PUBLICIDADE

Vale a pena migrar para o Telegram?

Com funcionalidades semelhantes, aplicativo foi uma das principais opções para não perder contato durante bloqueio do WhatsApp

Por Thiago Sawada
Atualização:

Reuters

 

PUBLICIDADE

Após as operadoras acatarem a determinação judicial de bloquear o WhatsApp, muitos brasileiros foram atrás de outros serviços de mensagens instantâneas. Não por acaso, o aplicativo que mais se beneficiou desta migração foi o Telegram, que funciona de uma forma bastante semelhante ao WhatsApp. Em poucas horas, mais de 1,5 milhão de usuários foram experimentar a plataforma de origem russa. Mas o que tem de tão interessante no Telegram para atrair tanta gente do WhatsApp? A seguir, apresentamos algumas de suas funcionalidades.

Leia também:Bloqueio do WhatsApp: tire suas dúvidas

Antes mesmo de abrir o Telegram, já é possível identificar uma diferença em relação ao WhatsApp. A plataforma é totalmente gratuita – sem anúncios ou conteúdos pagos -, enquanto o WhatsApp cobra uma taxa anual de US$ 0,99, ainda que nem todos os usuários recebam esta cobrança. Outro diferencial é o Telegram funcionar como Open Source, ou seja, qualquer desenvolvedor pode ver o código-fonte da aplicação, fazer alterações e até criar novos recursos.

A segurança é um dos principais atrativos do Telegram, que se vangloria por ser “à prova do governo russo” e de qualquer pessoa que queira interceptar as mensagens. Ele conta com a função “chat secreto”, que possibilita que duas pessoas conversem usando um sistema de criptografia. Neste caso, a conversa não fica registrada na nuvem e somente os dois interlecutores podem ver as mensagens. Outra funcionalidade é programar a destruição de textos e imagens.

É possível fazer pequenas edições em fotos pelo aplicativo, como a adição de filtro e controle de contraste. O Telegram também adicionou recentemente um player para reprodução de vídeo dentro da plataforma. Assim, não é preciso sair do aplicativo para ver vídeos de sites, como o YouTube.

Ambas plataformas usam o número do celular para criar a base de contatos e permite a criação de grupos. A diferença é que, no Telegram, é possível marcar uma pessoa na mensagem para que ela saiba quando foi citada, assim como acontece em uma rede social. Além disso, a pessoa pode utilizar um mecanismo de busca para encontrar um contato, ainda que não conheça o número de telefone dele.

Publicidade

Por outro lado, o WhatsApp leva uma grande vantagem sobre seu rival em número de usuários. A plataforma conta com mais de 900 milhões de pessoas, enquanto que o Telegram alcançou, no meio deste ano, a marca dos 62 milhões.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.