16/IV/12
Livio Oricchio, de Xangai
Amigos, onde vocês leem Xangai, acima, entendam Zurique. Cheguei há instantes na Suíça e antes de decidir com a direção do jornal o que fazemos, vou para casa, Nice, ou espero aqui e embarco amanhã para Manama, Bahrein, acessei o blog para ler os comentários e inserir o post a seguir. Eu enviei esse texto ontem para o Grupo Estado e imagino foi aproveitado. Mas prestem atenção nessa explicação que Ross Brawn dá sobre a súbita mudança no comportamento do carro da Mercedes.
Abraços!
A impossibilidade de poder lutar pela vitória com Nico Rosberg, ontem no circuito de Xangai, diante da impressionante superioridade demonstrada pela Mercedes, passou um recado a Jenson Button, segundo colocado, Lewis Hamilton, terceiro, ambos da McLaren, e demais candidatos ao título, como os pilotos da Red Bull, Mark Webber, quarto no GP da China, e Sebastian Vettel, quinto: ‘Considerem-me com muita atenção, bem como a meu companheiro, Michael Schumacher’.
O próprio Rosberg comentou depois de extravasar no rádio sua alegria pela primeira vitória na carreira, no seu 111.º GP: “Estou surpreso. Sabíamos que poderíamos ser muito velozes na classificação, como foi o caso (largou na pole position), mas ao longo da corrida poder manter um ritmo tão forte não esperava”. O alemão largou em primeiro e impôs uma vantagem que deixou Button e Hamilton, que pensavam possuir o melhor carro da temporada, em alerta: 20 segundos e 626 milésimos.
“É uma sensação maravilhosa vencer na Fórmula 1”, disse Rosberg. Seu pai, Keke, ganhou cinco GPs e conquistou o Mundial de 1982, pela Williams. Além dos Rosberg, dois outros pai e filho também venceram na Fórmula 1, Graham e Damon Hill e Gilles e Jacques Villeneuve. Nico Rosberg explicou a razão de estar surpreso: “Nossos pneus apresentavam elevada degradação em corrida (na Malásia largou em 8.º e chegou em 13.º, principalmente por esse motivo). Mas aqui conseguimos um acerto que modificou o comportamento do carro”. E concluiu com informação fundamental: “As condições aqui nos ajudaram muito”. Rosberg referia-se à temperatura baixa do asfalto, 24 na largada e 22 na chegada, o que colaborou de forma decisiva para o menor desgaste dos pneus.
Na sexta-feira, Schumacher declarou ao Estado que faltava apenas acertar algumas questões para ele e Rosberg lutarem pelas vitórias. Ontem, ao que parece, a Mercedes fez tudo funcionar com o seu veloz modelo F1 W03. Só não foi perfeita com o próprio Schumacher. O heptacampeão abandonou, o único piloto a não concluir a prova, na 13.ª volta de um total de 56, por causa de um erro da equipe no pit stop. O liberaram de volta à pista sem a porca da roda dianteira direita estar apertada. Schumacher era o segundo colocado. “Lamento por esses rapazes que trabalham tanto e sempre dão o máximo de si” comentou o alemão.
O histórico da Mercedes nesse início de campeonato se assemelha ao experimentado pela Benetton, de Schumacher, em 1995. Ross Brawn, diretor técnico da Mercedes, hoje, e da Benetton, naquela época, explicou: “Passamos a adotar outra filosofia no ajuste das suspensões, em especial dos amortecedores, e o carro mostrou-se bem mais veloz e constante”. Em 1995, Damon Hill, da Williams, havia vencido as duas etapas anteriores, Argentina e San Marino. “A partir da corrida seguinte, Espanha, adotamos nova forma de ajuste e o ano mudou completamente para nós”, disse Brawn. Schumacher foi primeiro, depois, em oito provas.
A razão de a Mercedes passar a preservar tantos os pneus, a ponto de Rosberg se dar o luxo de realizar dois pit stops diante de três de Button e Hamilton, foi dada por Brawn e ratificada por Rosberg: “O que mudou foi a nossa compreensão de como o carro trabalha e o acerto que fizemos para sermos rápido na classificação sem comprometer demais seu comportamento na corrida. E funcionou.”
