, 2 tonenaladas de aço e ferro para levar um humano com 80 quilos, que solta no ar toneladas de monoxido de carbono e chumbo.
    E quando há muitos carros, não há transito, tudo pára.

    No espaço de um carro andando, 4 bikes; no lugar de um carro parado, 16 bicicletas estacionadas.

    Os carros atrapalham o transito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 09:20
    Enviado por: Alvaro Menegat

    Há de se levar em conta um fator muito importante para que seja possível a existencia de um sistema de transporte (bike) como este implementado em Paris, a educação, cultura da população, bem como a infra-estrutura da cidade, se reportarmos isso ao Brasil, SP,RJ,BH só para citar as maiores…..creio que serão necessárias varias décadas para vermos isto ocorrer por aqui…..façamos nossa parte um dia chegaremos lá

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 09:23
    Enviado por: Jhansen R. Machado

    Só espero que os brasileiros estejam a respeitar as regras que existirão quando e se as bikes forem reconhecidas aqui, oficialmente, como meio de transporte.
    Enquanto isso, estou “colocando no ar” o site http://www.ciclismo.esp.br. Quem quiser dar opinioes e sugestões, por favor fique à vontade. Ainda está na pagina inicial, pois estou testando a opiniao dos leitores. Abraços ciclísticos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 09:24
    Enviado por: Jhansen R. Machado

    OPS. Quis dizer “estejam prontos”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 09:37
    Enviado por: Jhansen R. Machado

    Finalizando: não podemos ser ingênuos a ponto de achar que “as coisas se resolverão por soi só”. Moro em Curitiba há vários anos, antes de iniciarem a campanha para atrair pessoas e empresas para cá. Antes das ciclovias, também.
    Criar vias exclusivas (as famosas ciclovias) não é melhoria para os ciclistas que tencionam usar a bike para ir ao trabalho. As ciclovias passam apenas por alguns bairros. Além do mais, lembra aquela historinha da empresa que resolveu criar um “atendimento ao comsumidor” na qual, após criado o tal departamento, o atendimento piorou pois ninguém mais achava necessário se preocupar com isso, já que havia um departamento exclusivo para este fim.
    O fato é que estamos MUITO longe de termos esta possibilidade de escolha (com segurança e tranquilidade), mas é mais fato ainda que isso só ocorrerá a partir de nossa iniciativa e mobilização, pois não será fácil vencer os “lobby” dominantes, das montadoras que querem continuar faturando horrores, das distribuidoras de combustível (por motivos óbvios) e do próprio governo que não se interessa em instituir um “meio de transporte” que só rende o imposto da venda e nada mais e ainda por cima deixa os usuarios mais saudáveis. Onde já se viu isso?
    Paris, Alemanha, Japão….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 09:58
    Enviado por: Romeu José de Assis

    É simplesmente fantástico esse modelo de gerenciamento do transporte auxiliar para quem depende do transporte coletivo. Isso é criatividade e capacidade de ouvir quem tem tem idéias. Que o exemplo chegue até o Brasil, quem sabe alguma cidade tome a iniciativa de servir de modelo piloto e depois espalhar esse modelo genial, para onde há necessidade. Maravilha!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 10:31
    Enviado por: Fábio de Castro

    Não sei por que tanta gente fica repetindo “ah, isso nunca vai acontecer no Brasil”, “ah, o jeito é se mudar para lá”…

    Eu morei em Paris em 2000 e 2001, quando o Bertrand foi eleito prefeito. Não havia qualquer espaço para bicicleta. E os parisienses são apaixonados por carro. O trânsito é o caos, como em SP. O Bertrand propôs diminuir o espaço para automóveis e quase foi apedrejado.
    Seis anos depois, vemos tudo mudar. Basta vontade política. E basta, principalmente, QUE PAREM DE REPETIR QUE NUNCA VAI DAR CERTO!!!

    Mas que complexo de inferioridade! Saco!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 10:33
    Enviado por: Fábio de Castro

    Acrescento: a solução é apenas óbvia. Não é nada do outro mundo.

    E dá para iplantar em SP tranquilamente.

    A moça que disse que rua sem buraco é condição para andar de bike… nunca deve ter andado de bike.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 10:42
    Enviado por: Fábio de Castro

    Outra coisa ainda:

    Em 2001, o que eu mais via em Paris eram quadros de bicicletas depenadas acorrentados a árvores, grades e postes.
    E não, não eram os imigrantes. Os parisienses mesmos roubam bicicletas, como os brasieliros.

    Não adianta arrumar desculpa: os problemas de trânsito e cultura de Paris são idênticos ao de SP. Toda essa argumentaçao nao passa de desculpa para não melhorar a cidade.

    VAMOS DEIXAR DE PAGAR PAU DE GRINGO, PÔ!!

    A única coisa que os gringos têm melhor que nós é que não ficam repetindo o tempo todo “Ah, meu país é uma merdah, aqui nada vai dar certo”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 10:55
    Enviado por: MAURO APRIGIO DE SOUZA E SILVA

    é isso aí! tô dentro. muito legal e econômico e climatiza o planeta e faz bem para a saúde e etc..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 11:21
    Enviado por: Marcos Carvalho

