Partido Pirata.BR
- 5 de junho de 2011|
- 19h50|
- Tweet este Post
Por Murilo Roncolato
Eles querem disputar as eleições e brigar em nome da internet livre, mas antes precisam correr contra o tempo e a falta de dinheiro para oficializar o partido
Tjack fala do Rio Grande do Sul, Mario_Joaquim dá o recado da Bahia, Jhe impõe cariocamente suas ideias, enquanto o Blap, do Distrito Federal, o Kurunko, de São Paulo, e um colega anônimo do Pará rasgam um debate interminável. “Precisamos esclarecer o fluxograma de formalização do partido”, escreve um deles. “Mas quem vai me ajudar na Tesouraria?”, suplica a outra. “EEEI!! Reunião encerrada! Obrigado, Piratas. Avante!” “Avante!”. Essa reunião aconteceu via internet, na plataforma de bate-papo IRC.
Diálogos assim são comuns nas reuniões de um partido político brasileiro. Não é bem um partido ainda, apesar de já ter nascido com a palavra no nome, mas o Partido Pirata do Brasil, ativo desde 2007, se articula para se registrar formalmente até outubro deste ano, para que assim possa, com sorte, disputar as eleições municipais em 2012.
O PPBr, possível futura sigla do possível futuro partido, surgiu no encalço dos demais Partidos Piratas europeus. A Suécia foi o primeiro país a ter um, com ativistas desde 2006 levantando bandeiras pela internet livre.
Hoje, partidos com a bandeira pirata estão presentes em 60 países, entre eles Cazaquistão, Nepal, Rússia, França, Estados Unidos e Peru. Na Suécia, dois piratas foram eleitos para cadeiras no parlamento da União Europeia, enquanto na Alemanha, são cerca de 40 membros do partido ocupando cargos locais.
Em quatro anos, o grupo todo se viu duas vezes (FOTO: Arquivo pessoal)
R$ 72. Por aqui, como conta a atual tesoureira do grupo e formada em gestão de políticas públicas, Jhessica Reia, de 22 anos, o Partido tem só R$ 72 em caixa, além de bótons e camisetas, postas a venda em uma loja virtual no site oficial do partido.
Assim como Jhessica, a maioria do grupo acredita na constituição legal do PPBr como partido, mas também está ciente da dificuldade de se fundar um partido no Brasil e da distância a ser percorrida.
O jurista Paulo Rená, membro do Partido Pirata e um dos responsáveis pelo Marco Civil da Internet, é também o puxador da fila pela formalização em 2012. “Se ficar para 2014, vamos começar de cima, federal e estadual. Eu acho importante começar por baixo, política local”.
Rená, que deseja disputar cargos no Distrito Federal, diz que, para ele, o primeiro objetivo eleitoral seria conquistar cadeiras no legislativo, visando “levar o debate”.
Embora na ativa há quatro anos, os participantes se veem pouco na vida real. A distância e os baixos recursos permitiram que se encontrassem pela primeira vez em 2009, durante a Campus Party, e em 2010, no 1º encontro nacional do PPBr.
Tanta discussão virtual gera desentendimento mais facilmente, o que leva a desgastes, conta um dos primeiros ativistas do Partido, Jorge Machado, de 39 anos. O professor universitário conheceu os piratas da Alemanha e conta que por lá a coisa é bem diferente. “São mais de 13 mil filiados, há dois encontros mensais para discutir questões do partido, e um anual que reúne cerca de mil pessoas”, relata.
Aliança. Machado pontua ainda pontos positivos nos alemães e que acredita serem necessários ao Partido aqui. Para ele, é preciso “abrir a pauta” e abraçar mais temas além dos relacionados entre os princípios; ir às ruas e se articular. “É preciso buscar alianças políticas também, mas coisas pontuais, em cima de ideias. Não dá para ficar isolado”, avalia.
Jhessica, que também é pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV do Rio, conta que nunca houve aproximação oficial de nenhum partido brasileiro. “Nunca ofereceram ajuda e, por enquanto, não há o interesse da nossa parte também. É cada um na sua”, diz.
A agenda do grupo, ainda não votada, aposta no registro em cartório ocorrendo até 10 de julho e o encaminhamento da versão final ao TSE no dia 30 de agosto. Dessa maneira, até fins de setembro tudo estaria de acordo e os piratas já poderiam almejar cargos para 2012.
“Na Suécia, em três anos, conseguiram cadeiras no Parlamento Europeu. A gente está aqui desde 2007, se não for agora vai ser quando?”, diz Rená. Está aberta a votação.