O pouco simpático diretor da Mercedes, Norbert Haug, até sorriu ontem, em seguida ao banho de champanhe que Rosberg lhe deu no pódio. Não era para menos. “Button e Hamilton também correm com motor Mercedes. Portanto, três Mercedes no pódio”, lembrou. Desde a volta da montadora alemã à Fórmula 1, em 2010, a de o ontem foi a primeira vitória. Antes disso, havia disputado e vencido os campeonatos de 1954 e 1955 com Juan Manuel Fangio. E a última vitória marcou a despedida da Mercedes da Fórmula 1, na etapa de encerramento do Mundial de 1955, em Monza, com Fangio.
O GP da China foi a prova mais emocionante do campeonato até agora. Se Rosberg não teve adversários, a disputa pelas demais colocações se estendeu da largada à bandeira. E o público ajudou o evento ser espetacular: o maior da história da corrida, inserida no calendário em 2004, com 185 mil espectadores nos três dias de competição. A quarta etapa será, a princípio, no próximo fim de semana, o GP de Bahrein. Mas espera-se exaltada reação dos manifestantes barenitas por considerarem a realização da prova uma vitória dos governantes, com quem se defrontam desde o ano passado.
Consideraria o Rosberg da equipe Mercedes. O Schuma vai ajudar tirar pontos preciosos dos outros e ajudar a equipe, mas título, pressinto que dos dois somente o Nico pode disputar o campeonato.
Entre Button e Hamilton digo o seguinte, sempre achei Button mais candidato do que o Hamilton pelo título, por tudo o que o Button significa em termos emocionais e de regularidade. Entretanto, caso Hamilton mantenha a constância que vem tendo, sim, será uma prova de amadurecimento e sério candidato ao título. A RBR tem que melhorar o carro porque se for depender a maturidade do Vettel não vai disputar o título.
Nesse momento o Button esta um pouco mais de gasolina nas veias que Hamilton,no entanto a evolução da equipe faz com que os dois poderam proporcionar muitos pegas numa disputa de igual por igual.
Apesar de ser contraditório da realização dessa corrida no Bharein,ela torna interessante devido a esse equilibrio que atualmente vive o campeonato,esta etapa tem tudo para ser uma das melhores nos últimos cinco anos.
Abraços.
Olá Livio,
Esta evolução da Mercedes não é novidade, pois o grupo técnico é muito bom, sem falar no poder financeiro capaz de desenvolver ainda mais este carro.
O fato muito curioso é a Ferrari! Ontem, nem o talentoso Alonso (Magic) foi suficientemente rápido para chegar posições a frente.
Minha pergunta é: A Ferrari vai vir com “novo carro” para os treinos de Mugello em Maio? Pois a situação deve ser de alerta vermelho no time Italiano.
Grande abraço!
Luis Armando
Olá Livio,
Penso que foi uma vitória convincente, mesmo considerando os percalços de Button no pit stop os 20 segundos de diferença significam alguma coisa, essa vitória demonstra que a Mercedes tem mais trunfos na manga do que o simples duto.
No próximo fim de semana teremos Bahrein (espero) e as condições da pista sobretudo a temperatura podem nos dar mais subsídios pra analisar a performance da equipe Alemã.
Se a Mercedes de fato resolveu os problemas de desgaste dos pneus entra definitivamente na briga por resultados no primeiro pelotão e veremos então um embate entre equipes com um mesmo propulsor, interessante.
Gostaria da sua opinião Livio sobre a dupla da Red Bull, a meu ver Webber está mais “aclimatado” ao RB8 do que Vettel, a equipe está discutindo internamente se utiliza nos dois carros o mesmo sistema de escapamento, a decisão irá afetar o desempenho de um dos pilotos, qual será a escolha de Horner / Newey?
Abs
Ola Livio.
Fiquei surpreso com o desempenho da Mercedes. Nas primeiras voltas Rosberg era o unico que andava abaixo de 1:44. Sem duvida, foi um desempenho impressionante. Mas sera resolveram mesmo, ou a temperatura foi um fator mais que fundamental? Lamentei o desempenho da Lotus do Kimi. No inicio ele tinha um desempenho comparado ao do Button. Porém, após o primeiro pit, esse desempenho caiu. Não sei se não treinaram muito as paradas, mas o Raikkonen sempre perdia posições após as paradas. No primeiro, parou em 4º e voltou em 6º. No segundo, estava a frente de Alonso e voltou atras. E a estratégia dos pneus também não foi das melhores. Fazia tempo que não via a corrida e acompanhava o live timing no site da F1. É muito interessante.
