14/IV/12
Livio Oricchio, de Xangai
Amigos:
Tive a oportunidade de conversar brevemente com Schumacher nos dois últimos GPs, Malásia e aqui na China, e sua assessora, a sempre cortês Sabine Khen, teve papel relevante nessa história, a quem agradeço.
Enviei o texto a seguir para o Estadão, ontem, que publicou a maior parte na edição de hoje do jornal impresso. Acabei de inserir um parágrafo, no meio, para atualizá-lo com a sessão de classificação.
Abraços!
O Michael Schumacher que a Fórmula 1 tem visto este ano é outro do de 2010 e 2011, suas duas primeiras temporadas desde a decisão de regressar a competir. Nesses anos, seu companheiro na equipe Mercedes, o também alemão Nico Rosberg, venceu com surpreendente margem a disputa entre ambos, nos treinos classificatórios para o grid e nos pontos somados no campeonato.
Ainda que seja muito cedo, o GP da China, na próxima madrugada, com largada às 3 horas, horário de Brasília, é apenas a terceira etapa do Mundial, o desempenho do Schumacher de 2012 está mais para o de seu período de extraordinárias conquistas que para as situações por vezes até embaraçantes de 2010 e 2011. E ainda mais importante que os números, o próprio Schumacher explica, com exclusividade, ao Estado seu melhor momento desde o regresso à Fórmula 1.
“É simples. Disponho de um carro, hoje, que tem mais a ver com o que conheci na minha vida como carro de corrida”, afirma o hectacampeão. À questão do porquê se mostrar, hoje, mais concentrado, com expressão de estar sempre pensando em algo, diz: “O modelo da Mercedes, este ano, tem uma base ótima. Mas ainda não conseguimos fazer tudo funcionar junto nele. E isso tem tomado o meu tempo”.
Schumacher não chegou ao pódio desde a volta à Fórmula 1 e já foram 40 GPs. Sua declaração surpreende: “Acho que a hora que eu subir lá, e resolvidos alguns problemas teremos condições para isso, acho que vou comemorar como uma vitória”. Explica as razões: “Será a mesma sensação de quando fui ao pódio pela primeira vez com a Benetton e a Ferrari”, diz.
“Quando eu comecei nessas equipes, estávamos longe de poder pensar em pódio. Depois de muito trabalho, anos diria, exatamente como agora na Mercedes, atingimos esse estágio de poder lutar pelo pódio.” E complementa: “As pessoas não têm ideia de quantas coisas precisam ser mudadas, quanto esforço e investimento são necessários. Aos 43 anos, estou passando por tudo isso novamente, sem necessidade. É porque realmente gosto muito do que faço”, afirma.
Os avanços da Mercedes, este ano, decorrem da reestruturação coordenada por Ross Brawn, engenheiro inglês por trás das suas sete vitórias do Mundial. “Ao sentir a atmosfera criada no grupo, a vontade de fazer o time crescer, como é agora, você dá 110% de você, sente-se contaminado. Antes dessas mudanças, só o meu desejo não iria ser decisivo, minha experiência em outros projetos me ensinou.” Brown levou para a Mercedes três ex-diretores técnicos, Bob Bell, Renault, Aldo Costa, Ferrari, e Geoff Willis, Red Bull.
O piloto que conquistou dois títulos com a Benetton e cinco seguidos com a Ferrari retoma espontaneamente as explicações de lutar pelas primeiras colocações, ao menos nas definições do grid. Ontem, no circuito de Xangai, estabeleceu o melhor tempo do dia nos treinos livres, 1min35s973, diante de 1min36s145 de Lewis Hamilton, da McLaren, segundo e autor das pole positions na Austrália e Malásia.
Na definição do grid do GP da China, hoje, Schumacher ficou em terceiro, com 1min35s691, atrás de Hamilton, 1min35s626, e do pole position, o companheiro, Rosberg, 1min35s121. “Sei que nosso ritmo de classificação é melhor que o de corrida, mas estamos avançando bastante na solução desse problema”, falou.
“Se você me ver pilotar hoje e me conhecesse há dez anos, por exemplo, viria que não mudou muito. Voltei a quase não esterçar o volante, enquanto que em 2010 e 2011, por causa das dificuldades com nossos carros, meus braços não paravam de trabalhar. Estava completamente fora na minha forma de pilotar.”
