Foto do(a) blog

Uma geléia geral a partir do cinema

Olhaí a Cris, de Bauru

Minha amiga Cristina Rodrigues Franciscato, a Cris de Bauru, é a maior entendida que conheço sobre cultura grega. Vou até fazer um comercial. A Cris organiza grupos para viajar à Grécia, selecionando todo ano um tema que determina as escolhas de locais e o próprio tempo da excursão. Meu amigo Dib Carneiro já foi - com o filho Heitor - e amou. A Cris foi ver dois filmes e não resistiu. Fez as críticas que reproduzo abaixo. Se cuidem, coleguinhas...

PUBLICIDADE

Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

Assisti "Hércules". Sempre fico dividida quando um filme dessa natureza entra em cartaz. Sei que não vou gostar, mas não resisto á curiosidade ... Fico pensando porque não se faz um filme realmente bacana sobre Héracles... Recursos não faltam. Esse, que acabou de entrar em cartaz, coloca Euristeu - rei de Argos, no Peloponeso, para quem o herói realiza os famosos 12 Trabalhos - como rei de Atenas. Hércules (nome latino de Héracles) é um lutador mercenário, acompanhado por um... grupo de amigos: figuras de mitos diferentes colocadas juntas, como Atalanta, Tideu, Anfiarau, etc. A história principal é invenção de Hollywood, mas com elementos do mito. Há referências a alguns dos 12 trabalhos, narrados no filme por Iolau, sobrinho do herói, sempre deixando o espectador em dúvida se eles aconteceram de fato ou se são histórias aumentadas pelo jovem, para incentivar a fama do tio de ser filho de Zeus. Pesquisas foram feitas para o filme, pois até a versão trágica de Eurípides sobre a loucura do herói, que o faz matar esposa e filhos, é usada no enredo. Então, pergunto: por que não fazer algo direito, contando alguns episódios do mito de Héracles de modo mais fiel ás fontes literárias gregas, tão ricas, arquetípicas e inspiradoras?

 

PUBLICIDADE

De fato, anda difícil ir ao cinema e sair do filme achando que valeu o ingresso! É uma alegria quando um filme nos surpreende positivamente! E "A 100 passos de um sonho" foi pura alegria! O filme é um poema, como história e como imagem - sua fotografia é primorosa - embora com enredo despretensioso! Amei e recomendo! Ele conta a história de uma família indiana que precisou abandonar a pátria e, pela mão do "acaso", acaba morando em uma encantadora cidadezinha francesa. Como eles tinham restaurante em Mumbai e um dos filhos era um talentoso cozinheiro, escolheram esse vilarejo para abrir o novo restaurante! O problema é que bem em frente do local encontrado já havia o estrelado restaurante da elegantíssima Helen Mirren... Uma fusão de culturas, sentimentos, cores e sabores!

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.