Abraço.
Livio! Gostaria de saber se vocês, jornalistas, e você em especial, terá alguma medida de segurança a mais no Bahrein?
E mais!
Diante das declarações do Martin Whitmarsh, praticamente igualando a periculosidade com a de São Paulo, você sabe se a intensidade das medidas de segurança adotadas pelas equipes para o Golfo Pérsico é realmente igual, menor ou maior que a dispendida na capital paulista?
Vejo o Hamilton focado no campeonato, e não nas corridas.
Muito mais cabeça.
Por isso lidera sem sequer ter conseguido um segundo lugar.
Esse é um Hamilton que parou, analisou o que fez até aqui e se preparou psicologicamente.
Aposto minhas fichas nele.
Eu também. O melhor campeonato q ele fez foi no seu 1º ano. E ele começou justamente assim, comendo pelas bordas…
responder este comentário denunciar abusoTambém fiquei surpreso com o desempenho da Mercedes, mas acho que houve um série de fatores que conspiraram para a vitória de Nico com tamanha vantagem. Além da baixa temperatura ambiente e do problema no pitstop de Button, creio que a punição do Hamilton facilitou bastante as coisas para o alemão. Com a quebra do Schumacher, e sem Hamilton largando em segundo, Nico pode ter um ritmo de corrida sem pressão intensa, podendo administrar o desgaste dos pneus, o que contribuiu para a estratégia de duas paradas dar certo.
Mas de um modo geral, todos verão as Flechas de Prata como uma real ameaça a partir de agora.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a dificuldade de ultrapassagem mesmo com o auxílio do DRS, vide o esforço de Button e Hamilton para ultrapassarem Vettel no fim da prova, mesmo ambos tendo pneus bem mais conservados que Seb.
Assino embaixo, Felipe. Acredito principalmente que o erro no pitstop do Button refletiu significativamente no andamento das últimas voltas da corrida. Tivesse ele não ficado preso na “fila” do Raikkonen e voltado sem tráfego, como ocorreria em condições normais, talvez não tivesse vencido, mas a diferença real de desempenho entre Mercedes e McLaren apareceria, e não seria de 20 segundos. Tanto quanto se Hamilton não tivesse sido punido.
responder este comentário denunciar abusoMas lívio, é melhor trabalhar no bahrein do que em interlagos. Isso até o pneus super macios dos carros sabem.
livio, é sempre um prazer ler as sua materias, eu gosto muito do lewis, pra ser cicera é por ele que acompanho todas as corridas. gostaria da sua opinião em relação ao comportamento dele este ano. parece esta com uma cabeça muito boa.
um abraço!
Lívio,
Acho que o fator que decidiu a corrida foi a estratágia de pit-stops diferentes entre Mercedes e McLaren. O Rosberg foi beneficiado porque nenhuma das vezes que parou voltou no meio de outros carros rápidos, fato que aconteceu tanto com Hamilton como com Button ( especialmente no último , quando Button perdeu 9.7 seg e uma diferença de pouco mais de 6 seg passou para mais de 25 ). Desse modo deu para o Rosberg não abusar dos pneus e andar mais em banho maria até o fim da corrida. Para uma noção melhor do carro da Mercedes terermos de ver como ele se comporta sob pressão.
Ainda acho a McLaren o melhor carro, ele está constante em todos os tipos de circuitos e todos os tipos de clima, acho que isso mostra porque estão liderando o campeonato.
Benetton e Mercedes … tudo a ver. Especialmente nas mazelas – uma traquinagenzinha para dar uma vantagem. Acho muito cedo para prever alguma coisa , mas nota-se que RBR obteve uma melhora significativa embora ainda um pouco distante de McLaren e Mercedes. Por enquanto, o baralho é vovo e as cartas ainda não estão viciadas. Lá para Julho veremos se a luta continua desta forma.
Putz, Ross Brawn é um belíssimo engenheiro, a solução é genial e simples, e vc vem falar em traquinagens? Qualquer pessoa com o mínimo de esclareciento sentiu cheiro de viúva no ar…Isso não vai acabar nunca?
responder este comentário denunciar abusoBaralho novo
“O pouco simpático diretor da Mercedes, Norbert Haug,…”
Interessante Livio , apesar do mesmo ser Alemão , eu tinha outra visão do Haug.
