ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

22.abril.2012 20:13:01

Hamilton perdeu a liderança do Mundial nos boxes

22/IV/12
Livio Oricchio, de Manama, Bahrein

Lewis Hamilton perdeu preciosos segundos em dois dos seus três pit stops, ontem, nas voltas 9 e 23, de um total de 57. E por causa de problemas na mesma roda, traseira esquerda. Tempo do primeiro: 28 segundos e 341 milésimos. Sebastian Vettel, 22s017. Segundo: 30s622 contra 22s717 de Vettel.

O então líder do campeonato, Hamilton, terceiro colocado nas três provas anteriores, classificou-se apenas em oitavo e viu a primeira colocação do Mundial transferir-se para o vencedor do GP de Bahrein, Vettel, que não teve, como os tempos atestam, nenhuma dificuldade nas três paradas, nas voltas 11, 25 e 39. No último, 36.ª volta, os danos foram menores para Hamilton 23s696 diante de 21s800 de Vettel.

No total, Hamilton gastou 82 segundos e 659 milésimos nos três pit stops e Vettel, 66 segundos e 534 milésimos. Só nessas três operações, portanto, o alemão da Red Bull impôs 16 segundos e 125 milésimos de vantagem, para não mencionar as dificuldades de Hamilton, depois, de sair dos boxes onde em geral há muito mais tráfego e seus tempos de volta tenderem a ser piores.

Já na China, etapa anterior à prova no circuito de Sakhir, Jenson Button, companheiro de Hamilton, afirmou que poderia lutar pela vitória com Nico Rosberg, da Mercedes, se no seu terceiro pit stop, na 39.ª volta de um total de 56, não tivesse perdido tempo extra, cerca de 5 segundos. Roda que retardou seu retorno à pista: traseira esquerda, a mesma de Hamilton, ontem.

“Prometo investigar profundamente o que aconteceu nas nossas operações nos boxes”, afirmou, ontem, Martin Whitmarsh, diretor da McLaren. A equipe inglesa tentou uma solução de emergência ao substituir o responsável pelo uso da pistola de ar depois do primeiro pit stop de Hamilton, ontem. Mas na parada seguinte o jovem piloto inglês passou pelo mesmo drama. Há questões técnicas também a serem resolvidas em relação à dificuldade de encaixe da porca única no cubo rápido.

“Estamos muito próximos, décimos de segundo significam muitas posições à frente ou para trás. Qualquer detalhe é capaz de lançar você para as vitórias ou rapidamente distanciá-lo delas. O trabalho de boxes é um componente essencial nesse processo”, disse ao Estado, sexta-feira, Button, ainda ao abordar sua experiência na prova de Xangai. Para Hamilton, não há dúvida: “Se não tivesse esses problemas hoje (ontem) seria realista chegar na quarta colocação”.

Com o oitavo lugar, Hamilton somou 4 pontos. Se fosse, de fato, quarto, receberia 12 pontos. Hoje Hamilton está em segundo no campeonato, com 49 pontos. Vettel tem 53 e é o novo líder. Ambos chegaram em Bahrein assim: Hamilton, primeiro, com 45 pontos e Vettel, quinto, 28.

A quarta colocação, na projeção de Hamilton, no caso de pit stops normais, ontem, lhe daria 12 pontos em vez dos 4, ou seja 8 a mais. Dessa forma, hoje teria 57 pontos e não 49. Em outras palavras, os preciosos segundos a mais perdidos principalmente nas duas paradas nos boxes lhe custaram a liderança do Mundial, com uma vantagem de 4 pontos sobre Vettel (57 a 53).

Se o GP de Bahrein fosse o da definição do título, Hamilton o teria perdido por causa da pouca eficiência da McLaren nos pit stops.

