ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

25.fevereiro.2012 20:52:36

O que esperar das primeiras etapas do campeonato a partir do demonstrado em Jerez e Barcelona

25/II/12

Amigos, fiz esses cálculos de quilometragem acumulada nas duas séries de testes, Jerez de la Frontera e Barcelona, e ordenei as equipes observando quem mais treinou, o que não quer dizer, por favor, que a Williasm, por exemplo, por ter sido quem mais quilômetros percorreu, está na frente das demais. Na sequência dos números há um texto-base redigido para o Estadão onde há uma análise sobre o que esperar do início do campeonato a partir dos ensinamentos nos dois primeiros ensaios. Dê a sua opinião a respeito do que deve ocorrer nas etapas da Austrália, Malásia e China, antes de a Fórmula 1 regressar à Europa e os times estrearem uma versão B de seus carros, concebida a partir do que aprenderam nessas provas e com os concorrentes também.   

Williams

Jerez 1647,2 km Melhor volta (MV) 1min20s132 Piloto Bruno Senna

Barcelona 2.113,3 km  MV 1min22s391 Pastor Maldonado

Total de km 3.760,5

 

McLaren

Jerez 1.377,1 km  MV 1min19s464 Lewis Hamilton

Barcelona 2.155,2 kmMV 1min23s200 Jenson Button

Total de km 3.532,3 

 

Force India

Jerez 1.354,9  km MV 1min19s977  Nico Hulkenberg

Barcelona 1.829,4 km  MV 1min22s608  Nico Hulkenberg

Total de km 3.184,3

 

Sauber

Jerez 1.319,5 kmMV 1min19s770  Sergio Perez

Barcelona 1.838,7 kmMV 1min22s312  Kamui Kobayashi

Total de km 3.158,2

 

Red Bull

Jerez 1.310,6 km  MV 1min19s184  Mark Webber

Barcelona 1.699,0 km  MV  1min22s891  Sebastian Vettel

Total de km 3.009,6

 

Ferrari

Jerez 1.195,5 km  MV 1min18s877  Fernando Alonso

Barcelona 1.624,5 km  MV  1min23s180  Fernando Alonso

Total de km 2.820,0

 

Toro Rosso

Jerez 1.399,2  km MV  1min19s587  Daniel Ricciardo

Barcelona 1.368,5 km  MV  1min23s618  Daniel Ricciardo

Total de km 2.767,7

 

Caterham

Jerez 1.585,2 kmMV  1min21s518  Heikki Kovalainen

Barcelona 1.117,2 km  MV 1min26s035  Heikki Kovalainen

Total de km 2.702,4

 

Mercedes (*)

Barcelona 1.857,3 km  MV  1min23s384  Michael Schumacher

Total de km 1.857,3

 

Lotus (**)

Jerez 1.780,0 km MV  1min18s419  Romain Grosjean

Barcelona 32,5  MV  1min26s809  Romain Grosjean

Total de km 1.812,5

 

(*) Mercedes treinou em Jerez com o modelo de 2011

(**) Lotus abandonou o treino de Barcelona no primeiro dia em razão de problemas estruturais no chassi

As equipes Marussia e HTR não estrearam ainda os seus modelos de 2012

Reportagem de F-1: Testes indicam Red Bull e McLaren na frente

Livio Oricchio, de Nice

  Desde o início dos testes, dez das 12 equipes inscritas para disputar o Mundial realizaram oito dias de treinos coletivos, quatro em Jerez de la Frontera e quatro em Barcelona, estes encerrados sexta-feira. Os tempos não refletem com precisão como deverá ser a disputa nas primeiras etapas, afinal oito pilotos distintos estabeleceram os oito melhores tempos nos ensaios.

   Já as marcas registradas nas simulações de corrida, quando os pilotos permanecem 12, 15, 18 voltas seguidas na pista, têm representatividade. E depois de mais de 3 mil quilômetros de testes, já é possível projetar Red Bull e McLaren como as mais eficientes no momento. Ferrari e Mercedes, apesar do elevado investimento, ainda estão atrás.

  O cenário é semelhante ao do final do campeonato de 2011. Sebastian Vettel e Mark Webber, a dupla da Red Bull, na frente, e na sequência a dupla da McLaren, Jenson Button e Lewis Hamilton. Há, porém, uma diferença importante. Button a descreveu no Circuito da Cataluna, depois de confrontar a McLaren MP4/27-Mercedes com a Red Bull RB8-Renault. “Eles ainda têm uma vantagem, mas é pequena.”

  Na temporada passada, o projetista da Red Bull, Adrian Newey, explorou como ninguém o conceito do escapamento aerodinâmico e conseguia, por vezes, ser mais de um segundo mais rápido que todos. “Este ano esse recurso está proibido”, lembra o bicampeão, Vettel. “Por isso espero uma luta apertada”. E é o que o ensaio em Barcelona mostrou.

  Evidenciou, ainda, que a Red Bull pode não começar o campeonato com a impressionante confiabilidade do ano passado. Vettel e Webber enfrentaram problemas pouco comuns na escuderia, em especial com a nova transmissão. Percorreram menos quilômetros que a McLaren, por exemplo, 3.532,3 contra 3.009,6, o equivalente a quase dois GPs.

  Ross Brawn, em 1995 diretor técnico da Benetton, campeã com Michael Schumacher, afirmou ao Estado, no Japão: “Até descobrirmos um acerto básico para o carro, tínhamos dúvidas sobre sua competitividade”. E explicou: “Depois que encontramos o caminho entendemos seu imenso potencial”. Acredite: Brawn me contou que quando testaram uma forma completamente distinta de ajustar as suspensões, em especial a carga do amortecedor, o carro respondeu de forma a impressioná-los. “Mudou tudo a partir daquele instante. Entendemos como o projeto funcionava”, disse-me Brawn há quase 17 anos e não esqueci.

Pode vir a ser o caso da Ferrari, agora, com o seu F2012, projeto inovador. Felipe Massa afirmou sexta-feira, em Barcelona, que a escuderia encontrou o caminho. Seria bom para ele e para a Fórmula 1 também. A Ferrari entrar na luta com Red Bull e McLaren é garantia de maior interesse pela competição.

 No próximo teste da Ferrari, de 2 a 5, da mesma forma no Circuito da Catalunha, os italianos devem vir mais fortes. Mas tanto Alonso quanto Massa já adiantaram que seria surpreendente começar o Mundial no mesmo nível de Red Bull e McLaren. “Temos muito trabalho ainda pela frente”, comentou Massa.

 O caso da Mercedes, de Michael Schumacher e Nico Rosberg, é parecido. Ambos expressaram contentamento com o avanço, mas disseram-se conscientes de que a Mercedes não está, por enquanto, no mesmo nível de Red Bull e McLaren. Dá para imaginar, no entanto, que Rosberg e Schumacher possam chegar ao pódio este ano, o que não aconteceu no ano passado.