Ele costuma parece estar sempre sorrindo nas entrevistas, faz comentários bem humorados e divertidos.
Lembro-me logo que a Brawn ganhou e a McLaren sofrendo nas corridas de 2009 (Correndo com apoio da Mercedes na época) disse : “Pelo menos, os clientes estão satisfeitos”.
E achei bem legal ele radiante no pódio pela vitória Abraçado com Hamilton , Button e Rosberg lembrando que o pódio era todo Mercedes tocando o Button com o indicador , logo depois Hamilton , Rosberg e meio perdido sem achar o simbolo da mercedes em seu próprio Macacão.
Parece ser um Diretor que “veste a camisa” da Fábrica mesmo.
O que vai decidir o campeonato são os pneus. O da Mercedes vai esfarelar no Barhein.
Pois é Armando. Se a temperatura for maior no Bahrein, a Mercedes vai provar se realmente conseguiu superar esse problema do desgaste.
responder este comentário denunciar abusoParece que carro bom que larga na pole só não ganhará por erro ou por alguma intempérie.
Caro Lívio,
Me recordo de um comentário seu ainda no GP da Austrália em um dos treinos livres, quando tentava desvendar o desempenho de cada equipe, sobre o fato de que na Mercedes faltava piloto. Ainda continuo com esta impressão. Quanto ao GP da China não podemos esquecer que o Button foi duramente penalisado pelo problema em seu último pit, não só pelo tempo perdido naquele momento, mas também pela posição em que ele voltou na pista. Sei não, mas este campeonato está com cara de McLaren. Veremos nos próximos capítulos…
Prezados,
Acho que todo mundo estava esperando que a Mercedes tivesse problemas de desgaste de pneus. Por isso o Button “pegou leve” no início da corrida (até para preservar os próprios pneus) e somado ao problema no pit stop acabou faltando tempo para recuperar a distância perdida.
Mercedes pudo haber desaparecido este año
Manuel Franco | 17/04/2012
http://www.as.com/motor/articulo/mercedes-pudo-haber-desaparecido-ano/20120417dasdaimot_1/Tes
Informação de um jornalista espanhol, que sabe o que acontece dos bastidores, esta vitoria caiu do céu, de uma hora para outra o carro se tornou um serio concorrente ao titulo de 2012 e agora tanto o presidente, quanto o gorducho do Norbert tem mais moral para tocar a equipe.
Parabens a Mercedes pelo trabalho feito no carro, espetacular, conseguiram fazer o povo engolir a ilegalidade do duto traseiro.
So espero que nao tenha mais truques ilegais iguais ao que Braw, Rory Byrne, Michael Schumacher e Briatore usaram em um tempo nao tao distante.
Onde tem Brawn e Schumacher (vide era de ouro da Ferrari) tem picaretagem e safadeza
Marcelo:
Obrigado pela assiduidade no blog.
Agora que cheguei em Nice e vou ficar uns dias por aqui, estou lendo
os comentários com a atenção que gosto de lhes dedicar.
Algumas perguntas, se você me permite.
Existe gente honesta no seu universo?
Você tem notícia de que algum evento, não importa a área ocorrida, esporte, política,
arte, negócios, por exemplo, se desenvolveu e chegou a um final se um conchavo,
relações escusas?
Quando você se olha no espelho, o que você vê?
Alguém impoluto? Um cidadão com moral para julgar praticamente todo mundo
como bandido?
Estamos aqui na primavera europeia. Se você caminhar por algumas ruas do sul
da França, à noite em especial, sentirá o profundo perfume doce das flores dos limoeiros,
comuns por aqui.
Isso tem algum significado para você?
Abraços!
Concordo com o Livio ..sobre a questao da honestidade…
experimenta colocar uma carteira ou um celular em um lugar publico, principalmente no Brasil e ver o que acontece…
Agora se a gente for falar de Politica e obras da Copa ou obras Publicas….o assunto vai longe…
abrassssuuu a todos…
Carlos
responder este comentário denunciar abusoNão concordo, estava claro que Button já tinha superado Schumacher e engoliria Rosberg, senão fosse o erro da McLaren em perder seis segundos nos boxes e colocá-lo atrás de dois carros com ritmo parecido Raikkonen e Vettel, Button teria ganho a corrida. Ou até mesmo Hamilton teria ganho senão fosse a punição. A estrategia de duas paradas na China era furada…
Carlos:
Obrigado pelo comentário.
Permita-me. Estou com alguns dos comentaristas e escrevi no meu texto sobre a corrida.
Mesmo que a McLaren não tivesse se equivocado no pit stop de Button ele não venceria a
prova. Receberia a bandeirada, sim, bem mais próximo de Rosberg. E este não exigiu tudo
do carro, conforme nos falou. Preocupou-se mais em ser constante, sem expor os pneus a
esforços maiores. Tinha reserva para ser mais veloz se necessário.
Não tenho bola de cristal, mas a lógica e o andamento do GP da China sugerem que se
Hamilton não tivesse perdido cinco posições no grid provavelmente chegaria na frente de
Button. Assim, o pódio seria Rosberg, Hamilton e Button.
Abraços!
Esse campeonato está mais para os pilotos da Mclaren, salvo se a RBR conseguir melhorar o carro. Hamilton parece muito focado no campeonato e está preocupado em pontuar, tanto que é líder sem ainda vencer em 2012. O problema é que ele parece não saber conservar os pneus tão bem quanto o Button.
O Nico é rápido mas ainda não acho que seja um campeão em potencial.
Como alguém já disse neste ou em outro blog (não lembro em qual), parece que essa Mercedes tem algum segredo a mais, além desses dutos. Se considerarmos o “binóculo” que Rosberg impôs logo de início aos adversários, isso foi impressionante, até porque ele não precisou abrir a asa, visto que corria de cara para o vento e ainda não estava encontrando retardatários e todo mundo ainda estava de pneus novos antes dos primeiros pits. No mínimo, está bem balanceada e é boa de retas, também. Veremos se seus pilotos terão “tutano” para lutar pelo título, porque o carro parece estar aí, pronto (dizem ter resolvidos os problemas todos).
Alguém sabe dizer se a idéia dos dutos foi do próprio Ross Brawn? E continuo achando que a Lotus foi injustiçada em seu sistema de freios que mantinha a altura do carro nivelada, afinal qualquer um 0,1 s hoje está fazendo diferença. Os ganhos e efeitos pretendidos eram justo na parte aerodinâmica, da mesma maneira que os dutos da Mercedes. Não sou contra os dutos, mas acho que os freios da Lotus deveriam ter sido aprovados também. No fim das contas, tudo não é competição tecnológica? Aliás, as grandes marcas alemãs – em especial BMW e Mercedes – já disponibilizam em seus modelos mais caros dispositivos que evitam afundamento nas frenagens e adernamentos, tudo buscando manter o carro o mais nivelado possível. Isso é muito mais real que a aplicação de dutos eventualmente em carros de passeio ou mesmo esportes.
responder este comentário denunciar abusoAo contrário de teorias de conspiração que vemos por aqui… Eu vejo a Mercedes traçando um caminho que outras equipes já traçaram. Início de um trabalho técnico que renderá bons frutos, mas apenas a médio/longo prazo. Eles possuem metas de longo prazo, com objetivo claro: Campeonato!
A História deste esporte mostra que de tempos em tempos vemos equipes começarem por baixo, mas aos poucos vão adquirindo expertise técnica até se manterem no topo por um tempo, em seguida, entra em decadência técnica (Ferrari, será?…) para, talvez, um dia voltar ao topo novamente em um ciclo que ao longo do tempo se mostra claramente.
Se olharmos para o passado, veremos exatamente isso.
Será que é a vez da Mercedes? Se existe alguma interferência da montadora… Com certeza! Ela é a dona da equipe, quem investe e dá suporte técnico.
Ninguém aqui é inocente e sabe que a F-1 (aliás, como muitos esportes, vide Futebol) está cheia de histórias “não oficiais”. Mas afirmar que a Mercedes está interferindo no resultado do campeonato. Duvido. Não vejo sustentabilidade nisso. É minha opinião.
Ainda é muito cedo para afirmar que hoje a Mercedes chegou lá. Ainda é preciso esperar para ver. O fato é que este campeonato está bastante equilibrado.
Abraço.
Franz
Olá Franz,
Concordo com sua análise sensata.
O projeto da Mercedes na F1 tem bases sólidas e metas bem claras, a fábrica que fornece motores para duas equipes do grid, uma delas nada menos que Mclaren não está aí para figuração, mas neste universo de alta competitividade às vezes o caminho do sucesso é árduo e demorado.