O contrato com a Mercedes termina no fim do ano. “Pode não parecer verdade, mas estou tão interessado, tão focado em desenvolver um carro potencialmente vencedor que não penso nisso. Mais para a frente no campeonato, claro, será inevitável.” Mas adiantou: “Estou tendo imenso prazer nesse trabalho por começar a ver os resultados”. É como quem diz que se continuar assim, por que não renovar com a Mercedes e realmente se divertir ao voltar a lutar pelas vitórias? “Sinto-me, ainda, perfeitamente capaz de vencer na Fórmula 1.”
Livio, ha alguma adivinhacao ou medicao cientifica que mostre se o Schummy esta mais lento que no auge de vitorias dele ou se esta a mesma coisa?
Com muito menos idade me lembro do Nelson Piquet dizendo que ja nao era mais o mesmo fisicamente.
Sera que o alemao aguenta 2 horas de batalha feroz sendo veloz volta apos volta?
Auguri
Plow:
Schumacher está dentre os mais bem preparado fisicamente.
Agora, aos 43 anos, biologicamente a sua velocidade de reflexo
diminui.
Sua capacidade de compreender tudo o que o cerca naquela
fração de segundo, como é a exigência da F-1, e responder com uma
ação ordenada do corpo, a pilotagem, da mesma forma é reduzida
se comparada à época em que era mais jovem.
Estamos falando de uma competição onde mensura-se diferenças na
casa dos milésimos de segundo. E nesse nível de solicitação não
há como mascarar a perda de desempenho, ainda que no seu caso
reduzida, em especial para sua idade.
Ele mesmo me disse que sabe não ser o mesmo de antes, mas ainda
se sente capaz de vencer. É por isso que acredito que renovará
seu contrato com a Mercedes por mais um ano.
Abraços!
O Emerson Fittipaldi foi campeão da Indy aos 49 anos e em apenas uma volta trocou de posições com o Mansell por sete vezes. Isso diz alguma coisa?
Abs.
PS. To fazendo um bolão, mas depende de o Vettel (Fééééétel) tentar ultrapassar. O negócio é simples: Se isso acontecer, em que volta ele vai bater num poste e qual será esse poste.
Abs.
Anselmo:
Desculpe, mas o Emerson é de dezembro de 1946 e foi campeão
na Indy em 1989, portanto pouco antes de completar 42 anos.
A longevidade na Indy é maior que na F-1 por sua seletividade
ser distinta. Os carros da Indy têm reações mais lentas que
os da F-1 e são da mesma forma mais previsíveis. Essa é uma
das razões, diria que a principal, de uma transferência da
F-1 para a Indy ser, em geral, bem menos traumática que o
contrário. E a história está aí para comprovar. Pilotos na
F-1 que fizeram sucesso na F-1 são bem mais numerosos que no
sentido inverso.
Obrigado pelo comentário.
Abraços!
Livio,
Erro de digitação. Mas os carros da Indy são muito mais velozes do que os F1, embora maiores e mais pesados. Em suma, o Schumacher não está velho para pilotar um F1 em alto estilo. É o que eu sempre falei quando todos o detonavam por seus maus resultados. F1 é corrida de automóvel e não de pilotos. Por isso o carro representa pelo menos uns 95% dos resultados. O resto é o piloto e a eficiência da equipe nos boxes. O Schumacher obtendo bons resultados prova isso e o Vettel obtendo maus resultados confirma.
Abs.
responder este comentário denunciar abusoEntão Anselmo, você acha que um carro bom recupera o Massa?
Zaka vai vibrar com essa.
Abraço,
Rama.
responder este comentário denunciar abusoGrande Rama,
Prazer falar contigo.
Agora vc me apertou. Ma non tropoo, senão vejamos. O Ruimbinho conseguiu um terceiro lugar com o Brawn GP… Isso sim, é um lento para o ex-e-futuro-entregador-de-quentinhas. Nada contra os entregadores de quentinhas. Eu mesmo, aos 10 anos, era jornaleiro, fui por três anos, e isso foi fundamental para mim.
Voltando ao assunto, eu penso que com um carro igual ao Red Bull de 2011, o Alonso fora da equipe, e os outros carros se arrastando no circuito, de repente o Massa consegue um quarto ou quinto lugar. O que vc acha, sinceramente?
Grande abraço, Rama.
responder este comentário denunciar abusoOlá Livio,
Aos 43 anos medindo forças com uma dezena de pilotos novos e de excelente nível, Schumacher dá uma enorme demonstração de humildade e espírito esportivo. Poucos pilotos tiveram essa coragem.