A dúvida é a Lotus. Em Jerez sugeriu dispor de um carro veloz, E20-Renault, mas não pôde treinar em Barcelona por uma falha de projeto. Comentou-se semana passada no autódromo que existe um problema estrutural nas laterais. Devem estar trabalhando 24 horas por dia para reprojetar e construir os novos componentes. Pode até ser que o carro tenha de passar por novo crash test. O monocoque é homologado e não é possível modifícá-lo ao longo do ano. Mas se proceder que a falha é nas laterais, a dificuldade passa a ser menos grave. Tomara. Seria ótimo ver a Lotus, só para lembrar, ex-Renault, lutando lá na frente. O ensaio de 1 a 4, com os demais, exceto Ferrari e Red Bull, responderão várias questões a respeito da Lotus.

 Force India, Sauber, Toro Rosso e Williams, de Bruno Senna, estão num nível muito semelhante, bem como se aproximaram das melhores. As quatro disputam o sexto lugar entre os construtores, depois de Red Bull, McLaren, Ferrari, Mercedes e Lotus. “Será ponto a ponto”, disse à imprensa italiana Giorgio Ascanelli, diretor técnico da Toro Rosso.  Essa disputa deve ser sensacional pelo que vimos até agora. Vejo, no entanto, uma vantagem da Force India, até pela maior eficiência de seus pilotos, Hulkenberg e Di Resta. Ambos devem crescer na Fórmula 1, em especial Hulkenberg.

   De quem se esperava bem mais é a Caterham. Ao menos pelo demonstrado em Barcelona, o carro não reduziu como se esperava a diferença que a separa desse grupo formado por Force India, Sauber, Toro Rosso e Williams. Usa motor Renault, transmissão e kers da Red Bull, tem orçamento razoável… Seria bem legal ver a Caterham não tomar tantos segundos desse bloco como vimos na Espanha. Agora, a venda do grupo Proton, a quem pertence a Caterham, antes propriedade do governo malaio, a um grupo privado, da mesma nação, coloca em xeque o futuro da escuderia. O que os novos donos pensam a respeito do elevado investimento na Fórmula 1 ainda é desconhecido. Este ano está garantido. O próximo, não.

 O que dizer de Marussia e HRT, que sequer apresentaram seus modelos 2012. Há gente capaz lá, sem dúvida, mas diante de tantas dificuldades praticamente competem numa categoria à parte.

  O próximo treino no Circuito da Catalunha, último da pré-temporada, pode alterar um pouco esse desenho de como deve ser o início da temporada. O que gostaria que ocorresse? Mercedes e Ferrari se aproximassem de Red Bull e McLaren. Mais: Lotus ratificasse a boa impressão deixada em Jerez e se juntasse à Mercedes e Ferrari. Não acabou: Williams, Toro Rosso, Force India e Sauber ratificassem a acirrada luta entre si e, preferencialmente, ainda mais perto de Red Bull, McLaren, Mercedes, Ferrari e Lotus. Desejaria mais: a Caterham com performance bem melhor de Barcelona e os líderes de Marussia e HRT tivessem sua tenacidade premiada, com carros que nasçam bem melhores que os de 2011. É sonhar demais, não?

Abraços!  

 

Comentários (49) | comente

49 Comentários Comente também
  • 25/02/2012 - 22:31
    Enviado por: Lúcio Dantas

    Muito bom o texto, com certeza vamos ter um campeonato muito melhor do que em 2011 que foi um bom campeonato embora tivesse o dominio total da redbul, esse ano as quatro grande vai está muito mais próximas, ai vem os pilotos para ser a diferença e que pilotos essa equipes tem com excessão do Felipe e rosberg todos campeões mundiais. vai ser briga de gente grande, muito diferente da época do domínio da ferrari com o grande shumi.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2012 - 01:34
    Enviado por: Reginaldo

    Resumindo o texto: Mais 1 ano perdido da Ferrari e Alonso, sem a menor chance de lutarem pelo titulo , pelo menos o Felipe Massa não terá que dar a desculpa surrada do aquecimento dos pneus pelo fraco desempenho do carro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2012 - 01:40
    Enviado por: SennaStirling

    Boas Livio
    Bem, se pensarmos que uma das “Alma Mater” desse projecto da Bennetton era o Rory Byrne, que agora está trabalhando nesse da Ferrari…Pode haver esperança para os lados de Maranello..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2012 - 01:51
    Enviado por: João Bosco de Oliveira Jr

    É impressão minha, ou a Ferrari começou a cair depois de ter perdido o “prestígio político” que tinha em priscas eras?
    Quando ela tudo podia, ela tudo vencia…
    Torço por um campeonato bem disputado, mas sem as politicanalhagens que tinha à época da Ferrari Campeã.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2012 - 02:18
    Enviado por: Marcelo

    Se o Vettel for tricampeão em mais um campeonato forte como foi em 2010, quero ver qual vai ser a desculpa pra minimizar seus feitos!

    Vencendo mais dois campeonato disputados e dois por domínio, até o final da carreira daqui uns 10 anos, já seriam 6 títulos(3 por domínio e 3 bem disputados). Passaria das 60 vitórias, bateria o recorde de poles(esse vai cair pode apostar, até Schumacher comentou,e nem liga, ele gosta muito de Vettel, e é alemão, esta tudo em casa), e quem sabe outros recordes de Schummy, como os de pódios. Fora outros recordes que ele mesmo já construiu, como Bicampeão mais jovem, vencedor mais jovem de um GP, pole mais jovem, etc…

    2007-Em sua primeira corrida na BMW já marcou ponto, piloto mais jovem a fazer isso, recorde, na Toro deu show em algumas provas. Chegou a liderar com a nanica Toro na chuva(GP do JPN), na China largou do fundão para chegar em quarto. E o carro nem era(de longe) como aquela Toro de Monza 08, esse se mostrou um bom carro nesse dia, Vettel não decepcionou.

    2008-Fez pole e venceu de forma espetacular sua primeira corrida na chuva com equipe inferior, justo em Monza, sem depender de abandonos dos rivais. Fez uma corrida convincente!!! Isso Lewis ainda não conseguiu, ele começou em equipe de ponta em 2007.

    2009-Ainda novato, tirou o vice do Rubinho vencendo 4 corridas(uma na chuva) com 4 poles, Rubens só venceu duas, e fez uma pole.

    2010-Coisa rara na F1, Vettel bateu 4 fortes concorrentes ao título! Bicampeão Alonso, Hamilton e Button já campeões! Fora Webber que foi “osso” o ano todo dentro da equipe. Um título que põe no chinelo muitos tricampeões, Fangio e Piquet por exemplo, nunca bateram campeões em disputa direta por títulos, isso tem seu peso.

