Notícias de Tecnologia

Sábado, 25 de Outubro de 2014

12 de junho de 2014 10h42

Starbucks testa serviço gratuito que carrega smartphone sem usar fios

Novidade é testada na Costa Oeste dos EUA; tecnologia, entretanto, só poderá ser usada por celulares compatíveis

Por Bruno Capelas

Novidade deverá ser implementada em todo os EUA em 2015. FOTO: Reprodução/TheVerge

SÃO PAULO – A rede de cafeterias Starbucks planeja testar um novo serviço aos seus clientes em suas lojas da Costa Oeste dos EUA. A novidade, entretanto, não tem nada a ver com café: em breve, quem for às unidades da rede poderá carregar a bateria de seu smartphone em um terminal que não usa fios para transmitir energia.

A tecnologia, criada por uma empresa chamada Powermat, deve começar a ser adotada em breve na região de São Francisco, e cada loja deverá poder carregar até 10 celulares ao mesmo tempo.

Entretanto, para o carregamento funcionar, os celulares deverão ser compatíveis com a tecnologia de recarga de bateria sem fio. Alguns celulares recentes já tem compatibilidade com o serviço, como o LG G3, o Nexus 5 e muitos smartphones da Nokia.

Há, entretanto, dois jeitos de poder carregar seu celular sem usar fios: alguns modelos da Samsung e da Apple, por exemplo, têm capas protetoras que conseguem captar a energia wireless e transmiti-las ao aparelho.

Anéis poderão ser plugados aos smartphones para carregar bateria sem fio. FOTO: Reprodução

Para quem não quiser usar a capa, será possível comprar um “anel” que pode ser plugado ao smartphone e é capaz de receber a energia e enviá-la à bateria do celular, garantiu um representante da Starbucks ao site americano The Verge.

De acordo com a Starbucks, os primeiros testes da tecnologia aconteceram em Boston e San Jose, e mostraram que a maioria das pessoas usa os pontos de recarga por cerca de 15 minutos – o suficiente para conseguir fazer a bateria do celular durar por mais algum tempo.