PUBLICIDADE

Pesquisa do Google agora 'fala' português

Nova versão do buscador permite buscas por meio da voz, sem o usuário digitar nenhuma palavra

Por Ligia Aguilhar
Atualização:
 

SÃO PAULO – O sistema de pesquisas do Google agora entendeo usuário e oferece resultados para pesquisas feitas em alto e bom português. Uma atualização do aplicativo do Google para os sistemas iOS, da Apple, Android e Chrome permite fazer buscas a partir de perguntas completas feitas em português, sem precisar digitar nenhuma letra. O sistema usa tecnologias de reconhecimento e síntese de voz para reconhecer as perguntas.

PUBLICIDADE

O recurso é acionado quando o usuário toca o ícone de um microfone no navegador ou aplicativo. O sistema entende perguntas corriqueiras como quantas calorias há em um alimento, se um determinado time de futebol venceu a última partida ouo elenco de um filme.

A nova versão do buscador é capaz de compreender perguntas mais simples e feitas com expressões menos formais como “vai chover amanhã?”. Já os motoristas podem pesquisar rotas, tempo de viagem até um destino ou o melhor trajeto de acordo com as condições do trânsito.

O novo sistema de buscastambém é capaz de refinar uma busca baseada em uma pergunta anterior, como em um diálogo. Ao pesquisar uma celebridade pelo seu nome, por exemplo, o usuário então pode fazer uma nova pergunta para saber algum detalhe mais específico sobre ela, como, por exemplo, se ela tem filhos, irmãos ou quem são os pais da pessoa.

O Google fez uma lista de exemplos de perguntas:

Quantas calorias tem uma maçã? Como está o trânsito até o Pacaembu? O Palmeiras ganhou o último jogo? Quem inventou o telefone? Vai chover amanhã? Qual é o elenco de Faroeste Caboclo? Qual é a duração do filme Era Do Gelo 4? Getúlio Vargas morreu de quê?

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.