    2011-Vettel teve um grande carro, mas ele trabalhou pra isso desde que entrou na RBR, ajudou a desenvolver o carro, e Newey só conseguiu vencer na Toro e RBR depois que teve Vettel ao volante. Em 2011 o jovem alemão pilotou uma barbaridade sem jogar nada fora, raramente errou ao volante, mostrando um nível mental fenomenal(Senna em 88/89 com carro semelhente e bem experiente, jogou duas vitórias no lixo em 88 por pura afobação. Em 89 mesmo fazendo 13 poles, fez uma temporada horrível comentendo vários erros, de novo por pura afobação. Senna em 89 jogou várias corridas e vitórias no lixo. Airton também dependeu do regulamento de descartes para ser campeão em 88. Vettel até agora, foi campeão sem depender de ajuda de regulamento. E todas suas poles foram feitas na raça ajudando a desenvolver o carro. Senna em 85/86 fez 15 poles graças ao espetacular motor de classificação que tinha 100 cv a mais que os rivais(sem isso em 87, só fez uma pole, mostrando que era o motor especial que fazia a diferença). Senna nunca desenvolveu um chassis ou motor até o título, e quando via que a equipe não o levaria ao título, abandonava o barco pra correr na melhor equipe da época, foi assim na Mclaren, depois na Williams.

    O que me surpreende hoje, é muitos dizerem que Lewis é melhor que Vettel, mas o inglês começou em equipe de ponta, e logo de cara jogou um título praticamente ganho no lixo em 2007. Em 2008 foi campeão “raspando” em Interlagos em cima de Massa que nunca foi campeão. Em 2010 e príncipalmente 2011 Hamiton errou uma barbaridade, enquanto isso Vettel era veloz, preciso e cerebral.

    Lewis esta lembrando o Senna de 89: veloz, arrojado e afobado!!! O curioso é que, ele faz enorme esforço na mídia para ser o novo Senna, esta conseguindo, pelo menos nas pixotadas.

    Pode acontecer um dia de Vettel bater Alonso já tricampeão, ou Button e Lewis bicampeões(ou Tri), isso iria valorizar ao extremo sua carreira, e o melhor pode conquistar isso por equipes diferentes. Seriam conquistas expressivas em uma época disputando com rivais fortes, pode até aparecer um Di Resta, Hulkenberg ou Rosberg já campeões na briga.

    O que vão inventar dessa vez para minimizar os feitos de outro alemão? Que ele(Vettel) só pegou equipe de ponta! Oras, o alemão começou por baixo na Toro e RBR, quem foi para uma super equipe com tudo pronto pra fazer recordes foi justamente o Senna em 88/89/90/91, quem desenvolveu aquela fantástica Mclaren foi o trio Murray-Nichols-Prost. A Mclaren dominou em 88/89 e em 90/91 tinha carro de sobra pra bater Ferrari e Williams, a confiabilidade do carro e a organização da equipe salvou Senna em 90/91, e ele também contou com ajuda de Berger nesses anos. Quando Prost saiu da Mclaren, a mesma despencou de nível técnico, a equipe era de um piloto só, Berger era um capacho declarado! Vettel pelo menos começou por baixo até chegar ao domínio, e sem depender de ajuda de Webber.

    Daqui 10 anos, podem também querer questionar o caráter de Vettel, vão dizer que ele foi mau caráter porque arrumou muitas confusões no circo, por isso, não merece ser considerado o melhor de todos na F1. Que a postura fora do carro conta muito…sei,sei sei.

    Vão dizer o que? Que o alemão foi imbecil porque pegou mecânico da própria equipe pelo pescoço dentro do boxe? Que ele deu soco na cara de pilotos novatos, ou saiu no tapa com rivais experiênte nos boxes?

    Quem sabe um dia Vettel de um soco na cara de um jornalista, aí a mídia faz sua caveira! Podem atacar que Vettel na mais pura arrogância dava “dura” em novatos na frente da câmeras, se achando um Deus ao volante.

    Talvez Vettel arrume confusão com algum cartola da FIA! Eu pelo menos, acho meio difícil de acontecer essa baixarias, o rapaz é uma simpatia com todos. E outra, Vettel é Bicampeão de forma LIMPA, sem jogar carro em cima do rival para ser campeão, como ocorreu com Prost(89), Senna(90) e Schumacher(94).

    Observem pilotos “endeusados” do passado antes que atirar contra algum grande piloto do presente! Aconteceu muita coisa suja e medonha dentro e fora da pista no passado. Esses detalhes, ninguém lembram quando o assunto é pilotos dos anos 80.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/02/2012 - 10:46
      Enviado por: Anselmo Coyote (O Pixote)

      Caro Lívio,

      O Vettel só não é melhor do que Hamilton, Alonso, Kimi Raikkonen, Button e Schumacher, além de ser potencialmente inferior ao Kobayashi. No mais, assino embaixo do post, tirando, dentre outras sandices, obviamente, a referência ao Nelson Piquet, disparado na frente o piloto mais completo que já passou pela F1. O Nelson Piquet, com sua criatividade, mudou a cara da F1.

      Para quem não conhece o Piquet, ele ganhou três campeonatos com dois carros diferentes e três motores diferentes e nunca teve melhor carro. Inúmeras vezes ele passou madrugadas inteiras, do sábado para o domingo, na garagem, “construindo” o carro com o engenheiro, inventando soluções, e depois de uma soneca dentro do próprio carro, correu no dia seguinte, muitas vezes comprometendo a própria habilidade e o espetáculo da visibilidade em nome da preservação do equipamento, para conseguir terminar a corrida sem quebras e, se possível, com algum pontinho na carteira.

      O Piquet teve que guerrear psicologicamente dentro da Williams, sozinho, para dividir a equipe e quebrar toda a hegemonia que existia em prol do Mansell para ser ele o campeão. E fez isso com maestria. Isso sim, é piloto desenvolvedor de carros.

      O Schumacher, já um bi-campeão consagrado, foi para a Ferrari, onde passou cinco ou seis anos, tirando-a de décadas de limbo, apanhando, ajudando na contratação de técnicos e fornecedores de peças para a desenvolver o carro, para só então começar a ganhar. O mesmo, diga-se do Alonso na Renault – foram quase sete anos de preparação para fazer aquelas dragas andarem, para então começar a ganhar e ser bi-campeão. Esses sim, são pilotos desenvolvedores de carros.

