Steve Jobs renuncia à presidência da Apple

Executivo indicou Tim Cook para assumir a presidência executiva da companhia norte-americana

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Executivo indicou Tim Cook para assumir a presidência executiva da companhia norte-americana

PUBLICIDADE

SAN FRANCISCO – O ícone do Vale do Silício Steve Jobs renunciou nesta quarta-feira, 24, como presidente-executivo da Apple, encerrando o período de 14 anos durante o qual comandou a empresa que ajudou a fundar em uma garagem.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

A negociação das ações da Apple foi suspensa antes do anúncio. O papel avançara 0,7 por cento no fechamento do pregão regular em Nova York. Após a renúncia, a ação chegou a cair 7 por cento no after-market.

Jobs – sobrevivente de um câncer no pâncreas que estava de licença médica desde 17 de janeiro por condições de saúde não reveladas – será substituído pelo vice-presidente operacional Tim Cook. Jobs assumirá o posto de presidente do Conselho de Administração da Apple.

“Eu sempre disse que, se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir meus deveres e atender às expectativas como presidente-executivo da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, esse dia chegou”, escreveu Jobs em uma breve carta anunciando sua renúncia.

O ex-presidente-executivo de 55 anos havia aparecido publicamente por um breve momento em março para apresentar a última versão do iPad, e, mais tarde, em um jantar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, junto com líderes do setor de tecnologia do Vale do Silício.

Publicidade

A aparência de Jobs, frequentemente magra, levantou questões sobre sua saúde e capacidade de permanecer à frente da Apple.

“Eu direi aos investidores que não entrem em pânico e permaneçam calmos. É a coisa certa a fazer. Steve será o chairman e Cook será o presidente-executivo. Isso não é uma surpresa ou algo inesperado”, disse o analista Colin Gillis, da BGC Financial.

Veja a íntegra da carta em que Jobs renuncia ao cargo:

Califórnia, Cupertino Para o conselho de diretores da Apple e para a comunidade Apple Eu sempre disse que se chegasse um dia em que eu não mais pudesse dar conta das minhas obrigações e das expectativas enquanto CEO da Apple, eu seria o primeiro a fazê-los saber. Infelizmente, esse dia chegou. Eu renuncio como CEO da Apple. Eu gostaria de servir agora, se o conselho achar adequado, como presidente do conselho, diretor e funcionário da Apple. No que diz respeito ao meu sucessor, eu recomendo fortemente que nós executemos nosso plano de sucessão nomeando Tim Cook como CEO a Apple. Eu acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão por vir. E eu espero vê-los e contribuir para o sucesso da empresa em meu novo papel. Eu fiz alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple, e eu agradeço por todos os anos em que pude trabalhar com vocês. Steve

/Reuters

—-Leia mais:Os 35 anos da AppleEnquete: Os produtos da Apple perderão qualidade?Valor da Apple equivale a 32 bancos da União EuropeiaDiretores da Apple discutem sucessão de Steve Jobs

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.