PUBLICIDADE

Suposto membro do LulzSec é preso

Homem de 19 anos foi preso após força-tarefa do FBI e polícia britânica. LulzSec nega relação com o grupo.

Por Agências
Atualização:

??? Homem de 19 anos foi preso após força-tarefa do FBI e polícia britânica. LulzSec nega relação com o grupo.

PUBLICIDADE

LONDRES – Um homem de 19 anos foi preso suspeito de envolvimento com os ciberataques aos sites da Sony e da CIA, disse a polícia britânica nesta terça-feira, 21. A prisão ocorreu após uma operação em conjunto da polícia da Inglaterra e do FBI.

A polícia não disse se o suspeito estava ligado ao coletivo hacker ‘Lulz Security’, autores assumidos de ataques a instituições importantes, mas confirmou que farão uma busca de dados da Sony no computador confiscado. A polícia se recusou a identificar o suspeito por ele não ter sido formalmente acusado do crime.

Lulz comemorou o sucesso do ataque à Sony e o subsequente ao site da CIA e ao sistema do Senado norte-americano. Os hackers recentemente anunciaram “guerra” contra governos que controlam a internet.

Embora pouco se saiba sobre o Lulz, grupos hackers costumam se articular em redes por apoiadores localizados em diversos lugares, por isso uma prisão teria pouco efeito sobre a organização e pode até incentivar partidários a dar continuidade à causa do grupo.

O adolescente foi preso na cidade de Wickford, cerca de 55 km a nordeste de Londres, nesta segunda-feira, 20, por suspeita de crimes e fraudes e foi levado para o departamento da polícia de Londres para ser interrogado.

A polícia disse que a prisão foi resultado de uma investigação de invasões de redes e ataques por DDoS (denial-of-service) a “uma série de negócios internacionais e agências de inteligência pelo que se acredita ser o mesmo grupo de hackers”.

Publicidade

Policiais estão analisando “uma quantidade significativa de material” encontrado na busca em uma casa após a prisão.

O LulzSec foi indicado como responsável por hackear a Sony – comprometendo cerca de 100 milhões de contas – e desconfigurando o site da emissora americana PBS, após ela ter exibido um documentário visto como crítico sobre o fundador do Wikileaks, Julian Assange.

Mais recentemente, o Lulz disse ter comprometido a segurança de mais de 1 mil contas da agência britânica contra crime organizado, equivalente ao FBI. O grupo insultou as vítimas de seus ataques pelo Twitter pela conta @Lulzsec. Por esse canal, o Lulz deu a entender que o preso não teria relações com o grupo.

“Parece que o glorioso líder do LulzSec foi preso, está tudo acabado agora… espere… nós ainda estamos aqui!”, ironizavam na tarde desta terça.

Na segunda-feira, 20, Lulz Security divulgou uma declaração clamando uma união hacker contra governos e organizações que controlam a internet.

Eles estariam associados agora ao coletivo Anonymous, e encorajam outros a combater a corrupção e atacar quaisquer governos ou agências que “cruzem o caminho”, incluindo bancos e outros “estabelecimentos de alta-classe”.

/ Cassandra Vinograd (Associated Press)

Publicidade

—-Leia mais:Lulz Sec e Anonymous anunciam aliança

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.