      Agora, ter que ler que a genialidade do multi-vencedor, Adrian Newey, o maior construtor de carros campeões de toda história da F1, se deve ao fato de o Vettel tê-lo ajudado a desenvolver os carros da Red Bull? Mesmo sabendo que antes do Vettel nascer esse gênio já havia feito carros que se tornaram campeões da F1? Putz, Lívio! O que se pode dizer sobre isso? Nada. Ainda bem que para nós F1 é apenas um entretenimento, onde cada um fala o que quiser, sem maiores consequências.

      Em suma, o Vettel se especializou em empurrar bêbados escada abaixo e isso dá uma visibilidade tremenda nesse circo do qual a TV só mostram superficialidades.

      Quer um exemplo de como somente superficialidades são mostradas ao público, turvando-lhe a mente e a capacidade de julgamento e muitas vezes subvertendo a ordem das coisas?

      O Robert Kubica apanhou sistematicamente do Heidfeld na BMW. Mas, como teve a felicidade de ganhar uma corrida, quando se fala em Kubica, a imagem que vem à mente é a dele no pódio, o que não ocorre com o Heidfeld. A conclusão da lógica da superficialidade é a de que o Kubica foi um piloto vencedor na BMW. Mas, para quem vai além da superfície a conclusão lógica é outra, pois além das aparências sabe-se que nos três anos em esteve na BMW, o Heidfeld, correndo com o mesmo equipamento que o Kubica, foi o grande vencedor da equipe. Exatamente esse Heidfeld que foi dispensado da Renault no meio da temporada passada, por incompetência, passou três anos açoitando o Kubica.

      Fui.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/02/2012 - 14:04
      Enviado por: Bob

      Marcelo,
      Estou impressionado com seu “amor” pelo Vettel, chega a ser algo como o fanatismo, mas, isso é problema seu. Ruim é atacar de forma grosseira outros pilotos campeões.
      Os xiitas tem sido um problema para o mundo ocidental exatamente pelo fanatismo, sai dessa cara!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 03:26
      Enviado por: JMello

      Oh, Marcelo
      Acho que voce deveria parar para pensar um pouco antes de deitar tanta estultice num espaço tao pequeno!
      Fiquei até com vergonha por voce…
      Se voce ainda nao percebeu, vou te dar um exemplo da sua bacorada colossal:

      “Um título que põe no chinelo muitos tricampeões, Fangio e Piquet por exemplo, nunca bateram campeões em disputa direta por títulos, isso tem seu peso.”

      Se defende Vettel, imagino que a luta direta a que voce se refere é ter campeoes em outras equipes disputando a mesma temporada, certo?, Pois, o Webber que possui o meso equipamento do Vettel, tambem nao foi campeao ainda.

      Bem, quando Piquet foi campeao em 1981, em seu terceiro ano completo na F1, havia desbancado Niki Lauda da Brabham e correu junto com Rosberg, Alan Jones, Mario Andretti, Nigel Mansell, Reuteman, Villeneuve, Alain Prost. Sendo que, quando recebeu o segundo titulo em 83, estavam na disputa, Prost, Lauda, Rosberg, Mansell. E. finalmente, em 87, Estavam os mesmos, mais Senna que ja corria pela Lotus.

      Entendo que voce deve ter nascido recentemente, dai nao ter visto o que era a F1 antes da entrada de Vettel…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 04:53
      Enviado por: Lito

      .

      Marcelo, você se contradiz de maneira exageradamente infantil.

      No post do Livio Itália, Itália mia, você “endeusou” o Schumy dizendo que o alemão não gostava de correr em carros de turismo porque não dava para ver o desgaste dos pneus e que o homem era foda mesmo e que havia dominado uma época ganhando 5 títulos e nem por isso a Alemanha DORMIU em berço esplêndido com o sucesso do alemão.

      Que a cartolagem inglesa já tinha tentado ferrar Schumacher, haviam feito isso pra favorecer Hill e que Schumacher esperou até a última corrida pra dar o troco e o fez com muita razão! E que a guerra em 1994 na F1 passou a ser entre países e poucos haviam percebido.

      Agora você aparece dizendo que Vettel é Bicampeão de forma LIMPA, sem jogar carro em cima do rival para ser campeão, como ocorreu com Prost(89), Senna(90) e Schumacher(94).

      Veja o absurdo, como você se contradiz na cara dura:

      Vettel bicampeão de forma LIMPA, sem jogar o carro pra cima do rival como fez em 1994 o alemão (“endeusado” por você).

      Agora você admite que jogar o carro pra cima do rival não é uma jogada LIMPA. Se não é uma jogada LIMPA então é uma jogada SUJA e com base nestes teus dizeres, nestas tuas afirmativas, você acaba de confirmar que Schumacher foi SUJO em 1994.

      Quanta incoerência Marcelo!

      E você ainda tem o topete, a pachorra, a cara dura de menosprezar os títulos de Piquet e também os de outros Grandes Campeões!….

      Procure se informar melhor sobre o Piquet e todos os outros Grandes Pilotos que você detonou aqui.

      Tá de brincadeira camarada! Você parece estar num sono profundo, ou melhor, num Fanatismo profundo e descontrolado. Cuidado Cara, isso pode te fazer muito mal.

      E tem mais, Vettel não é isso tudo que você diz, ele evoluiu muito depois do GP da Turquia 2010, obra de Helmut Marko, cego de uma vista, mas que de bobo não tem nada.

      E você ainda falou de pilotos que jogaram vitórias no lixo por afobação. Como tua memória é fraca quando se trata de Vettel!…. Em 2010 na Turquia Vettel jogou no colo dos pilotos da McLaren uma dobradinha que teria sido da RedBull… hehehehehehehehehehehehehe….. Vettel fez aquela lambança toda e ainda desceu do carro gesticulando que Webber era Louco!…. Powwwww Marcelo, cadê a tua memória Cara???? hehehehhehe

      Aquilo sim foi afobação do Vettel e ruindade do Webber… sic… sic… sic… heheheehhe

      E tem mais, se você pegar todos esses pilotos que você fez questão de detonar e mais todos os pilotos da Alemanha, de lambuja pode incluir também os pilotos da Indy e a mim. E der para cada um o mesmo carro, um carro qualquer, fabricado em série, Golf, Audi, Subaru, Nissan, Porsche, etc, etc, etc, o Vettel toma o maior KCT, perde o rumo de casa.

      Uma coisa é analisar PILOTO isoladamente, outra coisa é analisar PILOTO com a melhor Máquina.

      Piquet foi muito mais piloto do que é hoje o Vettel.

      Vai perguntar pro Reutemann quem foi o Piquet.

      Pra encerrar, você não sabe mesmo o que fala quando diz: Coisa rara na F1, Vettel bateu 4 fortes concorrentes ao título! Bicampeão Alonso, Hamilton e Button já campeões! Fora Webber que foi “osso” o ano todo dentro da equipe. Um título que põe no chinelo muitos tricampeões, Fangio e Piquet por exemplo, nunca bateram campeões em disputa direta por títulos, isso tem seu peso.

