PUBLICIDADE

Réu confesso

Em depoimento à Justiça americana, o criador do 4Chan dá sua definição para termos do fórum

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O fundador do polêmico fórum 4chan, Christopher Poole – conhecido como Moot – foi uma das principais testemunhas do governo americano no julgamento de David Kernell, hacker de 22 anos que postou no fórum uma descrição passo-a-passo de como invadiu a conta de e-mail da então candidata à vice-presidência dos EUA pelo Partido Republicano, Sarah Palin. Poole foi intimado a entregar os logs de servidor e outros registros do 4chan ao FBI, e no dia 22 de abril, foi à corte de Knoxville (Tennessee) prestar depoimento. Confira os principais momentos do diálogo entre Moot e os advogados Mark Krotoski e Wade V. Davies:

PUBLICIDADE

Por favor, diga ao júri o que é o 4chan.org? O 4chan é um fórum de imagens, então é um tipo de fórum cujo foco é a publicação de imagens.

Então você afirma que é um fórum de imagens. Existe algum requerimento para que os participantes, ao enviar um novo post, incluam uma imagem? Sim, todos os novos tópicos exigem a postagem de uma imagem.

É cobrada alguma taxa dos usuários do 4chan? Não. O 4chan é considerado um site popular? Sim.

E você pode descrever brevemente que tipo de medidas sugerem que o site seja popular? Atualmente, nos últimos 30 dias, o site recebeu cerca de 9,5 milhões de visitantes únicos.

E existe uma página conhecida como fórum /b/ ou aleatório? Sim.

E é dito que muito poucas regras se aplicam ao /b/? Sim. Mas algumas delas se aplicam? Sim, há um aviso de que as regras globais se aplicam ao /b/.

Publicidade

E qual é a primeira regra para o fórum /b/ e todos os outros? Não postar material que viole a legislação local ou dos EUA.

Você pode explicar como funciona a caixa de texto e como qualquer um pode postar imagens ou outros materiais no site? O primeiro campo a ser preenchido é o nome, que não é necessário. O único campo que é exigido para postar é o campo de arquivo. Você precisa selecionar uma imagem para fazer o upload. Os outros campos podem ser preenchidos como você escolher. Você clica em “Enviar” e aquilo vai parar no site. E se o usuário não informar o nome, qual é a opção padrão? Se não preencher o nome, o post é exibido como anônimo.

E são muitos os posts que usam a opção padrão? Sim.

E existe algo que impeça os usuários de usar um apelido ao invés do próprio nome? Não, você pode preencher a caixa com o que quiser.

Há uma linguagem específica usada por usuários do 4chan? Sim.

Como “OP”. O que é “OP”? “Original Poster” (a pessoa que começa um tópico)

O que “lurker” significaria? Alguém que navega mas não posta, não contribui.

Publicidade

O que “caps” significa? Captura de tela.

E há algum significado para “new fags”? É o termo usado para descrever novos usuários do site.

E sobre “b tard”? É um termo que usuários do fórum /b/ usam para si mesmos.

E quanto a “troll”? Arruaceiro.

“404”? É o código de status para não encontrado, uma página não econtrada pelo servidor.

E “Peeps”? Pessoas.

“Rickroll”? Rickroll é uma piada que virou moda na internet e que começou entre usuários do 4chan – é basicamente um esquema de isca e troca. Usuários criam links com descrições falsas a um vídeo de Rick Astley cantando a música “Never Gonna Give You up”.

Publicidade

Ele era algum tipo de cantor? Sim.

Isso é uma piada? Sim.

Lição de anatomia. O conhecido aparelho digestivo da internet foi recriado ao lado com base em um dos desenhos do médico holandês Andreas Vesalius (1514-1564) (clique para ampliar) Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.