Vida longa (e um carro rápido) ao Alemão.
Veremos amanhã se esse bom resultado na cassificação se confirma.
Boa corrida Livio.
Abs
Bom dia a todos !
Eu li o livro A Máquina .
E parece que estamos a presenciar o seu roteiro novamente .
Trabalho , trabalho, trabalho e muita competência e foco no
desenvolvimento de um projeto .
E há quem coloque dúvidas na capacidade desta dupla
fantástica : Schumi / Brawn .
Lívio, parabens por esta reportagem, valorizando aquele que foi o maior de todos.
Livio, uma correção: a largado do GP da China é ás 4 da matina, pelo horário do BR, e não ás 3, de acordo com a conversão de horário do site oficial.
Não morro de amores pelo Schumi, pelo lado do seu caráter (não vou entrar em detalhes). Mas é absolutamente admirável o que ele está fazendo, num retorno corajoso a umas das atividades mais difíceis da face da Terra e conseguindo resultados. É notável sua dedicação e amor ao esporte. Endosso o Luiz Carlos: vida longa e carro rápido pra ele! Torço por uma vitória dele em breve. Será agora?
Abs a todos.
O Schumacher diz que esta pilotando igual à dez anos ,mas ele não tomava mais de meio segundo do companheiro.
Olá Livio,
Belos posts, este e o anterior. Torço pra que você continue sempre escrevendo sobre questões técnicas que também me atrai muito. Esse é um dos meus fascionios pelo automobilismo, em especial a F-1 pela criatividade dos engenheiros em criar novas tecnologias.
Essa do duto da Mercedes, se a gente observar não chega a ser algo tão estranho quanto parece. O próprio Ross Brawn disse tratar-se de um sistema simples e barato. Mas o barato mesmo é ver a visão de um projetista em criar algo tão genioso quanto simples e ao mesmo tempo complexo de ser copiado.
Nesta madrugada vou torcer feito louco para ver o Schumacher no alto do pódio. Seria fantástico vê-lo vencendo novamente.
Seria um prêmio para a F-1 e para quem gosta de verdade de ver a bela arte de pilotar, independente da nacionalidade ddo piloto.
Um abraço, Livio.
O DECADENTE.
Como é bom ver a qualidade do trabalho desenvolvido pelo alemão. Tal como na Ferrari, depois de anos de trabalho, seu talento vai dando os primeiros resultados. Quem colocou a Ferrari novamente na frente foi ele e claro toda a equipe da época. O engraçado é que no seu retorno, durante sua adaptação e início dos trabalhos junto a Mercedes foi chamado de DECADENTE e outros adjetivos que pelo menos eu, nunca conseguí assimilar e muito menos entender, principalmente vindos de quem vieram!!!
Abraço!!!
perfeito Guilherme, as pessoas desmereceram todo o potencial do maior piloto de todos os tempos.
um fenomeno que dirigia um carro pouco confiável.
agora aguentem.
responder este comentário denunciar abusoE um cara que nunca duvidou da capacidade do Schumacher foi Alonso. Em suas entrevistas ele sempre disse que alguém com o histórico de Michael nunca pode ser descartado. Muitos achavam que ele estava era fazendo média, mas um fato que pra mim foi marcante foi a vitória de Schumacher em Xanguai, em 2006. A cara do Alonso no podium olhando pro alemão e pensando “como que ele fez isso” após uma vitória fantástica depois de tomar um segundo e meio do Alonso na qualificação em função dos pneus de chuva da Michelin serem superiores aos da Bridgestone e ser o único carro com esse pneus a ir ao Q3, deixou o espanhol espantado.
responder este comentário denunciar abusoGuilherme D.C.,
Assino embaixo. E penso que quem disse que o Schumacher estava decadente cometeu um erro compreensível mas primário. Estavam comparando-o com pilotos normais, o que ele nunca foi, e nos demonstrou ao longo de sua primeira estada na F1. Mas, vc sabe como é: pouquíssimo tempo é o suficiente para pessoas normais esquecerem das coisas. Por exemplo: porque pararam de dizer que o Vettel é o garoto prodígio da F1? Puro esquecimento. O cara está arrebentando (os postes).
Abs.
Olá Lívio !
Parabéns pelo excelente trabalho mais uma vez.