      Piquet bateu em 1981 o Campeão de 1980, mais um piloto argentino “fudidaço” (usando sua expressão) e mais um bucado de pilotaços que sempre estiveram nos Grids. Piquet nunca correu contra mortos, cagões ou aleijados!

      O que você vai dizer agora?

      Que se o Vettel estivesse pilotando uma Simtek no GP de Mônaco 84 ele teria vencido enfiando uma volta em cima dos dois primeiros????

      Marcelo, o Fanatismo e a Mentira são as maiores porcarias da humanidade.
      (poucos sabem isto)

      Acorda Marcelo, saia desse sono profundo!

      .

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 08:10
      Enviado por: Jefferson Ricardo Lopes

      Vejo que RBR é muito endeusada e serve como desculpa para Ferrari e McLaren. Mas se fosse tão superior quanto dizem, RBR teria feito também o vice como nos tempos da Ferrari de Schummi e Barrichello. Vettel é um ótimo piloto e – assim como Alonso , Schummi e Hamilton – com um carro superior é capaz de ter um campeonato tranquilo. Acho que o endeusamento de Schummi e Alonso é despropositado e demonstram a cada temporada que passa que são incapazes de serem campeões se não tiverem um carro superior aos demais. E .Vettel não é pior nem melhor e só nos próximos campeonatos poderemos ver se será capaz de algo a mais com um carro inferior.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 10:09
      Enviado por: Alex Butantã/SP

      Marcelo,

      Qdo vc diz que Vettel fez uma corrida convincente (Itáli/2008) e Hamilton ainda não você está escrevendo uma heresia, citarei algumas vitórias bem convincentes para você:

      Japão/2007, Inglaterra 2008, Bélgica 2008 (aquela que depois roubaram dele e deram para o Massa), Bélgica 2010 e China 2011.

      Quanto ao regulamento de 1988 (descartes), o regulamento era o mesmo para todos, há alguns anos inclusive, então Senna não foi campeão por causa dos descartes, ele usou o regulamento que na época valorizava muito mais a vitória do que hoje, que valoriza a regularidade, sem ter descartes.

      Gostaria muito que voltassem os descartes, assim muitos pilotinhos seriam obrigados a arriscar mais por uma vitória do que ficar esperando em 2º, 3º ou 4º lugares para juntar “pontinhos”, isso foi o que fez desenvolvedor do carro de 88, Prost, que só ganhava praticamente quando Senna não estava na pista.

      Hj esse regulamento privilegia este tipo de piloto de espera, pois se uma piloto ganhar 14 corridas e quebrar 6, perderá o título para um que fizer 20 vezes 2º lugares, andando bem devagarzinho… Ah o piloto das 14 vitórias seria o maior vencedor num mesmo ano, superando Schummy de 2004.

      Senna só fazia poles com motor de classificação da Renault? Em 88 e 89 não havia esse motor e foram 26 polis em 32 GPs, sem contar que se em 85/86 era permitido usar desse motor, o que fazer? Era parte do regulamento da época.

      Acho que entre 2003 e 2006 treinávasse com combustível para corrida, Alonso na Renault treinava com menos gasolina para fazer suas primeiras poles, estava errado? Era do regulamento, poderia não ser justo, mas não estava errado. Até o Schummy usou do artifício para fazer a poli na Hungria 2005 com aquela carroça da Ferrari.

      Ah, Senna nunca precisou da ajuda do Berger, afinal de contas ele nem andava junto com conseguir ajudar em alguma coisa, a única vez que ele poderia ter ajudado (Japão 1991), todos lembram o que aconteceu…

      Quanto a heresia profana maior escrita no comentário, que foi sobre Piquet e Fangio, alguns colegas já escreveram sobre o Piquet, então seria chover no molhado escrever mais alguma coisa, e quanto ao Fangio, acho que um cara que ganha 24 corridas em 51 disputadas, campeão por 4 equipes diferentes, trocando de carro no meio do ano 1954, etc.. etc.. etc… bem deixa prá!!

      Abs

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 10:39
      Enviado por: André Giordano

      Marcelo, concordo com tudo que você disse.
      Acho que quem critica o Vettel não entende nada de F1…
      Ele pode estar se valendo do recurso muito bem explorado pelo Newey no momento(difusor), mas sua habilidade como piloto conta muito também.
      Afinal, se o carro fosse de outro mundo, o Weber teria chegado todas em segundo no ano passado…

      Não acho que o cara precise morrer ou encerrar sua carreira para ter seu valor reconhecido.
      Acho que já podemos colocar o Vettel entre os grandes agora mesmo, duvido que aguém tira o tri dele este ano, mesmo que os carro estejam pau-a-pau…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 12:31
      Enviado por: Ramatis

      Perfeito Anselmo, mais lúcido impossível.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 13:39
      Enviado por: Anselmo Coyote (O Pixote)

      “Afinal, se o carro fosse de outro mundo, o Weber teria chegado todas em segundo no ano passado…”

      Como o sujeito pode chegar a uma conclusão destas? Só mesmo com muito maniqueísmo. Não se trata de piloto bom/piloto ruim. Existem os excelentes, os muito bons, os bons, os intermediários mais perto dos bons e mais perto de ruins, os ruins, os muito ruins e os péssimos (estes são pouquíssimos: por sinal: Rubinho Barrichello, Rubens Barrichello, Rubinho, Rubens, Barrichello, Barrica etc).

      A Ferrari do Schumacher era de outro mundo e nem por isso o Rubinho chegou perto dele, mesmo quando foi vice, com 70 pontos de distância. Olha o vácuo em que nenhum outro carro se meteu.

      A Renault do campeonato e do bi-campeonato do Alonso era de outro mundo e nem por isso o Fisichella passou nem perto.

      A Brawn GP era do outro mundo e novamente o Rubinho nem passou perto… E por aí vai.

