Twitter testa mudanças para facilitar chegada de novos usuários

Fim do RT, marcação de amigos em fotos e parceria com Billboard estão entre as inovações

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
 

Dick Costolo, CEO do Twitter, já disse estar preocupado com a baixa adesão de novos usuários à plataforma. FOTO: Reuters

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Mesmo depois de existir por mais de oito anos (completados na última sexta-feira, 21), o Twitter ainda é uma novidade para muita gente.

À primeira vista, termos como retweets, menções, respostas, @s e seguidores podem parecer pouco acessíveis para um neófito, de maneira que a empresa está testando diferentes inovações recentemente para tornar sua plataforma mais simples.

Vale lembrar que em fevereiro, o Business Insider apurou que quase 1 bilhão de pessoas já se cadastraram no site, mas apenas 240 milhões se mantinham ativas naquele mês. Na última semana, em entrevista coletiva, a equipe do Twitter Brasil disse que a empresa testa cerca de 300 atualizações ao mesmo tempo em uma pequena proporção de usuários.

 Foto:

Imagem mostra número de visualizações de cada tweet. FOTO: Reprodução

Fim do RT? Além de já testar uma função na qual as pessoas podem ver quantas visualizações seus tweets tiveram, o Twitter também começou a substituir o termo retweet (o popular RT, ou um “repost”, quando você compartilha a mensagem de alguém para os seus seguidores) por um botão de compartilhar em sua versão móvel para iOS.

Não é a primeira vez que o Twitter muda suas funções para nomes parecidos com os utilizados pelo Facebook: há alguns meses, o antigo “favoritar” virou “curtir” nas versões em português da plataforma.

Publicidade

 Foto:

Versão Android do Twitter já tem testes para exclusão das arrobas em diálogos. FOTO: Reprodução

Tchau, @s! Na última sexta-feira, em um evento de imprensa em Denver, a diretora de notícias do Twitter Vivian Schiller disse que as @s (responsáveis por identificar usuários e mostrar quando há um diálogo entre eles) e as hashtags (palavras-chave utilizadas com o sinal de #) eram “arcaicas”, e que a empresa estaria testando novos jeitos de se comunicar. Alguns usuários de Android já notaram a mudança, vendo que seus diálogos não continham mais as @.

 Foto:

FotosOutra mudança simples é que, a partir de agora, os usuários da versão do Twitter em iOS poderão marcar seus amigos em fotos postadas na plataforma e postar até quatro fotos em cada tweet, dispostas pelo sistema em uma montagem, em função bastante parecida com a do Instagram. Versões web e Android devem ser liberadas em breve.

PUBLICIDADE

Música Dias após desativar o Twitter #Music, função que ajudava os usuários a descobrir novos artistas através de uma lista do que estava sendo mais twittado naquele momento, o Twitter firmou uma parceria com a Billboard, publicação responsável pelas paradas de sucesso nos EUA. Chamada de “Billboard Twitter Real-Time Charts”, a lista mostrará quais são os artistas mais comentados na plataforma no momento e também a longo prazo, sendo disponibilizada tanto no twitter oficial da @Billboard quanto no site da publicação.

“O Twitter é onde a música do momento é descoberta e discutida – todos os dias, músicas e artistas novos aparecem na plataforma”, disse o diretor de música do Twitter, Bob Moczydlowsky.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.