Começa a temporada de 2013 da Fórmula 1!

05/II/13

PUBLICIDADE

Por liviooricchio
Atualização:

Jerez de la Frontera Bom dia, amigos. Ao menos para mim, que escrevo, aqui do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Nos aproximamos do meio dia e a temperatura é de 14,7 graus Celsius. Céu azul sem nubens, lindo. O primeiro dia de testes da temporada de 2013 está em curso.

PUBLICIDADE

O tempo não para na Fórmula 1. Se as equipes desejarem treinar o dia todo que o façam. Não há intervalo para almoço. Nesse instante, apenas Mark Webber, da Red Bull, está na pista. Aquela boa impressão causada pelo modelo STR8-Ferrari da Toro Rosso ao menos nessa primeira atividade prática da Fórmula 1 se confirma. Daniel Ricciardo completou 29 voltas com o carro concebido por James Key e registra o melhor tempo, 1min20s547. Mas não tem maior representatividade. Por enquanto.

Logo no início da sessão, às 9 horas, Jenson Button parou com a McLaren MP4/28-Mercedes no meio do traçado. Havia completado apenas 3 voltas. Foi rebocado até os boxes e lá permanece. Nico Rosberg com a Mercedes W04 deu 14 voltas e, de repente, o motor Mercedes começou a soltar fumaça. Da mesma forma não regressou ao teste. O alemão tinha 1min20s846, segundo tempo.

Por estar com o modelo do ano passado da Williams, FW34-Renault, Pastor Maldonado não precisa parar toda hora. Faz experimentos com componentes do FW35, a ser apresentado na próxima série de ensaios, em Barcelona, de 19 a 22 deste mês. O venezuelano completou 38 voltas e tem o terceiro tempo, 1min20s864.

Estou bastante curioso para conhecer a opinião dos pilotos e, principalmente, dos técnicos a respeito dos novos pneus Pirelli. Como disse Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull, "é a maior variável que temos este ano".

Publicidade

Na sequência temos: Espera, espera, Paul Di Resta estava na pista acaba de marcar 1min20s558 na melhor de suas 27 passagens diante dos boxes, segundo tempo. Romain Grosjean, com a nova Lotus E21-Renault obteve 1min21s175 (15 voltas). A Sauber C32-Ferrari é outro carro que me chamou a atenção, por suas laterais estreitas parecerem facilitar o fluxo de ar sobre os terminais de escape, auxiliando o deslocamento dos gases para o difusor, a fim de gerar maior pressão aerodinâmica. Nico Hulkenberg completou 32 voltas com o C32 e tem 1min21s553, sexto.

Felipe Massa aparece a seguir, com a Ferrari F138. Nesse momento voltou à pista. Com 26 voltas registra 1min21s598, sétimo, uma posição à frente de Mark Webber com a Red Bull RB9-Renault, 1min22s969 (30 voltas).

Importante: os carros estão equipados com vários tipos de sensores e a preocupação maior dos pilotos não é verificar o seu limite. Os tempos têm pequena relevância. Mais importante, a essa altura, é verificar os long runs, as séries de voltas sem parar e os tempos, ou seja a constância num bom ritmo. No fim do dia, no outro texto que vou redigir, falaremos disso.

A nova Caterham CT03-Renault apresentada hoje, a exemplo da maioria dos projetos este ano, representa a evolução do modelo de 2012. O holandês Giedo van der Garde, estreante, acelera o carro. Deu 21 voltas com 1min24s994 na melhor. A adversária da Caterham, Marussia, também lançou seu novo carro hoje de manhã, antes de o teste começar. O modelo MR02-Cosworth está sendo pilotado por Max Chilton, outro estreante. Marca 1min25s176 (17 voltas).

Mais uma vez fui falar com o pessoal da Marussia e ouvi o mesmo discurso de ontem: "Não há nada assinado, ainda, com Luiz Razia". O time da empresa russa informou hoje, aqui em Jerez, informalmente, não ter o nome do piloto que vai acelerar o MR02 quinta e sexta-feira, ratificando que Luiz Razia ainda não tem sua situação definida com a Marussia. Vamos torcer para dar certo. O que me chama a atenção é o piloto vir a público, na nave-mãe, a TV Globo, há dias, e anunciar ter assinado contrato com a Marussia. O contrato ainda não está assinado. Palavra dos homens que comandam a escuderia, tanto que não está escalado para o teste.

Publicidade

Mais tarde venho com outras informações. Vou almoçar agora nas dependências da Sauber. Repare que não falei motorhome.

Abraços!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.