      Abs.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 19:50
      Enviado por: Jefferson Ricardo Lopes

      Caro Anselmo Coyote : Seus comentários estão ótimos. Não concordo em alguns aspectos, mas são claros e contundentes. Obrigado por expor de forma concisa e objetiva. Vamos aguardar a estréia e pelo menos no começo não acredito em muitas mudanças em relação ao ano passado. Tomara que todos evoluam mais que a RBR e que Vettel não seja a maravilha que eu acho para dar mais emoção ao campeonato.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 21:29
      Enviado por: marciocampinas

      Prezado Lito

      Vocè, ao que parece, aconpanha a fórmula 1 há décadas, até por isso, deve saber, que antigamente, na é´poca de Fangio, havia a possibildade de troca de carros entre companheiro de equipes, durante a corrida, e acredito, que por você ser uma enciclopédia da f1, saberá, inclusive, nos dizer em quais GPS o Fangio foi favorecido com tal regulamento.
      A fórmula 1, por se tratar de um grande negócio, antes de ser um esporte(dito pelo seu admirado Nelson Piquet) jamias será um esporte limpo e mesmo que os pilotos não cometam manobras sujas e grosseiras, as equipes o farão, burlando regulamento, por exemplo.
      Quantoa Schumacher, não há dúvida, ele FOI o maior de todos e lamentavelmente aposentou no momento errado e em minha opinião, ele jamais deveria ter voltado.
      Quanto a Piquet peço que reveja algumas entrevistas que ele deu na época em que ele corria e veja se ele foi limpo em sua vitoriosa carreira.
      O idolatrado Senna, sempre colocou a emoção acima da razão, sendo sujo em algumas situações.
      Quanto a Vettel, as opiniões dos outros podem ser diferentes da sua, eu por exemplo, imagino que uma criança que corre com 17 anos em indianápolis e termina a prova num sétimo lugar é simplemente pródigo.O fato é que, todos queriam tê-lo na equipe, agora, avaliar se ele é melhor que Alonsa, Button, etc, isso é muito pessoal e as opiniões devem ser respeitadas, mesmo que ferem a lógica, ou melhor dizendo, a sua lógica.
      Acompanho a F1, desde 81, e de lá para cá, acredito ter ao menos opiniões formadas na base das evidências.
      Não conheço o colega Marcelo, mas acredito, que mesmo não concordando com o que ele escreve, na sua totalidade, a opinião dele deve ser respeitada.
      Em tempo, quanto ao argentino Carlos, pelo que pouco vi e revi, ele jamais foi considerada um piloto top 10 em seu tempo.
      Peço ao Lívio, que nos dias atuais, onde a violência manifesta-se sem limites, que ao menos a verbal seja limitada.
      Abraço a todos;

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2012 - 10:28
      Enviado por: Anselmo Coyote (O Istiviuonder do Vale do São Francisco)Pixote)

      Jefferson,
      É assim mesmo. Eu acho que o Schumacher, o Kimi e o Koba também são maravilhas, com carreiras totalmente distintas, assim como Alonso, Hamilton, Button e Nico. E, por falar em Button, até ele andar no melhor carro da temporada, o Brawn GP, quem sabia que ele existia, a não ser o Rubinho que apanhou feio dele em duas de três temporadas? Então, meu caro, uma avaliação para piloto sem carro exige muito conhecimento sobre muitas coisas (coisa que eu não tenho, talvez por isso mesmo eu goste tanto do Kobayashi) e muito critério.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/02/2012 - 11:21
    Enviado por: edson brunhara

    Vou apostar numa zebra para este ano: Williams!!! Vão fazer a diferença em 2012.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/02/2012 - 19:53
      Enviado por: Jefferson Ricardo Lopes

      Livio : Se possivel, nos informe como anda a Bolsa de Apostas de Londres. este palpite da Williams deve estar pagando uma proporção inimaginável. Tomara que vá.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/02/2012 - 13:09
    Enviado por: Evaldo

    Ola Livio
    Penso que a base dos carros é a mesma do ano passado, com pequenas e minimas alterações, uma asinha aqui outra la, mas nada significante. De surpresa boa mesmo nos carros, pode aparecer na Lotus e na Mercedez, porque no ano passado não tinham carro mesmo, devem ter revertido isso, com um carro mais competitivo brigando com os ponteiros.
    E penso mais, que os pilotos é que vão fazer a diferença, os carros nesse ano estão mais parecidos do que nunca, vão ter muito pouca influencia nos resultados, pela semelhança e performance muito parecidas.
    A disputa verdadeira vai ser todos lutando contra Vettel. Brigando pelo segundo, continua Button, Hamilton e Alonso independente da Ferrari ser boa ou não, ele faz a diferença. Acredito que o Schumi , Rosberg e Kimi podem surpreender pela capacidade que tem e se intrometer nessa briga pelo segundo e terceiros lugares. Mas acho que o Kimi vai ter presença muito forte.
    Os demais pilotos vão ficar comendo poeira como sempre, e pra ser sincero, a gente nem presta muita atenção nos retardatarios, é um bolo meio incompreensivel pro tele espectador, pela forma como a tv transmite as corridas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2012 - 15:55
    Enviado por: Beto Ique

    Observei que, somatizados os treinos de Jerez e Barcelona, houve um revezamento dentre os pilotos das três grandes em voltas mais rápidas (a Mercedes não entre porque usou o modelo 2011 em Jerez. A exceção foi na Ferrari onde apenas um piloto (adivinhem quem) foi mais rápido nos dois circuitos:

    1 – Mclaren
    Jerez: 1min19s464 Lewis Hamilton
    Barcelona: 1min23s200 Jenson Button

    2 – Red Bull
    Jerez 1min19s184 Mark Webber
    Barcelona 1min22s891 Sebastian Vettel

    3 – Ferrari
    Jerez 1min18s877 Fernando Alonso
    Barcelona 1min23s180 Fernando Alonso

    Quanto a ordem das equipes, parece ser exatamente a mesma que fechou 2011, com algumas possibilidades de mudanças na Lotus, na Force India e na Willians.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2012 - 18:12
    Enviado por: Eduardo Endo

    Livio e demais, bom dia.

    Eu acho que as três primeiras etapas serão dominadas pela Red Bull e McLaren. Salvo uma enorme surpresa nos testes dessa semana, não vejo a Ferrari ainda em condições de brigar com essas duas equipes. A Force India pode aparecer bem e o Hulkemberg esteve bem nos testes.

    Abraços!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2012 - 20:38
    Enviado por: Lúcio Dantas

    Esse ano os pilotos vão ser a diferença, eu aposto no vettel porque el realmente é muito rápido e inteligente amadureceu muito em 2011, apesar que Hamiltom seja o piloto mais rápido do grid nesses ultimos dois anos teve momentos incríveis e momentos que não era necessário, isso comprometeu as duas temporadas dele, se esse ano ele não cometer esse erros é junto com vettel os que tem mais habilidade para ser campeão naturalmente sem descartar o Alonso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2012 - 22:18
    Enviado por: Plow King

    Oi Livio. Pelo caminhar das carrocas parece que o campeonato comecara bem mais equilibrado ate o final do grid. 4 blocos equilibrados dentro deles, mas um pouco distante entre blocos.