Acho sinceramente que o Rosberg é um bom piloto e está entre os melhores em ritmo de classificação, porém em ritmo de corrida, desde a metade do ano passado acho que o Schumacher está melhor. Por isso acredito em um melhor resultado do Schumacher amanhã. Espero que a Mercedes tenha resolvido pelo menos parte dos problemas de desgastes com pneus para que ele tenha a chance de pelo menos disputar um pódio.
Abraços.
O Schumachão aprendeu tudo sobre F1 com o melhor piloto da história da categoria, ele mesmo, NELSON PIQUET.
O PIQUET antes de dar um pé na bunda da F1 resolveu ensinar o Schumachão, na BENETTON, a como ser campeão e, claro, acabar com o Senna.
O resto da história todo mundo sabe: Senna não ganhou mais nada e o Schumachão tornou a F1 chata com sua coleção de vitórias
Kkkkk…nem eu, um dos maiores fãs do Nelsão diria isso, mas confesso que adorei ouvir. Não interessa. Seja verdade ou não, o Nelsão é “O Cara” e o Schumacher também é “O Cara”.
Abs.
Adoro o piloto “Piquet”, mas isto não é verdade;penço que deva ser uma bricadeira de primeiro de abril
Abraços
responder este comentário denunciar abusoO Piquezão não ia ensinar nada pra ninguém… no máximo falaria: vire-se…hahahaha…
Adorava o Piquet, sem papas na linguá!!!
responder este comentário denunciar abusoNúmeros são incontestáveis, talento também, mas acho paradoxal tentar fazer listas de melhores pilotos, afinal cada época com seus carros e dificuldades dentro e fora da pista. Dizer que Shumacher é o melhor não dá para quantificar, mas está entre os melhores, tendo em vista que a F1 é um esporte de interação homem/ máquina, portanto, coloquem Hamilton, Alonso, Vettel, Raikkonen, Button e Shumacher em uma HRT, rsrsrs, e vejam se ganham alguma coisa! No mais, é notável que Shumacher tem uma qualidade pertinente aos fora de série, a adaptabilidade, afinal, mesmo não sendo “veloz” puramente, mas “outras” qualidades desenvolvidas ele possui, como ler bem uma corrida, largar, ultrapassar, enfim, um vencedor de F1 não deve apenas acelerar, pois a consistência é tão importante quanto a velocidade. Em relação a longevidade, temos que levar em consideração o quanto a medicina esportiva evoluiu nesses 20 anos.
Olá Livio e amigos,
Não sei se Schumacher irá ganhar uma ou mais provas até encerrar definitivamente sua carreira mas minha torcida é que isso aconteça, seria uma das maiores emoções que a F1 poderia nos proporcionar e seria (ou será) um feito notável, junte-se isso ao que ele já fez e teremos a consagração de um dos maiores pilotos da história da categoria. Schumy foi o piloto que tirou a Ferrari de um jejum de duas décadas sem triunfos, hoje é peça fundamental no retorno da Mercedes como equipe, tal como nos tempos da equipe Italiana ainda há muito trabalho pela frente, talvez seja cedo para euforias mas é certo que a equipe está no caminho certo.
Concordo com o Livio sobre as limitações do piloto Alemão face à sua idade mas penso que ele ainda pode vencer se tiver um equipamento competitivo, o que por si só já seria um feito impressionante.
Abs
,
Olá Livio,
Acabo de ver a previsão para Xangai amanhã e é de tempo bom, você que está aí pode confirmar se essa é a tendência, alguma possibilidade de chuva no transcorrer da prova?
Também torço por vitória ou vitórias do Schumacher.
.
Gosto de acompanhar as disputas internas nas equipes.
.
Nas largadas, Webber melhor que Vettel, Schumi melhor que Nico, Hamilton melhor que Button.
Na Lótus um fogo de palha do Grosjean, mas Kimi assumiu logo no início à frente e o Perez ganha do Kobayashi. O Senna saiu as três atrás do Maldonado, mas vence na pontuação naquele sexto lugar na Malásia.
.
O mais me enganei com a Force Índia. Achei que seria uma intermediária, mas só larga lá atrás, apesar de ter feito nove pontos.
A Williams conseguiu colocar o Maldonado uma vez entre os dez na largada, mas já sai lá atrás de novo.
A Toro Rosso também lá atrás e a Sauber que agora na China coloca os dois carros entre os dez um deles numa ótima quarta posição.
.
Quanto ao Massa, tudo bem que ele está devendo mesmo ha muito tempo, mas que seu carro é inferior ao do Alonso é. Aí se soma as duas coisas: Alonso melhor e carro melhor (ou menos pior).
Já deveria estar fora da Ferrari a tempo. Seria bom pra equipe e bom pra ele. Mais pra ele que para a equipe.
Não gosto do Shumy como piloto, acho que ele depende demais do carro. Mas, admiro demais como trabalhador e apaixonado pela profissão. Meus parabéns a ele ( quem sou eu pra dar parabéns ao shumy) pela determinação.
Estou feliz pelo desempenho do Schumi este ano. Torci por ele nessa sua volta, apesar das bobagens que alguns jornalistas, em especial da Rádio Bandeirantes (que não ouço mais na F1) diziam. Era pessoal.
Forza Schumi !!!!!!!!!!!
E viva o grande Piquet !!!!
.
O cara é bom, muito bom, trata-se de um talento ligeiramente acima da média de muitos pilotos talentosos que já passaram pela F1, não de todos, mas de muitos. Soma-se a isso o fato de estar sempre cercado pelos melhores profissionais, gostar muito do que faz. Gostar muito mesmo da velocidade, gostar tanto que foi até se arriscar no motociclismo. Acredito ainda que poucos cuidem da saúde e do preparo físico como ele. Notadamente é provido de elevado grau de determinação. Qualquer piloto nestas condições tem a obrigação de se dar bem.
Mas daí a afirmar que é o melhor de todos os tempos, o maior de todos os tempos, há um vazio enorme, seria uma afirmativa de conteúdo questionável. A começar pelos 07 títulos, desnecessário falarmos pela enésima vez do título de 94, ou da trapalhada na Espanha em 97 pra cima do Villeneuve, ou depois de quebrar a pata ter feito tanto corpo mole em voltar e ajudar Irvine a levar o caneco em 99, podendo ter feito a festa para os ferraristas depois de 19 ou 20 ANOS de JEJUM, ou daquela manobra nojenta e asquerosa de 2002, dele e de todos os grandes profissionais da equipe pra cima do piloto tupiniquim. Agora não, agora não, agora não, agora simmmmmmmmmmmmmmmmmmmm….
O piloto tupiniquim deveria ter chutado o pau da barraca, escancarado legal, como fez Reutemann na Willians, mas aceitou tudo de boa e hoje na Indy já se ofereceu para andar no lugar do Massa. Sinceramente, aproveito para desejar muita boa sorte ao piloto tupiniquim hoje na Indy, assim ele não volta para a F1 e ao mesmo tempo torço para que o Felipe Massa consiga reverter essa situação quase irreversível em que hoje ele se encontra. Oxalá o Massa possa de repente encontrar meio que perdida sei lá onde, uma overdose de determinação, de foco e de concentração, acelere aquela encrenca até explodir o motor, mas que acelere pra valer.
Qualquer piloto que tenha a pretensão de ser o maior de todos os tempos, o melhor de todos os tempos, deve antes de qualquer coisa ter um comportamento exemplar, especialmente dentro da pista, só isso, mas exclusivamente dentro da pista e mais nada. Fora dela ele poderá agir da maneira que bem entender, falar o que quiser e provocar quem quer que seja, mas dentro da pista não, ali ele tem que jogar limpo. Essa é para mim a única regra que o piloto deve rigorosamente seguir dentro do regulamento desportivo. Jogar limpo o tempo todo com seus competidores exclusivamente dentro da pista, reprovável essa coisa de querer levar vantagem a qualquer preço e a qualquer custo.
Schumacher o maior de todos os tempos, o melhor de todos os tempos, nem a pau Juvenal!
Não vou atribuir esse mérito a um piloto que ainda recentemente fez uma lambança desta natureza com tamanha irresponsabilidade. É esperar carregar o vídeo, prestar atenção, ver de novo e refletir. Tem muita gente com memória curta.
http://www.youtube.com/watch?v=xZ3lFW-oL2o
Ele vai subir ao pódio? Sim, lógico que vai e possivelmente no patamar mais alto, tendo um bom carro terá essa obrigação. Até torço para que ele suba ao pódio, para que vença alguma corrida, apenas para que aqueles que achavam que ele estava velho e acabado possam refletir. Se bobear o cara ainda vai fazer alguma corrida com bastante destaque e brilhantismo, está mais maduro, mais experiente, tem muitas horas de vôo e tendo um carro bom terá a obrigação de vencer com muita sabedoria, atacando de maneira leal no momento certo, defendendo a posição com unhas e dentes, perdendo e retomando a posição com direito a um Salve e por aí a fora, mas, sobretudo sem nenhuma jogada suja como foi durante tanto tempo a sua marca registrada.