O mais interessante nessa história foi lembrado, ontem, por Vettel: “Depois da Austrália parecia que a McLaren tinha um supercarro e seria difícil vencê-los, ao menos a curto prazo.” As etapas seguintes, Malásia, China e ontem, ratificaram o belo projeto da escuderia inglesa, mas ao mesmo tempo deixaram claro que não se trata de um carro como o da Red Bull, no ano passado, muito além dos concorrentes, e o próprio time ainda necessita de ajustes para funcionar com a perfeição necessária para lutar pelo título.

Comentários (27) | comente

27 Comentários Comente também
  • 22/04/2012 - 21:12
    Enviado por: Diego Raphael

    Lívio, os times da frente estão muito próximos. Sabe algo de mais concreto em relação ao desenvolvimento do F2012 para o GP da Espanha?! O que poderíamos esperar da Ferrari, que mesmo com um carro horrível, Fernando Alonso encontra-se apenas a 10 pontos do líder.

    Grande abraço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2012 - 21:17
    Enviado por: Franz Johansen

    Impressionante o desempenho das Lotos!
    Fico imaginando o que o kubitza faria com esse carro…
    É uma pena aquele acidente ter acontecido.
    Abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/04/2012 - 00:25
      Enviado por: caravaggio

      não concordo, o Raikkonen é disparado o melhor piloto da atualidade e brigará pelo título.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/04/2012 - 08:19
      Enviado por: FRANZ JOHANSEN

      Caravaggio,

      O Kimi sem dúvida é um grande piloto.
      Confesso, inclusive, que está me surpreendendo. Não esperava que após um tempo fora ele voltasse com o ótimo desempenho que tem apresentado. Até torço por ele.
      Mas não creio que seja exatamente o melhor.
      Acredito que Kubitza era mais completo. Além de que não havia parado e vinha desenvolvendo o carro. Certamente teria evoluído junto com a equipe, não fosse o afastamento devido ao acidente.
      Claro que isso é especulação. Mas creio que Kubtza levaria um apequena vantagem sobre o Kimi. O polonês erra menos e é tão veloz quanto. Além de ser um bom estrategista.

      De qualquer forma concordo que a Lotus está em boas mãos.

      Abraço.

      Franz

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/04/2012 - 23:06
    Enviado por: bhrames

    Livio,comenta aí o que o Massa deveria fazer pra não ter o mesmo destino do Rubinho.
    Piquet e Senna só foram campeões porque não aceitaram papel de coadjuvante. Só que
    um detalhe, eles combateram isso com resultados!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2012 - 23:23
    Enviado por: fernando

    Realmente Kubica estaria fazendo miséria com este carro. Que pena.

    Se ferrari achar alguns décimos o resto o Alonso faz no braço. Impressionante o nível deste piloto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 00:39
    Enviado por: Marcelo ao bhrames

    Palavra chave é PERSONALIDADE FORTE!!! Piquet em 87, Prost em 89 e Alonso 07 também reclamaram dos companheiros serem favorecidos, mas eles só reclamaram por algum tempo, todos tiveram ATITUDE de mudar de equipe. Pensaram mais na carreira esportiva e menos no DINHEIRO!!! Reclamaram com razão, mas não passaram nem perto de serem chorões, seriam se ficassem na equipe sempre reclamando do mesmo motivo.

    A fase boa para o Rubens sair da Ferrari foi justamente em 2002 onde ele venceu 4 corridas conquistando o vice, nessa época era para ter se oferecido a outra equipe, mesmo recebendo metade do que ganhava. Rubens preferiu ficar, e continuou descendo a lenha na equipe e no alemão.

    Foi novamente vice vencendo 2 corridas em 04, mas novamente decidiu ficar na equipe. Querendo ou não sua melhor fase na F1 foi justamente ao lado de Schumacher em 02/04. Rubens não estaria voando de jatinho de 40 milões se não ficasse na Ferrari, além de chorão foi mercenário.
    Mesmo assim o destino lhe deu um carro para ser campeão em 2009, e olha quem as grandes feras estavam fora da disputa: Alonso, Lewis, Kimi e Massa que estava em grande fase. Rubens sequer conseguiu bater Button 09, piloto que era considerado mediano, Rubens sequer foi vice campeão.