    1 Red Bull e Mclaren.
    2 Mercedes, Alonso e Lotus.
    3 Force India, Toro Rosso e Williams.
    4 Catherham, Marussia e HRT.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2012 - 23:26
    Enviado por: Carlos Eduardo

    Saudações, a red bull está sobrando de novo. O fato do vetel fazer volta rápida com pneu duro foi sintomático. Estão escondendo o ouro como o ano passado. A Ferrari para tristeza de muitos, nasceu mal. E a não ser que façam magica em trinta dias, começa o ano um segundo atras.
    Aqui vai um recado ao Marcelo: parceiro, você está meio “over”.
    Começa falando que o Vetel pode ser hexacampeao e termina como se ele já tivesse sido. Menos rapaz…
    Mas em minha opinião e para sua alegria acho que a Red bull será novamente campeã. mas (acreditem ou não) desta vez, quem leva é o australiano.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2012 - 11:21
    Enviado por: Jean

    Tomara que tenhamos realmente um campeonato mais equilibrado este ano. Estou louco pra ver se Vettel é esse bicho papão mesmo. Quero ver como será a reação dele ao ser ameaçado em corrida…

    Não estou dizendo que ele é ruim não, apenas que deve ser testado mais a fundo, me lembro que o unico ano que cutucaram ele pra valer foi 2010, e vimos o que aconteceu…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2012 - 11:35
    Enviado por: Edmilson

    Muito simples. Vettel campeão seguido por briga intensa, Hamilton/Button. Alonso fazendo o que pode, Massa 0,5segundos atras. Webber de sempre e o restante tambem. Ou seja igual 2011, com Hamilton melhor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2012 - 12:32
    Enviado por: Fernando

    Cara, muita discussão aqui sobre quem é melhor ou não….o fato é simples, para saber quem é melhor que o outro sem sombra de dúvidas e com 100% de certeza, só colocando estes caras no mesmo carro, mesma equipe. Com carros idênticos é possível ver que manda mais no braço, fora isso, o resto é muita especulação, carros diferentes, equipes diferentes…enfim, dá pra elencar os 05 melhores hoje pela equipem que correm e não pelo que de fato são como pilotos. Mesmo assim, ainda assim, alguns pilotos conseguem mostrar que só não ganham porque não dispõem de carros melhores, vide Alonso e o próprio Rosberg, talvez o cara que mais mereça um carro a sua altura hoje.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2012 - 12:35
    Enviado por: Ramatis

    Posso estar enganado, mas quem vai chegar perto da Mercedes e da Renault, me parece mesmo a Force India.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2012 - 15:48
    Enviado por: Anselmo Coyote (O Pixote)

    Começam a tomar corpo os boatos de que, com a Ferrari fazendo água desde 2009, o Dom Alonsito de las Astúrias já começou uma manobra de bastidores para se transferir para a Red Bull. Se for para a vaga do Webber, o Vettelzinho pode dar adeus à sua carreira meteórica; e, se for para a vaga do alemãozinho, também. Se bem que sempre haverá a Toro Rosso…
    Abs.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/02/2012 - 16:30
      Enviado por: Livio Oricchio

      Anselmo:
      Se depender do que nos disse o Christian Horner, diretor da Red Bull, em Abu Dabi, no ano passado, o companheiro do Vettel será
      sempre um bom piloto, claro, mas não no nível de um Hamilton ou Alonso. Uma coisa é você entrevistar essa turma, e conviver todas as formalidades
      e declarações políticas que a situação impõe, outra é bate papo, como foi o caso no circuito Yas Marina. Nessas circunstâncias os personagens
      da Fórmula 1 se expõem por inteiro. E ele nos dizia não ser de interesse da equipe ter dois pilotos como Vettel e Hamiton ou Vettel e
      Alonso. E sua opinião tem peso nas decisões da Red Bull, junto de Helmut Marko e, claro, o dono, Dietrich Mateschitz. Esqueça essa hipótese
      de Alonso na Red Bull, ao menos enquanto o Vettel estiver lá.
      Abraços

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2012 - 23:17
      Enviado por: Anselmo Coyote (O Pixote)

      Obrigado, Lívio.
      Como eu disse, são boatos. Nada como ter uma manifestação qualificada, de pessoa que literalmente vive no “circo da F1″ e tem um nome a zelar.
      Aliás, embora tudo faça parte de um todo, até os boatos, o que me interessa mesmo é que equipes como Mc Laren, Ferrari, Mercedes e Lotus se nivelem com a Red Bull. Imagino que isso permitirá aos pilotos fazerem o que sabem, acirrando a disputa, trazendo mais emoção verdadeira às corridas e nos permitindo confirmar ou rever nossas opiniões sobre uns e outros.
      Grande abraço.
      Anselmo Coyote.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/02/2012 - 16:52
    Enviado por: Ramatis

    Amigos do blog,

    me juntei ao Fantasy Game de F1 da Castrol, pelo site da Autosport. Quem quiser se juntar, é só seguir o link. Sintam-se convidados. Abraços,
    Rama.

    http://predictor.autosport.com/league/join/code/15a4c3c835a0da1c4d6552af2a05baa8

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2012 - 19:25
    Enviado por: Fernando

    De nada adianta o Alonso ir para a Redbull se o Newey não continuar por lá. Este senhor faz toda a diferença na equipe. É mais fácil a Ferrari fazer uma proposta irrecusável ao Newey do que Alonso ir para lá.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2012 - 09:04
      Enviado por: Anselmo Coyote (O Pixote)

      Perfeito! F1 é 90% carro, 5% trabalho de boxes e 5% piloto. Para avaliar pilotos só se os carros e as condições forem iguais, o que jamais vai acontecer na F1, pois não é de sua essência.
      Abs.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/02/2012 - 19:46
    Enviado por: Jean

    Mais o “MasterCheetos” é soberano lá, e seus discursos sempre foram a favor da disputa(esporte), então não custa sonhar. Dois pilotos de ponta da RBR(no quadro dela permanecer dominando o campeonato) seria muito bacana… Mais não acredito que Alonso sairia da Ferrari não, se fosse o caso, apostaria mais no Hamilton que no Alonso…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2012 - 22:15
    Enviado por: miqueias mg

    QUANDO O ALONSO SAIU DA RENALT E DEPOIS DA MCLAREN HOUVE BOATOS DE QUE A RBR NA EPOA ESTAVA INTERESSADA NO PILOTO ESPANHOL.ISSO CLARO JA FAZ ALGUM TEMPO E A RBR NA EPOCA SO TIHA GRANA E HOJE ELA TEM GRANA E 2 TITULOS.O ALONSO PARECE QUE NAO TOPOU PILOTAR PRA RBR NAO E COMO NINGUEM TEM BOLA DE CRISTAL PARA PREVER O FUTURO,SUA ESCOLHA NAO FOI DAS MELHORES.ALGUEM CONFIRMA ESSA HISTORIA?OBRIGADO

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2012 - 23:29
    Enviado por: Andre L