    Booooooooa, num ponto todos concordam, precisamos dar um jeito da cidade se tornar mais humana, agora cá prá nóis, vocês acham que: alguma montadora, algum político, algum empresário bem sucedido (Que só voam de helicóptero), estão preocupados com o caus no trânsito? Os governantes não abrem mão dos impostos arrecadadoss com a venda dos autómóveis. Os empresários não abrem mão dos lucros astronômicos que os mantêm na vida boa, mesmo sabendo que todo este dinheiro não os manterão vivos quando não houver mais AR PURO para se respirar.
    Esse bando de gente que acha que vivem em outro mundo, não estão nem um pouco preocupados com o FUTURO, o consumismo está matando o mundo, não precisamos de carrões, não precisamos de GRIFE, não precisamos de ganhar rios de dineheiro, não precisamos roubar, não precisamos matar as pessoas, não precisamos agredir nosso planeta, não precisamos de muita coisa, mas, temos à nossa disposição uma gama de produtos maléficos.
    Fique sem celular um mês e você verá que não precisa dele.
    Fique sem cartão de crédito um mês e você verá que não precisa dele.
    Coma arroz e feijão e um ovo frito, e você verá que os pratos caríssimos que são vendidos nos
    FASTFOODs não nos farão falta alguma.
    Ande de bicicleta e você verá que os carrões só deveriam ser utilizados para longas viagens, ou talvez para carregar peso.
    Agora, convensa as mulheres à deixarem em casa suas 03 bolsas e uma sacolinha de mão, que diariamente elas trazem para o trabalho.
    Ande de bicicleta e você terá certeza que ela já é bem mais rápida do que ná época em que andávamos somente à cavalo. (Diga-se de passagem era a coisa linda e sadía daquela época.)
    Ande de bicicleta e verá que a pressa que diariamente nos afeta, deixará de existir.
    Ande de bicicleta, e vida andará tão suave quanto a brisa em seu rosto.
    Tenham todos um excelente dia…
    BELA MATÉRIA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 11:29
    Enviado por: Bob

    Clara, fico lisonjeado com tamanha criatividade, e acho q se a pessoa tem algo realmente importante, como vc, para comentar ela deve comentar.
    Vc já aprendeu a andar de bicicleta? Ou será que caiu e bateu a cabeça?
    O papai já te ensinou?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 12:21
    Enviado por: germano spinola

    BOB, vc já foi para Paris???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 12:31
    Enviado por: Genivaldo

    Pode crer aew frança..andar de boke e muito irado tá ligado…pode crer mesmo..de rocha que num polui o ar..que nois respira…falows aew…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 13:53
    Enviado por: Bob

    Germano,

    Só se for “Pairiscida”!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2007 - 13:57
    Enviado por: Alexandra Lopes

    Eiat! Claro que já andei de bike na rua!

    E por este motivo, é que sei que ruas sem buracos são mais adequadas… porque se um carro tem que passar por um buraco, desvia rapidamente… e vai para onde?

    Para a faixa dos ciclistas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/09/2007 - 00:57
    Enviado por: Carlos Roberto Amorim

    Alessandra minha bike tem uma Rock Shox Reba SL que engole os buracos. A suspa com sistema de amortecimento a ar não tá nem ai pra que tipo de terreno eu to andando. E BOB a Clara não tem razão quando te chamou de Bobo, a definição correta não posso escrever porque eles não publicariam neste blog. Mas tenho quase certeza que quem não sabe andar de bike é você meu chapa. E pra quem pensa que é caro adquirir uma bike de qualidade com uma suspa Rock Shox ou Manitou informo que dá pra comprar sossegado com o que se paga em um ano de IPVA, DPVAT, licenciamento, Seguro, combustível e revisões ocasionais. Paga sossegado uma bike de primeira linha que não vai ter que ir ao mecânico tão cedo. Vocês devem estar me perguntando e os ladrões de bikes? Ora um carro zero não sai por menos de vintão (só o carro) e por acaso alguém deixa ele em casa com medo de roubo? É obrigação constitucional do Estado prover segurança. Cabe a nós cobrar esta segurança. Afinal eu não vou deixar de sair com minha bike por causa do medo de ser roubado. Não mesmo. Quem tem que ter medo são os bandidos. Pode parecer utópico, mas se nós agirmos como cordeirinhos assustados a coisa só tende a piorar.
    Comprei minha bike honestamente e tenho o direito de pedalar por aí numa boa, tanto quanto quem comprou o seu carrão, carrinho ou o que quisér chamar.
    E a propósito, eu concordo que carrões deveriam ser usados apenas em longas viagens e pra carregar peso. Falou e disse Marcos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/09/2007 - 10:12
    Enviado por: Bob

    Carlos Roberto Amorin, qdo vc decidir realmente andar de bicicleta, com a “suspa” toda q vc tem, venha conhecer o Parque Nacional de Itatiaia, e quem sabe vc tenha a oportunidade e a coragem da me falar a definição correta de minha pessoa. Pode trazer a sua concubina Clara!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/09/2007 - 23:26
    Enviado por: Carlos Roberto Amorim

    Não vou perder meu tempo respondendo ao Bob porque este espaço é para coisa mais importante do que isso. Pra encerrar deixo aqui o meu ponto de vista sobre a questão: com que saúde as pessoas vão pedalar ou caminhar quando o ar estiver irrespirável? Seja qual for a atitude que tivérmos que tomar com relação ao transporte público e o meio ambiente temos que fazer agora. Amanhã pode ser tarde demais. Não podemos só esperar que o governo tome a iniciativa, esperando por planos milagrosos, soluções tiradas da cartola. Se nós queremos mudar o mundo, devemos começar mudando a nós mesmos. Mudando as nossas atitudes. Se você acredita que ir trabalhar de bike é uma boa idéia pra reduzir a poluição na cidade, então vá. Se vc acha que ir a pé faz bem para a sua saúde e de quebra economiza alguns trocados e espaço no trânsito, se vc pode se dar a esse luxo, então faça isto. O que não dá pra fazer é ficar de braço cruzado. O mundo quem faz somos nós. Eu, a Clara e até mesmo o “Bob”. Meus amigos interessados no tema e que perderam tempo deixando aqui sua opinião ou lendo o que todos escreveram, o mundo é o que nós fazemos dele.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Blogs do Estadão