Notícias de Tecnologia

Domingo, 23 de Novembro de 2014

05 de maio de 2014 16h52

Sony lança fita cassete com 185 TB de armazenamento

Fita seria capaz de guardar 60 milhões de músicas e deve servir para ajudar servidores a guardar informações

Por Bruno Capelas

Fita pode guardar 60 milhões de músicas ou todo o acervo do Twitter. FOTO: Reprodução

SÃO PAULO – Lembra das fitas cassete, aquelas que serviam para gravar a sua seleção favorita de músicas e emprestar para os amigos, e que hoje pegam poeira no quartinho da sua casa? Então: engana-se quem pensa que elas estão ultrapassadas. A Sony acaba de lançar uma fita capaz de guardar 185 terabytes de data (1 terabyte é igual a 1024 gigabytes, caro leitor).

Ok, mas o que pode ser guardado nesse espaço? Aproximadamente 60 milhões de canções (algo como mais de três vezes o número de músicas que alguém poderia ouvir a vida toda, durante 100 anos). Ou 18,5 vezes a capacidade da Biblioteca do Congresso americano, a maior do mundo. Todos os tweets já postados, por exemplo, cabem em 85 terabytes.

Mas calma, leitor: essa fita não deve servir para guardar músicas, e sim armazenar dados em servidores. Tudo graças a uma tecnologia de “deposição arranhada”, que faz as pequenas partículas da fita medirem apenas 7,7 nanômetros (sendo o nanômetro o equivalente a um milionésimo de um milímetro) e serem capazes de guardar toda a informação em “zeros e uns”. A capacidade de guardar tanta informação em tão pouco espaço pode ser um trunfo para lidar com servidores gigantes – e pode potencializar ainda mais o uso de Big Data.

A Sony ainda não divulgou o preço nem como comercializará sua nova invenção.