    Acho q a F1 2012 e’ isso mesmo na ordem e forma como coloca Livio
    E’ claro q seria otimo todos correndo ali com diferenca do primeiro pro ultimo de 1 segundo mas nao e’ assim, a nao ser q fiquem somente 4 equipes, e olhe la.
    Eu nao disponho de informacoes (e nem de tempo) pra saber como cada piloto se comporta pilotando mas inves da dupla da Force India eu ainda acredito q o Bruno Senna vai crescer muito e talvez faça o dileto amigo quebrar a cara
    Oxala’

    Andre L.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2012 - 05:00
    Enviado por: rui freitas

    Parabens a ESPN BRASIL que, assim como a mtv brasil é a pior mtv do mundo (sem música), é a pior ESPN do mundo. Transmissoes de jogos em que nao se ouve o som do estadio, mas sim o estudio e as opinioes dos comentadores que, ao inves do esporte, sao as grandes estrelas. Ja vi um real madrid barcelona em que o cristiano ronaldo quase faz o gol, e o comentador da ESPN BRASIL dizendo “o joao que mora em sao paulo disse isso, o antonio que mora na bahia disse aquilo, o carlos que mora sabe se la onde disse isso”. Ja vi um sportscenter em dia de real madrid barcelona em que os dois apresentadores ficaram falando de suas viagens, de seus gostos pessoais, de comidas que gostam, de predios que cairam no rio de janeiro, ou seja, de tudo menos de esporte. e do real barca so falaram depois de 40 minutos de coisas que nada tem a ver com esporte. ATENCAO que aqui fala alguem que ve ESPN ha mais de 15 anos, e o sportscenter era o meu programa favorito, era!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2012 - 15:20
    Enviado por: Fernando

    Miqueias, acho que esta história pode mesmo ter acontecido. Mas, não sei qual a diferença de sentimento de um piloto em ganhar um mundial por uma fabricante de energéticos ou uma fabricante de automóveis superesportivos que é ícone no mundo.

    Tipo, ganhar pela RBR tem o mesmo sabor que ganhar pela Ferrari?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2012 - 23:05
      Enviado por: miqueias mg

      Ola Fernando ser campeãopela ferrari sem duvida deve ser muito mais emocionante para um piloto,mas esta bem complicado para o Alonso ser campeão este ano.Tomara que o F2012 seja bem rapido e resistente para que a fera do espanhol mostre ainda mais o seu talento.Se não ele pode querer mudar de time.A verdade que acho é que a ferrari ,esta lembrando aqueles anos 80 e 90 em que ela so tentava mas nao encontrava o carro completo capaz de ganhar um titulo durante esses anos.Origado Fernando por sua resposta……………abs a todos…….

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2012 - 15:40
    Enviado por: Luiz Carlos (BLC)

    Olá Livio,
    Não dá pra apostar um vintém em nenhuma equipe, todas a seu modo estão apenas fazendo quilometragem afim de entender os pneus dessa temporada, fazer ajustes e coletar dados, essa é a minha leitura. Talvez tenhamos alguma indicação das performances nestes últimos e derradeiros testes de 1 a 4 de Março mas todos estão na moita.

    Livio li hoje na Autosport que a FIA vetou a intenção da Ferrari e Red Bull de fazer a última sessão de testes de sexta a segunda, seriam as únicas equipes a andarem sózinhas na segunda. Uma quer esconder o que tem de bom e a outra o que tem de ruim…rrsss.
    Abs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2012 - 15:59
    Enviado por: pc

    Muito boa sua análise. Penso que não devem acontecer grandes mudanças. Grandes mudanças demandam muito dinheiro e quem o tem, são as mesmas que estão andando na frente. O resto faz, e sempre fará figuração. Ninguem duvida da capacidade tecnica da equipe Williams em termos de estrutura. O dinheiro diminuiu e com ele se evaporaram as possibilidades da equipe. As pessoas mais talentosas geralmente são as mais caras. Pelas limitações aerodinamicas as distancias provavelmente vão diminuir e “apenasmente” isso. abraço a todos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/02/2012 - 10:06
    Enviado por: Fernando

    Acho que a Ferrari não começará o ano bem, mas se o carro tiver potencial para desenvolvimento e eles encontrarem o caminho, de repente depois da 3 corrida a equipe começa a incomodar bastante quem estiver na frente.

    Mas tmb concordo com o Luiz Carlos, e gente nunca sabe quem está escondendo o que. Ano passado a Ferrari era favorita pelos treinos iniciais enquanto a Mclaren estava “condenada”…foi totalmente o oposto na hora do vamos ver. Até mesmo a Lotus, Mercedes e porque não Force India estão no páreo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/02/2012 - 13:28
    Enviado por: Christian Rogério

    Olá, Lívio!

    Honestamente falando, não espero que a temporada 2012 seja tão diferente em relação ao ano passado, 2011. Acredito que continuaremos a ver o domínio da RBR, seguido de McLaren, Ferrari e Mercedes, isso falando das equipes principais.

    Entre as intermediárias, a única que me chamou a atenção foi a Force India. Ela realmente parece ser muito forte e parece ser a equipe que mais evoluiu. Tem tudo para ser a quinta força.

    Mudando um pouco de assunto, depois de tanto adiar o que já era esperado, Rubinho já está confirmado como piloto da KV Racing. As implicações desse anúncio serão muito importantes, não apenas para o veterano piloto, mas também para a própria Indy, que adotou mudanças para 2012. As principais mudanças são: a adoção de motores com capacidade de 2,2 litros turboalimentados e a participação da Chevrolet no fornecimento de motores.

    Creio que a confirmação da Rubinho será algo muito positivo, tanto para o piloto quanto para a Indy, que pode ganhar muito por ter o atual recordista de corridas na Formula 1. Eu irei acompanhar este campeonato, e acredito que muitos que antes só assistiam a Formula 1 também farão o mesmo. Seria muito bom, e acredito que com toda a experiência e conhecimentos que você tem, a Indy também terá mais espaço em seu excelente blog.

    Um abraço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2012 - 14:50
    Enviado por: Alves

    Lívio, parabéns pelo seu trabalho de alto nível! Mas não houve um equívoco no texto a respeito da Caterham ser de propriedade do grupo Proton? Acho que a Proton é dona do grupo Lotus, que batiza agora a ex-Renault, e a Caterham, ex-Team Lotus, pertence a Tony Fernandes.
    Abraços!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/03/2012 - 07:59
    Enviado por: valdi

    quanto ao rubinho tartaruga, penso que o melhor para ele é ficar mesmo na indy, pois na f1, só vence quem tem sangue nos olhos como, senna, piquet, schumaquer, alonso, e outros malucos,,,

    agora, que ninguem se iluda, esse ano será uma cópia do ano passado, podendo ter alguma alteração apenas no pelotão intermediário.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão