PUBLICIDADE

República eletrônica

Perto de completar três anos, a Casa da Cultura Digital se firma como incubadora de iniciativas que vão da internet para as ruas

Por Redação Link
Atualização:

Perto de completar três anos de fundação, a Casa da Cultura Digital se firma como incubadora de iniciativas que começam na internet e, aos poucos, ganham as ruas

PUBLICIDADE

Por Tatiana de Mello Dias e Murilo Roncolato

SÃO PAULO – Quem passou pelo Elevado Costa e Silva, o conhecido Minhocão, na tarde do domingo, dia 1º, encontrou grama, piscina de plástico e gente fazendo ioga no concreto. A iniciativa apareceu na TV aberta e nos jornais. E fez um festival independente e online (financiado via crowdfunding) sair da internet.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+

O Baixo Centro arrecadou R$ 22 mil em doações. Ocupou o centro da cidade por dez dias e levou ao mundo real o trabalho da Casa da Cultura Digital, uma vila e incubadora de ideias que reúne empresas de tecnologia e cultura. A Casa, que fica na Rua Vitorino Carmilo, 459, Barra Funda, completa três anos.

Dois dias depois de o festival terminar, em uma mesa no térreo da casa principal da vila de estilo italiano construída na década de 1920, um grupo trocava opiniões sobre o que fazer com o material acumulado. Um falava ao telefone, o outro assistia a vídeos no YouTube enquanto mandava mensagens pelo Facebook. Uma das debatedoras desiste e vai dormir em um dos pufes coloridos da sala. Seu lugar é logo ocupado por um sujeito de bermuda com uma cerveja na mão.

É assim que se trabalha neste lugar. As salas de duas casas são ocupadas por grupos com propósitos diferentes. Há produtoras de vídeo, uma agência de jornalismo investigativo, programadores, analistas e ativistas de diversas causas. Todos têm seu espaço e dividem o aluguel.

Publicidade

 

“A Casa centraliza justamente essa descentralização. O que é unânime é o sistema de redes que gera contatos, visibilidade e diversidade”, diz Fernanda Ligabue, da Filmes para Bailar.

O jornalista e ex-presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, também circula pela Casa, trazido por seu filho Pedro, responsável por projetos como o Ônibus Hacker e o Transparência Hacker. Markun, de 59 anos, admite ainda ter dificuldade para assimilar o que ele chama de rotineiros “turbilhões de ideias” e o ambiente que “tem por excelência uma super anarquia previsível”.

“A convivência na Casa bagunça o coreto no bom sentido”, diz. “Aqui surgem muitas ideias, algumas morrem, mas outras dão coisas super legais. Isso é que é o barato. Universidades e veículos de comunicação deveriam ter essa vibração.” Ele trabalha em um aplicativo para fazer buscas nos discursos de parlamentares arquivados desde 1945.

Projetos. Foi da Casa da Cultura Digital que saiu o Festival Cultura Digital, realizado desde 2009. Foi lá também que começou a Esfera, empresa responsável por hacks políticos e pela lista Transparência Hacker e pelo Ônibus Hacker. Lá também funciona o Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, do sociólogo Cláudio Prado – veterano tropicalista e amigo de Gilberto Gil.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

O porão é ocupado pelo Garoa Hacker Clube, onde programadores e interessados em eletrônica se reúnem para aprender a mexer em coisas como Arduino, plataforma de hardware open source, realizar oficinas de programação, oficina de desenho e criptografia. Tudo gratuito.

Felipe Sanches, além de ser um dos criadores da Metamáquina, empresa que vende fabrica e vende impressoras 3D de baixo custo, é também um dos fundadores do clube hacker. O ex-estudante da Poli-USP não acreditava no modelo de ensino da universidade. Ele ganhou duas bolsas do Google, foi viajar para participar de conferências de software livre e voltou com a ideia de montar um hackerspace com um grupo que já discutia essa possibilidade no País.

Eles usaram o porão da Casa por seis meses sem custo. “Deu muito certo e hoje pagamos aluguel para ficar”, diz. De forma colaborativa, associados do clube pagam uma taxa mensal para garantir o avanço do Garoa, principalmente para garantir a infraestrutura. “Compramos ferramentas que as pessoas não teriam em casa”, conta Felipe.

Publicidade

“Este lugar inspira muito”, diz Marina Amaral, jornalista com mais de 20 anos de profissão que se aliou à Natalia Viana, conhecida por ser a referência do Wikileaks no Brasil, para fundar a agência de jornalismo Pública. “O mais importante da Casa, e que difere de outros ambientes onde já trabalhei, é a diversidade. Aqui programador e jornalista se encontram na cozinha, conversam, se entendem e montam um projeto”, diz.

A Casa foi aberta oficialmente em janeiro de 2010. O encontro reuniu Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, e o advogado Lawrence Lessig, criador das licenças Creative Commons, em um bate-papo descontraído com cerveja e champanhe. O papel entregue aos convidados como lembrança dizia: “Casa da Cultura Digital, o lugar que cresce por dentro na base da marreta e das pessoas que conseguem agregar”.

Alguns projetos tiveram financiamento do Ministério da Cultura durante a gestão de Juca Ferreira, entre 2008 e 2010. Na mudança de governo, alguns patrocínios terminaram – e empresas deixaram de existir. Sem recursos, a casa ficou mais vazia no início de 2011. Foi quando surgiu um patrocínio da Fundação Ford (conseguido pela Esfera) e a parceria com a plataforma de crowdfunding Catarse, que viabilizou projetos, por meio de doações pela internet.

A Casa tem materializado planos que pareciam irreais – a começar do Baixo Centro, que agora planeja sair de lá porque precisa de um lugar maior.

O Festival Cultura Digital terá uma edição no Rio de Janeiro neste ano, em novembro. O jornalista Rodrigo Savazoni, um dos fundadores, planeja criar uma “Casa de Praia da Cultura Digital” em Santos, onde mora. Também há planos de abrir uma em Nova York.

“Há tempos a gente pensa em formas diferentes de organização, trabalho e produção. A Casa é o primeiro caso concreto dessas ideias”, diz André Deak, outro fundador. “Talvez seja o começo pontual de uma reformulação maior do mundo ou só a forma que a gente encontrou de poder trabalhar de bermuda tomando cerveja. As duas possibilidades são muito boas.”

Do que a Casa é feita

Publicidade

 
 
 
 
 
 
 

*Atualizado no dia 11/05 às 11h10 para corrigir informações relacionadas ao Garoa Hacker Clube

—-Leia mais:Laboratório de vivência: fundador conta a história do espaço

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.