VOTAÇÃO
Na internet, o grupo se reúne, discute e toma decisões ao estilo das assembleias estudantis, com direito a inscrições para falar e votações levantando o braço. Difícil é manter a ordem.
![]() |
A pirata sueca Amelia Andersdotter falou ao Link em 2009, prestes a assumir uma cadeira no Parlamento Europeu. Por e-mail, ela se diz feliz com os piratas no mundo e decepcionada com políticos daqui. ”É bizarro. A ministra Ana de Holanda ignorou o trabalho já feito e voltou a ouvir só o setor privado”, diz ela.Confira a entrevista completa aqui. |
CRIANDO UM PARTIDO
Fundação | Deve-se registrar a ata de fundação assinada por, no mínimo, 101 eleitores, de ao menos nove Estados, e o estatuto e programa do partido em cartório (R$ 123) após publicá-los no Diário Oficial (R$ 30,37 por centímetro de texto).
Apoio | Criam-se diretórios em ao menos nove Estados. Neles, deve-se obter assinaturas de 0,1% do eleitorado de cada um. Os apoiadores devem totalizar, no mínimo, 0,5% do eleitorado nacional (quase 500 mil pessoas). Tudo deve ser registrado nos TREs e aprovado (ou não) pelo TSE.
Contras | O PPBr tem hoje 87 membros (em 14 Estados), R$ 72 em caixa, 30 camisetas à venda por R$ 40 – em média – e nenhuma sala comercial.
PRINCÍPIOS COMUNS A TODOS OS PARTIDOS PIRATAS
1) Defender as liberdades de expressão, comunicação e educação; respeitar a privacidade e os direitos civis
2) Defender a livre circulação de ideias, conhecimento e cultura
3) Apoiar politicamente a reforma de direitos autorais e leis sobre patentes
4) Trabalhar colaborativamente e participar com o máximo de transparência
5) Não aceitar ou defender a discriminação de raça, origem, crenças e gênero
6) Não apoiar ações que envolvam violência
7) Usar software livre e protocolos abertos sempre que possível
8) Defender politicamente construções abertas, participativas e colaborativas de políticas públicas
9) Promover solidariedade entre os piratas
10) Compartilhar sempre que possível
11)* Defesa da Inclusão Digital
12)* Descriminalização da pirataria de rua
*Princípios criados no Brasil
—-
Leia mais:
• “Reação contrária é igualmente global”
• Link no Papel – 06/06/2011
Posts relacionados
Tópicos relacionados
-
06/06/2011 - 08:25 Enviado por: Oswaldo Roberto Rodrigues
A arma mais eficaz contra a pirataria é o preço justo!
denunciar abuso-
06/06/2011 - 12:38 Enviado por: Vagner
O “combate ideológico” em questão é sobre quais os impactos, a importância e quais relações de poder se estabelecem numa sociedade em que a cultura é tida como uma mercadoria como qualquer outra. Cultura é mercadoria e seu fundamento principal é a margem de lucro? Este é o cerne dos debates. Ótima iniciativa, tudo para dar certo.
-
-
-
06/06/2011 - 10:16 Enviado por: Jack
E você acha que seu computador veio de onde? Zona franca de manaus? A globalização é um fato a muitos anos…e boas idéias devem sim ser importadas (além do mais essa é uma idéia tão global quanto a própria internet)
Apoio a causa sim! Sem idéias como essa, a internet aqui vai virar um terra de poucos! Logo teremos um Sarney virtual ditando o que podemos ou não fazer…
-
06/06/2011 - 11:11 Enviado por: Esdras
Caro Fábio, vou te falar o que é vergonhoso:
Vergonhoso é o ECAD enviar um boleto pra quem fez uma festa infantil no playground cobrando um absurdo porque vc colocou o cd da xuxa pra as crianaças ouvirem
Vergonhoso é vc nao poder tirar xerox dos exercicios do livro para poder estudar pra prova.
vergonhoso é a importação de politicas de copyright forçadas pelos EUA em acordos comerciais que so beneficia hollywood e o vale do silicio. (industria de cinema e softare americano)
Mas mais vergonhoso ainda é um cidadão que quando vê alguem lutando contra esses absurdos, olha e acha que isso é uma simples imporatação bocó…
-
-
06/06/2011 - 10:10 Enviado por: Fernando
Se fizerem um partido que lute pelos direitos dos cidadãos, aí sim eu apóio, precisamos nos unir mesmo e acabar com toda safadeza que se instalou no Brasil.
EU GRITO, SALVEM O BRASIL !
denunciar abuso-
06/06/2011 - 12:44 Enviado por: Vagner
Dizer que tudo na internet é louvável seria como dizer que todos os livros do mundo são qualificados e úteis. Você não entra numa banca para comprar todas as revistas e jornais do dia e da semana. Se a internet é discriminada como antro de porcaria, é porque há interesse nos conteúdos porcos que ela oferece – mas também gente que retroalimenta ela com porcaria. Você deve ter esquecido de mencionar que liberdade para os cidadãos PRESSUPÕE liberdade de informação, liberdade de expressão e livre acesso à cultura. Escolher entre Rede Globo, SBT e Record é liberdade?
-
-
06/06/2011 - 10:25 Enviado por: Vinícius Ramos Bezerra
Não concordo com um Partido Pirata e sim com o termo Liberdade de Informação. Pirataria é rebeldismo, Liberdade de Informação é busca política.
denunciar abuso-
06/06/2011 - 12:37 Enviado por: Paulo Rená
Vinícius, creio que você tem inteligência para olhar além da piada que traz o nome e entender a profundidade da causa que o PPBr defende. Confio em vc P-)
-
-
06/06/2011 - 10:59 Enviado por: Gustavo Ojuara
De começo até achei legal a ideia, mas depois de ler os principios do partido, aí eu não curti não. Acho que descriminalizar qualquer crime é burrice, temos de votar e aprovar o tal do Imposto Justo para que aja menos impostos. Certas idéias importadas não funcionam tão bem por aqui. Esse partido é por assim dizer cheio de idéias romanticas, falando isso e aquilo, mas na pratica não vai funcionar por aqui.
denunciar abuso-
06/06/2011 - 12:32 Enviado por: Vagner
Ideias românticas por ideias românticas, as ideologias predominantes do séc XX também se mostraram insuficientes, insustentáveis e conflituosas. Além do mais, qualquer partido, seja ele o Pirata, PSDB ou PT, opera como uma agremiação não pelo fato de haver um pleno consenso sobre seus princípios, mas sim por haver um reconhecimento mínimo de que a “causa” em questão é a mais viável à se defender e lutar por.
-
06/06/2011 - 13:36 Enviado por: Cleber Gouvea
O Partido Pirata d Brasil não defende a descriminalização de Pirataria com fins comerciais que possam trazer prejuízos para as pessoas, por exemplo remédios, óculos falsificados não são apoiados. Apoia-se a cultura, a privacidade e o conhecimento, e com isso a democratização da informação. O objetivo é não deixar os artistas reféns de grandes conglomerados que a partir de monópolios buscam limitar e decidir o que podemos ouvir/ler etc, apoia-se o artista e defende-se métodos justos para a rentabilização de suas obras.
Direitos humanos estão acima dos princípios Piratas.
Leis Piratas
1) Um Representante Pirata irá sempre votar em favor da Declaração Universal dos Direitos Humanos
2) Um Representante Pirata irá sempre votar a favor da Ideologia Pirata, se não estiver em conflito com a Primeira Lei
3) Um Representante Pirata irá sempre votar no que a Assembléia Pirata decidir, por meio de Democracia Direta, sempre que não estiver em conflito com a Primeira ou Segunda Lei
-
06/06/2011 - 17:06 Enviado por: Paulo Rená
Gustavo, não há lugar no mundo onde a pirataria não seja crime. Nos limites em que o PPBr se propõe a lutar pela mudança da lei, essa alteração não seria uma “importação”, seria uma legítima e inovadora criação nacional.
-
-
06/06/2011 - 11:09 Enviado por: Gustavo Ojuara
O que vai acontecer se a pirataria não for mais considerada crime?
denunciar abuso
_Os fabricantes que vendem seus produtos aqui vão perder mais espaço para os pirtas (aqui no Brasil voce consegue achar produtos piratas tranquilamente, agora imagina a zona que vai ficar se deixar de ser crime).
_O governo vai arrecadar menos imposto ainda do que já perde com a quantidade de piratas que circulam por ai.
_Algumas fabricas de produtos podem ser obrigadas a demitir funcionarios para cortar custos e tendo o risco de fechar as portas (isso depois de certo tempo)
_Temos notícia que alguns revendedores e produtores de produtos piratas estão ligados ao trafico de drogas ilicitas (e nem preciso explicar o que vai acontecer).-
07/06/2011 - 00:36 Enviado por: Thiago Sá
Gustavo, você está falando sobre contrafação, não pirataria.
O Partido Pirata não defende a venda de óculos falsos, remédios falsos, protetores solares falsos.
O objetivo é descriminalizar a pirataria no sentido de dar acesso livre à informação e à cultura, não permitir que mais Ray Bans falsos sejam vendidos sem fiscalização.
Mercadoria falsa não tem nada a ver com acesso a informação e cultura.
-
-
06/06/2011 - 11:12 Enviado por: lucas
Aprenda a tocar algum instrumento, aprenda a cantar, estude musica por 6 horas por dia, aprenda a compor, crie suas musicas, grave seu cd, e deixe venderem seu cd em barraquinhas por 3 reais! otimo!
denunciar abuso-
06/06/2011 - 12:34 Enviado por: Vagner
Se você quer ser um artista para ganhar dinheiro apenas com a venda de CD, é o preço da fama numa sociedade informatizada, quantas cifras vc não aprendeu devido à internet: cospe no prato porque então?
-
06/06/2011 - 14:34 Enviado por: Esdras
Quem é musico no brasil sabe que não é bem assim Lucas, pra vc tocar sua propria musica vc tem que pagar pro ECAD e o retorno do ECAD para os musicos é proporcional as musicas tocadas nas radios FMs. Ou seja… vc vai estudar, se dedicar e compor e vai ter que pagar pra tocar sua musica e seu dinheiro vai pra os caras do rebolation e outros que estao nas paradas do sucesso.
-
-
06/06/2011 - 11:16 Enviado por: Fernando
É isso aí!!! Com um pouco mais de maturidade, o Partido Pirata chega onde quer!
denunciar abuso -
06/06/2011 - 11:37 Enviado por: Georgios
Esse partido não tem um site ou um e-mail ? (Se não houver informações de contato, certamente não chegarão às 500.000 assinaturas necessárias para serem reconhecidos como partido.
denunciar abuso-
06/06/2011 - 15:06 Enviado por: Esdras
o site é http://www.partidopirata.org
-
06/06/2011 - 18:16 Enviado por: Paulo Rená
E as assinaturas PRECISAM ser em papel, com caneta P-/
Ou seja, o site ajuda, mas na hora do vamos ver, não será a principal ferramenta.
-
-
06/06/2011 - 11:43 Enviado por: Claudio
Que os piratas, organizados ou não, utilizem Open Source mas respeitem os direitos autorais de quem não quer abrir o conteúdo de suas obras, imagens, música ou software. Sim à liberdade, não ao roubo.
Agora “descriminalizar pirataria de rua” só podia ser jabuticaba brasileira…
denunciar abuso-
06/06/2011 - 14:46 Enviado por: Esdras
Claudio,
A cultura é livre, vc tem o direito de criar uma musica e so permitir que ela seja cantada por palmeirenses? nao! ou seja, os direitos do autor tem limites!Quanto a situação atual, caso vc nao saiba, se vc pegar um violao e cantar digamos uma musica do Renato Russo no meio de uma festinha de amigos, vc tem que pagar para o ECAD. Se vc copia a musica do CD para ouvir no seu IPOD, vc é criminoso pois é copia nao autorizada… Por aí vai!
Nao queremos acabar com os direitos do autor, queremos um sistema justo que leve em consideraçao o carater universal da cultura e nao apenas o lado monetario e economico.
-
06/06/2011 - 15:03 Enviado por: Esdras
De acordo com o que sei do partido não há nenhuma idéia de descriminalizar a pirataria de rua, principalmente no caso de produtos falsificados que sabemos que é um problema grave e que de acordo com minha opinião tem que ser reprimido e necessita de uma política publica que trate desse assunto.
De acordo com o que sei o Partido Pirata tem esse nome por questões culturais ja que em outros países é esse o nome do partido e como se trata de um movimento global foi adotado o mesmo nome, mas na verdade a principal proposta do partido é a reforma nos direitos autorais e outras questões relacionadas a liberdade
A própria propaganda do mercado audiovisual para combater a questão das copias nao autorizadas acabou criando algumas associações erradas como por exemplo entre o trafico de drogas e o compartilhamento de arquivos que nenhuma pessoa com o mínimo de inteligência consegue ver qualquer lógica
-
-
06/06/2011 - 15:59 Enviado por: MARCAUM
Acho que estes caras não querem nada mais que mamar nas tetas do governo , como todos os políticos.
denunciar abuso
Me inscrevi logo no início no site deles e nunca recebo nada além de respostas de debates, ou melhor , recebia…-
06/06/2011 - 18:17 Enviado por: Paulo Rená
Marcaum, somos diferentes, acredite. E não somos apenas “caras”, tem meninas aqui também. E bastante ativas! Qual seu gtalk?
-
-
06/06/2011 - 18:00 Enviado por: paulo filho
Descriminalizar a Pirataria de Rua? Interessante, mas todo mundo quer segurança, saúde e educação, será que a pirataria de rua vai começar a pagar os tributos que sustentam esses serviços públicos? Não estou falando de qualidade, pois ainda há muito que melhorar, mas da disponibilidade, que sem o financiamento publico com o dinheiro que os contribuintes pagam sequer existiriam. Também não estou falando do mal emprego da verba pública, mas sim de justiça fiscal e social. Algumas idéias devem ser repensadas.
denunciar abuso-
06/06/2011 - 18:19 Enviado por: Paulo Rená
Paulo Filho, TODAS AS IDEIAS DEVEM SER REPENSADAS. Se não, é apenas indolência mental. Você está disposto a repensar as suas? Que tal repensar sua ideias sobre o que é feito com o dinheiro que você dá em troca dos bens culturais? Ou do dinheiro público que promove eventos culturais na sua cidade?
-
07/06/2011 - 00:44 Enviado por: Thiago Sá
Ingenuidade acreditar que o dinheiro arrecadado pelo governo vai parar nos investimentos em educação, saúde etc etc etc.
Mesmo se não considerarmos a corrupção e o desvio de dinheiro, a verdade é que o caminho do dinheiro é um pouquinho diferente…a arrecadação dos impostos é utilizada para pagar os juros dos empréstimos que o governo toma para, aí sim, investir em educação, saúde etc etc etc.
Ou seja, na verdade dinheiro de imposto é dinheiro pra pagar dívida do governo.
Aliás, isso funciona assim na maioria dos Estados do ocidente. O que significa? Má gestão proposital: o importante é mover a economia dos bancos. Investimento em infra-estrutura é só uma desculpa pra manter a população pagando imposto…
-
-
06/06/2011 - 20:05 Enviado por: pap
O NOME PIRATA “CHAPOU” DEMAIS.
Sugiriria o nome de PARTIDO CORSARIO(PACO).
Corsario ficariam mais neutro e menos pesado. OU PARTIDO BORG(PAB).
Se correr na raia progressista e nao aceitar alianças com os partidos tradicionais de 1979, será
uma novidade bem vinda, eu que pensei que o partido verde seria finalmente o partido que eu curtiria,mas se tornou decepcionante pois virou partido chapa branca.Sorte, corsarios.
Simbolo do partido? Uma letra X
denunciar abuso -
06/06/2011 - 22:13 Enviado por: Rodrigo Pereira
Eu estou nessa foto ;) Desde que foi tirada a foto em 2009, muita coisa passou mas não foi feito quase nada. Acho que é bantante difícil para as pessoa entenderem o que é o Partido Pirata. A maioria das pessoas simpatizam pelo nome, está mais para o lado da rebeldia que qualquer outra coisa. A maioria vê esse nome “partido pirata” como um tipo de bastião das suas convicções políticas desfeitas. Como uma última esperança na política, ou uma espécie de égide das sua insatisfação reprimida. Acho que eu não encontrei muita gente que entende o arcabouço do partido pirata ou mesmo saiba qual é seu objetivo real. A grande maioria das pessoas que eu encontrei tem seus próprios objetivos e projetam estes na tal “nova agremiação”, e portanto receptiva as suas próprias idéias, se presume. Isso causa todo o tipo de confusão que se possa imaginar. Como aquela vista em uma praça pública onde todos querem falar mais alto, para falar a “verdade” ou a sua verdade que naturalmente é mais verdadeira que as outras.
É claro que há também os que tem o interesse pessoal que estrapola certos limites. Muitos, como a própria reportagem cita, estão apenas pendurados buscando participar de eleições. Incompetentes de buscar uma representação em outros partidos, se usam da ingenuidade alheia para obter vantagem. Difícil entender porque não se filiam a um partido e se candidatam, ao invés de se pendurar em um grupo que mal tem estrutura para virar um partido. Estes, sem sequer entender o arcabouço do partido pirata ou sua ideologia se lançam em uma empreitada de “abrir a pauta” ou então “alianças”, tentando descaracterizar e minar a estratégia que teria um partido pirata que não seja apenas de fachada. Fora os que estão envolvidos com projetos do governo de registro de dados pessoais, que com certeza vai muito de encontro com a noção de direito à privacidade que o partido pirata prega. Isso me causa uma série de dúvidas bastante incômodas.
denunciar abuso -
07/06/2011 - 09:44 Enviado por: Fábio
Eu sou músico e topo essa discriminalização da pirataria em nome do acesso irrestrito e universal à cultura e à informação.
Entretanto, pergunto: o partido pagará pelas peles da minha bateria, pelos amplificadores, pelas cordas, pelas horas de estúdio, pela energia elétrica das centenas de horas de ensaios, pelos registros da obra, pelo registro do nome da banda no INPI, pelo domínio do site, pelo servidor de hospedagem do site?
E o artista que precisa de músicos de apoio, quem pagará a esses profissionais?Essa proposta de vocês é ditatorial. Música de graça deve ser feita por quem quer fazê-la. Isso sim é liberdade. A sua liberdade de querer ouvir minha música NUNCA será maior do que a minha de não querer cedê-la de graça.
De outra forma, caso eu não tenha uma tv em minha casa, posso exigir das Casas Bahia que me deem uma tv de graça pois eu tenho direito absoluto à informação!? Saiam do mundinho virtual e acordem para o mundo de verdade, crianças.
denunciar abuso-
07/06/2011 - 17:54 Enviado por: Esdras
Fabio, duvido que vc seja musico profissional, porque musicos profissionais nao estao nem um pouco felizes com o ECAD.
Eu vou me dar o trabalho de te informar: se vc tocar em um evento sem fins comerciais e tocando apenas suas musicas, vc recebe um boleto de 80 a 100 reais pra pagar, toque todos os dias, (R$2400,00) no final do mes vc vai receber menos de 80 reais do ECAD como reembolso. que tal?
-
07/06/2011 - 23:44 Enviado por: Artur
Caro Fabio, fica evidente que voce^não trabalha com musica
Um musico se mantem com apresentações ao vivo, pois se você não sabe, o repasse das gravadoras pela venda de albuns para o artista é minimo.
Compartilhar uma musica não significa que eu deixarei de pareciar o artista e de comprar o ingresso para um show dele. pelo contrario, compartilhando a musica, este artista vai poder alcancar mais publico e mais fãs! Pense sob esta perspectiva.
Avante! Piratas
-
-
08/06/2011 - 08:01 Enviado por: Fábio
Esdras, uma coisa é o ECAD e outra e a liberação indiscriminada das obras à humanidade sob a pretensa, ditatorial e infantil bandeira do direito universal e absoluto à toda obra cultural. Essas questões são distintas, meu amigo, e não cabe tratá-las com maniqueísmo. Então a solução para o problema do ECAD é liberar minha obra à toda a humanidade!? Onde vc estudou lógica?
Entendo o fato de você e os demais piratinhas (sim, no diminutivo) não terem argumentos maduros e adultos, mas não tentem confundir as coisas com um argumentinho vigarista como esse.Não sabem o que dizer? Fiquem quieto, mas não me tratem como idiota.
denunciar abuso-
17/06/2011 - 13:52 Enviado por: esdras
A questão tem tudo a ver meu caro… tem tudo a ver porque no mercado atual vc já nao ganha nada e a forma que é redigido o sistema de copyright beneficia muito mais as gravadoras e musicos de radio FM (onde o jabá corre solto) em detrimento dos artistas de forma geral.
Se vc nao comprar suas peles de bateria, cordas e instrumentos com a verba que restar depois de pagar ECAD. vc esta realmente ****** porque nem ECAD nem ninguem pagará por elas pra vc.
E apenas repliquei dentro de seu proprio argumento mostrando o que há hoje, imaginava que vc conseguiria entender sem que eu precisasse explicar com tantos detalhes.
Ou seja… vc não é musico profissional e nunca vivenciou o mercado fonografico pra poder saber o quanto o sistema de copyright é ruim pra 90% dos artistas que estao aí… lutando pra pagar as contas!
-
-
08/06/2011 - 13:19 Enviado por: AltasOndas
fabio, como vc faz para ser ouvido? ou só sua mãe e suas paredes que o ouvem?
denunciar abuso
aonde quer que vc disponibilize sua musica, ela poderá ser duplicada ad infinitum.
onde está a crise? vc só adquire cultura comprando? se sua resposta for sim, vc é um mentiroso. -
08/06/2011 - 13:50 Enviado por: Simone Calixto
Voltei de Barcelona há dois dias, a coisa ‘tava’ feia por lá, ninguém quer saber mais de ‘velhos’ políticos, tipo sarney, e mesmos os da ‘antiga’ esquerda, tipo lula.
denunciar abuso
Se não me engano o partido pirata conseguiu eleger duas ou tres pessoas nas eleições de duas semanas atrás.
Não vejo a hora que aconteça #brazilianrevoluiton, tal qual está acontecedo em outros países.
Basta desses políticos corruptos.
Viva los piratas-
12/06/2011 - 11:13 Enviado por: Dinho
Cara Simone, Só poruqe os “europeus” estão revoltados com seus políticos temos, também que difamar os nosos? A europa está em crise econômica e os partidos de lá não estão tendo sucesso para reverete-la. Não temos que mimetizar a europa e nem ninguem.