Ele ainda é muito capaz e como a maioria dos pilotos só depende do carro, do trabalho perfeito da equipe e de outra componente sempre muito oportuna, o vacilo muitas vezes meio que imperceptível de algum competidor não muito experiente dispondo de conjunto tão competitivo quanto o dele.
Melhor de todos os tempos, maior de todos os tempos, nem Schumacher, nem Fangio, nem Prost, nem Emerson, tampouco Senna e outros. Posso dizer sim, o melhor de um período da época em que participou, o melhor desta ou daquela temporada, e isso vale para o Schumacher (com ressalvas, pois tudo era a favor dele) e para todos os demais pilotos de todos os tempos.
Se com o bom piloto brasileiro Rubens Barrichello correndo pela Ferrari, as disputas tivessem sido de igual para igual, pau a pau, pelo menos 01 Título Mundial o Barrichello teria levado merecidamente, bobo ele não é. O título de 94 tinha que ser dado para o Hill, antes dar o título para um pilotinho meio boca do que para alguém que o leve por decorrência de uma das jogadas mais sujas da história. Não reconheço 07 títulos legítimos para o Schumy, para mim valem mais os 03 do Stweart ou do Piquet.
Dizer que o Cara foi o maior, o melhor de todos os tempos, além de muita precipitação em análise, é entrar no campo do fanatismo, uma das maiores porcarias da humanidade!
.
Verdade… foi demais ver o Ruimbinho com o toba na mão. O Schumacher é realmente “O Cara”. Controle total da situação. Não é para qualquer um mesmo e deve ter dado altíssimas gargalhadas dentro do cockpit. Ou alguém acha que ele queria algo mais do que isso se só bastava manter a trajetória e deixar as rodas para o manezinho entrar?
Abs.
Calma amigo, são só corridas, parte da vida e não o todo dela, falas de fanatismo como um mal, mas denotas todo o teu com este rancor contido….Calma.
responder este comentário denunciar abusoRespeito sua opinião, afinal, como dizia Nelson Rodrigues;toda a unânimidade é burra:
Não quero dizer que você é do contra, mas sim, que a sua opinião é contrária a da grande maioria que lê e opina neste Blog.
Pense e reflita: ou todos estão errados ou só você está errado.
Deixe o rancor e a raiva de lado, apenas diga:Schumacher, na minha opinião, não foi/é/será o melhor.
Abraços
.
marciocampinas
Veja bem, não tenho absolutamente pretensão nenhuma em opinar de acordo com a grande maioria, também não quero formar opinião de nenhum leitor neste espaço, assim como é muito pouco provável que formem a minha opinião. Tampouco tenho rancor ou raiva como você disse. Isso não leva ninguém a lugar nenhum, fiz meu comentário, emiti minha opinião devidamente acompanhada das justificativas que considerei esclarecedoras, relatando fatos ocorridos.
Cada um emite sua opinião da maneira que bem entender, eu farei assim, você da mesma forma fará do seu jeito e como melhor lhe convier, e assim todos os demais que aqui comentam. Não será como você escreveu “apenas diga”, eu ou qualquer outro leitor, cada um se reportará aos post da maneira que melhor lhe convier.
Há tempos cometi alguns excessos neste espaço, hoje não mais, posso ter dado essa impressão, mas não é o caso, acredite!
E se o Schumacher vencer no Bahrein volto aqui pra te dar um Salve!
Abs
.
responder este comentário denunciar abusoLito,
Certamente, até pela maneira que você expressa com palavras os seus pensamentos, por que não dizer, devaneios, você não é e nem será um formador de opiniões
abraços
responder este comentário denunciar abuso.
Ilustríssimo senhor marciocampinas
Pretendia te deixar sem resposta, da mesma forma que o fiz em no último 27/02, isso para não tumultuar este espaço. Não tenho o hábito e tampouco a natureza de agredir GRATUITAMENTE quem quer que seja, muito menos aqui no Blog, mas como não sou nenhum saco de areia em que você possa dar porrada e não sentir reação, então vamos lá!
Devaneios eu???
O senhor que se encontra num mundo de sonhos e fantasias, mensurando os comentários que seguem ou não a maioria, pretendendo ainda de forma apelativa moderar comentários ao escrever “apenas diga”. Tira conclusões vazias e improcedentes (Felipe Massa perdeu massa encefálica (esta foi forte hein, PQP!)).
E eu que estou em devaneios??? hehehehehehehehehe
_____________________________________________
Segue parte do que você escreveu em 27/02
(não acrescentei absolutamente nada, segue inclusive com todos os erros de ortografia e concordância, apenas eliminei algumas baboseiras para diminuir o texto)
27/02/2012 – 21:29
Enviado por: marciocampinas
Prezado Lito
Vocè, ao que parece, aconpanha a fórmula 1 há décadas, até por isso, deve saber, que antigamente, na é´poca de Fangio, havia a possibildade de troca de carros entre companheiro de equipes, durante a corrida, e acredito, que por você ser uma enciclopédia da f1, saberá, inclusive, nos dizer em quais GPS o Fangio foi favorecido com tal regulamento……………….A fórmula 1, por se tratar de um grande negócio, antes de ser um esporte(dito pelo seu admirado Nelson Piquet)……………….Quantoa Schumacher, não há dúvida, ele FOI o maior de todos e lamentavelmente aposentou no momento errado e em minha opinião, ele jamais deveria ter voltado.
Quanto a Piquet peço que reveja algumas entrevistas que ele deu na época em que ele corria e veja se ele foi limpo em sua vitoriosa carreira.
O idolatrado Senna, sempre colocou a emoção acima da razão, sendo sujo em algumas situações.
Não conheço o colega Marcelo, mas acredito, que mesmo não concordando com o que ele escreve, na sua totalidade, a opinião dele deve ser respeitada.
Em tempo, quanto ao argentino Carlos, pelo que pouco vi e revi, ele jamais foi considerada um piloto top 10 em seu tempo.
Peço ao Lívio, que nos dias atuais, onde a violência manifesta-se sem limites, que ao menos a verbal seja limitada.
Abraço a todos;
_______________________________________
Aqui vale uma observação: Schumacher se aposentou no momento certo, depois de tomar dois kcts do espanhol. E quando voltou, o fez também no momento certo, dando mais vida, mais publicidade para a F1 e estimulando outros pilotos a lhe dar outro kct! Mas ele não está morto e vai ganhar corridas (no plural, estou sendo generoso) deve ganhar duas.
Sua escrita é clara: Senna foi sujo, por insinuação o Grande Piquet também foi sujo, mas Schumacher não: “Quantoa Schumacher, não há dúvida, ele FOI o maior de todos”
E agora?? Vai tentar de novo o último parágrafo do dia 27/02??
Cara, não venha com esse papo furado de rancor ou algo que o valha hein!
Assim como o Schumacão voltou pra F1 pra se divertir, também voltei com seu comment antigo só pra me divertir!
.
responder este comentário denunciar abusoArgumentum ad hominen.
responder este comentário denunciar abusoassino em baixo!!!
absss
responder este comentário denunciar abusoLito,
Acredito que os melhores pilotos chegaram a cometer imprudências como essa aí do Schumacher vs o Barrichello em 2010.
Acho que isso é consequência do “instinto de matador” que os melhores pilotos possuem.
Concordo com o Lívio quando ele avalia o Schumacher como o piloto mais completo. Em termos de pura velocidade, fico com o Senna. A velocidade dele era impressionante.
.
Henrique
Os melhores pilotos cometem mesmo algum tipo de imprudência, eu diria até que em certos casos de forma involuntária, concordo plenamente com você, até porque nesse esporte para se andar no limite, nas disputas de posições o risco da imprudência involuntária é alto.
No caso do Schumacher me parece que existiram reincidências. O episódio da Hungria 2010 rendeu a ele inclusive criticas severas pela imprensa alemã, ele se retratou naquela ocasião e passei a ver Schumacher com outros olhos, hoje, nesta temporada de 2012 me parece que ele esteja muito mais maduro e consciente de que certas animosidades devam ser contidas.
Torço moderadamente para que ele vença alguma etapa em curto intervalo de tempo, nunca concordei que ele estivesse velho e acabado para esse esporte e como disse o Coyote, o alemão tem o “controle total da situação”, o cara não é fraco e não tem que provar nada para ninguém. Com a experiência que tem e cercado pelos profissionais de alto nível da equipe, ele ainda vai se divertir muito. Foi o maior em algumas temporadas que disputou, mas não o maior de todos os tempos. Esta é minha opinião. E tem mais, foi extremamente salutar sua volta para a F1.
Quanto à opinião do Lívio, pelo profundo conhecimento que ele tem nesse esporte, ressalto que se trata de conhecimento adquirido “In Loco”, viajou e viaja muito buscando aumentar seu conhecimento, parece gostar do que faz tanto ou mais do que o Schumacher gosta da F1, se posiciona em vários pontos dos autódromos observando a tudo com precisão exata para não tirar conclusões vazias e precipitadas, a opinião do Lívio é mais do que um ótimo referencial e não dá para não concordar. Schumacher é o piloto mais completo de todos que disputam a atual temporada, seguido bem de perto pelo Alonso, mas não o mais completo de todos os tempos.
.
responder este comentário denunciar abusoZaka,
Como você chegou a conclusão que o carro do Alonso é melhor que o do Massa? O carro dele é pior desde 2010? Quer dizer que a Ferrari esta sabotando o seu piloto número 2 e impedindo-o de conseguir resultados expressivos? Na minha opinião, não.
O Massa sempre lembra que já passou por esse tipo de situação antes com Schumacher e Raikkonen. O que ele esquece é que tanto Schumi como o finlandês não estavam no auge época. Já o Alonso na Ferrari, esta no auge. Sua competência é indiscutível e ele sempre teve o Massa “no bolso” psicologicamente. Massa não tem condições de competir com o espanhol, pelo menos enquanto o carro estiver ruim. Não sei se a diferença entre os dois diminuiria com um carro melhor.
Massa está completamente derrotado psicologicamente. Deveria procurar ajuda profissional na área.
Que ajuda o quê! Sai pra lá, boca maldita. O Ruimbinho vai embora, só resta o Massinha e vc quer acabar com a nossa diversão?
Abs.
Caracas, eu embarquei nesse horário aí no texto de que a corrida ia ser às 3:00 hs e coloquei o despertador uma hora antes.
A corrida é às 4:00 hs rsrsrsrs.
Zaka, eu percebi o erro e avisei… Veja o meu comentario de 14/04/2012 – 10:57. Anyway, espero que voce tenha aproveitado bem o tempo extra, rsrs. Abs.
responder este comentário denunciar abusoZaka:
Escrevo instantes antes de embarcar aqui de Xangai para Zurique.
Realmente escrevi 3 horas quando o certo seria 4 horas.
O que posso fazer é pedir desculpas e prometer mais atenção com
relação a essas conversões. Não justifica, mas como tenho
interesses também na França, além do Brasil, e lá são 6 horas a
menos que aqui e o Brasil cinco horas a menos de lá e 11 a menos
de Xangai, acabei por me confundir. E o pior é que você pagou o
pato!
Obrigado pela compreensão (espero tê-la).
Grande abraço!
Não fosse o ero no pit,o Schumacher já teria provado que seu discurso tem base hoje mesmo.
Tiago,
Como já disse por diversas vezes: sou fã do Michael Schumacher, mas a idade pesa… até questiono se ele teria chegado ao pódio,
responder este comentário denunciar abusoNão sei se o Schumacher chegaria no pódio, mas hj ele merecia.
O discurso está muito distante da realidade, quando se compara Shummi e Rosberg. Aguardemos que Schummi seja um bom escudeiro, algo que regularmente esteve fora de suas atitudes.
“O Schumacher diz que esta pilotando igual à dez anos ,mas ele não tomava mais de meio segundo do companheiro.”
A F1 de 2010 pra cá (ano em que o schumi voltou), mudou muito com os pneus e o não abastecimento dos carros. Isso o prejudicou muito. Ele tem um estilo único e diferente de pilotar, garanto que se os pneus fossem Bridstoner ele se daria bem melhor, o degaste da Pirelle é de mais. Rosberg tem um estilo nêutro de pilotagem e se adapta melhor ao carro da Mercedes, mais ir na onda de Galvão e comparar os dois é ridículo, são 91 vitórias a somente 1.
Valeu…..
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.
Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.
Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastradoEm instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.
Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.
Deixe um comentário: