PUBLICIDADE

Portugal quer proibir Creative Commons

Nova lei de direitos autorais de Portugal pode proibir autor de renunciar os ganhos sobre seu trabalho

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

Enquanto no Brasil o Ministério da Cultura vive uma crise que começou com a suspensão licenças Creative Commonsdo seu site, em Portugal a situação vai além. O Partido Socialista quer simplesmente tornar proibido o uso das licenças Creative Commons.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

A nova Lei de Cópias Privadas, proposta pelo Ministério da Cultura de Portugal, inclui um artigo sobre “inaliebidade e não-renunciabilidade” que, trocando em miúdos, diz que o autor não pode simplesmente renunciar do benefício econômico de seu trabalho.

A proposta de lei define: ”Estabelecimento do carácter irrenunciável e inalienável das compensações de autores e de artistas, contribuindo assim para uma maior e mais efectiva protecção para os criadores e para a criação cultural”.

Isso tornaria ilegais as licenças CC, que permitem ao autor escolher a maneira como quer compartilhar seu trabalho.

A flexibilidade das licenças criadas pelo advogado americano Lawrence Lessig costuma incomodar entidades de autor e associações como a MPAA (que reúne a indústria cinematográfica dos EUA), porque permite o livre compartilhamento e aumenta a liberdade do autor em relação a como o trabalho vai cicrular.

A proposta ainda está sendo debatida pelo governo português.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.