PUBLICIDADE

Pesquisadores desenvolvem prótese de mão sensível ao toque

Cientistas da DARPA anunciaram prótese que permite ao paciente sentir toques nos dedos; tecnologia ainda deve ser aprimorada

Por Redação Link
Atualização:

REPRODUÇÃO

PUBLICIDADE

Cientistas da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos) anunciaram na última sexta-feira, 11, a criação de uma prótese de mão que devolve o tato ao usuário.

Para testar o funcionamento do membro robótico, pesquisadores conectaram uma rede de eletrodos ao cérebro de uma pessoa que não teve a identidade revelada. Parte dos fios ficou ligada ao córtex motor, que controla os movimentos do corpo. Uma outra parte criou uma conexão com o córtex sensorial, que é responsável por identificar sensações em todo o corpo humano. Tudo isso, obviamente, conectado ao braço robótico.

Em seguida, os pesquisadores vendaram o voluntário do projeto e começaram a fazer pressão nos dedos da prótese. Ao ser questionado,a pessoa conseguiu dizer com quase 100% de precisão qual dedo estava sendo tocado pelos cientistas. Até mesmo quando os pesquisadores “trapacearam” — tocando dois dedos ao mesmo tempo —, houve acerto por parte da pessoa que participou do teste.

Apesar de já ser um avanço, o texto divulgado pela DARPA alerta que este é só o começo. Segundo eles, não é possível sentir toques na palma da mão e no braço.

A tecnologia voltada para próteses está cada vez mais avançada. Recentemente, um brasileiro recebeu uma prótese de braço feita em impressora 3D, diminuindo custos de produção.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.