Projeto quer controlar tráfego aéreo de drones

Para um futuro em que os céus estarão cheios de drones, startups desenvolve com a NASA sistemas para gerenciar suas rotas

PUBLICIDADE

Por Camilo Rocha
Atualização:
 Foto:

SÃO PAULO – Um futuro onde drones de diversos tipos e tamanhos voam pelos céus parece inevitável. Um cenário assim demandará não apenas legislação específica (que a maioria dos países – incluindo o Brasil – ainda não conseguiu aprovar), mas também sistemas de controle desse tráfego aéreo.

PUBLICIDADE

Exatamente como já acontece no espaço aéreo utilizado por aviões e helicópteros, os drones precisarão de mecanismos centrais que organizem suas rotas e trânsito. Uma startup chamada Airware está trabalhando com a NASA em um projeto que visa administrar o fluxo de drones comerciais.

O programa tem duração de quatro anos e criará uma série de protótipos de sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo, fornecendo modelos para posterior aplicação prática. A Airware é especializada em vender software e hardware de controle a fabricantes de drones.

Segundo o site da MIT Review, que publicou a informação, a agência de aviação norte-americana (FAA) prevê que até 2018 cerca de 7,5 mil drones com peso de até 25 quilos estarão em circulação nos céus do país.

Para o presidente da Airware, Jonathan Downey, disse que desconhece algum país que esteja desenvolvendo esse tipo de sistema e que isso representa uma oportunidade para os Estados Unidos “tomarem a dianteira na área”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.