ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

02.agosto.2012 14:48:31

Balanço de meia temporada. Primeiro capítulo: Ferrari.

02/VIII/12
Livio Oricchio, de Nice

Olá amigos.

As equipes estão mesmo de férias, como manda o regulamento? Elas têm de definir para a FIA um período de 15 dias seguidos, a seu critério, nessa parada do campeonato, e manter sua sede fechada. A maioria optou por iniciar as férias a partir de sábado, dia 4. Todos acatam. Seria profundamente embaraçante burlar a regra e ser surpreendido.

Mas não existe a menor dúvida de que parte do grupo de 500, 600 funcionários das escuderias se mantém em atividade fora das sedes, em especial as envolvidas na luta pelo título, a exemplo de Ferrari, Red Bull, McLaren e Lotus, ou com necessidade urgente de crescer, como a Mercedes, diante dos elevados investimentos.

Friozinho por aí, no inverno do hemisfério Sul? No verão do Norte, ao menos aqui em Nice, o calor é cáustico. E não chove praticamente nunca. Passamos três meses, junho, julho e agosto com céu azul o tempo todo, não há nuvens e, como disse, temperaturas elevadas. A população da cidade, cerca de 400 mil habitantes, chega a um milhão nesse período. Há turistas em busca do sol de várias nações da Europa, embora cresça a porcentagem de asiáticos que vem conhecer o belo Sul da França.

O GP da Hungria, domingo, foi o 11.º do calendário. Temos ainda nove etapas pela frente. Praticamente a segunda metade do campeonato. E a prova maior de que integrantes da área técnica dos times se mantêm em atividade é que veremos dia 31, no primeiro treino livre do GP da Bélgica, carros razoavelmente diferentes dos utilizados em Budapeste. E não se trata apenas da sua adaptação a uma pista mais veloz, a apaixonate Spa-Francorchamps. Ferrari, Red Bull, McLaren, especialmente, incorporam em seus modelos soluções novas, de forma mais notória no conjunto aerodinâmico, a cada prova.

Mais para a frente nas férias da Fórmula 1 podemos discutir o que pode acontecer quando a competição voltar a ser disputada. Penso ser oportuno, nesse instante, trocarmos ideias a respeito do que vimos até agora este ano. O que acham?Diante de eu gostar de escrever, façamos por capítulos. Dê sua opinião. Vamos confrontar o pensamento de cada um. Ninguém aqui é dono da verdade. Eles podem ser complementares ou mesmo antagônicos. O importante é os expormos. Preferencialmente, com argumentos.

Eu começaria com a Ferrari por ser a líder na classificação de pilotos com Fernando Alonso. Depois do que vi do modelo F2012 em Melbourne e até na Malásia, apesar da vitória de Alonso, jamais imaginaria que o grupo coordenado por Nikolas Tombazis seria capaz de transformar um carro inguiável, não há exagero na expressão, em um monoposto vencedor.

Essencialmente o que mudou foi o projeto de gerar pressão aerodinâmica, embora a solução original básica da posição dos terminais de escape acabou por ser retomada depois de experiências equivocadas. Tombazis manteve os terminais voltados para os pneus traseiros, porém criou uma canalização para os gases, copiando a solução da McLaren. A Ferrari mudou no F2012, na área aerodinâmica: assoalho, difusor, aerofólios, laterais, tomada de ar do motor, dos freios, defletores, Ou seja, tudo. Na área mecânica, a suspensão traseira.

Tudo isso para aerodinâmica e mecânica funcionarem em sintonia com a exaustão dos gases do escapamento, a fim de potencializar a geração de pressão. Em resumo, do projeto original restou o monocoque, a polêmica suspensão dianteira tipo pull rod, que será copiada por alguns em 2013, e aproximadamente a localização dos terminais de escape, nessa última versão, conduzida pela primeira vez por Alonso e Felipe Massa no GP da Espanha. “A partir de Barcelona passamos a dispor de um novo carro e em Montreal completamos o pacote que nos fez competitivos”, afirmou Alonso na Hungria.

Nesse sentido, a chegada de dois engenheiros especialistas em aerodinâmica e experientes como Ben Agathangelou, ex-Benetton, McLaren e Red Bull, e Lawrence Hodge, ex-McLaren, demonstrou ser muito útil. Tombazis conduzia pessoalmente os estudos no túnel de vento junto de técnicos bem jovens, além de pensar todas as áreas do F2012. O segundo escalão da Ferrari, reconhecidamente, ainda está em formação. Tenha a certeza de que, segundo me contaram, os trabalhos de desenvolvimento aerodinâmico foram redimensionados com os dois novos engenheiros. E os resultados confirmam a informação.

Nos primeiros testes da pré-temporada, segundo Alonso, o F2012 era 1,3 segundo mais lento que a McLaren e a Red Bull. “Foi a maior recuperação de um carro que vi na carreira”, afirma o espanhol, líder do Mundial e vencedor de três corridas até agora em 2012.

Além de demonstrar impressionante capacidade de reação técnica, como sempre, a Ferrari mostrou ser uma organização eficiente. Não vimos erros grosseiros de estratégia, ok, a adotada no GP do Canadá poderia ser questionada, e os trabalhos nos boxes se não são os mais rápidos na média denotam ser os melhores. A Ferrari cresceu como equipe. Pat Fry, ex-McLaren, fez um planejamento com esse objetivo específico e tem funcionado.

Alonso. Bem Alonso é um caso à parte. Chego a me questionar como algumas pessoas que gostam de Fórmula 1 podem não considerá-lo competente no mais elevado nível. Tem lá suas falhas de formação, como não saber lidar com um companheiro da mesma forma brilhante, a exemplo da convivência explosiva com Lewis Hamilton, dentre outras, mas não reconhecer em Alonso um supertalento é revelador de possuir sentimentos de revolta contra o espanhol, alguns procedentes, não resolvidos.

Seu trabalho me lembra muito até agora, este ano, o de Ayrton Senna em 1993, para mim a sua maior temporada, mesmo tendo terminado em segundo. Alain Prost foi campeão. Ouvi de Ayrton várias vezes não saber como lutar contra a Williams de Prost, equipada com motor Renault V-10 oficial de fábrica, e dotada de todos os recursos eletrônicos, no modelo mais perfeito já construído na Fórmula 1, FW15C. Sua McLaren possuía motor Ford V-8, versão cliente, com cerca de 100 cavalos a menos de potência que o Renault V-10 e sem a metade da eletrônica embarcada no carro da Williams.

E quer saber, se não tivéssemos na segunda metade do calendário tantos circuito velozes, onde contra a maior potência do Renault V-10 não havia, no seco, antídoto, Senna teria sido campeão do mundo.

Alonso não tem, hoje, uma defasagem tão grande para a concorrência como Ayrton, em 1993. Mas não concordo com Sebastian Vettel que numa entrevista ao Estado, na Hungria, afirmou ser a Ferrari o melhor carro da temporada. O asturiano teve, sim, em alguns GPs, como em Hockenheim, o monoposto mais veloz. Na média, contudo, não penso ser o F2012 o melhor carro. Domingo em Budapeste ficou claro. Penso que Ferrari, Red Bull, McLaren e Lotus se alternam. A Mercedes teve sua vez na China.

A primeira metade do campeonato de Alonso já entrou para a história. É a prova de como um piloto talentosíssimo ainda faz diferença na Fórmula 1. Ele não é apenas rápido, penso até que nesse quesito, apesar da nota bastante elevada, não representa o seu ponto mais forte. Alonso é importante por ser um líder, saber conduzir um time onde há profissionais capazes e orçamento alto, por mostrar os caminhos da evolução do carro, por corresponder na pista cada cobrança feito ao grupo.

Chama a atenção o homem que emergiu da separação com a cantora espanhola Raquel del Rosário, em dezembro. A russa Dasha Kapustiva, de Vladivostock, cidade que me sensibiliza, no extremo leste russo, sua namorada, o transformou. O semblante sempre fechado, ar recluso, indiferente a muito que o cerca cedeu lugar a um ser extrovertido, quase sempre rindo, capaz de passar por você e perguntar como vai, em espanhol, e esperar a resposta. Alonso é um homem de bem com a vida. Seu compasso de vibração é outro. Tenha a certeza de que esse é um componente da equação que o tornou ainda melhor.

Converso com integrantes da Ferrari. Os poucos que, discretamente, expõem seus pensamentos, enquanto não chega o policiamento ostensivo e desproporcional da assessoria de imprensa, sinalizam que a equipe fechou com seu líder, compreenderam que todos os esforços são compensados.

Essa combinação entre o crescimento da Ferrari como time, onde há o dedo de Alonso também, e a maturidade de um piloto bem acima da média, no estágio dos melhores da história da competição, explicam, em boa parte, os 40 pontos de diferença para o segundo colocado: Alonso, 164, Mark Webber, Red Bull, 124.

A Ferrari não lidera entre os construtores porque Felipe Massa vive um momento de completa incompatibilidade com o que já fez na própria Ferrari, quando quase foi campeão do mundo, em 2008. Massa colaborou com apenas 25 pontos até agora. Essencialmente é razão de a Ferrari desejar substituí-lo e, na minha visão, baseada no que ouvi nos dias da prova em Hungaroring, irá fazê-lo.

A queda de rendimento de Massa, como já me manifestei aqui, se relaciona com as características dos pneus Pirelli e o desajuste emocional decorrente da convivência com um piloto como Alonso, eficiente em todas as condições. O acidente em Budapeste, em 2009, não deixou sequelas. Palavra de todos os médicos que o assistiram e o acompanham.

Os carros de Fórmula 1 deixaram de ser como eram em 2008, por exemplo. Geram menos pressão aerodinâmica, agora, e os pneus foram concebidos para suportar no máximo 100 quilômetros, pensando no espetáculo, a pedido do promotor, Bernie Ecclestone. A aderência é menor. Seu comportamento é outro. O estilo de conduzir de Massa o faz perder tempo nesses carros com tendência a escorregarem mais.

Não é tudo: a vitória, o pódio, hoje, são o resultado de profunda reflexão do piloto durante a corrida. O piloto tem de saber administrar o uso dos pneus. E entender antecipadamente como a competição deverá se desenvolver, o que lhe será cobrado, e ter as respostas prontas, ao menos planejadas, não ser surpreendido. Ou seja, a Fórmula 1 selecionou pilotos reflexivos e Massa é, essencialmente, reativo. Reage aos estímulos que lhe são apresentados no momento ali na pista. Não faz parte do seu DNA ficar imaginando o que deve ocorrer e estudar como agir.

Repare que falamos em um carro, hoje, que se comporta de forma a Massa não poder impor sua melhor maneira de conduzir, diferente de quando fez sucesso na Fórmula 1. Segundo, corridas que exigem pilotos com grande capacidade de projetar a sequência das voltas, entender os pontos fortes e fracos dos adversários, os próprios, para cada condição da prova, e desenvolver respostas capazes de atenuar suas dificuldades e explorar, com precisão, os instantes de menor eficiência dos concorrentes. Acrescente a tudo isso um piloto que, até há pouco, se deixava atingir pela maior competência do companheiro, embora não reconhecesse, e temos um raio X do drama de Massa.

Essa Fórmula 1 tipo jogo de xadrez não é a que Massa pode expressar sua aptidão pela velocidade. Esta representa pouco para as exigências atuais. Mais equilibrado, como caminha para voltar a ser, pode até, eventualmente, ganhar uma corrida em que as circunstâncias lhe sejam favoráveis. Mas não mais ser candidato a lutar pelo título. Ao menos no formato de hoje. Isso nos ajuda compreender, também, o sucesso de Alonso. Quando conversamos com ele, a riqueza de detalhes que nos passa das provas demonstra sua total consciência do que faz e o porquê.

O próximo capítulo, amigos, amanhã, é Red Bull, Sebastian Vettel, Mark Webber e Adrian Newey, combinado?

Grande abraço!

Comentários (73) | comente

73 Comentários Comente também
  • 02/08/2012 - 15:18
    Enviado por: Rodrigo Streithorst

    Livio, seus comentários são ótimos! Só não consigo entender como um piloto de Formula 1 (seja quem for) não consegue análisar o que o companheiro está fazendo e fazer igual. Penso que no nível desses pilotos há espaço para ajustes na forma de pilotar. Tenho real dificuldade em compreender como Massa não consegue isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 16:28
    Enviado por: MotorBR.com

    Livio, quando voce apostaria na substituicao de Massa….na proxima temporada ou durante a atual?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/08/2012 - 17:15
      Enviado por: Livio Oricchio

      Não sei o seu nome, desculpe.
      Massa termina a temporada na Ferrari. Sem dúvida.
      Mas se surpreenderei se Montezemolo e Domenicali renovarem seu contrato.
      Abraços.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/08/2012 - 16:29
    Enviado por: Emilio Toaliari Jr

    Vou disponiblizar um tempo maior na parte da noite para tornar a ler,sempre respeitando os pontos de vista e analises dos seus leitores.
    Apesar de ficarmos orfaõs um mês sem corrida teremos muitos assuntos e questionamentos sobre as equipes com seus pilotos,eu mesmo nesse fim de semana já disponilizarei de maior tempo para essas aulas extras em conhecimento técnico e estratégias da modalidade.
    Até mais Livio e pessoal!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 16:31
    Enviado por: Leonardo Augusto

    Dificil imaginar um piloto que conseguisse fazer o que Alonso fez nesta temporada. Sem duvidas, um piloto extraordinario. Basta apenas comparar ao desempenho de Massa. Obviamente Alonso é um piloto muito superior ao brasileiro, mas ambos tiveram o mesmo carro. Enquanto um lidera o campeonato, o outro nao tem nem 30 pontos. Não acredito que o espanhol perca o titulo. Hamilton, Raikkonen, Vettel vão acabar tirando pontos um do outro, o que facilitara para o espanhol. E, sem duvida, sera um titulo mais que merecido.
    Abraço

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/08/2012 - 16:44
      Enviado por: plow king

      Alonso Mimimi nao he tao mais rapido que o Massa. MAS:

      1. Hoje 0.2 segundos na classificacao significam muita diferença.
      2. Consegue tirar mais do carro em situacoes adversas que Felipe.
      3. Bagunçou a cabecinha do menino. Isso conta tambem.

      Creio que somente isso somado ja daria uma diferença de rendimento ao espanhol.

      Só o fato de ter que largar no bolao da turma tirou VARIOS pontos do Felipe. Só se arruma confusao la atras.

      E sim, os outros vao tirar pontos uns dos outros enquanto o Alonso vai ter muita gordura para queimar. Esta otimo para ele esse ano.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/08/2012 - 16:34
    Enviado por: plow king

    Yo, Livio.

    Apos um mega resumo da temporada, capitulo Ferrari, nao nos restou nada a nao ser um obrigado. Esta tudo ali… mas nao resisto, vai um comentario:

    Todos ja fritavam o atual corpo tecnico da Ferrari e ja se dava como certo a saida em Massa (trocadilho infame) deles, afinal ninguem apostaria que acontecesse essa volta por cima. Acho que o mais prudente mesmo é acompanhar a situacao sem comentarios extremistas e/ou incisivos na vida…

    Parabens a equipe por ter conseguido ter dado essa volta em tao pouco. E vamos ter que engolir o Mimimi mesmo. Será tao dificil achar um campeao que nao tenha melindres e chiliques? Quanta prima donna. Que Kimi de um jeito nele em 2013.

    Auguri

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 16:52
    Enviado por: FRANZ JOHANSEN

    Grande Lívio!

    Que texto primoroso!!!

    Gostaria de parafrasear alguns trechos, se me permite:

    “não reconhecer em Alonso um supertalento é revelador de possuir sentimentos de revolta contra o espanhol, alguns procedentes, não resolvidos.”

    Concorde plenamente. Isso é coisa de torcedor de futebol. Algo tipo: O meu é o melhor e o dos outros não presta!

    “jamais imaginaria que o grupo coordenado por Nikolas Tombazis seria capaz de transformar um carro inguiável, não há exagero na expressão, em um monoposto vencedor.”

    Compartilho desse sentimento. E aproveito para confessar que no começo da temporada não acreditava que a Ferrari iria mostrar tal recuperação. Surpreendente!

    “E quer saber, se não tivéssemos na segunda metade do calendário tantos circuito velozes, onde contra a maior potência do Renault V-10 não havia, no seco, antídoto, Senna teria sido campeão do mundo.”

    Vejo muita gente escrever bobagens sobre Senna. Vale lembrar que naquele ano, apesar do carro extremamente inferior, Senna liderou o campeonato até a sétima prova. Mas ele mesmo dizia que a liderança de Prost era só uma questão de tempo. As Williams eram imbatíveis. Uma Pena… Vale, também, o registro de que ele fez algumas das corridas mais memoráveis de sua brilhante carreira, vide Donington park e Interlagos. Naquela altura da vida Senna incorporava muita maturidade, o que expandia suas capacidades já comprovadas.

    “A queda de rendimento de Massa, como já me manifestei aqui, se relaciona com as características dos pneus Pirelli e o desajuste emocional decorrente da convivência com um piloto como Alonso, eficiente em todas as condições. O acidente em Budapeste, em 2009, não deixou sequelas. Palavra de todos os médicos que o assistiram e o acompanham.”

    Concordo novamente. Não há nada comprovado até hoje sobre possíveis sequelas neurológicas. Os próprios médicos dizem. Se eles dizem, nós que somos leigos vamos dizer o quê?… Na f1 de hoje, Massa não terá sucesso. É fato. Não é inteligente para se antecipar aos fatos de uma corrida… Ou campeonato. Como você diz, apenas reage. Precisaria mudar drasticamente seu estilo. Mas será que conseguiria?… Mudar de estilo tão radicalmente também é algo para os grandes.

    “Não é tudo: a vitória, o pódio, hoje, são o resultado de profunda reflexão do piloto durante a corrida. O piloto tem de saber administração do uso dos pneus. E entender antecipadamente como a competição deverá se desenvolver, o que lhe será cobrado, e ter as respostas prontas, ao menos planejadas, não ser surpreendido.”
    Alonso é mestre nisso. Por isso se sobressai. Como disse um ex piloto: “Essa é uma temporada para pilotos.” Então é para Alonso…

    “Ao menos no formato de hoje. Isso nos ajuda compreender, também, o sucesso de Alonso. Quando conversamos com ele, a riqueza de detalhes que nos passa das provas demonstra sua total consciência do que faz e o porquê.”

    Isso é o que os pilotos de caça (não é a toa que muitos pilotos de automobilismo se identificam com eles…) chamam de consciência situacional. Isso exige inteligência e capacidade de lidar com grande número de informações, as vezes, em momentos críticos… Momentos como… Uma corrida de F1, por exemplo…

    Abraços.

    Franz

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 16:54
    Enviado por: Norberto Marcher-Mühle

    o acidente do massa na hungria em 2009 pode não ter deixado seqüelas neurológicas, mas pode ter certeza que deixou seqüelas psicológicas, presentes até hoje.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/08/2012 - 17:10
      Enviado por: MotorBR.com

      se mola deixou ou nao deixou sequelas….sei lah…

      nao podemos esquecer as alegrias que Massa nos trouxe….nao podemos esquecer que disputou o campeonato ate o ultimo ponto, ate a ultima volta.

      mas o que nao da para aguentar eh a galera que poe culpa na Ferrari, que o Fernadinho eh favorecido, etc…. a realidade eh que, como numero 2, tem que ficar ali bem colado do numero 1…e nao vaaarias posicoes.

      Uma pena que o Massa nao esta bem, torço por sua melhora… mas a turminha da “brasileiro eh sabotado” precisa de mais apoio psicologico que o Massa.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/08/2012 - 19:15
      Enviado por: Sergio

      Sem dúvida Alonso é dotado de um talento acima da média (apesar de seu caráter duvidoso).
      No entanto, ele ainda não me convenceu que é melhor do que o Hamilton (que deu pau nele quando era estreante).
      Com relação ao Massa, acho que a raiz de seu “problema psicológico” é o fato de ele saber que por melhor que faça ele não poderá ganhar porque a equipe ” é do Alonso ” . Penso que isso é suficiente para desanimar qualquer um. lembram do KIMI depois que ele “passou a trabalhar para o Massa ? Desanimou e pediu pra sair.
      Não seria melhor se o Massa tivesse feito o mesmo ao final da temporada do episódio ” Alonso is faster than you ?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 10:11
      Enviado por: Lucas

      Sergio, o Alonso está batendo o Hamilton pela terceira temporada seguida mesmo tendo um carro que não foi tão bom quanto a McLaren nessas três últimas temporadas. Tá faltando o que pra você resolver a sua dúvida quanto a quem é o melhor piloto entre os dois?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 10:50
      Enviado por: FRANZ JOHANSEN

      Lucas.
      Onde assino?

      Franz

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/08/2012 - 17:05
    Enviado por: Martinho

    Análise perfeita da situação, só não assino embaixo por não ter competência para tanto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 17:31
    Enviado por: Alexandre

    Belíssimo tópico, um dos melhores que já li aqui

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 17:52
    Enviado por: Cristiano

    Mais uma vez parabéns pela análise.
    Tópico perfeito e recheado de informações técnicas como sempre.
    Realmente impressionante a reação da Ferrari com ALONSO!
    Também me assusta aqueles que não reconhecem nele a competência no seu mais elevado nível.
    No texto: “a Fórmula 1 selecionou pilotos reflexivos e Massa é, essencialmente, reativo. Reage aos estímulos que lhe são apresentados no momento ali na pista. Não faz parte do seu DNA ficar imaginando o que deve ocorrer e estudar como agir”.
    O que aconteceu com Button, considerado piloto altamente cerebral e adequado a esse perfil da f1 2012 e que o fez retroceder tanto com relação ao começo do campeonato?
    A resposta pode vir com a análise da Mac Laren … rs
    Aguardo ansiosamente as outras análises.
    Se não for pedir muito comente também o recurso que foi proibido na Lotus no início do campeonato e se isso teve algum impacto no desenvolvimento desse belo projeto.
    Mais uma vez obrigado pelos textos!
    Aproveite o verão em NICE.
    Privilégio!!!
    Abs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 18:03
    Enviado por: Luis Armando

    Olá Livio,

    Depois de um texto deste, com sua riqueza de detalhes, como o Estadão pensa em NÃO participar dos GPs???

    Concordo com você, o Alonso pertence a classe dos gênios da F1, é brilhante, uma muralha mental e técnica, mas….por um lado me assustou ao falar do Felipe. De que adianta renovar, mesmo que com a Ferrari, ciente a ser contratado a escudeiro, ou seja 2ª piloto oficial? E a gana pela vitória, pelo título…

    O que fazer? Uma alternativa seria outro assento, mas com este estilo de pilotagem, não irá longe, quer dizer que seus dias de F1 estão chegando ao fim?

    Abraços.

    Luis Armando

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 18:19
    Enviado por: Eduardo Pantoja

    Livio, ótimo texto, gostaria de acrescentar o fato de que o fornecedor de pneus muda os compostos disponibilizados corrida à corrida, e devido às características de traçado e clima, muda TUDO!!! Então agora o que o piloto assimila em um circuito é praticamente descartado no próximo, não há acúmulo de informações entre provas, vc tem um dia para aprender o que tem que fazer, outro dia pra classificar bem, e o domingo para fazer tudo certo! Isso dificulta e muito para os pilotos que tem de mudar de estilo, reaprender o carro e os pneus (“só” esses dois itens: carro e pneus), como o Massa. Se encaixar de primeira, como a Mônaco e Silverstone, ótimo, se não, já era…
    Também acho que a Ferrari não renova, e nem imagino pra onde ele possa ir. É uma pena.

    Abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 18:33
    Enviado por: Jean

    Achei que tivesse entrado de férias com a F1 Livio!!! kkk

    Ai vc nos brinda com um topico perfeito, nada a acrescentar ou retirar…

    Alonso é o melhor, mais ôôô bichinho chato… aquele “mimimi” que ele faz com os dedinhos quando vence é extremamente irritante…

    Acho que ainda não ta facil a coisa pro choronso, mais o simples fato de não ter quem lute contra ele dentro da propria equipe, já é uma boa vantagem…

    Acredito que a prova de Spa será decisiva, se choronso pegar um pódio ali, onde ficará evidenciado que o carro continua competitivo, passa a régua e da o caneco pro “Dom Alonso das Asturias”, como diz nosso querido Galvao Bueno.

    Abraço!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 18:36
    Enviado por: Jean

    Eduardo, todos nós imaginamos para onde o Massa vai ano que vem, só não dizemos por respeito ao Livio, que é pra “manter o nivel”, segundo ele proprio…

    kkk

    *** Obs: Caraca! que chato esses erros de captcha hein?!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 19:05
    Enviado por: Marcelo

    Caro Livio,

    Como hipoteticamente se comportariam pilotos como Senna e Gilles Villeneuve na Formula 1 atual dos pneus Pirelli, acusariam o golpe como Massa e Schumacher? Afinal tambem eram pilotos reativos e não poupavam equipamento.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/08/2012 - 08:13
      Enviado por: FRANZ JOHANSEN

      Se eram reativo?… Não sei bem.

      Mas sem dúvida eram brilhantes.. Gênios (coisa que Massa não é…). A ponto de terem condições de mudarem seus estilos, caso necessário…

      Franz

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/08/2012 - 19:48
    Enviado por: Edgard

    Perfeito, Livio. Se a tecnologia evolui e as regras seguem o caminho contrário, sempre tentando barrar grandes avanços de velocidade [e agora, resistência dos pneus por exemplo], o piloto precisará evoluir junto com esse novo desenho da F1. É fato que Massa teve muito tempo para rever sua maneira de pilotagem, adaptá-la às novas necessidades, e não o fez, parece preferir culpar isso ou aquilo.

    Daí a Ferrari querer substituí-lo me parece muito legítimo, ou uma empresa não funciona dessa forma?

    Parabéns e obrigado pelo post, vida inteligente na F1, abraço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 19:54
    Enviado por: julio

    Parabens pelo belo texto Livio, e exatamente o que eu vejo, tento explicar para alguns amigos que nao entendem nada de corridas, como a maioria das pessoas….vc pode me explicar porque aquele doente do galvao bueno e o xaropinho do burti nao criticam o massa, seria porque diminuiria a audiencia????? Nao citei o Reginaldo Leme porque ele conhece muito de automobilismo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 20:48
    Enviado por: wagner vieira alves

    Belo texto, Lívio! Penso que o piloto deve se adequar à competição, e nunca o contrário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 21:17
    Enviado por: Marcos M. Cardoso

    Belíssimo texto, Livio, mais uma vez! Esta fase de Alonso também me recorda muito a temporada extraordinária de Senna em 1993. Quanto ao Raikkonen, se tem o objetivo de se valorizar, nada melhor que Spa, onde venceu “praticamente” as últimas quatro edições em que participou, salvo engano. “Praticamente” porque, em 2008 acabou colidindo (ou sendo tolhido, não me recordo) com Hamilton na penúltima ou última volta, quando liderava.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 22:56
    Enviado por: Luiz Onorio

    Caraca, comparar Alonso com Senna é muito fanatismo, Lívio vc não está em seu juízo normal.

    O que Senna fez em Interlagos, Donington e Mônaco Alonso nunca fez na carreira inteira! E do jeito que está escrito parece que a Ferrari era uma Hispania, por favor, nunca deixou de brigar pelo quarto ou quinto (no GP da China) posto entre as equipes, e o campeonato estava apertado, qualquer 1 décimo mudava as coisas.

    GP Austrália => Com o carro ruim (para o parâmetro de uma Ferrari, porém não sendo equipe média, ou a Ferrari de 1986, 1992, 1993, etc…) Alonso teve o mérito de se manter na pista sem se enroscar com ninguém e marcar pontos e nem passou muita gente na pista. Isso é genial?

    GP Malásia => Estava em 5º sem genialidade nenhuma e queria que a corrida acabasse ali valendo ½ dos pontos! Depois de 1 hora volta a largar com a pista um pouco molhada (impressionante como não querem mais corridas com chuva na F1). Passou o Webber (Mérito do Alonso), de resto Button fez besteira e Hamlton e Perez perderam a posição nos Box, depois disso Alonso abriu muito, méritos seus e do carro que se adaptou bem com pneu intermediário (inclusive em outras provas) o restante foi mais uma pilantragem da Ferrari e uma submissão da Sauber / Perez para não atrapalhar Alonso

    China e Barein => Aqui sim, a Ferrari estava mal e não teve como Alonso se manter na pista aproveitando os incidentes com os demais para ganhar posições, talvez os 8 ptos mais difíceis do campeonato.

    Espanha => Da água pro vinho, a Ferrari passou do 4º ou 5º carro para a melhor equipe do grid, tanto que o espanhol sobrou, 1 minuto na RBR e na McLaren, se Hamilton não fosse punido não tomaria 1 minutos, mas com certeza passava de 30 ou 40 segundos.

    Mônaco => Desempenho acima da média de Webber e Rosberg para ficar na frente de Alonso, que ganhou de Hamilton no Box, Ferrari confirma que está com o melhor carro devido a performance de Massa, aqui faltou aquele 0.1 ou 0.2 décimos para largar na poli e colocar a corrida no bolso.

    Canada => O carro melhora ainda mais e mesmo com Vettel fazendo a poli no braço não ia ter acordo, Hamilton ganharia, pq fez tudo certo, principalmente a estratégia e ele sempre anda bem em Montreal, porém a Ferrari pisou em não chamar para o Box (como fez a RBR) Alonso que estava sem pneu e o coitado só pode pontuar.

    Europa => Essa é a melhor e que todos vão discordar, pois a Ferrari tinha o 2º carro mais rápido do fim de semana, porém sua soberba em economizar pneu no Q2 fez com que Alonso só desse 1 volta rápida e com isso não foi ao Q3. Na corrida, com um belo carro foi se recuperando, na pista e com o DRS passou as Force Indias (meu Deus), acho que passou uma Lotus também, fora isso posições só no Box. A largada foi muito boa, como sempre na Ferrari, inclusive Massa. Depois SC mandraque e Vettel que ganharia fácil quebra, sorte de campeão, sorte de quem sempre teve sorte, que diga Raikkonen (muitas vezes em 2005), Schumacher (Japão 2006) e Vettel (que quebrou várias em 2010 onde Alonso conseguiu chegar).

    Inglaterra e Alemanha => Como o melhor carro do grid, largando na poli é obrigação chegar bem, Damon Hill fazia isso, pq Alonso não pode fazer, na Inglaterra Webber que sempre anda bem lá, utilzou bem os pneus “menos duros” no ultimo trecho.

    Hungria => A Ferrari cai de produção, ficando atrás de Lotus, McLaren e RBR, vamos esperar para ver se as forças se alteram ou foi algo atípico, porém com a vantagem que o Alonso acumulou não perde mais, mas a reflexão é:

    Nada de genial, aproveitou bem quando teve o melhor ou o segundo melhor equipamento e pontuou qdo não tinha, é inteligente e constante, isso é importante para ser campeão, a equipe é praticamente perfeita em pit e o Alonso tem muita sorte os 32 pontos em cima do Vettel em Valência num campeonato apertado que o digam.

    Mas ai falar que é gênio, me desculpe, comparar com Senna heresia, com o Senna de 93 para, precisa de sanatório.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/08/2012 - 04:36
      Enviado por: Livio Oricchio

      Luiz Onorio:
      Aguardo a relação de sanatórios. Você é, com certeza,
      fonte para indicá-los. Agora, pela mostragem vou
      questionar, desculpe-me, a eficácia das clínicas
      sugeridas.
      Obrigado pela recomendação.
      Abraços!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 07:31
      Enviado por: Sandro

      Viúva.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 13:09
      Enviado por: Fernando

      Vc bem que podia ter ido dormir sem essa sr. Luiz.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 22:14
      Enviado por: Claudio

      Luiz,
      Da proxima vez, aproveite esse espaço para trocar conhecimentos e idéias em vez de ofensas. Todos ganham com isso, inclusive você.
      Um abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 22:48
      Enviado por: Eduardo Schmidt

      Eu concordo com sua opinião Luiz, não tenho achado nada “genial” o que Alonso tem feito não…porém, não precisava ofender o blogueiro!!!!

      Acredito que VET e HAM fariam o que ALO tem feito se estivessem na Ferrari, porém em se tratando do Espanhol parece que tudo é melhor!!!!

      Aconselho Montezemolo a contratar VET ou HAM para substituírem MAS…será que ALO continua sendo um gênio???

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 23:24
      Enviado por: Franz Johansen

      Discordo de Você Eduardo quando desmerece os resultados de Alonso.

      Os fatos estão ai… E falam por si.

      Como já foi dito, podemos até não gostar ou não torcer por este ou aquele piloto. Mas não vê o que é obvio fica complicado…

      Franz

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/08/2012 - 22:59
    Enviado por: Emilio Toaliari Jr

    Ferrari + Alonso= pelo atual momento e regularidade,mesmo com um carro inferior o espanhol deve brigar até as últimas etapas,para quem chegou em Melbourne sem rumo hoje surprende de forma positiva e as mundanças que o colocaram na briga pelo título e atualmente liderando com uma certa tranquilidade.
    Ferrari+Massa=por razões que já disse em tópico anterior apenas um quarto lugar estando atras de pilotos como por ex Grosjean,Perez,Maldonado em pontos entre outros esta dando vexame,139 pontos atras do seu companheiro retrata seu atual momento,sob pressão entendo e acho difícil que esteja competindo na equipe Ferrari em 2013.
    Meus comprimentos mestre por proporcionar conteudo em mais esse primoroso texto com muito profissionalismo sempre transparente para nós seus seguidores.
    Abraços pessoal!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 23:27
    Enviado por: Fernando

    Pô, Livio, é brincadeira, né?
    Você já disse tudo… comentar o quê?
    Parabéns pela análise e até amanhã!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2012 - 23:43
    Enviado por: Luiz Onorio

    Neste vídeo vcs encontram 10 melhores que o Alonso, e isso pq não estão Piquet, Brabham, Ascari, Rindt…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/08/2012 - 02:32
    Enviado por: Klaus Fucks

    Perfeita a comparação Livio, realmente a semelhança de Alonso com Senna em 93 é notável !

    Abç

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/08/2012 - 10:15
    Enviado por: Lourival

    Livio, primeiramente quero dizer que sou fã de seus comentários, portanto me perdoe se agora discordo!

    Mas, sinceramente, este é o campeonato mais chato da F1 desde que comecei a assistir, em 1972, o primeiro campeonato do grande Fittipaldi!!!

    Não se vê mais ultrapassagens feitas pelo “braço” do piloto, como a de Piquet em cima do Senna na Hungria, pra mim, a mais linda da F1 até hoje!

    O que se vê agora são ultrapassagens fictícias … artificiais … absolutamente sem graça … fruto apenas e tão somente de estratégias da equipe principalmente com relação a pneus.

    Um piloto ultrapassa o outro ou porque abriu a asa na reta permitida … sem dar a menor chance de defesa para o que vai na frente ou porque o da frente ficou “sem pneus” … veja o caso do Kimi na última corrida … no passado o Hamilton não teria a menor chance, mas como os pneus do Kimi “foram pro espaço”, mesmo abrindo asa, usando KERS e o escambau não adianta … não vai passar nunca!!!!

    Compreendo que, você como jornalista (e de resto todos os outros) ainda tentam dizer que o campeonato está fantástico, o melhor dos últimos anos etc etc etc para não afastar o público, mas pra mim, que já vi Jack Stewart, James Hunt, Emerson Fittipaldi, Alan Jones, o maluco do Jody Scheckter e sua Tyrrel de 6 rodas, o grande Gilles Villeneuve, Niki Lauda, Nelson Piquet, o leão Nigel Mansell, Prost, o fantástico Senna, etc etc etc, isso que chamam agora de Fórmula 1, é o troço mais chato e bobo do mundo!

    Me perdoem mas isso está mais pra autorama, ou melhor, carrocel de parque de diversões, do que F1.

    Só por curiosidade, assistam uma corrida de MotoGP … apenas uma e comparem!
    Perdão pela discordância mas é o que acho atualmente.
    Abraços!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/08/2012 - 11:02
      Enviado por: FRANZ JOHANSEN

      Amigo Lourival.

      Permita-me comentar o que disse. E discordar de alguns pontos.

      Para comparar a F1 de hoje com a do passado (e você foi bem longe heim amigo!…) é preciso uma série de ressalvas. Não quero entrar no mérito agora…

      Não creio que a F1 de hoje esteja tão ruim assim como você coloca. Seus comentários trazem mais uma impressão de saudosismo do que de análise clara.

      Também não concordo com a comparação à MotoGP. São categorias completamente diferentes. Equipamentos completamente diferentes.

      Mas, de qualquer forma, se está tão chato para você, isso é SUA opinião. Mas é sua… E eu respeito bastante.

      Um forte abraço.
      Franz

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 11:46
      Enviado por: Carlos Del Valle

      Assim como Franz, discordo do Lourival, naquela época havia corridas em que o líder disparava e ficava assim mesmo. Eu acho a F1 2012 excelente, muito melhor do que na era em havia reabastecimento e aí sim só havia ultrapassagem nos boxes, e os testes de pneus e aerodinâmicos eram liberados, fazendo com que quem gastasse mais era campeão.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 12:14
      Enviado por: Lourival

      Não caro Franz, não é saudosismo de forma nenhuma … e enfado mesmo! rsrsrs
      Me mostre uma ultrapassagem feita neste ano que foi feita “pelo braço do piloto” … ou alguém acha aqui que Bruno Senna, com aquela ultrapassagem por fora da curva, tem braço pra fazer aquilo? O cara só está lá pela grana do Eike Batista … pra mim, enxovalhando o nome do tio!
      É pneu meu caro … ou asa aberta … enfim, artifícios!
      Manobra mesmo, daquelas feitas por pura competência do piloto, ainda não vi nenhuma … pode ser que eu queime a língua nas próximas etapas (e, sinceramente, rezo por isso), mas até agora nada!
      Com relação à minha comparação com MotoGP, talvez não tenho sido claro … são categorias absolutamente diferentes, concordo, mas lá o que ainda vale é piloto e não artifícios como os criados pela FIA para “tornar a F1 mais competitiva”!
      Com relação ao comentário do Carlos, acho que você está se referindo aos últimos 5 anos … aí sim, só “box overtaking” como já li aqui no passado rsrsrs mas qual a diferença agora? Pneu propositalmente vagabundos e a tal asa aberta!
      Pra mim, a culpa disso é da FIA com suas regras estúpidas … pra contornar o problema a que se referiram, o de equipes ricas que sempre se davam bem, a FIA embaralha as regras a cada ano … e a grana continua valendo, ou seja artifícios que, pra mim, tornam ainda mais cara a F1, meu caro Carlos, ou você acha que a Ferrari ressurgiu das cinzas porque … porque o Alonso é foda? Grana meu cumpadre, apenas grana!

      De qualquer forma, como você mesmo disse, minha opinião … sem celeumas ;-)

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2012 - 12:38
      Enviado por: Livio Oricchio

      Lourival:
      Obrigado pelo elogio e comentar no blog.
      Eu era ainda uma criança, nem adolescente, quando o Emerson começou
      a fazer sucesso, mas sigo a Fórmula 1 como fã já dessa época. Possuo ótima
      relação com o Emerson, o maior ídolo que tive. Conversando com ele,
      agora, no GP do Canadá, este ano, demos risada lembrando o GP de Mônaco
      de 1972. Disse-lhe que havia conversado com o Jean-Pierre Beltoise,
      vencedor da prova. O texto está no blog. Emerson ficou em terceiro.
      Ele sabe que uma das razões de eu ser jornalista e especializado em
      automobilismo é a paixão que recebi na infância de minha família
      italiana, por ter crescido em São Paulo no bairro do
      Camilo Christófaro; seu filho, Camilinho, meu amigo, e das vitórias
      de Emerson na Europa, a partir de 1969.
      Quanto a você não apreciar a F-1 de hoje, o que fazer? Agora, eu não
      tenho essa preocupação citada por você de tentar valorizar o show
      para manter o interesse do público. Nem que eu desejasse seria muita
      pretensão de minha parte.
      A questão é simples: com a aerodinâmica regendo quase tudo na F-1, essa
      foi a saída para tornar a competição menos previsível e monótona.
      Relutei com o DRS, no começo, mas depois me rendi aos efeitos benéficos,
      diante da conjuntura técnica da disputa.
      Abraços!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/08/2012 - 10:43
    Enviado por: Diogo/SP

    Belo post!
    Esse ano vc não tem férias Lívio?! hahaha…. ficou de fora dessa… uma pena…

    Só acompanhei de perto o GP de Interlagos. Fico na placa dos 100m na reta oposta. Hj, graças a tecnologia os carros freiam aos 50m, e não mais aos 100m. Mesmo assim, é sempre fácil de identificar os “Cabron’s” dos “garotitos” , digamos. Vc bem sabe disso Lívio. Todo ano é a mesma coisa. Lá vem eles…. Os que freiam dentro: Vettel, Webber, Rosberg, Schumy, Lewis, Koba, Barrichello!!!, Perez/Hulkenberg/Sutil tem seus momentos, e claro, Alonso. O resto fica de fora. O Massa nem em 2008(melhor fase) ia lá dentro, era quase, mas não “lá dentro” . Ora, o Barrichello de “carroça” faz, e ele não?! Dá licença né meu… Fica até chato… É falta de braço mesmo!

    Todo mundo percebe o mar de diferença que existe dentre esses pilotos, sem qualquer argumento para discussão. Basta olhar. Basta ouvir, reduções, aceleração… enfim… Não é só carro, é categoria de piloto.
    Chegou a vez de a Ferrari colocar alguém que dê conta do recado.
    Se fosse eu, nas devidas proporções, fazer o mesmo que Massa aqui no meu emprego, já tinham me dado o aviso faz tempo!!! Tava no seguro desemprego! Agora, os caras são bons, claro, um belo contrato, e boa… Aí eu tb quero negão! Tem que correr atrás filho! Tá muita moleza, tudo na mão…
    Pra estar entre os melhores não basta ser bom… E isso não é novidade…

    Mas também não contrataria o Raikkonen… E é aí que o bicho péga…

    O Fry é o grande responsável pelo ajuste da Ferrari neste ano. Esse é bom. Engenheiro de extremo talento, merece estar onde está.

    Gostei da sua comparação com o Senna de 1993. Maduro, guiando muito, assim como Alonso. Este que, aliás, arrumou um belo capim novo pra brincar né… A grama do vizinho já nem tanto…rsrs

    2012 vai dar Alonso!
    Apertado, mas ele vai levar… Espero que seja em Interlagos, estarei lá novamente…
    Abx

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/08/2012 - 11:01
    Enviado por: Diogo/SP

    Só pra lembrar o pessoal de acender velas ao Luiz Razia para que o Eike(dono do Brasil!) olhe por ele e invista os seus petrodólares…
    Há uma luz no fim do túnel…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/08/2012 - 11:28
    Enviado por: Carlos Del Valle

    Não ligue Livio, as Tropas de Choque Anti-Alonso são bastante agressivas. Já recomendei e compartilhei seu excelente artigo com meus amigos e ouvintes.
    Não concordo que Alonso tinha o melhor carro em Valência, porque Vettel havia disparado de maneira brutal, e sofreu uma quebra mecânica, assim como Grosjean.
    E acho que quem teve sua vez em Shanghai foi a Mercedes e não a McLaren.
    A temporada será espetacular, porque ainda há tempo de sobra para Alonso ser alcançado por VET/HAM/RAI/WEB

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/08/2012 - 12:30
      Enviado por: Livio Oricchio

      Carlos:
      Obrigado pela correção. Ontem você leu Valência, no post, referindo-me ao Alonso
      dispor do carro mais veloz, entenda Hockenheim. É claro que no GP da Europa, em
      Valência, a Red Bull tinha o melhor equipamento, fazendo nos lembrar da sua
      temporada em 2011, tal a vantagem de Vettel.
      Agora, quanto ao GP da China, quem sobrou naquela prova foi mesmo a Mercedes. O
      frio os ajudou muito a explorar as características dos pneus. E nesse caso o
      texto procede com o que desejava dizer.
      Abraços!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/08/2012 - 13:25
    Enviado por: Fernando

    Bem, o texto, como de costume, está perfeito. Mas como leitor assíduo do seu espaço Lívio, vou também tecer alguns comentários, e já que este capítulo é para a Ferrari, vou me ater nela também.

    Primeiro, sua análise sobre o Massa foi show, alguns pilotos não se deram bem nesta transição de carro de 2008 pra cá. Com o advento dos pneus então, piorou. Aí estão os que ficam acima da média, porque se adaptam a qualquer carro. Outros porém, não conseguem assimilar a necessidade de analisar a corrida, economia de pneus. O Barrica por ter andado 3 séculos na F1 poderia estar se dando muito bem nesta situação. O fato é além deste fato de mudança de carro, o Massa foi literalmente engolido pelo Alonso, o espanhol é adversário duríssimo. E faço uma observação aqui, ele não tomou pau do Hamilton crazy coisa nenhuma, ficou atrás por critério de desempate porque nos pontos ficaram idênticos. O fato é que ele mostra algumas vezes, claramente, que realmente não tem nada contra o Hamilton e que o enrosco todo na época era com o sr. Ron Dennis. Há um respeito entre os dois inclusive.

    A Ferrari não é a Ferrari a toa, com um carro que não nasceu mal, foi um aborto isso sim. E ainda assim conseguiram colocar ele nos trilhos, não é qualquer equipe que faz isso, e digo mais, não é qualquer equipe que melhora um carro desse jeito em tão pouco tempo. Domenicalli anda fazendo o dever de casa certinho pois além de melhorar o carro, a Ferrari não faz mais aquelas asneiras nos pit stops, talvez precise melhorar um pouco mais a estratégia, coisa que o Brown é mestre.

    Alonso….por mais que a viuvada aqui não concorde ( e olhe que sou fã do A. Senna e considero ele o melhor de todos os tempos), existe sim, margem para comparação entre os dois. São muito parecidos em algumas questões, como por exemplo a força mental. O que Alonso passou com Hamilton na Mclaren foi exatamente o que A. Senna fez com Prost na Mclaren, desestruturou completamente o francês. Acontece que Alonso não suporta muito competir dentro do mesmo time com um cara a altura, isso, fora das pistas. Dentro das pistas a conversa é outra, ele é mentalmente igual ao Ayrton, nas ultrapassagens tem uma precisão cirúrgica e quando decide passar, geralmente é certeiro. Quando está sendo atacado, sabe exatamente em que lugar da pista pode relaxar e que lugar precisa pisar mais forte.
    Se está contando com a sorte, e ele está, é porque tem ficado exatamente onde e no momento em que a sorte resolve ajudar alguém.

    Este ano está fortíssimo e é o candidato ao título sim, desde que as equipes mantenham esta performance próxima uma da outra. E os prós-Massa da vida nem venham dizer que o Massa ajuda porque até agora não ajudou em nada, foi por causa dele, exclusivamente, que a Ferrari caiu de 2 para 4 no mundial de construtores. Isso é de uma vergonha e constrangimento sem tamanho.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/08/2012 - 15:57
      Enviado por: FRANZ JOHANSEN

      Amigo,

      Eu também sou admirador do talento do Senna. Assim como admiro os outros campeões brasileiros (não caio nessa coisa de torcida de futebol: O meu é o melhor e o outro não presta…)
      E concordo com a comparação feita do Alonso com o tricampeão em 93.

      Realmente aquele foi um ano em que Senna teve que se superar. Mostrava um amadurecimento que o tornava ainda melhor. Uma mistura de pilotagem rápida e refinada, apesar das adversidades (tanto que liderou até a sétima prova). Mas, como ele mesmo disse na época, ser alcançado pelas Willams era questão de tempo, devido a enorme diferença técnica para as McLarens.

      No entanto, se compararmos estilos, compararia o Alonso mais ao nosso Piquet.
      Focados no resultado e na administração do campeonato. Sempre de olho na pontuação, na importância de cada ponto… Não necessariamente desejando ser o mais rápido e sim o mais eficiente…
      Ambos faziam/fazem isso muito bem…

      Abraços.

      Franz

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/08/2012 - 14:57
    Enviado por: Mário Carlos

    Maravilha. Estou trabalhando, aquele estresse todo, louco por uma folguinha, que seja de 5 min. Então vou ao estadão, a procura de um texto do lívio, pois não tem todos os dias, e quando vejo um novo post, um alívio ( alívio..Lívio..nao foi proposital). Muito bom mesmo, excelente texto. grande abrço!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/08/2012 - 06:59
      Enviado por: Livio Oricchio

      Alívio, Lívio… francamente, hein?, Mário!
      Brincadeira. Obrigado pelo comentário.
      Desejo-lhe bons intervalos de trabalho.
      Grande abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/08/2012 - 16:25
    Enviado por: Sirlan Pedrosa

    Livio,

    Sou leitor contumaz de seu blog ja ha muito tempo, embora quase nunca comente. Desde ja lhe parabenizo pela qualidade dos textos e pela forma franca com que voce se relaciona com seus leitores.

    Acompanho automobilismo a mais de 30 anos, e acho que estou ficando velho, porque a algum tempo deixei de ser um entusiasta de pilotos, para torcer pelo espetaculo automobilismo, com grande enfase na area tecnica. No fundo o que mais me da prazer eh assistir a uma boa corrida, com pilotos talentosos e carros bem projetados. O vencedor para mim deixou de ter importancia desde aposentadoria de Nelson Piquet.

    Essa temporada entao tem sido um verdadeiro banquete !

    O engracado eh que na semana passada conversava com meu irmao sobre Alonso. Confessava a ele que um piloto manter o nivel de performance como o espanhol tem feito nesta temporada eh algo rarissimo. Soh vi duas vezes : Senna em 1993 e Alain Prost em 1986.

    Com Senna vejo que voce concorda comigo, o que me encheu de orgulho claro, mas o que acho da temporada de Prost em 1986 ?

    O engracado eh que nem o multicampeao Shumacher teve um ano como Alonso esta tendo, onde o talento do piloto desequilibra a relacao homem/maquina.

    Algo raro, para ser lembrado no futuro.

    Sirlan

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/08/2012 - 18:28
    Enviado por: joao

    Brilhante resumo dessa primeira parte da temporada sobre a Ferrari !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/08/2012 - 22:37
    Enviado por: Eduardo Schmidt

    Discordo de sua opinião Lívio, penso como Vettel, na média o melhor carro e mais estável da temporada foi a Ferrari sim…apenas Massa que não é comparativo pra ninguém…assim é fácil exaltar o trabalho do Espanhol.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/08/2012 - 23:28
      Enviado por: Franz Johansen

      Quer dizer que o Alonso está ganhando porque o Massa está perdendo?…

      Qual a relação exata sobre ambos os fatos Eduardo?

      Abraço
      Franz

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/08/2012 - 19:57
      Enviado por: Eduardo Schmidt

      Não é isso Franz, só que a imprensa e a maioria dos torcedores e telespectadores da F-1 veem ALO como um animal (como SEN, PRO, MSC, MAN, PIQ e etc), porque alegam que a Ferrari na maioria das vezes é uma carroça perto de RBR e Mclaren.

      Na minha humilde opinião não é o fato de MAS ir mal que faz com que ALO vá bem, não há relação alguma. Agora tratar ALO como um fenomenal quando não se tem nem de perto um companheiro à altura fica fácil demais…Franz, suponhamos colocar VET ou HAM no lugar de MAS…ALO continuaria sendo o “animal” que todos pintam por aí????

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/08/2012 - 21:22
      Enviado por: Franz Johansen

      É bem difícil Eduardo prevermos o que poderia acontecer.

      Fica sempre no campo da especulação. Se o Alonso superou essa coisa de não admitir companheiros fortes… Acho que ele teria condições de supera estes adversários. Seria até bom para Ferrari, talvez, poderia ter mais pontos nos construtores.

      Mas, como disse, é especulação…

      Abraço
      Franz

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/08/2012 - 10:05
    Enviado por: Marcio- Curitiba

    Livio, seu texto foi praticamente impecável, apenas algumas coisas a dizer 1. comparar Alonso senna, emocional, e mito a parte, é um grande exagero, tanto em forca mental quanto pilotagem! Ou vc acredita que se um novato rapido entrasse na Maclaren em 89 ou 90 odesetabilizaria o Senna? Outro ponto, quem dos rivais do Alonso hoje, tem sequer metade da capacidade de Próst ou Mansel? Especialmente o primeiro, outro genio que o Senna bateu por anos e também foi batido! Qual o piloto parâmetro para julgar o Alonso quase um gênio hoje? Vetel? O mimado da Red buul? Weber o inconstante? Ou hamilton, veloz mas mentalmente bagunçado e que é capaz de ter uma temporada igual a do ano passado? O Alonso esta guiando muito mesmo, melhor que os atuais concorrentes, mas ainda esta longe de comparativos com os melhores da história! Vc se direciona aoi Alonso,nao raras as vezes como fã! Notei isso em varios textos. Ultima coisa, sutilmente vc fez o comentário mais duro que já vi sobre o coitado do Massa. Que ele é um piloto instintivo e nao cerebral e que nessa F1 nao tem chance. Pegou pesado, foi cruel e implacavel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/08/2012 - 10:21
    Enviado por: Litoral de SP

    Parabéns por este post Lívio.
    Desde que acompanho este blog há cerca de 1 ano e meio, este foi um dos melhores!
    Concordo com tudo o que disse… e gostei da iniciativa de fazer uma avaliação dessa primeira parte da temporada… para quem está com fome de F1 nessas férias, vai ser um prato cheio!
    E mais uma vez, parabéns!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/08/2012 - 12:44
    Enviado por: Alcides

    Olá Livio

    Otima idéia de fazer este bate papo conosco. Parabéns.

    Com relação ao Alonso confesso que depois da atitude que ele teve na Mclaren em 2007 eu criei uma certa antipatia a ele. Porém, ele usa as armas que tem para começar a desestabilizar os concorrentes. Piquet muito assim o fez com Nigel Mansell.
    Com relação ao Massa, acho que sempre foi um piloto instável, no começo da carreira até por conta da inexperiência, porém se lembrarmos 2007 e 2008, ele errou muito no inicio de ambas as temporadas, porém naqueles anos a Ferrari era um ótimo carro.
    Este convívio com Alonso não lhe faz bem e a saída seria um bom caminho. O problema é saber para onde, pois em virtude destes últimos anos acredito que perdeu a credibilidade.
    Abraços a todos

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/08/2012 - 13:48
      Enviado por: Livio Oricchio

      Alcides:
      Obrigado por expressar sua satisfação.
      Quando temos tempo tudo fica bem mais fácil. E prazeroso.
      Não foi apenas você que depois de 2007 passou a ver Alonso como um grande
      piloto, mas homem de personalidade complexa e de difícil relacionamento
      numa equipe.
      Quanto a Massa, as coisas estão difíceis para ele. Apesar de ser pouco
      provável, não é de se descartar sua permanência por mais um ano na Ferrari.
      Agora, se não for lá, de tudo o que ouvi na Hungria não vejo por onde outro
      time possa contratá-lo.
      Bom menino, sempre, sempre mesmo sincero, mas que entrou num ciclo que não
      sei se tem saída. E a Fórmula 1 não perdoa. Penso até que a Ferrari lhe trata
      como nenhuma outra o trataria.
      Abraços.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/08/2012 - 15:59
    Enviado por: Alisson

    Acredito que o F2012 não foi um carro mal concebido, tanto que a equipe o fez ser mais competitivo ao longo da temporada. A medida que foram entendendo como fazer um melhor acerto, juntamente com os upgrades, o carro melhorou substancialmente.

    Sem contar o Alonso! Imaginem se a Ferrari dispusesse do melhor carro, a F1 novamente estaria monótona.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/08/2012 - 16:01
    Enviado por: Sombra

    A má formação do Alonso não só se resume em não saber dividir a equipe, vai mas além. É uma deformação do caráter, pois,

    Em 2007 quando dividiu a McLaren com um piloto iniciante porem talentoso como Hamilton, seu nível baixou ao limite do que realmente é…um mau carater.
    Pagou mecanicos para sabotar o carro do companheiro, segurou o companheiro na qualificação do GP da Hungria(se não me falha a memória) depois punido e bem punido, chantageou a própria equipe sobre os emails incriminadores que ligavam a equipe ao caso de espionagem contra a Ferrari, já em 2008 orquestrou junto com Briatore o “acidente” do Piquet Jr em Cingapura… é mesmo difícil entender porque poucos gostam do espanhol….só se for farinha do mesmo saco.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/08/2012 - 17:00
      Enviado por: fernando

      Primeiro vc não tem hombridade de escrever seu nome e fica a “sombra” do anonimato, segundo, gostar de alguém que outras pessoas julgam ser mau caráter não significa que vc seja mau caráter também. Isso é um pensamento seu.

      Pagou mecânico para sabotar o carro do Hamilton?? De onde vc tirou isso amigo? Tem provas? Acompanho a F1 e NUNCA ouvi um rumor desses. O que vc espera como reação quando um chefe diz que o time competia contra vc?

      Se liga e seja menos agressivo nos comentários pois o espaço aqui é democrático, mas chamar os outros de mau caráter por tabela é excesso.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/08/2012 - 20:05
      Enviado por: Livio Oricchio

      Sombra, não sei o seu nome. É o do e-mail, Marcos?
      Quer dizer, então, que Alonso pagou os mecânicos para sabotar o carro do Hamilton?
      Sensacional sua descoberta. Diga, por favor, qual a fonte? Nós jornalistas que
      cobrimos a Fórmula 1 nos autódromos adoraríamos conhecer.

      “… só se for farinha do mesmo saco.”

      Você já recebeu um cartão amarelo e o juiz está com a mão no bolso para tirar o
      vermelho. Se desejar continuar compartilhando esse espaço conosco, pessoas que,
      essencialmente, adoram o universo da F-1, mude o tom. O próximo comentário
      com insinuações dessa natureza vou deletá-lo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/08/2012 - 16:34
      Enviado por: Sombra

      Livio,

      Pois, primeiro desculpe se ofendi alguêm, depois meu nome é mesmo Marcos….

      Já li em outras mídias sobre as tentativas do magnânimo espanhol, magnânimo pois não quero receber cartão vermelho, sabotar o carro do Hamilton.

      Segue o link, se bem que esse foi redigido em 2011, mas em 2008 outras fontes tambêm noticiaram, inclusive sobre as possíveis alterações na pressão dos pneus do carro do piloto inglês

      http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/alonso-quis-sabotar-carro-de-hamilton-em-2007-revela-biografia

      Esse cartão amarelo vale por quanto tempo?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/08/2012 - 22:04
    Enviado por: Marco Aurélio

    Sou fã de Alonso onde quer que ele vá. Sou Alonsista! Se ele for pra RBR irei torcer por ela. HRT idem, Lotus e Mclaren idem. Ninguém gosta de competir com companheiro do mesmo nível ou próximo. Livio: EXCELENTE POST!
    Sou muito fã seu e qualquer coisa que desejo saber sobre a F1 é com você que consulto!
    Espero que Alonso seja campeão. Acho que a F1 está precisando de uma referência como piloto. Está precisando de um tricampeão. O último foi o Schumi. Forza Ferrari.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/08/2012 - 23:58
      Enviado por: fernando

      Como costuma dizer o Franz que posta por aqui:

      “Onde assino?”

      Também sou fã do Alonso, mas não significa que não saiba apreciar outros grandiosos talentos como o Hamilton por exemplo, que faz o show no circo. Kimi tmb eh um baita piloto e Vettel, que tem tudo para se tornar quase imbatível, como o Alonso agora.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/08/2012 - 18:06
    Enviado por: FABRIZIO SALINA

    Parabéns pelos posts!
    Muito técnicos, mas um prazer de leitura. Texto para quem realmente gosta de F1. Seria uma pena o Estadão abolir a cobertura da temporada e privar-nos de sua pena (com o perdão do trocadilho).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/08/2012 - 19:35
    Enviado por: Anselmo

    O comentário do Livio é perfeito. Ou seja, mais uma análise completa de um brilhante jornalista.

    Parabéns!
    Anselmo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/08/2012 - 16:01
    Enviado por: andré melo

    minha modesta opinião de que alonso em 2012 tornou-se o melhor piloto de todos os tempos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/08/2012 - 00:27
    Enviado por: Welington Santana

    Concordo com você, Livio. Na minha opinião, o Felipe sentiu o baque pela ordem de equipe em Hockenheim/2010 e também o fato de dividir a equipe com o melhor piloto do grid afeta o seu estado psicológico.

    Fernando Alonso é, sim, um piloto espetacular, mas não é invencível. É só lembrar de como ele estava psicologicamente quando trabalhava na McLaren. Quando a equipe tem que ser compartilhada com outro piloto muito bom, favorecendo a disputa esportiva, a cabeça dele entra em parafuso.

    Alonso não assinou um contrato de 1º piloto com a Ferrari, porém ele se impôs à equipe e ao Massa com seus resultados nas pistas (*obs: uma forma bem inteligente, creio eu). Foi isso que a Ferrari levou em consideração ao passar aquela mensagem ao Massa. Infelizmente, aquilo não deveria ter acontecido, pois o campeonato ainda estava na 11ª etapa e o brasileiro tinha condições matemáticas de brigar pelo título de 2010.

    Todo piloto, no fundo, é egoista. Os grandes campeões (Schumacher, Prost, Senna) eram assim, também. E o pensamento de que o 1º piloto que se deve vencer é aquele que guia com o mesmo carro é seguido pelo Alonso. E de forma bem acentuada.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão
Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.