-
-
08/06/2011 - 14:45 Enviado por: Fábio
Artur, trabalho com música sim. O álbum da minha banda custa R$5,00 pois foi feito em SMD, que já é uma tentativa bastante revolucionária de adequação ao atual estado das coisas, e é tecnologia genuínamente brazileira. Mesmo assim, tem gente que preferiu piratear, furtar nosso trabalho a desembolsar R$5,00…e é gente que vai nos shows da banda! Essa sua perspectiva é simplista, rasa e de forma alguma abrange o ponto de vista do músico, pois apresenta apenas o anseio do consumidor mesquinho que quer tudo de graça num mundo em que a produção dessa arte, dessa cultura custa caro…e muito.
Acho curiosíssima essa agenda de vocês pois ela não é feita por músicos/autores/cineastas e afins, mas por consumidores que querem institucionalizar um calote nos artistas…incrível!
Afundem, piratas.
denunciar abuso-
27/09/2011 - 12:24 Enviado por: Rodrigo!
Só uma pergunta, fábio: você paga o ECAD? Religiosamente e sem falta?
-
-
08/06/2011 - 17:04 Enviado por: AltasOndas
um artista que tem sua musica copiada para ser escutada, chamar isso de furto, nao merece admiração nem um pingo de atenção.
denunciar abuso -
10/06/2011 - 11:16 Enviado por: Lucas
Ainda bem que alguém se importa com a má tradução que fizeram do TRIPS para o Brasil. Voto certeza neles!
denunciar abuso -
10/06/2011 - 16:57 Enviado por: Soto Soto
Uma boa maneira de iniciar algo diferente dos politicos atuais, uma forma de reunir os eleitores que estao descontentes com o seu partido e seus membros. Uma forma de nos agruparnos e ter alguma voz do povo dentro das politica no Brasil.Uma nova forma de fazer politica, com os contatos dos prtidos Piratas do exterior, podemos criar raizes e nos aprofundar na politica Brasileira.
Faltam instrucoes para o povo fazer a filiacao no partido dos Piratas, temos que usar o correio eletronico para divulgar dar instrucoes de filiacao e colaboracao.Talvez esta seja uma das portas que se abre para o povo e eleitor Brasileiro.
denunciar abuso -
10/06/2011 - 20:13 Enviado por: Hélio Jacinto Pereira
Com tantos Partidos que se dizem éticos,tomando atitudes de verdadeiros Piratas,quem sabe estes Piratas não sejam éticos?
denunciar abuso-
12/06/2011 - 13:43 Enviado por: marcos moura
Gostei muito do seu comentário Jacinto. Em poucas palavras voce disse muito.
Parabens!!!!!!!
-
-
12/06/2011 - 13:37 Enviado por: marcos moura
Em se tratando de política no Brasil, nada mais me surpreende, inclusive a criação deste partido com nome tão sugestivo, fazendo graça e alusão a vergonha que é a política nesse país.E sinceramente eu não duvido que este novo “partido” tenha sucesso. afinal de conta, triste dos espertos se não fosse os troxas, afinal de conta é se valendo disso que os políticos deste país sobrevivem. O Paloci que o diga!!!!! É uma piada esta nossa política hen?
denunciar abuso -
14/06/2011 - 18:14 Enviado por: Rony Pablo
Um monte de bocó que fuma umas duas maconhas e saí gritando palavras de ordens pelas ruas….
denunciar abuso
O pior é que este não sugestivo do ponoto de vista publicitario O brasil tem um capo fertil ao lado de Tiririca, Leocret da bahia, e companias limitadas…..-
04/07/2011 - 21:03 Enviado por: ANARC
FASCISTAS OS AÍ DE CIMA!!!
-
-
20/09/2011 - 03:52 Enviado por: Marcos Duque Cesa
Valeu Esdras pela explicação, porra que absurdo, não sabia que funcionava dessa maneira, e o que dizer da ministra Hollanda(?) pra se posicionar dessa maneira não?Fiquei de cara com esse ecad.
denunciar abuso
Viva ao Partido Pirata!!! -
20/09/2011 - 07:38 Enviado por: Raphael
Toda essa discussão fica sem fundamento!
denunciar abuso
Somo s nos que devemos lutar pelos direito s do Pais.Mas cada Pais tem sua cultura e prioridade,não adianta copiar,tem que ser original!
Cada um sabe o que passa, e por ai que devemos valorizar nossa cultura! -
20/09/2011 - 09:37 Enviado por: Lucas
quanta babaquice nerd. estão mais preocupados em seres pioneiros na importação de idéias “cool” e atuais do que realmente pensar em projetos de lei efetivos e práticos.
denunciar abuso
enganam-se também enormemente quando acham que internet é requisito básico para a condição de vida digna, algo que não se vê no Brasil. Mas, infelizmente, a rede mundial de computadores é maior do que, por exemplo, a rede de esgoto no nosso país.
O que é prioridade afinal? -
21/09/2011 - 18:55 Enviado por: Sombra
Inglaterra, França e Holanda foram os mais cruéis piratas dos mares. EUA só passou a reconhecer copyright britânico na década de 1990. Um dos atos da rendição da Alemanha na II Guerra Mundial foi a desapropriação, pelos EUA, das patentes químicas e farmacêuticas da Alemanha. Japão copiou tudo o que pôde até ter uma indústria de ponta. China vai no mesmo caminho: cópias baratas em massa até tomar os mercados mundiais. TODOS ESSES PAÍSES SÃO, HOJE, MUITO MAIS DESENVOLVIDOS QUE O BRASIL. A a verdadeira “importação de uma ideia babaca” fazem aqueles que defendem a ferro e fogo a propriedade intelectual. ABAIXO O ECAD, ABAIXO O INPI!!
VIVA O PARTIDO PIRATA DO BRASIL!!!!
denunciar abuso
Últimas
-
POR Agências
A disputa sobre o nome ‘iPad’
XANGAI – A Apple defendeu o seu direito de usar a marca “iPad” na China em uma acalorada aud[...] Leia mais
-
POR Murilo Roncolato
Uma visita à Foxconn na China
Equipe de TV visita uma das unidades das fornecedores chinesas da Apple; empresa é acusada de más condiçõe[...] Leia mais
-
POR Agências
Relatório sobre computação em nuvem critica Brasil
Brasil teve a pior pontuação entre 24 países em pesquisa de associação de software por causa das polític[...] Leia mais
-
POR Murilo Roncolato
Usuário do Safari processa o Google
O buscador é acusado de usar cookies para rastrear dados de navegação de usuários do browser da Apple[...] Leia mais
Blogs do Link
-
Tatiana de Mello Dias |
0h24
Seven Nation Army no laboratório
O que acontece quando um laboratório de explosões resolve fazer música Leia mais
-
Renato Cruz |
20h01
John Carter, de Marte
Filme sobre aventuras em Marte de veterano da Guerra Civil Americana estreia em 9 de março Leia mais
-
Radar Tecnológico |
19h03
Apple confirma plano de construir data center no Oregon
Mantido sob sigilo há meses, o projeto da Apple de construir outro grande data center nos Estados Unidos foi revelado. A emp[...] Leia mais
-
Daniel Gonzales |
18h21
WinZip permite visualizar 19 extensões no iOS
O WinZip para iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) chegou neste mês com a proposta de tornar o sistema operacional da maçã mais[...] Leia mais
-
Filipe Serrano |
17h32
O que fazem os empreendedores?
-
Homem-Objeto |
17h37
Set-top boxes: três testes
Apple TV, Boxee Box e GoFlex TV são opções para conectar a televisão à web Leia mais
-
Alexandre Matias |
20h01
Nossa falta de educação ao usar o celular
-
David Pogue |
16h11
Mountain Lion torna o Mac mais parecido com o iPad
Pogue avalia o novo OS da Apple que garante agendar atualizações para seu Mac anualmente Leia mais
-
Rodrigo Martins |
18h12
Twitter armazena contatos do iPhone sem usuário saber
Usa o aplicativo do Twitter no seu iPhone? Cuidado. Ele pode armazenar toda a sua agenda de contatos do smarphone, incluindo [...] Leia mais
-
Que Mario? |
15h38
Livro ou jogo?
Autora carioca cria obra que mistura os dois universos Leia mais
-
TV sem TV |
13h53
Fãs criam versão colaborativa de ‘Star Wars’
Fãs da saga “Star Wars” fizeram uma versão caseira do episódio “Uma Nova Esperança”. O projeto to[...] Leia mais
-
Personal Nerd |
9h51
‘Botão de pânico’ esconde as abas do navegador
Sabe quando você está gastando tempo no Facebook durante o expediente e o chefe aparece de repente? Não é raro se perder [...] Leia mais
-
Nhom |
10h00
Bexigas de aniversário
-
LOL |
11h21
Os maiores fails de 2011
-
Sempre à mão |
17h53
Mais de 700 mil Androids por dia
O cenário dos sistemas operacionais virou em 2011. O ano começou com o Android povoando 31,2% dos aparelhos no mundo. A Res[...] Leia mais


Deixe um comentário: