PUBLICIDADE

Twitter começa a divulgar 'Ibope' próprio

Desenvolvido em parceria com a Nielsen, estatística mostrará número e alcance de tweets sobre atrações televisivas

Por Bruno Capelas
Atualização:

Desenvolvido em parceria com a Nielsen, estatística mostrará número e alcance de tweets sobre atrações televisivas

 Foto:

SÃO PAULO – Anunciada em 2012, a parceria entre a consultoria Nielsen e o Twitter para medir audiência e alcance dos tweets sobre programas de TV começa a divulgar seu índice nessa segunda-feira, 7, apenas para os Estados Unidos.

 

PUBLICIDADE

Chamado de “Nielsen TV Twitter Rating”, o índice promete ser uma métrica reveladora para o Twitter, as emissoras de TV e, sobretudo, anunciantes e agências de publicidade.

Um exemplo é o episódio final da série “Breaking Bad”: 1,2 milhão de tweets falaram sobre o programa, mas esses tweets alcançaram cerca de 9,3 milhões de contas.

No futuro, a medição poderá separar tweets de uma celebridade sobre o seu programa de tweets do público repercutindo a atração.

A Nielsen e o Twitter não divulgaram quantas emissoras de TV ou anunciantes receberão o índice, mas sua criação mostra a importância da televisão para o site – no relatório de abertura de capital do Twitter, a palavra televisão foi mencionada 42 vezes.

Competição O novo índice chega uma semana depois do Facebook divulgar que vai começar a fornecer dados sobre interações e audiência de programas de TV para os quatro maiores canais dos EUA (NBC, ABC, CBS e FOX).

Publicidade

Twitter e Facebook estão tentando chamar a atenção das TVs para sua audiência, para provar que sua participação é vital na maneira como as pessoas assistem televisão nos dias de hoje – e claro, porque parcerias com TVs significam mais atividade, mais usuários e, consequentemente, mais dinheiro recebido de anunciantes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.