UE lamenta gestão americana de domínios

Após comemorar licitação para gestores de domínios da internet no Iana, a União Europeia lamentou a hegemonia americana no órgão

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Após comemorar licitação para gestores de domínios da internet no IANA, a União Europeia lamentou a hegemonia americana no órgão

PUBLICIDADE

BRUXELAS – A Comissão Europeia comemorou nesta segunda-feira, 14, que os Estados Unidos tenham feito mudanças na licitação de gestão da autoridade de números atribuídos da internet (IANA ou Internet Assigned Numbers Authority; em português, Autoridade para Atribuição de Números da Internet) a partir de 2012, para tornar a administração de domínios mais transparente, mas lamentou que apenas as empresas americanas possam concorrer.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+

As funções da Iana, uma das instituições mais antigas da internet cujas atividades começaram na década de 1970, estão atualmente sob responsabilidade da Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, em inglês), conforme um acordo com o governo dos Estados Unidos que termina em março de 2012.

A Comissão Europeia indicou em comunicado que a convocação de ofertas para a gestão do organismo a partir dessa data ganhou “transparência, independência e responsabilidade”, ao incluir medidas para evitar conflitos de interesses e atividades que possam comprometer a objetividade do contrato.

Bruxelas havia reivindicado uma “rigorosa” política para evitar possíveis conflitos de interesses na administração da Iana, com o fim de melhorar a qualidade dos processos de decisão do próximo gerente.

Já a Comissão Europeia lamentou que as empresas estrangeiras não possam concorrer à licitação do próximo contrato de gestão da Iana, ao especificar que o administrador deve ter uma empresa “completamente” americana, que tenha sua base e desenvolva suas principais operações nesse país.

Publicidade

Para a Comissão, o próximo gerente da Iana deveria “respeitar mais” a legislação aplicada em cada país, como poderiam ser, no caso da União Europeia, as leis de proteção de dados.

/ EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.