    Massa estava indo muito bem entre 06 e 08…até o acidente em 09. De 2010 para cá é outro piloto, ele não teve culpa pelo acidente. Só que, depois de dois anos ruins(2010/11), era para ter saído da Ferrari. Esta fazendo a mesma coisa que Rubens, prefere ficar na Ferrari ganhando 15 milhões que tentar uma equipe mediana como a Lotus…mas Kimi esta se dando muuuito bem!

    Mercedes evoluiu saindo lá de trás, RBR também aconteceu isso entre 07 e 09…Massa poderia ter se oferecido a uma outra equipe, mas preferiu ficar na Ferrari…o altíssimo salário pesou muito na hora de sair da equipe.

    Massa em 2012 esta dando um “migué”: “Olha povo brasileiro dessa vez é o carro que é ruim não eu”

    Só que Alonso faz a diferença mesmo com um péssimo carro. Massa também vai voar de jatinho de 40 milhões um dia, se é que já não voa…só que em termos esportivos sua imagem vai ficar arranhada(em menor escala que Rubens já que teve o acidente), mas se ele vier com PAPO-FURADO que era o carro da Ferrari que era ruim entre 2010 e 2012, aí é sacanagem. Opções em outras equipes não faltaram era só pensar menos em DINHEIRO e mais na carreira…

    Rubens e Massa ficaram multi-milionários, muito mais até que muitos campeões(Piquet mesmo, ganhava uma mixaria na Brabham e Williams, só foi ganhar dinheiro na Lotus), mas já era tricampeão e não devia satisfações a niguém, era hora de pensar no futuro…$$$! Piquet não foi campeão na Lotus e Benetton, mas nem precisava, o que ele fez no passado não se apaga. O mesmo serve para Schumacher hoje na Mercedes…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/04/2012 - 10:03
      Enviado por: Jose Lopes

      Massa não encostou no Alonso pq não quis. Sabia que a Ferrari não autorizaria a ultrapassagem e ficou mantendo a distância pra evitar comentários de que é um ótimo coadjuvante.

      Sinceramente, massa é uma vergonha. Sem essa de acidente. Vi uma coisa em comum em Schumacher, Senna e Alonso: o espírito de campeão e a necessidade da vitória, independente do carro. Se tentar ultrapassá-los, vai ter que ralar. Se for um rival, os dois saem da pista.

      Se Massa tivesse um pouco de dignidade, forçaria a passagem. Se Alonso não abrisse, os dois sairiam da pista. Exatamente como qualquer um dos 3 que citei fariam.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/04/2012 - 08:20
    Enviado por: Alex Butantã/SP

    A McLaren precisa rever o que está acontecendo nos boxes, são muitos erros e que num campeonato apertado fará diferença.

    Também acho que, coincidência ou não, há muitos erros com o Lewis, essa prova era para ele chegar em 4º, talvez 3º e continuar líder.

    Abs

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/04/2012 - 10:47
      Enviado por: KK

      Graças a Deus aconteceu isso e tomara que aconteça mais com o LH.
      minha maior torcida na f1 é ve-lo se lascando e fazendo cara de choro

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/04/2012 - 09:56
    Enviado por: MARIO

    Sempre a lesma lerda. O Massinha comendo poeira do Alonso. Qual é a desculpa Carvão Bueiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 11:06
    Enviado por: Marcus Alves

    Caro Lívio,

    Aparte os erros da McLaren nos pits ocorridos com o Lewis, lembro que esses novos pneus da Pirelli são totalmente imprevisíveis. O carro do GP do Bahrein não foi a RBR foi a Lotus, o Vettel só ganhou por ter saído na pole e as Lotus lá para trás. O carro Lotus é bom, mas parece muito mais é que a equipe que acertar (ou tiver a sorte ??) a combinação de pressão de pneus, ajuste aerodinâmico e hora de troca, com os carros tão equilibrados nesse aspecto de aerodinâmica, é a chave para a vitória e também um problema para uma melhor corrida. Basta notar que com os carros nesta configuração de alto desgaste de pneus e mesma hora de trocas ( e sorte no acerto dos pneus), ninguem passa ninguem, não importando se um carro é nitidamente superior ao outro, caso da McLaren sobre a Ferrari, se a pista não colabora para isso, se não o fizer logo nas primeiras voltas.

    Em suma, quem tiver a sorte de achar o “jeito” dos pneus é que tem grandes chances de levar a corrida .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 11:15
    Enviado por: Emilio Toaliari Jr

    Num modo geral analiso dessa forma essa etapa do Bahrein:
    Vettel Ainda de vencer voltou a liderar o campeonato!
    Webber manteve sua regularidade e conseguiu alguns pontos preciosos.
    Kimi e Grosjean-faltou um pouco mais de ousadia para finlandes atacar Vettel,mas valeu pela regularidade da sua escuderia que obteve segundo e terceiro lugares respectivamente.
    Para quem estava num crescente a Mclaren desapontou sua torcida fica o sinal amarelo para conter esses erros nos boxes que prejudicaran um melhor desempenho de Hamilton por outro lado Button fazia uma satisfatória prova até seu carro apresentar problemas.
    As Mercedes foram surprendentes positivamente por seus dois pilotos pontuarem,sobre tudo Schumi que ocupava as últimas posições,negativamente Nico por sua vez foi desleal com Hamilton e Alonso cabia uma punição para conter seus animos.
    Alonso realmente faz milagres com sua limitada Ferrari,seu companheiro Massa dessa vez não comprometeu e voltou a pontuar,
    Bruno e Willians sofreram com o fraco desempenho técnico os freios atrapalharam as intenções para um melhor resultado do seu piloto.
    Lamento que agora teremos uma pausa,mesmo assim daqui algumas semanas já em território europeu o eletrizante campeonato ganhara novos e prazerosos capitulos dessa etapa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 14:27
    Enviado por: Luiz Carlos (BLC)

    Olá Livio,
    Parece que foi uma peça defeituosa no encaixe da roda traseira que atrapalhou pit stop de Hamilton, é um problema reincidente, pelo que lí. E o Button, o furo no pneu teve alguma explicação da equipe?

    Está faltando sorte para o veterano Schumacher, depois de quatro provas acumular dois pontinhos só, é frustrante.

    O Felipe Massa correu ontem.
    Mas não posso deixar de comentar que teve sua corrida prejudicada ao ficar atrás do Espanhol, ele estava num bom momento dos pneus e ficou encaixotado atrás do Asturiano e sendo atacado por uma McLaren, se a Ferrari não tivesse essa política pouco inteligente poderia ter dado mais trabalho pra concorrência ontem.

    Nico foi bem agressivo na defesa de sua posição com Hamiltom e Alonso, só o Espanhol reclamou.

    Uma imensa alegria ver Kimi e Grosjean no pódio, Kimi é o cara. Grosjean depois de sua frustrante experiência na Renault sob a batuta de Briatore, renasce, e pode vir a ser um protagonista (num futuro próximo, é claro).

    Vettel vence de forma convincente, fiquei surpreso de ver a Red Bull neste fim de semana, desempenho incontestável. Muita gente não deve ter dormido bem de ontem pra hoje, digo aqueles que já estavam sepultando o piloto Alemão, sobretudo depois de sua declaração sobre o nosso paraíso chamado Brasil.

    A Formula 1 está espetacular, quatros corridas com resultados distintos, e penso que a tendência é ficar assim até o final, e com muitos candidatos a levar o campeonato, está maravilhosa.

    Livio, como está aí o ambiente relativo aos conflitos, acalmou um pouco a situação? Pelo jeito no fim deu tudo certo.

    Abs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 14:37
    Enviado por: Jefferson Ricardo Lopes

    Penso que Massa já mostrou qualidades . Não são as de um protagonista ao título, mas de um ótimo coadjuvante, assim como Barrichello. Enquanto quisermos que cada piloto brasileiro seja aquilo que queremos sem respeitar suas habilidades, será uma frustração constante. E perde a categoria com pilotos habilidosos.

    Espero que Massa não renove com a Ferrari e se tiver um pouco de cabeça pode ser uma ótima opção para a ser segundo de Vettel. Possue caráter e habilidade como Weber , caso este não continue por lá.

    Por mim, seria um prazer vẽ-lo colaborar com a equipe como fez com Raikonnen.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 15:08
    Enviado por: Jean

    O que me chamou a atenção no GP:
    Massa finalmente mostrou serviço. Ótima corrida na minha opinião. Não acho que era o caso do Alonso abrir passagem, pois ele não colou nenhuma vez no choronso para conseguir a ultrapassagem. Talvez naquela hora que o Alonso quase entrou no pits com o Koba pra pegar o vacuo(pra mim essa historia de vacuo tinha morrido faz tempo), deu uma chance a Massa ali que vinha em linha reta e ele foi lá no final da pista e trouxe de volta, mais ele não aproveitou;
    Rosberg tinha que ter levado duas punições pelo que fez com Hamilton e Alonso, vergonha não fazerem nada;
    Tava torcendo pro Raikonen, teve uma volta que ele chegou no final da reta colado no Vettel, e tava por dentro, ali pensei: “Passou!”. Mais ele recuou e freou antes. Não sei se ele ficou com medo ou tentou jogar por fora pra sair forte para outra curva, que era para seu lado… Não deu certo e fiquei frustrado pelo fato dele não tentar mais nenhuma vez passar o Vettel…
    F1 ta assim, primeiro lugar não vale muita coisa mais(haja vista Raikonen ontem e Perez naquele evento com Alonso), o importante é pontuar, o que me fez achar esta corrida um pouco chata. Brigas por posições tem ocorrido bastante nas corridas, mais fica nos dentes na disputa da primeira posição, necas até agora… :(

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/04/2012 - 16:15
      Enviado por: Marcos, ex-piloto

      Ola, Jean.

      Tambem achei exagerada a defesa de posição do Nico contra Hamilton (principalmente) e Alonso. A meu ver merecia punição sim. Creio que a omissão nesse sentido foi meramente politica. Pôxa, estamos cansados de medidas políticas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/04/2012 - 17:39
    Enviado por: Fernando

    A questão do Rosberg x Hamilton x Alonso deveria ter tido punição. Agora o pior já aconteceu…inclusive com o Alonso falando até….abriram precedente. Como fica agora quando alguém fizer a mesma coisa e for punido? Dois pesos e duas medidas?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 18:25
    Enviado por: Jean

    Hamilton é é fudido, fez a maior ultrapassagem “por fora” da historia da F1, hehe… Agora, se fosse ele que fechasse qualquer um, com certeza seria punido…

    Continuo não me contentando com a falta de briga pela primeira posição na pista. O Raikonen andou tanto e quando chegou, teve a chance e não quis arriscar… Não estou entendendo isso não…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/04/2012 - 11:02
      Enviado por: Fernando

      Maior da história eu duvido muito…e aquela de Piquet em 86 em cima do Senna por fora, fazendo drifting com o carro, não conta?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/04/2012 - 21:26
    Enviado por: J. Paulo

    1. Achei muito engraçada a opção de Galvão Bueno na aposta de quem seria o pole, quando os outros apostavam em Hamilton: “Vou apostar em alguém diferente, numa zebra: Sebastian Vettel”. E a reporter Mariana Becker ainda brincou: “Zetel”…
    2. Massa NUNCA vai chegar na frente do espanhol, se ele não tiver abandonado a corrida. Repete-se a estória Schummaker/Barrichello.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/04/2012 - 10:00
      Enviado por: Jose Lopes

      Massa não encostou no Alonso pq não quis. Sabia que a Ferrari não autorizaria a ultrapassagem e ficou mantendo a distância pra evitar comentários de que é um ótimo coadjuvante.

      Sinceramente, massa é uma vergonha. Sem essa de acidente. Vi uma coisa em comum em Schumacher, Senna e Alonso: o espírito de campeão e a necessidade da vitória, independente do carro. Se tentar ultrapassá-los, vai ter que ralar. Se for um rival, os dois saem da pista.

      Se Massa tivesse um pouco de dignidade, forçaria a passagem. Se Alonso não abrisse, os dois sairiam da pista. Exatamente como qualquer um dos 3 que citei fariam.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 24/04/2012 - 11:09
      Enviado por: Fernando

      Concordo 100% Jose Lopes. O que falta a Massa é dignidade. Ele ainda tem velocidade sim, não pra bater o Alonso frequentemente, mas para dar um suador no espanhol ele ainda serve. Só falta dignidade. Depois quando ganha uma corrida fica com cara de choro no pódio com bandeira do Brasil…pura falácia.

      Tem que ter sangue “no zóio”, tem que salivar pela posição da frente. Tem que enfiar o pé e entrar lado a lado nas curvas. Massa não tem isso…e se não fizer alguma promoção pessoal em alguma corrida ainda este ano…em 2013 não sobra nada pra ele, a não ser as nanicas que ainda exigem patrocínio.

      É quase igual o que acontece com Adriano, ainda tem futebol pra mostrar, todos sabem da capacidade…mas perdeu o brilho…contenta-se com muito pouco. O Massa deveria estar fritando a equipe da mesma maneira que a imprensa tem fritado ele. Esses pilotinhos de hoje em dia não chegam perto dos Homens de antigamente, Piquet…Senna…Prost…Mansell…Irvine…Villeneuve…e por aí vai.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/04/2012 - 23:16
    Enviado por: Francisco M

    O Button foi precipitado em dizer “Welcome 2009″ em Melbourne… Humildade nunca é demais!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/04/2012 - 11:41
    Enviado por: Jean

    Fernando, não entendeu o sarcasmo do “por fora”…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/04/2012 - 12:41
    Enviado por: Rodrigo

    Realmente, as trocas de pneus da Mclaren do Hamilton foram horríveis, mas aproveitando esse espaço, tenho de manifestar a minha indignação. A situação dos pneus esta totalmente errada. No meu ponto de vista, os pneus deveriam influir no resultado, mas não da forma como esta influindo des de o ano passado para cá. Em hipótese alguma eles deveriam fazer com que os pilotos tivessem que mudar o seu estilo de pilotagem. Veja bem, estamos diante de uma corrida de carros, não diante de esporte que ganha quem conserva melhor os pneus. Sinto falta do tempo dos Bridgestone e Michelin. Nesse tempo existia uma disputa saudável e não dependência da conservação dos pneus. o Sr. Bernie Ecclestone tem de se ligar nessa situação e pedir que a Pirelli aumente a resistência e durabilidade dos mesmos. Não vejo mais ultrapassagens arrojadas, tudo por causa dos bem ditos pneus, que se esfarelam e não suportam uma travada de rodas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/04/2012 - 05:28
    Enviado por: Jefferson Ricardo Lopes

    Penso que esta liderança ainda não é decisiva por conta do equilibrio. E todas as equipes estão sujeitas a falhas e no fundo McLaren não está no momento tão acima como na primeira etapa. Precisa evoluir e vamos ver o quanto será.

    Ainda continua muito cedo para qualquer projeção, mas no momento RBR assusta caso consiga se impor no próximo GP. É evidente que ainda não há uma diferença tão grande quanto no ano passado, mas gato escaldado tem medo de água fria.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão
Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.