Notícias de Tecnologia

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

20 de agosto de 2014 17h18

Uber lança API para integrar seu serviço a outros apps

Empresa agora permite que qualquer outro app ofereça a possibilidade contratar um motorista da empresa dentro da sua plataforma

Por Ligia Aguilhar

Serviço já está disponível em 163 cidades do mundo e deve se espalhar ainda mais após integração com outras empresas. FOTO:  Divulgação

SÃO PAULO – O aplicativo Uber, que conecta motoristas particulares e passageiros, anunciou hoje um novo passo para ampliar ainda mais sua presença global: lançou uma API, um sistema que permite a desenvolvedores incorporar funções do Uber a seu aplicativo.

Com a abertura de API para os desenvolvedores em geral o Uber abre espaço para que qualquer app possa exibir, por exemplo, estimativa de preço para uma corrida pelo serviço e motoristas próximos e disponíveis para buscar passageiros.

 A novidade demonstra a confiança da empresa em avançar com seus serviços à despeito dos  inúmeros protestos e críticas que o sistema vem sofrendo ao redor do mundo, como a recente tentativa de banir o app na Alemanha. A empresa fica ainda mais confiante agora após ter anunciado, ontem, a contratação do marqueteiro do presidente americano Barack Obama, David Plouffe, como vice-presidente de políticas e estrátegias do app.

A API estreia já com 11 parceiros confirmados. Empresas como United Airlines, TripAdvisor, Hyatt Hotels e Startbucks são os primeiros a adotar a integração com a plataforma.

O Uber não fala abertamente sobre as negociações com esses parceiros, mas fontes próximas ao negócios afirmaram ao site Re/Code que uma porcentagem das corridas feitas por meio desses apps será repassada para essas 11 primeiras empresas parceiras.

Para atrair usuários o Uber lançou uma promoção que oferece desconto de até US$ 30 para a primeira corrida de um usuário por meio desse aplicativo.

As mesmas fontes afirmaram ainda que o Uber negocia com o Facebook para incorporar seu serviço ao aplicativo Facebook Messenger.

A declaração de um executivo do Uber ao Re/Code deixa claro o tamanho da ambição da empresa. Segundo Emil Machael, da área de negócios da companhia, o Uber quer que um botão com o seu serviço esteja espalhado “em todo lugar”, como o botão curtir do Facebook. O Uber atualmente está presente em 163 cidades e 44 países do mundo.