A F1 vive de ciclos, há lugar só para os competentes, esforçados e infelizmente também para os espertos, neste momento a mítica Ferrari amarga maus resultados, deve permanecer assim até uma mudança radical nas regras (2014 ??) ou quando as variáveis dos regulamentos lhe for favorável. Porém ainda é cedo para auspiciosas expectativas, tem muito chão pela frente, vamos ver já neste fim de semana como estarão as forças na F1, se o povo Barenita deixar, é claro.
Abraços
Isso tudo sem contar o know-how que a Mercedes tem em motorsports. Os caras desde sempre estiveram participando de campeonatos extremos de endurance; turismo, protótipos, etc… vejo a presença da Mercedes como algo excelente para a Formula 1. Melhor do que só fornecer somente os motores! É uma pena que a BMW tenha saído…
responder este comentário denunciar abusoÉ isso mesmo Conrado,
Eles possuem muito Know-how em esportes a motor.
Na FIA-GT 1 estrearam a Mercedes AMG e parece que estão mandando bem.
Na nossa GT Brasil estrearam no meio do campeonato e começaram a ganhar de imediato.
Se a equipe Mercedes de F-1 mostrar domínio consistente a partir deste momento, creio que estão caminhando para isso, não será surpresa nenhuma.
Abraço.
responder este comentário denunciar abusoLivio,
Em fotos de Bahrein, parece que eu vi alguns manifestantes com camisas vermelhas e caras de italianos pedindo para a corrida nao ser realizada. Sera’ que foi impressao?
Olá Livio,
A julgar pelo seu post estou inclinado a deduzir que você não irá ao Bahrein, está aí em Nice desfrutando dos ares perfumados da primavera, ah….a primavera..! rrrsss
Tenho a impressão que alguns jornalistas não irão ao país do Golfo por questões de segurança, estou certo ou é só minha impressão?
Algum indício que a prova não acontecerá?
Abraços
Olá Conrado,
Bem lembrado, a presença da Mercedes como equipe e com colaboradores do naipe de Brawn, Schumacher, Rosberg, Aldo Costa é extremamente salutar para a categoria, bom seria se a VW e mais alguma indústria do setor encarassem esse desafio, mas isso é sonhar alto demais…!
Abs
Caro Livio você praticamente assinou embaixo, minha suspeita com relação a este resultado mandrake da Mercedes, pode nao ter agora, nada de concreto, talvez ate tenha os mesmos pensamento que eu tive sobre estra corrida, mas alguma informação interna sobre a palhaçada neste GP, futuramente você terá com certeza
Mas irei responder as suas perguntas
18/04/2012 – 07:46
Enviado por: Livio Oricchio.
P:Existe gente honesta no seu universo?
R: Sim no meu caso e como um tapete branco com bolas pretas.
No seu universo que é a F1 e um tapete preto com bolas brancas, percebe a diferença..
Tenho um carro 1.0 e nao me envergonho disso, prefiro ter 10 centavos no bolso, do que 10 milhões dolares roubados e nem poder dormir sossegado, por medo de comparsas me matar para ficar com a parte do roubo, me trair ou denunciar a policia.
P: Você tem notícia de que algum evento, não importa a área ocorrida, esporte, política,
arte, negócios, por exemplo, se desenvolveu e chegou a um final se um conchavo,
relações escusas?
R: Sao as leis que controlam as ações das pessoas ou instituições, sem elas não teríamos a minima possibilidade de existir a sociedade como a conhecemos.
Sem leis, uma nova era de barbárie desabaria sobre nós, e colocaria em perigo seriamente toda uma sociedade.
A F1 e um esporte, e assim como todos os outros deve passar honestidade, e competição leal, sem isso, o publico perdera todo, ou o que sobrou, do respeito por estas instituições.
Eu dou exemplo a meus filhos, os ensino o que e correto e o que nao e, se fizerem coisas erradas ja sabem o que acontecerá.
Eles me respeitam, duvido se fosse uma porcaria, um ladrão, um mentiroso ele teriam o mesmo respeito a minha pessoa.se fosse um malandro, um safado, meus filho e parentes me respeitaria, da mesma forma.
P: Quando você se olha no espelho, o que você vê?
Alguém impoluto? Um cidadão com moral para julgar praticamente todo mundo
como bandido?
Não sou 100%, não da para arrumar o todo o mundo, mas eu posso arrumar o “mundo em que vivo”.
O mundo que vivo significa, a minha casa, a rua onde resido, o bairro e onde trabalho
Nao posso arrumar o mundo mas posso deixar “meu mundo” melhor.
OBS: Na rua onde resido nao tem mais boca de fumo, denunciei todos, os policiais corruptos que faziam a região, também foram afastados, demorou mas consegui me livras destas pragas.
E digo mais se onde trabalho descobrir malandragem, denuncio e ninguém vai saber quem fez a denuncia, simples assim.
E voce, o que ve no espelho?
O que faz para melhorar “seu mundo”?
P: Estamos aqui na primavera europeia. Se você caminhar por algumas ruas do sul
da França, à noite em especial, sentirá o profundo perfume doce das flores dos limoeiros,
comuns por aqui.
Isso tem algum significado para você?
R: Sim, muito, principalmente quando entope o vaso sanitario, você joga Pinho Sol ou outro desinfetante para se livrar do mau cheio, por algumas horas você se livra do fedor, mas ele sempre volta, ele sempre estará la, o monte de m****, com perfume ou sem, continuara sendo um monte de m****.
Para se livras do mau cheiro, so lavando a fundo e se preciso for, desentupir ou trocar o vaso sanitario.
Ignorar os problemas, e nao fazer nada para “seu mundo” ficar um pouco melhor, e quase como tapar o Sol com uma peneira ou fazer igual a um avestruz esconder a cabeça no chao
O avestruz é famoso por esconder sua cabeça na areia ao primeiro sinal de perigo, eu nao sou nenhum avestruz.
E voce?
Abraços!
“”"”"O bem que praticas em qualquer lugar
será teu advogado em toda parte.
Emmanuel”"”"”"
Amigo Marcelo,
Legal o que você escreveu.
Vi que você citou Emmanuel. Gostei…
Mas veja só. Sabe qual é o problema meu?
Seus comentários denotam sempre:
Aspereza, negatividade… Ao que parece, tudo é ruim… todos conspiram para um mundo pior… Ninguém é honesto…
Parece que o ser humano está na pior mesmo. Há sempre muita negatividade nas suas palavras… Algumas vezes você sentou o sarrafo em Ayrton Senna, quando o mesmo nem era tema da postagem. Não somos tolos, sabemos que ele não era um ser humano perfeito (apesar de ser sim um dos maiores da história em sua atividade – quem diz isso é o mundo do esporta a motor e não a Rede Globo, ok?…). Mas quem é?… Sabemos que a Rede Globo se utilizou da imagem do rapaz para lucro, sabemos disso também (acredite, não somos inocentes a ponto de engolir mosca da Rede Globo) , mas não tira o brilho do piloto. Acho que ele não merecia o que você escreveu.
Mas não estamos aqui para ressuscitar mortos ou postagens antigas. Não é mesmo?
Sei dos problemas do mundo e das imperfeições humanas em todos os seguimentos, inclusive no esporte, especialmente quando grandes somas estão envolvidas.
Mas há no mundo outras realidades também.
Vamos voltar à F-1.
Será que todos que lá estão, estão sempre por algum interesse escuso? Há milhares de pessoas envolvidas com aquilo, não só os magnatas.
Há jornalistas, pilotos que realmente sonham alto, mecânicos que passam a vida longe de suas famílias, equipes de apoio, médicos, funcionários locais, etc, etc… Tudo respaldado por fábricas dedicadas à finalidade maior.
O Esporte profissional e especializado é isso. Todos querem ganhar e dar visibilidade a sua sardinha.
Já se tentou colocar anúncios de patrocinadores nas bordas dos estádios em olimpíadas, mas O COI proíbo com receio do uso econômico do evento. Mas na verdade ele já existe. Alguém tem que manter o esporte de alto nível e isso custa caro. No entanto isso é uma coisa, doping é outra, entende o que quero dizer?… o doping (e não só isso) é o lado escuso de uma olimpíada.
Mas, não tira o mérito daqueles que logram a vitória com honestidade e franqueza de propósito.
O Emmanuel que vc cita, também acredita muito no ser humano. Vamos tentar olhar por outra ótica. Que tal?…
Nós seres Humanos somos falíveis e nossas atividades também, inclusive o esporte.
Mas estamos aqui.
Grande abraço.
Franz Johansen
responder este comentário denunciar abuso
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.
Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.
Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastradoEm instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.
Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.
Deixe um comentário: