Hamilton desclassificado. Maldonado larga na pole.

12/V/12 Livio Oricchio, de Barcelona

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Por liviooricchio
Atualização:

A exemplo de Nigel Mansell, da Williams, em 1992, no circuito de Silverstone, Lewis Hamilton, da McLaren, disse ontem, em Barcelona, ter dado a "volta da sua vida" para estabelecer a pole position do GP da Espanha, quinta etapa do campeonato. Mas recebeu, depois de festejar com os mecânicos a 150.ª pole da McLaren, uma notícia bem desagradável: os comissários o desclassificaram.

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Dessa forma, o segundo colocado no grid, o surpreendente Pastor Maldonado, da Williams, vai largar hoje, no Circuito da Catalunha, na primeira colocação e, para delírio da ruidosa torcida espanhola, Fernando Alonso, da Ferrari, em segundo.

O regulamento exige que os responsáveis pelas escuderias expliquem quando seus pilotos cruzam a linha de chegada, nas classificações, e eventualmente param o carro, como fez Hamilton. O objetivo é evitar de o piloto sair para sua volta lançada com gasolina apenas para aquela volta, o que seria uma vantagem, por o carro estar mais leve. E hoje, na Fórmula 1, um décimo de segundo está fazendo muita diferença na colocação no grid.

Hamilton recebeu ordens da McLaren para encostar o carro depois de estabelecer, com brilhantismo, o tempo que lhe daria sua 22.ª pole position, terceira este ano em cinco etapas. Como havia apenas 1,3 litro ou cerca de 1,1 quilo no tanque, Hamilton não completaria a volta de retorno aos boxes, por o consumo ser, em velocidade moderada, pelo menos 1,8 quilo ou 2,1 litros. A densidade da gasolina na Formula 1 è 780 gramas por litro.

Mais: a regra impoe que haja sempre 1 litro de gasolina no tanque, para que os comissarios possam retira-lo para analise. O comparam com a mostra previamente enviada a FIA e classificada como regular. Pelas minhas contas e a de varias pessoas com quel falei aqui no autodromo a vantagem de Hamilton nao passou de um decimo de segundo. E ele colocou mais de meio segundo em Maldonado. Outro equivoco grosseiro da McLaren, que devem ser acrescentado aos cometidos nos boxes este ano. Pode vir a lhe custar o campoenato.

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Os comissários não tiveram dúvida de que esse peso a menos, embora não justificasse os impressionantes 578 milésimos impostos a Maldonado, não deixaram de ser uma vantagem, proibida pelo regulamento, e o desclassificaram.

Na segunda fila do GP da Espanha vai largar a dupla da Lotus, Romain Grosjean, terceiro, e Kimi Raikkonen, quarto. Como a Lotus parece ter um carro rápido e mais constante que a Williams de Maldonado e a Ferrari de Alonso, existe hoje boa possibilidade de um dos seus pilotos ser o quinto vencedor distinto no campeonato, da quinta equipe diferente, em cinco provas realizadas, recorde de todos os tempos de competitividade.

"Assistimos a uma batalha de estratégias de pneus hoje. Fizemos a nossa aposta. Sabemos possuir um carro muito bom para a corrida. Podemos repetir aqui na Espanha o desempenho de Bahrein, mas espero agora vencer. É possível", diz Raikkonen. Em Bahrein terminou em segundo, atrás de Sebastian Vettel, da Red Bull, depois de largar em 11.º.

O bom da Fórmula 1 nas duas últimas temporadas é isso: as corridas tornaram-se imprevisíveis. "Será uma corrida com muitos pit stops, escolher corretamente o momento certo de parar vai ser fundamental, duas voltas a mais ou a menos podem fazer toda a diferença", explicou Maldonado.

Bruno Senna, seu companheiro, não foi bem, 18.ª colocado, agora 17.º. "A exemplo de ontem (sexta-feira), o carro não estava equilibrado, tive pouco tempo para trabalhá-lo", explicou. Nos treinos livres da sexta-feira de manhã o finlandês Valtteri Botas o substitui na Williams.

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Outro resultado inesperado foi a agora segunda colocação de Fernando Alonso, da Ferrari. "Imaginávamos, se tudo desse certo, de obter o quinto ou sexto tempo. Demos, sim, um passo adiante com as mudanças que fizemos no carro, mas não está claro para mim, ainda, quanto", comentou o espanhol. "Depois de lutar para chegar no Q3 (os dez mais velozes) nas etapas anteriores, estar em terceiro é alentador." A previsão do tempo, lembrada por Alonso, é de queda importante de temperatura hoje. "Pode até chover."

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A exemplo de Bruno Senna, Felipe Massa se classificou bem distante do companheiro de Ferrari ao ser o último do Q2, 17.º, com o tempo de 1min23s444, diante de 1min22s302 de Alonso. "Havia sete, oito carros mais lentos na minha frente quando abri a volta lançada", disse Massa. Não participar do Q3 lhe permitiu economizar um ou dois jogos de pneus novos, o que ao longo dos 305 quilômetros da corrida poderá lhe servir para crescer na classificação. Com a desclassificação de Hamilton, Massa avança uma colocação, 16.º.

O bicampeão do mundo, Sebastian Vettel, da Red Bull, sequer abriu uma volta lançada no Q3, última parte da classificação, ontem, para dispor de dois jogos de pneus novos hoje. Está na hora de representantes das equipes, da Pirelli, FIA e FOM estudarem como modificar as regras para evitar de, nas classificações, quem não for à pista seja privilegiado. Não há sentido esportivo.

"Como nas outras provas, este ano, o vencedor será quem jogar melhor com os pneus", comenta Nico Rosberg, da Mercedes, sexto. Ele próprio se beneficiou da estratégia e acerto do carro corretos, na China, para vencer pela primeira vez na Fórmula 1. A Pirelli disponibiliza no Circuito da Catalunha pneus macios e duros.

Dentre os dez melhores no grid estão, ainda, a dupla da Sauber, o capaz Sergio Perez, quinto, e o arrojado japonês Kamui Kobayashi, nono. O time suíço melhorou ainda mais o modelo C31-Ferrari. Podem surpreender, como na Malásia. Michael Schumacher, Mercedes, oitavo, foi outro que assistiu ao Q3 dos boxes para dispor de dois jogos de pneus novos para hoje.

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A largada do GP da Espanha será, pelo horário de Brasília, às 9 horas. Serão 66 voltas no traçado de 4.655 metros mais conhecido do calendário por pilotos e equipes. O público ontem e na sexta-feira esteve bem aquém do da edição de 2010 da prova espanhola, estreia de Alonso na Ferrari. A Espanha tem cerca de 24% da população economicamente ativa sem emprego. Mas quem vai ao belo autódromo faz muito barulho, a Fórmula 1 os entusiasma.

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